FelipeMoura Brasil

A mancha do bolsonarismo

29.01.21

Você nega que a ciência possa explicar tudo?

Sim, eu nego.”

A resposta do filósofo conservador americano e teólogo cristão William Lane Craig ao químico britânico e professor ateu Peter Atkins, em debate intelectual de 1998, prosseguiu assim:

Eu penso que há muitas coisas que não podem ser provadas cientificamente, mas que somos todos racionais em aceitá-las.”

Craig listou cinco exemplos: 1) verdades lógicas e matemáticas; 2) verdades metafísicas; 3) crenças éticas; 4) julgamentos estéticos; e 5) a própria ciência.

Ele explicou por que considera cada um desses itens impossível de ser provado pelo método científico. “Você não pode mostrar, pela ciência, se os nazistas nos campos de concentração fizeram algo mau”, disse Craig, sobre crenças éticas. “O belo, como o bom, não pode ser provado cientificamente”, acrescentou, sobre julgamentos estéticos.

A recusa da onipotência da ciência e a contestação do cientificismo (a concepção que afirma a superioridade dela sobre todas as outras formas de compreensão humana da realidade, como a própria filosofia) encontram nos argumentos de Craig uma base legítima, mas em narrativas negacionistas da pandemia de Covid-19 sua mais perversa caricatura.

O bolsonarismo trocou a racionalidade em aceitar a existência de coisas que a ciência alegadamente não pode provar pela irracionalidade em negar a existência de coisas que a ciência prova.

O presidente e seus capachos negaram, por exemplo, a eficácia de máscaras, vacinas e distanciamento social na redução do contágio pelo novo coronavírus, além da ineficácia de medicamentos como a cloroquina, abandonados no resto do mundo.

A argumentação criteriosa sobre os limites da ciência deu lugar à “anticiência” pura e simples, do mesmo modo que críticas fundamentadas e eventualmente necessárias à composição, às normas e aos limites decisórios de uma organização internacional (como OMS ou União Europeia) deram lugar ao “antiglobalismo” mais rasteiro.

Não é porque qualquer povo, como o do Reino Unido no caso do Brexit, tem direito de votar pela permanência ou não de seu país em uma organização internacional que a cooperação entre diferentes países por meio de entidades comuns, acordos e demais vias diplomáticas deve ser abandonada em nome de suas soberanias — que dirá agora, quando o mundo inteiro precisa cooperar para salvar vidas.

Por ignorância, histeria e/ou má fé, parte da esquerda buscou nas últimas décadas eliminar as nuances das pautas e propostas de seus adversários intelectuais e políticos, além das próprias subdivisões dentro do direitismo, misturando, por exemplo, restrições à imigração ilegal com ódio a imigrantes, ou xenofobia; críticas ao sistema eleitoral com golpismo; e flexibilização da posse de armas sob determinados pré-requisitos e condições com armamento deliberado da população.

Populistas autoproclamados de direita, porém, reduzem de tal forma a complexidade do mundo real a bravatas, investindo no binarismo mental da parcela menos instruída e mais agressiva do eleitorado, que acabam enquadrando seu próprio comportamento na caricatura e manchando a imagem da corrente ideológica que dizem representar.

O caso de Donald Trump é um exemplo emblemático de como o caráter falho de um homem pode levar à sua própria ruína”, escreveu William Lane Craig, um dia após a invasão do Capitólio por trumpistas. “Dados os seus feitos consideráveis — como a nomeação de três juízes da Suprema Corte, a mediação de um acordo de paz no Oriente Médio, o trabalho de resgate da economia dos EUA, a revitalização das Forças Armadas americanas, a confrontação da ameaça econômica e militar da China, as travas na maré de imigração ilegal e muito mais —, ele poderia ter sido um ótimo presidente. Mas tem sido o seu pior inimigo. Como uma figura de tragédia grega, seu oponente é seu próprio caráter profundamente defeituoso, o que contribuiu para sua queda. Isto deve ser uma lição para todos os cristãos, especialmente aqueles em posições de liderança, para estarem atentos ao desenvolvimento do nosso caráter, para tentar reconhecer, o melhor possível, as nossas próprias inclinações pecaminosas, e permitir que o Espírito Santo faça a Sua obra nos conformando com a imagem de Cristo, para que não causemos descrédito sobre o Seu nome.”

No Brasil, as falhas de caráter de Jair Bolsonaro contribuíram para levar o povo e o país à ruína (com mais de 220 mil mortos por Covid-19 e o atraso federal na vacinação), mas reforçaram o apoio oportunista no Congresso e nas Forças Armadas, os grandes partidos da boquinha.

Mais do que nunca, cabe aos brasileiros (incluindo cristãos, conservadores e a ala decente da direita) recusar a onipotência perversa do populismo bolsonarista.

Já é assinante?
Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Assine a Crusoé

*válido até 30/06/2021

Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A linha que delimita a sindérese e o dessiso se esvai ao sabor dos interesses mais primitivos dos agentes políticos, onde os compromissos, na prática, são mantras para induzir/seduzir os incautos a nada virem, escutarem ou se manifestarem pela discussão e esclarecimento dos atos e fatos que interessam ao cidadão, pagador de impostos, daí a necessidade de defendermos a imprensa livre e independente.

  2. Salve salve, moço bonito! Parabéns pelo texto. Bolsonaro, copiando Trump, se apropriou de alguns temas caros da direita, subverteu seu significado e construiu seu próprio mundinho. Antes dele, Lula, o arrivista, já havia feito o mesmo com o pensamento democrático liberal. Bolsonaro em última instância é produto do lulismo, face invertida de uma mesma moeda vagabunda e falsa de três reais.

    1. Verdade. O PT é o principal responsável por tanta aberração , dividir o país ou a nação entre NÓS E ELES , acabar com a classe média e roubar dinheiro público. Todos roubam . Quem sabe são mais comedidos !

  3. Seus doentes mentais:. Bolso22. O melhor presidente q já tivemos! Aceita q dói menos! 2 anos sem corrupção federal, as estatais dando lucro, a Globo e a grande mídia quebrando! Taxa Selic a menor de todos os tempos, a melhor distribuição de recursos no mundo em relação colvid, os melhores ministros ! Q mais? E vai ganhar no 1 turno! Kkkkkkk

  4. Vc não sabe muito de ciência, logo se vê. Desta forma, vc já proclamou a ineficiência da cloroquina com menos de 1 ano de “polêmica”, MAS lembre-se que a vitamina C está sendo discutida há décadas no que se refere à sua eficácia ou inutilidade no combate a gripe...

  5. ...não se prende a verdades definitivas, é obra aberta, sujeita a leis mais abrangentes. É pelo ônus da PROVA, de reproduzir ou registrar inúmeras vezes a repetição de um fenômeno, independente de observadores, que a Ciência se realiza. A Ciência carece sim da PROVA. A Ciência é premonitória no sentido de que, dadas as condições iniciais, é capaz de prever eventos com grande margem de confiança. Parabéns Felipe. Admiro o seu trabalho. Fã de carteirinha. Sem tietagem Rsrsrs

  6. Belo texto Felipe. Como sabemos, Filosofia e Ciência são atividades intelectuais distintas. Filosofia é obra singular, individual,. As correntes filosóficas têm, por isso mesmo, donos. Filosofia de Platão, Aristoteles, Nietzsche, Kant e outros. Oferecem visões particulares de mundo, acertas, refutadas, permanentemente discutidas. Ciência é obra coletiva, não tem dono. Só recebe pertença quando ainda está no terreno da hipótese, da mera especulação. A Ciência...

  7. Lembro-me quando logo após a eleição, ia muito animada e esperançosa com esse governo, dar aulas ouvindo vc na Jovem Pan. Não imaginava te encontrar/ler neste novo meio de comunicação esbarrando essa triste realidade brasileira!!! Que tristeza!!!! E moro aqui!!!!

    1. Mesma percepção tenho em relação ao pr, infelizmente, na eleição fui meio "desconfiado", mas votei no dito cujo, por falta de opção. E, como Cristina, inicialmente me animei. Triste decepção, o sujeito é pior do que Jânio Quadros, Collor e Sarney. Triste muito triste, pobre BRASIL.

    2. Cristina, isso tudo pq fomos traídos em nossos anseios de um Brasil melhor. Bolsonaro mostrou-se um verdadeiro estelionato eleitoral.

  8. Os bolsopetistas que criticaram ali embaixo nem leram a matéria, só vieram pra reclamar ksksks a parte boa nisso é que a Crusoé sai ganhando nisso, pois mesmo essa escória não gostando de vocês, eles pagam a revista para ter acesso.

    1. Isso Marcio, pagam e tentam desmoralizar intrabalhável independente. O que vai além da minha humilde inteligência é como adultos não conseguem terá visão clara do que está a acontecer aqui no Brasil. O PR diz que se aproximou do centrão para poder governar, MENTIRA!!, é para proteger o filho e a si próprio pois ele também recebeu dinheiro de rachad, além disso, interferiu na PF, foi decisivo em instaurar a desordem durante a pandemia. SACO CHEIO DESSE GOVERNO!

  9. Bom texto, Felipe. Uma ressalva, como especialista da área. Ciência não "prova" nada. Se me permite, sugiro que visite este endereço: https://saberciencia.tecnico.ulisboa.pt/pedagogia/equivocos.php E para se "armar" solidamente, sugiro que entenda as bases do pensamento a respeito do tema de pelo menos dois grandes nomes: Karl Popper e Thomas Kuhn.

    1. Para compreender, sugiro que ele leia o tratado de filosofia do grande Mário Bunge, brilhante filósofo e cientista argentino que faiarei ano passado com 100 anos. Ele certamente iluminará a sua mente sobre o que a ciência pode e não pode fazer é o porque o método científico ainda é a única coisa que temos para atingir a prosperidade para todos.

    2. Mas com certeza é a luz q ilumina tudo a sua volta, diminuindo assim o obscurantismo da negação da mesma e suas consequências nefastas.

  10. Entendi sua mensagem, embora discorde desse vezo de misturar religião com política. No mais, achei que vc poderia ser mais direto em seu discurso. Não sei se ser meio prolixo foi intencional, pra nao ferir a sensibilidade de muitos de seus admiradores, mas não encontrei uma conclusão no seu arrazoado. Ficou faltando uma perna aí. Muito nem contra, nem a favor, muito pelo contrário, rsrsrs. Desculpe a sinceridade.

  11. José Alfredo Se o jornalista comparou as Forças Armadas ao Congresso, como partidos da " boquinha" , acredito que o fez devido à presença de alguns Oficiais Generais no atual governo. É lamentável que alguns profissionais da imprensa parece que só leem o que lhes interessa. A respeito de noticiário que surgiu acerca de tal assunto, o Ministério da Defesa e os Comandantes da Marinha, Exército e Aeronáutica, publicaram uma Nota salientando que militares em governos não representam as Forças.

    1. Podem não representar, mas o que vemos os que estão lá mancham essas instituições, porque aceitam que um que se diz capitão cagar na cabeça deles e continuam no barco, para quem se diz militar aceitar isso, realmente eu não sei o que aprenderam nas escolas militares, a ter esses comportamento e caráter?

  12. Fico impressionado como alguns jornalistas e, infelizmente, dois casos na Crusoé, agridem sem prova nenhuma, as Forças Armadas. São incapazes de reconhecer o papel fundamental que desempenham em várias situações de crise, em nosso país, como está ocorrendo agora, nessa cruel pandemia que assola o Brasil. Cumpre salientar que sempre, sem receber recursos financeiros suficientes. Se o jornalista tem o desplante de comparar as Forças Armadas com o Congresso como partidos da " boquinha", fico me ...

    1. Os militares estão mostrando o que vieram fazer nesse governo, aos poucos vão colocando suas manguinhas de fora e, infelizmente, voltando a cometer os mesmos erros do passado. Dói de mais ver no que essa classe de generais atuais estão transformando a nossa tão querida Forças Armadas.

  13. Eu entendo que o caráter ou perfil psicológico do Jair dispensa maiores dispêndios de energia em análises, a trajetória e fatos de sua vida explica tudo. O que tem que ser analisado e denunciado, é o sistema sociopolítico que gerou como subproduto um ser humano de baixa qualidade com inúmeros defeitos de fabricação para presidir um país de 220 milhões de habitantes. Considerando a deterioração progressiva do sistema, o próximo subproduto, com certeza, será pior.

  14. Muito bom esse texto. O negacionismo e o populismo barato precisam ser combatidos com firmeza, caso contrário o país mergulhará na mais caótica escuridão e no mais nefasto retrocesso político. Acorda Brasil!

  15. É assustador pensar que a “pandemia moral “ atreladas ao lulismo e ao bolsonarismo ,vençam e destruam a democracia brasileira. Acorda Brasil!

  16. Parabéns porra manter a coerência, Felipe. Eu sigo seus textos desde antes de seu blog ir para a Veja e você de mantém fiel a verdade factual

    1. Pessoal, é pura má fé e mau caratismo. Qualidades tipicas de bozonaristas.

    2. Antonio, a vacina ainda é só uma promessa. Uma eterna promessa do pais do futuro q nunca chega. Enquanto isso, no presente, já temos mais de 200mil mortos por culpa, incompetência e insistencia desse governo perverso em sabotar o combate da pandemia.

    3. Tonho tonho...onde vc se informa? Com os tios alienados do Zap? Só pode.....acorda dessa letargia!

    4. Mais uma das falácias bolsonarista,

    5. Antônio, qual é a sua fonte pra afirmar tal coisa? O Brasil ainda não vacinou nem 1% da população...

  17. Ciência é o conjunto de conhecimento, o "especialista" não é a ciência. E ainda, 200 especialistas juntos não conseguem deliberar muito diferente que uma torcida organizada sobre um determinado assunto. É preciso saber separar as coisas, pelo bem da ciência.

  18. Os populistas procuram fazer piadinhas de assuntos sérios,para provocar risos em seus simpatizantes e causar dúvidas aos incautos!

  19. Sempre fantástico Felipe. Este homem que comanda nosso país, não tem nada de Cristão. Entrou no governo decorando dois versículo bíblico.Nao acredita na ciência por total incapacidade de pensar. Ignorância atrevida.Nem deveria receber o soldo do exército deveria ter sido demitido por justa causa.Esta sujando o nome do exército

  20. Caro Felipe Moura Brasil. A covid19 vai passar graças a ciência. Esse atual governo vai passar, porque a ignorância não é virtude alguma. O tempo de desenvolvimento de nossa sociedade e de nossa nação, infelizmente não é o tempo que desejamos. Por isso, só combatemos os imbecis despejando conhecimento sobre eles. Parabéns pelo artigo e sigamos em frente.

  21. "Nossas mais elevadas virtudes, desenvolveram-se como formações reativas e sublimações, de nossas piores disposições". Freud. Se não compreendemos as contradições do processo civilizatório, enxergamos apenas "personagens" bons e maus.

  22. SEM CARÁTER..BAIXO NÍVEL..DESUMANO..PSICOPATA..BANDIDO.CORRUPTO E CORRUPTOR AO MESMO TEMPO...Escória: Bolsonaro, seus filhos,capangas, milicianos, todos os vendidos que o cercam.VERGONHA! .

  23. Bolsonaro está justamente reforçando o apoio dos crentes e religiosos que lhe sustentam, Felipe. Vai até botar o bolsa família pra gestão da igreja universal, kkk. Acho que você não misturou vem os assuntos na sua argumentação. Craig é religioso, acredita no demônio. Bolsonaristas também. Estão do mesmo lado.

  24. Pena, a Crusoé, não permitir que nem o assinante consiga compartilhar o conteúdo ou parte de textos ou opiniões que tanto pode contribuir aos desinformados de plantão nesse pandemônio que se tornou o país. 🙄😷

    1. Dando print as telas podem ser compartilhadas.

    2. Bolsonaro o melhor presidente q todos anteriores juntos! Gracas ao Bolsonaro abriu a caixa PRETA. (globo, e demais da mídia,. STF,. Judiciário, legislativo, lei rualnei , governadores colvid 2020,. Tá fazendo um governo muito bom para maioria da população. Agora quem parou de mamar ,só tem uma solução : chorar e reclamar. Bolso22

    3. Pois eu acho essa exatamente a virtude desta revista e de outros órgãos de comunicação. Nem quero pensar o que seria deste espaço de comentários com tanta imbecilidade que compartilhariam. Isto não é um blog, nem grupinho de Whatsapp.

    4. Também lamento. Tanta informação relevante pra esfregar na cara desse povo idiota que idolatra esse energúmeno e mentecapto.

  25. Felipe, seu raciocínio foi perfeito. Bolsonaro joga com a ausência de evidência e evidência de ausência. Ele afirma: a vaquinha sagrada Cloroquina é eficaz. Conheço 200 pessoas que tomaram e funcionou. Parece ser algo palpável, evidente. Mesmo que você use o argumento, que num estudo cego, randômico, não foi comprovado a eficácia, isso fica no abstrato de algumas pessoas, não sendo evidente. No início, o brasileiro não seria atingido pelo vírus, pois vive no esgoto. Ausência de evidência

    1. Consistentes debates se aproximam , democracia, ciência, fé , versos , absolutismo, negação da razão, descrença. Ao brasileiro se apresenta uma oportunidade de transformação para o belo, para o bom , " conhece a ti mesmo " parece ser uma entrada para esta grande nação adormecida.

    2. Grande número de pessoas que vencem a COVID-19 se recuperaria sem qualquer medicamento. O uso da cloroquina por alguns leva a atribuir a este fármaco o mérito do seu falso efeito curativo. Falta explicação científica para isto. Por isto, muitos bolsonaristas se apegam à cloroquina, sabendo ou não que a maioria se cura sem medicamento algum.

    3. A evidência de ausência que me vem à mente nessa tragédia toda, é que as pessoas que morrem de Covid não voltam a vida.

  26. Ao contrário do Diogo, que torce - com razão, pela derrocada bolsonarista, com a sábia decisão (pelo que parece) de Moro, não se chafurdar na antevista lama de 2022, estou mto pessimista com o BR do futuro. Não teremos saída se não nos transformarmos como um país parlamentarista. Por enqto ninguém fala ou discute essa transformação. Mas (tipo Moro) isso será inevitável pra nos livrarmos desse caos atual. Alvaro Costa(brasilia_urgente)

    1. Suzane, se ficamos nessa de quem.vem primeiro o ovo ou a galinha, não progrediremos rumo ao Parlamentarismo. É um processo. Nada é mágica, nem tampouco habilidade, rs. O primeiro passo é o início, nunca o fim. Uma coisa levará à outra. Instituído o Parlamentarismo, os eleitores serão instados a avaliar melhor suas escolhas para o Legislativo. Se temos esse Congresso, é porque os eleitores fazem da urna penico. No Parlamentarismo ficará mais evidente a importância dessa escolha.

    2. Ô, Álvaro, eu também gosto do Parlamentarismo, mas só quando tivermos um Congresso de melhor qualidade. Você já pensou o que seria de nós se esse bando de corruptos, que não consegue nem escolher um presidente das casas que seja honesto, tivesse o poder de destituir presidente e eleger primeiro-ministro? Estaríamos 100% nas mãos dos bandidos... Por enquanto, temos dois lados distintos e quando um deles não age corretamente, tem o outro pra contrapor.

    3. Parlamentarismo, no Brasil, com a "qualidade" dos políticos, não seria Estelionatarismo?

  27. Perfeito como sempre, Felipe. Todavia isso tudo, claro como a luz solar, não atinge um sem-número de Bolsonaristas. Estão cegos e crentes como os cegos e crentes que ainda defendem Lula, PT et caterva. Poderíamos não nos preocupar com eles (ambos), já que não estão no campo da racionalidade. Estão no campo da fé, com antolhos auto colocados. O problema é que votam. Uma pergunta: cegos e crentes formam uma tautologia?

  28. Nunca tinha ouvido Lane Craig falar de política. Interessante. Eu tenho uma tese para catalogar os evangélicos nos três "estágios éticos de Kierkegaard". Lane Craig e os protestantes engomadinhos batistas, luteranos, presbiteriamos, etc., emergiram fundo no estágio ético. São eles por traz do pedido de impeachment de Bolsonaro no Brasil. Os neopentecostais ainda não chegaram no estágio estético, ainda estão num estágio animalesmo, pré-humano. Kiekegaard não começou por esse ponto.

    1. Que pobreza de comentário. Que prova você tem de que "protestantes engomadinhos" estão por trás do pedido de impeachment de Bolsonaro? Revela apenas sua orientação intelectual e emocional de preconceito filosófico contra evangélicos. Há católicos também bem na frente (não por trás) do pedido documentado de impeachment. Todos os que assinaram têm viés esquerdista e destoam da grande maioria de cristãos de todas as tradições existentes no Brasil.

  29. BOLSONARO e PAZUELLO devem ser RESPONSABILIZADOS por SEUS CRIMES! Seus MILITARES VASSALOS CRIMINOSAMENTE BOICOTAM as VACINAS para EVITAR MANIFESTAÇÕES de RUA CONTRA o GOVERNO! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

    1. Olá Felipe, eu sou seu admirador, mas em relação a Cloroquina, você está desinformado e cometendo o equívoco que justamente está escrevendo. Abraço

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO