Adriana Toffetti/A7 Press/FolhapressA Sputnik V ganhou defensores no Planalto e no Centrão

O milagre russo

O empenho repentino de certos políticos em favor da Sputnik V exige que o país redobre a atenção para evitar que a vacina seja aprovada na base do jeitinho e sem o necessário controle da ciência
05.02.21

Há duas semanas, depois de ser cobrada a explicar seus critérios de análise sobre as vacinas contra a Covid-19, a Anvisa encaminhou ao Supremo Tribunal Federal um ofício em que defendia com veemência o rigor de seus protocolos. Na última quarta-feira, 3, a agência flexibilizou suas próprias normas e resolveu dispensar umas das principais regras que balizavam a autorização para o uso emergencial dos imunizantes no país: a obrigatoriedade de que testes fossem realizados em voluntários brasileiros, uma exigência que precisou ser cumprida pela vacina da AstraZeneca/Oxford e a Coronavac, da chinesa Sinovac.

A mudança de postura teve um claro propósito: agilizar a aprovação da vacina Sputnik V, desenvolvida pelo laboratório russo Gamaleya e produzida no Brasil pela farmacêutica União Química. Até então, a fórmula, defendida por políticos de esquerda, como o governador petista da Bahia, Rui Costa, era mal vista pelo governo de Jair Bolsonaro. De repente, veio a guinada. Imediatamente após a flexibilização das regras pela Anvisa, o Ministério da Saúde anunciou que negocia a compra de 10 milhões de doses da vacina russa. A expectativa do governo é ter os imunizantes ainda neste mês de fevereiro.

Nesta semana, a revista científica The Lancet publicou resultados de um estudo clínico atestando que a eficácia da fórmula é de 91,4%, mas ainda falta a aprovação das principais agências sanitárias do mundo, como a dos Estados Unidos e a da União Europeia. A despeito da evidente necessidade de ampliar a campanha de vacinação no Brasil, o mínimo que se espera das autoridades é que elas sigam o rigor necessário para que os brasileiros recebam imunizantes seguros, devidamente submetidos aos protocolos científicos. A incúria do governo federal na condução da pandemia, que incluiu o desrespeito ao isolamento social, ao uso de máscaras, a prescrição de medicamentos não recomendados pelos órgãos sanitários internacionais e a própria desqualificação das vacinas, levou à morte de milhares de pessoas. É crucial, a esta altura, que novos erros não sejam cometidos. Há perguntas a serem respondidas sobre a repentina mudança na posição oficial em relação à fórmula russa, que, estranhamente, passou a contar, em sua defesa, com uma insólita aliança de políticos – desde a família Bolsonaro, que antes a criticava, a próceres do Centrão.

DivulgaçãoDivulgaçãoFlávio Bolsonaro é um dos que passaram a defender o imunizante russo
Dentro do próprio Ministério da Saúde, acredita-se que a decisão da Anvisa foi “política”. Assessores de Eduardo Pazuello avaliam que a guinada do governo em favor de mais imunizantes – a medida da agência favorece também a Covaxin, da Índia, e a vacina da Moderna, desenvolvida nos Estados Unidos – é, além de uma resposta às pressões do Congresso e da sociedade, também uma reação aos órgãos de controle que vinham cobrando medidas mais enérgicas no combate à pandemia. “O Tribunal de Contas da União e o Ministério Público estão praticamente morando aqui dentro”, diz uma fonte da pasta.

O esforço repentino da classe política em favor em particular da Sputnik V, no entanto, é o que mais chama atenção. Durante o processo na Anvisa, antes do anúncio da flexibilização das regras, representantes da União Química tentaram forçar a mão para conseguir o aval ao uso emergencial da vacina sem cumprir as exigências que valeram para as demais farmacêuticas. Os personagens envolvidos na trama exigem cuidado.

Presidente da União Química, Fernando Marques escalou Rogério Rosso – ex-deputado do Centrão, filiado ao PSD, e hoje lobista da empresa – para coordenar os esforços pela aprovação da Sputnik. Pessoas próximas ao empresário relatam que parte da operação contou, nos bastidores, com o reforço de Flávio Bolsonaro e de seu ex-advogado, Frederick Wassef. O primeiro passo foi persuadir Jair Bolsonaro. O filho 01 do presidente teria sido o responsável por convencer o pai a aceitar o imunizante, cuja compra era rechaçada nas redes sociais pela falange bolsonarista por ser uma “bandeira da esquerda”. Um dos argumentos utilizados por Flávio foi o de que o imunizante poderia ser produzido de forma 100% nacional, enquanto as vacinas dos institutos Butantan e da Fiocruz dependem da importação de insumos da China. “Nunca é bom quando se politiza questões técnicas”, observa Paulo Almeida, diretor do Instituto Questão de Ciência.

Agência BrasilAgência BrasilRicardo Barros, um dos chefes do Centrão, também aderiu à campanha
Resolvida a questão no Palácio do Planalto, a União Química passou a atuar no corpo a corpo com diretores da Anvisa para garantir a autorização ao uso emergencial do imunizante. Mesmo com a flexibilização das normas da agência, a farmacêutica ainda precisa apresentar estudos que comprovem a segurança e a eficácia da vacina. Durante uma entrevista recente, Fernando Marques disse contar com a ajuda de parlamentares. No Congresso, um dos entusiastas da Sputnik V é o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros. Durante a semana, Barros ameaçou “enquadrar” a diretoria da Anvisa se ela não eliminasse exigências e agilizasse a aprovação de vacinas contra a Covid-19. Parecia um jogo ensaiado. O deputado disse ainda que a agência só derrubou a exigência de ensaios clínicos de terceira fase para aprovação de vacinas depois que ele protocolou um projeto para eliminar a etapa de testes. “Eles tiraram a fase 3 e colocaram um monte de exigências. Eles não entenderam ainda. Estão fora da casinha”, afirmou, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo.

Apesar das reações indignadas do presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, nesta quinta-feira, 4, o Congresso deu a resposta que o presidente da União Química tanto esperava. O Senado aprovou uma medida provisória que facilita ainda mais a compra de doses do imunizante russo. O texto estabelece prazo de até cinco dias para que a Anvisa autorize o uso emergencial no Brasil de vacinas que já tenham aval internacional. A porteira para a Sputnik – já chancelada na Rússia e na Argentina – parece ter sido definitivamente aberta. É preciso, porém, esclarecer se a vacina não virá contaminada pelos interesses escusos dos políticos que, estranhamente, passaram a defendê-la com tanto vigor. Daquilo que vem deles, é preciso sempre desconfiar.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. É lamentável, com esse governo existem dois pesos e duas medidas, e o povo que se dane, não temos legislativo, o judiciário e a maior vergonha internacional e nos não temos a quem recorrer, só Deus, o GRANDE G.A.D.U, nos salvará, cada dia que passa morre uma esperança...

  2. Interessante essa preocupação toda! E pq vocês não falam nada da proibição da vacina da AstraZeneca em idosos com menos de 65 anos em vários países da Europa??????????

  3. Dizem também que essa vacina russa faz nascer cabelo nos ovos. Acho que a CRUZOÉ precisa investigar isso... Seria uma pauta interessante para o autor da matéria.

  4. Deve-se estar atento para coibir propinas que podem rolar para facilitar os trâmites. Já deve estar havendo muito político corrupto com olho grande.

  5. Eficácia contra a doença é o que menos importa para o governo, para o presidente da União Química, para Brasília...o que importa é o mecanismo. Nada mudou (e nem vai mudar...afinal, é do Brasil que estamos falando). Só é incrível como a narrativa da militância bolsonarista gira e a velocidade que isso ocorre. A turma não liga ou não percebe porque os cérebros já derreteram.

    1. Foram embora as construtoras.... Chegaram as farmacêuticas... O vírus agora é o novo motor propulsor dos negócios e propinas dos nossos governantes. Quem não vê é idiota ou tem muita má fé.

  6. Tirou da gaveta papéis velhos e publicou aqui. Rússia, Argentina e México já usam a vacina, tem estudos de viabilidade publicados pela Lancet e ninguém virou jacaré. Esperando para saber qual vacina seu chefe vai tomar na Itália, ele ainda não foi vacinado, e te paga para criticar a vacinação aqui.

    1. O protocolo tornou se ultrapassado, as Vacinas anteriores apenas haviam sido testadas em pequenos grupos, hoje a maioria das vacinas comercializadas já estão sendo aplicadas em massa em milhões de pessoas e com resultados públicos e notórios, tanto que até a revista Lancet, a mais renomada no mundo da medicina reservou à Sputinik a última edição. Todas as Vacinas têm lobby de vendas, não apenas esta.

    2. Qual local reside senhor ? Pense para escrever , a pergunta é , quebrou protocolo para aprovar porque ? esse é o questionamento . Quem escreveu não disse que vacina é boa ou ruim, pare com a ideia de perseguição.

  7. Tudo isto tem um nome: PROPINA. Vide nosso país e seus representantes e a Rússia com os seus. Putin está aí pra provar! Acredite se quiser!

  8. Pelos comentários aqui expostos, fica claro que os comentaristas assinantes, salvo algumas exceções, seguem a linha editorial da Cruzoé, ou seja, atacam despudoradamente o Governo Federal. Se ele não compra vacinas é genocida, se compra a vacina não é das melhores. Apresentem coisas melhores por favor. Matérias xulas comentários xulos.

    1. O mentiroso é genocida, e pagará por isso e quem o apoia tem sangue nas mãos. A lei de causa e efeito não aceita dinheiro como forma de compensação.

    2. O DESPUDORADO É ESSE MERDA QUE ELEGEMOS PRESIDENTE. TEMOS QUE DAR A DESCARGA NESSE LIXO DE GENTE

    3. Gggaaaddd0000ooo. ANALFABETO. É “CRUSOÉ”! É “CHULAS”! É “CHULOS”! Vai pastando capim braquiara, vai.

  9. Não tenho nada contra cientistas russos, são competentes, mas a agência reguladora deles é subordinada ao Ministério da Saúde que por sua vez presta obediência a Putin. Nenhuma grande agência internacional aprovou o uso emergencial. Só a própria Rússia e a Argentina. Se a Anvisa ceder às pressões para liberar está vacina sem que passe pelas análises pelas quais passaram a Coronavac e a Astrazeneca eu não tomarei está vacina. Tem caroço neste angu.

  10. Como é possível acreditar numa vacina que foi feita em um pais que tem um ditador no poder, que é acusado de invenenar dissidentes ? Quem garante que os teste não foram forjados ? Lembremos que a Europa, EUA e o Japão ainda não a aprovaram.

    1. Lá tambėm é ditadura, sim, mas essa cumpriu todo o rito previsto pela ANVISA.

    2. Melhor acreditar na vacina feita na República Liberal Sino Democrática.

  11. Olhem a hipocrisia bolsopetista, eles reclamavam da Sputnik por ela ser uma bandeira da esquerda, onde seus principais defensores eram políticos de esquerda, e agora eles também a defendem, juntinhos com esses mesmos esquerdistas.

    1. Uma vacina que foi criada do nada com Putin dizendo "confia no pai", que belo resultado.

  12. Estudos futuros hão de mostrar a lesão causada pela pandemia no cérebro da população mundial. Não,necessariamente, no dos contaminados pelo Covid 19. Não existe ciência sem Método Científico. Mas, não existe ciência sem pessoas. Portanto, a ciência é política. Antes e no início da pandemia, não teríamos conhecimento cientifico sobre o vírus em menos de 2 anos. Temos 1 ano de estudos e centenas de vacinas no mercado mundial com resultados entre 50 e 90%. E variantes nem pesquisadas. Ciência ou fé

  13. Não vamos politizar as vacinas? Vcs estão de gozação! Politizaram tudo e vem com este papo? Se não libera a sputinik é genocida, se libera, é genocida!!! Tem que ter vacina sim! Russa, chinesa, americana, inglesa, qualquer uma. E tem mais, se a Anvisa seguir as normas ao rigor, não libera nada! Pois até quimioterápico aprovado no mundo está na fila ...

    1. Excelente comentário Maria, Parabéns pela sua lucidez.

    2. Não existe ciência sem gente, portanto a ciência é política. Nem todo conhecimento é cientifico. Aliás, a ciência diz quase nada sobre o universo. Não existe ciência sem Método cientifico. Um ano de pesquisas sobre o COVID 19 e inúmeros estudos EM ANDAMENTO. A vacina, hoje, é um convite a participar do grande EXPERIMENTO mundial. Isso não deveria estar escrito em letras garrafais junto com o "mantenha distância". Por algum motivo refletir sobre vacina virou tabu. É uma questão de Ciência ou fé?

  14. Putin é um ditador autocrata com veleidades tzaristas. A Rússia é um país capitalista, em que grandes empresas estatais foram vendidos a colaboradores e amigos do governo Putin, que é um ícone de partidos de extrema-direita europeus. É só na America Latina que indivíduos ditos "de esquerda" idolatram esse Tzar de araque. Acordem! A Rússia não é mais comunista!

    1. Até os russos acordaram. E esta não foi pela primeira vez, pois já teve 1914-17. Mas a turminha daqui insiste e insiste.... querem tudo para si, sem nenhum esforço. Mas toda vez que viram a panela, a fome chega. A doença chega. A morte chega. (...) Não seria melhor pensar? (...) Não seria melhor acordar?

  15. Impressionante o contorcionismo que se faz para atribuir todas as mazelas ao governo. Ninguém disse nada da pressão do governo de SP em parceria do Covas/Butantan fizeram na Anvisa interesse visivelmente político e quiçá financeiro.

  16. Esse pessoal do rigor seletivo. Ah, mas foi testada no Brasil! Verdade: 50℅, 78, 100... Ah, q confusão! Deixa pra lá! Temos q vacinar logo e tal. Negacionistas da ciência russa.

  17. A vaChina do doriana foi aprovado no jeitinho, e a Crusoé não reclamou. Agora tanta reclamação da revista do PSDB. Dois pesos e duas medidas.

    1. eles exigiram tanta coisa da coronavac e que é dá até para desconfiar quando você fala uma asneira dessa maneira .

  18. Tudo por dinheiro. A vacina comunista da China que foi bem testada aqui não serve, mas a vacina comunista da Rússia que não foi testada precisa de pressa. Cadê o gado para reclamar ?

    1. O pessoal do cercadinho do Alvorada não tem personalidade. Tudo que seu minto mandar.

  19. Mais do que desconfiar dessa vacina russa, cuja trajetória de divulgação de resultados nunca foi transparente, temos motivos de sobra para desconfiar do grupo de interessados na aprovação dessa vacina!

  20. O governo de direita conservador, com ministro militar da ativa, especialista em logística que não conseguiu comprar uma dose de vacina, influenciado por Olavo de Carvalho e os seus, depende da China, Índia e Rússia para imunizar a sua população. O Bolsonaro que ficava de boca aberta esperando a urina do Trump não comprou vacina amaeicana, ele que agora é aliado do centrão, acabou com a lava jato, ele que se dizia anto corrupção. Isso é miniserie do Netflix é ficção não pode ser real.

    1. Papo furado esse seu Rogério. Procure se informar melhor e deixe de ser jumento do Dóriana e da esquerdalha.

  21. Ok, tem o interesse espúrio como tudo no Brasil. Agora, falar mal da vacina russa é pura animosidade ideológica. Milhares de russos estão sendo vacinados e o produto está sendo exportado. Se tivesse algo adverso já teria aparecido. E não daria pra esconder, como a China não conseguiu sumir com o vírus. Vacina quem quiser. Mas tem que estar à disposição.

    1. engano do amigo .pouquíssimos russos estão sendo vacinados .é só dinheiro chefe.agora com as raposas cuidando do galinhriro

  22. Fiquemos alertas com políticos do Centrão, que estão “abrindo porteiras” pra passar a boiada da vacina. De olho tbém nos bolsonarista que diziam que não havia vírus nenhum e agora comprar até “vacina comunista”

    1. 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣😭😭🤗😭🤗

  23. Quando donos de laboratórios usam influência política para vender seus produtos, existe algo errado. Mas seria muito bom se uma vacina, seja de onde for, com 90% eficácia, fosse liberada logo. Temos pressa...

  24. A ignorância saída da formação escolar, cultural e da personalidade de alguns leva essas pessoas a proferirem os termos VACINA CHINESA, VACINA RUSSA de modo pejorativo. Esquecem esses ignorantes e prosélitos dos caos moral e intelectual que a China é a 2a. maior economia do mundo e a isso chegou por uma educação séria de seu povo. Também esquece que ainda nos anos 50 a hoje Rússia mandou o primeiro homem ao espaço numa nave tripulada é que tem desenvolvimento intelectual e científico louváveis.

    1. Esses valorosos parlamentares deveriam usar sua força moral e política para motivar a ANP, no sentido de proibir as distribuidoras de praticamente controlar o preco

  25. País comprova estar em fase adiantada de decomposição. Aos brasileiros decentes, resta não tomar a vacina dos lobistas FB e W, o anjo. O que vão por dentro do frasco? Vodol diluido? Urina? Soro fisiolőgico? Ső tomarei a coronavac que passou por testes e avaliações de seus opositores e, foi aprovada.

  26. O congresso espúrio nada produz de decente e confiável e esse caso da vacina tomara ela seja realmente eficaz e segura independente da irresponsabilidade da corja política.

  27. Interesses contraditórios à parte, a ciência deve seguir o seu caminho. É claro que temos urgência. É claro que precisamos de um maior número possível de imunizantes. Entretanto, ninguém conhece os relatórios dos testes russos, se é que eles existem. A situação não se compara com as vacinas Coronavac, AstraZeneca/Oxford, Pfizer e Moderna, cujas aprovações obedeceram critérios técnicos consagrados e amplamente divulgados pela comunidade científica. O povo tem urgência, mas merece respeito.

  28. BOLSONARO e PAZUELLO devem ser RESPONSABILIZADOS por SEUS CRIMES! Seus MILITARES VASSALOS CRIMINOSAMENTE BOICOTAM as VACINAS para EVITAR MANIFESTAÇÕES de RUA CONTRA o GOVERNO! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  29. Admiro muitíssimo a cultura russa. Muito mesmo! Mas, naturalmente, ela tem seus pontos fracos. Os russos mostram uma necessidade doentia e infantil de serem melhores que os outros. Em tudo. Nessa linha, as instituições russas alimentam um profundo culto à mentira. Talvez seja herança do regime soviético, para quem avião russo não caía e Chernobil era uma invenção do Ocidente. O fato é que sob Putin a idolatria à mentira continua. Gostaria de acreditar na Sputinik, mas diante desses fatos.......

  30. Espero muito que a Anvisa cumpra o seu papel de examinar com rigor a Sputinik sob pena de vir a ser responsabilizada por omissao...

  31. Vocês da Crusoé/Antagonista são muito parciais: ora criticam o Governo porque não tem vacina e quando este se mexe para te-la criticam-no por isso. Sejam mais honestos.

    1. Sem se esquecer que, quando a Argentina iniciou sua imunização com a vacina russa, não faltaram observações na imprensa de que até os “hermanos “ começaram a vacinar a população primeiro que o Brasil. Tempos difíceis mesmo!

  32. Vacina boa só a da China, pouis iniciou antes o lobby. Depois a de Oxford. A da Rússia não tem padrinho político então não presta.

  33. Se, nas questões da vacina, a imprensa esquecesse os políticos e se ativesse ao que dizem os cientistas tudo seria muito mais produtivo. Ocorre que a imprensa é mais política que os políticos.

  34. Ao ritmo de 1.000 mortos por dia, precisamos de vacinas o mais rapidamente possível. Seres humanos no planeta são idênticos. A burocracia precisa ser reduzida ao mínimo essencial para acelerar a liberação. Riscos sempre existem, mas o risco maior são pessoas morrerem de Covid e não de uma reação adversa de baixíssima probabilidade. E se a questão é a tal da “soberania”, Bolsonaro abriu mão dela quando ativamente desestimulou o combate científico à pandemia, resultando em quase 250.000 mortos.

  35. Quando o presidente da Anvisa se submete a participar das " lives" do Bolsonaro, sobra pouca coisa para se comentar. O país e o povo brasileiro definitivamente não fazem parte das preocupações de Brasília, deles só querem a obrigação de pagar cinco meses de salários em impostos.

    1. Não apenas corrigir os erros. Esclareça, sempre: quem? O que? Como? Quando? Onde? Por que? Sem isso, é só blá, blá, blá...

  36. desde a década de 1930, e o de direia atu al (Clã Bolssoro) terrivelmente pró EUA. Agora temos que os de direita , inusive, nascendo comprsado los Russos, financiadores do ptismo e propoentes da URSAL. O triste é que o artigo no Science, atestando em 91% a eficácia da vacina Russa (impossível pa qq vacina, muito menos para uma usando adenovirus) tenha custado mais do que a compra da corja bolsonarista, a ANVISA e a cambada de políticos fisiologisticos

    1. Oi chapa.. antes de postar corrige os erros, senão teu texto fica hieroglificamente complicado.. morou? apscosta/df

  37. O Antagonista e a Crusoé são a minha fé. Tem-se que acreditar em algo não é mesmo??Prefiro a verdade por pior que seja, mas ultimamente verdade não significa força para o bem.

  38. É no mínimo suspeito esse súbito e específico interesse pela vacina Sputnik V. Esses senhores não manifestaram interesse na compra de outras vacinas, com testes fase 3 realizados no país, e aprovadas por órgãos renomados. O interesse nessa vacina me faz suspeitar de um futuro "vacinão". Esse interesse repentino tem cheiro de sujeira no ar.

  39. Esta grotesca novela é nada mais do que uma peque faceta da suja guerra co.er ial reinante entre os Estados Unidos (da América do Norte) e a China. o Brasil de esquerda é aliada da Rússia ( ex USSR)

  40. Não aprova vacina, “é negacionista, genocida, irresponsável”, “milico é burro”, “a Anvisa age politicamente” e por aí vai... aprova a vacina, “é negligente, irresponsável, genocida”, “milico é burro”, “a Anvisa age politicamente” e por aí vai. Eu queria votar em Moro, mas diante do que tenho visto, verdadeiro conluio da mídia, estou até repensando. Por ativismos assim deixei de assistir a #globolixo... ENTENDERAM, Crusoé?

    1. Ô paspalhão, tu já percebeste que quem tem um cu no cérebro, é tu? Dá pra sacar que és um looser.. se não manja a palavra, paspalho, vai no dicionário.. quaquaqua.. apscosta

    2. Para encerrar, e direto para esse imbecil de nome Fernando que escreve tanto sobre QI (faço ideia o QI da mocinha), o sujeitinho deve ser uma sumidade... ENTÃO APROVEITA E SOME, SEU BABACA NOJENTO. Gente como vc me faz ter vontade de votar no Bozo mesmo, não tenho filhos, quero que os seus se f*dam junto com o Brasil.

    3. Aliás, masCUS, corajoso é o homem que fala na cara... quem manda recado é... MARICAS (Jair Bozonaro).

    4. Marcus, seu nome já indica sua origem: CUS! Se eu for BOZISTA é problema meu, vá procurar um palmito para sentar em cima e conte até 10 bilhões. Não me conhece, nunca leu outro comentário meu, mas como um bom CUS, escreve m*rda aqui... se tivesse um mínimo de inteligência notaria que o problema está na reportagem que critica por criticar. Eu não entro nesse fla x flu de fanáticos petistas e bozistas não, tenho independência... agora, vá limpar esse CUS...

    5. Meu comentário, diferente das respostas imbecis recebidas, crítica a reportagem que, por sua vez, apenas critica por criticar... se aprova a vacina está errado, se não aprova está errado. Isso não é jornalismo. Quanto aos boçais que tentam me incomodar com o fedor exalado por seus pensamentos... coitados, PERDA DE TEMPO!!! Se acham que vão me intimidar, ou me convencer de algo... hahahaha talvez me convençam a fazer o contrário do que querem. Bando de otários...

    6. Ô Beira Mar, vc não sabe nada sobre mim, sobre o que eu penso, não paga minhas contas. Certamente nunca leu minhas críticas ao Bozo aqui mesmo... vc só quer encher o saco, insultar, porque é um ressentido. Deve ser um sujeito mal comido...procure um palmito do seu número e seja feliz, a vida é curta para vc gastar com esse mau humor. Solta essa franga que existe em você, menina...

    7. Alessandro, assuma o seu Bolsonarismo, deixa de ser co.varde.

    8. Quanto mais o MAV tenta se justificar, mais claro deixa que é alguém que abandonou todo os valores de ética e moral, toda a dignidade, por um punhado de moedas oriundos da corrupção. Vai lá pra Brasília fazer essa piadinha de quinta série pro presidemente e os filhos dele, pois eles vão achar superengraçado, já que são também gente de baixíssimo QI

    9. Jornalistas da Crusoé e os cornetaristas-papagaio (aqueles indigentes intelectuais incapazes de raciocinar, que só repetem o que escutam, currupaco) estão vivendo a ansiedade e a fragilidade emocional daqueles que se aventuram na pós-graduação, sentimentos reunidos no excelente “DILEMA DO PÓS-GRADUANDO”... se bem que... será que algum deles fez pós? Hahahahahaha Tem culpa eu?

    10. Ney Mattos Grosso (grosso = falta de educação mesmo), C tá brabo? Te fizeram mal? Não falo o seu idioma, não entendi nada, escreva em português ou inglês, por gentileza...

    11. Esses MAVs do Bolsonaro acham que estão falando com gente com mesmo QI que eles.

    12. "eu queria votar no Moro..." QUER ENGANAR QUEM ?? ACORDA BOZOMERDA!

    1. Gente muito estranho, atualmente os comentários aqui na Crusoé estão de baixo calão.

  41. A única vacina que tenho receio é justamente a Sputinik que desde o início não respeitou os critérios das demais e até hj não apresentou documentação. Vindo do Centrão é óbvio que essa gente tá ganhando muito dinheiro e vamos deixar bem claro aqui que só o fato do laboratório ser de Brasília já soa estranho,

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO