SergioMoro

2021 chegou, mas…

29.01.21

Como quase todo mundo, mandei mensagens de feliz Ano Novo para várias pessoas durante a última virada do ano. “Um melhor 2021 para você, sua família e para todos.”

Espero que não tenha enganado as pessoas. Não era essa a intenção. Mas até agora, pelo menos, 2021 ainda não disse a que veio.

Ainda assim cabe reconhecer algumas notícias positivas. A principal delas, o começo da vacinação do Brasil. Mas… Gostaria de não usar o “mas” nessa frase, mas – olha ele de novo – acaba sendo inevitável. Temos vacinas, a Coronavac e a de Oxford/AstraZeneca, mas em número ainda muito reduzido. Não é só isso. Além de não termos doses suficientes, o fornecimento neste momento ainda depende da importação de imunizantes prontos ou de insumos para fabricação e, portanto, da boa vontade estrangeira. Também não temos um plano nacional consistente de vacinação. Quando todos seremos vacinados? Quando todos dos grupos de risco serão vacinados? Qual é o cronograma? Ninguém tem respostas sequer aproximadas para essas perguntas.

O “mas” não tira o mérito daqueles que se esforçaram pelas vacinas – destaco aqui novamente o governo de São Paulo, que agiu mesmo não sendo dele a responsabilidade primária. Mas é forçoso reconhecer que poderíamos estar mais bem posicionados se todos adotassem uma postura mais realista em relação à gravidade da pandemia.

Ainda falando sobre o coronavírus, também foi triste o surgimento de novas cepas do vírus, com alegadamente maior capacidade de se espalhar. Li por esses dias um artigo do Fernando Reinach, no Estadão, sobre essas novas variantes e confesso que preferia não ter lido. Mas ignorância não é virtude e não adianta se esconder das informações e dos fatos. As novas cepas talvez imponham a renovação e o endurecimento das medidas de isolamento, apesar do cansaço de todos.

Uma notícia positiva veio dos Estados Unidos, com a transição do governo Trump para o governo Biden. Houve o lamentável episódio da invasão do Capitólio, mas – agora aqui no sentido positivo –, no final do dia, as instituições prevaleceram. A posse presidencial transcorreu na semana seguinte sem outros incidentes. É uma virtude, independentemente de qualquer posição político-partidária, assistir à transição pacífica de poder em uma grande democracia.

Também podemos considerar positivas as previsões otimistas de retomada do crescimento mundial, com recuperação das perdas do ano anterior, impulsionada pela elevada liquidez do mercado e pelos planos governamentais de auxílio e de incentivo à atividade econômica. O Brasil pode se aproveitar dessa fase de recuperação, especialmente se fizer as tarefas de casa, discutindo e aprovando as multiadiadas reformas destinadas a elevar a competividade de nossa economia. Há, porém, certa incerteza quanto à existência de vontade política para a agenda de reformas. Uma recuperação fundada apenas em auxílios-emergenciais não parece ter a solidez necessária para a retomada robusta da economia. Notícias de arrefecimento do crescimento já apareceram e tudo parece depender da velocidade e eficácia da vacinação em massa.

Outra notícia negativa consiste no aparente esquecimento na agenda pública de políticas anticorrupção, ilustrado pelos sucessivos adiamentos da votação da proposta de emenda constitucional que restabelece a prisão em segunda instância. Boa parte dos eleitos em 2018 tinha a agenda anticorrupção como bandeira principal. A pandemia, é certo, alterou a prioridade das pautas. Ainda assim, prevenir e combater a corrupção são medidas necessárias para elevar a eficiência de todas as políticas públicas, inclusive as sanitárias. A exemplificar, os tristes casos em investigação de desvio de recursos necessários para combater o coronavírus. O Brasil foi muito elogiado internacionalmente durante a Operação Lava Jato pelo enfrentamento da corrupção. Seria péssimo perder a chance de avançar a partir de então.

O ponto positivo consiste em um aparente descolamento do setor privado em relação à apatia da agenda política quanto às políticas anticorrupção. O ESG (Environmental, social and corporate governance) veio para ficar e abrange a adoção de políticas empresariais anticorrupção, ainda que a elas não se limite. Por pressões internacionais, pelo histórico recente de sanções aplicadas a empresas que se envolveram em corrupção ou pela consciência de que é necessário fazer sempre a coisa certa, as empresas brasileiras avançam na construção de políticas de integridade. Nessa área, as perspectivas do setor privado são mais promissoras, mas seria desejável que a agenda política convergisse com elas, o que no momento não é o caso.

Enfim, Ano Novo é tempo de renovação e de esperança, mas esse começo poderia ser bem melhor sem tantas ressalvas. Utilizei muito a palavra “mas” nesse texto. Alguns dirão que é vício de linguagem. Eu diria que é apenas para ilustrar que 2020 parece que ficou para trás, mas…

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Você como juiz e ministro sabe de coisa que não conta a ninguém. Mas, vai se candidatar e abrir sua " sanfona " com as sujas biografias que leu durante a vigência dos cargos . Vai fazer a campanha via internet e se esconder bem protegido, pois sabe " dos Adélios ".

  2. Gostaria de i0ndagar se você sabia que iria topar com uma quadrilha tão grande que chegaria eventualmente até ao STF. Obviamente ocorreram revelações a partir da Receita Federal, sobre aqueles togados, que ocorreu fora do seu controle e acenderam a ira de alguns deles. Agora estou preocupado com seu futuro. Todos querem te pegar. Quem vai defendê-lo? Bolsonaro chegará ao cúmulo de indultar os hackers?

    1. Nenhum militar deu a cara para bater como você fez, com a sua coragem e sem armas. Estou realmente preocupado, porque ninguém vai correr para te defender. Muito menos os militares covardes e já estão em pernas para que te quero.

  3. Dr. Moro,acabo de ouvir agora,dia 10.02.2021,11:55 h,na Rádio BandNews,o apresentador Megale afirmar q o sr trabalha p/ uma firma q é sócia da Odebrecht e q isso lhe tira as chances de ganhar em 2022 (nota minha: o sr nem se manifestou,mas ele já sabe) pois ñ é possível -indiretamente- trabalhar p/ uma firma contra a qual o sr investigou.Será q o apresentador se enganou,agiu de má fé ou fui eu q não entendi?Pelo q sei o sr trabalha p/ uma firma de complience q tem a Odebrecht entre seus clientes

  4. Sérgio Moro, seu nome tem credibilidade. Participe da vida pública. O Brasil precisa de você. Os imbecis, seguidores fanáticos do Bolsonaro, estão cegos e enganados pelo velho político, ingrato e mau-caráter. Bolso-lulista que, esperamos, não vão prosperar.

    1. Sr Jean! O seu Minto desculpe o seu Mito ,que também é o duplo chefe de gabinete Fake News e do Ódio já é um Esqueleto político ...pois como político e ser humano morreu para os eleitores que nele de boa fé acreditaram (felizmente que eu sou cético)! O dr Moro pelo menos foi homem suficiente para reconhecer a grande mentira e abrir mão das benesses de um ministério! O "Minto" é um Esqueleto Político e o PG e o único que ainda lhe dá o suporte para não desmontar O sr Jean é da família le Pen?

    2. Quem está desmoronando eh o país. Valores invertidos, bandidos de estimação...

  5. Lula, o PT, a esquerda em geral, e agora Bolsonaro e sua direita tresloucada, vivem da miséria do povo. A eles não interessa o desenvolvimento, bem como também não interessa a muitos setores da elite econômica brasileira, que também se dá muito bem com a miséria do povo. Essa realidade precisa mudar.

  6. Dr. Sergio Moro, a credibilidade que eu tinha no Sr. ficou muito abalada com as publicações "ilegais" das suas conversas com o Sr. Procurador Deltan. É verdade que este o chamava de Russo? A meu ver, esse nível de intimidade não é permitido pela CF. Apesar de não livrar o Lula corrupto da cadeia, essa conduta, se for verdadeira, não combina com aquele perfil de imparcialidade máxima. Perdoe-me por minha sinceridade e agradeço pelo espaço!

    1. Sr. Vitord e Sr. Sérgio Moro, fiz apenas um comentário sobre os diálogos ilegais vazados. Sei que não é nada fácil combater os mega corruptos do Brasil, principalmente, em se tratando de um ex presidente da República. Em nenhum momento quis ofendê-los. Entretanto, os diversos anglos da notícia não podem ser ignorados, smj. Muito obrigado pelo contraponto!

    2. Sr.Emygdio! O dr Moro ser chamado de Russo,seguramente deixará os Russos de carácter e ética felizes,até porque o julgamento e pena conferidas ao ex.pres.foram não corroboradas como aumentadas pelo TRF4 (Por unanimidade os juízes de 2 instância acima aumentaram a pena....) Sr Emygdio como o sr e chamado por seus colegas e pares profissionais não define a seu profissionalismo,carácter e competência.BFDS

    3. Te entendo perfeitamente Dr. Moro. obrigado pelo excelente trabalho.

    4. Aos q julgam, gostaria de saber a opinião se tivessem a intimidade devassada por um ataque criminoso. A corrupção voltou a reinar sem medo.

    5. Fácil falar sem saber a dificuldade de combater a corrupção sistemática no país. Melhor o diálogo em busca de provas do q aquele voltado para o recebimento de propinas.

  7. Ah...como gostaria de ver Moro presidente! Mas...as forças da corrupção se unem mais que nunca...enquanto ficou nos empresários a Lava Jato foi que foi. Mas....quando chegou na classe política, aquela que faz as leis pra ela própria, o espírito corpo fala mais alto. Obrigada, mesmo assim, Dr. Moro, por tudo que fez e por seu legado que estão tentando destruir. Por enquanto, seja feliz para o lugar em que foi. Merece ter um pouco de paz.

  8. " A Guerra do Ópio " , pelo controle de insumos , mostra a sabedoria Inglesa. O Petísmo , o Trumpísmo e o Bolsonarísmo produziram uma nova espécie de Zumbís: Os Zumbís Ideológico ". Não aceitam o " contraditório ". Negam a ciência a verdade , e ficam violentos diante da razão. São perigosos.

  9. Dr. Sergio Moro, homem integro e honesto. Certamente é por isto que querem denegrir o seu nome, mas ..... o brasileiro honesto sabe o bem que o senhor fez ao país ao condenar o Lula ladrão que roubou de nós esperança e dinheiro!!! E minha sugestão: por favor, não entre nesta politica suja e desonesta do Brasil. Infelizmente o brasileiro ainda não merece ter um dirigente honesto como o senhor. Desejo o melhor para o senhor e sua família. Abraços.

  10. A cada dia mais me convenço que Bolsonaro e Lula estão unidos para destruir a reputação do dr. Moro e dos procuradores da Força Tarefa. Só que a do dr. Moro, seria a cereja do bolo para Lula, Bolsonaro, Gilmar, Lewandowsky e Aras. Não é possível que tudo caminhe para isso. Tem que haver um caminho reto e seguro, em que a JUSTIÇA E VERDADE prevaleçam. Bolsonaro é o pior de todos. Precisa achar um caminho que lhe imponha limites. Acabará com o Brasil até 2022.

    1. Da.Milta ! A Sra "matou a charada" Esse corja citada além de outros no passado e na atualidade fazem tudo para manter o Brasil no círculo vicioso! Que quinteto maléfico ,e quantos outros os motivaram e acessoram! Porque o Brasil merece mais welhor vamos manter-nos firmes

  11. Bom texto Dr Moro, mas as esperanças depositadas em 2021 estão indo ladeira a baixo. Bem fez o Sr de ir para a iniciativa privada. Seja muito feliz!

  12. Foram quinze "mas", todos muito bem empregados e elucidativos para completa interpretação do texto. Parabéns, Moro. Como sempre seu texto é objetivo, prático e simples na expressão das suas ideias.

  13. De fato 2021 vem com esperanças, mas com receios para o Brasil. Vamos ter tempos difíceis ainda para enfrentar. Agora assume a Câmara um presidente típico da política desastrosa do toma la da ca que o presidente Bolsonaro em campanha prometeu jamais seguir. Discordo das pessoas que acreditam que a melhor opção seria o Dr Moro para o Senado. Uma liderança como ele que mudou o Brasil com o combate a corrupção deve colocar sua experiência como Presidente e montar um governo que o Brasil precisa.

  14. Precisamos urgentemente de Sérgio Moro no STF! E muitos outros Moros nas demais instituições. Bastaria um pra cada uma que fosse, já faria a diferença!

  15. .....contudo, você expressou o anseio meu, e, lendo cartas de assinantes do Estadão.... digo (sou Paulistana) você poderia, todavia, aventurar-se eventualmente no caminho , hoje de não retorno. Mas.... moro em Floripa. Meu marido foi dono de um jornal, GAZETA MERCANTIL. Digo , com conhecimento de causa e de quem teve convívio Semanal, com os empresários Paulistas: estavam,Estão , o "Fórum de líderes empresarias", com o seu pefil, ( Dória até vale), Mas, por favor, vá aa luta. Maria Lúcia Levy

  16. o Brasil não precisa de Moro. no senado. precisa dele na presidencia para mudarmos o país. vocês acham que o legislativo ou o judiciário terão forças para brigar contra o presidente Moro e o povo que o elegeu, na hora que ele propor reformas para o bem do povo brasileiro? vamos todos os brasileiros de bem para a porta do Congresso e do STF. e os milicos nem pensem em nos atacar pois nós somos a maioria, até dentro dos quartéis, salvo meia dúzia de generais impatriotas.

    1. Moro merece todo o nosso respeito e apoio irrestrito, sem mas. E bom saber que existem pessoas integras que lutam e acreditam num pais melhor. Admiração e respeito, sempre.

  17. Sua resenha passou ao largo de sua notável capacidade para prontamente botar o dedo no “X” das questões . Cansaço nesta época do ano é comum , e 2020 superou todos parâmetros possíveis , não é? Sinceramente muito difícil apostar que uma virada no calendário possa modificar as coisas .. 2021, reacende esperanças mas já há consenso que mudança mesmo só quando 2022 chegar tanto área da saúde como na política . Nesta última , sem “MAS” nem meio “Mas”..... Ok #Presidente Moro ? Kkk

  18. Cada vez evidência-se mais a incompatibilidade de uma pessoa como Sérgio Moro e o governo Bolsonaro. Parabéns pelo texto.

  19. Excelente texto, argúcia de análise da realidade brasileira e também de uso da linguagem. Seu "mas" é muito bem empregado. Não tem nada de vício de linguagem. Parabéns!

  20. Nunca se esqueça Dr Sérgio Moro o quando te respeitamos e o quando precisamos de você . Minha gratidão hoje e sempre e o Brasil continua descendo a ladeira

  21. Artigo muito fraco. Muito superficial e óbvio. Acho que está muito atarefado e escreveu apenas para cumprir o contrato com a Crusoé. Merecíamos algo melhor. É o crie fama e deite na cama.

  22. Continuo indignado com a traição e a perseguição que o senhor sofreu! Não nos abandone, considere uma vaga no Senado. Precisamos do senhor lá! Para ajudar a mudar o arcabouço jurídico torto que nos empurram goela abaixo.

    1. Ele no senado seria muito bom para ajudar na moralização do mesmo. Mas o q mais carecemos no momento é de uma forte liderança q tenha seus valores calcados na ética, moral e cidadania brasileira. Carecemos de um bom lider para comandar essa nação, como não temos nenhum outro bom nome com essas qualidades e q agregue votos para um pleito presidencial, Dr. Moro é o candidato perfeito para o cargo e ganha fácil de Lulas, Bolsonaros e Dorias.

  23. Felicitações, doutor Sérgio Moro. Comungo em número, gênero e grau, com o senhor. Um texto com muita substância, um texto com repleto de densas ponderações.

  24. Que maravilha ler seu primeiro texto de 2021! Texto que flui, leve, livre das amarras dos textos legais e, no entanto, carregado de significados que abrangem todas as áreas da cidadania. A impressão que tenho é de que as férias fizeram muito bem ao Dr. Moro. Por mim, gostaria de vê-lo fora da arena política mas (!) com forte atuação na Política. O exemplo pode vir daqui mesmo, da Crusoé, na entrevista do grande Roberto DaMatta.

  25. ...bancadas expressivas, comprometidas com a honestidade, a lisura, com o povo brasileiro. Surgirá um novo país, uma nova era. A ERA MORO!! Parabéns!

  26. MAS é vocábulo de quem argui, no sentido de questionar, examinar. Previna-se! O Brasil precisa muito de você na cena política. Lidere a formação de bancadas nas Assembleias, na Câmara, no Senado. Presidência agora é terreno minado, pantanoso, movediço. No tempo próprio percorra o país,apoiado por um partido, expondo suas ideias e buscando correligionários. Muitos estados abraçarão sua candidatura ao Senado ou de correligionários das trincheiras. Novos deputados...

  27. Acho que sua atuação contra a corrupção na área privada poderá dar mais frutos do que jamais daria no serviço público, infelizmente. Boa sorte!

  28. Jamais ter criticado, em seus escritos, a Aécios, Serras, Alckmins e Dórias, entre OUTROS, dá para confiar ? Vejo MORO, em seu primeiro discurso, elogiando aqueles que deveria ter combatido, e não se surpreendam, se até o PT for lembrado positivamente. Li atentamente o WHATS entre ele e Zambelli. Moro pedira demissão, mas após elogio e pedido de Zambelli para permanecer, escreveu: "SE o PR anular a saída de Valeixo, TUDO BEM !" Ou seja, seguiria tudo dantes como no quartel de Abrantes, ou NÃO ?!

  29. Parabéns mais uma vez pela clareza em sua análise sobre a situação e perspectivas para o Brasil. Profundamente preocupante o abandono do combate à corrupção e falta de empenho pelas reformas econômicas.

  30. Usando seu Mas..... com os políticos que temos, uma justiça da mais alta corte desfazendo tudo o que a lava jato iniciou, o desmonte das instituições que estavam na luta contra a corrupção, PGR a serviço do presidente, não há futuro para esta nação, Mas se o povo voltar às ruas teremos alguma chance de reverter tudo isso?

  31. Boa notícia a transição do governo Trump para o governo Biden. Moro não tem a menor ideia do que acontece no’s Estados Unidos; aliás, com exceção do Felipe M. B., ninguém nessa revista entende de política norte-americana.

    1. Mais uma do grupo daquele ser decrépito que fugiu daqui ao ver todas as suas previsões sobre a eleição desmoronarem. Fique contente Yara, pois parece que o Biden tentará regularizar a situação migratória dos milhares de Bozistas que vivem de migalhas na terra do Tio Sam. Viu escrever para o Biden não fazer isso, pois Bozista agrega pouco à cultura americana.

    2. Yara queria ver morte e sangue na posse de biden. Pudera, os bozistas sempre sonharam com uma ditadura baseada no medo e na força, agora com o genocida bozo estão se deleitando com as mais de mil mortes diarias q patrocinam. Monstros do pântano que não deviam de ter saído de seus habitats naturais. Mas tudo tem limite, se congresso, stf e militares são covardes e omissos, o gigante brasileiro será obrigado a acordar novamente.

    3. Da.Yara! Que bom que a senhora entende de política dos USA(norte América ...só se incluir o Canadá)! Só a título de refrescar a leitura o Dr Moro apenas citou o evento chocante e ressaltou a força das instituições...ou a senhora leu algo mais?

  32. Se conselho fosse bom, não dava, vendia. Mas, permito-me oferecer. Você cumpriu sua trajetória como magistrado, agora caso opte por contribuir com o Brasil, precisa entrar pra política. Respeitamos sua escolha. Meu conselho é que se candidate a Senador e procure ajudar a eleger, quando houver um mínimo de garantia, novos deputados federais sobretudo. Não caia na armadilha de sair candidato a presidente, o Brasil ainda não está preparado para sua missão, a curva de mudança ainda não chegou.

    1. Infelizmente! Sou obrigada a concordar que o Brasil não está preparado para elegê-lo Presidente, mas como Senador o senhor dará sua contribuição ao país mais uma vez.

    2. Sr Denio! Assim como sr.Alvaro que repetidas vezes e com muita propriedade sugere por aqui , que o Dr Moro se candidate a Senador, eu também sou levado a estar aberto a possibilidade mais sensata de uma candidatura a Senador. Enfim no meio de tantos ratos haverá sempre o perigo de pegar a p até bubônica

  33. É Ministro! Chamo-o assim, porque Ministro é de Estado e não de Governo, serve a este "mas" é daquele. E a força do bom trabalho o faz persistir no tempo. Sem corruptores não haverá corrompidos! Quem sabe não estará aí a esperança da nação, ou, na sua volta, como Presidente da República ou de novo de Ministro, de João Dória. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

  34. Moro, essa ideia de candidatura é pessoal sua, na opinião da população, você deveria se candidatar, mas a opinião que verdadeiramente importa é a tua. Antes de tomar essa decisão, lembre-se que estará lidando com o narco-Estado brasileiro, um sistema autocorrupto que corrompe todos que pode e eliminam os que não podem ser corrompidos. E também deve considerar o bem-estar físico e psicológico de tua família, pois estará lidando também com fanáticos da esquerda e os zumbis do BolsoNero.

  35. Seria uma grande alegria em 2022, tê-lo como presidente do Brasil! Conforme a pesquisa apresentada por Diogo Mainardi em sua coluna, o senhor está nas pesquisas na faixa de 11%, bem acima de Hulk, Dória, Amoêdo, Mandetta. Como diz aquela frase: "você quer a mudança, seja a mudança." O tempo dirá qual será sua decisão.

    1. Melhor que o Moro não se suje nesse mundo político asqueroso. O Estado engole todos os que querem entrar nele, melhor ele se isentar desse mundo.

  36. Também lamento q medidas mais eficazes não tenham sido implantadas tanto p pandemia..qto para melhorar a gestão do país c aprovação das reformas .. e redução de privilégios ..seguimos c paciência e esperança

  37. Sim Dr. Sérgio Moro. MAS foi importante porque não temos uma política pública de enfrentamentos tanto na área da saúde, educação, combate à corrupção está última se levada a sério teria poupado muitas vidas e sobraria muito para investir na verdadeira educação. Vemos bolsopetistas destruindo a imagem de nisso maior patrimônio a Lava Jato e o senhor. Espero que o Brasil acorde. Para o nosso bem. Estarei sempre do seu lado. Obrigada por mostrar que o país tem jeito. É só fazer a coisa certa.

  38. Dr. Sergio Esse pais e muito corrupto. Gostaria de ver o senhor como presidente, porem o senhor nao merece dirigir um pais tao corrupto como esse. Para o senhor conseguir isso precisarsiamos eleger pessoas honestas e como o senhor e isso esta dificil. Cuide primeiro da sus vida pessoal e se for para entrar na politica so como presidente. Favor nao se candidate a nada a nao ser presidente. Por favor nao queira entrar na chapa de ninguem para ser vice. E tudo ou nada.

  39. Com certeza, é inevitável usar o MAS. Diante de tantas incertezas, essa conjunção é um conectivo que utilizaremos sempre para demonstrar descontentamento com esse Governo, principalmente referente a pandemia e a vacinação em massa. Ao sr. Sergio Moro, mais uma vez parabéns pelo artigo! Ficamos felizes pelo seu retorno.👏🏻👏🏻👏🏻

  40. Dr. Sérgio Moro nos honra com tanta grandeza. Ano Novo, mas as incertezas nos perseguem. Muita serenidade, muita fé. O mundo sairá dessa penumbra. O Brasil, com certeza, triunfará.

  41. Opinião é livre e muitas vezes nos enganamos, mas...gostaria de vê-lo candidato a Senador. Seria eleito, sem dúvida. A arena do Senado, acho que se encaixa melhor em seu perfil e lá o Sr. ficaria livre para expor suas ideias e projetos e ainda, seria o “chefe” do STF. Com outros senadores “do bem” poderia implementar boas mudanças. A PR da República seria bom, mas.....como enfrentar e conseguir apoio para governar, com boa parte do congresso envolvido em corrupção, sem “negociar” uma base.Mas...

    1. Aqui eu retiro os “Mas...” e afirmo, com certeza absoluta, que o Sr. tem meu voto e da grande maioria de minha cidade (sou de seu estado federativo). Eventuais projetos apresentados por Vsa.Ex., no Senado(p.ex. Prisão em segunda instância, reconstituição do pacote anti-crime, etc) , vão enfrentar barreiras políticas com certeza. Políticos são sensíveis aos movimentos populares. Nos convoque para a “luta” . Iremos, com prazer apoiá-lo em Brasília. Democraticamente e dentro do estado de direito.

  42. Gostaria muito de tê-lo como Presidente “mas” acho que o Sr. Merece um futuro melhor que a presidencia de um pais corrupto

    1. Sr Ricardo! Que pena que seu comentário sai direto da sociedade entre o gabinete do ódio e o dept.dw Fake News! "Mas" o pior de tudo e que no fundo são sociedades alimentadas com o dinheiro de nossos impostos que deveriam estar sendo investidos em algo de proveito para quem os paga como Saúde e Educação! Assim talvez o Sr Ricardo pudesse entender que o Grande Traíra /o Pior Presidente /e exactamente o seu mito ! Leia mais ,escute mais ,pense mais ,use mais o bom senso ,por favor

    2. Ricardo você está no lugar errado. Aqui não é lugar de bolsopetista. Sinto que você precisa de tratamento psiquiátrico junto com seus dois ídolos. Porque quem adora Bolsonaro também adora Lula.

  43. Sérgio, não faz mais sentido lembrar das pequenas vitórias com um mas, porque nossa ficha caiu, sabemos que fomos enganados por promessas da campanha mais mentirosa e vil que já se viu. Estamos regredindo em tudo. Desde o desmonte da Lava jato à interferência na PGR e PF. Descontrole da pandemia... e agora vamos perder controle do legislativo para investigados da operação L.J. Bilhões foram gastos para comprar os votos, dinheiro que poderia ter comprado vacinas. Revoltante!

  44. É MEU DESEJO, EM 2022, VOTAR NO MORO E CHAMÁ-LO DE MEU PRESIDENTE, MAS SE ELE NÃO QUISER SE CANDIDATAR, RESPEITO SUA DECISÃO!!!!! PARABÉNS, PELO SEU CARÁTER E PROCEDIMENTOS HONESTOS !!!

  45. Com relação à presente situação da Lava Jato, assisti recentemente uma entrevista do Desembargador Fausto de Sanctis, de SP, concedida ao jornalista José Nêumanne fiquei estarrecido ao constatar que, além de ter sido completamente desestruturada pela ação dos três poderes, ainda estamos observando uma alteração das leis para assegurar benefícios e salvaguardas a toda a elite dominante do país. Um verdadeiro escárnio à população nesta REPÚBLICA DAS BANANAS !!!!

  46. Adorei esse novo estilo de escrever mais livre e despojado. Sinto que você está se libertando do peso de tudo o que sofreu com as injustiças depois da LavaJato. Parabéns Moro! Gostei mesmo!

  47. Gostei do texto, muito bem escrito e nos dando um bom retrato deste momento. Mas....! Embora o combate a corrupção seja fundamental a começarmos a ser um pais que seja levado a sério, é primordial que possamos ampliar nossos olhares a outras pautas relevantes para diminuirmos este enorme abismo social e cultural que em tempos de pandemia evoluem assustadoramente. Não temos neste desgoverno uma liderança de estadista, que possa ter a empatia e a vontade politica de combater nossas mazelas.

  48. Parabéns Dr Moro !!! Continue seguindo com sua integridade moral , uma pessoas com críticas bem coerente e visão otimista.

  49. SERGIO MORO é a reserva moral desta Nação. Nós, os brasileiros de bem, estaremos juntos na campanha para elegê-lo Presidente em 2022.

  50. Dr. Moro, continuo firme na convicção de que o senhor é um homem íntegro, um profissional competente e um cidadão justo e digno de admiração. Por favor, não deixe que suas manifestações e posições públicas sejam contaminadas pela depravação que predomina no mundo dos políticos brasileiros - qualquer que seja a ideologia. Continue honrando nossa confiança no senhor.

  51. Mas perdemos você, Moro, para ser nosso candidato a presidente. Sinto muitíssimo mas entendo sua atitude: preserve sua família.

  52. Esperança vencida de parte da populacao brasileira que virou o novo conselheiro Acacio , o ex juiz faz comentarios superficiais e mostra vontade de agradar apenas o subidor de impostos doria

  53. Parabéns Sergio Moro pela lucidez nas palavras. Nada como poder estar diante de uma pessoa integra e culta. Mas... gostaria de fazer um pedido: Não nos abandone! Nunca! Precisamos de sua coragem e exemplo de vida para continuar a ter forças para lutar por um Brasil melhor. Nosso pais precisa de "Bons Exemplos" e temos nesse momento a coragem de dizer. "Voce é nosso maior exemplo de pessoa nesta nação". Obrigado

    1. Se.Luis! O JD provou que independentemente da estratégia de marketing ou do oportunismo político tem uma visão de gestor que o atual presidente nem sabe o que isso quer dizer!Fique seguro que estaríamos até agora a procura do Mercadinho Da Vacina!!! Também quem passa trinta anos pendurado nas "tetas" do congresso regiamente pago para nada produzir ...o que poderíamos esperar!?(perdão carissimas excessões "trintonas"que se foram ou ainda legislando!!!!

    2. Não importa se foi ou não Político. Nesse momento precisamos salvar vidas e deixar o julgamento para o momento certo, as eleições. Doria começou a 1a campanha de vacinação, foi forte ao fazer pressão no Governo Federal, que estava “hibernando” sobre o tema. Se não fossem suas atitudes ainda estaríamos esperando por vacinas. Afinal, é o que sempre escutamos, Brasileiro é forte, é uma gripezinha (q já matou +220.000 pessoas!!). Somos fortes sim, mas somos seres humanos e precisamos de + respeito.

    3. Não importa, isso veremos nas urnas, mas ele trouxe 1 vacina!!

  54. Moro, você é simplesmente "o Cara". O Brasil, um dia, ainda vai merecer pessoas como você. Exemplo, alento em meio a tanto atraso e descaso por um futuro melhor para o povo brasileiro.

  55. Mas,agora também num sentido positivo, ainda bem que temos o senhor. Obrigada por tudo. Peço sempre a proteção de Deus pra o senhor e esses corajosos jornalistas que fazem a Crusoé e o antagonista.

  56. Muiiito bom, Dr. SÉRGIO FERNANDO MORO! Que alegria tê-lo de volta e que privilégio mais essa chance de rico aprendizado multidisciplinar! Profundamente cônscio, culto, informado, competentemente analítico... não faltou nada em sua avaliação 2020-2021. Excelente resumo da "ópera"!

    1. Está, sabemos, superlativamente difícil superar esse 2021 até vê-lo em 2022 como o ÍNTEGRO, HONRADO E VERDADEIRO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, depois de quase 2 décadas (17 anos do mais  inacreditável pesadelo!...) de marginais charlatães, "MAS".... será compensador inaugurarmos todos, a era do verdadeiro processo evolutivo-civilizatório da NAÇÃO BRASILEIRA com o NOSSO PAÍS SOB REAL DIREÇÃO: A SUA DIREÇÃO, COM O TIME DOS SONHOS E A NOSSA EDIFICANTE CONSTRUÇÃO CONJUNTA DO FUTURO-PRESENTE DO BRASIL!!!

  57. Moro precisamos de você na política. Confio que você tem força política para continuar a liderar a luta dos brasileiros contra a corrupção. Se candidato terá meu voto em 2022

  58. Por ter certeza de ser lido pelo articulista, tomo a liberdade de deixar mais umas idéias aqui pro nosso valoroso ídolo SMoro. Certo de que vc já avaliou que seria uma péssima escolha disputar com seu algoz JMB, a presidência de um país esgarçado pela imoralidade de seus últimos governantes,e c/ um Congresso de "notáveis" meliantes, pondero que o BR vai precisar de sua honorabilidade no Senado, e, posteriormente, como nosso futuro Chanceler num sistema Parlamentarista. Pense nisso.Alvaro Costa/

  59. De fato o mérito é de Dória, muito embora sua intenção não tenha sido diferente da de Bolsonaro em relação à pandemia. A perspectiva da ciência é que tenhamos ainda dois anos duros pela frente, até retornarmos à normalidade... Resta-nos então esperar que pessoas de bem, como o brilhante ex juiz abracem a causa do Brasil e nos dê uma chance de nos reencontrarmos enquanto Nação. No mais é deixar a ciência com a ciência, simples assim!

    1. Não importa, ele trouxe a vacina, isso sim importa, o resto veremos nas urnas!

  60. Excelente, Dr Moro. Por favor, não se esqueça que, ser presidente desse país pode ser uma boa idéia Mas........é uma fria para alguém entalhado para o estudo. Abraço

  61. V Parece que há poucas boas perspectivas de vacinação no comecinho do novo ano. Permanece a sensação de que o sacrifício não tem data definida para acabar.

  62. Parabéns, Dr. Moro. Belo texto, mostrando que o Sr. já domina, com conhecimento, outros assuntos que não o tema Jurídico!! É disso que precisamos!!

    1. Que não APENAS os assuntos jurídicos!! Uma luz no fim do túnel!!!

  63. Meu melhor investimento, ser assinante desta revista. Só pessoas de primeiríssima linha. Obrigada Dr Sérgio Moro, por não desistir deste país. 🙏

  64. Sempre politicamente correto, Dr. Sergio Moro. Parabéns pelo texto otimista maravilhoso. Confiamos na sua disponibilidade para candidatura em 2022. Avante!!!

  65. A sensatez sempre presente em seus artigos...tenho esperança que seja candidato em 2022, apesar de achar q o Brasil não o merece por tê-lo atacado tanto injustamente...

  66. O combate à corrupção é que ficou para trás.Apesar da renovação no Congresso,o que constatamos,é que os novos já foram contaminados pela “velha política”!A distribuição de cargos e verbas corre livre,leve e solta!Os corruptos estão em festa!

  67. Moro o senhor mora nos corações das pessoas que querem um Brasil limpo.Nos sabemos que os bandidos deste país te querem longe Abraço e a minha admiração.

  68. Elogiar Dória não é uma atitude sabia. Ele está quebrando SP por um projeto vazio de assumir a presidência em 2022. Mas, como vice não será candidato em 2922, para nenhum cargo, segundo suas palavras, não há o que temer.

    1. Marcelo, pode até estar quebrando São Paulo... nem discuto isso, mas (ele aí novamente) se não fosse pela pressão que ele colocou no governo pela tomada à frente com a coronavac, não teríamos qquer vacina aqui até hoje... e ainda estaríamos tomando as toneladas de cloroquina que o Trump nos enviou, pois lá não tinha serventia ...mas o Bozo aqui insistindo em enfiar na população!!!

  69. Parabens Moro, seu texto esta mais leve com a lucidez de sempre ! Suas ideias e coragem sao essenciais para o bem do nosso pais, que surja um grupo politico com os mesmos ideais. Nos preparar em 2021 para nao cometer os mesmos erros de 2018 em 2022 !

    1. Com certeza Carlos! Esperamos ter um candidato que nos represente... CHEGA! Não dá para errar de novo. Lideranças respeitáveis têm que aparecer...

  70. Caro Dr. Sergio Moro, após 29 dias de 2021, fico preocupadíssimo com as perspectivas no Brasil. Uma análise política e econômica, sinalizam um avanço pequeno em políticas públicas e maior desigualdadel social....MAS, se nossa sociedade acordar, .....MAS se nossa elite deixar de ser extrativista, ....MAS se livrarmos do COVID19, ..... e nossas lideranças responsáveis e comprometidas (com um BRASIL para todos) chegaremos menos piores. Verdade acima de tudo e fazer o certo sempre. Estamos juntos.

  71. Causa-me enorme desconforto esses seus acenos ao Ditadória. Qualquer um que seja minimamente informado sabe que esse tucano não é "flor que se cheire". Todos reconhecemos e seremos eternamente grato ao senhor pela sua participação decisiva na condenação do maior corrupto/molusco deste País. Mas, no que se refere ao Doriana... Qual é a tua, afinal, o Moro?!

  72. Este ano, também, já está perdido. Só será possível sair dessa tragédia a partir das eleições de 2022, se o povo fizer a coisa certa e eleger o Moro juntamente com uma bancada honesta no Congresso com renovação de 100%, pois a dita renovação das eleições passadas, de apenas 50%, não foi suficiente.

  73. Caro Dr. Sergio Moro. Minha preocupação é quanto a safadeza do STF tentando inocentar o ladrão mor do país. Tenho expectativas de vê-lo candidato em 2022 para derrubar essa máfia que continua a roubar o pais.

  74. Já tivemos no século passado várias pandemias, sendo a mais devastadora a de 1919-1920(Gripe Espanhola), cujos mortos as inexatas estatísticas de então estimam de 35 a 100 milhões de pessoas em todo o mundo. As mesmas medidas utilizadas nessa devastante pandemia poderiam ser usadas na atual com bem mais zelo e responsabilidade a partir de cada cidadão. Vacina foram produzidas durante todo o século 20, especialmente para vírus da especie BACILLUS INFLUENZAE e do CORONAVÍRUS. O QUE NOS FALTA?

  75. Em qualquer situação o Sergio Moro tem meu voto, por tudo que ele já conseguiu fazer pelo Brasil, MAS reconheço que pedir que ele se sacrifique mais ainda pelo Brasil, candidatando-se a presidente é pedir muito.

  76. Obrigada pelos votos. da jossa parte fazendo o possível para colaborar..ta difícil, os ignorantes tem muitos braços e estão colocando suas garras onde podem....um Pais desgovernado, sem Presidente e com ministros torpes..que situação

  77. ... mas, a Vida segue como sempre desafiadora e temos apenas que fazer o que estiver em nosso alcance pelo bem em comum, quem não o fizer, que a sorte os retribua.

  78. Dr.Sérgio Moro, espero viver para ver Vossa Excelência, o próximo Presidente do Brasil! Há problemas imensos, mas...sei q a Va. Excia saberá enfrentar. Formará um respeitado grande Ministério! Estou segura.

    1. Precisaremos eliminar o Bolsonarismo primeiro . Precisamos voltar para as ruas .. O Juiz Moro precisará de muito apoio popular pra poder tocar nosso projeto . Do contrario ,Juiz Moro será impichado por esse congresso podre . Fui na carreata em Sao Paulo no domingo com VEM PRA RUA e MBLe houve bastante apoio popular dos pedestres na Paulista . Separada da esqueralha. Impeachment por Responsabilidade Criminosa no Combate da epidemia . Meu grande Respeito ao Juiz Moro

  79. Prezado Moro (o próximo presidente não precisa do pronome de tratamento ou título acadêmico). Cada vez que leio suas análises da situação atual do país, mais tenho certezas e esperança. Moro não tem o direito de não ser o próximo presidente. Pense bem nisso! Por todas as pessoas de bem deste sofrido pais!

  80. Concordo plenamente com as reflexões do Sr, mas o que tem mais me incomodado é o silêncio dos bons brasileiros formadores de opinião. Acrescento aqui a inércia da OAB nos Estados, mas com essa direção nacional o que esperar? Mas ainda acredito nas forças da rua ...

  81. Você é a maior fraude deste país, MAS creio nem todo mal dura para sempre e você cetamente não durará, pois só Deus é eterno.

  82. Doutor Moro: minha admiração pela sua honestidade e competência é tão grande que desejo vê-lo brilhando em qualquer outro meio que não seja nessa política imunda.

  83. Sr. Sergio Moro, seu texto sempre traz as reflexões mais necessárias ao nosso país. Lucidez o defini e coragem desde sempre. Mas confesso que sinto uma falta danada do poder da suas decisões. Quando seu texto claro em suas decisões, colocavam atras das grades gente que só nasceu e cresceu para roubar o país e nosso futuro. Sinto como se tivesse perdido uma alvanca poderosa. Por isso precisamos do senhor na presidencia. Não dá pra sonhar com um pais melhor sem passar por alguem como o senhor.

  84. Prezado Moro, espero q um dia o Sr possa voltar ao ministério da justiça ou ser indicado para o Supremo, em outro governo claro.

  85. Boa tarde, dr. Moro. Ler seu artigos são um alento p/ mim. Votei neste gov. no 2. Turno, pois acreditei que haveria avanços na LJ. MAS....e minha preocupação é com o que estão armando p/ o sr. Na 2. Turma do STF. O sr. é invejado por mtos, em especial, qdo leram o livro de sua esposa, sei que mtos leram, pq é uma declaração de amor explicita ao sr. Que Deus continue a ilumina-lo e ainda tenho esperança de ve-lo no STF.

    1. ... Lecionar na Universidade Notre Dame é muitíssimo melhor que qualquer STF Tabajara. ..

  86. A Lava-Jato teve seus méritos, mas... O "mas" sempre está aqui para estragar a festa. A lisura que se espera dos órgão de persecução penal e do Judiciário (não são a mesma coisa, pra começo de conversa) parece seriamente comprometida com os vazamentos das mensagens trocadas entre juiz e procuradores. Políticas anticorrupção são necessárias, a começar pela revisão das práticas das agências estatais, inclusive Ministério Público e Judiciário, que devem ser adequadas à legalidade estrita.

    1. Concordo. Mais um Palermo que caiu nas narrativas do intercePT, Bolsonaro, Aras, Gilmar, Tofolli, Levandowsky. Todos GENTE DA MELHOR QUALIDADE.

  87. Bem-vindo a 2021 Dr.Moro! Agradeço pela jeitão light de citar o "Mas",contudo vejo que vamos ter que nos contentar com os "Mas"...mas esse presidente é um adepeuta,mas com esse congresso,mas com esse judiciário,mas com esse ministério ,mas com esses "filhos",mas ...mas...mas....estes "mas" são a engrenagem mais forte do círculo vicioso que vivemos! Dr.Moro quantos "Mas"este Brasil pode ainda suportar e por quanto tempo? Quantos "Mas" menos o Dr Moro sugere pro Brasil a partir de 2022? Boa sorte

    1. Gostei da interpretação do Mas colocado pelo Dr Moro em seu artigo. Mas, apesar de tudo e de todos 2021 caminharemos lentamente com as reformas necessárias, a espera de 2022 quando, para mudar tudo e, quem sabe Moro aceite concorrer a Presidência, e ganhar.

  88. Com a pandemia e com um presidente extremamente despreparado, cruel e negacionista, dificilmente teremos dias melhores. Veremos a volta triunfante da corrupção, escancarada pelo fim da lava jato, que foi protagonizada por Bolsonaro. O Sr fez muito bem de sair desse desgoverno e de optar pela atividade privada. Desalento.

  89. Oi pessoal. É visível a admiração que Sergio Moro causa nas pessoas que veem nele a única esperança e a derradeira solução para este sabujo que se tornou o Brasil, nos últimos 20 anos. É salutar e até desculpável. Mas, já que esse é o tema do articulista, não será Moro, o Davi que derrotará o Golias (a corrupção ainda latente) no BR. Poupemos Moro, para um outro momento. O momento do parlamentarismo. Moro será um intimorato Senador. Anotem. Alvaro Costa/brasilia_urgente

  90. Gostaria muito de te ver no Planalto Central como o Presidente do Brasil, MAS... o Brasil não o merece! Simples assim. Mude se do Brasil como eu fiz a 3 décadas e vá ser feliz com sua família em um país civilizado ;)

  91. Eu não acredito que tem gente séria aqui, que acha que o Dória será eleito presidente. Olha a desgraça que este homem está fazendo em São Paulo!! Só pode ser a Equipe JD que está fazendo os comentários!!

  92. Não houve esquecimento dos eleitos Dr. Moro, houve sim, salvo honrosas exceções, fisiologismo, corporativismo, canalhice, safadeza, estelionato eleitoral e trairagem, especialmente estes dois últimos adjetivos aplicam-se aos eleitores do PR e ao Sr. , que foi usado pelo PR. Que tal começar a considerar sua candidatura para 2022???

  93. É notória a transição em seus textos do formalismo jurídico de outrora para algo mais suave, mais coloquial, mantendo, porém, a mesma qualidade textual. Parabéns, Sérgio Moro

    1. Também percebo esta transição e a minha admiração, o meu respeito por Sérgio Moro só aumentam.

  94. 1.0 Sergio Moro é o maior brasileiro de todos os tempos. Coloquei todos os problemas do Brasil numa folha A4, dimensionando a letra de acordo com o tamanho do problema. Metade da folha ficou com o Bolsonaro. E se riscar o Bolsonaro, os demais problemas ficam menores e mais fáceis de serem enfrentados. Gostaria muito de ver Moro presidente. Mas diante do atual cenário, acho que João Doria tem um perfil mais adequado. Não sabemos o quão fundo, vamos cair no poço com o Bolsonaro.

    1. 1.1 Sabemos que para recuperar o Brasil, precisaremos de um gestor experimentado. E no processo da vacina, Doria mostrou que é capaz. Sergio Moro será sempre um ativo do Brasil. Doria é o gestor que precisamos no presente. Moro é o gestor que teremos no futuro. Então Moro, pense no Brasil melhor, começaremos a busca desse Brasil melhor com o Doria, sendo o senhor o próximo a dar continuidade no processo para o Brasil ser melhor a cada dia.

  95. Como sempre, maravilhosamente escrito e cheio de “dicas” de como conduzir corretamente um país como o nosso! Se o imbecil que nos preside tivesse feito de Moro seu conselheiro, não estaria agora preso e dependente da pior corja ainda existente no legislativo e, apesar de um ou dois filhos presos, estaria com o 2º mandato garantido, e nós não teríamos perdido tantos parentes e amigos para esse vírus! #Moro2026! Com vice ou em alto cargo o Gen. Santos Cruz! Esse é o meu sonho!

  96. Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE” é nossa resposta ao ACORDÃO de BOLSONARO com o ESTABLISHMENT! Não seremos LUDIBRIADOS com o “velho plano de MELHORAS NA ECONOMIA!” Triunfaremos! Sir Claiton

  97. Nada a acrescentar aos comentários, unânimes até aqui, em relação à sua lisura, honradez, lucidez, coerência, coragem, otimismo e determinação em FAZER A COISA CERTA. GRATIDÃO ETERNA, SERGIO MORO!

  98. Sou dependente de seus artigos. rsrsrs Fico a espera deles. Acho que sempre aprendo um pouco quando os leio. Mas, como quase tudo tem um mas, estou desanimada para estar esperançosa. Bolsonaro ruiu com toda esperança que veio com a Lava Jato, com as punições e com um endurecimento contra a corrupção. Brasilia voltou a ser um balcão de negócios obscuros e desonestos. Ainda tem a entrega das msgs dos hackers ao Lula. Querem sua destruição e da Força Tarefa . Nada a comemorar.

  99. O Sr. é um excelente candidado para, em 2022 dar uma melhor resposta a estes problemas MAS... parece não estar interessado ou talvez lhe falte coragem...

  100. Já estava intrigada com a demora da sua coluna. Parabéns! Avante, 2022 tá chegando, você é um grande estrategista, confio em Moro/2022. Que Deus o abençoe!

  101. Excelente texto. Não podemos perder a esperança de termos um Brasil melhor. Mas a reportagem de capa da revista Crusoe de hoje ... me derrubou.

    1. Seus textos mostram q o Sr está antenado em todos assuntos q afligem o Brasil.Torço q o Sr,em 2022,se candidate a presidente.Que Deus lhe dê coragem,pois determinação o Sr já tem.

  102. Seus artigos são sempre um norte, principalmente para nós brasileiros, que estamos carentes de boas práticas e de como fazer a coisa certa sempre. Como espero lhe ver como Presidente do Brasil e assim não precisar ouvir mais o "mas" em conotação negativa.

  103. O Professor Raimundo Nonato, ao terminar a leitura desse artigo, diria: 'eta, cabra bom! Queria ter um político (presidente, senador?, quem sabe...) assim!' Fazer a coisa certa, acima de tudo! Continue colaborando sempre com a nossa política, Sergio Moro!

  104. Força, Dr. Sérgio Moro, pois a sociedade cívica brasileira precisa da sua palavra sempre orientadoras, posto que virtuosas. Muita saúde para o Senhor e sua querida família.

  105. É meu caro Dr Sérgio Moro mas nossa esperança é que o senhor não desista de nosso país e seja o nosso candidato a presidente em 2022

    1. lamentavel o desmanche da lava jato. Mas, isso nao tirara o seu brilho, dr Sergio Moro

    2. Vamos aguardar um pouco mais. Se não me engano, a filiação partidária deve ser feita até abril. Sérgio Moro tem tempo para tomar a decisão. Para o Brasil seria ótimo ter um candidato sério e competente. Senão teremos que votar mais uma vez por exclusão. O meu maior medo é um segundo turno entre Bolsonaro é Lula.

    3. Não adianta entrar . São sempre os mesmos que escrevem . Deve ser viciado e invernicos os comentários

    4. Parabéns pela cronica , Dr Moro . Fiquei triste ao ler o comentário do Diogo , que o Sr não vai se interessar em ser candidato . Mas gostando do Sr , como a maioria dos brasileiros de bem gostam , seria bom seguir sua carreira como advogado , porque essa política praticada no Brasil , é para corruptis bandidos e ladroes. Que o nosso Senhor Deus , abençoe sempre o Sr e sua família. E muito obrigado sempre por tudo que fez por nós

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO