Reprodução/redes sociaisBolsonaro exibe novo corte de cabelo na semana em que disse que o país está "quebrado": um tiro na já combalida economia do país

Ele está louco?

Ao afirmar que o país está quebrado, Bolsonaro rasga dinheiro. Ao ordenar a suspensão da compra de seringas, ele de novo brinca com a vida dos brasileiros. Fomos atrás de especialistas para entender se o presidente está lelé
08.01.21

Negação da gravidade de uma pandemia que já matou 200 mil brasileiros, ameaça bélica à maior potência militar do planeta, apoio a manifestações contra o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional, acusação sem prova de fraude nas urnas eletrônicas e apologia à tortura. Se a primeira metade do governo de Jair Bolsonaro foi marcada por uma coleção de atos e declarações incompatíveis com a liturgia do cargo de presidente da República, o início da segunda e derradeira etapa do mandato demonstra que o atual inquilino do Palácio do Planalto não está lá muito disposto a abandonar o comportamento errático, e por vezes confuso, que transforma o Brasil em motivo de chacota global e compromete a recuperação da crise que se abateu sobre o país. Nesta semana, Bolsonaro agregou novas peças a seu já vasto repertório de desatinos ao dizer que o país “está quebrado” e que ele, como presidente, não pode fazer nada. Nada poderia ser pior para uma economia em frangalhos ávida pela chegada de investimentos estrangeiros que, certamente, uma declaração desse naipe não ajuda a atrair. Na sequência, o presidente anunciou a suspensão da compra de mais de 300 milhões de seringas necessárias à campanha de vacinação contra a Covid-19 – uma emergência nacional – até que “os preços voltem à normalidade”. Outro sinal evidente de descolamento da realidade: sabe-se lá qual a intenção do anúncio, mas a medida explicita total e absoluta ignorância de uma das mais basilares regras do mercado, a lei da oferta e da procura – é evidente que, com o mundo inteiro precisando de um produto, seu preço vai subir.

As declarações fizeram ressurgir, especialmente nas redes sociais, questionamentos sobre a sanidade mental do presidente – em outubro passado, um grupo de advogados chegou a acionar a Justiça para tentar obrigá-lo a se submeter a um exame clínico, mas o pleito foi rejeitado. Também não faltaram pedidos de renúncia ou impeachment, sob o argumento de que ele não estaria em condições de seguir no poder. Nos últimos dias, Crusoé procurou psicólogos e psiquiatras para entender o comportamento do presidente à luz dessas ciências. Mesmo sem submeter o presidente a uma avaliação, o que é essencial para elaborar um diagnóstico preciso sobre qualquer paciente, os especialistas analisaram as atitudes e as declarações públicas do presidente (confira, mais abaixo, uma seleção delas) para delinear, digamos, a psiquê bolsonarista. O que leva um líder de uma nação, democraticamente eleito, a negar fatos tão óbvios — e espalhar outros que são falsos –, a se eximir de suas responsabilidades, a transformar adversários políticos em inimigos figadais e a não ter empatia pela dor alheia? É tudo estratégia política ou há algum tipo de transtorno de personalidade a guiar as ações de Bolsonaro?

Os especialistas apontaram três características psíquicas marcantes no comportamento do presidente em público: 1) personalidade epiléptica, que envolve, por exemplo, explosividade, irritabilidade, mau humor e egocentrismo; 2) paranoia sistêmica, marcada pelo personalismo e por um senso de grandiosidade e uma espécie de síndrome de perseguição; e 3) um traço de perversão, caracterizado pelo prazer com a angústia ou com o sofrimento do outro. Na Psicologia, a perversão apresenta alguns elementos comuns com a psicopatia – hoje classificada como transtorno de personalidade antissocial, o TPA. Um deles é a agressividade.  Mas estudiosos reputam aos psicopatas um comportamento menos impulsivo e mais ardiloso, ou calculista, com mais ação e menos declaração, algo que, segundo os especialistas, foge um pouco do comportamento conhecido de Bolsonaro.

Bolsonaro tem uma personalidade epiléptica, que é mais explosiva, puramente reativa, que responde aos estímulos de maneira mais precária, irracional. Normalmente, as pessoas de uma maneira geral fazem o juízo no pensamento sobre uma determinada ação e suas consequências e, então, decidem se vão agir daquela forma ou não. Na personalidade epiléptica, é como se houvesse um curto-circuito. É rápido, não há um juízo. Bateu, levou. Basta ver como o Bolsonaro responde aos jornalistas de forma atravessada quando não gosta da pergunta. No final do ano, na Praia Grande, por exemplo, ele estava no barco e o pessoal na praia começou a gritar o nome dele, ele foi lá e pulou no mar, sem nem pensar o que aquilo poderia causar“, explica o psicoterapeuta Eduardo Ferreira-Santos, mestre em psicologia clínica e professor convidado da USP. Formado em psiquiatria, Ferreira-Santos atuou como médico do Exército em parte da carreira e acredita que a formação militar de Bolsonaro, que é capitão reformado, ajudou a formar a personalidade do presidente, que ele classifica como “rústica“.

ReproduçãoReproduçãoO mergulho com banhistas: até a segurança presidencial se surpreende
O psicanalista Christian Dunker, que também dá aulas na Universidade de São Paulo, credita ao “raciocínio militar” alguns dos aspectos do comportamento de Bolsonaro, como a negação da gravidade de pandemia do coronavírus e a própria politização da crise. “O Bolsonaro replica, com menos sofisticação, o raciocínio militar de minimizar a quantidade de perdas, dando a ele um feitio peculiar que é o de produzir inimigos em vez de adversários. Uma vez disseminado esse medo de inimigos, quando as pessoas ficam convencidas desse perigo, imediatamente vem a solução, que é uma resposta preventiva e violenta. Isso estava funcionando muito bem quando valia para os inimigos políticos. Mas agora ele enfrenta um problema circunstancial de estar diante de um inimigo que não tem a cor vermelha, que não é político, que é invisível e vem da natureza. Por isso, a aposta dele é transformar o vírus em inimigo político. Ele antropomorfiza o mal, o vírus, algo que a gente observa desde o início da modernidade, com os mitos“, afirma Dunker.

A criação e até a ampliação do rol de inimigos compõem o que Dunker classifica como “paranoia sistêmica“, que difere um pouco da paranoia clínica, na qual o sujeito apresenta um delírio bem constituído, como a perseguição por alienígenas. Na sistêmica, há um discurso permanente de perseguição e vitimização que serve para fomentar a polarização com o inimigo. “Outra característica da paranóia sistêmica é o empuxo à grandiosidade, que pode se exprimir pela via de um nacionalismo exacerbado, pelo próprio enaltecimento de si, das suas propriedades corporais, do físico de atleta, da saúde excepcional. Então, o sujeito é alguém especial que está lutando contra inimigos muito fortes e poderosos e, por isso, não pode apresentar fraquezas, não pode fazer algo muito importante para a produção de empatia que é voltar atrás, reconhecer sua insuficiência, se autolimitar. Essa falta de autolimitação vai, obviamente, transbordar as fronteiras e criar uma preocupação permanente, uma questão artificial, em torno dos outros — os inimigos externos que potencialmente podem atacar para invadir o país, como a Venezuela, ou tirá-lo do poder“, prossegue Christian Dunker.

Para Ana Beatriz Freire, psicanalista e professora do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o traço mais marcante na personalidade de Bolsonaro é o da perversão, que ficou explícito mais de uma vez durante o atual mandato – quando, por exemplo, ele colocou em dúvida a tortura sofrida pela ex-presidente Dilma Rousseff durante a ditadura militar e quando insinuou que sabia como o pai do presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, havia desaparecido pelas mãos do regime. “O perverso faz do outro a satisfação do seu gozo. As bravatas que ele faz para angustiar o outro, essa apologia à tortura, é para colocar o outro como objeto do seu próprio gozo. Ele não consegue se colocar no lugar do outro. Ele se esquece que é representante do povo brasileiro e não só dos seus seguidores. Ele acha que tudo é ele que determina e, por isso, só fala para a sua redoma, que se presta à liderança de uma forma quase hipnótica, como (Sigmund) Freud mostrou em ‘Psicologia das Massas e Análise do Eu‘ (obra publicada em 1921)”, diz Ana Beatriz. Ela não vê em Bolsonaro uma patologia propriamente — o que, afirma, torna o presidente ainda mais responsável por suas atitudes. “Quando a gente patologiza uma figura pública, a gente tira responsabilidade do sujeito“, emenda.

Os especialistas dizem que o fato de  Bolsonaro mostrar-se descolado da realidade em diversos momentos, como na campanha contra a vacina obrigatória e na ameaça de usar a “pólvora” contra os Estados Unidos caso o presidente eleito Joe Biden aplique sanções econômicas ao Brasil por causa do desmatamento da Amazônia, indica que ele parece viver apenas em uma “realidade paralela“, habitada por seu séquito. “Existe na Psiquiatria a despersonalidade e a desrealização, que é quando o sujeito realmente se descola da realidade e começa a achar que é quem ele não é. No caso do Bolsonaro, ele está cercado na realidade dele, uma realidade onde ninguém do entorno morreu de Covid-19, todos que pegaram se recuperaram e fizeram tratamento com cloroquina. Não existe realidade absoluta. A realidade do pobre na periferia é diferente da realidade de um empresário milionário. Como presidente, ele deveria enxergar todas essas realidades, mas parece estar ligado só na realidade onde é bem aceito e tem seguidores“, afirma o psicoterapeuta Eduardo Ferreira-Santos.

Agência BrasilAgência BrasilVersão sem cortes: muitos dos arroubos surgem, de repente, no improviso das lives semanais
Pessoas com o tipo de personalidade descrito pelos especialistas dificilmente recorrem a alguma ajuda ou se sujeitam a qualquer tipo de tratamento. Têm dificuldades até mesmo para enxergar a existência de algo diferente na própria postura. “Para procurar e permanecer numa análise  a pessoa precisa apresentar algum tipo de sofrimento, uma angústia, uma vontade de querer melhorar. Acho que o Bolsonaro não demonstra isso“, afirma a psicanalista Marina Bilenky, diretora da Federação Brasileira de Psicanálise. “Ele só enxerga o que lhe convém. Não leva em conta todos os aspectos da realidade presente. Isso ficou muito claro com a pandemia, que ele diz ser um exagero da mídia. Não tem uma visão de comunidade e só conversa com quem pensa igual.. Quem não pensa igual, ele não conversa, despreza, destrói. O Bolsonaro tem traços muito fortes de perversão, ele faz para chocar mesmo as pessoas, e paranoia, no sentido de ver inimigos em todo o canto, mas isso não é loucura. Ele sabe muito bem o que quer atacar“, completa Bilenky.

Os arroubos de Bolsonaro coincidem, quase sempre, com momentos de crise. Seja nos lances capitais das investigações sobre o filho 01, nas situações de pressão pela vertiginosa evolução da pandemia ou agora mesmo, quando ele vê sua popularidade em risco em razão do fim do auxílio emergencial, o presidente costuma disparar sua metralhadora verbal de maneira mais incontida e recorrer a atitudes incomuns para um chefe de estado quando está na berlinda. No caso da pandemia, por exemplo, noves fora a aparente descrença dele em relação aos perigos do coronavírus, o incomoda a certeza de que, com a situação resolvida no país, ele perde não apenas a oportunidade de manter vivo seu discurso de negação, que retroalimenta sua militância radical, mas também o motivo para distribuir recursos e avançar sobre fatias do eleitorado com as quais não contava — graças ao coronavoucher, por exemplo, ele viu sua popularidade crescer na região Nordeste, antes tida como um bastião petista.

As suspeitas de insanidade mental envolvendo chefes de estado remontam ao período dos grandes monarcas. Entre os casos mais conhecidos da história está o do rei Ludwig II da Baviera, deposto em 1886 por uma comissão de seu próprio governo após torrar uma fortuna do reino com a construção de palácios, como o famoso Castelo de Neuschwanstein, para satisfazer seu grande apreço pelas artes. Antes de ser preso, contam os historiadores, ele indagou como poderia ser declarado insano sem nunca ter sido examinado. O médico que atestou sua loucura respondeu, então, que os depoimentos dos serviçais já eram provas abundantes do seu transtorno psíquico. Em Portugal, a rainha Maria I ganhou o apelido de “Louca” porque foi obrigada a ceder, em 1792, o trono ao herdeiro, o então príncipe regente dom João VI, após ter sido diagnosticada com uma doença mental por um psiquiatra francês. Nos Estados Unidos, autoridades cogitam usar a 25ª Emenda Constitucional para afastar o presidente Donald Trump por incapacidade, com o argumento de que ele não tem mais condições mentais de permanecer no cargo até o fim do mandato, no dia 20, depois de ter insuflado com informações falsas de fraude eleitoral apoiadores que invadiram e depredaram o Congresso nesta quarta-feira, 6. A invasão resultou em cinco mortes. Com ou sem diagnóstico, poderosos com mandato que agem como loucos são um perigo para a democracia. A loucura de um político sempre tem método e objetivo. O Brasil deveria começar a se preocupar, verdadeiramente, com isso.

Dizem que sou…
A seguir, listamos várias situações ilustrativas do comportamento heterodoxo que leva a questionamentos sobre a sanidade mental do presidente.

NEGAÇÃO DA PANDEMIA
Passeio na praia (janeiro de 2021)
Bolsonaro faz um passeio de lancha e, no mar de Praia Grande, no litoral paulista, nada em direção a uma aglomeração de pessoas que gritavam “mito”.

O ‘fim’ da doença (dezembro de 2020)
O presidente diz que a pandemia “está chegando ao fim” exatamente no momento em que o país volta a assistir a um preocupante aumento do número de casos. “A pandemia realmente está chegando ao fim. Os números têm mostrado isso aí. Estamos com uma pequena ascensão agora, o que se chama de pequeno repique. Pode acontecer. Mas a pressa para a vacina não se justifica, porque você mexe com a vida das pessoas.”

“E daí?’ (abril de 2020)
Bolsonaro se irrita com a pergunta de um jornalista sobre o fato de o Brasil ter ultrapassado a China em número de óbitos pela Covid-19.
“E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê? Eu sou Messias, mas não faço milagre.”

O atleta e a gripezinha (março de 2020)
Durante um pronunciamento nacional em rede de rádio e televisão, Bolsonaro chama pandemia de “gripezinha” e critica fechamento de escolas e do comércio. “Pelo meu histórico de atleta, caso fosse contaminado pelo vírus, não precisaria me preocupar, nada sentiria ou seria acometido, quando muito, de uma gripezinha ou resfriadinho, como bem disse aquele conhecido médico, daquela conhecida televisão.”

CONTRA A VACINA E O ISOLAMENTO
‘País de maricas’ (novembro de 2020)
Durante um evento no Palácio do Planalto, Bolsonaro ataca medidas de distanciamento social. “Tem que acabar com esse negócio (isolamento social). Lamento os mortos, todos nós vamos morrer um dia. Não adianta fugir disso, fugir da realidade, tem que deixar de ser um país de maricas.”

Isolamento inútil (abril de 2020)
Em sua live semanal no Facebook, Bolsonaro diz que a adoção do isolamento social é inútil para achatar a curva de casos do coronavírus no país, contrariando recomendações feitas mundialmente por cientistas e organizações de saúde. “Até porque, repetindo: 70% da população vai ser infectada. E, pelo que parece, pelo que estamos vendo agora, todo empenho para achatar a curva praticamente foi inútil. Agora, a consequência disso? O efeito colateral disso? O desemprego.”

‘Não tomo vacina’ (dezembro de 2020)
O presidente diz publicamente que não irá tomar a vacina contra a Covid-19. “Eu não posso falar como cidadão uma coisa e como presidente, outra. Mas como eu nunca fugi da verdade, eu te digo: eu não vou tomar vacina. E ponto final. Se alguém acha que a minha vida está em risco, o problema é meu. E ponto final.”

‘Vacina só pro cachorro’ (outubro de 2020)
Bolsonaro faz piada com a vacina contra o coronavírus em suas redes sociais em vídeo ao lado do cachorro adotado pela primeira-dama.
“Vacina obrigatória só aqui no (cachorro) Faísca.”
‘Brasileiro tem que ser estudado’ (março de 2020)
Após os Estados Unidos se tornarem o país com o maior número de casos de Covid-19, Bolsonaro minimiza a transmissão do coronavírus no Brasil. “O brasileiro tem que ser estudado. Ele não pega nada. Você vê o cara pulando em esgoto (…) e não acontece nada com ele. Eu acho até que muita gente já foi infectada no Brasil, há poucas semanas ou meses, e ele já tem anticorpos que ajudam a não proliferar isso daí.”

Festa contra a vacina (novembro de 2020)
Bolsonaro celebra em sua rede social a suspensão de testes da vacina desenvolvida por um laboratório chinês em parceria com o governo de São Paulo após a morte de um voluntário, sem conexão com o imunizante. “Morte, invalidez, anomalia. Esta é a vacina que o Dória queria obrigar a todos os paulistanos a tomá-la. O presidente disse que a vacina jamais poderia ser obrigatória. Mais uma que Jair Bolsonaro ganha.”

ATAQUES ÀS INSTITUIÇÕES
‘Acabou, porra!’ (maio de 2020)
Em frente ao Palácio da Alvorada, Bolsonaro critica duramente a decisão do Supremo que autorizou uma operação da Polícia Federal contra parlamentares, blogueiros e empresários bolsonaristas no inquérito que investiga os atos antidemocráticos. “Acabou, porra! Me desculpem o desabafo. Acabou! Não dá para admitir mais atitudes de certas pessoas individuais, tomando de forma quase que pessoal certas ações.”

Atos antidemocráticos (maio de 2020)
Em plena pandemia, Bolsonaro participa de manifestações organizadas por apoiadores em Brasília que pedem o fechamento do Congresso e do Supremo e a volta do regime militar. “Tenho certeza de uma coisa, nós temos o povo ao nosso lado, nós temos as Forças Armadas ao lado do povo, pela lei, pela ordem, pela democracia, e pela liberdade. E o mais importante, temos Deus conosco.”

Hienas contra o leão (outubro de 2019)
O presidente publica em suas redes sociais um vídeo em que ele era representado por um leão atacado por hienas que levavam os nomes do STF, de partidos políticos e de veículos de comunicação.

ACUSAÇÕES SEM PROVAS
Queimadas na Amazônia (novembro de 2019)
Bolsonaro acusa durante sua live semanal no Facebook uma ONG internacional e o ator americano Leonardo DiCaprio de financiarem as queimadas na Amazônia. “O pessoal da ONG, o que eles fizeram? O que é mais fácil? Botar fogo no mato. Tira foto, filma, a ONG faz campanha contra o Brasil, entra em contato com o Leonardo DiCaprio, e o Leonardo DiCaprio doa 500 mil dólares para essa ONG. Uma parte foi para o pessoal que estava tocando fogo, tá certo? Leonardo DiCaprio tá colaborando aí com a queimada na Amazônia, assim não dá.”

Fraude na eleição (março de 2019)
Bolsonaro afirma a apoiadores brasileiros em Miami, nos Estados Unidos, que houve fraude na eleição presidencial de 2018 e que ele foi eleito no primeiro turno. “Pelas provas que tenho em minhas mãos, que vou mostrar brevemente, eu fui eleito no primeiro turno mas, no meu entender, teve fraude (…) E nós temos não apenas palavras, temos comprovado, brevemente quero mostrar, porque precisamos aprovar no Brasil um sistema seguro de apuração de votos. Caso contrário, passível de manipulação e de fraudes. Então acredito até que eu tive muito mais votos no segundo turno do que se poderia esperar, e ficaria bastante complicado uma fraude naquele momento.”

ARROUBOS DIPLOMÁTICOS
Pólvora contra os EUA (novembro de 2020)
O ex-capitão do Exército diz ser preciso ter “pólvora” para fazer frente aos Estados Unidos, a propósito de uma declaração do presidente eleito americano Joe Biden sobre impor barreiras comerciais ao Brasil caso o país não preserve a Amazônia. “Assistimos há pouco um grande candidato à chefia de estado dizer que, se eu não apagar o fogo da Amazônia, levanta barreiras comerciais contra o Brasil. E como nós podemos fazer frente a tudo isso? Apenas a diplomacia não dá, né Ernesto (Araújo, ministro das Relações Exteriores). Porque, quando acabar a saliva, tem que ter pólvora. Senão, não funciona. Precisa nem usar a pólvora, mas precisa mostrar que nós temos.”

Invasão à Venezuela (abril de 2019)
Bolsonaro ameaça invadir a Venezuela para destituir o ditador Nicolás Maduro, em meio a uma onda migratória de venezuelanos para o norte do Brasil. “Vamos supor que haja uma invasão lá (na Venezuela). A decisão vai ser minha, mas eu vou ouvir o Conselho de Defesa Nacional e depois o Parlamento brasileiro para tomar a decisão de fato. (…) Nós não podemos deixar aquilo se transformar em uma nova Cuba, ou até mesmo em uma Coreia do Norte. Depois, como você vai resolver esse assunto? (…) A intenção dos americanos e a nossa também é haver uma fissura, uma divisão no Exército venezuelano. Não tem outro caminho.”

PROTEÇÃO AO CLÃ
Ameaça a jornalista (agosto de 2020)
“Minha vontade é encher tua boca na porrada, tá?”, disse Bolsonaro a um jornalista que insistiu em uma pergunta ao presidente sobre os cheques depositados por Fabrício Queiroz na conta da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, revelados por Crusoé.

Governo em risco (março de 2020)
“Se a economia afundar, afunda o Brasil. E qual o interesse dessas lideranças políticas? Se acabar a economia, acaba qualquer governo. Acaba o meu governo. É uma luta de poder.”

O ‘sucesso’ do filho 01 (dezembro de 2019)
Bolsonaro comparou Flávio Bolsonaro, seu filho cujos negócios estão sob investigação, ao jogador Neymar. “Acusaram ele (Flávio) de estar ganhando mais na casa de chocolate. O que acontece, quem leva mais cliente para lá, ele leva um montão de gente importante, ganha mais. É mesma coisa chegar para o, deixa eu ver, o Neymar e (perguntar) ‘por que está ganhando mais do que outros jogadores?’. Porque ele é o mais importante. Não é comunismo.”

‘Cara de homossexual’ (dezembro de 2019)
Bolsonaro se exaltou com um repórter que o indagou sobre as acusações envolvendo Flávio. “Você tem uma cara de homossexual terrível, mas nem por isso eu te acuso de ser homossexual. Se bem que não é crime ser homossexual.”

APOLOGIA À TORTURA
O raio-x de Dilma (dezembro de 2020)
Bolsonaro coloca em dúvida a tortura sofrida por Dilma Rousseff durante a ditadura militar. “Os caras se vitimizam o tempo todo: ‘Fui perseguido’. Teve um fato aí, esqueci o nome da pessoa, mas é só procurar na internet, vai achar com facilidade, que a Dilma foi torturada e que fraturaram a mandíbula dela. Eu disse: ‘Traz o raio-x pra gente ver o calo ósseo’. E isso que eu não sou médico, hein. Até hoje estou aguardando o raio-x.”

Elogio a Ustra (outubro de 2019)
Bolsonaro recebe a viúva do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra e, depois, elogia o primeiro militar condenado por sequestro e tortura durante a ditadura. “Eu sou apaixonado por ela (Maria Joseíta). Não tive muito contato, mas tive alguns contatos com o marido dela enquanto estava vivo. Um herói nacional que evitou que o Brasil caísse naquilo que a esquerda hoje em dia quer.”

O sumiço de Santa Cruz (julho de 2019)
Bolsonaro provoca o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, dizendo que pode “contar a verdade” sobre como o pai dele desapareceu na ditadura militar, após ser preso pelas forças do estado. “Um dia, se o presidente da OAB quiser saber como é que o pai dele desapareceu no período militar, eu conto para ele. Ele não vai querer ouvir a verdade”.

NONSENSE
Virar um jacaré (Dezembro de 2020)
Bolsonaro fala sobre possíveis efeitos colaterais da vacina contra o coronavírus. “Na Pfizer, está bem claro no contrato: ‘Nós não nos responsabilizamos por qualquer efeito colateral’. Se você virar um jacaré, é problema de você. Não vou falar outro bicho aqui para não falar besteira. Se você virar o Super-Homem, se nascer barba em alguma mulher aí ou um homem começar a falar fino, eles não têm nada a ver com isso.”

‘Guaraná boiola’ (outubro de 2020)
“Agora virei boiola, igual maranhense, é isso? O guaraná cor-de-rosa do Maranhão aí, quem toma esse guaraná vira maranhense (risos). Guaraná cor-de-rosa no Maranhão, que boiolagem isso aqui.”

Cloroquina x tubaína (maio de 2020)
Bolsonaro defende em sua live semanal no Facebook o uso da cloroquina no tratamento da Covid-19, mesmo sem comprovação científica da eficácia do tratamento. “Toma quem quiser, quem não quiser, não toma. Quem é de direita toma cloroquina. Quem é de esquerda toma tubaína”.

Inveja francesa (agosto de 2019)
No Facebook, Bolsonaro zomba da primeira-dama francesa em um comentário feito por um seguidor no qual ele insinua que o presidente francês Emmanuel Macron persegue o líder brasileiro por inveja, porque a primeira-dama brasileira seria mais bonita: “Não humilha, cara. Kkkkkkk”, escreveu.

‘Xixi na cama’ (abril de 2019)
Bolsonaro diz em um café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto que não se arrepende de declarações polêmicas feitas ao longo dos 28 anos de carreira política.
“Não posso (me arrepender). Vou me arrepender que fiz xixi aos cinco anos na cama? Saiu, pô.”

Golden shower (março de 2019)
O presidente compartilha em sua conta no Twitter um vídeo com conteúdo pornográfico gravado durante o carnaval de rua de São Paulo.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Muito pertinente, muitíssimo interessante. Seria também de grande interesse fazer uma análise parecida da personalidade do Lula.

  2. Eu gosto do angorá Fernando Henrique, do sapo barbudo, da anta Dilmês, do senil alzeimer Biden, do bigodon Alberto Fernández, da mulher do Macron e por fim da bunda da Angela Merkel. Vão se catar Crusoé, darem espaço para esses tontos...

  3. Esqueceram de incluir aquela referente à piscina do Alvorada, em que ele alega ter desligado o aquecimento da piscina do Alvorada porque está preocupado com a economia e quer ajudar o país a economizar.

  4. Também sou psiquiatra e com 23 anos de passado acadêmico. É confortável fazer hipóteses de diagnóstico psiquiátrico para Bolsonaro... ele não reponde. Porque não vejo hipóteses do tipo megalomania, paranoia, sociopatia para ministros do STF com igual frequência.? Falem a verdade: É MEDINHO NÃO É?

  5. Esse cidadão deve ser interditado para o exercício do cargo. Se uma junta médica idônea e de alto nível o examinasse não o consideraria são. Se seus atos fossem politicamente sopesados pela Camara dos Deputados ele seria impedido. Se se apurassem as suas ações sob o aspecto penal possivelmente haveria denúncia pela prática de atos previstos em lei como crimes. A questão é que o Procurador da República é mais um procurador do Presidente e a Câmara Federal sempre espera o pior no amanhã.

  6. Sera que essas frases todas não poderiam ser usadas nas próximas eleições ? quando no brasil já teremos chegado a marca talvez 300 ou 400 mil mortes ?

  7. Bolso é tosco, mal educado, irascível, infantil muitas vezes e fala besteiras inconsequentemente, MAS quem precisa de psiquiatra é a Crusoé em função da obsessão doentia em colocar a culpa de tudo no presidente, de ver em tudo o que o Bolso faz/diz o começo do Apocalipse (vcs são os insanos!). Exemplo: professoralmente o autor “ensina” q o preço sobe quando há procura e por isso se justifica comprar seringas caras; mas quem o fizer será acusado de corrupção pela imprensa q apontará sobrepreço.

  8. É o que temos de melhor e merecemos. Imaginem se a mesma análise fosse feita nos integrantes do Congresso com certeza seria identificado tendência à cleptomania em sua maioria. Doutor fazer análise pelo que vê na tv. Brincadeira!!! Depois vocês me falam que o Brasil é sério.kkkk

  9. Olá, me permitam observar uma certa quebra da natureza técnica d matéria, pela sra. Ana Beatriz Freire, no mais excelente a análise desse lado o PR. Parabéns e obrigada

  10. Bolsonaro é o malandro de pé do morro, suburbano, que vive à margem da lei e pensando em jeitos de driblar a lei pra seu próprio benefício. É o cara que faz gato na Net, compra CD pirata e computador de contrabando. E esses não gostam nem de lei nem de Estado formal. Os psicólogos e psiquiatras não consideraram esse aspecto.

  11. Vamos recordar as marias e clarices que choram tanta gente que partiu neste rabo de foguete pilotado por um bêbado trajando luto. Força presidente Rodrigo Maia, tenha coragem para abrir o processo de #ImpeachmentDeBolsonaroUrgente!

  12. Deveria ser afastado por incapacidade mental e má gestão da saúde pública nesta pandemia. O problema é que vivemos no regime presidencialista em que o impeachment é difícil e traumático . Se fosse um regime parlamentarista com voto distrital para eleger um Congresso mais representativo o primeiro-ministro seria rápidamente afastado e eleito outro em seu lugar.

    1. É isso aí ! Parlamentarismo é mais democrático. De que adianta eleger um presidente que no dia seguinte à eleição não tem mais qq compromisso com o que prometeu ? Que pode se tornar um ditador ou é um psicopata, que não pode ser facilmente removido ! Vide o que ocorreu com Trump, o que vem ocorrendo com o Bozó ?

    1. Além das distorções psiquiátricas, não haveria algum fator químico de por meio?

  13. Fábio, se vc tivesse comentado tb a pergunta que deu origem á resposta "Brasil está quebrado", talvez seus leitores ficassem mais bem informados e vc mais confiável.

    1. Um bozista pediu para ele ajudar com verbas/investimento uma cidade e ele deu essa resposta. A pergunta não altera em nada essa resposta do Bozo.

  14. Questiono aqui a sanidade mental do Fábio leite, por escrever uma reportagem como essa é ainda usar a China como referência de números de Covid!!! Provavelmente, mais um vendido patrocinado por Ela...

  15. Até quando a Imprensa ficará acusando o Bolsonaro de dizer “...o pais está quebrado, não posso fazer nada...” totalmente fora de contexto. Essa foi uma resposta quando interpelado sobre a correção da Tabela do IR. Não que eu concorde com o que o Bozo tem feito, é por uma questão de justiça. O cara já é um despreparado, com a capacidade intelectual limitada e vocês ainda aumentam as besteiras que ele diz! Fiquei com impressão negativa dessa revista.

    1. É o que sempre foi, agora com mais influência e poder.

    2. Bozistas se consideram os espertões das falácias e distorções da realidade, mas para quem já está calejado de anos em bater de frente com petistas desonestos, fica muito fácil lidar com bozistas. Pois esses últimos são uma cópia porca e suja dos petistas de ontem.

    3. A nova tática dos bozistas é não se dizer bozista, depois apontar algumas características do genocida para logo depois concluir que a imprensa o persegue. Se vocês observarem é a mesma sequência em todas as “novas” narrativas que se vê por aqui. Será que eles pensam que os leitores da Crusoé são idiotas?

  16. Há pelo menos uns 10 motivos para embasar o pedido de impeachment, por conduta ética inadequada ou quebra de decoro, incapacidade mental, ou sei lá o quê. Isso tudo está gravado, impresso, digitalizado, arquivado, só anexar no processo e terminar com uma pergunta muito simples: esse cidadão tem condições psicológicas e morais adequadas a exercer a presidência? Mas como o fdp do Maia, o corrupto Lira ou o idiota Baleia não farão isso, a pergunta que fica é: há outro meio legal de fazer isso?

  17. Tem muito mais absurdos para acrescentar nessa lista. Todas as sextas ele visita um quartel incitando a tropa a insurgir e nos últimos meses investindo ainda mais fortemente contra a imprensa, não é exagero afirmar que ele insinua que policiais devam matar jornalistas.

    1. Chris, ele está desesperado, sabe que só um milagre é capaz de segurá-lo na cadeira presidencial até o final do mandato e, para quem ainda sonha com uma dinastia norte coreana de perpetuação no poder, a coisa fica ainda mais difícil. Ele vem aliciando os patentes baixas a se insurgirem já não é de hoje, deseja sim uma ruptura, uma guerra civil interna que o entrone como o novo ditadô brasileiro. Pode fazer muita bagunça e caos, mas não conseguirá um exercito q o proteja incondicionalmente.

    1. Ele pediu bênção ao Edir Macedo e ao cara do Chapelão, todos sabemos que o Deus deles é o dinheiro.

  18. Não sou psiquiatra e nem psicologa, mas é evidente que o Bolsonaro nunca esteve bem desde que assumiu a presidência. Subiu a rampa e desceu ladeira abaixo sei psíquico. É temeroso pensar q estamos c essa inconstância governando uma nação como o Brasil:cheia de desigualdades,corrupta,justiça vendida,órgãos públicos aparelhados e um povo q se limita às piadas ou vir aqui achincalhar jornalistas de carreira e sérios.Impressionante o número de pessoas que vieram defender Bolsonaro.Ana Cristina

  19. Pior que ou temos isso, ou um bando de comunistas de merda a nos roubar e mandar nosso dinheiro para países de merda. Que triste sina de um país. Povo de merda, justiça de merda, país de merda.

    1. Amigo, penso que no Brasil nao existe comunismo, esquerda, direita, centro ou qualquer outra coisa. O que existe aqui é político ladrão e político honesto. Infelizmente os primeiros são maioria esmagadora. Bozo tmbm faz parte dessa turba.

  20. Um mentecapto associado a ministros medíocres, outros Poderes inúteis e o resultado diante da pandemia é isso ai - centenas de mortos todos os dias. Chega de lamurias, impeachment já

    1. José , o grande psicólogo e psiquiatra brasileiro. Genocida epilético!! José o problema do bolsonaro, psiquiatricamente falando, não tem nada haver com a reportagem: ele sofre de um desajustes da trípoide da capsuleta da parafuseta disrítmica da retrete da camarata geral. É isso

  21. Ate agora as ações de JB são analisadas isoladamente. Na verdade há um grupo palaciano tem um plano. Levar o país ao caos mas sempre culpando CN, STF e imprensa, passando a ideia q sem eles, o governo faria o Brasil crescer, gerar emprego e renda. A meta é transformá-lo num senhor absoluto, uma ditadura. Ate agora ele tem tido sucesso; comanda a narrativa e o inferno são os outros. Crusoé tem q passar a fazer não só a análise do fato mas como ela se encaixa no contexto estratégico do planalto.

  22. Agora que a Crusoé fez um dossiê de Bolsonaro, que tal fazer o mesmo com Michel Temer, Dilma Rousseff, Luis Inácio dos Santos, pois Lula ´não é nome é apelido do sindicalista e de Fernando Henrique Cardoso. Venderá muito bem estes dossiês.

    1. Azevedo, perfeita resposta! Pena q bozistas são incapazes de compreender isso.

    2. Esses aí só os psicólogos e psiquiatras do stf pra dar um diagnóstico. Nós sabemos qual diagnóstico eles dariam rsrsrsrs

    3. Crusoé deve continuar a se preocupar com o presente, pois é isso que nos afeta agora. Para solucionar o que (e quem) já nos afetou, fizemos eleições em 2018 e em 2020. O que Crusoé nos informa diuturnamente, serve também para as eleições de 2022...

  23. Faltou comentar a frase: 'O que os caras querem é a nossa hemorroida'. Essa frase nem mesmo uma junta com os melhores psicanalistas e linguistas do mundo explica.

  24. A Crusoe arrebanhou uma ala de pseudo jornalistas para escreverem exatamente o que que seus editores ordenam. São criaturas travestidas de esquerda reacionária, que devem trabalhar em prol de alguns interesses, tais como: a clã “Marinho” e mais outras fontes. Paulo Leite, você é uma piada ...

    1. Afranio masoquista, seus mugidos lamuriosos são deprimentes.

  25. A Crusoe é um alimento pra quem não pensa e se influência com o jornalismo irresponsável instalado no Brasil. Jornalistas da Crusoe, não esqueçam do que estão escrevendo..., mais tarde digam a seus filhos e netos pra que vocês se prestaram ... 👏👏👏👏

    1. O únicos que precisam limpar a barra e se desculparem com as futuras gerações são os bozistas. O mal que eles fizeram ao país foi tão grande que eles dinamitaram o futuro dos seus filhos e netos. Eu não sei como o Afrânio consegue dormir a noite sendo um bozista. Huuum. Eu sei! Bozistas não possuem consciência alguma. Assim, nunca terão consciência pesada!

  26. Crusoe, ”uma ilha no jornalismo”. A ilha poderia se Alcatraz ou Ilha do Diabo, afinal estou preso nessa revista por mais um ano, por um esquecimento de cinco dias (renovou automático). Já o jornalismo é um show de parcialidade, perseguição e outras mazelas que a esquerda instalou no Brasil. Mas, tudo tem fim.

  27. Entendo q o problema dele é de incompetência para o exercício do cargo. O q espanta é o silêncio da classe política. Ñ se vê movimento no Senado ou na Câmara no sentido de movê-lo do cargo. Apenas um ou outro político, um ou outro ministro do STF se manifesta. Será q os políticos pensam sobreviver a uma nova ditadura? Esqueceram o que houve dos anos 60 a 80? Urge mover JB do poder. Seu filho já disse q "ñ é questão de se, mas qdo" agora JB ameaça subversão da ordem em 22 sem o voto impresso.

    1. a vergonha de generais,bem remunerado pelas Forças Armadas,fazerem continência para um capitãozinho demente!

  28. O minto apenas foi o aproveitador geral da fé pública, eleito pelo sistema que agora ataca, graças a inúmeras variáveis que não cabem em análises rasas...nunca teve nem terá capacidade de entender a tarefa que lhe foi outorgada, assim passa o tempo fazendo só o que sabe fazer bem, que é agradar sua pequena curriola com atrocidades de todo o tipo, incluindo natação em mar agitado e desfiles entre milicos em formação...graças ao sistema corrupto que foi montado pra não dar fim a isso...

  29. ESTA REVISTA É UM LIXO. SOMOS 90 MILHÕES DE BRASILEIROS CONTRA DÓRIA E MANHATTAN CONECCION E GLOBO. Voces são apenas sobreviventes da resistência. Nós precisamos de imprensa como a sua palhaços. Vagabundos. Mentirosos. tendenciosos. Globolixo falindo e voces passam a pegar a grana de nossos impostos, bandidos. Jornalismo de merda!!!

  30. Mentecapto seria a melhor definição para poder processá-lo, contudo com ele os medíocres que o cerca e o apoiam numa grotesca jornada em prol da ignorância e desfaçatez para com a vida. AQ mim chega de lamurias e discutir se o QI de Bolsonaro é menor ou ligeiramente superior à ameba; o que importa com a qualquer criminoso é o que ele causa. Dilma, a burra, fez muito menos a merecer o impeachment do que o mentcapto que ora ocupa a Instituição Presidência da República

    1. Bovino JOAO, vc sabe muito bem que o STF foi provocado a julgar o tema por causa da omissão do presidente em combater a pandemia. Deixa de hipocrisia seu bovino de merda!

    2. O país virou esta pandemia toda por causa desta merda do Supremo Tribunal Federal, que constantemente invadir as atribuições do Poder Executivo no vai demora muito eles vãori escolher os Generais, os Almirantes os Brigadeiros tudo, se não mudarmos os membros de Senado Federal para cumprir as suas competências qualquer presidente que assumir o Poder Executivo que não seja do SISTEMA CLEPTOCRATA DO BRASIL vai ter problemas.

  31. A imprensa não desiste de tentar distorcer os fatos. Vamos a um exemplo: por que o presidente da OAB, cujo pai desapareceu durante o Período Militar, não usou todo o seu arsenal de advogado (logicamente apoiado por toda a ala terrorista da OAB) para "emparedar" publicamente Bolsonaro? Por que "mijou para trás"? O lógico seria "aproveitar a deixa" e "partir para cima"... Ou "nesse mato tem coelho"?

  32. Bolsonaro é culpa da loucura fanática do PT, as pessoas normais se irritavam com tanta negação do real feito pelos esquerdistas que votaram nesse deputado inexpressivo e paranóico. Vamos perder mais 4 anos com tanta incompetência, incapacidade e pautas irrelevantes, enquanto a economia afunda e nenhuma reforma ou privatização são feitas.

  33. Faltou a tendência homossexual. Sempre que perto de algum poderoso solta um "amor hétero", "namoro hétero" e outros mais. Depois do penteado do Ano Novo, do qual deve ter se arrependido (por tão gay), podemos esperar novos petardos contra o bom senso ou vai abraçar o Carluxo, o flavio rachid e o bananinha e dizer "tudo bem, filhos, podem dar e roubar que o papai táqui, talquei?"

    1. Nao acredito que seja um psicopata e a materia deixa bem claro o porquê.

    2. DesnecessárioOs sociopatas são socialmente irresponsáveis, apresentam desrespeito pelos outros, falsidade e manipulação para obter ganhos e vantagens pessoais. Os sociopatas não têm consciência de que estão fazendo algo negativo, seus impulsos os levam a praticar atos que a maioria das pessoas nunca fariam. Muitas vezes, podem apresentar comportamento agressivo e se irritam facilmente e fogem da realidade.

  34. Impressionante como o jornalismo está perdendo a credibilidade um cara que esta tentando lutar contra a imprensa, congresso nacional, e judiciário apanha todo minuto, por que vcs não fazem matérias das coisas boas que estão sendo feitas por esse país a fora, o problema do vírus e mundial , rachadura sempre existiu e vai continuar existindo...eh só o judiciário trabalhar direito tá errado pune a todos sem exceção ...temos um congresso dos mais corruptos do mundo..

    1. Se o Judiciário punisse todos sem exceção, o Bozo é sua família já estariam na Papuda desde a época que ele era deputeiro federal. Bozistas, bozistas...pobres criaturas!

    2. Carlos perfeito , puro mimimi e conversa mole ! Que o presidente é rude e fala como se do povo fosse não segue os princípios da formalidade do cargo , mas a rótula-ló de louco , só este jornalistazinhos que estão mais para coluna social do que para Informacao !!! Veja bem a situação mundial e a brasileira !!! Vão a merda!!

    3. Como pode alguem dizer que o Judiciario está errado e pune a todos nesse país que a impunidade corre solta? E o Congresso mais corrupto no mundo tem um importante membro ausente que temporariamente ocupa a sala presidencial.

  35. Não me conformo mesmo é com seus apoiadores...que não enxergam nada disso. Como é que eu votei nele...e ainda fiz tantas postagens a favor dele...até 2019...acreditando que Moro estando lá era um bom sinal...é que não sei...um erro grave.

    1. Também pensei como. você......Fiz até campanha pra ele.........hoje arrependimento total.

    2. Não podemos errar uma segunda vez; aliás, não podemos errar mais. Precisamos lembrar sempre o que está na CF: "O poder emana do povo e em seu nome será exercido". A questão é que falta ao povo brasileiro, em sua maioria, educação e conscientização política

  36. Esses “especialistas” estão errados e são todos comunistas iguais ao Doria. Conclui isso com base na minha larga formação vendo vídeos do O. de Carvalho e nos meus grupos de WhatsApp. Deixem o mito trabalhar.

    1. Calma gente, o Paulo claramente tirou uma onda agora...rs.. deve ser a cloroquina. 😁

    2. Preciso rir... formação em Olavo e com Olavo?????? Kkkkkkkkkkkkk

    3. Olavo de Carvalho só diz besteira. É um tolo metido a filósofo. .Deveria ter um linguajar bem mais apropriado há um professor.

    1. realmente , que merda fizemos ! na vontade de tirar os bandidos do poder colocámos um louco, mentiroso, charlatão um verdadeiro cavalo de Tróia # Fora Bolsonaro e sua cateva. lena

    2. Rachadinhas que estão se aprofundando cada vez mais e destruindo os alicerces da pátria amada.

    1. Jose, ficou claro que a Sueli ta com inveja da amante. 😆

    2. Bozista dicotômica. Para ela do existe o péssimo e o ruim. Pensamento típico de alguém que possui dois neurônios.

    1. José, "genocídio" morte de pessoas que, em sua imensa maioria, tiveram somente a "pá de cal" com o Covid-19, pois estavam irremediavelmente doentes, com curta expectativa de vida? Você, por exemplo, cite alguém de seu relacionamento pessoal que, gozando de PERFEITA SAÚDE, contraiu o Covid-19 e veio a óbito. Caso contrário, você está "falando merda", caindo no coro da esquerdalha inconsequente... Vocês deveriam não poder comprar NADA no supermercado nem ter o LIXO RECOLHIDO, seus INCOERENTES!

    2. Para os bozistas genocidas, os mortos pela pandemia são apenas números dentro do plano de execução final que eles executam tão bem no país. Suely robot é um exemplo típico deste tipo de criatura.

    1. Golden shower é o desejo secreto do Bozo e dos seus seguidores. Qual será a razão? Susu, você pode explicar este fetiche bozista?

  37. Vcs da imprensa faz mau a Democracia do Brasil. Veja a facada não resolveu, O impeachment não consegue, anular chapa tb teve coragem! Agora aparece com está que o cara é louco! Quando vencer minha assinatura não vou financiar que faz um desserviço ao pais!

    1. parabéns crusuė ! a verdade tem que ser dita ! tem gente que gosta de viver na mentira , no faz de conta Lena

    2. Muuuuuuuuuuuuuuu. Tem mais um pouquinho de muuuuuuuu.

    3. Ótima ideia, para de ler a Crusoe e começa a ler a cartilha caminho suave. Depois que souber escrever é sinal que vai estar apto a ler e entender matérias do nível desta revista.

    4. Só o fato de ser bozista já indica que a mente do André está degenerada. Por isso, os anti-bozistas são sim seres superiores. Há alguma dúvida sobre isso? Curve-se a nossa inteligência!

    5. Esses acham que ridicularizando e ofendendo se tornam mais inteligentes e superiores. Personagens perfeitos para o filme jantar para idiotas 2 - os inteligentes. Vai ser um sucesso.

    6. Edmundinho imundinho, pare de trabalhar contra o país e se junte aos bons. Talvez assim você ainda ganhe uma vaga no céu. Com a sua delinquência digital, voce está a caminho do inferno...cheio de bozistas para te encher o saco! Pense bem!

    1. Irenice, acho que você falou comigo, mas eu não escrevi a mensagem acima. Sobre torcer, isso não ajuda nada. Se torcer resolvesse a China seria campeã do mundo de futebol. Oração também não resolve, pois Deus se mudou para a Escandinávia e pediu cidadania norueguesa. Ou a gente extermina o Bozismo o mais rápido possível ou o bozismo extermina o país. O que você prefere?

    2. Jose ( como não tem acento,acho se tratar de uma mulher.Vc replicou ao,Edmundo "pare de trabalhar contra o Brasil" Cara,temos que torcer pra que tudo isso passe .Ao invés de só malhar, vamos torcer pra que o presidente tenha lucidez,auto crítica e pare de falar besteira ,que isso só alimenta a descrença.Unamos em oração,porque tem uma equipe que pode fazer o melhor pra o país.Chega de ódio!

  38. Faltou na lista a invenção de que o repórter que ele queria encher de porrada, teria dito " vou visitar sua filha na prisão", mencionando o versículo bíblico "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará".

  39. Profissionais da área da psiquiatria, explicando com mais conhecimento o quê mtos brasileiros já perceberam! Uma pessoa assim não é normal!

  40. Louco ele não é, não rasga dinheiro e nem come merda, muito pelo contrário, BolsoNero e sua FAMILICIA são especialistas e adeptos das rachadinhas e lavagem de dinheiro público, idólatras de torturadores. É sim pervertido violento, corrupto ,manipulador consciente, inclusive no uso de militares para abonar suas atitudes e permanência no PODER.

    1. Irenice, deixa de ingenuidade, flavio só seguiu o caminho das pedras que seu pai lhe mostrou. O Queiroz é amigo de longa data do Bozo, e tmbm tem aquele cheque para a Michele. Ta na cara q o pai das falcatruas é o Bozo.

    2. Heloísa, por que a mídia não investiga as outras rachadinhas das casas legislativas de todo Brasil? Soube que o valor da rachadinha do Flávio é trocadinho perto de um cara do PT que está no topo da lista com 14 milhões ? Não estou isentando ninguém mas é até injusto trazer à tona esse assunto.Eu queria mesmo é que o Bolsonaro deixasse esses meninos se lascarem, principalmente esse Flávio que manda e desmanda no pai e nos bastidores, arquiteta todos os sórdidos planos pra se ver livre.

  41. Da muito medo ter alguém como ele, “ governando” o Brasil. O mais triste é verificar outros que, por ter pensamento igual ao dele , por poder ou por interesse “ lamber as botas” desse ignorante.

  42. Louco não! Psicopata, genocida e agora infanticida. Sem explicar a morte do ladrão de sua moto e da família dele tempos depois. Sem explicar os atos terroristas no quartel.

    1. Será que foi atentado mesmo? Esse cara se tivesse ido para um debate teria ganho as eleições? Para mim é tudo duvidoso

  43. Matéria de excelente conteúdo e máxima assertividade. Certamente há problemas na cabeça e no inconsequente agir do PR Bolsonaro. Se os partidos do centrão, cooptados pelo Bozó, não o apoiassem no congresso, certamente haveria a abertura do processo de impeachment. Para a segura efetivação desse processo, um maciço movimento nas rua dos cidadãos de bem incluindo os lava jatistas, seria decisivo na expulsão dele da cadeira presidencial. De resto, é esperar 2022, com a esperança de Moro candido.

    1. Meu amigo, lula e dilma enganaram o povo igual o bozo fez agora. Isso acontece por causa de mentes obtusas e desprovidasnde raciocínio lógico igual vc.

  44. Engraçado. Ministros do Supremo permitem fatiar um julgamento, violentando a Constituição. Deputados criam mecanismos p/ evitar a prisão e, até, blindar escritórios de advocacia q os defendem (e ainda querem que paguemos esses escritórios). Em meio a tantos desvios claros de caráter, estão preocupados com a PERSONALIDADE do PR. Mas são um bando de fdp. A sorte de todos vcs é q os fracos de caráter é quem pode nos dar os meios de manda-los pro Inferno. E não irão liberar porte e posse de armas.

    1. Jaime, bozo esta no meio de toda essa podridão. Um dos escritórios que estão no olho do furacão é do advogado do bozo. Nao adianta apontar o dedo para a ferida de nossa política no intuito de defender o seu ídolo dos pés sujos, pois ele faz parte de toda essa podridão tmbm.

  45. Se o Brasil fosse sério esse cara já teria sido interditado. Mas isso não seria conveniente para o Congresso e o judiciário, então nada acontece.

  46. Até agora não entendo porque o congresso , a câmara dos deputados e o STF, não tomaram alguma providência em relação as atitudes desse presidente, e mais um detalhes , se houve fraudes nas eleições de 2018, por que ele o então eleito presidente aceitou o resultado sem questionamento do pleito? , visto que sua campanha teve como bandeira a licitude plena. Penso que o povo brasileiro não merece um representante desse.

  47. Queriam o que, de um presidente que tem sido bloqueado por todo legislativo e, principalmente pelos "deuses" do STF ? O homem foi escolhido pela maioria dos brasileiros, Nhonho Botafogo e Batoré por minorias. Stf indicado e não eleito. Onde já se viu "democracia" funcionar funcionar assim ?

    1. Prezado, Infelizmente a maioria se enganou, colocaram um lunático e mitômano no planalto.

    2. Ele passou 2019 todinho sem base aliada e governista e a culpa é do congresso? Pior, além de nao ter base governista, ainda jogava contra seus próprios ministros em 2019. 2020 veio a pandemia e uma base governista totalmente alinhada com a corrupção. Vocês bozistas são completamente aloprados.

    3. Democracia é um sistema de checks and balances, como diriam os americanos. É por isso que há três poderes e não um. O teu argumento é típico de gente bozista que apoia o totalitarismo e o fascismo, onde o chefe do executivo é o único poder existente. Bozistas, bozistas, vocês são tão medíocres!

  48. É uma vergonha para o país. Mais de mil mortes por dia e ele brincando de governar. Foi um militar medíocre, um parlamentar medíocre e está sendo um presidente medíocre.

    1. Morrer de Covid não é culpa do Presidente. O Planeta caiu de joelhos. Morrendo mais de 4000 pessoas por dia nos EUA. Reino Unido em pânico. Grande desafio à humanidade. E Lula afirmando que o estrago produzido pelo coronavírus na agenda liberal do governo de Jair Bolsonaro é algo a ser comemorado. “AINDA BEM QUE A NATUREZA CRIOU ESSE MONSTRO CHAMADO CORONAVÍRUS.” Devia ter feito Hospitais e não Copa do Mundo e Olimpíadas retirando propinas. Genocidio. Desvio de caráter em psiquiatria.

    2. Bozo é mentiroso, ardiloso, genocida e claramente corrupto. A narrativa denhomem probo e honesto e enviado de Deus é claramente lavagem cerebral feita em pessoas incapazes de pensar por si mesmas.

    3. Depois de JK está sendo o melhor presidente, medíocres são os demais!

    1. Kkk só faltou o Boris Jhonson abraçado com ele.

  49. Os bolsonaristas, tal qual os petistas, bebem na fonte do marxismo. Usam o tempo todo o polilogismo. Para eles a Crusoé é de esquerda. Sugiro que leiam os artigos que o Diogo Mainardi escrevia na Veja. Ou os dois livros que ele escreveu: LULA É MINHA ANTA A TAPAS E PONTAPÉS Eu como a Christiane Amanpour, defendo que o jornalista não deve ser imparcial diante da barbárie. Se tem jornalistas e obviamente tem, que defende o Bolsonaro, eles são em última análise cúmplices das loucuras.

  50. Louco foram os seus eleitores que por vácuo de lideranças autênticas escolheram uma figura que se ofereceu oportunamente como alternativa de poder qdo já era velho conhecido como um parlamentar medíocre e não seria diferente como presidente. A psicanálise o diagnosticou com muita propriedade. Só resta esperar até 2022 e não permitir sua reeleição porque seria um caos sem precedentes.

  51. Psicopatia não é uma doença é um desvio de caráter. Não tem tratamento. Só controla quando corre risco de ser preso, mesmo assim arrisca seus golpes. Psicopata quer manipular as leis por isso é atraído por algumas profissões: direito: para usar dos furos das leis em benefício próprio e faturar defendendo bandidos e corruptos; polícia: para distorcer a lei em seu benefício fingindo ser representante da mesma; político: para criar leis tirando benefício próprio e ganhar foro privilegiado.

  52. Busquem no perfil clássico de um sujeito narcisista; claro, de características, perversa, masoquista, perversa, totalitarista, egóica etc. Traços inconfundíveis que coadunam com líderes fascistas. Isso daria uma tese. São muitos os dados. Eu disse e repito: quando Bolsonaro morrer, guardem o cérebro para a ciência pesquisar sobre até onde pode ir uma mente inigualavelmente - inominavelmente -, absurda!

  53. Ele não está louco. Ele sempre foi um louco, ou coisa pior. Cesare Lombroso certamente gostaria de estudar o capitão para tentar reforçar sua teoria.

  54. Difícil decidir não é? Bolsonaro ou Hadad? Como o Brasil estaria hoje na mão da quadrilha que deixou nossa economia destruída com ➕ de 12 milhões de desempregados?

    1. Conseguimos avançar nessa questão. Temos, hoje, mais de 14 milhões de desempregados!

    2. Sobre a corrupção estaria igual, pois o Bozo é tão corrupto quanto os petistas. A economia teria melhorado, pois o país não ficaria tão isolado politicamente. Sobre a saúde, o Brasil estaria melhor porque o PT, durante todo o tempo que esteve no poder, nunca negou a ciência e do jetito que é populista já teria arrumado vacina para todo mundo. Simples assim!

  55. CO....CO.... CONTINUA AÍ, CO.... CO.... COM 5 ANOS, CO..... CO..... COMPLETAMENTE LOUCO E CA.... CA.... CABEÇA, CA.... CA.... CARA E CA....CA.... CABELO DE DOIDO VARRIDO AÍ, E CA.... CA.... ""CABARÁ"" NUM MANICÔMIO JUDICIÁRIO  JUNTO CO.... CO.... COM O ADÉLIO BISPO DO ROSÁRIO AÍ.....

    1. O POVO BRASILEIRO VAI CO.... CO.... COBRAR ESSA CO.... CO.... CONTA AÍ.... PODEM APOSTAR AÍ.....!!!!!!!!!!

    2. AS QUATRO CRI.... CRI.... CRI.... CRI.... CRIAS AÍ, CA.... CA.... ""CABARÃO"" NA CA.... CA.... CADEIA TAMBÉM AÍ.....

  56. Loucura e maldade. Um perigo para a nação. Temo que os Comandantes Militares caiam na conversa dele, nas falsas intenções. Uma vez com o apoio e submissão das FA, ele taca fogo no país e se perpetua no poder.

  57. devemos ser especificos no caso do jair: CID10 -F72 (retardo mental grave) >comorbidade F 60.4 (personalidade histrionica)> combinados com MITOMANIA(compulsão em mentir, pseudologia fantástica ou mentir patológico é um transtorno psicológico caracterizado por contar mentiras compulsivamente, ...

  58. Assumiu a presidência e não está assaltando os cofres públicos? Nem aparelhando o Estado? Ainda por cima, trabalha mais para o país do que para interesses partidários? É doido mesmo...

    1. Bozo é o político mais preguiçoso e vagabundo que já vi na vida!

    2. Ivan, o que é aparelhar o Estado para você? E quanto ao Bolsonaro trabalhar, você conta o tempo que ele gasta contando piadas de mau gosto no cercadinho? E caso você coloque esse tempo no cercadinho como trabalho, o que isso ajuda na crise econômica e no enfrentamento da pandemia, que são ou deveriam ser as nossas prioridades?

    3. hahahahahahahahaha esse daí trabalha muito para o brasil!

    4. não! neste caso o doido é VOCÊ que escreveu tantas bobagens ! Vá pastar 🐂🐃🐂🐃🐂🐃

  59. ESSE PILANTRA NADA TEM DE LOUCO. TRATA-SE APENAS DE UM FILHO DA PUTA DE UM MILICIANO. SIMPLES ASSIM. TEMOS QUE DAR A DESCARGA NESSA MERDA DE PRESIDENTE

  60. Excelentes depoimentos. Bolsonaro é um imbecil. Porém, é assustador a irresponsabilidade de milhões de cidadãos que votaram nele.

    1. Mas olha q engraçado, conseguiu destruir o país do mesmo jeito.

    2. olhe entre qq fantoche do Lula mesmo assim votaria no louco do Bolsonaro. Antes louco do que ladrão ao extremo.

    3. A alternativa era o fantoche do presidiário. Muito difícil.

  61. Jair está integralmente focado na blindagem da sua tribo e está fazendo o diabo para evitar de cair nas malhas da justiça. Os atos bizarros tem um propósito de “tirar o foco” ou então “comprovar” popularidade como no caso de Praia Grande que não tem nada de epiléptico mas ao contrário uma encenação previamente combinada e planejada. Não me convence esta especulação da Crusoé.

  62. Bolsonaro está muito bonito com novo penteado. Só precisa pintar os cabelos da nuca e das têmporas de azul turquesa, aí sim, ele estaria perfeito!

  63. Certamente Bolsonaro é um doido varrido. Na presidência do nosso país ele demonstra uma falta de preparo, uma falta de noção das coisas, ignorância, falta de inteligência, burrice mesmo. Sempre me pergunto, por que e para que ele quer ser reeleito? Devia ficar lá na Câmara roubando, fazendo "rachadinhas" em vez de ser Presidente do Brasil. Triste sina a nossa. Nega a pandemia, facilitou as queimadas, despreza a Amazônia, o Pantanal e demais biomas brasileiros. Fora Bolsonaro!

  64. Eu criei uma expressão: “transtorno do conto de fadas”. No conto de fadas predomina o maniqueísmo, ou seja, o bom é bom e o mau é só mau. É um recurso usado para as crianças entenderem. O presidente acha que é simples assim, ele representa o bem e o resto é mau, e o mau deve ser extirpado. Eu não sofro com a morte da bruxa má porque ela nem mesmo é uma pessoa com qualidades e defeitos, é simplesmente o mau. Só que pensar assim é uma infantilidade e o mundo não é de extremos.

    1. Thais -- A explicação é simples. Está na configuração do cerébro da criatura. Estudos recentes mostram que o Bozo possui o cerebelo, onde residem os instintos animalescos, muito grande. Do outro lado, o córtex (responsável pelas atividades cognitivas mais complexas) da criatura possui somente dois neurônios. Por isso o mundo dele é dicotômico!

  65. A FOTO DE CAPA DA MATERIA ESTA MUITO BOA. GOSTEI DO NOVO PENTEADINHO ESTILOSO. SE BOTAR O BIGODINHO ELE FICA A CARA DO HITLER.

  66. Pelos comentários que eu li e pelo artigo do Fábio Leite, o Presidente Bolsonaro será reeleito em 2022, para desespero da esquerdalha em geral. A Crusoé e demais imprensa marrom estão fazendo um bom trabalho a favor do Presidente.

    1. Os bozistas falavam a mesma coisa da reeleição do Trump. Deu n que deu. Levaram um chute no traseiro e ainda vão em cana servir de namoradinha para os gangsters da PCC de lá. Este é o futuro dos bozistas aqui também. O tempo está chegando e eles estão desesperados, tic, tac, tic, tac. Daqui em diante os bozistas genocidas não dormirão mais, tic, tac, tic, tac!

    2. Talvez seja só ozônioterapia mesmo... o pessoal fica assim: apaixonada pelo capitão.

    3. É só para vcs - Sebastião e João - que Bolsonaro fala. para o resto do Brasil ele não existe mais.

    4. Respondam a minha dúvida, vcs cheiraram a cloroquina ou fumaram ela? 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

    5. Realmente é muito difícil de governar um país como Brasil e principalmente impressa com viez político esquerdistas derrotista que só teve vez com os petista que entopiam suas bocas imundas com dinheiro do povo brasileiro.

    1. o Moe era sagaz, líder, dava um jeito em tudo. Esse imbecil é outra coisa a não ser no mínimo um imbecil!

  67. no meu pouco entendimento ,psiquiátricos e psicologicos fico com minha conclusão, Bolsonaro é o Jegue q Genival Lacerda nos deixou como herança...

    1. Sim JOAO, precismaos comecar pelo Jair mentiroso messias bozonaro.

    2. Vamos acabar com esses comunistas cleptocratas que imperam no Brasil.

    3. Kkkkkkkkk um jegue é dócil, trabalhador, nosso irmão como profetizou Luiz Gonzaga. Esse psicopata que ajudei a eleger é mau-caráter, bajulador de torturador, compadre de corruptos, mentiroso, homofóbico...

  68. O Congresso Nacional precisa fazer alguma coisa antes que seja tarde demais. O Supremo Tribunal Federal já está fazendo o que é de sua competência. Os psiquiatras foram muito sensíveis com o paciente! Eu diria que sua mentalidade, no estado atual, é juvenil. Os graves sintomas mencionados se agravam dia a dia e pode comprometer todo país com um ato extremo, como fez o louco norteamericano. A insanidade mental é doença grave, não contagiosa, mas há muita gente contaminada por loucura no Governo.

  69. Sugestão: produzir matéria com avaliação psicanalítica das ações dos governos do PT e a monumental roubalheira . Talvez a ciência consiga explicar ( baseada em evidências científicas) qual os desvios de personalidade desses atores .

    1. O pt já passou. Acorda bozomerda. O problema agora é dar a descarga nessa merda de presidente

    2. O bozo ta mais para pau mandado fo Lula, mas gadinhos acham q ele manda em slguma coisa...rs

    3. Sem vergonhice. Cleptomaníacos compulsivos. Agora lidamos com ladrões de galinhas que se acham acima de tudo e de todos. Só não acima de Deus, mas só da boca pra fora. Qual o pior? Ambos são péssimos ao país.

    4. Boa essa idéia José. Mas imprensa marrom esquerdistas não vai fazer isso. Eles querem o LULADRAO e sua quadrilha de volta ao poder pra mamar nas tetas de novo.

  70. Amigos, especialistas em que? Quem são os profissionais, têm as devidas qualificações para fazer tais afirmações, se sim quais são ... Gosto muito da Crusoé mas assim não dá, estão pior que jornal de faculdade, vamos fazer as devidas citações e dar credibilidade à notícia.

    1. thiago se quer um diagnóstico fechado, pede para o Bolsonaro fazer uma avaliação psiquiátrica. Se quer um tese, pede para o Bolsonaro ser voluntário em algum estudo da loucura. Acho que ele é uma espécime impar para um estudo. Kkkkkķk

    2. thiago se quer um diagnóstico fechado, pede para o Bolsonaro fazer uma avaliação psiquiátrica. Se quer um tese, pede para o Bolsonaro ser voluntário em algum estudo da loucura. Acho que ele é uma espécime impar para um estudo. Kkkkkķk

    3. 🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄

    4. A famosa lei do menor esforço ... e os cara ainda ganham pra isso https://br.linkedin.com/in/eduardo-ferreira-santos-a9b06457 https://br.linkedin.com/in/christian-dunker-29b8a6145 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781144T5

    5. Cara, antes de fazer um comentário cretino desses vc podia pelo menos ter lido a reportagem né? Ia evitar de pagar esse mico de burrice. Pensei que os analfabetos e q não tinham capacidade para ler e interpretar um texto eram os mortadelas vermelhas, ver isso de um bozista é de dar pena viu. A resposta para seus questionamentos estão na propria reportagem.

  71. "até o preço da seringa normalizar". Diz isso pra mitar e deixar os apoiadores orgulhosos do mito. Mas por trás vai correr pra comprar, coisa qie já deveria ter feito antes. Agora vai ter que se virar pra vacinar e ajustar a narrativa despeitada. Não passa de um fraco.

    1. Parabo Jorge é melhor ecojomizar com seringas do que salvar vidas. Essa lógica bozista é bem a cara do papai bozo. Achamnq seringa tem mais valor do que vidas humanas, mas nao acreditam na cienciane nem nas vacinas.

    2. Isso mesmo! Vamos comprar com preços super faturados, como fizeram durante anos os nossos políticos. Viva a o dinheiro público. Que não é de ninguém...

  72. Esqueceram de comentar que ele tem a "Síndrome de Yustrich" ( falecido técnico de futebol). EU GANHEI , NOS EMPATAMOS , VOCES PERDERAM

  73. É sério que vocês foram consultar o psiquiatra militante político Christian Dunker? Loucura só com atestado médico e indicação do código CID. Todo mundo tem algum enquadramento psiquiátrico no CID. Eu sugeriria que o editor Mário Sabino é F33.

    1. É sério? Vc existe mesmo? És masoquista? És um robot? És um plantonista do escritório do Carlinhos? Ou és apenas uma besta? Se até o 9 dedos, que se achava intocável, foi em cana, imagina os teus ídolos, mais capadócios que a Dilma e que cometem 2 ou 3 crimes por dia!? O Brasil não resiste muito tempo à CID 10 - A41.9 deste desgoverno, a assepsia pode tardar mas vem vindo, e aí é cana, meu filho! Mas eu concordo com vc, ele não é louco, é um apenas um beócio mau-caráter. Concorda?

  74. Se tá louco não sei.. mas q esse cara tá feio.. meeeeu deeeeuss.. Pensei q fosse uma caricatura.. uma montagem.. sei lá. Que horror.. o q é isso..?? Sempre ouvi falar q a feiura interna acabava por se exteriorizar.. mas assim já é demais.. Considerando isso .. ele é pura maldade.. pq o q tá na aparência.. socorro..

  75. Ô pessoal da Crusoé!! Vcs dão desconto na assinatura para retardado mental? É que pelo número de paladinos que o Debi & Lóide (sim, ele é os dois em um) tem aqui, só pode ser isso. Ou serão robozinhos (nos dois sentidos)? Ou as assinaturas deles são com dinheiro público? Putz, que dúvida.

  76. Assim como a imensa maioria de nós brasileiros, Bolsonaro é contra o assassinato de crianças durante a gestação, é contra a doutrinação ideológica das crianças e contra o Globalismo. A minoria fica por aí "catando pelo em ôvo", e divulgando "análises"...

    1. Cara, só de ouvir dizer que alguém acredita em “globalismo” tenho vontade de bater a cabeça na parede.

    2. São bandeiras ideologicas para bovino ficar feliz, jogadas no lixo da mediocridade e hipocrisia bozista quando vemos que ele patrocinou a morte de 200 mil pessoas em menos de um ano. Ah! Só mais uma coisa para a bozete Jorge, ele tmbm defendeu a "não obrigatoriedade" do uso de cadeirinhas de crianças em carros. Seu ídolo é um mentiroso hipócrita.

    3. @Jorge, a malta à qual vc pertence só é maioria na esgotosfera, e ainda assim graças aos "bots" (procura no Google) bancados com dinheiro público. Te abstém de passar vergonha aqui, se vcs fossem maioria o Hitler tinha ganhado a guerra.

  77. Nenhuma novidade! Sabíamos desde o princípio que Bolsonaro é um boquirroto. Mas e aí? Tem concorrente à altura em 2022? Parece-me que até o momento, ninguém.

    1. Para quem gosta de ver o povo sofrendo, não deve ter ninguém à altura mesmo não.

  78. Desde a campanha já sabíamos quem era o Presidente. Peitou o mecanismo que transformou este país numa república de castas. Por isto é bombardeado, apesar de fazer uma administração de ótimas realizações. Com a imprensa ajudando desta maneira, não terá adversário com alguma chance para 2022.

    1. kkkkkkkkk Presidente com P maiúsculo!! Peitou o mecanismo!! Injustiçado pelos jornalistas!! Mauro vc com certeza é uma cara que, além de muito informado, tem uma percepção única da realidade, vc não pertence a nenhum rebanho, e com certeza é um intelectual! PS: tbm votei nessa Excrescência (vc como toda pessoa ilustrada sabe que esse termo é um grande elogio).

    2. Pior PB, muito pior. Mauro deve ter tomado chá de Kunda (lembra do missionário congolês bozista?) pela rima.

  79. Bolsonaro é de rir. Nunca antes na história de um país teve alguém tão hilário. Tem comportamento de adolescente malandro, daqueles que ficam com os amigos, na esquina no bairro, fazendo buling com os que passam. Não fosse a desgraça que causa ao país, era pra estarmos todos em frente à TV esperando o próximo capítulo do seriado de humor. Sugiro até um nome: Balança mas não cai! O país que balança, balança, mas não cai. Nem quebrado, nem com pandemia. : "Tome cloroquina supositório", dirá logo.

  80. Aos desavisados (ainda), até quando meu Deus.... Bolsonaro não é conservador,nem é de direita. Já está fazendo live defendendo Lula e Dilma e justifica a ajuda do kassio no STF a Lula. Acorda povo,isso virou loucura, acreditar ainda q esse capitão PINÓQUIO é contra a esquerda. PT está adorando o governo Bolsonaro,fato.

    1. @Andréia, não perde o teu latim com argumentação racional. Eles vegetam em loop num mundo binário (se não é Bolsonaro é PT, se não é PT é Bolsonaro). Essa doença só o tempo cura. Quando cura :-(

    2. Andréa, as bozetes histéricas nunca vão conseguir entender o óbvio. Bolsonaro não é e nunca foi conservador, não é e nunca foi defensor da ideologia de direita (creio até q ele nem saiba o q significa isso). Não é e nunca foi uma oposição verdadeira ao PT e a esquerda. Ele é uma mentira, uma fake news, um estelionato eleitoral. Mas bozista é burro, tapado e ignorante igual os mortadelas defensores do Lula Livre, jamais entenderão a farsa que eles idolatram.

  81. Bolsonaro foi um erro,fato. Corremos do PT e temos um imbecil, incapaz,q se agarrou na pauta de oposição a esquerda,mas q está ajudando e muito na volta de Lula,acabou com a lava jato colocando um PGR petista e Kassio no STF, o escolhido do centrão q agradou a bandidagem,falar mais o quê???? BolsoPetismo 🤫😷

  82. Uma revista de cunho esquerdista, com leitores, pelo menos os que comentam, do mesmo naipe. E o que o governo fez e vem fazendo? Não importa? Ah! Já sei! Os leitores não sabem porque a Crusoé não informa. Só sabe falar mal do Mito! Marquem aí: 2022, ano da reeleição do Mito! Dá-lhe, Capitão!

    1. Luiz, vcs nao enganam mais ninguem. Ja percebemos a aliança espúria de vocês com os mortadelas petistas. Mas nem juntando as duas turmas vcs conseguem fazer peso num pleito presidencial. Aceita a realidade, Lulismo e Bozismo são a escória do Brasil.

    2. Bozistas falavam a mesma coisa do Trump. Deu no que deu. Sairá pelas portas do fundo. O Bozo não sairá pelas portas do fundo. Ele será enxotado pela multidão enfurecida. Se preparem bozistas para voltarem para o esgoto!

  83. Foi eleito com 57 milhões de votos. Continua fiel à suas bandeiras. Sugiro aos descontentes : Esperem 2022 ou encontrem algo que leve a impeachment. Ou façam como eu : torçam para dar certo .....

    1. Ivo, para de misturar cloroquina na alfafa q vc anda fumando.

    2. Então os bozistas sabiam que as bandeiras do Bozo eram: matar mais de 200 mil brasileiros, destruir a economia, nos isolar politicamente, destruir a lava-jato e queimar todos os nossos ecossistemas? Com a confissão do Ivo, temos mais uma razão para chamá-los de genocidas e delinquentes. Bozistas são genocidas e delinquentes!

  84. Se Bolsonaro for declarado “louco”, não poderá responder por seus crimes. Ficará no “limbo” como está Adelio, o estaqueador. Melhor fingir que ele é “normal”, para ser devidamente processado e castigado.

  85. Esta matéria, excelente por sinal, deveria ser enviada ao ilustre presidente da Câmara dos deputados, que continua sentado sobre mais de 50 pedidos de impeachment e fazendo cara de paisagem.

    1. A foto foi escolhida propositalmente, é uma cópia perfeita do personagem do filme "Debie e Loide". Só faltou o Boris Jhonson abraçado ao Jim Carrey brasileiro.

  86. Esta com algum problema... Desde suas indicações para cargos de responsabilidade, como por suas falas malucas. Agora em Pelotas estamos pela primeira vez no Brasil com 2 reitores... é tudo uma trapalhada atrás de outra!

  87. Excelente reportagem. Gostaria de compartilhar esse conteúdo, ele é bem importante. Mas está restrito para nós, assinantes.

  88. Não tá louco não... É apenas um ignorante MUITO mau-carater, por sinal atributo de um montão de pessoas públicas brasileiras. Este "perfil" é regra e não exceção.

  89. Parabéns à CrusoÉ. A foto do Bolsonaro ficou condizente com a matéria kkkkkk. Chega dar até medo. Só não podem também esquecer que a DilmAnta é doente mental e o Luladrão é psicopata e mandante de [email protected] do Celso Daniel e ToninhoPT.

  90. Muito interessante e oportuna a análise do perfil do PR, interessante porque aprofundou uma crescente desconfiança sobre a sanidade mental de Bolsonaro, faltou a MITOMANIA visto que o mesmo mente desavergonhadamente. A análise veio em momento oportuno, dado a semelhança com o que ocorreu nos EUA e onde isso pode nos levar.

    1. Joguei meu voto na lata do lixo, infelizmente mais um caso de estelionato eleitoral

  91. Realmente o presidente fala muito mais do que deveria, muitas vezes sem filtro, isto é fato. Fábio, você poderia compartilhar uma crítica sua, semelhante sobre as insanidades ditas e feitas (com toda carga de corrupção) que os candidatos a presidente que você votou em 2001, 2005, 2009 e 2013 ?

    1. Finíssimo e acuradíssimo raciocínio. Esse Fábio, já que está criticando o seu presidente do coração (que as vezes, só as vezes, fala sem filtros e esta é sua única falha), com certeza é petista. (isso é ironia, viu amiguinho) mu pra vc.

    2. Bolsonaro é louco, Dilmanta é ignorante e o Luladrão é psicopata e mandante do assassinato de Celso Daniel.

  92. Descartado o último atenuante - um distúrbio mental, resta-nos admitir que elegemos um farsante. Nem Nero teria a cara de pau de levar os romanos a crer que João 8:32 era seu lema de vida. A verdade está revelada mas o Congresso não nos libertará.

  93. ele não é louco não tirem a responsabilidade das barbaridades que ele faz dele. vai ter de responder por isso tudo um dia. e que seja breve

  94. Descartada a última esperança em encontrar um atenuante - um distúrbio mental, resta-nos admitir que elegemos um impostor, um farsante. Nem Nero teria a cara de pau de recitar aos romanos tantas vezes o versículo bíblico João 8:32 aos como se fosse seu lema de vida. A verdade está revelada. Mas nosso Congresso não nos libertará.

  95. Um psicopata! Ou se faz de louco; ou tudo junto. Incapaz de um ato de humanidade e empatia. Uma pessoa que ri da desgraça dos outros! Ele sabe que choca a maioria da população!

  96. Concordo com as análises dos profissionais sobre o elemento Jair. Entretanto, para mim, ele tem método, ele calcula. E todo mundo cai na dele. Não digo que tenhamos de ignorá-lo. Jamais,! Pois ele é perigoso. Miliciano. Vil. Baixo. Mas deixar de postar as idiotices, já seria um bom detox.

  97. Que pena, já que as vacinas estão chegando, poderiamos já estar discutindo ideias para voltarmos a crescer economicamente, claro gerar empregos, melhorar a saude a qualidade de vida, dos brasileiros, enfim projetando um Brasil melhor. Somos obrigados todos os dias conviver com as bobagens ditas por esse transloucado, psicopata, e o que é pior, tem seguidores. Et: Antes que algum Gado me chame de Petista, digo que meu partido é o Brasil.

    1. Ibraim, a apndemianta correndo solta mas percebi q uma outra doença vem se tornando endêmica, mas só pega quem é bozista. Essa doença é conhecida como sindrome da mortadela vermelha. É tão séria que estamos vendo milhares de bozistas defendendo as mesmas bandeiras dos mortadelas petistas.

    2. Concordo com tudo acima. Mas acho q vcs estão ainda contaminados pelo Pt

  98. Faltaram ainda outros traços da loucura. A mentira contumaz e o seu lado extremamente preconceituosos, principalmente com as pessoas que não são heterossexuais. A lista é bastante vasta.

  99. Qualquer um pode detectar a “loucura” do PR. Se fosse o vizinho, amigo, o conhecido, já estaria internado. Porém, os brasileiros têm de continuar sob a presidência de um lunático. É muito poder para um homem só. Afastamento já!

    1. Rapaz, um passarinho me disse que a assinatura da Crusoé que vc usa foi paga com dinheiro público. Mu pra vc.

    2. nunca vi um artigo tão ridículo, procurem u m a pauta melhor

    1. @Natercia: eu tbm votei nessa versão merda-merda do Mussolini, mea culpa, mea máxima culpa!! Meu medo era que o 5 dedos fosse sair da cana em carro aberto :-( @Sidney, a finesse da sua argumentação, a sofisticação e a sutileza do seu raciocínio me inspiraram um pensamento abstrato, que posso expressá-lo como... múúú.

    2. Que saudade da honestidade do Lula e dos poemas da Dilma.

  100. Lastimável, novamente, ler uma matéria tendenciosa e destrutiva como essa, aonde o autor foge do assunto base. Se q vcs se acham investigativos pq não vão pesquisar e questionar os motivos dos aumentos dos valores da seringas??? Custo ou oportunismo? E vem aqui questionar quem tem zelo pelo nosso dinheiro??? Ou essa reportagem é um desabafo de um repórter q não está recebendo verba ou patrocínio desse??? Por favor vão fazer um estudo de gestão, economia e ética.

    1. Para quem não entendeu a lógica do posicionamento do Oswaldo eu vou tentar explicar. O posicionamento dele é o mesmo do de um corno manso q sabe q a esposa lhe bota um lindo par de chifres mas continua com ela mesmo assim.

    2. Como dizia JC, perdoa Pai, pq eles não sabem o que fazem. Se vc é um cara normal, te garanto uma coisa: que vc um dia ainda vai se arrepender de ter idolatrado esse pedacinho de cocô. Que seria apenas um bobalhão se não fosse homicida. PS: eu tbm votei nesse abscesso.

  101. Imaginem a dor que causa aos fanáticos mitômanos a leitura deste brilhante artigo. E eles leem! É masoquismo puro, digno dos adoradores do "mito"

    1. Exatamente!!! Eu fico de cara como é que alguém em pleno uso da razão possa defender (ou pior, idolatrar) um lúmpen desses.

  102. "Especialistas" escolhidos a dedo, né Crusoe! Sabe porque suas reportagens são parciais? Não há "o outro lado" da notícia. Estou deixando a Crusoe/Antagonista. Cansei dessa malhação.

    1. Aí vais entender que nem todas as informações exigem ouvir mais de um lado, e isso só se verifica, qdo o assto exige, em acusações ou matéria investigativa. Nesse caso aí dessa matéria, energúmeno, foram laudos baseados em fatos, sobre falhas de comportamento. Cai fora então sem falar merda. apsc

  103. CRUSOÉ poderia fazer uma matéria sobre o que há em comum entre Bolso e Lula, pela forma como suas personalidades carismáticas manipulam seus seguidores (Vide a série Explicando/Cultos, da Netflix)... seria fantástico mostrar para os dois lados como foram cegados por ideologias opostas...

  104. Um ponto interessante é que alguns dos tais "profissionais" não traçam um perfil de forma técnica. Apenas usam alguns termos para justificar sua opinião ou ideologia quanto ao Presidente. Contudo, há algumas análises bastante técnicas e corretas. Infelizmente Bolsonaro se perdeu no seu egocentrismo, falta de noção, desvios da realidade, proteção da família, não cumprir promessas de campanha, aliar-se a corruptos, indicar esquerdista para o STF etc. Perdeu uma grande oportunidade, decepcionou.

  105. Louco ???!😂😂😂😂😂😂🤮🤮🤮🤮🤮🤪🤪🤪🤪🤪😝😝😝😝😝😡😡😡😡🤬🤬🤬🤬😫😫😫😫😖😖😖Agradeço o dia q não renovei minha assinatura

    1. Agradeço o dia que o Carluxo resolveu cortar as migalhas que ele te da para você ficar zurrando neste espaço! Bye Bye Bozista!

  106. O gabinete do ódio não terá dinheiro suficiente para pagar os delinquentes digitais e os robots escreverem tantas mensagens defendendo o genocida. Basta olhar para o novo cabelinho do beócio para sabermos que ele é louco e psicótico. Bozistas, a hora de vocês acabou. Está na hora da racionalidade e do bom sendo voltarem ao Brasil. Interdição já!

  107. No início da pandemia, Bolsonaro levantou o falso dilema entre saúde e economia. Com relação a urna eletrônica, ele coloca o Brasil diante de um dilema de fato. Se o TSE não permitir a impressão do voto, Bolsonaro não vai aceitar o resultado. Se o TSE se curvar e permitir a impressão, ele também não aceitará. Como ele sem qualquer motivo factível, está levantando essa questão desde já, cabe as nossas instituições também agirem para acabar com essa história.

    1. Martin, seja específico. Pede para o seu programador te melhorar.

  108. a social democracia que governou este país por 34 anos, deixando-nos na septuagesima oitava posição no IDH deve ser para os contrários a Bolsonaro uma ideologia inquestionável. Permitir que um governo liberal mostre melhores opções de governabilidade inclusive restringindo gastos desnecessários parece não ter nenhum efeito para aqueles que sempre clamaram por governantes honestos, éticos morais. Realmente não entendo o que essa turma quer.

    1. Manoel, o IDH atual do Brasil é a 84°. Bolsonaro é um liberal? Qual foi o avanço nas pautas liberais? Privatizações, diminuição do tamanho do Estado. O PIB cresceu apenas 1,1% em 2019. Temer conseguiu um crescimento de 1,8% em 2018. O Brasil vai ter um recuo de 4,5% em 2020. E olhando para frente, não temos um plano de vacinação que prejudicará a retomada econômica. E para terminar, em plena pandemia, vai aumentar os gastos com as Forças Armadas? Qual a lógica disso? Me explica?

  109. Compartilhe esse conteúdo utilizando as ferramentas de compartilhamento oferecidas na página ou pelo link: https://crusoe.com.br/diario/candidato-de-maia-baleia-rossi-defende-convocacao-do-congresso-em-janeiro/. Nossos textos, fotos, artes e vídeos são protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo da revista em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Mare Clausum Publicações Ltda.

  110. Loucos são vocês, Marias vai com outras, provavelmente comprados por dinheiro roubado pelos petralhas, chineses e alguns políticos corruptos. Os fakes contra Bolsonaro que publicaram, sempre interpretando pelo lado maldoso, tentando influenciar os leitores com essas idiotices. Já cancelei minha assinatura deste panfleto, mais sem minha autorização renovaram. Desautorizo a ultima renovação e qualquer uma na frente. Estudem o estorno do valor remanescente a que tenho Direito.

    1. Renê, a culpa é mesmo da esquerda, que acabou com os manicômios. Se não tivessem acabado os manicômios, você estaria lá falando essas idiotices pros loucos de lá e não postando na internet. O Bolsonaro não é louco, é mau caráter. Louco é quem gasta um segundo defendendo ele.

    2. Fabio, João, tenho só uma certeza. Se conseguirem derrubar O Bolsonaro, será o Truinfo do Stablisment mundial da Esquerda, que junto ao Foro de São Paulo e agora o dinheiro da China, voltarão ao poder os condenados que hoje estão livres para o implantar agora sem falhas, o Socialismo Tiránico, que impera na Venezuela, Cuba, etc. Me manifesto porque vejo claramente, que Ele é o nosso único baluarte. Quero livrar meus descendentes deste socialismo tiránico que voçês almejam e será sem Volta. OLHO

    3. Caro Fernando: trata-se de uma relação sado-masoquista (sendo o "mito" o sádico e os fanáticos os masoquistas (já pensou acompanhar o sermão do cercadeinho, em plena 06:00 da manhã?).

    4. Surreal quando leio alguém defendendo esse pilantra. Isso é loucura ou comprado? Nunca apoiei petista algum, e muito menos vou apoiar agora esse mentiroso e canalha que há muito tempo foi desmascarado, e só não vê quem é cego ou vive em Narnia.

    5. Renê penso que você deve ser bem pago prá ter essa reação tão absurda, mas enfim, você por infelicidade faz parte do bolsonarismo, coisa que jamais pensei que pudesse existir no Brasil

    6. Proponho Crusoe fazer uma outra análise ! Agora do perfil psicológico dos seguidores e apoiadores do débil mental e/ou louco Bolsonaro ! Como é a cabeça destas pessoas e porque continuam o seguindo ?!!! Tenho curiosidade !!

    7. O gado ainda não comeu seu capim hoje. Deve ter comido estrume...

    8. Rene, a mesma história de cancelamento? Isso cansa. Visita um manicômio. Pergunta para um louco o que ele acha do outro louco. Ele não vai saber responder. Para analisar um comportamento de louco, tem que ser normal. Por isso que onde nós pessoas sensatas, racionais, enxergamos traços de psicopatia, você acha normal.

  111. Vocês são uma piada. De muito mau gosto, mas uma piada... Ridículos e medíocres, para ficar no mínimo. Essa condução de narrativas só engana aos incautos e ingênuos. Ainda bem que não percebem que as pessoas estão despertando e que muitas já não se deixam levar pela mídia tradicional. Deprimente o que vocês fazem mas continuem, precisamos que mais pessoas se dêem conta e os condenem ao ostracismo, que é o lugar de vocês e de todos que seguem essa retórica.

    1. Quaquaquawua.. só rindo mesmo.. incrível como ainda tem gente que dá crédito a esse maluco que nos desgoverna.. são uns sátiros..apsc

    2. Sergio, você escreveu e não escreveu nada. Te desafio a colocar especificamente algo que a matéria colocou e não condiz com a realidade. Mas sei que você não vai colocar, pois eu farei o contraponto. Volta para o mundo das fake news, lá você não tem que enfrentar o contraditório. Nesses locais não tem pessoas inteligentes como eu, que sou mais inteligente que todos os bolsonaristas para cabalmente apontar suas malandragens e mostrar que são mentirosos contumazes.

  112. Paulo sabe por que você não cancela a assinatura? Para que eu, que sou mais inteligente que todos os bolsonaristas, possa chutar o seu traseiro. KKKKKKĶ

    1. Cara, esse aí é um neologista.. covês o quê, por acaso? Isso é algum verbo novo? Quaquaqua apsc

  113. Parece um concurso para o Guiness- O livro dos recordes. As frases de Bolsonaro em 2 anos de mandato parecem que ele é forte candidato a livro, mas não é! Procurem o livro do Marcelo Taz e os quadrinhos do Caruso, que vocês verão que a verborragia de bobagens ditas pelos presidentes de esquerda é tão ou mais profícua que do atual presidente de direita. A narrativa para a volta do PT ao poder é construída dia-a-dia, bem ao estilo stalinista/KGB. Fiquemos vigilantes.

  114. ...O que dizer...???? Lastimável é pouco! Pobre Brasil... saímos de um horror para outro horror... e a EDUCAÇÃO ???? Ninguém fala mais nesse pequeno ítem ... ??Dois anos de governo... sem educação...????.... em todos sentidos, não???!!!!

  115. Equilibrado e Gilmar Mendes,Tofolli, Rodrigo Maia, Joao Doria, Barroso que afirma qie o vpto impresso queba o sigilo e custaria R$ 2 milhoes sem entender nada de informatica !!! F

    1. José, todos estes que você citou, tem de longe mais estabilidade emocional que o presidente. Quanto a questão da impressão do voto, o gasto projetado e de 2 bi, não mi. Quanto a conhecer tecnologia, eu conheço. Seja mais específico e eu, o cara mais inteligente que todos os bolsonaristas, vou dirimir.

  116. Não só ele está louco, mas um bando de delinquentes Bozistas também. Querem saber quem são estes? Basta ler os zurros que os dementes transcrevem abaixo para tentar justificar a delinquência explícita do governo. Lugar de bozista é no esgoto ou na cadeia!

  117. Acho que a Crusoé está deixando de fazer um jornalismo isento. Está caminhando para se equiparar a Globo. Que pena . Gosto muito das reportagens de vcs mas ultimamente parece que vcs estão vendo só um lado e esquecendo os fatos . E fatos é o que interessa . Sorry !

    1. Marcos, o bom da Crusoé é que você tem espaço para colocar estes supostos fatos que contradizem a matéria. Mas sei que você não fará isso. Por que outra vantagem da Crusoé é ter leitores inteligentes como eu, que se contrapõe e rechaça fake news.

    1. Marcos, com todo o respeito discordo de você. Trata-se de informação, rica de fatos comprobatórios preocupantes sobre o comportamento mental de um politico eleito para gerir políticas de interesse de 210 milhões de pessoas (sua Família, minha Família,...). Imagine se a mídia,, sem medo (diga-se), tivesse maciçamente prevenido isto em relação a tiranos que quase dominaram o mundo.Considero relevante e de interesse da Sociedade Brasileira esta reportagem cotejada pela verdade dos fatos.

  118. 24 meses e nada de corrupção no governo . Infraestrutura a todo vapor . Economia indo bem , apesar da pandemia e sabotagem de Maia , lumbre e stf . Mortes por corona nem melhor nem pior que o resto do mundo .

    1. Mais o candidato a tirano disse que o Brasil está quebrado.Será real o que você descreve?

    2. São uns depauperados mentais esses caras ☝🏿☝🏿só pode.. não acredito na sanidade mental dessa turba.. apsc

    3. A não ser brigar de forma esquisofrênica contra moinhos de vento; causar dor sentimental, vide mortandade na covid)- perfil sadista; falar besteirol para seus fanáticos (egocentria+ sadismo e masoquismo dos fanáticos...); ver inimigos nos adversários politicos que o ameaçam eleitoralmente (perfil paranóico; etc. Por sinal o des governo mítico não construiu uma obra sequer no país (inaugurar relógio em São Paulo não vale...). Na verdade o perfil ócio+preguiça é marco deste desastre.

    4. Poderiam enumerar também os feitos positivos e por na balança. estes certamente serão maiores. ou a crosue queria o PT no poder? Dos males menor.

    5. Usar o aparato do Estado (dinheiro publico) para acobertar filhos e amigos corruptos (com evidências semelhantes as que condenou o corrupto Lula da Silva) é corrupção. Dar cobertura a parlamentares idem, inclusive com cargos no governo ibidem. Mentir para se eleger presidente não revela um ser corrompido?

    6. Heider não confunda ausência de evidência com evidência de ausência. Bolsoanro atacou a Lava Jato, colocou na PF e na PGR um cupincha. Talvez a corrupção esteja ocorrendo agora. Quem saberá? Quem investigará? E colocou outro cupincha no STF. Quem mandará prender? Quanto a economia, você está mal informada. O PIB cresceu apenas 1,1% em 2019. 2018 com Temer aumentou 1,8%. 2020 deve recuar cerca de 4,5%. Quanto a projeção. Sem um plano de vacinação não teremos a retomada da economia.

  119. Alguém, ainda, tem dúvida que o presidente é Louco? Só o fato de desprezar a pandemia e as 200.000 mortes já é o sufuciente para o impeachment.

    1. Tudo isso ocorreu por falta de interesse do Bozo em enfrentar a pandemia. Ele prejudicou de todas as formas o trabalho do mandetta e insistia q nao existia pandemia. Por isso o STF foi provocado e sabiamente delegou a liberdade para estados e municípios fazerem o enfrentamento. Qualquer coisa errada deste momento tmbm é culpa do Bozo por ter se omitido e negligenciado seu papel diante do enorme problema. Governo federal fraco, omisso, negligente e completamente insensível ao sofrimento do povo.

    2. Fato: Os Govern. e Prefeitos são os responsáveis pela condução ou da Pandemia. Ordena o STF. Fato: Os Govern. e Pref. entram no Covidão. Fato: Mandetta, faz seu palanque politico pela vida e ciência, mandando procurar atendim. médico só quando tiver falta de ar (que significa gravidade) Matou muitos Fato: Governadores e Pref. criticam e até debocham da Cloroquina=AZM como tratam. precoce. Fato: Poucas Pref. dão o trat. precoce e tem sucesso. Fato: A Midia e esquerd culpam Bozo- É JUSTO?Pensem

  120. Se concordasse em submeter-se à exame psicotécnico para dirigir veículo de transporte público, com absoluta certeza, essa figura nefasta, louco de pedra, não seria aprovado. No entanto, quase 70 milhões de brasileiros, inclusive eu, deram-lhe carta branca para dirigir o destino de mais de 200 milhões de pessoas.

  121. Acho que vcs. já ultrapassaram todos os limites do direito de INFORMAR previsto na Constituição. Bolsonaro, já disseram, "é como massa de pão, quanto mais bate mais cresce." Partam pra outro. Insanidade geral é da imprensa saudosista, criminosa, esquerdopata e comunista. Tenha voto popular.

    1. CONCLUINDO Cláudio: Você pode enganar algumas pessoas o tempo todo ou todas as pessoas durante algum tempo, mas você não pode enganar todas as pessoas o tempo todo. A conta vai chegar.

    2. Cláudio, isto pode funcionar para a massa. Mas a massa popular, cada vez mais, enxerga o que todos os mais sensatos, já notaram faz tempo: o presidente é um sociopata. Cada vez mais as pessoas percebem a incongruência. Fala mal da Coronavac e agora vai comprar. Fala que não pagou o 13° para os beneficiários do Bolsa Família por culpa do Rodrigo Maia e é desmentido por Paulo Guedes.

  122. Até quando vamos deixar uma pessoa dessa comandar o nosso país? Os que se dizem representantes do povo estão de férias ou preocupados com uma eleição para resolver os seus próprios umbigos. Que país é esse?

  123. Ele já passou desse estágio de louco faz tempo nem com psicoterapia ou remédios farmacológicos ele melhora, infelizmente!

  124. Boatos à parte e exageros descolados da realidade no artigo acima, há claras manifestações de desequilíbrio mental contra si próprio. Sua língua é sua maior inimiga.

  125. eu assinei a revista no lançamento pois vocês faziam reportagem diguinas .mas de uma tempos pra cá vocês não conseguem mais parar de destilar o ódio quem acusa tem três dedos contra si façam jornalismo de verdade estou perdendo o gosto de ler tanto ódio isto não e jornalismo não sei se vou continuar assinando este lixo que está se tornando a revista tá igual a Globo lixo

    1. O senhor, além de escrever errado, deve ter um sério problema de compreensão.

    2. Já viram como bozista escreve mal? Ou é um escrevendo com vários nomes ou são vários que não valem um.

  126. O verbo estar não se aplica, seria o caso do verbo ser, mas, creio que seja uma outra coisa, embora também na área mental desse equívoco do eleitorado não ideológico. Bolsonoro é simplesmente um oligofrênico.

  127. O presidente nunca foi capitão. Era um oficial que ao se reformar ,como se diz nas forças armadas, se reforma com uma patente acima. Hoje já não existe esse privilégio.

  128. De que adiantou encher de emails os TOGADOS depois da censura à Crusoé, se hj a propria censura nossos comentarios??? PTZARAM de vez!!!

  129. Cada dia que passa, comemoro o fim da minha assinatura aqui.. socorrer-se de psolistas para veracidade de materia truncada É DOSE dupla de sinovaCU

    1. Vou cancelar minha assinatura. Aqui está pior que a Globo, Folha, etc.

    1. Essa figura aí é lelé da cuca.. uma hora ela desce o cacete, outra hora tece loas.. tem cada maluco por aqui que sai de baixo..

  130. Nasci em 1964, passei por vários governos, política para mim acabou, vou fazer o que velho Pai me ensinou a fazer e sustenta minha família, vou trabalhar que é que faço bem, e Deus tem me abençoado e muito. QUE DEUS ABENÇOE ESTE PAIS, É UM PAIS MARAVILHOSO E MERECE TUDO DO MELHOR.

  131. BOLSONARO é o Jeremy do Pearl Jam. Segue tradução de trecho da música: Em casa, desenhando figuras de topos de montanhas Com ele no topo, sol amarelo limão Braços erguidos em V Os mortos estendidos em poças de cor marrom embaixo deles Papai não deu atenção Para o fato de que a mamãe não se importava Rei Jeremy, O PERVERSO Oh, governou seu mundo Jeremy falou na aula de hoje Jeremy falou na aula de hoje TROQUE AULA POR CERCADINHO.

    1. Helder, você está por fora. A bolha dos sertanejos ou Rap e semelhantes o impede de ver, por exemplo no YouTube, o enorme número de exibições de bandas jovens executando Beatles, Rolling Stones, Simon & Garfunkel etc. etc. Só um exemplo bem significativo: REO Brothers, uma banda de jovens filipinos que toca rock dos anos 60 a 90, está fazendo um enorme sucesso em todo o mundo.

  132. Infelizmente, grande parte dos seus assessores próximos e seguidores, a exemplo do que ocorreu nós EUA, só vai reconhecer isso tardiamente. Após a "CACA" já consumada e o Mito desmistificando nas urnas.

  133. Excelente reportagem....Parabéns pelo jornalismo de qualidade que a Crusóe se propõe a apresentar aos seus leitores e assinantes👏👏👏

    1. Esse é o maluco que jura que o rock morreu faz é tempo...👇🏾👇🏾quaquaquaqua..ah.. já dá para ver q é apaixonado pelo bozo.. apsc

  134. Tentamos fugir da organização criminosa (Partido dos Traíras) que proporcionou o maior escandalo internacional no que tange à corrupção, fomos jogados num beco sem saída: Negacionismo, imbecilidade, falsidade, golpísmo, e por fim, a maior decepção eleitoral do mundo moderno (Bozo). Exemplo clássico de como um breve hiato na política surgem indivíduos que mancham a história democrática de qualquer país.

  135. assinei a revista pensando que tivesse conteúdo sério, mas não é assim. Acabei de renovar só para ter o prazer de verificar diariamente a falsidade e o desespero dos esquerdopatas como esse jornaleiro que assina a reportagem.

    1. MARCOS, perfeito o seu comentário! são um pombos mesmo, praguinha chata essa viu!

    2. Oxi. Tu é masoquista? Pede pra sair camarada... O que está fazendo aqui então? Procura um blog bolsonarista e curta a sua bolha

    3. Vale para os Bolsonaristas o mesmo que para os Lulistas. " Discutir com eles é como jogar xadrez com pombos. Derrubam as peças fazem cocô no tabuleiro e ainda saem com o peito estufado" Bolsonaristas e Petistas cada vez mAis parecidos. Ambos atacam a Lava Jato, por exemplo.

    4. É impressionante o jornazista destes caras! O que a falta do dinheiro do governo faz! Nojo!

    5. Sei... Faz o seguinte, meu caro. Vá lá no Bozo247, Jovem Pano e nos blogs amigos, que lá só tem notícia camarada. Aqui esquerda não se cria, muito menos essa falsa direita doentia à qual vc pertence. Outra coisa, quando vc descobrir que o mestre da sua seita fanática indicou um ministro da Dilma pros próximos 30 anos no STF, indicou um PGR de esquerda anti lava-jato, sancionou lei pró crime do PSOL, restrição à delação premiada e mais, verás que defendes um Petralha. Enfim, és um Peteba do Bozo

    6. Um dos traços da loucura bozista é o desejo masoquista.

  136. Li o artigo inteiro. Entendi as explicações dos profissionais psiquiatras ou psicólogos. Foram claras e coerentes com as atitudes do PR. Votei no Bolsonaro não por ele, mas contra a esquerda. Vi nesta um buraco do qual precisávamos desesperadamente sair. A saída era o Bolsonaro. Confesso que tive esperanças nele. Com a para mim inesperada influência dos filhos, e a saída para mim trabalhada nos bastidores de Moro, essas esperanças quebraram e estão avariadas. Só votarei out Voltando ao artigo:

    1. Aldaiza, eu sou funcionário do Soros. O que tem de errado nisso? Bolsonaro e os filhos são todos funcionários públicos e incompetentes. Dr Sergio Moro trabalha hoje para uma consultoria na iniciativa privada. Precisa trabalhar para colocar comida em casa. Talvez os Bolsonaros, quando os eleitores chutarem as suas bundas, estejam tranquilos como o Lula e os filhos. Não precisem mais trabalhar. Talvez as suas famílias combinem passar férias juntas em Cuba, para gastarem o butim.

    2. Aldaiza, você resumi bem a qualidade mental das bozetes histéricas. Dignos de pena...

    3. Moro? Meu Deus! Traíra abortista e empregadinho do Soros!

  137. Excelente matéria, como sempre. Bolsonaro não tem equilíbrio emocional para ser nada na vida, não presta para ser pai, deputado, presidente, influenciador de outros presidentes. Tenho nausea de ouvi-lo ou vê-lo. Em 2018 no 2o turno falei para alguns amigos, vamos ter que escolher entre morrer afogado ou queimado (Haddad x Bolsonaro). Está aí o resultado, que chegue logo 2022 com opções minimamente razoáveis.

    1. Que voltem o pt e todos seus apaniguados e ladroes!! Não gostam da direita?? Viva a esquerdalha !! Francamente o Antagonista e seus assinantes são mais loucos que o PR!! Minha assinatura acaba esse mês!!🙏🙏🙏🙏🙏

    2. Verdade Leandro, eu também sinto náuseas só de ver a cara dele na TV, não precisa nem abrir a boca. Como já foi dito por outros comentaristas, saímos da frigideira e caímos no fogo!

  138. Louco ele não é. É um oportunista que sabe empiricamente como influenciar a massa. Louco não, Bolsonaro é petigoso, e precisa ser responsabilizado por seus atos.

    1. Exatamente. Ele rasga dinheiro? Muito pelo contrário. Investiu bastante para travar os pedidos de impeachment. Louco é quem o aplaude. O mentecapto é tão somente um grandíssimo FDP numa posição de poder. Um perigo, impeachment já.

  139. Ele até pode estar louco, mas seria só ele? Um cara que gasta 75 laudas num voto pra tentar convencer que o significado do verbo "vedar" significa "permitir" seria normal? Outro que solta um traficante condenado por mais de 30 anos... E o que falar de um Senador que, enfia cerca de $ 30 mil no ânus... O que dizer ?

    1. O senador é da turminha do Bozo. E não podemos deixar de lembrar que a soltura do bandido foi por termos um supremo togado que resolveu seguir a risca o que manda a lei criada pelo congresso para favorecer bandidos. A verdade é que temos 3 poderes q parecem mais 3 puteiros e somos culpados disso tmbm. Pois é por alimentarmos rixas ideológicas idiotizantes e defendermos e votarmos em políticos mentirosos e desonestos que vemos essa total inversão de valores sendo praticada nos 3 poderes agora.

  140. Bem descrito Bolsonaro, o louco. Mas ele é bem responsável por suas loucuras. E bem descrito, também, seus loucos seguidores que aqui nos comentários atestam a descrição que receberam.

  141. Bolsonaro é representante raiz do político brasileiro q não disfarça seu papel . os outros tem comportamento dúbio perante a mídia e no particular e de vez em quando derrapa. Bolso só derrapa mas mostra quem são nossos representantes. Triste nação.

  142. Fabio Leite foi brilhante na sua matéria. John Nash afirmava que controlou a esquizofrenia simplesmente decidindo voltar à racionalidade, e ficou famoso pelos avanços na Teoria dos Jogos, que essencialmente estudava como ter uma estratégia vencedora no jogo da vida. Steve Jobs criou o seu campo de distorção da realidade com impacto na tecnologia, entrando para a história como um dos empreendedores mais criativos. Bolsoanro, o perverso, fez o Brasil ultrapassar 200 mil mortos pela covid.

  143. Se me perguntassem um diagnóstico de J. B. diria que ele é apenas um farsante que tem personificado por puro desespero os piores aspectos da personalidade do povo brasileiro. Cada frase e comentário aloprado dele é um tipo de mistura bizarra de todas as formas de futilidades e perversidades da cultura popular deste país, ele ganhou para ser um tipo de espelho do nosso pior, e nós resolvemos fazer dele o judas do sábado de Aleluia, mas bater num espantalho com nome não nos livrará do nada.

  144. Essas análises todas requerem muita sofisticação. A verdade é bem mais simples. Bolsonaro é um imbecil completo, nada mais.

  145. O ódio contra o Presidente está escancarado! Vocês não prestam o tempo que eu perco escrevendo. Desonestos! Corruptos! Sem credibilidade nenhuma!

    1. Paulo, traga argumentos e fatos para nos contestar ou contestar a reportagem. O bozismo está fadado ao fracasso igual o petralhismo, o problema é o baixo QI da turma q segue nessas boiadas ideológicas idiotizantes.

    2. Isso! Então contesta com argumentos, não macaqueando seu ídolo.

    3. Escolher Moro para PR é uma coisa (ate sensata).. descarregar suas iras contra JMBolsô e da forma como o fazem, SEM LER /OUVIR outras fontes torna-os iguaizinhos ao PT com sinal trocado.

    4. Nada de novo. Petistas também faziam a mesma coisa quando a bronca era com eles. Petralhas da esquerda ou da direita, e seus respectivos apoiadores: zero diferença

    5. Bovina Edna, a reportagem tras em retrospecto de todas as canalhices e loucuras do Bozo na presidência. Não é ódio, são fatos. Ele não passa de um fraco palhaço de circo em um filme de terror.

    6. Edna, discordo de você. A matéria sintetizou de maneira brilhante o quadro patológico do presidente. Mas sua defesa é legítima. Poderia somente escrever um pouco mais e apontar alguma inverdade e de maneira objetiva o que você discorda. Mas para isso você teria que sair do campo da crença. Continue acreditando na Vaquinha Sagrada Cloroquina. No Bolsonaro. E nós continuaremos nos contrapondo, pois nosso contraponto também é legítimo. Viva a democracia.

  146. PARA NÃO VOTAR NUM MEDÍOCRE HADDAD, VOTEI NUM LOUCO (IGUALMENTE MEDÍOCRE). CARREGAREI PARA SEMPRE ESSE CONSTRANGIMENTO! A QUE PONTO PT, LULA E DILMA E SEUS COMPARSAS NOS LEVARAM!!! ESSES SÃO OS VERDADEIROS CULPADOS DESSA SITUAÇÃO VEXATÓRIA E PERIGOSA!!! E NÃO VENHAM POSANDO DE SANTO. SÓ SE FOR SANTO-DO-PAU-OCO!

    1. Concordo com você Maria. O PT E TODOS OS PARTIDOS DE ESQUERDA SÃO OS CULPADOS PELA ASCENSÃO DO BOLSONARO. Somente a pouco tempo, alguns fizeram a mea culpa, mas somente depois do estrago. O LULA LIVRE CRIOU BOLSONARO, O PERVERSO. PT e Bolsonaro nunca mais.

  147. Caros amigos da Crusoé: vocês sabem o quanto admiro defendo e me orgulho de vocês. Mas fiquei com uma impressão muito ruim dessa reportagem. Achei de mau gosto. A minha impressão é que erraram feio a mão. E, por favor, não entendam isso como uma defesa do Presidente. É uma defesa do bom jornalismo que vocês produzem. Abraço

    1. Uma matéria que contou com a opinião de especialistas. Que enumerou fatos que corroboram no sentido de formarmos uma opinião com relação a psicopatia do mandatário da nação, é para mim sensacional. Mas é legítimo o seu comentário. Gostaria apenas que você fosse mais específico, para ter a oportunidade de usar a minha inteligência e me contrapor.

    2. Adorei a reportagem! Bozonaro não merece confiança de ninguém, não merece respeito de ninguém e muito menos merece passação de pano para suas canalhices. A única coisa que ele merece é a sua insignificância ridícula sendo exposta e um belo chute no traseiro da presidência.

    1. Vcs, reclamando da "impublicação" de vossos preciosos comentários são uma piada..quer dizer então que a Crusoé está "censurando" o comentário que está publicado ou está publicando o que foi censurado? Quaquaqua.. só tem maluco nessa porra..quaquaqua..apsc

    2. O meu também meu amigo, não foi publicado, Crusoe censurando comentários, aí fica difícil, consolida o que escrevi.

  148. O que estamos esperando vamos exigir que o congresso faça o impechament desse inútil, si atrasa a vida dos brasileiros, negacionista idiota

  149. Se a imprensa e a justica são perigosamente brandas em seu diagnóstico de criminoso, os profissionais da saúde mental também o são em seu diagnóstico de louco. O meu diagnóstico é que todos são medrosos. Paiseco!!!

  150. Alem de cara e trejeitos de Hithler é o coracao e mente do próprio (só que despido da inteligência- dele e de assessores). Artigo irretocável, beirando a genialidade jornalística nestes tempos medíocres na área. Narrativa brilhante embasada em opiniões de profissionais idem. Magnifica base de comprovações com atos e fatos do dito cujo. Só os Antagonistas teriam, e poucos no mundo midiático, esta coragem. Muito obrigado!

    1. Perfeito seu comentário Eduardo. Se me permite, assino embaixo.

    2. Boa comparação. Hitler tupiniquim. Pazuelo x Hermann Göring - ambos não entendiam porra nenhuma. Heinrich Himmler x Gabinete do ódio - Himmler também gostava de amansar o catiguara e era solteiro. Bem semelhante.

  151. Vocês expõem o ódio mortal ao Bolsonaro. Por que ñ analisar a si próprios e o Lula, que afirmou: “ainda bem q veio esse monstro desse vírus...”

    1. É aquela famosa tara por corruptos que a seita faz seus membros embarcarem. Para justificar o ladrão da vez, usam o ladrão de antes.

    2. Um deu calorosas boas vindas ao vírus, outro usou o mesmo vírus como arma de extermínio em massa de seu próprio povo. Usar o argumento de um para justificar o outro é de uma estupidez descomunal.

    3. Dagoberto quer livrar o Bolsonaro, o Perverso, recorrendo aos devaneios do Lula corrupto. Isso que é complexo de vira latas. Eu estou voltado para o futuro. O futuro é dr Sergio Moro. Quer comparar Bolsoanro e Moro? Crítica o Moro e vamos ver quem sai vitorioso no debate.

    4. Não é presidente mas quer ser, e ainda deu calorosas boas vindas ao vírus! Isso é que é mente doentia!

  152. Daqui a 200 anos MORO SERA LEMBRADO,ESTUDADO,CELEBRADO. daqui a 2 anos o presidente canalha covarde traidor será escorraçado junto com suas trombetas de jericó.

    1. Concordo plenamente, Moro é íntegro e com ele à corrupção iria chegar à próximo de zero!

  153. Louca está nação que permite que um demente como esse continue no Poder. Deveria ser interditado a bem da humanidade. Tal qual a Alemanha deveria ter feito em 1937

  154. nunca confie em politico linguinha presa, são sempre safados. neste caso o velhinho bolsonaro pinta o cabelo mija nos pés e pensa que é viril. seus filhos fogem da justiça e gostam do INDIO.

  155. Vamos meter a Emenda 25 americana nele e tirá-lo do cargo já. O Hamilton Mourão deveria pensar nisso. Claro que. Sugestão deve se moldar às leis brasileiras. No mínimo o Procurador Geral da República, Augusto Aras, deveria interpela-lo, judicialmente, sobre essas bobagens que vomita em todo o país. Sobre sua fala quanto a invasão do Capitólio, entendo que antecipou sua decisão quando não for reeleito em 2022. Aí sim, teremos golpe militar. Abre o olho BRASIL.

  156. Excelente matéria mostrando fatos que nos assustam . As falas dos especialistas comprovam não só o psicopata destituído de qquer sentimento de empatia com o sofrimento do outro , mas a total incapacidade de liderança. Pior é o comportamento maquiavélico em manipular parte da população que o segue como uma seita , sem questionar os absurdos desse elemento. Momento de trevas estamos vivendo. Congresso Nacional continuará cúmplice desse desgoverno!?!?

  157. Nem a Dilma foi tão ignorante no poder e causou tanto estrago! E as instituições reclamam da boca pra fora e não fazem NADA. Este cidadão deveria ser apeado da Presidência da República.

    1. Pois não é.. a antice, burrice, maluquice dos caras é tanta que eles acabam "confessando" indiretamente que há alguém ou "alguéns" que pagam a assinatura deles.. pode? Apsc

    2. Inclusive você! Não é interessante? Ou será que são os contribuintes que estão pagando a assinatura de tantos bolsominions que pululam pelos comentários? Responda aí!

  158. Pela primeira vez discordo com a opinião da revista. Não vejo loucura em nosso presidente. Percebo uma pessoa muito limitada que se deslumbrou com o poder, se acha acima de todos e faz de sua reeleição o principal objetivo de vida. Não está preocupado em trabalhar por seu povo, só quer se manter no poder e se defende desesperadamente daqueles que ameaçam o seu plano de continuar na presidencia...sinto pena dele e de todos os brasileiros de bem.

  159. Bolsonaro conseguiu deixar a Dilma no chinelo em todas as categorias, da estupidez, ignorância, corrupção até a incompetência! Ganhou o troféu abacaxi... Até quando vamos continuar piorando?

    1. Alguém tem que trabalhar, né? Que seja pelo menos a imprensa. Vinte e tantos anos na Câmara, como deputado no baixíssimo clero, e agora nem "com a caneta na mão" pelos dois anos de resultados pífios, não será Biroliro ou o vereador federal que vão trabalhar. Tem que evitar a fadiga!

  160. Por estes motivo CANCELEI minha assinatura desta revista, achei que seria uma revista séria, imparcial, porque não postam sobre corrupção no seu governo, porque não comentam os investimentos em infra estrutura que estão sendo feitos, mais um meio de comunicação sem crédito algum.

    1. Esta revista Oeste é cloroquina pura, cheira a guru "de car.. valho", bozo, otoni, kicis, zambelli et caterva. Dá náuseas..apsc

    2. Edivan, que investimento em infraestrutura? Ele mesmo disse que o Brasil está quebrado. Quem está mentindo, ele ou você?

    3. Até um relógio quebrado acerta a hora duas vezes ao dia. Mas, nem por isso, deixa de ser imprestável, porque não cumpre devidamente com suas funções. E daí que ele está avançando na infraestrutura? Isso compensa todo o atraso e a destruição que ele está causando no país nas áreas do combate à corrupção, diplomacia, comércio, saúde, etc.? Não! Ele continua sendo um relógio quebrado... Aliás, nós compramos um relógio suíço e recebemos um paraguaio! Essa é que é a verdade! Alguém chame o PROCON!!!!

  161. Em primeiro lugar, ninguém é obrigado a assinar a Crusoé, vão para outros veiculos que se sentirão melhor. É indiscustivel a paranóia deste que ocupa a Presidência. Só nos resta aguardar seu afastamento.

  162. Eu gostaria de saber dessa revista ridícula sobre alguma corrupção do Presidente da República. Mas infelizmente o conteúdo da Crusoe Lixo, hoje em dia, é somente de fofoquinhas de comadres. Isso indica que não existem fatos que desabonem a figura de Bolsonaro. Obrigado Crusoe, por me convencer que nosso Presidente pode até ter uma linguagem muito popular, mas é honesto.

    1. Corrupção não é somente receber grandes propinas como o esquema PT. A corrupcão do Bolsonaro é de outro tipo mas existe. O espaço é pequeno para poder lista las.

    2. Se você não conseguiu ver nada até agora, seu caso não tem cura...

  163. Crusoé publica nesta semana, com riqueza de detalhes, o que eu, prestes a completar 80 anos, já avaliava por todas essas atitudes insanas do presidente trazidas a público pelo jornalismo responsável. Não tenho dúvida: JAIR MESSIAS BOLSONARO É LOUCO!

  164. Que bostonauro não é uma pessoa mentalmente sã, é evidente no seu modo de agir. Mas irresponsável não é, pois tem plena consciência das coisas absurdas que faz e diz, praticamente em todos os dias. É, portanto, perfeitamente responsabilizável pelos seus atos tresloucados. Já deveria ter sido destituído do cargo, se fôssemos um país com autoridades políticas e militares conscientes de suas responsabilidades. Dos políticos, nada espero, pois são movidos apenas por seus interesses pessoais.

  165. Nossa, quanta bobagem. Seus jornalista e seus editores, deveriam catat coquinho na esplanada..Perda de tempo escrever um diário . mudaram como nuvem.no céu..está também perdendo muitos assinantes, por isso emitem opiniões que só na cabeça desses bipolares isso sói acontece.

    1. Pedro sem legenda para sua imbecilidade você literalmente um bolsominions

  166. seria interessante ler O cadete e o Capitão, de Luis Makloufe de Carvalho,para entender a grande frustacao desse senhor que gerou essa coisa horrorosa que é hoje. Um frustrado que agora comanda o que queria ser. General do Exército.

  167. Quando os processos contra os filhos andarem e se um deles for preso....ele pira de vez. Ele é inconsequente, perverso, arrogante e irresponsavel

  168. Essa crusoé era mais imparcial virou lixo como a globolixo,,merda de imprensa ,querem de certo o Lula de volta para enfiar dinheiro no cu de voçês..

  169. Ele ser um desequilibrado, já é quase certeza, mas e os seus seguidores fanáticos? Devemos nos cuidar, vivemos no meio de loucos.

  170. Pra mim quem tem que ser analisado são o Mário Sabino e o Felipe Moura Brasil. Tem que fazer um estudo psiquiátrico deles pra entender como dois jornalistas "tão cultos, inteligentes e sensatos" passaram 2018 fazendo campanha pro Bolsonaro, tentando convencer aos outros que ele não era nada disso que foi listado na matéria, mas um candidato sério e responsável. Bolsonaro não é louco, é um egoísta que adora atenção, levar vantagem e odeia trabalho. Só isso.

    1. O Marcos e o Rômulo são outros dois que precisam ser estudados por psiquiatra. Antes da eleição, bastava dar um Google no termo "Jair Bolsonaro" e em meia hora de leitura você saberia que o Jair Bolsonaro presidente é exatamente o mesmo Jair Bolsonaro deputado. Se o Sabino e o FMB, que são tão inteligentes e citam vários sábios a cada artigo não fizeram isso antes de defender a seriedade do Bolsonaro em 2018, só pode ser problema psiquiátrico: insanidade temporária, delírio, esquizofrenia.

    2. Cara passapanista peteba do Bozo, TDS os fatos listados ocorreram após a eleição. acho que devo ser estudado tb, assim como todos os meus conhecidos, que votaram no Bozo p tirar o Luladrao, e viram ser a mesma coisa invertida. sem mais.

    3. Fernando eu apoiei e fiz campanha nas redes sociais para essa imbecilidade do Bolsonaro hj sou totalmente avesso a esse psicopata . Você deve ser um desse bolsominions

  171. O pior é que na época do PT , eu me decepcionei com metade dos amigos e agora com a outra metade! Isso que a reportagem fala está claro como a luz do dia , mas muita gente que não é idiota, gente bem sucedida, com uma vida estruturada o defende de unhas e dentes .... quero continuar em isolamento para sempre!

    1. Sugestão: preserve a amizade sincera. Ela vale muito mais do que as diferenças, do que as mazelas da política. Não deixe de criticar as atitudes e fatos dos políticos, não de seus amigos. Respeite. Eles podem estar preservando seus egos e interesses mas sabem que não irão muito longe nessa loucura, nessa insensatez. E eles saberão reconhecer suas ponderações, mesmo que não admitam. A sugestão só vale para os verdadeiros amigos. Em frente!

    2. Ana, comigo aconteceu da mesma forma. E me sinto assim também

  172. Certamente o bolsonazifascista vai ficar rosnando para esta reportagem e certamente terá um arroubo de declaração, vamos aguardar para assistir qual declaração de maluco ele vai dar.Reitero que o Marco Antônio Villa de há muito tem comentado sobre estes arroubos insanos que ele comenta baseado em opiniões de especialistas.

  173. Falta de bom senso não é doença mental. Três especialistas, três opiniões. Esse tipo de avaliação publica de personalidade é ofensiva aqueles com transtorno bipolar, depressão severa, esquizofrenia e outras doenças psiquiátricas.

  174. É lamentável a psicologização do Bozó. Esse tipo de análise sempre beira o charlatanismo e a irresponsabilidade. Fico com a questão de Reich: porque, em determinadas circunstâncias, o fascismo se torna desejável? Aí veremos que a personalidade do Bozó é somente uma peça da questão.

  175. Perfeita a reportagem. O professor Marco Antônio Villa há muito tempo tem comentado sobre este perfil do Bolsonaro.Li aqui todas as observações que Villa tem feito em suas livres a respeito deste presidente insano, milíciano, psicopata, mandrião poltrão OBTUSO enrustido broxa assassino hipócrita RETARDADO bolsonazifascista Mandrião vagabundo

    1. Mérito também ao fotógrafo que registrou o “look” aloprado do Jair bem apropriado à matéria. Também registro para a história.

    2. Mérito especial ao jornalista Fábio Leite que assina a reportagem.

  176. Louco? Louco é quem ainda admira esse ser. A mídia devia esquecê-lo. O ostracismo seria o maior castigo para ele. Que aconteça a ele o mesmo que aconteceu à cacatua gringa

  177. Cruzoe já mudou de lado. Assiste a reportagem de Direto ao Ponto com Salim Matar e vera o campo de guerra q Bolsonaro esta metido https://youtu.be/XmEozrZ8uG4

  178. Ele pode ser um jumento, mas poucas coisas são mais sujas do que diagnosticar à distância um sujeito que nunca trataram; não à toa, a APA proíbe os psiquiatras americanos de fazer o mesmo depois que os Dems inventaram contra Barry Goldwater o truque sujo que Crusoé repete aqui. O ódio contra o jumento fez vocês se tornaramem militantes lamentáveis.

  179. O boçal conseguiu o que parecia impossível, superar toda a estupidez de Dilma e se assemelha a Lula querendo encobrir as rapinagens de seus filhos corruptos.

  180. Se Bolsonaro é tudo isso com profundos sinais de psicopatia é paranoia u pergunto qual seria o perfil do Doria ou do Lula? E de seus seguidores? Que seleção hein?

  181. E eu votei nesse cara... aliás votei contra o PT! Nunca fui c a cara dele mas apostei. Nunca mais! Rogo a Deus q nas próximas eleições possamos ter alguém merecedor da cadeira!

    1. Assista isso depois vc me diga https://youtu.be/XmEozrZ8uG4

  182. A pergunta que não quer calar: até quando o Brasil vai deixar Bolsonaro sentado na presidência? Eu penso que todos que permitiram que seguisse o mandato, começando por Rodrigo Mais que não tem o direito de sentar em pedidos de impeachment, poderão futuramente ser acusados de cúmplices em um tribunal penal por responsabilidade pelas mortes de tantos brasileiros.

    1. https://youtu.be/XmEozrZ8uG4 Assista p ter uma ideia da situação dele

  183. Ele tem todo esse perfil psicótico e, ainda, detém o poder e está cercado por um bando de loucos, com delírios ainda piores. Ele tem muitos outros tipos de insanidade.

    1. Vc esta certo amigo . Lá não querem mudancas veja isso https://youtu.be/XmEozrZ8uG4

  184. Ano passado resolvi dar uma segunda chance à Crusoé, renovei minha assinatura, mas hoje sou só arrependimento. Maior parte das matérias são tendenciosas ao invés de um jornalismo isento. Cansei, sou apenas um, mas minha renovação vcs não terão.

    1. Sem noção é vc bolsonarista fanático que tem político de estimação e não vê que Bolsonaro quer perpetuar no poder para se defender e defender os filhos da justiça. Fanatismo também é loucura e precisa de tratamento. Eu votei em Bolsonaro, pedi votos pra ele mas reconheço que ele não tem a mínima condição de governar.

  185. Eu li e li, li tudo, mas não precisava na realidade ler, pois já sabia que o Bolso é louco e insano, não precisa ser psicólogo ou psiquiatra para ver uma loucura em seguida da outra, camisa de força no Homem!

    1. Sera q vcs agiriam doferente ? Assista isso e depois julguem https://youtu.be/XmEozrZ8uG4

  186. Bolsonaro não é louco (ele faz tipo para agradar a militância) pra mim ele e mau caráter, mau intencionado, despreparado, imbecil e pequeno. Não tem capacidade. Votei nele é comete um erro. Hj votaria no "Andrade".

    1. Concordo também. Ele é um canalha perverso, tem nada de louco.

    2. concordo com você. A Vitória de Bolsonaro foi uma fuga do petismo.

  187. Uma "esposa" que aceita o marido deixar a família em casa para ficar fazendo loucuras pra aí tem jeito não. Há vários tipos de prostituição a de necessidade a de oportunidade e aquela em que bastam alguns cheques de 80.000 mesmo. Salve Micheque.

    1. Não seria o contrário?!? Um marido que deixa a esposa, para ir fazer palhaçada na rua? Um marido que usa a esposa como laranja? Do jeito que vc fala, parece que o marido é uma criança sem juízo, de quem a mulher não toma conta!!! Que raciocínio interessante!

  188. Gente, sinto dizer mas mais de 70% dos brasileiros concorda com ele em relação à muitos aspectos. O PT falaria menos, sim. Faria diferente? Sim . O resultado seria pior pq estaríamos sustentando ditaduras. O Brasil de vdd não quer.

  189. Louco nada tudo é muito bem pensado. Mas existe uma qualidade nisso tudo. Ele Tem Foco. O que o exibicionista mais gosta é que fiquem vendo e comentando o que ele faz. Se todos os meios de comunicação pararem de mostrar essa anta isso acaba.

  190. Desculpem-me os eminentes professores doutores psiquiatras.. mas 1) bolso é mto menos militar do q político.. Então essa de fazer isto ou aquilo por form. militar.. é furada. 2) Ele não procura ajuda.. pq pegaria mto mal.. e não por isso ser sintoma de algo. Pegaria mal e ele não sente mta necessidade.. pq acha q dá pra ir levando. Pode até ser meio dodoi.. mas é mto mais astuto.. Não é instruído, é ignorante.. por isso não se sai melhor.Doido? Não rasga dinheiro próprio..nunca. Só o do povo.

    1. Quando um jornalista escreve uma chamada dessas, sem nem se dar ao trabalho de saber qual foi a pergunta que fizeram ao Presidente para ele dar essa resposta, vejo o quanto o jornalismo está decadente e sem nenhum tipo de profissionalismo e longe de estar buscando a verdade dos fatos. Péssima fonte de informação. Deve se doer pelo amiguinho juizeco.

    2. Infelizmente temos um presidente eleito democraticamente pelo hiato de problemas que o PT criou. Cidadão totalmente despreparado para assumir um cargo de tanta responsabilidade, desprovido de qualquer sinal de formação cívica, intelectual, convivendo com pessoas que são também desprovidas do mínimo sinal de respeito ao próximo, ou seja, estamos pagando um preço alto pela insanidade de seguidores Bolsonaristas que também não pensam e agem de forma intempestiva semelhante ao dito cujo.

    3. Se jogou na água.. por comportamento militar.? Q nada.. é exibicionismo.. é Poplítico.. Populista de carteirinha.. e irresponsável como costumam ser.. faz qquer coisa pra aparecer. Temperamento explosivo..? Qdo esse é o traço dominante, verdadeiramente.. a pessoa não se encolhe e passa dias falando mansinho.. sendo gentil. Ou seja, ele é cafajeste.. e consegue ser o q for preciso pra atingir objetivos.. Discordo muuuito.. das análises.. ele é mto menor do q o bozo q aparece nelas.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO