Marcos Brandão/Senado Federal

A volta do mecanismo

Com a Lava Jato oficialmente extinta, o comando do Congresso entregue à ala fisiológica e o Planalto alegremente rendido, o establishment político se reorganiza e devolve o país ao trilho dos acordões, do compadrio, da corrupção e da impunidade
05.02.21

Para quem está acostumado com os códigos bem particulares de Brasília, a festa de arromba que reuniu mais de 300 pessoas na segunda-feira, 1º, e entrou pela madrugada em comemoração à vitória de Arthur Lira na Câmara tinha um ar de coisa já vista – e a reminiscência não é nada boa. Para além da definitiva ascensão do Centrão ao poder, festejava-se na luxuosa casa de um empresário, com dancinhas, canções ao microfone e abraços calorosos, o esperado retorno a tempos que pareciam ter ficado para trás a partir do sucesso da Operação Lava Jato. Sob um governo rendido, que prometia combater “tudo isso daí”, o país assiste agora ao retorno triunfal da política dos acordões, do compadrio, do “é dando que se recebe” e da impunidade. Na linguagem do establishment, é o regresso à conveniente “acomodação de forças”, que só é boa para quem quer ver as engrenagens do sistema – ou do “mecanismo” – voltarem a girar como antes.

Na prática, como aconteceu na eleição do Congresso, que alçou Arthur Lira, do Progressistas, à presidência da Câmara e Rodrigo Pacheco, do DEM, ao comando do Senado, o vicioso ciclo tradicional da política se repete: em troca de votos em favor do governo, parlamentares recebem recursos para fidelizar os prefeitos, que depois serão responsáveis por ajudar em suas reeleições. Deputados e senadores indicam “afilhados políticos” para ocupar órgãos públicos, que acabam sendo usados como fonte de recursos para sustentar partidos, políticos filiados a esses partidos e suas respectivas campanhas eleitorais. Uma parte da dinheirama entra pelas vias oficiais. Outra, como demonstram dezenas de investigações, é fruto do desvio de verbas de contratos cuja assinatura depende desses apadrinhados estrategicamente abrigados em postos chaves da máquina pública. Era o que Roberto Jefferson chamava, à época do mensalão, de “fabriquinhas de propina”. Com a Polícia Federal, a Procuradoria-Geral da República e setores do Supremo Tribunal Federal e de outras cortes superiores domesticados, ninguém incomoda ninguém, os poderosos de turno deixam de ser surpreendidos a cada semana com operações de combate à corrupção, cessam as manifestações na porta dos palácios, o establishment político se reorganiza e todos amealham mais e mais poder.

Não é difícil supor o que poderá acontecer mais adiante, como resultado da leva de indicações patrocinadas pelas agremiações do Centrão nas últimas semanas. Embora tenha deixado a reforma ministerial em banho-maria, o presidente Jair Bolsonaro já prometeu ampliar o quinhão dos partidos do bloco fisiológico. O primeiro movimento deve ser a troca de comando do Ministério da Cidadania. Negociada com o Republicanos, a estrutura tem orçamento previsto de 104 bilhões de reais para este ano – o valor não inclui a possível retomada do auxílio emergencial, que no ano passado custou 300 bilhões de reais. A pasta deve ser entregue a um integrante da bancada baiana do partido, uma forma de contemplar também o presidente nacional do DEM, ACM Neto, que contribuiu para a vitória de Lira ao evitar o apoio formal de seu partido ao candidato Baleia Rossi, do MDB, traindo Rodrigo Maia.

Cassiano Rosário/Futura Press/FolhapressCassiano Rosário/Futura Press/FolhapressEntrevista da Lava Jato em Curitiba, em 2016: a força-tarefa agora está oficialmente extinta
Além do Ministério da Cidadania, outras pastas estão na mesa de negociações com o Centrão e devem ser entregues ainda neste primeiro semestre, à medida que a nova base aliada oferecer contrapartidas no Congresso. Aos poucos, no entanto, os aliados de Arthur Lira já vinham ganhando mais capilaridade na Esplanada. No Ministério do Desenvolvimento Regional, embora o comando ainda seja oficialmente de Rogério Marinho, o grupo que elegeu Lira já detém o controle de secretarias e autarquias. Inclusive, já se faz muita “política” por lá.

Dados obtidos por Crusoé por meio da Lei de Acesso à Informação mostram que essas áreas com influência direta do Centrão lideraram o ranking das obras inauguradas em 2020. Muitas dessas obras, no entanto, estavam concluídas ou prestes a ser finalizadas, e serviram apenas para justificar pomposos eventos políticos. O campeão de entregas no ano passado foi o Departamento de Projetos de Mobilidade e Serviços, comandado por um indicado do presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira. O departamento está vinculado a uma secretaria entregue em julho do ano passado a outro apadrinhado do Centrão, Tiago Pontes Queiroz. Tiago é um daqueles quadros típicos que jogam em qualquer posição, a depender do chamado de seus padrinhos. Ele já administrou, por exemplo, um departamento do Ministério da Saúde, quando a pasta era comandada pelo atual líder do governo na Câmara, Ricardo Barros, também do Progressistas. Os dois, Tiago e Barros, são alvo de uma ação de improbidade administrativa por supostas irregularidades na compra de medicamentos para doenças raras. O Ministério Público Federal apontou o “favorecimento de empresas, inobservância da legislação administrativa, de licitações e sanitária, prejuízo ao patrimônio público, descumprimento de centenas de decisões judiciais, além de, pelo menos, 14 pacientes mortos”. A ação está na Justiça Federal do DF e tem tramitação lenta, graças a um jogo de empurra entre juízes de diferentes varas – pelo menos três magistrados já declinaram da competência para julgar o caso.

“Depois de um tempo, Bolsonaro terá noção do perigo que está correndo, mas poderá ser tarde demais. A tendência agora é que o Centrão se apodere cada vez mais do governo”, disse a Crusoé um experiente líder na Câmara dos Deputados. A ascensão do Centrão ao poder eleva o risco da ingerência dos fisiológicos nos Três Poderes – tanto as explícitas quanto as ocultas nas minúcias do orçamento ou nos bastidores de Brasília. Setores do Legislativo e do Judiciário acreditam que a aliança fisiológica com o governo representará um risco para as instituições. “Com um presidente acuado por denúncias de rachid e com aspirações autoritárias, ampliar sua influência no Legislativo graças à eleição de um sujeito que é réu por corrupção e lavagem de dinheiro significa enfraquecer a democracia”, afirma o deputado Kim Kataguiri, do DEM.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéEduardo, o filho 03 do presidente, passa o telefone para Lira receber os cumprimentos do pai: regozijo dos dois lados
A indicação de Kassio Marques para o Supremo Tribunal Federal, com as bençãos de Ciro Nogueira e de outros expoentes do Centrão, é uma demonstração de como os interesses do grupo não se limitam ao xadrez político do Congresso. A intenção é manietar também os demais poderes. O ministro piauiense é visto como longa manus dos partidos fisiológicos na corte e poderá ficar no STF até 2047. Em julho, após a aposentadoria do ministro Marco Aurélio Mello, Jair Bolsonaro fará sua segunda indicação para o Supremo. A despeito das promessas de escolher um nome “terrivelmente evangélico”, a próxima nomeação também deve passar pelo escrutínio dos novos poderosos do Congresso, que são bem menos religiosos, por assim dizer.

Como os fatos mostraram em 2020, a captura das instituições alcança ainda o Ministério Público, graças ao alinhamento quase que automático do procurador-geral da República, Augusto Aras, ao presidente da República e seus aliados. Na última segunda-feira, 1º, mesmo dia da eleição de Arthur Lira para a presidência da Câmara, Aras deu ao governo e aos políticos encalacrados com a Justiça o maior dos regalos: a extinção oficial da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba. A implosão da operação, depois de quase sete anos de trabalho, contou com a retaguarda de magistrados das mais altas cortes e os aplausos de potentados da política e economia, que por um período, ainda que curto, temeu o fim da impunidade.

Como Crusoé mostrou em novembro, a estratégia de Aras para asfixiar a Lava Jato foi aplicada de forma paulatina, precarizando as condições de trabalho dos procuradores ao impedir que eles pudessem se dedicar exclusivamente à operação, com um discurso de que era preciso “institucionalizar” as investigações e “acabar com o lavajatismo”. A PGR já avisou que o mesmo método adotado em Curitiba será replicado na força-tarefa do Rio de Janeiro a partir de abril. Procuradores de diferentes estados ouvidos por Crusoé dizem ser impossível conduzir os inquéritos com a mesma eficiência com uma equipe mais enxuta e sobrecarregada com outras atribuições, para além da Lava Jato. “Não basta desidratar, eles precisam destruir”, afirma um deles.

A vitória do sobre aqueles que ousaram combater o mecanismo fica ainda mais evidente em São Paulo e em Brasília, epicentro dos esquemas ilícitos. Desde setembro do ano passado, após o pedido de demissão coletiva de procuradores por desentendimento com a titular dos casos e falta de apoio da PGR, a chamada “Lava Jato paulista” tem uma única procuradora acumulando dezenas de procedimentos que apuram desvios de milhões em obras públicas nos governos do PSDB. É um sinal de que, no novo quadro institucional do país, diferentes partidos – até mesmo aqueles que se apresentam como rivais – se beneficiam.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéO ministro Kassio Marques: em breve, a coalizão integrada por Bolsonaro fará novas nomeações para o Judiciário
Casos envolvendo as famílias dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Michel Temer já foram despachados para outros gabinetes. Na capital federal, Aras colocou o procurador Celso Três, crítico da Lava Jato, para tocar as investigações sobre fraudes bilionárias em fundos de pensão da Operação Greenfield, depois que os procuradores também decidiram deixar suas funções diante do sucateamento imposto à força-tarefa pelo homem escolhido por Jair Bolsonaro para comandar o MPF até setembro deste ano.

Não bastasse o desmonte das estruturas de investigação a cargo da PGR, o establishment político ainda trabalha para desconstruir e anular o que foi feito enquanto a Lava Jato teve autonomia e apoio da opinião pública para combater a corrupção sistêmica no país, nem que para isso seja necessário fazer uso de supostas provas obtidas ilicitamente. É o caso, por exemplo, da ação de suspeição do ex-juiz Sergio Moro movida em 2019 pela defesa de Lula no STF, com o objetivo de anular as condenações impostas ao ex-presidente nos casos do tríplex de Guarujá e do sítio de Atibaia. No fim de dezembro, durante o recesso judiciário, o ministro Ricardo Lewandowski autorizou os advogados do petista a terem acesso às mensagens privadas trocadas entre os procuradores de Curitiba e Moro e que foram roubadas pelos hackers presos na Operação Spoofing, em julho de 2019.

As mensagens estavam em sigilo na Justiça Federal em Brasília, onde os invasores dos celulares dos agentes públicos estão sendo julgados. Nesta semana, Lewandowski decidiu, então, tornar pública a íntegra das conversas hackeadas que serão usadas pela defesa de Lula no julgamento da suspeição de Moro, que o ministro Gilmar Mendes promete colocar em pauta no plenário ainda neste semestre. As mensagens, estrategicamente sacadas no momento de ocaso da Lava Jato, serão usadas agora para tentar dar uma espécie de golpe fatal na operação. Bom para Lula, bom para Bolsonaro – tudo o que o bolsonarismo deseja é polarizar com o petista em 2022, o que, acreditam os bolsonaristas, facilitaria a reeleição do presidente. Enquanto tem tribunal considerando relatório de inteligência financeira produzido oficialmente pelo Coaf como prova ilícita e trancando inquérito, como no caso do advogado bolsonarista Frederick Wassef (leia nesta edição), o Supremo legitima as mensagens privadas roubadas por hackers e não periciadas como uma prova lícita em um julgamento que pode anular condenações sacramentadas em diferentes instâncias. É só mais uma evidência de que, de novo, está tudo dominado. O mecanismo se regenerou, está forte e, mais do que nunca, tentará de todas as formas prevenir iniciativas que o coloquem de novo em risco.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Venho falando isso desde que Augusto Aras foi nomeado. Está tão óbvio que o mecanismo voltou, e agora mais aparelhado do que nunca, que as falas de Moro sobre isso (reação do sistema) parece um filme em preto e branco. Com muitos militares fazendo parte do atual governo, e com as restrições da pandemia, a sociedade não pode fazer nada. Está refém do bandido armado. Não me venha com essa que as urnas podem mudar isso porque sabemos que o sistema é quem indica quem será candidato a que.

  2. De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto. Rui Barbosa

  3. Prefiro ser otimista até, se for o caso, ver confirmada toda essa terrível consertação do chamado “mecanismo”. É nesses momentos que cresce a atração pelas soluções radicais da extrema direita ou do aparato militar.

    1. Mas a extrema direita está no poder e mancomunada com o "mecanismo". Já os militares, esses se tornaram vassalos do nosso Trump tupiniquim sentado na presidência.

  4. Penso que está na hora desta revista cobrar de Moro sua posição em relação a Presidência da República, que deve ser articulada, imediatamente, com algum partido, ou, apoiar Dória o quanto antes. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

    1. O destino político dele só poderá ser o Podemos que é o partido a capitaneia o Muda Senado que, por sua vez, defende as mesmas bandeiras do Moro. Acho até que ele só está esperando o Bozo derreter mais um pouco, aproveitando o momento certo para confirmar a filiação no partido.

    2. Isso seria um sonho. mas com um Congresso desse? Um STF, PGR desses??? AQui o r.abo abana o cachorro. Bandidos querem prender os mocinhos, lembra???

  5. Estamos sob o governo do triunvirato pró-impunidade formado por Bolsonaro, Lula e Gilmar Mendes, este, o mais poderoso Ministro do STF da história da República. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

  6. Fomos traidos por um falso messias que todas as promessas feitas em campanha nada mais eram do que iscas aos eleitores pra ganhar a presidencia e produzir o estrago que vem sendo feito a favor da impunidade e contra tudo que ha de positivo neste pais. A única saída é o impeachment desta figura deplorável.

  7. Lula foi "boi de piranha". Concentrou atenções e será reabilitado. Nihil novis sub solis. "Algo deve mudar para que tudo continue como está". E o resto é mais de Brasil todos os dias...

  8. Onde foram parar os defensores da lava jato??? Sem investigações, prisão em 2a instância e fim do foro privilegiado, a roubalheira voltará muito maior q antes, com o agravante de que nem saberemos...o gado nem imaginam o mal q fazem ao Brasil apoiando esse presidente calhorda...

  9. Tudo de ruim em cada partido se une para azeitar as engrenagens e fazer o mecanismo novamente rodar docemente, já que a lava jato havia jogado areia e quase emperrou o mecanismo. O Brasil perdeu!

  10. Volta???? Não me façam rir. Sério mesmo? Vocês de fato acham que o tal "mecanismo" deixou de vigorar, em algum momento? Quando? No governo do Temer? No início do governo Bolsonaro? Eu não percebi ausência do toma lá - dá cá em um instante sequer. Eu vi muito foi MAQUIAGEM, CAMUFLAGEM, MIMETISMO. Ausência? Não.

  11. Pior do que isto é ver milhões de brasileiros aplaudindo o Presidente! Muito triste!! Acho que a saída é por Guarulhos!

    1. Bolsonaro sempre representou o pior da política brasileira, basta checar seu currículo. Só resta o inferno a ele e seus asseclas evangélicos.

  12. Então só me resta hibernar até 2023, para ver se então os brasileiros conseguiram eleger governantes e representantes honestos e capazes. Até 2023!!! Chega de sofrer com só notícias ruins e com a impotência a que estão reduzidas as pessoas de bem neste país em que a maioria dos integrantes do Judiciário, Legislativo e Executivo agem contra os interesses maiores da nação e de sua população. Triste assim, repito, até 2023!!!

  13. Infelizmente, o centrão vai levar, mais uma vez - pois é de seu interesse - a próxima eleição para o binarismo ignorante, visto que isto interessa aos dois polos é, óbvio!, ao centrão ( assim, com minúscula).

  14. Alguém aqui, por acaso, não sabia que Bolsonaro era (e nunca deixou de ser) do tal centrão corrupto e fisiológico? Eu sabia desde sempre...

  15. pessoal do comentario? que desespero! se voces produzem, criam renda e empregos e não se benefeciam das teta do governo, deveriam ficar tranquilos! o brasil agora vai deslanchar!. parem de pensar em voces e pensem na maioria! 2 anos sem corrupçao no governo federal(no brasil.inacreditavel) nosso presidente é uma pessoa correta de bom coração e ta fazendo o melhor! essa raiva de voces e muito triste. tem eleição em 22, ai voces escolham os lulas, dorias, ciros, moros da vida! aceita q doi me

    1. Para o Ricardo, enfiar o dinheiro no cu não é corrupção. Só por isso já dá para perceber o nível da acefalia gadista. Além dos gostos estranhos.

    2. Ricardo,seu merda,VTC 2 anos sem corrupção,Tu é cego seu jumento?O ASNO 171 é BANDIDO desde criançinha.

    3. Não é possível um ser com um mínimo de neurônios pssa falar tanta besteira.Ah é sim boçalnarista.

    4. Acho que prefiro voltar a vota no PT, do que votar novamente no Bolsonaro. Claro, num eventual segundo turno entre os dois.

    5. Santa ingenuidade! O que os olhos não veem o coração não sente. O cara tem um filho corrupto. Imagina a educação que passou pros filhos.

    6. na hora na hora na hora! sem ter como investigar pois o incorruptível mito acabou com a lava jato que o elegeu, e ainda garantiu que no futuro os ladrões dos cofres públicos não sejam pegos. ok não teremos mais corrupção no Brasil kkkkkkkk

  16. incrivelmente, a Crusoé não consegue enxergar e fazer a devida crítica à responsabilidade do inocente útil ou vaidoso - ou ambos - Sérgio Moro na destruição da LJ. Não tenho a menor dúvida de que ele, ao aderir e avalizar por longo período o governo dos notórios e históricos milicianos, contribuiu imensa e definitivamente pelo fim da operação. o lixo da história o aguarda. tchau, ex-querido ingênuo!

  17. O pilar que sustenta o regime de quadrilhas é o stf e stj, onde os capos escapam por decurso de prazo ou outras mandingas, como a simples anulação do processo. Como está tudo "dentro da lei", vamos aprofundando cada vez mais a impunidade dos políticos, organizados em partidos-quadrilhas. Não há candidatura avulsa e nem vida política possível fora dos partidos-quadrilhas, com poucas exceções. A engrenagem partidária forma o quadrilheiro, como a cadeia forma o bandido. O regime se autoreproduz.

  18. O mecanismo começa com golpe militar, que castrou a essência ideológica da vida política do país. Os partidos foram se esvaziando e o fisiologismo, ao cabo de 20 anos, virou o centro ou o centrão das coisas. Sem vida política, os partidos estavam basicamente organizados como quadrilhas. Coma constituição de 88 iniciou-se a impunidade constitucional com as tais cláusulas petreas. E assim fomos caminhando para o regime de quadrilhas constitucional. Amarrou-se a política aos partidos e seus capos.

  19. E a pandemia impede que tomemos as ruas. Essa foi a grande sacada. Que estamos presos em casa. E esse é o motivo pelo qual não teremos vacina. “A pandemia veio pra ficar”. Entende?

    1. É possível mesmo que o Anta tenha medo das ruas.Por isto quanto menos vacina melhor. Mas com certeza vamos vencer esta pandemia e ano próximo voltamos às ruas para chutar este Asno da Presidência.

  20. Excelente Matéria e imenso desastre para a Nação! Não tem como acreditar num país que se rearticula na corrupção de forma tão rápida e tão estruturada! Pobre Brasil!!

  21. Tudo isso se resume na "venda do voto". Acaso votássemos em homens que fazem campanha limpa, nada disso estaria acontecendo. Mas deixamos maus políticos no poder anos d anos... é isso que dá. Sergio Moro tem é que ir embora desse país de ladrões.

    1. Com o sistema eleitoral de hoje no Brasil os políticos honestos nunca chegarão lá o sistema não permite, a gente pensa que vota para dizer que isso é uma democracia, pura enganação. O país está jogado as traças e ratos.

  22. Ás vezes eu penso que estamos no "Show de Truman e o reality é produzido e orquestrado pela Netflix, só pra render mais e mais temporadas de " O Mecanismo". No Congresso, Senado, STF e Executivo só tem artista. O resto está sendo feito de palhaço!

  23. Só com muito sangue, um dia mudaremos essa nação de merda. Os bandidos estão no comando desde 1500. Não vão sair tão fácil. Acreditar que esse ou aquele pode mudar isso aqui é pura ingenuidade. A sub-raça aceita tudo. Aqui é: Cada um por si e Deus contra.

  24. De gente mentirosa, farsante, despreparada, facínora e genocida o Brasil 🇧🇷 se inundou graças aos votos de brasileiros ansiosos por retirar o pt do poder... esse plebiscito do mal não se repetirá nunca mais! Crusoé, continue fazendo seu bom trabalho de esclarecimento.

  25. A mídia podre e o povo aceitando passivamente o enterro da lava jato, é pra acabar com qualquer esperança de um país melhor...

  26. São todos uns F.D.P Um dia este país será acometido de uma revolta geral da população e não sobrará pedra sobre pedra!

    1. pobrinho de ideias! kk isso é desespero! o dorzinho! bolso.22

  27. Quem poderia, em sã consciência, imaginar que passados 2 anos de governo Bolsonaro a republica estaria de bruços ante o centrão? Gilmar Mendes conselheiro da Presidência, Aras como Desmontador Geral e Lyra na presidência da Câmara. E, pasmem, os cavaleiros da Lava Jato apedrejados à moda Gení? Me fez lembrar aquele quadro do Jô Soares: " Tira o tubo... bota o tubo"! E nesse pesadelo de Bergman, como explicar a uma amiga britânica que Sergio Moro agora é traidor da republica? Tiiira o tuuubo!

  28. ATENÇÃO!!! cuidado com o falso Marcelo , é uma pessoa de péssima qualidade e faz mal a saúde mental. Exija o verdadeiro Marcelo, aquele que manda os vagabundos lamberem sabão!

  29. existe apenas um culpado por esse triste fim. A famosa Midia, que por muito pouco jogou o Presidente no colo dos marginais e seus acolitos.

    1. Bolsonaro era o panteão da hosnetidade e da eficiência no congresso. Né?

    2. senhor, o que tem a midia a ver com isso ? poderia me explicar ! Decisão de cada um, estar ao lado dequele acha melhor . A visão que tenho, é qdo descobriu sobre o filho no Rio de Janeiro neste momento acabou o governo, que nem tinha assumido.

  30. Realmente para se ficar confuso. Inicialmente criticavam o Bolsonaro por ele não conseguir uma composição com o legislativo. De fato não havia uma composição mínima que permitisse governar. De cima de meus 70 anos não tinha visto um presidente sofrer tanta interferência do judiciário como este. Agora, para ver se o governo sai do papel, está se compondo com o legislativo. Pronto. Agora dizem estar reeditando o velho esquema. A boa imprensa (boa heim) poderia contribuir com sugestões.

    1. E pensar que tudo começou com uma "simples" rachadinha... Ele poderia simplesmente dizer: até tu, Flavius?, e tocar o barco. Mas preferiu atracar e resgatar Flavius. Mas, sem perceber que era uma armadilha,( ou não) trouxe a bordo toda a velha politica, agora mais podre, mais sórdida, que nunca. E assim se deu o ocaso do capitão... o resto são caracteres de final de filme!

    2. vai aqui uma sugestão: deixe de ser idiota composição é uma coisa, outra é por-se de quatro ao Centrão por medo do impeachment e do xilindró!

  31. Pois é... Estamos igual a tv paga: pagamos uma mensalidade para assistirmos às reprises de forma exaustiva sem o menor respeito ou escrúpulo. Pobre BRASIL!!! Continuo achando que a nossa maior crise é de GENTE.

  32. Francamente, acho muita ingenuidade acreditar plenamente nas palavras de jornalistas tão comprometidos com ideologias e oligarquias empresariais como são os funcionários da Crusoe.

    1. Querido , Precisa conhecer a verdade para libertar da mentira, ou sair do sonho ou acordar e sair da matrix.

    2. Afranio, me desculpe, mas não vi pregação ideológica nessa reportagem, vi relato de fatos. Adoradia se você destacasse da reportagem, o que seria ideologia e não fato. A reportagem, com certeza deve ter erro, pois só erra quem faz, para mim descreveu muito bem a realidade atual. Que pena !!!

    3. Então, mostre que estão errados e tudo isso não é verdade. ingênuo fui eu que elegi o traidor acreditando nas mentiras de campanha

  33. Antes de opinar com maior profundidade, prefiro aguardar a informação da CRUSOÉ referente quais são os 35 projetos encaminhados pelo Executivo ao Congresso. Façam uma matéria à este respeito por favor.

  34. Crusoé para ser legitimada nos comentários deveria colocar a opção like e deslike. Todos poderiam apoiar quem está escrevendo o quê. Algum receio de fazer isso?

  35. É realmente uma situação caótica. Houve uma renovação surpreendente do congresso nas últimas eleições. Pensávamos, em nossa ingenuidade, que a esperança garantia essa renovação para um Brasil melhor. E o que aconteceu? Uma renovação regressiva, piorada...o Novo viciado pelo que tem de pior no Velho: corrupção, conluios, alianças espúrias, mentiras, perversão, abuso do dinheiro público em benefício próprio... Só há uma saída no momento: tomar os devidos cuidados e ir para a rua!

    1. Concordo e engajar os procuradores bons para continuarem o trabalho difícil da lava jato.

  36. Que tristeza saber que chegamos tão próximo de um país menos corrupto. Agora está afogado novamente na corrupção graças a esse presidente genocida e quadrilheiro.

  37. A destruição de uma força tarefa maculando a imagem daqueles que realme queriam a verdadeira e real justiça deu seu último golpe. E infelizmente muitos brasileiros desinformados acusam agora os únicos que ajudaram o país.

  38. Excelente!Reproduz com mta autenticidade e clareza o que acontece nesse governo!Como fomos ludibriados!Nem o PT conseguiu tamanha desfaçatez!

  39. Na minha míope visão de política, a imprensa de modo geral, fora as exceções de praxe, é o principal responsável por este cavalo de pau, dado pelo presidente. Desde o primeiro dia de governo os ataques foram pessoais e direcionados para quebra da governabilidade. A coroa é de vocês. Divirtam-se com ela.

    1. O problema de se fazer comentário aqui é que não há debate e sim combate. É a primeira vez que o faço e os dois que leram, tem dificuldades de interpretação de textos e vieram com suas metralhadoras de jatos de água. Pasmem!

    2. vá a um oculista e a um psiquiatra, talvez haja cura para vc!

    3. Míope é pouco Jair, você está sendo condescendente consigo. Na sua visão, não existisse imprensa, não se desse conhecimento de ações do PR, voilá, estaria tudo bem. Não é ingenuidade, é pura desonestidade intelectual.

  40. Tristeza . Com Aras e agora esse Lira, o MECANISMO voltou com toda a força . Deram até uma festa, onde 300 pessoas aglomeradas e sem máscara comemoraram a volta da picaretagem sem limites . Com seu apetite de leão o famigerado Centrão vai devorar o que resta do medíocre governo Bolsonaro

  41. Já que essa Crusoe passou a ser um foro anti Bolsonaro, uma vez que quem não o antipatiza e o odeia é taxado de “coisa ruim”, eu indago: dentro da REALIDADE ATUAL quem é o bom ?

    1. Nao é função do jornal mostrar a saida, e sim noticiar fatos e com os fatos as pessoas criam saidas.

    2. Compartilhe esse conteúdo utilizando as ferramentas de compartilhamento oferecidas na página ou pelo link: https://crusoe.com.br/secao/reportagem/a-volta-do-mecanismo/. Nossos textos, fotos, artes e vídeos são protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo da revista em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Mare Clausum Publicações Ltda.

    3. Quando não se tem, sequer, coragem para expor suas preferências, não se devia criticar tanto quem é sincero.

    4. Quando não se tem uma resposta, é educado se calar.

    5. Respondo com outra pergunta: por quê temos de escolher entre o que está aí? Não precisamos cair em dualismos. Há vida além de PT e Bolsonaro!

    6. Ou poderíamos perguntar como saímos desta? Saber que as castas se implantaram no país não é novidade , precisamos ter um jornal que indique as saídas , estou pedindo muito?

    1. ele tem vcs que o idoltram . vai perder igual ao trump, qualquer um e melhor sabe o porque ? ele nos usou dizendo ser honesto e que iria fazer o país grande, e vez? Não teremos 22 com este senhor, o que ele vai conseguir e a volta da esquerda.

    1. Como se isso resolvesse! Não votar é reforçar os que não prestam. Mas votar em quem, né?

  42. Impressionante a ingerência do "Candinho" em todas as instituições. Tá tudo dominado? Não, o panaca só tapeia os bolsominos alienados e burros como ele, votos insuficientes pra vencer em 2022.

    1. os golpistas são hábeis de iludir os que não são!

    2. Meu sentimento é de "vendeta" temos encontro marcado com esse traíra em 2022.

    3. Nós não somos enganados, somos tratorados sem a menor dó.

  43. Como no seriado cujo nome é mecanismo. estaremos sendo roubados para sempre. a solução é churrasco grátis por um ano a todos os brasileiros.

  44. E, quem algum dia imaginou?, CRUSOÉ contribui para a volta do mecanismo com a obsessão em derrubar Bolsonaro da presidência da República.

    1. Na sua visão e esconder debaixo do tapete, (e saber que a mulher traia todo dia, e continuar a dizer que não é verdade ? ) É assim que pensa , respeito .

    2. quanta tolice! e no seu caso José , é ma fé mesmo!

  45. Depois de tudo o que A mídia fez pela Lava Jato (leia-se prisão política de Lula) é muito injusta a dissolução do grupo de Curitiba. Pior é que, enquanto isso, o Bolsonaro põe fogo no parquinho.

  46. O estrago causado por Bolsonaro é imenso! A eleição dele foi um verdadeiro tiro no pé para o povo brasileiro. Impossível visualizar o que vai acontecer ao país daqui pra frente. É inacreditável que pessoas como Gilmar e Aras estejam dando as cartas no atual momento. Há 6 anos atrás não poderíamos prever um futuro tão negro.

    1. Calma, daremos o troco em 2022 a esse energúmeno, teleguiado pela máfia dos corruptos unidos pela impunidade.

  47. Se diante de tudo que aconteceu nada for feito pelos mov. sociais, juristas sérios, lideranças políticas(do bem), religiosas e empresariais, nada mais nos resta. Hoje sabemos como tudo acontece, a LavaJato (única chance que tivemos de passar o Brasil a limpo) mostrou a todos e de forma muito clara, como agia essa Orcrim (cuja séde fica no coração dos três poderes da República). Aceitar que tudo volte a ser como era antes mostrará o tipo de povo que somos. Um povo que não deu certo como Nação!

  48. Voltamos a estaca zero! Tenho nojo dessa gente! Esse país foi, é e continuará sendo um buraco sem fundo. É aquela velha piada: o país é lindo mas vai ver o povinho que está lá...

  49. Povo nas ruas o mais rápido possível. so com pressão popular para arrumar essa bagunça. 2022 esta chegando e vamos ter mais uma oportunidade de trocar grande parte desses 300 deputados e 40 senadores enrolados com a justiça, dar um jeito no STF , aprovar a prisão em 2 estancia, acabar com a teto da bengala, e acabar com foro privilegiado, e trazer a Lava Jato de volta e mais forte. O dia que investigarem os mais de 1,000 processos prescritos todo ano no STF e cruzar com os nomes dos advogados ..

    1. Tem que haver 100% de abstenções ou 100% de votos nulos. Me sinto um babaca indo votar. O consolo é que anulo meu voto com gosto

  50. a mesquinhez de pensamento de quem perdeu e não aceita é típico de mentes insanas que para estar presente e não cair no ostracismo procura subterfúgios para não ter que admitir a realidade, almas pobres.

    1. Difícil até pra ler os comentários! Esse babaca que responde a todos os que pensam diferentemente dele,chama a todos de idiota, é um grande exemplo de ódio com os diferentes.Você, ô petista inconformado,para de destilar seu ódio menosprezando os outros,seu hipócrita ! Respeite os demais.Somos todos brasileiros e cada um tem o direito de pensar diferente

    2. pelo jeito você não perdeu.... nos diga o que vc ganhou mane

  51. Ainda estão acrescentando ao mecanismo mais uma engrenagem: as armas. Excrescências em todos os poderes. Difícil ter esperança.

  52. Bolsonaro Cavalo de Tróia, finalmente ele com o seu Aras petista conseguiu lavar a jato e de quebra deu o país para o Centrão

  53. Leiam o livro Catimba Constitucional*, do Rubens Glezer, para vcs o altíssimo risco que estamos sofrendo de voltarmos ao tempos ditatoriais. *Nem conheço o autor. Não tô ganhando nada.

  54. Vai aqui um vlho ditdo: "À mulher de César não bsta ser hnesta,deve parecer honesta". Moro parecia honesto. Parecia... Todos nós,sem exceção,cometemos algum tipo de desonestidade. Daí qu'eu digo:um indivíduo é tanto mais honesto qto menos desonesto ele for. Apesar d Moro ter cometido atos desonestos (a vaza-jato está aí para provar,por mais que a Crusoé chore o roubo das msgs),a culpa primrdial plo fim da lavajato é dele!Aqule grpo do Tlegram não dvia ter existido!!! Hckrs sempre vão existir!!

    1. JOAO, GGGGGAAADDDDDDOOOOO do c aaar. aaaaaa. llllhhhooooo!

    2. Eu acredito em Moro tem minha confiança, não confio em alguns ministros do STF que rasgar a constituição pra livrar seus bandidos de estimação . bolsonaro foi o maior estelionatário das eleições, mais o quer esperar de alguém que passou 28 anos na câmara e nunca fez nada ! FORA bolsonaro e sua cateva! lena

    3. para este imbecil do joao não basta ser desonesto tem que parecer desonesto assim como os malufistas acreditavam que ele roubava mas fazia. Volta para o seu reduto de pilantras e mal intencionados que já provaram ser desonestos e não só parecem ,são.

    4. Moro não cometeu erro nenhum, Moro conseguiu o que ninguém pensava que algum juiz fosse conseguir nesse país: 1. colocou na cadeia dois picaretas poderosos: Lula e Marcelo Odebrecht; 2. revelou ao país a verdadeira face de Dilma e suas mutretas para salvar Lula; 3. criou a maior força tarefa contra a corrupção que esse país já teve. Por esses 3 grandes feitos deveria receber o agradecimento e as homenagens do povo brasileiro ao invés da inveja de detratores corruptos e boçais!

    5. Se Moro tivesse cometido algum excesso não teria todos os seus vereditos confirmados em instâncias superiores e as penas até aumentadas. O brilhante ex juiz, mesmo brilhante é humano sim, e por isso passível de erros, muito embora a ele nada tem sido perdoado, e aos bandidos tudo esteja sendo "justificável", ainda parece mais difícil para a esquerdalha maldita e aos Bolsonaristas dementes, reconhecer o grande serviço que Moro prestou à Nação, quer queiram, quer não! A história dirá os fatos!!!

    6. Moro deveria ter sido punido pelos erros e abusos que cometeu. E deveria ter continuado juiz. Ter aceitado largar a magistratura para se tornar ministro de um presidente que é declaradamente a favor da tortura e tão ou mais mentiroso que Trump foi o fim da picada. Eu preferia Moro como juiz, ainda que cometendo algumas pouquíssimas desonestidades.

  55. Os antas gonistas esqueceram-se de que não pode deixar o adversário sem opção. Aí prevaleceu o ditado americano, se não consegue vencer seu inimigo, alie-se a ele. Tai grande imprensa marrom o prato predileto que vcs querem comer.

  56. C. Enquanto os BANDIDOS aboletados nos três poderes garantem a impunidade dos seus cúmplices e destroem os agentes públicos que ousaram enfrentá-los idiotas extremistas, manipulados pelos donos do poder, seguem Na sua versāo tupiniquim da Guerra Fria.

    1. Muitos inocentes morrem numa guerra, o que não é bom, mas acontece. No caso do Moro, estava diante da maior quadrilha do mundo, a corrupção comendo solto, um ministro caindo toda semana, a ladroagem estava vorás, escancarada, nem se importavam mais se com o judiciário. Alvo deveria ser feito para estancar tudo isso, uma guerra. Assim se, eventualmente, o Moro não seguiu rigorosamente o rito processual adequado e ético, o fez em defesa da Nação. Seria como aprovar vacinas de forma emergencial

  57. Esse é o retrato fiel de nossa "democracia ", que apenas serve para privilegiar a elite. Tá na hora do povo reagir e exigir fim de nomeações profissionalizando toda a máquina; acabar com foro privilegiado; acabar com fundão dentre outras coisas.

  58. CIRCO DOS HORRORES Só podemos chamar assim, aquilo que o Bolsonaro instalou no país. Não vejo mais na sociedade o grito de basta, o desfile das camisetas verde e amarelas. Quem pode acordar o gigante adormecido?

  59. O país é vítima da mesmice, há décadas. Outras décadas, virão. Assim caminha e continuará caminhando o país.Por alguns anos tivemos um sopro de esperança contra a famigerada corrupção. Agora, o processo de demolição da lava jato segue em ritmo acelerado.Essa é principal missão desse PGR.Serve a dois senhores ao mesmo tempo; a Lula e a Bolsonaro, com um só golpe na lava jato. Felizmente, não houve a hipocrisia de louvar o hino nacional brasileiro. Poupou-nos, disso.Só festa.

  60. infelizmente é um retrato fiel do que está acontecendo no Brasil. Bolsonaro consegue ser pior que o lula. O mal venceu no Brasil. Congresso Nacional, o patriarca das Rachadinhas e candidato a ditador, parte do Supremo, partidos políticos e até a PGR, todos unidos contra o bem

    1. Uma vergonha total e um desprezo total pelos brasileiros

  61. Até hoje só foram eleitos no Brasil aqueles bem falados pela “grande imprensa nacional”, e foram decepções repetidas. Pela primeira vez isso mudou.

    1. não, a decepção é a mesma. de resto seu texto é falacioso.

    2. Afranio, você está aqui a mando de alguém ou de seus próprios interesses? Raciocine que você mesmo será vítima da volta dessa política cretina

    1. Se liga, Afrânio. Bolsonaro decepcionou muito! É hora de deixar de lado seu político de estimação e de pensar no país.

    2. Então vamos falar bem: Ele é bem hipócrita, bem safado. bem mau caráter, bem traidor, bem asqueroso, bem mau educado, bem inconsequente e defende bem a própria família!!! Tá vem assim Afrânio??? kkkkk...

    1. ô falso marcelo, deixe de ser imbecil! fazer campanha p Moro no momento só aumenta a confusão o que é bom pro presidente fascista e seu bando. pare de palhaçada. deixe de ser otário!

    2. esse não sou eu. ainda não há como saber, é o que acho.

    1. Concordo com vc. Mas já pensou virar gado e ficar feliz pensando q estamos numa ilha de fantasia? Ainda bem q temos Crusoé

  62. Acredito que vamos voltar às mesmas roubalheiras dos tempos do PT, mas com uma agravantes, os políticos de plantão vão se certificar que nunca mais exista uma Lava Jato que os impeça de alguma coisa. O presidente bolsonaro foi a pior coisa que poderia ter acontecido com o Brasil. Não vejo mais salvação para o nosso país, a esperança que tínhamos de ter um país decente foi enterrada de vez com o término da Lava Jato e com a entrega do governo par o Centrão. E viva a corrupção e os desmandos!

  63. Como diz o ministro Luis Roberto Barroso em seu livro “Sem data venia”: “Nós não somos atrasados por acaso. Somos atrasados porque o atraso é bem defendido”.

    1. o atraso é funcional e paga bem. dificil mudar isso sem paredão!

  64. Traição à aspiração por mudanças manifestada pelos eleitores. É preciso voltar às ruas contra a corrupção . Vergonha.

    1. não há duvida que protestos nas ruas são a única coisa capaz de alterar minimamente o curso dos acontecimentos! desejo muito boa sorte aos empedernidos que buscarem este caminho. infelizmente não tenho mais nenhuma esperança que o brasil mude nos proximos 50 anos ( nem talvez nos 50 seguintes) somos um pais defeituoso, autoritario e dissimulado, regido fundamentalmente pela lei de gerson, onde a mentira, a falsidade e o mau-caratismo fizeram sua morada.Nada de bom sobrevive aqui.uma podridão só!

  65. Entre tolos conservadores iludidos e burros progressistas enraivecidos prosperam os corruptos oportunistas agradecidos! A pop. brasileira, em sua grande parte, está mais por fora que umbigo de vedete e mais ferrada que cego em briga de faca. Mas não é apenas vítima mas também cúmplice. Afinal aqui todos , mas todos mesmo, com pouquissimas exceções, entre os quais não me incluo, acredita que, sendo a farinha pouca, o meu pirão primeiro!!! É o país do compadrio e do"sabe com quem está falando"!8(

  66. Bolsonaro venceu? Lula venceu? O Centrão venceu? O PGR venceu? Kassio, GM, Lewandowski e Toffoli venceram? Então eu pego minhas roupas de bicho grilo, coloco num embornal e vou embora? Ou pego minha 380 e já era? Você está numa estrada e de repente percebe que um ônibus caiu na ribanceira. Você para o carro e desce. Pessoas gritando, chorando, mortas. Sangue por todo o lado. Você têm 30 seg. para ficar perplexo. Depois desses 30 seg., é ir para cima e fazer o seu melhor. Eu vou dar o meu melhor.

    1. não sou mentiroso, falso marcelo! trabalhava em uma estatal que foi destruida pelo aparelhamento petista em 1 mês. vá lamber sabão, imbecil!

    2. esse marcelo é um mentiroso ninguem ficou infeliz no primeiro mês do governo Lula até porque ele era só paz e amor este marxelo esta se fazendo de Madalena arrependida

    3. boa sorte, amigo! admiro sua resiliência! não tenho esse estofo! estou derrotado! desisto! lutei contra a ditadura, votei no lula no 1º mandato ( arrependi-me no 1º mes do (des)governo), acreditei que a Lava Jato ia durar! Sou um tremendo idiota !!!

  67. Concordo com muita coisa que foi dita. mas jamais vai se ver neste país tanta roubalheira. pode ter certeza o país não vai voltar para ser uma venezuela, Nicarágua, uma cuba . viva os policos que querem dinheiros para seus estados, beneficiando seu povo e não para seus bolsos. parabéns meu presidente. Agora vai ser mais facil governar.

    1. você é daqueles do " deixem o presidente trabalhar" , se for um assalariado a serviço do miliciano até dá para entender mas se é um desses que teme o "comunismo" é de estarrecer. a burrice é incurável. uma doença degenerativa do cérebro, que resulta num tipo de mal da vaca louca. os que dela sofrem levam suas vidas pastando. como você!

    2. Francisco, quer contribuir para o debate? cale sua boca bovina. Quer ajudar o Brasil? Dê um tiro em sua cabeça de merda! De resto vá lamber sabão, seu idiota!!!

    3. Bolsonaro no que tange a corrupção, avançou ainda mais que o PT. O PT sistematizou a corrupção no Brasil, mas foi descoberto pela Lava Jato. Bolsonaro e o Centrão podem roubar sem serem incomodados. Esta tudo dominado, como disse a matéria. Mas quando eu me sinto mais fraco, é que eu fico mais forte. Se não temos instituições e autoridades para preservar o que é nosso, temos inteligência e recursos humanos para fazer esse trabalho. Se cuida bolsonarista cretino. O mecanismo não vai voltar.

    4. Bolsonaro no que tange a corrupção, avançou ainda mais que o PT. O PT sistematizou a corrupção no Brasil, mas foi descoberto pela Lava Jato. Bolsonaro e o Centrão podem roubar sem serem incomodados. Esta tudo dominado, como disse a matéria. Mas quando eu me sinto mais fraco, é que eu fico mais forte. Se não temos instituições e autoridades para preservar o que é nosso, temos inteligência e recursos humanos para fazer esse trabalho. Se cuida bolsonarista cretino. O mecanismo não vai voltar.

  68. Tem cara de pato. Tem pena de pato. Tem Bico de pato. Anda como pato, mas não é pato. 302 votos no condenado Lira e os 300 pelo Brasil da Sara Winter, não é pato. A diferença? 2.

    1. Muita, José. Muita! E uma tristeza do tamanho do mundo!

  69. Chega a dar aflição ler esta matéria. Temos que ir às ruas mostrar a nossa força, caso contrário estes desmandos irão se perpetuar em detrimento de cada um de nós

  70. Concordo com a afirmação”está td dominado”!Esse governo é uma fraude eleitoral!Está fazendo td o que gritava aos quatro cantos,que era contra!Traição sem precedentes!

  71. Lamentável. A Lava Jato, muito odiada pelos meliantes extremistas, de todos os lados, apesar dos oponentes envolvidos, conseguiu com muito custo recuperar muitos bilhões ao Brasil. Muitíssimo mais poderia ser ainda recuperado se não fosse extinta: Destino semelhante ao da operação italiana Mãos Limpas. Pé atrás ou pulo de gato ante todos os que são contra o combate à corrupção. Olho vivo!

    1. e pé na tábua! pois eles estão vindo pra cima com um olhar assassino. os predadires cheiraram o sangue, serão implacaveis em sua destruição do novo, do bom e do justo.

  72. Esse é o retrato da republiqueta bananeira, só mudam as quadrilhas. Brasileiro é ladrão por natureza, e adora os Ademar de Barros, Malufs, Lulas, dilmas, Lupions, Gilmares, Toffolis e outros velhacos que dominam os poderes por aqui. Salve, salve pátria amada. apscosta/df

    1. salve no sentido de salvar ( e não de saudar) não é?

    2. Lembro bem de meu pai, que teria 102 anos, usar sempre a expressão “esse país é uma republiqueta”.

  73. Total desesperança. Espero a força de um candidato em 2022. Na verdade a força de um presidente com seu vice. Tenho uma dupla preferida e perfeita. Ana Cristina

    1. Se Jesus Cristo fosse eleito Presidente do Brasil seria deposto no primeiro ano pelos politicos brasileiros.

    2. deixe de tolices... o mal ( e o mau) é legião! dois santos não serão capazes de apagar esse inferno.

  74. O Brasil está mais do que nunca na mão dos bandido! Quem votou em Bolsonaro contra o pt como eu,não jogou seu voto na lata do lixo e sim na privada!

    1. e também para não confundir. no caso tanto faz: seja pública ou seja privada está tudo uma m³rdą !!!

    2. concordo, mas à privada prefiro latrina, é mais sonoro!

  75. Embora seja uma reportagem competente e clara como água é um cenário completamente desolador e desesperador. Eu cresci vendo escândalo atrás de escândalo e quando aconteceu os eventos de 2013 acreditei que uma chance do pais dar certo, mas esta claro que continuará a ser uma ditadura da corrupção.

    1. É, acho que não tem jeito mesmo não! é tiro, facada e bomba no brasileire de bem ( mas não nos de bens)

    1. e desde quando matar essa gente resolve? sempre haverá outros vagabundos a ocupar-lhes o lugar, de pronto. melhor gastar o dinheiro das bombas em gastos com educação, e talvez, daqui a 20 anos aconteça alguma melhora. enquanto isso vamos procurar a caveira de burro que enterraram lá.

  76. EPITÁFIO Ah, minha Lava jato Quando vi você chegar Senti o meu coração apressado Todo o meu corpo tomado Minha alegria voltar Não posso definir aquele azul Não era do céu, nem era do mar, mas Foi um rio que passou em minha vida E meu coração se deixou levar...... Velhos tempos......Belos dias.....

    1. e o papa, argentino! entendeu agora? ninguém é por nós e todos os corruptos contra nós! e se ajoelhou, vai ter de rezar! Deus me livre!

  77. O Brasil é um país fantástico, mas carece de melhor organização dos eleitores que realmente carregam essa nação nas costas. Em primeiro lugar há que se fugir da polarização esquerda versus direita, hoje predominante nos meios políticos. A busca principal deverá ser a favor dos interesses nacionais, não interesses de grupos esquerdistas ou direitistas. Outra coisa é o foco. Ao invés de se procurar por um salvador da pátria deveríamos renovar o Legislativo, único poder capaz de promover reformas.

    1. fantástico em se iludir! bela escolha de adjetivo. um fantástico show da vida! plim plim!

  78. “Cria cuervos y te sacarán los ojos” (crie corvos e eles te arrancarão os olhos) Que seja esse o destino do Capetão alimentando os corvos do Centrão.

  79. “Cria cuervos y te sacarán los ojos” (crie corvos e eles te arrancarão os olhos) Que seja esse o destino do Capetão alimentando os corvos do Centrão.

    1. Dou força, baixo despacho sem economizar na marafa e na pemba!

    1. parece-me mais do que simbólica, muito concreta, mas vou ler. obrigado pela indicação.

    1. de quem? há militares no brasil? só vejo vagabundos preguiçosos e funcionários publicos desmotivados entre os fardados. Ser militar é um chamado. No brasil apenas sinecura. Perderam toda uma tradição heróica e nacionalista, que havia! mas pelo menos parece que aprenderam como corporação a não se meter mais onde não devem. Militares (e oficiais é bom lembrar- pois a soldadesca come [email protected]) corruptos e oportunistas são apenas...corruptos e oportunistas!

  80. O caso é grave. Sugiro à equipe da extinta Lavajato que se mude do país. Se ficarem aqui arriscam comprometer não apenas sua vida, mas de seus familiares. O país está tomado pelo crime organizado. Tudo institucionalizado. Não é brincadeira. Nem no México pode ser pior.

  81. “Nunca encurrale um oponente sem deixar um ponto de escape, ele lutará com forças (muito) além das que possui”. Sun Tzu.

    1. Bem lembrado! e do mesmo: "toda guerra é ganha pelo ardil" (vide Maia traido por Acm neto) e ainda "não se deve travar batalhas que de certo não podem ser ganhas" (moro no governo do miliciano)

  82. BOLSONARO “PERSONALIDADE em CORRUPÇÃO e CRIME ORGANIZADO do Ano!” FAMÍLIA BOLSONARO promoveu retrocessos na luta contra a CORRUPÇÃO que nem mesmo Dilma e Temer ousaram! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

    1. Governo repugnante, conta ainda a ser favor a pandemia que tira o povo da rua. Bolsonaro não sairá impune, assim como surgiu Sérgio Moro há de surgir uma esperança em meio ao mar de lama que estamos submersos.

  83. Bolsonaro fez o que o PT queria e não tinha coragem: acabar com a Lava Jato e dominar as instituições de controle. Se não tiver impeachment, vamos ter de derrota-lo no voto, como os americanos fizeram com Trump.

    1. “Cultura individualista norte-americana”. Certamente a maior imbecilidade já proferida nas áreas de comentário desta revista. Aliás, Marcelo, vai procurar outra ocupação. QUE MALA!!!

    2. os norte americanos, em que pese tudo que contra sua cultura implacavelmente individualista, vivem sob o império da lei. nós, ainda no império do rei " l'etat se moi" algumas centenas de anos ( luz) atrás. Não se iluda. Não haverá impeachment ( por culpa do Maia, que agora deve estar se roendo). Foi-se também a frente de oposição de 2022, com poucas chances de se recompor. A unica chance será um racha( ou vários) no campo reacionário ( numa briga pelo botim?) mas não creio. Ou et's, finalmente!

    1. Daniel... vá lamber sabão! e ninguém fala mais "rentista" não recebeu o ultimo memorando da agremiação?

    2. ..orra, chapa.. tu que tens uma visão alopradamente vendada, deves ou ser do esquemão da patifaria, q se beneficia sempre dos tradicionais desvios, ou és um beócio, o que é pior.. esta república de banana voltou pras mãos do metralhas, petralhas ou coisa que os valha. apscosta/df

    3. Sem fiscalização, toda corrupção encontra-se nas sombras. Oh povo besta brasileiro

    4. Dinheiro desviado escondido entre as nádegas. O governo passa vergonha até quando se trata de corrupção.

  84. Ha tempos a faltado “comentários” no comando do Exército de um Gen. Villas Boas, para brecar essa destruição feita por um presidente que se elegeu para dar continuidade, acaba com a esperança dos brasileiros. Vergonhoso pois as FAs eram nosso única esperança.

    1. As forças armadas estão em grande número no governo Bolsonaro, são cúmplices

  85. O legislativo comandado por corruptos, o judiciário atuando como militante partidário, um presidente estelionatário, covarde e um exército cheio de comandantes frouxo só nos resta o povo acordar e partir para um revolução pacífica para que esses vermes deixem o poder, 2022 está próximo vamos votar com consciência para reduzir ao máximo os corruptos no poder.

    1. Revolução pacífica, é "ótimo".. quaquaqua.. apscosta/df

    2. Me diga ai como reduzir a corrupção...votando?!? houve mudança de mais de 60% do congresso...é meia duzia de VAGABUNDOS que tocam tudo por la...revolução pacifica?!?!? Tamo é fu...aqui so na bala...

  86. mas o principal causador é o Congresso com as leis de abuso de autoridade e outras atrocidades e o STF que patrocina tudo isso e da a benção. Além de soltar todos a bandidagem.

  87. Vocês cansaram de criticar Bolsonaro por não fazer política. Agora chupem, ou existe alguma forma de fazer política neste país que não seja trocando favores com o congresso . Esta constituição foi escrita por parlamentaristas o presidente está literalmente na mão do congresso . Agora acho que o executivo terá alguma chance de aprovar reformas.

    1. Distribuir 3 bilhões de reais do nosso bolso aos deputados de merda é de mau caratismo escancarado. O recrudescimento do famoso e conhecido "mecanismo" foi permitido pela parcela de novos deputados eleitos para mudar o congresso. É de causar insônia e perturbação mental. Estamos apenas desorientados. Vamos reagir com a volta do povo às ruas.

    2. vá lamber sabão seu imbecil! clentelismo é negocio e não política. chupe vc e lamba também seu asqueroso conivente desta tragédia!

    3. Isso não é fazer política, isso é fazer "velha política". Ou seja, corrupção institucionalizada. Chupa a tua bunda! Bozopetista de merda! Aprovar reformas? Só se tiver bala na agulha para continuar comprando o congresso com bilhões para cada projeto aprovado. Vai sonhando que o Lira e o Pacheco vão jogar no time do Bozo, eles jogam no time dos congressistas corruptos que querem bilhões e cargos em troca de cada apoio dado ao governo.

  88. OS CANALHAS VENCERAM! O QUE FAZER CONTRA ESSA PODRIDÃO DE TODOS OS PODERES DA REPÚBLICA? DEUS NÃO É BRASILEIRO, ALIÁS QUEM DISSE ISSO? NA VERDADE QUEM ESTÁ NO COMANDO É SATANÁS POR ISSO ESSA PORCARIA DE PAÍS SERÁ SEMPRE SUBDESENVOLVIDO POBRE E MISERÁVEL.

  89. Ótima matéria. Mas acho q falta destacar segmentos econômicos q "pautam" legislativo, executivo e judiciário de acordo com seus interesses. Bancos, Construtoras, Indústria Química, Montadoras, etc. As prioridades são deles, não do país. O q Gustavo Franco chamou de "capitalismo de quadrilha". A lava-jato tocou em alguns segmentos e desvendou o esquema internacional q Lula montou com BNDES e Odebrecht. O Estado é o escritório operacional dos interesses. econômicos. Nós os inocentes úteis.

  90. dos brasileiros honestos para a Lavajato e seus Heróis Nacionais, que nos mostraram o que acontece no Brasil e que ninguém deve estar acima da Lei: "Nunca tantos deveram tanto a tão poucos."

  91. Não se podia esperar outra coisa. O presidente não possui autoridade suficiente neste sistema político-jurídico institucional podre que nos usa como hospedeiros (somos os famosos patos citados pelo Paulo Guedes), para impor quaisquer arrumações. O "mecanismo" é mais forte, deixando a impressão, infelizmente, que só um regime de exceção a ferro e fogo poderia eventualmente liquidá-lo.

    1. Ainda bem que o Bozo não tem tanta autoridade como você bem disse. Do contrário o Hugo Chave brasileiro já teria deixado esse país muito pior do q já está. Bozo não quer um país melhor, Bozo quer é salvar o pescoço dos filhos corruptos e o dele próprio. Essa imagem de homem probo e honesto já caiu por terra. Só o gado idiotizado ainda idolatra esse pulha.

  92. Um lindo Presidente Moro, sonho da Crusoé, o que faria para governar com um Congresso desses? Faríamos uma ditadura udenista? Bolsonaro só fez o que os governos estáveis vem fazendo, na Nova República, desde Sarney. Talvez possamos advogar uma redentora com uma junta ditatorial composta por procuradores, juízes probos, tecnocratas dedicados, auditores da receita do TCU, etc. Ou implementamos o parlamentarismo. O que os senhores acham?

    1. O Parlamentarismo, sozinho, não resolve. São necessárias outras mudanças (inclusive a representatividade parlamentar) que não serão conseguidas 'no voto'. Estamos um beco sem saída.

  93. Os rabo presosconseguiram acabar com a Lava Jato, as ratazanas festejam aliviadas. Ingratos, a Lava Jato, a oportunidade única de excluir a máfia do Pt do governo e a oportuna facada, foram fatores determinantes na vitória do insano "Minto".

  94. Que tristeza, mas sabíamos que a podridão está em todos os poderes , mas o mais nocivo ao povo brasileiro é claro é o judiciário encabeçado por um STF com a configuração mais nefasta da nossa história que está destruindo o futuro de gerações. Contra ele não temos a quem recorrer.

  95. Voltamos a falar de ministérios com porteira fechada na maior naturalidade que a corrupção produz nos podres poderes da república

  96. O vetor dessa desgraça tem um sobrenome. Pedra cantada , que os imbecis ,cegos pelo fanatismo e orquestrados por uma manipulação virtual, insistiram e insistem em apoiar, numa passionalidade patológica. Fracos de raciocinio, tangidos por um medo fabricado, deram à corja latente no poder o sinal para ressurgir com toda plenitude. "Parabens", gado, que seguindo o berrante nos levou a todos para o matadouro, atraves a manipulação ignorante e subserviente dos sugestionáveis.

  97. O Câncer que estava contido pela lava jato voltou com toda força e nos deixa em estado terminal de impunidade e corrupção.

  98. Revista mentirosa. As investigações foram movidas para o GAECO. Sobre ex juiz, que sempre protegeu os corruptos do PSDB na lava jato, a revista não fala nada.

    1. Bozomerda, o "ex-juiz" não era o responsável pelos processos dos caciques do PSDB. E esse lance de mover a lava jato para o GAECO é claramente para asfixiar a mesma sim. Só um bozomerda rendido ao modus operandi petista para vomitar tal insanidade. Paulo, vá comer mortadela vermelha e deixa a gente em paz!

  99. Não suporto esse chororô!.. ai.. perdi as esperanças.. ai.. coitadinho da gente!.. A maioria aqui, acredito, votou nesse boçal. Tinha opção ? Agora fica esse negócio de botar todas as esperanças do SuperMoro.. como se sozinho ele fosse capaz de resolver tudo. Quer mudança ?.. comece a partir de vc. Se olhe no espelho e veja se tudo que está aí não é reflexo.

    1. Gustavo você é um idiota da objetividade. vá lamber sabão!

    2. O Dr. Sérgio Moro realmente não conseguiria resolver tudo sozinho, mas, com certeza incomodaria muita gente que tanto fizeram que ele está fora. Quem saiu perdendo não foi o Moro fomos nós brasileiros que nunca tinhamos visto tantas pessoas envolvidas em corrupção sendo presas e tendo que devolver em parte o que levarão.

  100. E temos Presidente ? Oras , além de não saber de nada, diz bobagens sob a tutela do cargo. Passou da hora de mostrarmos que há brasileiros indignados e envergonhados. Ele já destruiu o Brasil. Este é seu legado.

  101. Acredito que o "mecanismo" nunca esteve fora. Estava adormecido, um pouco pela atuação da Lava Jato. Como era previsto lá atrás, quando as investigações chegassem nos políticos, nada mudaria. Triste fim do nosso Brasil. Acordem brasileiros!

  102. Pera aí ?.. o que que mudou que já não estava?! .. não estou entendendo. Rodrigo Maia do DEM (centrão ). Estava sentado em cima de 64 pedidos de impeachment. Davi Alcolumbre... pqp... agora apenas estão sendo substituídos por outras farinhas.. o saco é o mesmo. Quem não se lembra daquele Inocêncio de Oliveira, escravocrata que presidiu a câmara.

    1. Como? Apagar a luz?? Quaquaqua.. aí vai se ferrar.. vai tropeçar na escuridão e se esborrachar no chão.. apscosta/df

    1. Obs.: ou esse comentário contém ironia ou foi feito por um anencéfalo...

  103. Voltamos as trevas, pobre Brasil, fomos dominados pelo demônio e não vejo luz no fim do túnel. Perdi 😢 as esperanças.

    1. Depois de ficar passando pano para todas as trairagens do genocida presidente, agora vem o bozomerda chorar pelo leite derramado.

  104. Maia, Alcolumbre, Stf ET caterva tentaram destruir o Brasil, Bolsonaro hoje está tentando limpar a merda que eles fizeram, o papel higiênico não é dos melhores!

    1. kkkkk que pensamento ridículo. O Bozo está completamente arriado para os corruptos poderosos. Tem rabo preso e alma vendia. Não quer limpar nada, só quer se sujar mais ainda as custas da vida de brasileiros. Engordou o gado em 2019 e 2020, agora chegou a hora do genocida começar a abater o seu rebanho. Mas como o gado é doutrinado, vai para a fila do abate todo feliz, enrolado na bandeira do Brasil e fazendo o sinal da arminha. Ou seria o sinal do Lula Livre? Pois agora é difícil diferenciá-los

  105. o quer tem sido feito nesse congresso e governo eleito em 2018, com a bandeira da mudança e combate a corrupção é aviltante!! voltamos a um patamar pior que 2014 !!! hoje a lava jato não conseguiria nem começar !!!

    1. ARTHUR, perdão! Por um momento achei que estava falando do Dr.Moro. Mas relendo seu comentário percebi que a sua referência a juiz parcial se destina a outro togado.

    2. Quando a gente acha que nada pode ser pior que um mortadela petista, eis que surge o bozolulista. Arthur, tenho pena de você.

    3. Se torna mais estarrecedor ainda quando vimos os brasileiros acreditarem na esparrela de juiz parcial e vaza jato. Sem apoio popular não venceremos nunca a corrupção

    4. Concordo inteiramente com você, Monica. Não dá para entender. A passividade do povo brasileiro e uma imprensa sem pensamento crítico que se limita apenas a comentar as notícias do dia-a-dia. Legislativo, Judiciário e Executivo são 3 engrenagens gigantes a serviço da corrupção moral que está destruindo o futuro de nosso País.

  106. Realmente o Brasil caminha para um retrocesso sem volta ,Hj nao temos akternativas politicas para mudanca,a minha esperanca residia na alternativa Sergio Moro pelo andar da carruagem nao acredito que ele va embarcar neste Covil de Abutres embora seja resiliente , E esperar para ver

  107. Além da volta do Mecanismo veremos em breve a anulação de grande parte do que foi feito, não só referente ao Lula, mas certamente incluindo outros poderosos condenados. E ainda temo o pior: os ex-condenados absolvidos partirão para a vingança contra aqueles que os havia condenado, principalmente Moro e Dallagnol, contando com o auxílio luxuoso da segunda turma do STF, onde GM não vê a hora de destilar seu ódio e sua inveja

  108. As pessoas de bem deste país tem que reagir. Ocupantes de cargos no MP e judiciário tem que ser patriotas nesse momento e tomarem para si a responsabilidade de manter viva a guerra contra a corrupção.

    1. Putz.. agora sobrei mesmo.. quem diabos é esse Shelton? Algum americano aí que vem salvar esta mer.. da.. de país? apscosta/df

    2. É inojante....Nem o Shelton Melo,da jeito. Só nos resta as urnas,em 2022,temos q exterminar esses VERMES. NÃO a REELEIÇÃO de nenhum dos atuais BANDIDOS. 100% LEGISLATIVO ,e mandar os ASNO 171 de volta pras milícias....

  109. É um retrato desesperador do atual momento, aqui está acontecendo pior que na Itália, depois as pessoas não entendem o desdém de população com o regime politico atual. Na monarquia precisamos sustentar somente a família de um vagabundo,na nossa cleptocracia, são várias famílias corruptas para sustentar, não dizendo que sou contra a democracia e o capitalismo,e sim a favor de um capitalismo mais justo,e um regime político,que pelo menos,tente funcionar,basta a essa farsa que temos.

  110. Frente a esses dados e fatos o que nós brasileiros podemos fazer para salvar esse país?? Alguma mínima perspectiva? Jogarem o povo contra Bolsonaro x Lula em 2022 e "ganharmos" Bolsonaro por mais 4 anos??? Queria ter alguma esperança de mudarmos/salvarmos esse pais. Alguma sugestão?

    1. É absolutamente desanimadores frustrante saber que tudo isto que foi escrito nesta reportagem é verdadeiro. As peças se encaixam com perfeição e o que nos resta é, controlada a pandemia, partirmos para as ruas mostrar toda nossa revolta e quem saiba ainda surja uma terceira via decente. Triste o ponto a que chegamos.

  111. Estou com 62 anos e não sinto mais força para reiniciar a vida em outro país, porém meus filhos mais novos pretendem faze-lo e tem o meu apoio p tal. É essa a alternativa restante p as pessoas de bem, infelizmente, com tanta podridão das nossas lideranças.

    1. Elival....votar na pessoa certa em 2022 é, certamente, o recomeço de tudo que queremos: Um país justo com todos, com igualdade social , distribuição de renda igualitária, dentre outros objetivos. A idade não é impedimento para nada... Roberto Marinho criou a Globo aos 60 anos, SMJ. Vamos de Sergio Moro, se ele decidir se candidatar. Esperança é tudo. Acredite sempre.

    2. Com 62 anos, já era. Seus filhos já passaram da idade pra isso

    3. Com tantos jovens sem dar a minima pro Covid e para a politica, com tantas pessoas"inteligente" bolsonaristas ou petistas, qual a nossa chance em 2022? Queria que meus filhos lutassem por um Brasil melhor e não abandonassem esse pais.

    1. os 4 comentários até esse, mostram o estado de espírito dos brasileiros que percebem a podridão política do Brasil. Que fazer? Não tem o que fazer. O senador Kajuru entrevistado a pouco tempo, disse da sua decepção, mas que ainda tinha 6 anos de mandato e precisava continuar lutando, embora soubesse que era impossível fazer algo efetivamente transformador nesse país. Dizia ele não se vota nada no congresso se não tiver uma contra partida, nada, absolutamente nada, ou seja é o toma lá dar cá.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO