Reprodução/Facebook/Arthur LiraNo esforço em favor da eleição de Lira, o Planalto tem prometido liberar verbas milionárias para deputados

A conta da vergonha

O Congresso eleito sob o signo da renovação protagoniza cenas de fisiologismo explícito diante do balcão armado pelo Planalto, que tenta a todo custo aboletar seus preferidos no comando da Câmara e do Senado
29.01.21

A exaustão dos brasileiros diante de sucessivos escândalos de corrupção levou à renovação recorde de mais de 50% na Câmara dos Deputados em 2018. A chegada de novatos, com a promessa de sepultar práticas históricas como o toma lá dá cá, representou um sopro de esperança para a sociedade. O discurso de oxigenação política, entretanto, não resistiu à realpolitik de Brasília, cujos métodos pouco republicanos o presidente Jair Bolsonaro jurou combater antes de eleito. As negociações conduzidas pelo Palácio do Planalto para as eleições às presidências da Câmara e do Senado retratam cenas de fisiologismo a céu aberto. Acossado por ameaças de CPIs, pelo fantasma do impeachment e por investigações que se aproximam de sua família, Jair Bolsonaro resolveu abrir os cofres para eleger o deputado Arthur Lira, líder do Centrão, e o senador Rodrigo Pacheco, do DEM, aos comandos das duas casas Legislativas. Diversas tabelas de negociação de emendas circularam em Brasília ao longo da semana, mas nem os governistas sabem precisar ao certo o valor que está em jogo. Uma das planilhas com detalhamento dos municípios beneficiados mostra a destinação de verbas que somam 636 milhões de reais para os parlamentares gastarem em obras em seus redutos eleitorais. Outro documento, informal, prevê repasses que totalizam 3 bilhões de reais do orçamento da União a deputados e senadores dispostos a votar em Lira e Pacheco.

As negociações para a liberação de emendas são conduzidas pelo ministro Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo, em seu próprio gabinete. O general está com a agenda lotada e tem recebido em sequência parlamentares, sobretudo os do Centrão, que se aglomeram na fila de espera para obter recursos de emendas e promessas de postos estratégicos na Esplanada. Outras tratativas não aparecem nos compromissos oficiais do ministro: em encontros discretos ou em telefonemas, Ramos conversa com dissidentes de partidos que oficialmente apoiam o candidato Baleia Rossi, do MDB. Há traidores em várias legendas como PDT, PSB e DEM – todos devidamente recompensados com vagas em estatais ou liberações de recursos para as bases. Além de despejar recursos, Ramos, sob a regência de Bolsonaro, promete cargos em estatais a deputados influentes e já negocia a futura reforma ministerial com os líderes dos partidos envolvidos nas negociatas, como o Progressistas, o PL e o Republicanos. Por exemplo, em troca do voto em Lira, o Centrão trabalha para emplacar o pastor Marcos Pereira, do Republicanos, no Ministério da Cidadania no lugar de Onyx Lorenzoni – com isso, o partido garantiria o direito de controlar o dinheiro do eventual futuro coronavoucher e de um remodelado Bolsa Família. Já para quem resiste a apoiar Lira ou Pacheco sobra retaliação: são condenados a entregar cargos que já controlam na administração federal. Os beneficiários dos cargos vagos são os que topam votar nos candidatos do Palácio do Planalto.

A lista de municípios já beneficiados com emendas de eleitores de Arthur Lira, à qual Crusoé teve acesso, tem 520 cidades. A maioria dos recursos é do Ministério do Desenvolvimento Regional, mas há ainda a liberação de milhões de reais do Ministério da Agricultura e do Ministério do Turismo – neste caso, boa parte das localidades contempladas não tem nenhuma vocação para receber visitantes. Uma delas é Brasiléia, no Acre, que vai ganhar 2,6 milhões de reais do Ministério do Turismo, para “projetos de infraestrutura turística”. A prefeita da cidade, Fernanda Hassem, do PT, reconheceu que os recursos foram liberados graças à deputada Vanda Milani, do Solidariedade. O comando do partido fechou com Baleia, mas a sigla tem inúmeros dissidentes, como Vanda, que fez parte da comitiva de Arthur Lira na visita ao Acre, no último dia 7. Depois do anúncio do empenho da emenda, que a parlamentar tentava viabilizar sem sucesso desde junho, a prefeita convocou às pressas uma equipe da associação de municípios do estado para auxiliar na adequação do projeto. O recurso deve ser usado para a construção de uma “orla” às margens da BR-317, rodovia que liga Brasiléia ao município de Assis Brasil.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéO general Luiz Eduardo Ramos articula as negociações, sob o comando do capitão Bolsonaro
A deputada Gorete Pereira, do PL do Ceará, assumiu como suplente o mandato da deputada petista Luizianne Lins há pouco mais de um mês. Ficará só quatro meses no cargo, durante uma licença da titular, mas aproveita enquanto pode a vitrine do mandato. Em troca do apoio a Lira, Gorete conseguiu emendas para municípios cearenses como Cariús, e garantiu fotos em reuniões ao lado de pelo menos quatro ministros para suas redes sociais. A deputada esteve com Tarcísio de Freitas, da Infraestrutura, Milton Ribeiro, da Educação, Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional, além de Luiz Eduardo Ramos, que é quem comanda o toma lá dá cá. O acesso livre a gabinetes de ministros, para que deputados tirem fotos e prometam verbas para suas bases eleitorais, é outra moeda de troca que tem agradado a parlamentares, especialmente os do baixo clero, não habituados com os corredores mais restritos do poder. Na lista das negociações, Cariús receberá 960 mil reais em emendas. Aliados do prefeito recém-eleito da cidade, Willamar Palácio, também do PL, confirmaram que o recurso chegou pelas mãos de Gorete Pereira. Já o deputado Genecias Noronha, do Solidariedade do Ceará, conseguiu 2,8 milhões de reais para o município de Parambu. A cidade é comandada por Rômulo Noronha, de 24 anos, sobrinho e correligionário do deputado. Desde que assumiu o cargo, o jovem tem se gabado por ter portas abertas no gabinete do diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, Fernando Marcondes Leão, indicado para o cargo por Arthur Lira, em maio do ano passado.

Além das emendas já asseguradas, os deputados governistas do Solidariedade do Ceará nutrem a expectativa de indicar nomes para órgãos federais de orçamento robusto. Este mês, em retaliação ao deputado Heitor Freire, do PSL, por não declarar apoio a Lira, o governo exonerou o coronel Júlio Aquino da Superintendência do Ibama no estado. O Planalto demitiu ainda a chefe do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, o Dnit, no Ceará. Engenheira e servidora de carreira da autarquia, Líris Silveira Campelo perdeu a vaga para que o cargo de orçamento milionário fosse ofertado a aliados de Arthur Lira. A exoneração da técnica é um retrato da guinada no discurso anticorrupção de Jair Bolsonaro. A demitida Líris já testemunhou na Justiça contra Joaquim Guedes, ex-superintendente do Dnit acusado de fraude em contratos. Em sentença condenatória proferida em julho do ano passado contra o ex-dirigente do órgão, a Justiça frisou que a servidora não aceitou fazer parte de conchavos na autarquia. É um caso que ilustra bem a situação: uma funcionária de carreira elogiada por caçar corruptos foi enxotada para dar lugar a um apadrinhado do fisiológico Centrão.

A Direção de Infraestrutura e Gestão Portuária da Companhia de Docas do Ceará também está sem comando e entrou nas costuras políticas pela eleição de Arthur Lira. As novas nomeações serão efetivadas no início de fevereiro, logo depois da eleição da Câmara, marcada para esta segunda-feira, 1º. Enquanto parlamentares do Solidariedade alinhados ao Planalto são agraciados, deputados da legenda que contrariaram as ordens do governo sofreram punições. Áureo Ribeiro, do Rio de Janeiro, controlava dois cargos na Superintendência do Ministério da Agricultura no estado. Na semana passada, o ministro Luiz Eduardo Ramos telefonou para o presidente do Solidariedade, Paulinho da Força, para avisar que o governo iria demitir os indicados do parlamentar, que é eleitor de Baleia Rossi.

Trecho de planilha com reserva de recursos do Orçamento da União: cofres escancarados, assim como o fisiologismo
Hildo Rocha, do MDB do Maranhão, é mais um que integra o rol de parlamentares punidos pelo Planalto. Ele havia indicado Jones Rocha para a chefia regional da Codevasf, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba. O governo avisou Hildo que, sem declaração pública de apoio a Lira, ele perderia a indicação. “O MDB tem candidato à presidência da Câmara, eu não poderia votar no Arthur Lira por uma questão partidária. Além disso, o Progressistas no Maranhão apoia o Flávio Dino, que é meu adversário político”, justifica Hildo. No estado, um dos maiores contemplados por emendas do varejão de Lira é Aluísio Mendes, líder do PSC, que coordena localmente a campanha do candidato do Planalto à presidência da Câmara.

A propagada defesa da autonomia do Legislativo, usada como justificativa pelos parlamentares para votar em Arthur Lira, é um discurso falacioso. Esta semana, o próprio presidente Jair Bolsonaro falou abertamente sobre seus planos de interferir nos destinos da casa, onde tramitam 61 pedidos de impeachment contra ele. “Vamos, se Deus quiser, participar, influir na presidência da Câmara com esses parlamentares”, reconheceu o presidente da República na última quarta-feira, 27, depois de um encontro com integrantes do PSL que, eleitos com o discurso de combater o Centrão, acabaram se transformando no próprio Centrão.

No balcão de negócios do Congresso, parlamentares de esquerda também entraram no espírito do toma lá dá cá. Cássio Andrade, do PSB do Pará, obteve recursos para vários municípios do estado, como a capital, Belém. A cidade terá ao menos duas emendas negociadas por Arthur Lira, nos valores de 1,9 milhão de reais e 2,3 milhões de reais. O voto pró-Lira de Cássio Andrade está em todas as planilhas de aliados do candidato do Progressistas. O deputado Robério Monteiro, do PDT do Ceará, também está na conta de eleitores de Lira. A mulher dele, Ana Flávia Monteiro, do PSB, é prefeita do município de Acaraú, uma das 12 cidades cearenses que já têm previsão de liberação de emendas. O valor para a cidade é o maior do estado: 6,4 milhões. Se existem as traições, por assim dizer, ideológicas, as traições partidárias mais ruidosas e com maior potencial de consequências políticas são as protagonizadas pelo DEM, partido do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia, padrinho da candidatura de Baleia Rossi.

Agência SenadoAgência SenadoPara a presidência do Senado, o governo investe em Rodrigo Pacheco, o escolhido de Alcolumbre
A infidelidade de setores do DEM está diretamente relacionada ao comando central da Codevasf, controlada por indicados do deputado baiano Elmar Nascimento. Como o DEM não quer perder o feudo político, parlamentares liderados por Nascimento trocaram Baleia por Lira, sem qualquer constrangimento, o que levou a um desgaste público entre Rodrigo Maia e o presidente nacional do DEM, ACM Neto, seu amigo de longa data. O presidente da Câmara tentou pressionar o ex-prefeito de Salvador em busca de uma declaração pública mais incisiva em favor de Baleia Rossi, mas ACM Neto, de forma silenciosa, deu aval aos deputados que bandearam para o lado do Palácio do Planalto – um comportamento que lembra bastante o do avô dele, Antonio Carlos Magalhães. Maia chegou a dizer ao antigo amigo que, nessa toada, o DEM vai ganhar o rótulo de “partido da boquinha”. Irritado com o assédio aos deputados do DEM, o presidente da Câmara também telefonou para o ministro-general Luiz Eduardo Ramos na noite de terça-feira, 26, e, bastante exaltado, reclamou da interferência de Bolsonaro na disputa pela presidência da Câmara. Na conversa, Ramos teve a coragem de dizer que o Planalto estava mantendo distância da disputa, já que Lira é quem estaria coordenando sua própria campanha. O discurso de Ramos aos parlamentares é outro. Crusoé apurou que o ministro tem dito a deputados que se compromete a quitar 100% das emendas impositivas de anos anteriores que ainda não foram pagas e negocia ainda recursos extraorçamentários. Ao todo, o Tesouro já liberou meio bilhão de reais em emendas somente no mês de janeiro. Só que faltam 17,2 bilhões de reais de emendas apresentadas em 2020 que não foram executadas.

Para além dos acordos de coxia destinados a eleger Lira e Pacheco aos comandos da Câmara e Senado, a conta da sobrevivência política de Bolsonaro é ainda mais salgada. Inclui no pacote a reformulação do Bolsa Família – o programa assistencial será ampliado e o valor do benefício passará por um reajuste – e a retomada do auxílio emergencial, a despeito da resistência do ministro da Economia, Paulo Guedes. O pagamento do benefício alavancou a popularidade de Bolsonaro durante a pandemia, mas o repasse acabou em dezembro. Pressionado pela queda de popularidade em razão de sua deplorável condução do combate ao coronavírus, o presidente está inclinado a ceder às pressões pela criação do novo coronavoucher. Guedes já apresentou sua condição: a volta do auxílio precisa estar atrelada a uma trava para o aumento de gastos em outras áreas, como educação e segurança. A expectativa no governo é de que haja um meio termo para que a negociação seja boa para todas as partes. O Centrão, para variar, já está de olho. Além de cargos e emendas, o bloco fisiológico quer apadrinhar outros programas e obras que poderão sair do papel se o governo ignorar a responsabilidade fiscal.  “Os parlamentares racionalizam suas decisões com o intuito de conseguir a reeleição ou de pavimentar a trajetória para cargos no Executivo, por exemplo. O dinheiro é o caminho mais fácil”, diz o cientista político Ranulfo Paranhos, professor da Universidade Federal de Alagoas.

O problema é que a estratégia do vale-tudo terá impacto não apenas orçamentário, mas político. Mesmo que Arthur Lira e Rodrigo Pacheco se sagrem vitoriosos na eleição marcada para a próxima segunda-feira, Bolsonaro sairá das disputas mais fraco politicamente do que entrou. Além de se tornar definitivamente refém do Centrão, a fatura da manutenção do apoio a um presidente cuja popularidade derrete e que permanece com a espada do impeachment pendurada sobre sua cabeça será muito mais cara – talvez até impagável. E a história mostra no que isso pode dar.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. “Cria cuervos y te sacarán los ojos” (crie corvos e eles te arrancarão os olhos) Que seja esse o destino do Capetão alimentando os corvos do Centrão. Lira é o Eduardo Cunha de amanhã. Viva o amanhã! #ForaBolsonaro

  2. Reforma Política, urgente.Incompetência e corrupção é coisa de satanás. isso, não nenhuma novidade. Há décadas, essa prática faz parte desse infernal universo político. Esse sistema de governo apoiado pela última Constituição, apelidada de "Cidadã" fez aumentar o bônus para os políticos e isentá-los do ônus.Mudaram-se o nome das siglas dos políticos mas o conteúdo imprestável, se manteve. Fazer o quê? O jeito é controlar a indignação.

  3. Tivesse o presidente família, já teriam cuidado de sua saúde mental e psíquica afastando-o da vida pública. É uma forma de fazer historia com alguma dignidade, mas o presidente tem familicia, nada a esperar. Forças armadas da ativa, esses sao os seus patriotas tao bem formados e pagos por nós? Fora Todos!

  4. Bolsonaro não passa de um traidor da pátria. Sepultou a Lava Jato, se uniu a corroídos notórios e agora faz renascer o pior da política. Falastrão desonesto e despreparado.

  5. Só estamos esperando Lira ganhar, assumir e depois enfiar a faca nas costas do presidente. Ai vamos rir a vontade. Vai ser a glória.

  6. O brasileiro elege assembleias "de merda" e corruptas, e quer que o PR governe só com gente honesta ! Cadê a lógica ? Que renovação que nada. O que houve foi troca de cadeiras. Os bandidos continuam lá firmes, os mesmos de sempre !!! Eleitos por nós mesmos !!!

    1. Acha mesmo que o Lira vai trabalhar pelas pautas reformistas da economia? tem que ser muito inocente mesmo. Sabe o motivo de na gestão Maia os projetos serem emperrados, atrasados e engavetados? Simples, o Centrão queria mais cargos e dinheiro. O que o Lira, que é desse mesmo Centrão, deseja? Cargos e dinheiro. Se as pautas andarem no congresso não será por causa do Lira e sim por causa do Bolsonaro que resolveu fazer a mesma política corrupta de Lula, Dilma e Temer.

    2. Vdd. Não tem como governar o país de forma 100% republicana com esse congresso corrupto que nós elegemos. Vejam as opções: arthur lira do centrão e baleia rossi do PMDB. Nao tem pra onde correr. E acho q o presidente não pode correr o risco de ter um aliado do Maia na presidencia da camara, pois ele pode continuar emperrando todos os projetos do governo como tem feito o maia. Acho normal q o presidente haja desta forma

  7. Não acredito no Coronel da impunidade Esse Baleia pois eles vão desidratar mais ainda o pacote anti-crime do Moro e eles nunca vão tirar da gaveta para acharem com o foro privilegiado e não vão colocar em votação para acabar com a prisao em segunfa instância e à impunidade vai continuar no Brasil. Temos que fazermos mais carreatas para pedir o impechament do Bolsonaro e Colocar para dirigir a Câmara alguém que esteja comprometido para acabarcomofororoprivilegiado e acabar com a prisao em segunda

  8. Emendas para obras em Estados e Municípios se não forem desviadas são sempre bem vindas. Melhorar a qualidade de vida da população, passa necessariamente pela melhoria das condições das cidades, seja na saúde, educação, mobilidade, saneamento, segurança, etc. Que se dane qual o político indicou a verba, o negócio é a obra ser feita. Devíamos dar mais atenção as cidades e menos importância ao poder em Brasília. Lá já sabemos a imundice que é

    1. Entendi. Então como você é o espertão e o que ninguém engana, ensina para gente moço o que deve ser feito. Mas sem fantasias e delírios, além é claro de não tentar me enganar também.

    2. Maurício tu acreditas mesmo que essas verbas para educação, infraestrutura e saúde ou mesmo obras a serem feitas. Você é fácil de enganar. Eles vão ficar mais ricos. As emendas servem para torna-los milionários. Boa parte dessa grana já foi desviada. Acorda moço. São todos bandidos e alguns tem jatinho.Ta bom para ti ?

  9. Ora, vcs querem é que o Presidente não faça acordos com o. Entrado pra impicha-lo. No início do governo diziam que o Governo teria de fazer esses acordos. Agora o condenam por isso. A diferença deste Presidente para os anteriores é que este não rouba. E não da vida boa pra essa mídia partidária a corrupção

    1. era o que eu pensava. mas tu viste a sede da empresa de que se compra o leite condensado? se fosse noutro governo, seria maracutaia.

  10. Ta certo. Agora, por que pulamos na reportagem os dois anos entre a eleição de Bolsonaro e a eleição na câmara de amanhã? Nesse dois anos não houve fisiologismo, Maia aprovou pautas bomba, difamou Bolsonaro e sentou-se pautas caras ao bem do país. A liberação de dinheiro pelo PR faz parte das pautas impositivas, constitucionais. O PR liberou dinheiro pra alguns milhares de municipios, inclusive os que apoiam Lira. Apenas para colocar na perspectiva e diluir o viés político da matéria.

  11. Boa reportagem. Mas enquanto assinante e sem bandido de estimação, gostaria de ler também o que se passa em torno da candidatura de Baleia Rossi. Ou os que o apoiam não têm interesses escusos?

    1. tem que negociar com gente séria, Po! não com o centrão, talkey?

    2. Essa revista não vê os atos pouco Repúblicanos de Maia e Alcolumbre. Por que tanta perseguição com Bolsonaro??? Por que não vê o que a imprensa pobre diz todos os dias???

  12. Informações iguais a anos . Nada de diferente. Mudou 50% mas esses novos iguais aos que saíram. Movidos a grana. Que se lasque o Brasil. O que importa é a grana no bolso. Como governar com esses parasitas? E vocês esqueceram de escrever que o Maia estava fazendo pior pra colocar o acecla dele. Infelizmente para aprovarem as pautas que o Brasil precisa, temos que agir assim. Deveriam ter escrito que o Governo Federal não está conseguindo governar por que quem votou contra ele não aceitou perder.

  13. Na verdade, isto é muito simples. Em qualquer lugar civilizado o orçamento é do congresso e o executivo cumpre. Só no Brasil existe este negócio de orçamento fictício, que o executivo cumpre, se quiser. Os deputados fazem emendas ao orçamento, mas o Executivo só cumpre as emendas dos deputados que ele escolhe. Com isto, ele barganha diretamente com dinheiro público. Tudo legalizado. Mais uma das nossas jabuticabas, que todo mundo aplaude (quando retira o poder do Congresso sobre o orçamento).

  14. Parece que acreditam em contos de fada ou papai noel! A barganha existe desde que o mundo é mundo. Vamos deixar de hipocrisia e saber que este é o congresso eleito pela população e o governo tem que ser julgado pelo que construiu de fato e na próxima eleição pelo voto!

    1. Se o congresso respeitar a população, não sossegará até remover o Bozo do poder e abrir espaço para a recuperação do país antes que seja tarde demais!

    2. Esse desgoverno abandonou todos os projetos de governo defendidos em campanha. E agora resolveu se aliar aos algozes tão conhecidos de nossa nação. Estelionato eleitoral.

    1. Jose, continua como sempre. Se achando. Não sei da onde você tirou que queremos tirar o Bolsonaro. Ainda lendo na cartilha errada. Precisa se atualizar mais. Querido

  15. Vergonha é a Crusoe com viés ideológico. Será que a Crusoe tem pessoal profissional a altura pra tocar esse negócio. Tenho minhas dúvidas

    1. Bozismo e Petismo são os dois lados de uma mesma moeda podre. Takaiku, vc não passa de um mortadela petista q se encantou com o bozonarismo hipócrita e delinquente.

  16. Força, senadora Simone Tebet, na sua luta legítima contra a corrupção praticada dentro do Congresso Nacional envolvendo dinheiro público para compra de votos dos parlamentares. Nessa toada, continuaremos no inferno das desesperanças.

  17. Esse quadro e vergonhoso. Ate meu Acm Neto sem saber ser objetivo e claro na politica nacional. Acm neto seja claro e objetivo com relaçao a politica nacional no combate a corrupçao . Seja presidente de um partido no combate a corrupçao que o senhor ganhara muitos eleitores. Eu gostaria de ver o trabalho do senhor a nivel nacional como tenho acompanhado aqui em Salvador. Sei que por ser o presidente do partido ser a favor do combate a corrupçao o compromisso e maior.

    1. Tal avô tal neto. Vergonhosa essa subserviência mercenária.

    2. Piada né? ACM?? Nada diferente do Avô. Só mais bonito.

  18. Nossa política e uma rede de organizações criminosas, que não tem o que fazer pra acabar isso, a não ser na bala, com sangue, muito sangue. Infelizmente a sub-raça tudo aceita. E seremos sempre, eternamente essa merda de país. Desde João Figueiredo, temos visto uma sucessão de bandidos no poder. E mesmo quem entra com intuito de mudar isso, os poucos que entram nada consegue fazer. Os criminosos estão blindados. Por isso são contra a população se armar. Mais não esqueçam bandidos. NADA É ETERNO

    1. André o Bozo nao ta querendo melhorar nada, o unico interesse dele é continuar assassinando o seu próprio povo para não perder na retórica para o Doria.

    2. Desde João Figueiredo? Deixe de ser baboseira. Nunca se roubou tanto no Brasil como na ditadura. A ditadura foi o berço dos políticos mais corruptos do país. Na democracia tudo se resolve no voto ou com o impeachment. Sangue e armas são estratégias que unem os extremistas de esquerda e direita.

  19. Bozo será condenado pelo artigo 267 do código penal. Tudo o que eu falei aqui desde março de 2020 foi resumido de forma perfeita por um grupo de procuradores. Cadeia para o genocida!

    1. Nenhum deles matou tanta gente como o Bozo. Roubaram, mas não foram genocidas.

    2. Você esqueceu de Sarney, Collor, FHC, Lula, Dilma. Renam, etc,etc,etc.

  20. E a consequência deste número absurdo de partidos.Isto facilita o toma lá dá cá.Mas seria muito legal ver qual seria a reação do Bozo se ,apesar de tudo,acabasse o Baleia Rossi sendo eleito,já que o voto é secreto.

    1. Adoraria que o tiro saísse pela culatra. O "Minto" merecia uma surpresa, porém de traição ele entende e deve ter tomado suas precauções.

  21. Aceita que dói menos e outra coisa NÃO RENOVEM MINHA ASSINATURA NO MEU CARTÃO DE CRÉDITO AUTOMATICAMENTE COMO FIZERAM EM 2020. SE REINCIDIREM IREI PROCESSAR CRUSOÉ .NÃO QUERO AJUDAR A SUSTENTAR OPOSIÇÃO RAIVOSA AO PRESIDENTE BOLSONARO.

  22. E quem não muda ? Esses blogs iniciaram em abril de 2019, reveladoras reportagens sobre os ministros Tóffoli e Moraes, mais precisamente sobre as BANCAS de suas mulheres. Que fim levaram as reportagens ? Sabemos que foram censurados durante um curto espaço de tempo. Foi o tempo necessário para NEGOCIAR $$$ ? Por que não tocaram mais no assunto ? Medo, covardia, coação ? Por que mudaram o que queriam demonstrar ? Por que não retornam ao assunto ? Era FAKE NEW dos blogs ?

    1. O que e3 mais importante, insistir na corrupção de juízes ou focar nas tentativas homicidas de assassinar o povo com o insentivo pela disseminação do virus mortal? Roubar é muito feio, mas matar é muito pior.

    2. Porque o assunto mais relevante do momento é a destruição da pátria amada pelo Bozo e por seus seguidores beócios.

  23. O que seria de nós sem o trabalho da imprensa? Difícil de ler a reportagem sem causar repulsa à política brasileira. Bolsonaro que eu ajudei a se eleger é sem dúvida o maior estelionatário eleitoral de todos os tempos. EXCELENTE A MATÉRIA! PARABENS A EQUIPE!

    1. Os Blogs, desde a reportagem em que a pauta era sobre o Amigo do Amigo do meu Pai, enroscada as mulheres de Tóffoli e Moraes, ambas traçadas como corruptas, e claro com seus ministros, modificou seu rumo. Dependendo do ângulo, até Cristo pode ser bandido. Por que será que os Blogs, desde que foram silenciados, não se esforçaram a nos PROVAR que estavam corretos em suas suspeitas ? Agora estão chateados com Bolso ? Seu número de assinantes despenca. E Sueli nunca votou em Bolso. A conheço e sei

  24. O Dep. Rodigo Maia, tracou a Pauta Legislativa, quiz ser um Primeiro Ministro num pais Presidencialista, deixou caduca medidas que beneficiava a população por ser editadas pelo Governo em MP's, travou um duelo com o Governo Federal antecipando o debate político de 2022 em plena Pandemia, não colocou em votação a Prisão após condenação em Segunda Instância, abusou do uso da maquina pública como a utilização excessiva de Jatos da FAB, entre outras presepadas de garoto mimado. Já vai tarde!

  25. Compartilhe esse conteúdo utilizando as ferramentas de compartilhamento oferecidas na página ou pelo link: https://crusoe.com.br/edicoes/144/a-conta-da-vergonha/. Nossos textos, fotos, artes e vídeos são protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo da revista em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Mare Clausum Publicações Ltda.

  26. Muita sorte Bolsonaro ter abandonado a vida de paraquedista. Sua extrema burrice podia fazer com que saltasse com uma mochila nas costas em vez do paraquedas

  27. Brilhante reportagem, como sempre! Estou muito satisfeito em assinar está revista e feliz por, pelo menos, termos um jornalismo verdadeiro para acompanharmos. Sei que podemos fazer pouco pra mudar isso, mas termos ciência do que se passa realmente nessa politica suja nos faz ficarmos mais aliviados e com parâmetros para realizar escolhas melhores nas eleições. TAMO JUNTO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!11

    1. Faltou o + importante, contar-nos quem seria esse candidato que faria a GLOBO pagar suas dívidas postergadas a décadas ? Ou transformar estatais que, misteriosamente, davam prejuízo, e em um ano de Bolso, LUCRO de mais de 100 bilhões. Votaria em MORO se tivesse, UMA SÓ VEZ, criticado um "cumpanhero" do PSDB, Aécio por exemplo. Qualquer um, exceto ZEMA, em seu discurso de posse abrirá seus braços para o PT e Comparsas, e o ROMBO de BILHÕES retornará. Vejo assim, Bolso é o Menos Pior, DISPARADO

  28. Só para entender: o “benefício” combinado para votar no candidato do pr já está na planilha de recebíveis ou já está na conta do município ou do estado? Só querendo saber... ACHO QUE DEPUTADOS TAMBÉM DEVERIAM SE INFORMAR...!

  29. Nenhum a novidade. Desde março de [email protected] eu digo que o Bozo é e sempre foi centrão. Pior, centrão do baixo clero. Ele disse que ficou distante do grupo só para enganar os abestalhados que o apoiavam, mas os acordos rolavam por debaixo dos panos. Depois que as falcatruas dele foram descobertas e o Moro pulou fora, o Bozo assumiu de vez o seu grupo político. Simples assim! Besta foi quem acreditou que seria diferente. Como se diz nas fazendas:ninguém planta urtiga e colhe rosa!

  30. Infelizmente, no Brasil, não temos verdadeiros partidos, não temos nenhuma ideologia, não temos nenhum projeto de futuro. Não temos políticos, temos abutres aguardando o seu quinhão. Assistimos agora uma volta ao passado. O apoio a Artur Lyra, ignorando a sua ficha corrida, e tudo o que assistimos para que ele vença representa uma volta ao passado, Centrão no comando, toma lá dá cá, um estado inchado, mal uso do alto imposto que pagamos. Triste, muito triste.

  31. PAREM DE VOTAR. Vamos deslegitimar essa classe política maldita que nos oprime. Não adianta. Enquanto não dermos um "cavalo de pau" popular nesse sistema representativo, sempre os mesmos vermes estarão lá, apenas mudando a embalagem. Em tempo: pra quem acha que Moro é a solução pra 2022, já estou avisando que vai ser moído pela máquina se não ceder. PARE DE VOTAR.

    1. Se os canalhas legitimarem os canalhas, a canalhice estará exposta. Temos que parar de validar essa classe política. Até que novos tempos surjam, até que eles percebam que estão mais expostos e menos a vontade para ferrar nossas vidas. Um presidente eleito com 30 milhões de votos é menor do que um com 50 milhões!

  32. Não se esqueçam que quem colocou os 594 parlamentares no CN fomos nós, Zé Povinho, portanto é o que o PR tem para governar. Da próxima vez deixemos de votar em palhaços, ator porno, radialistas, borracheiro, vendedor de açaí, bombeiro, ex-padeiro, policial militar, e montemos um CN com pessoas sérias, cultas e inteligentes que pensem efetivamente no país. Agora não adianta chorar o leite derramado vamos ter que pagar para o PR poder governar. Povo ignorante politicamente dá nisso.

    1. Prezado Manduca — Eu que lhe pergunto. Em qual realidade a vossa senhoria vive?

    2. Clarice, o problema é que o pulha nao quer governar. Desde q vestiu a faixa presidencial só fez sabotar o seu próprio governo. Sempre passando a perna nos seus ministros.

    3. Perfeito comentário , Manoel . Mas aqui é reduto tucano , os comentários são maldosos e sem compromisso com a honestidade . O intuito por aqui é apenas meter o pau no Bolsonaro .

    4. Manoel acho que concordo contigo! A maioria votou nele como presidente pois não queria mais à esquerda no poder! E ele não é uma maravilha mas temos de deixar ele governar e não o Supremo e congresso imergirem tudo que foi programado! O que está errado são as escolhas dos representantes no legislativo e a forma que se estrutura o governo no Brasil! Por mim eu acho que deveríamos fazer como a Itália e fazer um referendo pela redução dos representantes em todos os níveis e da forma de escolha dos

    5. Qual presidente Manoel? Qual governo? Você está dizendo que temos que apoiar o atual desgoverno para matar mais gente? Ou entendi errado?

  33. Choram os que continuam a conspirar contra o governo Bolsonaro. Vão perder suas boquinhas. Esperavam o quê? Que desse a outra face para continuar apanhando. O maior mal do Brasil são os congressistas, salvo algumas exceções.

    1. O maior mal do Brasil são os politicos hipocritas, dias caras e mentirosos. Tem muitos deles no congresso sim, quase q a grande maioria. Mas nosso presidente não foge disso tmbm não.

    2. Sim ! Pela redução do número de congressistas em todos os niveis como recentemente na Itália ! Isto tira a força de partidos de ocasião

  34. jair JUDAS , não conseguiu montar um oartido, jair JUDAS foi derrotado nas eleiçoes municipai, jair JUDAS nao fez reformas, jair JUDAS aliou-se ao que o brasil tem de pior, jair JUDAS nos chamou de MARICAS, jair judas ignora nossa dor O POLITICO MENTECAPTO QUE NAO PERCEBER A DECADENCIA DESTE EXCREMENTO em 2022 vai ser escorraçado. POLITICOS QUE SE ALIAREM A ESSE HORROR SERAO ESCORRAÇADOS !

  35. Sei que esse comentário jamais irá sair, mas tolamente irei dá, vcs da Crusoé estão contra ao que seja justo, a população vota em mudança mas, o que interessa aos políticos é dinheiro 💰💸, sem dinheiro não tem apoio e sem apóio ocorrera o que ocorreu durante esses dois anos de Rodrigo Maia. Vejo que vcs da Crusoé estão tendenciosos, o Brasil está em situação perigosa, sem apoio não terá mudança. O presidente sonhava em pó em ordem, mas, sem o congresso nada fará.

    1. Eita que o gado tá ensaiadinho... que mudança que você espera se pra chegar a essa mudança é por meio de corrupção? Pelo seu ponto de vista a mudança será para pior...

    1. Era civil?? Vc tá sonhando, estamos sob um regime autoritário lotado de militares comprados pelo mandrião. Acorda, gado!! Estamos vivendo os piores momentos de desgoverno, esse que dizia que iria combater a corrupção, é a própria corrupção!!

    2. "era civil" é sensacional kkkkk ACORDA BOZOMERDA. SOBROU O QUÊ DE 2018, FDP?

  36. Os 🐀não tem nem a dignidade das putas .se vendem por qquer trocado .e o oportunista bolso ,que se elegeu mentindo ,compra encantado no lupanar que virou o congresso .

    1. Só podia ser Cleodaário, rima com otário . Bolsonaro vai para o inferno.

  37. O genocida estelionatário reduziu generais a capachos e bookkeepers e turbinou o preço das ratazanas do congresso. Zero vergonha na cara. Impeachment já!

  38. Bolsonaro, como a Dilma, também o Lula, praticou estelionato eleitoral, vendendo falsas esperanças. Trouxe o Moro para ter credibilidde no combate à bandidagem mas tratou logo de negar a entrega da carta branca e interferiu. O toma lá da cá virou rotina e hoje é amiguinho do Centrão. Tem com suas interferências obstruído a Justiça, bastando se ver as mudanças que fizeram o Ministro da Justiça e o PGR. O risco de impeachment vai tomando corpo....

    1. Sim, mas precisamos de opções razoáveis... Trocamos 6 por meia dúzia por falta de opção e olha no que deu!!!!

    1. Marcia se vc pediu para ele casa com ela então no mínimo vc é casada com ela.

  39. Eu também esperei que o Presidente eleito pudesse governar. Mas com a imprensa ,câmara e senado ficou impossível. Por isso,o Presidente não fez sola inteira. Mas uma " meia sola" prá ver se consegue melhorar nosso Brasil. Fazer o que? Tem até afirmativa de que o Presidente provocou a Epidemia. E a China? Fez o que?

    1. Ney, concordo que a sra. Mércia deva acordar. O restante, no entanto, é típico de bolsonaristas, e não de oposição a ele. Não se iguale a eles. Você perde a razão.

  40. O nosso PR está certíssimo estão atacando tanto que vai utilizar desse expediente para tentar virar o jogo. Não por ser conivente, mas por sabedoria e ele não tem saída. Ter tem ele pode usar o 142 e dar um xeque-mate nos esquerdistas

  41. A indecência sobe configura quando se trata desse governo né, apesar de já algum tempo não dar mais credibilidade a esta revista, com suas matérias direcionadas, apoiaria o governo caso fosse verdadeira a notícia, noticiário nojento, vergonha!!!

  42. Qta decepção!O “toma lá,dá cá” continua a td vapor!Na campanha,o Pr abominava td isso,mas agora faz ainda pior!Verdadeiro estelionato eleitoral!E pensar que votei nele!!

  43. sou informado que não consigo abrir a CRUSOÉ, porque a assinatura está atrasada, no meu extrato veio o débito mensal, e como está atrasada se minha assinatura é combo e eu abro o Antagonista +

  44. Eh como na musica do Legião ....sujeira pra todo lado... Bolsonaro esta a caminho de se tornar o pior presidente da historia do Brasil.

  45. Não digo a matéria aqui bem retratada, mas os fatos são nojentos e demonstram uma politicalha insólita que tem como maestro amador um general da reserva, acostumado a mandar e a obedecer na convicção de que a terra é plena. Para onde vai este Brasil. O pior de tudo é que num momento como este as instituições funcionam em harmonia com essas práticas abdicando da moralidade e de outros princípios constitucionais estampados na inacessível enciclopédia que é a Constituição Federal que ninguém cumpre

  46. Uma vergonha. Pena que político não têm vergonha na cara. Devem ter sido testados por chocadeira é a Educação deles ficou a cargo das ruas.

  47. vejo que parece que foi necessário se curvar à negociação, sem a qual, o combate à corrupção levaria alguém a ser carta fora do baralho.

  48. Quem te viu e quem te VÊ. Fingido, mentiroso, hipócrita. Acho que nos primeiros meses "a pessoa" tentou dar um golpe explícito , que falhou. No segundo momento ( agora) tentou o golpe branco e velho de guerra. Compra todo o mundo do Legislativo. Tendo em mãos o Legislativo e o Executivo só falta domar o Judiciário, o que não parece difícil. Aí teremos o Rei Bozo , mandando e desmandando no Brasil.

  49. Esse é o modelo de políticos, que elegemos na esperança de fazer uma renovação no Congresso. Que aprendamos e, nas próximas eleições, façamos uma renovação de 100% de nossos representantes. Não podemos desistir, devemos continuar tentando. Quem sabe um dia acertamos, escolhendo pessoas honestas e íntegras para nos representar..

  50. Promessa demais e dinheiro de menos. Não tem tantos bilhões assim pra emendas. Alguém vai pagar essa conta, ou dependentes do bolsa família ou pensionistas do inss. A ganância desses parlamentares os deixam cegos para a obviedade do suicidio politico. Fidelidade é uma palavra que não existe no dicionário deles.

  51. Sempre foi assim. O nhonho que vai sair foi jogada da oposição com os comunistas para tentar derrubar o Presidente. Agora que o Presidente viu o objetivo do Maia e de seus asseclas, botou a cara na reta senão ia se fuder de novo. Felizmente ele viu que a política brasileira não é composta de gente séria e honesta igual a ele, e sim de grupos de ladrões e aproveitadores. A porteira de roubos foi fechada e aberta as celas das cadeias.

    1. Poha Cláudio,Tu anda bebendo mta cloroquina.Serio é honesto o ASNO 171,tá de brincadeira. Ele tirou o LULADRĀO de Sena,mais nunca fechou a porteira da corrupção. Muito pelo contrário,acabou de arrombar.Tiramos um VERME e botamos um pior.Um animal enloquecido,analfabeto,IMORAL e q sa + LADRĀO q o outro.

  52. Traduzindo: governo Bolsonaro refém do Centrão. Resta apenas o papel de bobo da corte para o PR que rasgou e botou no lixo as promessas de campanha mais enganosa desde 85.Estelionato eleitoral e bolsominions se fazendo de surdo, cego e mudo!

    1. Com estas verbas milionárias , vai ser difícil renovação. Os novatos tem que nascer pelas redes socias .

    2. Nas URNAS amigo,em 2022,não a REELEIÇĀO de nenhum dos atuais VERMES. Câmara, Senado e principalmente o ASNO 171.100% de renovação,pode ser q consigamos salvar o PAIS,exterminando as VELHAS RATAZANAS .

  53. Votei em Bolsonaro mas não concordo com o abandono do combate a corrupção. Também discordo de culpá-lo pelas mortes pelo coronavirus. O resultado do Brasil, apesar das trapalhadas do Presidente, é melhor que o da Europa e EEUU. A esquerda agradece o endosso dos imbecis da direita que aderiram a esta farsa!!

  54. É um presidente sem moral. Torço para que perca nas duas casas. Vai ficar refém do Centrão! Já sabe onde isso irá chegar. Ele e a população irão pagar muito caro por essa corrupta incompetência!!

    1. As RATAZANAS se atraem.....Sempre com o propósito MOR....Saquear os cofres públicos....Estão cagando pro POVO. O negócio deles é ROUBAR,ROUBAR e ROUBAR...Bando de BANDIDOS,com autorização da Justiça PODRE e corrupta também. Só DEUS pode nos livrar desse CANCER.

  55. Era só promessa de campanha. Tanto Bolsonaro, como os novos 50% eleitos, só prometeram o que não saberiam cumprir. E a eleição na Câmara e no Senado sempre foi assim: busca de mais poder. Poder pra gastar mais e superfaturar. Só isso. Nada mais que isso. O superfaturamento gera riqueza pra distribuir entre os amigos, financiado pela elevação da dívida, já que os impostos não cobrem os gastos. O Brasil está quebrado e vai continuar ficando pior. Estelionatários tomaram conta das instituições.

  56. parabéns pela reportagem. se o gado continua com o Bozo é pq é tão corrupto qto os filhos milicianos e tão fisiológico qto o Minto

  57. Quando vai ser posto em prática o Artigo 142 da Constituição? Motivo tem demais: Executivo, Legislativo e Judiciário não se entendem e o povo à mercê deles.

  58. Tudo isso é uma vergonha, repartem migalhas em vez de juntar esse dinheiro suado dos brasileiros para algo decente que melhorem as condições deste povo que é somente lembrado para eleger canalhas. A pergunta que faço é: Politicamente a construção de Brasília trouxe benefícios pra quem? Ficaram lá esses corruptos que vivem em um reino encantado as costas do povo, que ainda fosse a capital no Rio, duvido que essas falcatruas seria possível, a pressão popular seria muito grande.

    1. Realmente, se a capital fosse no Rio de Janeiro seria bem diferente. Por isso que o Estado é um exemplo de políticos honestos! Santa paciência. O problema é crônico nesse País, todo brasileiro sempre quer levar vantagem em algo.

    2. So o militarismo salva isso aqui / mas Teria q ser Gen com 3 bolas!! Nao esses bunda moles

    1. Correção: BozoLula 2022. Não mudou nada com essa eleição de 2018.

  59. O mais triste disso tudo é saber que isto nunca vai mudar, o que podia diminuir é o voto distrital puro, onde evitaria o sistema proporcional onde entra gente como rodrigo maia que teve meia dúzia de voto e se elegeu. Mas com congresso atual sem chance de mudar estas regras.

    1. Ô Maria.. é tão simples.. abre o menu do site à esquerda que tá tudo lá.. devidamente excrementado.. ops, desculpa..é explicado..sem mistério.. tu cancela e pronto: acaba a tua agonia.. talkei? apscosta/df

    2. Maria, faz igual a avestruz e enfia a cabeça em um buraco.

    3. Não quero mais receber esta merda. O q preciso fazer para cancelar este excremento?

  60. Parabéns pela reportagem . Pagaremos mais essa conta e nos sentimos envergonhados com a política comandada pelo presidente e pela maioria dos congressistas : todos atrelados à corrupção. Acorda Brasil.

  61. Temos o sistema político-jurídico-institucional mais podre do mundo. Sua fundação está assentada na vigarice, corrupção, e muuuitos privilégios. E a imprensa defende esta merda. Os que trabalham pagando escorchantes impostos para sustentá-lo, hospedeiros destes parasitas, só tinham o Bolsonaro para apoiá-los, mas estão tristemente assistindo que vai sendo lentamente engolido. Se não conchavar, não governa.

    1. Bolsonaro não está sendo engolido pelo Centrão. Ele está fazendo a única coisa que aprendeu em 30 anos de convivência dentro de partidos corruptos: conchavos da pior espécie, vendendo o Brasil pra livrar a pele de suas próprias ilicitudes! É o governo mais nojento e asqueroso da História! Impeachment já!

  62. Não há outro caminho: Não reelejam o Bolsonaro é olhos arregalados no Congresso. Renovação total é pressão da sociedade. É um verdadeiro desastre.

  63. É jogo jogado, meus caros. Sempre foi assim e, agora, não será diferente. Quem é Bozo senão um fruto da velha política?

  64. Nenhuma novidade. Este é e sempre foi o bozismo raiz. Que tal escrever sobre os 108 bi de patrimônio público que vai para os grileiros? Ou seja, 40 vezes a Lava-Jato. Besta foi quem acreditou que seria diferente. Será que a capacidade cognitiva média da população brasileira é realmente muito abaixo do encontrado para a população mundial?

    1. José, sem dúvida o país não mudou nada desde Sarney. Nossa herança atavica sempre acaba predominando.PQP. Boa colocação, sem discurso de ódio.👍

  65. Infelizmente as velhas e conhecidas práticas voltaram com toda força!! Brasil refém de um Congresso asqueroso e nocivo à nação! Não vejo luz no fim do túnel. Só um levante da sociedade, num ato desesperador, como já assistimos em outros países, para mudar esse status quo. O problema é: quem vai tomar a iniciativa e liderar o povo?

    1. Cadê o movimento VemPraRua.net para ajudar neste organização que eles tem uma excelente capilaridade para informar e direcionar uma manifestação correta no Brasil

    1. Corretíssimo. O Paulo atingiu o “Punctum Saliens” da questão. Falou o que todos tinham que falar, expondo a verdade dos acontecimentos tupiniquins.

  66. Confesso que ando pouco interessado no que a Crusoé e o Antagonista têm a "informar". Leio e vejo a REDE Globo, REDE Band, e muitos outros veículos de "imprensa", está entre aspas porque podem ser apenas veículos de política e com uma única linha editorial, "derrubar o governo", já não é mais apenas o presidente. Que o Bolsonaro não era o candidato que sonhávamos, todos sabíamos, mas não tínhamos uma opção melhor. As pressões de toda ordem, em todas as esferas, impressa, STF, presidentes das cas

  67. As emendas parlamentares, em tese, são um importante instrumento de correção das injustiças federativas. Com a União absorvendo imensa fatia de tudo o que é tributado, é uma forma de fazer um pouco do dinheiro voltar para a prestação de serviços direta do contribuinte. Mas há que ser feito com racionalidade. O caso de dinheiro para turismo em cidade sem turismo é um dos absurdos que se pode observar do toma lá dá cá.

    1. O maior problema das emendas parlamentares é que elas somem, evaporam, desaparecem. Na maioria das vezes o superfaturamento é tão absurdo q acaba por faltar dinheiro para terminar o que poderia ser feito com 1/3 do que foi pago.

  68. Pois é tentam transformar em crimes a liberação de emendas impositivas, que são obrigatórias. Querem que liberem as Glesi, do Marcelo Greco. Por isso já cancelei a renovação dessa revista que virou mais um puxadinho da esquerda.

  69. Gostaria que vcs fizessem uma matéria que tratasse do COVIDÃO dos governadores e prefeitos, bem como, bem como, a responsabilização destes e do STF que lhes deu carta branca para gerenciar a farra. Outra materia de suma importância seria os atos inconstitucionais do STF e o cercamentos de liberdades e a instabilidade institucional, política, econômica e social causada por esses atos.

  70. RODRIGO MAIA e BOLSONARO só tem como PRIORIDADE MANTER a CORRUPÇÃO e a IMPUNIDADE! Ambos são DEGENERADOS MORAIS que IMPEDEM o BRASIL de AVANÇAR! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  71. Mas foram vocês mesmos que sentaram o pau no governo porque ele não sabia fazer política. Agora aguenta , o PR aprendeu , ou existe alguma forma de governar neste país se não fizer o que ele passou a fazer? Só está faltando a imprensa que antes abocanhava milhões. Aí ele terá paz para governar.

    1. Joel, deixa de ser imbecil. Quando o Bozo vestiu a faixa presidencial ele tinha tudo para conseguir tocar todos os projetos e promessas de campanha. Tinha uma base aliada forte, apoio popular forte e não seria difícil conseguir arrebanhar mais deputados e senadores que defendiam bandeiras semelhantes. Mas destruiu tudo isso com intrigas internas, com essa rinha imbecil de olavistas contra a própria base aliada e os militares. Agora o q sobrou foi se vender feito prostituta para os corruptos.

    2. Paz pra governar, ou paz pra r**bar e deixar r**barem?

    3. É isso mesmo Joel, ou continuar refém dos bandos que atualmente dominam o Congresso e o STF.

  72. Não havia alternativa .É preciso alguém alinhado do governo para destravar as pautas que o Nhonho Botafogo Maia sentou em cima a fim de sabotar o governo e o Brasil e sobre as quais esta revista nada fala,assim como parece ter esquecido a censura que sofreu e a ditadura do STF atropelando o governo com a preciosa ajuda de partidos sem votos. Lamentável da parte de Crusoe da qual assinei desde o início e ,assim como muitos amigos meus e que,como eu, não renovarão a assinatura.

    1. OSMAR, o Maia não é nenhum reizinho ou ditador para fazer o que bem entende na Câmara, se o governo tivesse se preocupado em criar uma base aliada forte e coesa não estaria tendo problemas em pautar os projetos de interesse para o Brasil. Mas o Bozo preferiu seguir na toada olavista de rinha ideológica idiotizante e criou um racha interno no governo com olavistas atacando a base aliada e os militares. Agora o jeito é se vender feito prostituta para o Centrão.

    2. Isso não é desculpa: o Marcel também é alinhado com o governo no que diz respeito às pautas importantes pro Brasil, tais como as reformas, e não tem ficha suja, como o Lira! Mas, cadê que Bolsonaro quis um candidato honesto, competente e correto? Cada um escolhe de acordo suas afinidades pessoais, não é? Ainda mais quando vemos o presidente mover céus e terra pra eleger o Lira, isso mostra como ele gosta de gente dessa laia...

    3. A revista esqueceu ou se rendeu ao "toma lá, dá cá"?

    4. Na época dos governos anteriores o balcão de negócios era imoral, agora não... ? Assim o Bolsonarismo eseus membros se mostram Iguais aos petistas, em seu discurso de que os fins justificam os meios.

  73. NÃO É UM CONGRESSO ,é um PUTEIRO ,se vendem sem o menor pudor ,as putas tem mais caráter e VERGONHA .PP,DEM .,MDB ,PSDB ETC LIXOS

    1. Tudo pela tal "governabilidade" que nesse país chulo nada mais é do que malandragem e proveito próprio. É isso. apscosta/df

    2. É o inverso, confrade. Político criminaliza a política, aliás, político criminaliza os poderes e faz "qquer" negócio por uma "boquinha" ou uma "verbinha"..política, no BR é sinônimo de barganha, jeitinho, dinheirinho, acôrdinho, e tudo o que não presta. apscosta/df

  74. O discurso de campanha é só conversa fiada e uma vez adentrado ao covil ,adeus viola. Se não fossemos tão servis e ignorantes seriam arrancados dos cargos a tapas.

  75. Como se isso não valesse para o Maia, partidos de esquerda e a corja toda. Isso tudo é medo do Lira ganhar? Vcs são patéticos.

    1. Não, isso é um misto de desanimo e desespero ao vermos q a corrupção e o fisiologismo tende a continuar se perpetuando no poder. Bovino de merda!

  76. Alguns robôs escrevem asneiras em apoio ao canalha na presidência. Só podem ser robôs, pois ficaria difícil acreditar na idiotização total dessa gente.

  77. Bolsonaro mostrando quem realmente é, apoiado pelo generaleco Heleno que não dá mais pio, assistindo a ascensão do centrão.

  78. Que tristeza saber que nosso congresso representa o povo. Isso quer dizer que somos corruptos? Acho que poucos políticos se salvam. Meus candidatos na Câmara e no Senado não vão votar nos corruptos candidatos do Planalto. Pobre Brasil...

  79. Bolsonaro está sendo extorquido pelo grupo de Maia e demais canalhas, o Brasil vem sendo prejudicado por essa corja. Não restou alternativa para o Presidente Bolsonaro, para o Brasil desenvolver temos que tirar esse safado Maia ! Bolsonaro tem razão!!!!

    1. Bolsonaro foi quem fez campanha pra eleger o Maia em 2019! Já se esqueceram? O Marcel também foi candidato, mas Bolsonaro sempre escolhe os piores: ou é de propósito, ou é pura imbecilidade. De todo modo, ele é um incapaz!

    2. Bolsonaro não está sendo estorquido, ele está na verdade transformando o governo federal num prostibulo. Tudo para proteger o filho corrupto da cassação e se manter no troninho. Só muito fdp sequelado para acreditar que ele ainda representa a honra, honestidade e luta por um país melhor.

    3. Passando pano pro chefe do bando, o genocida. Aliás, no centrão está como pinto no lixo, sua eterna tribo.

    4. Com certeza Maia tem que ser tirado, todos os presidentes só conseguem governar com o congresso ao seu lado, porém como acabou a farra do dinheiro público à imprensa ela faz o papel de falar mau, cadê os rombos da era PT è seus apoiadores?

  80. A expressão "o governo mais corrupto da história", no Brasil não pode ser aplicada. Cada novo governo supera o anterior. Parece competição para ver quem é mais calhorda.

    1. Alguém deve pagar para esta "bem pouco inteligente" mugir por aqui...

    2. Quaquaqua...essa aí é figuraça..imagem do cão, sentinela do demònio.. apscosta/df

    3. A realidade já mostrou o oposto disso, bovina Izeliana.

  81. Esse governo é um circo de horror , igual ao governo Dilma. Me lembrou o condenado no hotel Golden Tulip comprando apoio contra o impeachment

  82. Parabéns pelo acurado levantamento de dados. Essa reportagem me deu vontade de chorar, eu me esforço para manter minha esperança num país melhor. Mas está cada vez mais difícil!

    1. Reitero seus parabéns aos repórteres! (Ainda bem, que temos O Antagonista/Crusoé... ) E tbm faço coro em sua desesperança.

  83. Incrível, incrível! Qualquer governo que queira de fato o bem de seu povo, com é o caso do Presidente Jair Messias Bolsonaro, tem que exercer essa demanda de eleger alguém afinado com os propósitos presidenciais. Infelizmente o RM, que sai representou um violento atraso, ao invés de avançar nas pautas de interesse do pais e seu povo RM buscou obliterar a gestão do Planalto. Lyra representa o avanço às demandas pelas quais JMB foi eleito. Esperemos q nestes dois anos consigamos recuperar parte.

    1. Como querer o bem do povo e ao mesmo tempo se esforçar ao máximo para aumentar o numero de mortes com essa pandemia? como querer o bem do povo e ao mesmo tempo fazer das tripas coração para atrasar ao máximo a compra e distribuição das vacinas? Como alguém pode querer o bem do povo e ao mesmo tempo ter a ideia mórbida e genocida de pegar o pacientes mais acamados com essa variante de vírus mortal e exportá-los para diversos estados da federação a fim de potencializar a disseminação do vírus?

    2. Poxa, José. Lembra que Fé_de-mais não cheira bem.

  84. Que decepção com as Forças Armadas! Como pode ter em suas fileiras gente de tão baixa vileza como os militares que atualmente integram o governo Bolsonaro?

    1. O Brasil está em plena derrocada com o governo mais corrupto de sua história . A grande decepção sem dúvida não é com os políticos que são sabidamente bandidos mas com as forças armadas que copiam a Venezuela. Quem não era do crime entrou nele.

  85. Brochanaro é o maior estelionatário do país. O infame concluirá o mandato às custas de tramoias sórdidas gestadas na casa civil comandada por um general. Os milicos que comandam a saúde e a casa civil emporcalham o nome das FÃ.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO