SergioMoro

Sobre mensagens, crimes e filmes

26.02.21

A regra da exclusão das provas ilícitas em processo, a denominada exclusionary rule, é uma criação das cortes judiciais americanas. Com base em uma interpretação da norma constitucional que veda buscas e apreensões genéricas ou arbitrárias, a Suprema Corte dos Estados Unidos passou a entender, em julgamentos como Weeks v. US, de 1914, ou Mapp v. Ohio, de 1961, que provas colhidas com violação de direitos fundamentais não poderiam ser admitidas nos processos criminais. O argumento, em resumo, é de que o estado não pode incentivar o desprezo à lei a pretexto de combater o crime.

O Brasil chegou mais tarde nesse debate. Foi apenas na Constituição Federal de 1988 que se estabeleceu expressamente que provas ilícitas não seriam admitidas em processos. Apesar da introdução tardia na legislação, a jurisprudência dos nossos tribunais passou a seguir estritamente a regra, mesmo em casos nos quais os crimes processados eram atrozes ou reprováveis.

Cito um caso emblemático. Decisão de 21 de junho de 2002 do ministro Celso de Mello, do STF, na qual ele rejeitou que provas fotográficas de crime de pedofilia que tinham sido furtadas de um consultório odontológico e depois entregues à polícia pudessem ser admitidas como provas contra o titular do consultório (RE 251.445).

Outras decisões, de exclusão de provas ilícitas em processos, podem ser encontradas à profusão na jurisprudência do STF e de outros tribunais. Às vezes, até por muito pouco foram anuladas complexas investigações policiais sobre crimes graves, com discussões controversas sobre a ilicitude da prova – por exemplo aquelas que resultaram na anulação da Operação Castelo de Areia ou da Satiagraha.

Faço essa introdução porque se cogita, atualmente, utilizar supostas mensagens obtidas por hackers em dispositivos celulares de procuradores da República para anular condenações e processos da Operação Lava Jato por crimes de grande corrupção. Mais do que isso, foram verificadas recentemente algumas iniciativas para utilizar as mensagens para investigar os procuradores e outros agentes públicos.

A não ser que se rasgue a jurisprudência até o momento consolidada das cortes brasileiras, essas mensagens não podem ser utilizadas para qualquer finalidade. Ainda que as mensagens estejam atualmente em poder da Polícia Federal em decorrência das investigações realizadas contra os hackers, isso não significa que as provas perderam o vínculo com o crime de violação dos aparelhos dos procuradores da República.

As supostas mensagens têm sido divulgadas pelos advogados de um condenado por corrupção e por parcela da imprensa com extremo sensacionalismo e com narrativas fantasiosas. É notório que, na praxe jurídica brasileira, o juiz recebe pessoalmente o procurador da República e o delegado de polícia, assim como recebe o advogado de defesa, sem estar necessariamente presente a parte contrária, e não é incomum haver diálogos nessas ocasiões, sem que se tenha essa prática como ilícita ou imprópria ou sem que esses encontros sejam vistos como causa de suspeição.

Isso acontece todos os dias nos foros da Justiça e, inclusive, nos tribunais superiores. Então, mesmo abstraindo a origem ilícita das mensagens, a mera existência delas não prova nada e nem pode ser invocada como causa de nulidade. Se puderem ser invocadas com causa de nulidade, então devem ser cotejadas com cada causa. Houve alguma prova fraudada ou forjada contra algum acusado? Há mensagens que denotam motivações político-partidárias ou espúrias nos processos? Houve ocultação de provas que poderiam resultar na absolvição de algum acusado? As respostas são todas negativas para a frustração dos corruptos e de seus amigos.

A hipótese de conluio entre juiz e Ministério Público é desmentida pelas estatísticas objetivas, com cerca de 21% de absolvidos, inclusive de ex-aliados do ex-presidente Lula e dele mesmo, parcialmente, em uma das ações penais, e também pelo indeferimento de dezenas de requerimentos da polícia e dos procuradores. Está em curso a construção, por alguns advogados de defesa, de uma narrativa falsa e que é destinada a anular condenações por crimes de corrupção cometidos por pessoas culpadas, e não por inocentes.

Não tenho nenhum interesse pessoal nesses processos. Já não estou no Judiciário e minhas responsabilidades com a Operação Lava Jato já se esgotaram. Mas ela, a Lava Jato, foi um marco no combate à corrupção não só no Brasil, mas no mundo. O Brasil sempre foi considerado mundialmente como um país leniente com a corrupção. Até a cultura popular mundial reflete a impunidade como estilo brasileiro, com não poucos filmes estrangeiros sendo finalizados com criminosos ou foragidos da Justiça viajando com destino ao Brasil. Segundo uma jornalista brasileira que pesquisou o assunto, “uma sabedoria conhecida há muito tempo em Hollywood diz que, se você roubou um banco ou vendeu segredos de guerra para o inimigo, ou mesmo se tiver desviado fundos de alguma empresa, você deve fazer as malas e se mudar para o Brasil” (https://www.nytimes.com/2015/02/06/opinion/vanessa-barbara-brazil-the-outlaws-paradise.html).

Como disse o personagem de Tom Hanks no filme Um Dia a Casa Cai: “Don’t they have any laws in Brazil? Don’t they have any police?”. Nesse aspecto, aliás, o final da novela Vale Tudo, de 1989, com um personagem fugindo do Brasil para escapar da responsabilização de seus crimes, é pura peça de ficção. Não há por que fugir, como o ator Antônio Fagundes, um dos protagonistas da trama, reconheceu em entrevista na última edição da Crusoé. A Operação Lava Jato mudou, ainda que provisoriamente, o cenário. O Brasil passou a ser elogiado internacionalmente pelo combate firme à corrupção. Passou até a ser visto como um agente relevante no enfrentamento mundial à corrupção, já que a Lava Jato teve inúmeras repercussões internacionais, municiando, com provas, autoridades de outros países em processos anticorrupção.

A mudança foi tão expressiva que foi objeto de filmes e séries, com muitas liberdades criativas, mas com uma visão do Brasil mais positiva em relação ao combate à corrupção (Polícia Federal: A lei é para todos, O Mecanismo e The Laundromat). Então, o que está em jogo nessa nova tentativa de anulação de investigações e condenações com base em narrativas falsas e fundadas em mensagens roubadas não é apenas o passado, o presente e o futuro do combate à corrupção no Brasil, mas também a reputação internacional do país. A vida real de impunidade – que tanto inspirou negativamente a arte e deixou brasileiros sem esperanças – não pode continuar.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Perfeito. Por isso estou e sempre estarei do seu lado e da Lava Jato. Idealizo e verdadeira justiça e o combate à corrupção. Já sofri muita injustiça por simplesmente ser pobre e não ter influência. Já sofri injustiças por ser servidora e não compactuar com atitudes ilegais de chefes escolhidos a dedo para dilapidarem o patrimônio público. A Lava Jato vive no coração de todos que desejam a VERDADEIRA JUSTICA.

  2. O uso das mensagens roubadas de forma seletiva torna o caso ainda mais sórdido. Todas as mensagens roubadas são inválidas!!!

  3. Dr. Moro. Esta mais do que na hora do senhor lançar sua candidatura à Presidência da República. Sou voluntário para trabalhar na sua campanha. Abraço.

  4. Moro deixou um legado junto à Lava Jato que jamais será esquecido por todos, até mesmo pelos seus inimigos. Tem uma legião de admiradores que não deixarão de apoiá-lo. Muito bom ler seus artigos, aprendemos sempre.

  5. Para mim, o tumor central está aloja do no Senado Federal. O dia em que os Senadores levarem avante um, basta um, processo de impeachment contra um Ministro da Suprema Corte, tudo mudará.

  6. A verdade é que todos têm medo da influencia de qualquer posição de Moro !!! Mesmo ele não aceitando participar da política, o exército de pessoas de bem que ele conquistou pode derrubar o MITO ou 4 dedos ladrão. Basta sinalizar as mudanças inicialmente no CONGRESSO , com MUDA SENADO E CÂMARA!!!

  7. Todo dia peço a Deus pra que ele dê em dobro p esses predadores do Brasil o que eles tem feito a vc Moro e ao nosso país. Perversão institucionalizada, terra sem lei, onde o crime é legalizado .

  8. Agora sabemos que o STF não se equilibra em cima da lei. É um tipo de tribunal Imperial do mais falastrão. Usam Trololó jurídico para defender o indefensável e condenar inocentes e justos, dependendo do interesse do momento. Onde isso vai acabar?

  9. Moro, torne público coisas que vcs apuraram na Lavajato. Lembre que sua decisão de publicar a gravação em que Dilma pretendia nomear Lula como ministro, dando-lhe foro privilegiado, salvou o país. Não fosse esse “desvio” ainda hoje estaríamos nas mãos do PT. A subserviência do STF a Lula tem um nome: Chantagem, pois, se ele quiser, leva a maioria dos togados com ele.

  10. Como sempre, texto certeiro sobre assuntos que todos os dias nos enojam. O Brasil sente a falta do Sr. Pena que sua caneta não tem mais força. Espero que suas palavras reverberem com essa mesma intensidade de quando pronunciava suas sentenças. Nossa esperança de uma país mais justo e digno repousa no senhor. Sei que a luta é suja e ingloria, mas confiamos no senhor.

    1. Sr Nelson , pra falar isso com certeza vc deve . Um Juiz que tentou mudar . Justiça para todos Bozo , Flavio em acordão com os corruptos deram um golpe mortal na Lavajato e nas Leis anti corrupção. Aproveitaram a Covid e passara a boiada pois não podemos ir à rua pra pressionar Goveno e congresso. Todo esse Negacionismo à vida foi planejado pelo Bozo pra tirar o povo da Rua . Quanto pior melhor . Bozo deve ser Impichado por Genocídio

  11. o problema doBrasil é esse stf--cujo elementos sáo bandidos colocados por bandidos--tirando esse stf os bandidos dos tres poderes ficam sem apoio-é como uma mesa sem um perna--se desequilibram ==porque esse stf é guardião dos bandidos de colarinho branco porque também são bandidos

  12. o trabalho da lava jato foi impecável, conseguiu preencher corruptos graúdos de vários partidos e grandes empresários, recuperou uma fortuna e despertou ódio e inveja de alguns ministros do STF

  13. Imagino o articulista fazendo uma palestra em Harvard e sendo questionado pelos mestres em Direito da instituição sobre esse relacionamento íntimo espúrio entre a acusação e o juiz do caso que vai ser julgado, algo impensável num país com um sistema judicial totalmente independente. O The New York Times e a revista britânica The Economist criticaram os métodos adotados por procuradores da "lava jato" e pelo ex-juiz Sergio Moro. Os fins não justificam os meios.

    1. .. Ouço de cidadãos comuns (com maior fervor/fanatismo de quadrúpedes!) e também de advogados falando sobre "esse" juiz e procuradores. ... Respondo sempre que espero que provem. ... O gado é uma multidão. .. A "cloroquina" contamina, ao invés de agir na prevenção. ... Jamais deixarei de confiar na integridade e retidão do Dr. Sergio Fernando Moro. ... Não é mais juiz, mas continua Doutor.

    2. .. O articulista foi agraciado pelos mestres em Direito da University of Notre Dame com um Título de Doutor Honoris Causa . .. A University of Notre Dame não é inferior à Harvard.. Amy Coney Barrett, juíza da Suprema Corte America fez parte de seus estudos na ND. ... O que o NYT e a The Economist dizem/ falam é direito da imprensa, de quem escreve. ... Uma coisa não anula a outra.

    3. Se está contra Sérgio Moro, então está a favor da corrupção. Queres enganar a quem?

  14. Lúcido. Certeiro. Aula do comezinho de direito penal no 1 semestre, aos corruptos do STF. 1 e 2 instâncias não valem nada quando se trata de poderosos ladrões da República. Oremos.

  15. O que dizer? Perfeito Dr. Sergio Moro, como não poderia ser de outra forma, gostei muito do artigo, mas, o senhor poderia declinar os nomes de parte da imprensa que divulgam ditas mensagens, algumas são notórias: A FSP e o receptador jurídico, ops, desculpe, consultor jurídico, onde renomado professor das arcadas, petista notório, destila ódio ao senhor e à força tarefa da lava jato com base nas mensagens hackeadas passadas à revista. É bom vê-lo mais contundente nos seus artigos.

    1. Sr Ronaldo ! Concordo , o dr Moro tem que ser mais contundente ,não deixando impunemente e sem respostas os seus delatores que sempre foram servos e se serviram da corrupção que Grassa em nosso Brasil!

  16. Dr. Moro o Senhor a Força Tarefa Procuradores da Lava Jato a Polícia Federal, nos deram orgulho de ser Brasileiro e demonstrou que é possível prender corruptos e corruptores e recuperar os valores roubados. Nossa gratidão pelo heroísmo. Infelizmente existem no executivo, legislativo e judiciário pessoas sem caráter que se unem para roubar a nação. Os Brasileiros estão retraidos pela pandemia mais atento aos acontecimentos, quando ela passar vamos ver o que vai dá.

  17. Sérgio Moro obrigado pela injeção de ânimo. Em muitos momentos sinto profundo nojo pelo Brasil. Essa pandemia, além de toda a tragédia que está acarretando na vida e na saúde dos brasileiros, está também nos impedindo de ir às ruas gritar contra o covarde desmonte da Lava Jato.

  18. Artigo limpo, transparente, honesto, inteligente, culto, esclarecedor, pedagógico, irretocável, com a excelência  do seu autor.  Os melhores cumprimentos e obrigada por ele, Dr. SÉRGIO FERNANDO MORO.

  19. Cansei um pouco do Brasil. Se os brasileiros de bem não forem pessoalmente demonstrar carinho e apreço ao STF e a Câmara, nada ira mudar, nem Moro, nem Deltan, nem forças armadas, nem ninguém, são os brasileiros que precisam mudar. Uma andorinha não faz verão. Vamos criar e educar novos Moros, quem sabe numa próxima geração a coisa caminhe melhor. Sorte a todos.

  20. Dr. Moro, é melhor ir se preparando para candidatar-se em 2022. Continue com o discurso firme contra a corrupção que o senhor setá lindamente eleito. Estamos cansados demais de sermos roubados. Basta!

  21. Moro. O meu maior temor é que eles poderão emplacar sua suspeição nos processos da lava jato. Burla e manobra escusa são comuns hoje em dia no Judiciário e não excepcionalmente na 2a turma do STF. Luiz Inácio, por sua vez, não terá sucesso. Só se a suspeição abranger os da 2a Instância.

  22. Parabéns pelo artigo Dr. Moro. Com didática de um mestre, consegue explicar com clareza esse assunto. O brasileiro cansou de ser enganado e fe tanta corrupção.

  23. Moro, tenha a certeza que a grande maioria dos brasileiros, constituída de pessoas dignas e honradas, concorda inteiramente com seu artigo e o repercute veementemente!

  24. Muito bem dito como sempre senhor, e sempre juiz, que reconheço como um paladino da justiça. Que tenhamos força e lucidez para lutar contra as correntes contrárias que tentam arrastar a glória da operação Lava Jato e acdignidade do cidadão brasileiro para baixo. Obrigada pelos esclarecimentos. Viva el Moro👏👏👏

  25. Roubar fotos de 1 pedofilo nao pode. Ja, roubar e adulterar msgs de investigadores contra mega corruptos pode? E a isonomia e a ampla defesa nao vale para investigadores?????

  26. Dr. Sérgio Moro, parabéns por suas colunas, elas são maravilhosas de se ler e bem claras. Entretanto, o problema neste país é o STF, enquanto os ministros forem indicados pelo PR tendo que receber a bênção dos políticos, continuaremos correndo atrás do rabo. É lastimável ver o comportamento dos ministros do STF que fazem o que querem e bem entendem. E a mídia assim como a classe política não fazem uma só crítica ao comportamento desses senhores. É provável que o condenem por mostar tanta sugeira

  27. Quando a bandidagem assume o controle das instituições, o povo pouco pode fazer. Por isso precisamos do Dr Moro na presidência do Brasil. Uma limpeza profunda teria que começar com o voto dos p

  28. Saia do pais e va cuidar da sua familia. Este continente nao te merece. Lamentavelmente, enquanto tivermos Gilmar Mendes, Lula, Bolsonaro, Aecio, Renan Calheiros, Sarney, Fernando Henrique, Kassio Marques, similares, alem de uma sociedade imatura e que idolatra pessoas e nao pensamentos, nao sairemos do lugar. Boa sorte aonde estiver, Moro!

  29. É desanimador ver a inversão de valores e a corrupção estendendo seus tentáculos por todas as instituições públicas. Mais desanimador ainda é q boa parte do povo, cega pela polarização, não percebe o q está acontecendo. Sr. Sérgio Moro, parabéns pela sua sensatez e sua luta (passada e atual) por um país melhor e mais justo. É um alento poder ler colunas como a sua, isso me dá forças para também continuar lutando por um Brasil melhor.

  30. Uma prova é incontestável: ter aceito ser ministro do governo deste desclassificado, por ingenuidade, por mimetismo com a Itália ou mesmo simplesmente por querer provar o gosto do poder, desencoraja qualquer projeto/apoio político mais auspicioso.

    1. Exatamente, Sr. Maurício. Essa gente que acolhe teorias conspiratórias deve ter problemas cognitivos. Em que mundo vivem? O melhor caminho para um juiz enriquecer é fazer acordos espúrios com os corruptos - sim, eram todos corruptos - que ele julga. Aliás, há uns sendo investigados por venderem sentenças. Petistas e bolsonaristas vivem numa bolha, numa fantasia mental, ou loucuras parecidas.

    2. O problema do Brasil resta exatamente ai, tem pessoas não enxergam o óbvio, se o Moro quisesse poder, dinheiro, ou qualquer coisa assemelhada, não acham que ele teria feito um acordão com Zanin, ou com Odebrecht, ou teria ficado tranquilo na sua função de juiz? no início de tudo? pqp, tenho que ouvir que ele fez tudo isso pra ser Ministro, pra aparecer, pra imitar! Por essas e outras que o caminho do Brasil será longo, muito longo. Os brasileiros não enxergam o óbvio.

    3. Prezado Sr Cêdo! Desculpe-me mas os seus comentários já vão "tarde" 55 % dos eleitores votaram neste Adepeuta que nos fiz governar! O dr Moro viu a oportunidade de placar o seu projecto "Anti-crime"...inclusive foi o primeiro a ser enviado ao Congresso .. porém este "desclassificado"(como o sr muito bem o apelidou)encarregou-se de o sabotar! e Felizmente cêdo o dr Moro se apercebeu e saiu,demonstrando que não tinha apego ao poder.

    4. O cara largou uma vida estável pra segurar a legalidade por 14 meses e ainda tem que ler essa barbaridade!

  31. Caro Moro, quando Jesus foi julgado, nem provas ilícitas haviam em sua contra, e mesmo assim foi condenado. Não sei o que vai acontecer, mas, pelo menos, as trevas estão mostrando seu rosto e o tempo da colheita está chegando. Acho que a única saída para a LJ é ganhar o Senado Federal. Fique firme meu amigo!! A luz sempre vence!! Paz e luz!! 🙏🙏🙏

  32. Parabéns, Moro! Sinto vergonha de viver nesse país... vc tem que ter coragem de se candidatar em 2022. O brasileiro de bem, acredita e confia em vc.

  33. Contra os habituais saqueadores da República, os promotores da corrupção impune e sua corja de bajuladores, só vemos uma saída: SERGIO MORO para Presidente!

  34. Obrigado Sérgio Moro. Obrigado Lava Jato. Vcs representam a esperança de um país mais sério para nossos filhos e netos. Nós acompanhamos o que aconteceu e AGRADECEMOS à Lava Jato por mostrar TUDO. A corrupção estrutural não está ligada a um partido apenas, tanto que o SISTEMA todo se rearticulou para impedir qualquer investigação e PUNIR exemplarmente quem ousar investigar qq poderoso.

  35. Não tenho como agradecer a atuação da Lava Jato e todos os seus integrantes pela coragem que tiveram nestes anos de luta contra a corrupção. Infelizmente nossas instituições foram tomadas por bandidos que se apoderaram dos mais altos cargos para garantir a impunidade de colarinho branco. STF, Congressso, Senado além de todas as estatais.. toda essa parafernália a serviço do crime comandado por excelências sem caráter.

  36. Vida longa querido Moro, os mesmos Anjos que abriam as asas sobre você em 2016/2017, estão e estarão à sua volta nos anos que virão. Não se abale amigo do Brasil, mesmo que pareça o contrário, no final é o Bem o vencedor! Amém, amém, amém!!!!🙏🙏🙏

  37. O dinheiro da corrupção que a Lava Jato recuperou está sendo reclamado para a vacina. Mais um inestimável serviço que o brilhante ex juiz prestará à Nação! Quer os canalhas queiram ou não, nada, mas nada mesmo, supera um trabalho realizado de forma meticulosa. Ao mesmo tempo que se questiona a isenção das ações durante a operação, espera-se poder "usufruir" de seus resultados, prende-se o juiz, solta-se o ladrão, e o fruto do roubo ainda pode ser útil?? Dessa forma Hollywood é pouco para nós!

  38. Em 2022, espero que você se candidate, Dr. Moro, votarei em você, quero a Lavajato de volta, e cada vez que penso na Lavajato, só me vem uma frase: "Nunca tantos deveram tanto a tão poucos." Lavajato é o Carimbo Ético na História do Brasil e do Mundo.

  39. Então meu Sérgio Moro, se candidate a presidência e ajude a manter legado da Lava Jato. Tem o meu voto é todos os brasileiros de bem!! #moro2022

  40. A análise, em termos de lei, é perfeita. Mas resta que, mesmo não julgado como tal, o pedófilo referido no artigo, não deixou de ser pedófilo pela não admissão das provas. Da mesmo forma, os tais diálogos, não devem servir como prova em processos, mas apontam claramente que, no afã de perseguir bandidos, o MP e o juiz por certo ultrapassaram barreiras, se não técnicas, éticas com certeza. MP e Moro devem sim, ser investigados, pelo bem da justiça e democracia. Ninguém está acima da lei, nem ele

    1. Não Eduardo, eu li na íntegra (10 laudas) a segunda carta dele, de 17/06/2019. Sugiro que você leia, e até o final, e vai verificar que ele em momento algum diz que foi ludibriado ou algo assim. Você verá (duvido, pois parece mais um patinho cego) que a preocupação dele é exatamente igual à que eu externo aqui. Sim, em suas conclusões, ele também demonstra preocupação com "relacionamento excessivamente íntimo entre juiz e promotor". Quanto a "gado", melhor averiguar entre seus familiares...

    2. O Edson espertamente fez referência ao primeiro artigo do Matthew Stephenson, mas se esqueceu de que no dia seguinte ele retificou a sua posição e reconheceu que foi ludibriado pelo sensacionalismo daquele site lá e escreveu no calor da hora. E a última frase da última réplica deixa clara a sua posição: elemento do gado bolsonarista.

    3. "À mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta". Da maneira como agiram, o MP e Moro acabaram por municiar os corruptos que farão de tudo para inocentar os bandidos condenados pela Lava Jato. Se sou verdadeiramente inocente, serei o primeiro a pedir investigações. Se tenho algo a esconder, usarei de todo e qualquer subterfúgio para não ser julgado, mas apenas aplaudido pelos iludidos de plantão. Essa é a realidade de Moro, aquele que não aguentou nem pressão de ministério.

    4. Fato é, que Moro ainda é o maior inimigo de Brasília, principalmente pela fragilidade das supostas "provas hackeadas" e a bandidagem engomada que ele desbancou . Isso por si só é um grande motivo para ele se candidatar, por isso os ataques não cessam, ao ponto de se admitir o indamissível, as provas ilegais, e se conceber o inconcebível: - Que o bandido seja solto e o soldado preso! Contudo, é preciso que o brilhant ex Juiz saiba e acredite que o brasileiro de bem O AMA E O AGUARDA EM 2022!!!

    5. Sinto muito Cesar, mas aqui só quem está zurrando é você. Que as mensagens não servem como prova, eu mesmo digo no comentário. Mas que tal você, ao invés de sair feito uma mulherzinha tresloucada querendo defender seu marido canalha, ler com atenção o que argumentei? O pedófilo do artigo do Moro não deixou de ser pedófilo pelo fato das fotos não terem sido aceitas como prova. Acorda, abestado! Por que tanto medo de investigação? É óbvio que pisaram na bola, só fanático é que não vê. Ou abestado.

    6. Vc não tem nem noção do que está falando!! Mensagem roubaras, ilícitas e provavelmente adulteradas!! Que prova que não foram adulteradas!! É mesmo que não tenham sido, não tem nada lá! E como o Moro disse, conversar com promotor, MP e defesa faz parte do processo!! Por favor não seja tão burro assim!!

    7. Sandra, leia as mensagens que foram divulgadas, e perceberá claramente que ambos, MP e Moro, ultrapassaram a linha ética, pois estabeleceram até mesmo estratégias de ação contra os investigados. Essa postura foi duramente criticada por diversas autoridades e especialista em justiça, não só no Brasil, mas principalmente no exterior. Leia o que escreveu o professor de direito de Harvard Matthew Stephenson, que não foi nem um pouco generalista em suas argumentações. Por que o medo da investigação?

  41. Excelente artigo. Como não ficar indignada com esta tentativa de inverter , desprezar as provas , a lisura dos julgamentos? Como manter a esperança de ver um país melhor, com cidadãos comprometidos com o país e não apenas em manter e ampliar os próprios privilégios? Td mto triste!

  42. operacao lava Jato, orgulho de todos os brasileiros de bem que amam a verdadeira Justiça e seus heróis mais emblemáticos como Sérgio Moro, D Dallsngnol e toda força tarefa pelos quais sentimos reverência, respeito e inspiração para uma utopia de paz, e justiça para o nosso país.O Brasil exige respeito e gratidão aos seus heróis mais amados e destemidos, os homens e mulheres da operação Lava Jato

  43. É um insulto à nossa inteligência artifícios que pretendam afirmar crime onde ele não exista( o conteúdo das gravacoes) e ignorar crime onde ele exista( a utilização de gravação produzida por hackers criminosos) que não pode ser usada como prova, já que material produzido de maneira criminosa, por hackers criminosos. Mais uma vez, a Lava Jato, patrimônio sagrado do povo brasileiro, é vilipendiada, alvejada e crucificada covardemente por bandidos corrompidos que buscam atingir a credibilidade da

  44. Interessante é que em nenhum momento o texto de Moro nega a veracidade das informações vazadas. Não nega porque, tanto ele como qualquer outro procurador envolvido nos vergonhosos diálogos, não tem um único álibi, um único argumento que aponte qualquer contradição do hacker. As digitais curitibanas estão todas nessas gravações. Queria saber o que vocês - defensores de Moro - diriam quando descobrissem que o juiz e o acusador que conderaram um filho de vocês são a mesma pessoa.

    1. Se fosse alguém da minha família com certeza já estaria preso e sem um julgamento justo,mas se tiver 20 advogados e influencia política,,estaria em todas as estâncias possiveis e por ultimo por um milagre apareça um racker e quem sabe consiga alguma brecha na lei usando mensagens rackeadas. Por favor não compare a justiça dada ao Lula com as dada aos pobres cidadãos. Provando mais uma vez que a lei só é favorável aos ricos e quem tem poder.

    2. É isso, Sandra, os lacaios de corruptos nunca apontam conteúdo concreto nas mensagens, apenas tentam criar uma cortina de fumaça sensacionalista baseada apenas na existência do despacho entre juiz e procurador. Vá ler o que o advogado de defesa Luís Carlos Dias Torres disse sobre tudo isso, gado-Marcos.

    3. aponte onde Moro e a força tarefa erraram? texto fora do contexto vira pretexto... cara de pau argumentar com provas adulteradas e não verifocadas. que tal condenar seu filho com este tipo de prova...

  45. Nítido e cristalino, como diz a Bíblia "o pior cego é aquele que não quer enxergar". A forçosa hermenêutica jurídica esplanada pelo Ministro/empresário/político legislativo Gilmar Mendes em livrar a todos colarinhos brancos do cárcere, deve ter um interesse próprio muito grande por trás. Principalmente alguns endinheirados pela corrupção, ligados ao PSDB, muito estranho

  46. No Brasil o pau que bate em chico, não bate em Francisco. Infelizmente vemos hoje em dia um processo criminal eletizado, quem tem recursos para bancar grandes advogados recebem os benesses da lei, os pobres por sua vez recebem o rigor da lei.

  47. Finalmente, com alívio, vejo a palavra de Sergio Moro combatendo essa indecencia comandada por certo jornalista e certo ministro do Supremo. Mas o povo brasileiro reconhece a seriedade do trabalho feito. Obrigada à força-tarefa da Lava Jato: Soldados e heróis do Brasil.

  48. Parabéns Sérgio Moro por mais essa esclarecedora matéria. Servidores públicos das altas cortes do judiciário e alguns milionários escritórios de advocacia de Brasília estão incomodados com as inovações da operação Lavajato por ameaçarem seus intere$$e$. Outros, mais diretamente, querem se livrar de condenações e voltar à farra da política e da corrupção generalizada. Eles não se importam com a ordem constitucional, mas em se manterem agarrados ao poder. Em frente Mouro!

  49. Igualmente, a Martin Luther King, com o seu famoso discurso "I have a dream" no ano de 1963, eu também tenho um sonho de ver o meu amado país sem impunidade, sem corrupção e mais justo. E graças a Sergio Moro com a sua iluminada liderança na Operação Lava Jato pude acreditar em um futuro melhor para o Brasil! E acredito que o Sérgio Moro continuará a guiar, iluminar e liderar o nosso Brasil para um ser um país mais justo e com o fim do flagelo da Corrupção. Que Deus o abençoe! Maurice.

  50. Está em curso no Brasil um movimento asqueroso para envolver Sergio Moro e os procuradores da Lava Jato em uma rede de falsas acusações baseadas em débeis provas ilegais. Não podemos deixar que isto aconteça!

  51. É Dr.Sérgio, perdemos nossa única chance de passar o Brasil a limpo. Essa operação desmonte da Lavajato e de tudo o que ela representa nos causa nojo. Diferente do passado, hoje tudo é feito às claras, sabemos quem são os criminosos como atuam, os mecanismos que usam, quem os protegem e suas ligações nas diferentes esferas e poderes. Diante do exposto, ficarão os cidadãos de bem deste país, de esquerda ou direita(crime não tem partido), calados frente a essa trama ardilosa ora em construção?

  52. Os cidadãos de bem deste país estão assistindo estarrecidos a essa novela mexicana às avessas, que promete acabar com a vitória da bandidagem de todos os níveis e matizes, graças às bênçãos dos 3 Poderes...

  53. Eu sou lava jato sempre de alma e coração é isso ninguém pode tirar de mim , pode estar adormecido até um função dessa pandemia, mas acorda facil fácil

  54. Dr Sérgio Moro,o Sr é nossa esperança junto com cidadãos de bem para mudarmos esse Brasil para melhor.Vamos mudar se Deus quiser.Obrigada .

  55. Sérgio Moro sempre nos dá um alento em seguir adiante ... este caso é de invasão a privacidade dos Agentes Públicos e não de inocência de Bandidos ... Advogados que querem ganhar no grito ... mas a Lava-Jato está nas nossas mentes

  56. Que situação lamentável o Brasil se encontra. Depois de tantos esforços e dinheiro recuperado como chegamos neste ponto? Só podemos usar as redes sociais e fazer orações para que Deus guarde os homens de bem e lhe de coragem de continuar fazendo o certo, sempre.

  57. Dr. Moro, lamentavelmente as altas côrtes do BR têm contribuído largamente p/a deturpação do Direito e da Justiça. O escrito de Rui Barbosa nunca foi tão apropriado:"Um juiz indigno corrompe o direito, ameaça a liberdade e a fortuna, a vida e a honra de todos, ataca a legalidade no coração, inquieta a família, leva a improbidade às consciências e a corrupção às almas". Parece que temos muitos juízes nas altas côrtes que vestem perfeitamente esse figurino.

  58. DR.SERGIO MORO é a grande reserva moral e intelectual desta Nação! Ulysses Guimarães declarou do alto da tribuna do Congresso Nacional: "A moral é o cerne da Pátria, a corrupção é o cupim da República. República suja pela corrupção impune, gera demagogos que, a pretexto de salvá-la, a tiranizam". Hoje, todos os corruptos, corruptores e seus bajuladores odeiam e invejam SERGIO MORO. Sabem que ele, por ter luz própria, incomoda as trevas e será imbatível. Siga em frente SERGIO MORO! Pedro Geraldo

  59. 2022 torco muito para o Moro se candidatar a Presidente da republica, mesmo sabendo que o congresso, senado, stf, stj, cnmp, oab e orcrim vao fazer de tudo para impedir o seu governo, mas acredito na população abraçar Sergio Moro e pressionar o congresso e a todos, vamos fazer as mudanças necessárias para arrumar o pais em todos os sentidos e principalmente na justiça. Acredito que Moro ja fez muito e que so se prejudicou pela pátria amada Brasil, mas ele e a nossa esperança pelo 🇧🇷 melhor 🙌

  60. Moro sempre sem floreios, mesmo sabendo tudo que sabe, não solta nada. Poderia?O avanço inescrupuloso deles, também é por ."Eles são muitos, mas não podem voar". Belchior.

  61. Até em relação a perspectiva trágica de anulação da Sentença, que condenou o ex-presidente Lula e seus consectários, à revelia da decisão de outros 10 Magistrados que a ratificaram em 3 instâncias, vejo a instituição do Parlamentarismo com a cultura de transparência por este trazida, como a solução para o iminente caos institucional que se avizinha, apesar do discurso corrente e repetitivo em sentido contrário. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

    1. parabéns Moro ! sempre serei Sérgio Moro e Deltan dallagnol Lena

  62. E, por fim, tentar criminalizar que fez justiça, deturpando mensagens roubadas, é inominável, fora das escalas dos piores comportamentos humanos. Somos um país cuja cúpula dos poderes está doente... Não dá COVID-19, que ceifou milhares de vidas, mas do Poder, pelo Poder, para o Poder! Que a cura chegue para todos os Brasileiros, que a vontade dos homens de “boa vontade” prevaleça! “Fazer a coisa certa sempre”, simples, mas, ao mesmo tempo difícil... E, para alguns, impossível!

  63. E usar mensagens roubadas, mesmos para os nossos padrões de jurisprudência de ocasião, é muito baixo! E jogar de vez o que é certo, no lixo! Apenas para defender alguns que se envolveram em desvios inimagináveis... Corrupção, de todas as formas, é o maior de nossos males... A Pandemia tem ajudado a aparecer o pior do ser humano. E aproveitar a pandemia para acabar com a moral, a lei, o estado de direito, à justiça, é muito, muito baixo!

  64. Prezado Juiz (eterno Juiz) Sérgio Moro, A tentativa de validar o inválido, de justificar o injustificável, é uma Vergonha! Talvez eu seja inocente em acreditar que a maioria dos Brasileiros seja melhor do que isso. Mas a cúpula dos 3 poderes e dos órgãos de controle externo (de contas e da legalidade) insistem em apresentar o pior do ala nossa alma brasileira! Acredito que haja pessoas de bem e do bem em todos eles, e espero que o correto vença o errado! A Lava-Jato nos mostrou que é possível!

  65. Ótima reflexão, tenho esperança que isto mude , mas isto só vai ocorrer se a maioria de nós pensarmos no bem comum e não em só em si e começa no motivo de escolher um candidato.

  66. As quadrilhas sabem disso tudo mas continuarão tentando livrar seus membros das barras dos tribunais acoitados por esses mesmos tribunais. Retrocesso moral.

  67. Ótimo texto, análise clara e independente. Querem destruir a Lava Jato e suas conquistas, utilizando mensagens obtidas ilicitamente e que não contradizem as decisões dos juízes que julgaram os casos em diferentes instâncias, mas querem inocentar Rachid que tem provas cabais que evidenciam o crime. Ano que vem, limparemos o congresso e alijaremos da política JB, será uma derrota retumbante.

  68. A coerência do artigo, por certo, espanta e atordoa os corruptos e seus defensores. Tivemos um momento especial de orgulho das nossas instituições em que Sérgio Moro bem encarnou, não podemos permitir que esse trabalho hercúleo e correto seja destruído. Pretende-se uma completa inversão de valores, esperemos que os ilustres ministros não prestem desserviço, mais uma vez ao Brasil. Oremos!!!!

  69. A clássica e subjetiva interpretação de provas, varia, infelizmente, de acordo com os interesses políticos e a luta pelo poder econômico e isso permeia as decisões jurídicas. Todas elas. A maioria dos juízes age assim. Não podemos idealizar a jurisprudência. O símbolo de justiça com os olhos vendados denuncia essa ilusão. O direito de expressão ou a invasão de privacidade são interpretadas pelo crivo do poder alinhavado de modo complexo a manter o poder vigente. Triste. Perdi a ingenuidade.

  70. Prezado Dr. Moro, o Sr. está sendo perseguido pelos corruptos do País em todas as escalas, por puro medo e inveja. É notório os arranjos que se formaram unindo partidos opostos e altas autoridades que têm como denominador comum a corrupção. Ê asqueroso. #Moro2022

  71. Infelizmente, vivemos o momento da operação abafa. O establishment quer a manutenção da impunidade. Felizmente, a Lava Jato desnudou a corrupção institucionalizada no Brasil. Não será mais tão simples derrubar estas investigações e condenações. E temos de fortalecer o edifício institucional para combater a grande corrupção é o crime organizado. Obrigado, Moro! Vamos em frente!

  72. Sérgio Moro vc é o norte a seguir. Tenha certeza que a grande maioria do povo brasileiro é favorável ao combate aos corruptos e oportunistas. É essa maioria teme a pandemia do coronavírus, mas não teme a pandemia da corrupção bancada por um mito de araque ou um Lularápio qualquer. A resposta será dada quando a pandemia estiver sob controle.

  73. Todos são iguais perante a lei, menos os deputados, os senadores e os demais membros dos 3 (três) poderes! E empresários poderosos . Para se protegerem querem acabar lava jato e desmoralizar Sérgio Moro e procuradores... Não deixaremos isto acontecer!!

  74. Infelizmente, comprova-se mais uma vez, que parcela poderosa do Brasil, é leniente com a corrupção. Conhecemos muitos deles, e existem outros milhares de desconhecidos. Em frente Moro. Continue lutando. Lutaremos também.

  75. Fomos traídos por aquele que defendia a Lava Jato,os ratos saíram do esgoto, estão em bandos ameaçando o país.Dr.Sergio Moro ainda temos esperança porque existem brasileiros como o senhor

    1. Está claro para a população onde estão os pilares de sustentação da corrupção que grassa no país.

  76. Dr Moro....vá fundo desfraldw essa bandeira ! Abandeira da lava jato que só assusta e arrepia os exploradores e enganadores do povo Brasileiro que na forma de Salvadores da Pátria e Mitos colocam esse mesmo povo cada vez mais distante da saúde e da educação!Este falsários são devidamente sustentados por calhordas como os Giloliskis dizendo-se respaldados pela Constituição! As cartas estão na mesa...senão se preparar para bater de frente ,de uma maneira ou de outra vão querer cruxificifica-lo

  77. Sergio Moro, o futuro Senador da República, e na linha de frente pela implantação do Parlamentarismo, no Brasil. Nossa taboa de salvação para redimir o país. Alvaro Costa/df

  78. Dr Moro! Parece-me que o Sr.finalmente entendeu que o que está no tabuleiro é quem a favor ou contra a Lava Jato! Este maniqueísmo tipico das eleições presidenciais sempre nos levam a achar que só existe ou Corinthians ou Palmeiras ou então Flamengo e Fluminense ou Cruzeiro e Atlético!...tem sido assim com todo o respeito as agremiações esportivo aqui apenas para ilustrar ..que também existe São Paulo Vasco América e outras dezenas de grandes Clubes que honra e dignificam o espírito no Brasil!

  79. Caro Sergio. Conto, de novo, que vc volta e meia, acesse a revista para conferir, sobretudo, a quantidade e o nível dos comentários à sua coluna. Seu estilo continua, elegante, mas objetivo. Só acrescentaria, que em nome da boa assertividade recomendada em seus textos, que vc encerrasse com a verdade clara e cristalina, dando nomes aos bois(leia-se Gilmar, e outros vagabundos).Eles só babam em prol da desconstrução do seu legado.Bata forte. Alvaro Costa(@brasilia_urgente)

  80. Só quem nunca frequentou os Fóruns no Brasil não sabe disso. Infelizmente, a ignorância é um fato! Seja bem-vindo, este é o nosso querido Brasil.

  81. Como aprendiz de feiticeiro, só posso intimar a mim mesmo. Existe outra "legal plague" no oráculo supremo: um peso e duas medidas (ou dois pesos e duas medidas). No futebol essa regra é funcional para manipular resultados e campeonatos. Agora, entrou no campo jurídico fundamental da nação. Aquela expressão latina está ainda em uso: "dura lex sed lex"; para os amigos, a lei, e para os inimigos o rigor da lei. Resumindo: a fórmula de escolha de ministros para o STF é um privilégio para poucos.

  82. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    1. Resta saber que partido aceitará um homem com a integridade do dr Moro ou que candidato é digno do seu apoio.

  83. Está semana ficou claro que somente à mobilização da população intimida a classe política e tem o poder da mudança . Atuação de um gigante do MBL, o dep federal Kim + alguns políticos, pessoas do bem + alertas da imprensa ( único que sigo é este 😃), mesmo que temporariamente salvou o país de mais descrédito . Respeito muito o trabalho de todos e agradeço . Independente dos ataques de uma militância baixa, truculenta e desleal , seguem firmes , honrados. Aos poucos a verdade prevalecerá!

  84. Em suma: enquanto este Estado mastodôntico e absolutamente ineficiente, kafkiano e descumpridor de leis for venerado na academia, aceito pela sociedade e garantido por um Judiciário torquemada, tudo continuará como dantes o quartel de Abrantes.

  85. O Estado brasileiro é bandido! Quantos milhares de casos de corrupção são apenas credores que não RECEBEM (que venderam algo; prestaram serviços ou tiveram seus meios de vida desapropriados). Se o Judiciário não fosse um defensor desse Estado bandido; se o Judiciário condenasse ineficiência e falta de razoabilidade de governantes (princípios constitucionais como todos os outros nos quais se escoram o judiciário para condenar o cidadão comum), talvez o Brasil já fosse menos corrupto.

    1. >> "Sociedade brasileira" é uma expressão que não tem sentido. Somos uma aglomeração de pessoas que nasceram no Brasil. ... Certo que muitos brasileiros - milionários e bilionários - vivem em outros países. ... Alguns por mérito; outros por meios escusos. ... Não fazem parte da "aglomeração" tupiniquim .

  86. Prezado Moro, É evidente que há, por trás de toda essa trama sórdida, a intenção de manchar sua imagem e evitar que vc seja candidato a presidente do país. É tão escancarada a trama que só não vê quem não quer. O país deve muito a sua coragem como juiz, aliada à correta atuação do MPF. Parabéns por tudo que fez. Sua dignidade jamais será abalada por pessoas de pouca ou nenhuma honra.

  87. Pois é, dr. Moro, sabemos bem de tudo isso, mas parece que há gente que prefere ignorar e seguir adiante com esse teatro do absurdo instalado em certo tribunal. Como tudo na vida isso também passará e dia virá em que a VERDADE - não só com o "V" em maiúscula - se imporá soberana. Vivemos tempos de frustração, decepção, sensação de total impotência e nada há que fazer a não ser atravessar esse triste período com esperança e galhardia de que muito melhores dias nos aguardam.

  88. Parabéns Doutor Moro! A verdade no final vai se impor! Acredito que o Sr deva ser mais direto citando casos públicos do grande arquiteto de toda essa devassa contra a LJATO, aquele conhecido nas conversas de advogados de corruptos,ex-MIN, e ex-SEN como SR DE ESCRAVOS! O pedido de impeachment do Dr Carvalhosa cita 32 ptos escabrosos sobre esse Sr q inexplicavelmente ainda ñfoi impichado e processado. Ao invés disso está virando tudo de cabeça para baixo transformando os homens da lei em bandidos!

  89. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  90. Todo nosso apoio à Lava Jato e ao sr. Os brasileiros de bem têm orgulho dos avanços que conseguimos com a união da sociedade, Policia Federal e Ministério Público nos casos da Lava Jatos e de tantas outras investidas contra a impunidade e a corrupção.

  91. Estão fazendo de td hj,para validar provas(?) ilícitas e anular provas autênticas(Coaf).Td à serviço dos corruptos poderosos!

  92. Quando a pandemia acabar será a hora da população ir novamente para as ruas contra a corrupção! Queria só saber o montante de recursos públicos gastos para desvendar esquemas crimisosos que depois são anulados ,jogando todo o trabalho no lixo!A população e que paga e os poderosos se safam com a ajuda de outros poderosos.E o Brasil anda para trás.

    1. Da Miriam ...quem é o maior interessado em que a Pandemia não termine no Brasil... é quem recomenda cloroquina ,incentiva aglomerações,negou a vacina como solução,insiste na ineficiência daascara protetora...quanto pior melhor!!! Este calhorda só sobrevive as custas de mais mortes ...pois enquanto houver Pandemia e riscos as pessoas se bom senso não participam de aglomerações!Assim esta besta fica protegida em palácios mantidos pelo povo que não tem nem espaço em hospital para s cuidar.

    2. Deve ter uma forma de votarmos melhor. Sem boas referências ou informações sobre candidatos votamos no que mais aparece. Onde ter estas informações ?

  93. Invadir a privacidade e a intimidade de outrem.. per si ...já seria uma enorme afronta a dignidade da pessoa humana ... basilar e fundante princípio constitucional..todos tem o direito ,no seio de sua órbita privada, trocar palavras que em público jamais teriam dito.. isso é pertinente à própria condição humana... é de sobremaneira absurda qualquer trilha juridica que tente jogar a luz da licitude à tao grave agressão à paz social e do próprio indivíduo .

  94. Para destruir o Mecanismo, temos que criar uma outra entidade de igual porte. Alan Turing, através da máquina Bomba, conseguiu decifrar a Enigma dos nazistas e contribuiu para vencer a guerra. O Mecanismo são peças agrupadas. Já o combate à corrupção, são peças dispersas. A Lava Jato foi alvejada pelo Mecanismo, pois esse tem espírito de corpo. A Lava Jato ainda era um embrião. Sabemos quais às peças do Mecanismo. Para combatê-lo, precisamos agrupar as peças da nossa máquina, a Bomba.

  95. os corruptos se reorganizaram, após os golpes a eles deferidos pela Lava Jato. ficaram desorientados no inicio, mas agora estão bem preparados, ocupando vários postos na estrutura de poder do país. a luta contra corrupção precisa de uma nova estratégia.

  96. Dr Moro, o apresentador Silvio Santos disse certa vez, logo após desistir de concorrer às eleições de 1989, que o Brasil precisaria de 7 brasileiros honestos exercendo 7 mandatos presidenciais cosecutivos para colocar o país nos trilhos. Cito esse episódio somente como introdução para dizer que o Brasil precisa do senhor na presidência. Se não puder ser nessas devido à falta de estrutura partidária, saia para vice na chapa de alguém de mesma envergadura moral que a sua e concorra nas próximas.

  97. Eles têm medo #Moro2022 , têm medo das grades da justiça , assim eles : Aras, Toffoli, Gilmar Mendes , Lewandowisk; Currículo Tubaína , parte do legislativo e o PR e família fizeram, fazem e farão tudo para acabar com o que resta da lava a jato e com todos que a defendem . Eles esquecem que a lava a jato está no coração dos brasileiros e nos vamos acordar e continuar a luta

  98. Para essa impunidade não continuar, precisamos do Sr. na presidência junto com um Congresso renovado e composto por brasileiros honestos, não os que os brasileiros teem elegido.

  99. Cristalino esse texto, como a maioria das publicações do Dr Sérgio Moro! Infelizmente a má política tem contaminado uma boa parte das nossas "autoridades". Chegou-se ao absurdo de tentar rasgar a nossa Constituição, adotando-se as mais inescrupulosas conjecturas, do tipo, "aos bandidos tudo que puder livrar-lhes a cara". Hoje, qualquer "falha" serve para anular processos contra pessoas influentes, enquanto absurdas ilicitudes são discutidas e aceitas nos nossos tribunais em desfavor da justiça.

  100. Dr. Sergio Moro, receba aqui meus agradecimentos emocionados. Como aposentada já do Judiciário paulista, ultimamente me sinto deprimida e tristemente desesperançada com as cortes supremas deste país. Que lástima e que tragédia para a Justiça brasileira. Pergunto-me se haverá alguma saída para este país. Sinto que não, ante a eminente entrada de mais uma nomeação no STF. Que pena, tenho aconselhado os jovens, inclusive meus netos, a saírem o quanto antes do país. Não vejo futuro para eles aqui

  101. Dr. Sérgio, vá embora deste país. Aqui, investigadores sao perseguidos e, no caso dos da lava jato, provavelmente, acusados e presos. Os corruptos, com provas substancialmente apresentadas e até gravadas em vídeo, serão liberados, inocentados. E, não só isso, a sociedade terá de devolver a eles o dinheiro que eles roubaram da própria sociedade. Tudo isto sob aplausos da imprensa, que agora, passou do elogio a acusação dos investigadores. Que país é este? Justiça? Incrível!

  102. Tudo certo, sr. Só não li sua explicação porque se junto à direita radical neo facista. Me deve uma explicação para continuarmos juntos.

    1. Vai ver, Sergio esse energúmeno aí é um "quase" simpatizante à sua causa.. pergunta pra ele o que é ser "neo-fascista"?apscosta/df

    2. A mim, você não deve nenhuma explicação, Dr. Moro, futuro presidente do Brasil.

  103. Estávamos avisado pelo próprio Dr. Moro que isso ocorreria aqui assim como ocorreu na Itália. a população tem que reagir.

  104. No Brasil, só se excluem provas ilícitas para proteger bandido. Quando elas ajudam o bandido, são aceitas sem o menor pudor.

  105. Quem tem algum conhecimento do combate às Máfias na Itália sabe porque os políticos brasileiros ( esquerda e direita ) não suportam o Juiz Moro. As mão $uja$ que alimentam ambos os lados são as mesmas. O Brasil é governado como Palermo na época da reconstrução. É só observar a corrupção nas empreeiteiras ( domina o parlamento ). A " negligência ? " que soltou André do Rap mostra a força da N'draghetta no Brasil... Moro assusta...

  106. Dr Sérgio, perfeita narrativa. Sou encantada com suas colocações verdadeiras e claras. É mais do que explícito que só os bandidos estão contra o sr e a Lava Jato. Isso virou referência para separar os decentes dos indecentes. Ainda acho seu melhor posto o de ministro do supremo, talvez porque não queira vê lo na jaula do leões sendo candidato a Presidente. Obrigada por ser nossa esperança de dias melhores.

  107. dr. sergio moro faz uma dobradinha voce para presidente e luciano hulk vice ,voces serao imbatíveis e so assim temos a chance de salvar este país

    1. Jose, Imbatíveis? É preciso combinar com os russos. A pergunta é até às eleições de 2022 o Brasil ainda será uma democracia? O Pinóquio-genocida trama um golpe. Se a população e os políticos não despertaram para a realidade, talvez não teremos país e nem eleições O Brasil ultrapassou a trágica marca de 250 mil mortos pela covid-19 e a classe política e o povo estão passivos. É como se o Brasil estivesse com a economia bombando e não houvesse pandemia. Somos um povo covarde.

  108. façam o que quiser ou digam o que quiser , nós sabemos a verdade sobre o molusco do lula , esse sim vai parar na lata de lixo da história.

  109. Dr. Sergio Moro, sugiro que peça direito de resposta ao entrevistador Marco Antônio Vila, em relação as entrevistas que ele fez com Ciro Gomes e ao deputado do ES Contarato, pelos absurdos atribuídos a sua pessoa.

  110. Que maravilha de texto que nos enche de esperança!! Mas logo, logo, se esfarela como num sonho!! São tantos os bandidos, e, de toga inclusive, que nos deixa desacreditado de tudo!! Até agora, me vem na memória a cena de togado dentro de um avião, que parece residir em outro pais, com os demais passageiros, que enraivecida gritavam, bandido, ladrão, sem vergonha, fdp.... etc, o mínimo, pelo que ouvi!! Como pagaria em dobro a passagem para estar nesse avião e compartilhar desse momento!!!

  111. Todos que anonimamente antolhos percebem isso. Mas o buraco é mais embaixo. A Lavajato era específica para investigar e punir falcatruas na Petrobras. Mas existem grandes quadrilhas atuando nos três poderes. Como vice cansou de avisar, eles reagiram. Mas não sabíamos que seria de dentro para fora. Os organismos que deveriam punir se aliaram aos bandidos.

  112. O único caminho que resta ao senhor é sair candidato a presidente. Ou vão jogar todo o seu trabalho na lata do lixo da história.

  113. A Lava Jato foi uma luz no fim do túnel para muitos incrédulos, assim como eu, que via a impunidade como algo inerente no DNA da justiça comprada dos poderosos. Não podemos e não devemos ter o mesmo destino que as mãos limpas da Itália. Vai ser um processo duro e penoso, mas não podemos deixar o Brasil convalescendo nas mãos desses crápulas. É preciso uma mudança real e verdadeira, e não vejo outro nome para liderar essa odisseia que não seja a do Sr. Sérgio Moro.

  114. Constantemente nos meus comentários nessa coluna, enfatizo a importância da sua candidatura em 2022 para o amadurecimento institucional do nosso Brasil. As pesquisas estão aí e mostram o senhor bem à frente de Dória, Luciano Hulk, Ciro Gomes e outros. Então seria uma grande oportunidade de colocar seu nome como opção para uma grande parcela da população que já acordou em relação à Bolsonaro e não vota em Lula de jeito nenhum. Mas que Deus lhe ilumine nessa decisão. #MORO2022.

  115. Parabéns Dr. Sérgio Moro por está mantendo essa coluna aqui na CRUSOÉ, esse texto vem mais uma vez, de forma clara e sem subterfúgio, mostrar a verdade sobre o que infelizmente está acontecendo em nosso país, através de alguns membros, de nossas instituições, Moro, Presidente em 2022!

  116. Dr.Sérgio Moro, nos não queremos q continue. Desejaríamos não mais viver o q vivemos e o q vivimos. Está difícil. São tantos gângsters, tantos...difícil, perdi a esperança.

  117. Parabéns dr Moro pela sua aula de competência , honestidade , determinação e eficácia na condução da Lava Jato. A sociedade brasileira será eternamente grata por isto , exceto obviamente os corruptos e autoridades judiciais que morrem de inveja pelo seu protagonismo. IN MORO I TRUST

    1. Ele não conduziu investigações, fez a instrução do processo, e você sabe disso, embora aposte na confusão.

    2. Juiz não tem o papel de conduzir investigações, mas deve se manter equidistante da acusação e da defesa. Por conta dessa percepção que demonstrou ele poderá ser considerado suspenso e o julgamento recomeçar do zero.

  118. Sergio Moro é referência nacional de dignidade e competência. Os políticos poderiam gostar dele? O episódio de se tentar usar as tais mensagens roubadas como prova de alguma falta cometida chega a ser juridicamente burlesco. A única arma que o mecanismo encontrou para tentar atingir Moro e integrantes da Lava Jato. A desfaçatez juríca de se tentar tal estratégia é constrangedora. Parabéns Moro.

  119. Como se a constituição fosse lei neste país. Se a constituição diz que somente pode ser unicamente e imutável mente Verde , os supremos dizem que vermelho também pode ser. Não vale o que está escrito, vale o que eles escrevem.

    1. tenho 77 anos, e estou tão decepcionado com a política e os políticos, que acho que não vou mais prder tempo para votar , amenos que Dr Sérgio Moro seja candidato a presidente!!

    2. Eu também Olívia!! Sei que nosso desejo é egoísta, que para Moro e família a vida em Whashington DC deve estar estupidamente mais agradável e segura, mas o senhor Sérgio Moro é nossa única opção contra extremistas corruptos de direita e esquerda!

  120. Acho que por tudo que o senhor passou e continua passando está mais preparado para ser nosso Presidente. Se de fato o senhor tivesse "errado" em sua conduta, alguns Ministros do STF ,que gostam de bandidos estariam te defendendo. O povo brasileiro te apoia.

  121. Vendo a situação humilhante dos atuais ministros, admiro mais ainda o Dr Sergio Moro, por não ter se sujeitado aos caprichos desse PR. SERGIO MORO é nossa única esperança pra 2022, basta ver a dedicação dos corruptos em tentar manchar sua reputação.

  122. Artigo muito bom e elucidativo, ou seja, só os que devem ter o rabo preso, é que ainda fazem de tudo para se livrar e livrar os seus, mesmo que para isso tenham que se opor a maior das leis, a Constituição

  123. Dr. Moro, os fatos mostram . Quem devolve $ se não tiver culpa? Quem aceita colaborar se nao tiver culpa? A LJ foi uma operação de sucesso e, certamente, tanto o sr. como os demais membros da equipe , tiveram sua vidas devassadas p/ encontrar algo que os pudessem encriminar a época e acabar com a operação. Conseguiram? Então, somente por mensagens haqueadas e que nao passaram por perícia e podem ser editadas. Tenho admiração pela sua resiliencia. Cuide mto da sua defesa. Nos o apoiamos.

  124. Realmente o sr joga pérolas aos porcos! Muito bom o artigo. Texto claro, explicativo, com exemplos claros dando nomes aos bois! Vai adiantar? Os idiotas que só enxergam o que lhes interessa não vão nem terminar de ler, caso tenham começado! Mas eu gosto daquela frase do livro do Sun Tsu “ A Arte da Guerra “ -“ senta na beira do rio e espera o cadáver do seu inimigo passar”

  125. Dr. Moro o senhor como eu e milhões de brasileiros, fomos enganados, teremos que dar o troco na próxima eleição. Moro 2022

    1. Concordo com o texto do Mauricio...eu fui enganada assim como o brilhante juiz Sergio Moro.. e milhões de brasileiros..Mas 2022 está proximo...o troco virá..!! Querem destruir o Dr Delton mas, Deus é Maior e não vão conseguir...tudo pela cadeira do Ministro Marco Aurelio ...!! Muito revoltante!!

  126. Dr. Sérgio Moro, Presidente. Senador Álvaro Dias, vice-presidente, Dr. Deltan Dallagnol, PGR, General Santos Cruz, Defesa, Dra. Maria Sílvia Bastos Marques, Planejamento, Gustavo Loyola, Economia, Gustavo Franco, BC, Dr. Paulo Hartung, Casa Civil, Dr. Carlos Fernando dos Santos Lima,Justiça, Dr. Armínio Fraga, Privatizações, Dr. Pérsio Arida, Petrobras, Dr. Lara Rezende, BNDES

    1. Pode não ser um sonho. Depende de nós. Para concretizar: vacina e rua.

    2. Grandes sugestões, amigo, ótimos nomes. É preciso nos unir e criar comitês físicos de campanha em 2022 para apoiar Moro e os outros candidatos em torno da campanha: “Corrupção Não, Lava Jato Brasil”. Além disso, é preciso criar comitês virtuais nos Estados e grandes cidades para massificar a campanha nas redes sociais, bem como Conta Bancária sob a responsabilidade do Partido para financiá-la sem recursos públicos. Tudo isso deve ser organizado neste ano. Vamos à luta pelo Brasil.

  127. Prezado Sr. Sérgio Moro, Como explicar porquê você aceitou fazer parte do governo de Bolsonaro, deu credibilidade a esse governo e se tornou um facilitador de um presidente que está fora do campo democrático e que destruiu a operação Lava Jato?

    1. A "Velhinha de Taubaté" está cansada de saber que a atuação de Sergio Moro na empresa não intersecta o serviço que a mesma presta à Odebrecht, mas difunde fake news mesmo assim.

    2. A senhora está completamente equivocada, pois quando Moro aceitou o cargo o Bozo já estava eleito, não houve "facilitação". Aliás, seria bom a senhora entrar em contato com pessoas que estavam no Ministério da Justiça na época Moro, como eu fiz, para ouvir muitas histórias de como Moro segurou a legalidade durante o tempo em que lá esteve. Toda essa loucura que estamos vivendo poderia ter se iniciado bem mais cedo, não fosse o empenho do ex-juiz.

    3. Silvana, concordo inteiramente com suas observações. Também fica difícil entender o motivo do Sr. Moro ter, recentemente, se tornado sócio-diretor da Alvarez & Marsal, que tem como um de seus principais clientes a Odebrecht.

    4. Élide, O jornalista Merval Pereira disse que muitos sabiam quem era Bolsonaro. Mas em 2018 havia uma forte rejeição ao PT em razão dos escândalos de corrupção do Mensalão e Petrolão. O então juiz federal Moro tinha conexões e poderia ter se informado sobre a atuação do político Bolsonaro que foi deputado federal por 27 ANOS. Bolsonaro defendeu e defende torturadores, ditaduras, e defendeu também o fuzilamento do presidente Fernando Henrique. Como se aliar a um político que defende a tortura?

    5. Eduardo, Ser facilitador significa que o Sr. Sergio Moro, uma das figuras públicas mais respeitadas por sua atuação no combate à corrupção, ao aceitar o convite para ocupar o cargo de ministro da Justiça do governo de Bolsonaro conferiu credibilidade ao presidente fazendo com que a população acreditasse que Bolsonaro era um homem de conduta ilibada. Os Brasileiros transferiram a confiança que depositaram em Sérgio Moro para o presidente. Moro foi o principal avalista do governo Bolsonaro.

    6. A sua é a curiosidade de muita gente que sabia do histórico desse Napoleao de hospício, que ora ocupa a PR. , e cansou de avisar sobre o perigo que representava.. Será que o digno cidadão Sérgio Moro foi ingênuo ? Será que não conhecia bem a história pregressa desse barnabé do poder? O que o fez aceitar o convite de alguém tão previsivelmente embusteiro e desleal? A Moro o beneficio da dúvida, pois tenho filho da idade dele, passivel de engano por imaturo, sem nenhuma experiência política.

    7. Sra Silvana, não foi só ele! A senhora já ouviu falar e ESTELIONATO ELEITORAL? Procure saber! Nunca na história desse país tivemos um estelionatário desse porte na presidência! #Moro2022! PRESENTE!

  128. Caro Dr. Moro, Infelizmente estamos vendo o recrudescimento das diversas organizações criminosas que atuam no país por décadas. Estão agindo sem nenhum constrangimento para sepultar ações e reputações daqueles que combatem a corrupção. O senhor e a gloriosa Força Tarefa de Curitiba já sacrificaram muito suas vidas profissionais e pessoais. Mas agora parece ser o Ataque a única opção de Defesa. Portanto, pedimos que reconsidere e saia candidato a Presidência da República em 2022.

    1. Por isso ele saiu, Dr. Silvana. Moro tinha um grande projeto para a justiça brasileira que foi adiado pela atitude de Bolsonaro de destruir o pais para salvar seus filhos. Na verdade, para tentar salvar a si mesmo. Surpreendeu a todos. Moro saiu quando percebeu o estelionato eleitoral. Foi perfeito.

    2. Moro como Presidência da república em 2022? Um ex-juiz que ao aceitar fazer parte do governo deu credibilidade a esse governo e se tornou um facilitador de um presidente que está fora do campo democrático e que destruiu a operação Lava Jato?

  129. Prezado Sr. Sérgio Moro, Se os procuradores e juízes da força tarefa da Lava Jato tivessem agido com profissionalismo e humildade ao invés de terem acreditado que poderiam ter e manter um grupo de bate-papo no Telegram, a operação Lava Jato ainda poderia estar viva hoje. Combater a corrupção exige um comportamento irrepreensível em todos os aspectos da vida dos agentes públicos. “À mulher de Cesar não basta ser honesta, deve parecer honesta.”.

    1. Para essa cáfila de pseudos juízes, seria fácil inventar um motivo para anular sentenças no que são hábeis. Já perdi as esperanças de um país íntegro

    2. Prezado Sr Sérgio Moro, Os agentes públicos da operação Lava Jato afirmaram que a corrupção no Brasil se tornou sistêmica e institucionalizada. Então o mínimo que se poderia esperar dos procuradores e juízes da força tarefa da Lava Jato seria um comportamento irrepreensível em todos os aspectos. Aceitar e usufruir de auxílio moradia quando se é proprietário de um móvel é corrupção moral. Organizar um grupo de bate-papo no Telegram para comentar os processos da Lava Jato é corrupção moral.

  130. Sua frustração com as autoridades e o colapso moral do país é minha também. Ocorre que os legisladores e seus nomeados estão agindo pra defender seu território de caça, com o beneplácito do executivo, seus nomeados e os guardiões da impunidade. Eles tem o poder pra, inclusive, tornar criminosos inimputáveis. Blindar a si próprios. Afundamos na lama. Não temos a quem recorrer. Falcatruas unidos jamais serão vencidos.

    1. Vamos ignora-la Paulo! E iniciar a campanha #SergioMoroPresidente! #Moro2022! #ParaLavarAJatoOBRASIL!

  131. A PRESIDÊNCIA DA JUSTIÇA sugiro que o Sr lance sua candidatura tendo como vice Dr Carlos Fernando como forma de transmitir a mudança geral para todo o sistema Político e Jurídico do BRASIL, elenque todas as medidas, coloque-às uma a uma no papel assinem e registre no Cartório, e deixe o povo aprovar ou não, e lutar não só pela chapa, mais pelo voto independente. Até lá Dr SERGIO MORO. BOTE FOGO NA CASA.

    1. Gostei da ideia! Seja como for, apoio todos que como eu querem é só vislumbrem #SergioMoroPresidente!

  132. O maior inimigo do povo brasileiro é a Brasília corrupta. Sergio Moro se tornou o maior inimigo da Brasília corrupta, o único capaz de confrontá-la. O povo decente precisa de defensores honestos e competentes como Sergio Moro, Deltan Dallagnol e afins! Povo na rua!

  133. E’ triste ver q td q Moro e uma equipe devotada de procuradores fizeram foi sepultada por aquele q votamos, não por ser um cara competente, mas pq jurou cumprir as metas do Guedes, fortalecer a Lava jato e o combate à corrupção com Moro noa liderança. Sonho em vê-lo com a família e amigos na cadeia e Dr. Sérgio Moro na presidência e Dalaghol no ministério da justiça.

  134. Dr. Moro, o senhor foi minha última esperança de ver o Brasil livre dos políticos safados criados, alimentados, estimulados e potencializados por empresários também safados que só sobrevivem graças aos saques ao Tesouro. Votei no esquizofrenico exclusivamente por causa do senhor. Agora o arrependimento me constrange e me imobiliza. Eu não desejo ao senhor o dissabor de ser massacrado em 2022 numa campanha eleitoral à presidência da República. O senhor não merece mais tanto desrespeito.

  135. O senhor não nos decepcionou em seu trabalho frente a Lava Jato, tampouco no Ministério da Justiça e Segurança Pública. Dr. Moro, não nos decepcione em 2022. O Brasil está órfão de líderes de bom caráter.

  136. Senhor Sérgio Moro, os brasileiros de bem do Brasil agradecem o seu trabalho e da sua equipe e não ficarão calados contra o acordão de alguns Ministros do STF, políticos corruptos de vários partidos, parte do poder executivo e dirigentes do crime organizado para desqualificar a "lava jato". Iremos para as ruas pela justiça!!!

  137. Aguardamos 2022com muita ansiedade. Faça valer a nossa voz e voto. Não teremos outro candidato que represente tão bem o combate à corrupção. Firme e Avante.

  138. C. Parabéns pelo texto claro. Infelizmente, o Estado brasileiro sempre foi um valhacouto de bandidos poderosos. A Lava Jato foi um sonho de verão que interrompeu por pouco tempo a sanha dos bandidos engravatados. Infelizmente, o sonho voltou a ser pesadelo. O Estado brasileiro está contaminado definitivamente pela peste da corrupção. "Eles venceram, e o sinal está fechado para nós"* que sonhávamos com um Brasil honesto. (*Belchior)

    1. Só venceram pq o povo COVARDE ñ faz ABSOLUTAMENTE NADA a ñ ser reclamar nas redes sociais. Tivéssemos a coragem das mulheres de Belarus ou dos jovens de Hong Kong os "nossos" bandidos já teriam desistido pois eles são + covardes do q nós, ficam assustados com qq ataquezinho idiota nas redes. Mas como se dizia antigamente QUEM NASCEU PRA BURRO TEM QUE MORRER PASTANDO. Quanto ao ex juiz, tb há uma expressão: ANDORINHA SOZINHA NÃO FAZ VERÃO. Não perca seu tempo, Doutor, os brasileiros não merecem!

  139. Dr. Moro sou admiradora do seu carater e trabalho. O sr. E toda a equipe da Lava Jato sao patrimônio nacional. Cuide-se. Cuide da sua defesa. Que Deus o proteja.

  140. Alemães têm paixão p/ séries policiais diárias.Nelas os criminosos continuam,até hj,fugindo p/ o RJ como o fez Ronald Biggs.Sempre protestei contra isso -DISCRIMINAÇÃO!- mas dps q Martin Schulz,alemão e ex presidente da UE,a mando de seu partido SPD,foi visitar Lula na cadeia e a gritar LULA LIVRE p/ a imprensa,pensei: AGORA É OFICIAL, SOMOS UM PAÍS DE CRIMINOSOS COM APOIO INTERNACIONAL. Escrevi uma carta duríssima ao partido c/ cópia p/ a imprensa: TODOS CALARAM-SE. Então está confirmado:somos.

  141. Sugiro, como lema de campanha: “Vamos lavar ou livrar o Brasil da corrupção”, bem como, que seja eleito 1 Senador ligado à Lava Jato em cada Estado, a começar pelo nome do procurador Carlos Fernando, sem esquecer da ex-Ministra do STJ Eliana Calmon e outros procuradores e juízes aposentados e/ou que possam se licenciar para concorrerem. Acredito que o Senador Álvaro Dias pode colocar seu partido a favor de um projeto realmente novo para o bem do Brasil.

  142. Caro Dr. Moro, como jurista de escol, sabe muito bem V.Exa., que o sistema da “civil law” tem sofrido grande deturpação no Brasil ao acolher todo tipo de vício formal para afastar a verdade material das provas de crime, autoria e culpabilidade, como ocorreu nas duas operações de combate à grande corrupção mencionadas. Data vênia, acho que V.Exa. deixou a magistratura na hora certa após louvável contribuição ao país. É legítimo agora que, com o apoio popular, lance seu nome à presidência em 2022

  143. Perfeito. Infelizmente o que se vê por aqui é soberba dos corruptos. Inversão de valores que só faz sofrer nossa triste nação.

  144. É muito apropriado e adequada a frase sobre a Justiça : " Antes e depois de Sergio Moro " Os jovens procuradores e o jovem Juiz desnudaram os poderosos.

  145. É muito triste ver o retocesso a que um governo corrupto pode levar um país. Todo o esforço da Lava a Jato em prol da redução da corrupção jogado no lixo. Sua candidatura em 2022 é a única solução, Dr. Sérgio Moro.

  146. Como sempre, corretíssimo Dr. Sergio Moro! E ainda há o contraste gritante entre o tratamento dispensado aos relatório do COAF - considerados nulos - e essas conversas não periciadas, obtidas por criminosos (para auxiliar outros).

  147. Vocês repararam que a única pessoa nesse país em constante evidência trata-se de Sérgio Moro. Portanto, para delirio da gangue instalada no Congresso Nacional e na Suprema Tragédia Federal torna-se urgente urgentíssimo combater o inimigo em comum. Sérgio Moro pelo andar das carruagens retrógradas não terá outro caminho a não ser sua candidatura à presidência em 2022. Dá-lhes Moro.

  148. PERFEITO!! MARAVILHOSO!Cada dia admiro mais o Dr. Sergio Moro e agradeço a todos que fizeram e fazer parte da operação LavaJato pelo ótimo trabalho e pela luta por um Brasil melhor.A corrupção mata de verdade. Sem corrupção e/ou com a punição dos corruptos, teríamos mais recursos para ações sociais, saúde, educação, saneamento, habitação, infraestrutura etc. Os brasileiros de bem pedem desculpas pelas atrocidades e falsas narrativas que buscam envolver esses bravos combatentes do crime.

  149. É muito triste e muito preocupante tudo o que está acontecendo, liberaram geral, bandidos soltos , corrupção com proteção total , é uma vergonha !!!!

    1. E tu és a prova inconteste dessa desfaçatez e ignorância, meu chapa..nossa querida pátria é a imagem da bandidagem e dos privilégios aos donos dos poderes. apscosta/df

    2. So nesta porra de país, capital mundial da desfaçatez e da ignorância, meu chapa.. tu és a prova dos nove..dedos? apscosta/df

  150. POR FAVOR DOUTOR MORO SE CANDIDATE? OS BONS BRASILEIROS QUEREM O SENHOR COMO NOSSO PRESIDENTE EM 2022. NÃO DEIXE QUE MACULEM SUA BIOGRAFIA. E O PIOR, NAO DEIXEM QUE O CRIME PREVALEÇA NO NOSSO PAÍS.

  151. A produtividade dos tribunais superiores é praticamente ZERO em relação a processos que envolvem corrupção. Trânsito em julgado de corrupto é peça de ficção. A farra dos advogados recebendo pagamentos de milhões com dinheiro oriundo da corrupção é uma afronta aos milhões de cidadãos que pagam impostos, aos milhões de desempregados, aos milhões que padecem nas filas dos sistema de saúde e a tantos outros que sofremos com a péssima qualidade do judiciário, executivo e legislativo brasileiro.

  152. Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” O Brasil finalmente terá Um Governo Fundado no “IMPÉRIO DA LEI!” Não seremos LUDIBRIADOS com o “Velho Plano de MELHORAS na ECONOMIA!” Triunfaremos! Sir Claiton

  153. Dr Sérgio Moro, esses brasileiros bozopetistas, não merecem nem pronunciar o seu nome na boca imunda deles. Não se candidate, seja feliz longe desse antro de corruptos e impunes que te odeiam e morrem de inveja da sua gde dignidade e honradez. Moro gratidão eterna 🙏❤️

  154. Querido Moro, concordo contigo em gênero, numero e grau e o Pior é que não só o combate a corrupção está sendo abandonado e os mecanismos pelos quais se chegou ao sucesso da Lava-jato junto com ele, mas todo o arcabouço institucional do pais também está indo para o brejo. Temos hoje um congresso mais podre do que antes, e um judiciário que é uma farsa total, só pra enriquecer ainda mais as bancas de advogados, filhos de ministros o que é hoje uma orgia que nem dá pra chamar mais de quadrilha !!

  155. Caro Sérgio Moro, se assim que posso chamá-lo, sua senhoria poderia pedir para falar aos quatro ventos e principalmente aos senhores (João Plenário, Lewan para os íntimos, e Kássio - Kopia e Kola), no dia marcado para julgaruma " suposta suspeição" no caso do Lularápio. Adoraria ver o falastrão Beiçola, àquele que posa de dono do mundo, que opina sobre tudo, ser confrontado sobre todas suas solturas do pessoal encalacrado com a Lava Jato e sua eterna leveza no combate à corrupção.

  156. Sr. Sergio Moro, a sua defesa da violação das supostas mensagens do Telegram trocadas entre agentes públicos envolvidos na operação Lava-Jato é perfeita e seu uso na defesa de criminosos indefensáveis pelo conjunto probatório é uma vergonha internacional, só admissível em repúblicas bananeiras como a nossa. Confesso que após alguns anos de esperança, perdi totalmente a fé na possibilidade desse país respirar ares de civilidade. Viva a Suprema Corte da Impunidade!

  157. O combate à corrupção no Brasil precisa ser retomada! Dr. Moro apoiamos e contamos com o senhor como candidato à Presidência da República em 2022.

  158. Tenho um orgulho imenso da lava jato! Mas pelo andar da carruagem fico tremendamente desesperançada...não me conformo com essa remenda inversão de valores...

  159. Sérgio Moro, um grande cidadão brasileiro! Talvez o maior da atualidade, simplesmente por ter prestado os maiores e melhores serviços de combate à corrupção nesse país destroçado pelos criminosos de todas as matizes. E estes querem distância desse grande cidadão e profissional.

  160. Indignidade com as mensagens falsas sobre Sérgio Moro rodarem até hoje. Ontem recebi uma falando q Valeixo era infiltrado a pedido de Moro para finalizar o caso Adélio Bispo.

  161. Excelente artigo. Há quem diga que para corruptos "o crime vale a pena" no Brasil. Discordo. Com exceção da Lava-Jato, não há pena. E se depender da maioria dos ministros dos tribunais superiores, nunca haverá.

  162. Pois é, querem continuar a fazerem do Brasil a piada internacional. Querem que o brasileiro seja mal visto nos quatro cantos do mundo. Estamos passando por um retrocesso imensurável no combate à corrupção com o fim da Lava Jato, com as manobras dos três poderes para enfraquecimento e cancelamento do combate à corrupção.

  163. Meu caríssimo Dr. Moro, não posso imaginar todos os sentimentos que lhe vem a cabeça e ao coração ao ver um maravilhoso trabalho, árduo, ser paulatinamente destruído por criminosos investidos de poder. A Lava Jato foi a minha alegria, a minha esperança de que o Brasil poderia ser um País e não mais um "paizeco". Me perguntaram: - "você tem orgulho de ser brasileira?"Respondi: -" extrema vergonha..."

    1. Também sinto o coração confrangido ao pensar no que sente o Dr. Sérgio Moro ao ver seu trabalho e sua honra enxovalhados pelo que há de pior no Brasil dos vergonhosos dias atuais.

  164. Caro ex-juiz SÉRGIO MORO. O Brasil vai precisar do Senhor como candidato em 2022, para reverter a triste situação vivida atualmente pelo país em função do Governo Bolsonaro, que além da incompetência, se associou ao que existe de pior na política brasileira em relação a corrupção. Contamos com o Senhor !!!!!!

  165. Você, Moro, não tem outra saída a não ser se candidatar à presidência dessa Republiqueta. É uma forma legítima de se defender desses malandros que se acham acima do bem e do mal. Você deve isso aos brasileiros que acreditam em vocês. Que Deus nos acuda!

  166. Parabéns ao texto, sempre elucidativo, objetivo e sereno de Sérgio MORO. Não me canso de admirar este brasileiro, cidadão de bem e orgulho deste país!!!!!!!

  167. Velho Moro!!! Saudade de quando você estava nas manchetes colocando os saqueadores do Brasil na cadeia! Como diria o velho ditado: "saudades do que vivi!"

  168. eu sempre me pergunto se os "juízes" brasileiros da atualidade, quando chegam em aeroportos do exterior se tem coragem de dizer que sao juizes. se o disserem o oficial anotará...kkkkk

  169. O pior de tudo isso é observar a inércia do povo ante as ações do STF e do Congresso Nacional. Veja-se a PEC da condenação em segunda instância. Está mofando. Já a PEC da impunidade está se movimentando velozmente. Nós, o povo, inerte.

  170. De forma simples, clara e objetiva o Dr Moro mostra a realidade da justiça no Brasil, especialmente a cara de pau de alguns amigos dos amigos do pai do Marcelo.

  171. Estamos juntos ministro,sabemos que é a reação dos corruptos,com complacência de parte do STF e STJ ,sob o pretexto de garantismo !

  172. Na verdade parte da imprensa que pratica a militância e possuem condenados e ex presidiário de estimação, é uma das grandes culpadas desse sensacionalismo barato. Na qual não convencem a ninguém que espera pelo fim da corrupção em nosso país, apenas a eles mesmos.

  173. Dr., o exposto pelo sr. guarda relação com a pena de degredo, perpétuo ou não, ao Brasil, imposta aos criminosos e corruptos portugueses há mais de 500 anos. Aqui sempre foi o asilo dos corruptos. Infelizmente a corrupção faz parte da essência da história brasileira e hoje, mesmo com tanto desenvolvimento social e tecnológico, ainda vemos seu reflexo: ataque às operações contra a corrupção, PEC da impunidade, artifícios do STF para controlar os outros poderes mediante barganha política e etc.

    1. Ai5 remodelaaaadooooo? Minha nossa, tem cada palpite insano porraqui..eitaaa.. apscosta/df

    2. Ai eu quedtiono: o AI5, remodelado, não seria uma medida acertada?

  174. Infelizmente com um judiciário podre e corrupto como o nosso não temos mais esperança de justiça nesse pobre país. Moro Presidente 2022.

  175. A cada dia, mais me sinto sem esperanças diante dos últimos acontecimentos politicos/juridicos , em Brasilia. Bolsonaro abriu as comportas para que a água suja da corrupção, role solta pelos corredores dos 3 PODERES. Mas, ao mesmo tempo, noto que uma grande parte do povo brasileiro está acordando para toda essa sujeira e está meio atordoada não querendo acreditar , que tudo continua igual em Brasilia. Os que fazem barulho, xingam e ofendem os honestos, são apenas fanáticos manipuláveis.

  176. Moro foi perfeito na explicação, mas infelizmente quem decide é o STF de Gilmar, Tofoli, Casio e Lewandovisk, e o malabarismo que eles fazem para mudar o que esta escrito na constituição.......... é impressionante, visto o caso da reeleição de Alcolumbre e Maia.

  177. A impunidade reina nas terras tupiniquim, herança maldita oriunda dos colonizadores portugueses, infelizmente, graças ao mecanismo criado pelos esquerdopatas e com apoio de um STF garantista da corrupção, o seu texto escancara a triste realidade, a qual Moro está sendo exposto a ser boi de piranha desse sistema, mas independente das narrativas, o senhor é o nosso herói, nós acreditamos na sua honestidade, tá na hora, MORO PRESIDENTE.

  178. É muito triste e desanimador ver tudo isso. Uma sociedade paralisada vendo políticos corruptos acabar com as instituições. Moro 2022!

  179. Grande Moro!! Você, Lava Jato e equipe tem meu apoio e admiração!! Infelizmente a Bandidagem tomou o controle, mas não podemos parar de lutar... Parabéns pela sua honestidade e competência!! Precisamos de mais Moros e Dallagnols!! Os tribunais superiores viraram um grande negócio de corruptos poderesos, são garantidores da corrupção, injustiça e impunidade que assolam esse país.. isto tem que acabar!!!!

  180. A Lava Jato não existe mais, Nero conseguiu dominar tudo com sua corja, só falta blindar totalmente a classe política e acabou.

  181. É impossível não se desencantar com tudo vendo essa lamentável sucessão de eventos. Resta a menção ao atemporal cientista do samba, Paulo Vanzolini: "Reconhece a queda e não desanima Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima". Parabéns e obrigado pelo texto informativo e sereno.

  182. A lava-jato foi um período de esperança ao povo brasileiro. Infelizmente acabou, e seus ensinamentos vão sendo paulatinamente encerrados.

  183. Os coroneis de Brasilia nao querem saber do Brasil, querem praticar crimes, ficar impune e destruir os agentes da lei que trabalham corretamente. Mas contra fatos nao ha argumentos e a Lajato, para a decepçao dos ladroes, e riquissima em fatos comprobatorios. Bola para frente, MORO

  184. Mais um excelente e didático texto. Pode demorar mais um pouco mas a hora de a corja de políticos e larápios pagar caro pelos seus crimes está chegando. As duas últimas semanas foram tristes para o País, com a reação do 'sistema', com o caso absurdo do padre gatuno (e as extorsões em cadeia inclusive por autoridades, de acordo com os relatos), com o descaso governamental geral com a pandemia mas, como dizem, a esperança é a última que morre. O pulso deste país ainda pulsa...

  185. Tanto torcemos para que realmente o Brasil entrasse no caminho do combate à impunidade. Hoje, não acredito mais. Os ratos da República, confinados em Brasília, nunca vão deixar isso acontecer. Torço pelo seu sucesso, dr Moro. Mas longe dessa corja. O sr não merece.

    1. nossa esperança é creio de todos os brasileiros de bem e vê-lo presidente em 2022 , por favor não deixe de ser candidato . A esperança de a ultima q morre

  186. é desanimador ver esse contra ataque do sistema, ver o Congresso aprovando leis que fazem retrocesso no trabalho de combate a corrupção feito pela lava jato que tanta esperança nos trouxe, o mesmo congresso e executivo eleitos na bandeira do combate a corrupção,mas o mais desanimador é ver ministros da suprema corte, divulgando , compartilhando essas msg ilícitas, espero que em 2022 os brasileiros dêem a resposta nas urnas !!!

    1. É onde os brasileiros de bem devem dar sua resposta no executivo e legislativo. Assim espero!

  187. Sr. Moro, estou desanimado com a nossa Justiça. Porém, seu texto me incentiva a crer que ainda há chance de mudar o Brasil. Obrigado.

  188. Ricardo Lewandowski sabe de todas essas nulidades de provas que o senhor aponta, Dr. Sergio Moro. Gilmar Mendes, Toffoli e Kassio Nunes também sabem. Só que torcem e atuam em prol da bandidagem. Mas serão derrotados no plenário do STF. Fux, Barroso, Fachin, Carmen Lúcia, Rosa Weber e até Marco Aurélio e Alexandre de Moraes não compactuarão com essa vileza.

    1. A corrupção é o mal maior de uma nação. #moro2022 é a esperança

    2. Dr Moro , nosso herói , juntamente com a equipe de procuradores . Que tristeza , tanto trabalho de vocês para ser destruído justamente por quem mais ganhou com isso . Cadê o povo ? Cadê os movimentos de rua( para sairmos em carreata) .? Não podemos jogar vocês que tanta esperança nos deram , não garras desses corruptos.Esse que colocamos na presidência não trouxe nada, mas nada para ninguém , além de falar grosseiriasi pela ignorância que possui. Desejo- lhe todas as bençãos do mundo para o Sr

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO