Adriano Machado/Crusoé

Queremos mudança, mas sem mitos e heróis

01.01.21
Alessandro Vieira

O ano de 2019 começou com a narrativa de um Brasil dividido. Depois de uma campanha eleitoral atípica, a maioria da população brasileira estava cheia de esperanças com o resultado das urnas, acreditando que o combate à corrupção ocuparia o centro da agenda da nova administração — conforme, aliás, fora insistentemente prometido pelo candidato eleito. Já outros estavam claramente amedrontados com a possibilidade de perder a impunidade histórica da qual sempre desfrutaram.

Passados dois anos, 2021 se anuncia com uma inversão nesses sentimentos e expectativas. Aqueles que temiam ter um governo à frente de fortes ações de combate à corrupção estão hoje em festa. Eles não só conseguiram manter as condições para preservar a impunidade, como o que parecia impossível aconteceu — avançaram. Voltaram a ocupar nacos generosos do Orçamento público e agora se dedicam a destruir, meticulosamente, todo o aparato de combate à corrupção que ameaçou e ameaça o seu domínio. Em uma ironia tipicamente brasileira, agem assim com a parceria entusiasmada do governo que, acreditava-se, fora eleito justamente para combatê-los.

As promessas de um Brasil livre da corrupção, mesmo depois da revelação de escândalos em série nos últimos anos, ficaram confinadas aos registros históricos da campanha eleitoral de 2018 e às mentiras ou distorções repetidas nas bolhas da internet.

Na vida real, o que temos, desde o começo desse governo, são inúmeros atos que prejudicam e enfraquecem a luta anticorrupção — a começar pela indicação de Augusto Aras à Procuradoria-Geral da República, em 2019. Nomeado pelo presidente da República fora das listas eleitas pela categoria, desde que tomou posse no cargo o procurador-geral age para tentar sepultar a Operação Lava Jato. Procura anular conquistas, tolher procuradores encarregados de investigar e, assim, favorecer poderosos que assaltam os cofres do país desde sempre.

Jair Bolsonaro seguiu nessa trilha e instalou um aliado também no Supremo Tribunal Federal, ao bancar a indicação inapropriada de Kassio Nunes Marques à vaga aberta com a aposentadoria de Celso de Mello. O desembargador foi nomeado mesmo sendo acusado de plágio acadêmico e de não comprovar os requisitos constitucionais de notório saber jurídico e reputação ilibada para ocupar o cargo. Sua escolha materializou o sistema de interesses que domina o país há décadas. Por isso mesmo, obteve expressivos apoios, do petismo ao bolsonarismo. Escancarou também a proximidade excessiva, para um juiz, de pessoas que são investigadas e processadas perante a Suprema Corte, um colegiado do qual ele agora faz parte — e que tem em suas mãos, por exemplo, casos que envolvem o nome de filhos e de aliados do presidente da República.

Logo depois da eleição, Jair Bolsonaro anunciou que iria nomear o então idolatrado juiz Sergio Moro como ministro da Justiça de seu governo ou como integrante do STF. O aceno de uma parceria com o juiz da Lava Jato certamente animou os brasileiros que apoiavam o combate à corrupção. Engano.

Menos de um ano e meio depois, em abril deste ano, após uma sucessão de desgastes que foram ficando públicos, Moro pediu demissão. Não escondeu que o fez por falta de condições de continuar trabalhando no governo Bolsonaro. Saiu do Ministério da Justiça em meio a um turbilhão de polêmicas, com denúncias de interferência do presidente da República nas investigações da Polícia Federal, em defesa de seus interesses pessoais e familiares. Naquele momento, não restaram mais quaisquer dúvidas: o governo prometido em 2018 não teria qualquer chance de se materializar. As “rachadinhas” e a atitude leniente diante de outros fatos deixaram para trás promessas e planos anticorrupção.

Os milhões de brasileiros que acreditaram na mudança prometida, e não estão aprisionados em espirais de mentiras, desinformação e ódio, por sua vez, sentem o sabor amargo da decepção. Têm agora a triste compreensão do estelionato eleitoral do qual foram vítimas.

Na economia, a crise provocada pela pandemia do coronavírus deixou mais evidente o que já se desenhava em 2019: a inépcia e a falta de compromisso do presidente da República com ações e reformas estruturais voltadas ao combate às desigualdades. O que dizer de um governo que já teve quatro ministros da Educação em menos de dois anos? E que teve três ministros da Saúde em meio à pior pandemia do século?

No momento em que 2021 se aproxima, exigindo de nós muito trabalho e espírito público, precisamos superar o luto pelo governo natimorto e, acima de tudo, retomar a luta.

O primeiro passo é aprender com os erros. Não crer em mitos, que são meras narrativas construídas pelo tempo ou pela mão habilidosa do marketing, quase sempre distantes da realidade. Não se constroem países sobre mitos. É preciso buscar o real, o concreto e o verdadeiro, deixando os arroubos populistas de qualquer matiz ideológica.

Em seguida, precisamos entender que a busca por um Brasil diferente e melhor é, antes de uma aspiração coletiva, um processo individual. Cada um tem que começar a fazer a sua parte, e isso passa por nos tornarmos pessoas mais conscientes e informadas sobre a realidade que nos cerca. Passa pelo combate constante às “fake news”, especialmente aquelas que partem dos gabinetes do poder, que colocam até vidas em risco. E passa, definitivamente, por sermos cada vez mais intolerantes com os desvios morais que nos transformam em um dos países mais desiguais do mundo.

Seguindo esse roteiro, talvez possamos abrir um caminho para sair do atoleiro de atraso em que nos encontramos até hoje. É ele que retroalimenta a corrupção, esse mal que, direta ou indiretamente, está na raiz dos desastres que enfrentamos na saúde, na educação, na segurança pública e na economia.

No Legislativo, há muito a fazer. Não faltam iniciativas para levarmos adiante a mudança concreta. Entre elas, a proposta de emenda constitucional que acaba com o foro privilegiado no país. O texto foi remetido à Câmara dos Deputados em 2017. Aprovado nas Comissões, ainda não foi pautado para o plenário.

Temos os projetos sobre a prisão em segunda instância, uma demanda antiga da população que merece ser respeitada pelos congressistas. São temas urgentes, e sua procrastinação parece feita sob medida para elites indiferentes e réus ricos e poderosos que vêm garantindo sua impunidade e mantendo-se sempre próximos ao poder.

Ainda nesse contexto, apresentei um pacote com nove medidas de combate à corrupção, entre eles o que tipifica a corrupção privada, aperfeiçoa a prescrição penal, o bloqueio de bens, responsabiliza pessoas jurídicas por corrupção corporativa. Essas medidas foram levadas à Câmara dos Deputados.

A aprovação da reforma política, sempre adiada, também urge! É necessário acabar com os privilégios e benefícios que distanciam os brasileiros daqueles que elegeram e requalificar a representação legislativa. É preciso dar visibilidade e apoiar esses e outros projetos. Temos que nos unir para estimular gente honesta, capacitada e independente a ingressar na esfera de poder onde as decisões são tomadas, a fazer política e resgatar o significado dessa palavra. O engajamento de todos se faz, cada vez mais, essencial para que possa haver avanço concreto no Brasil.

Já passou da hora de esperarmos por alguém que traga a mudança que sonhamos. É hora de sermos a mudança. Diversos movimentos, mundo afora, mostram que a ação coletiva da sociedade produz resultados. Não faremos isso sozinhos. O propósito de combater a corrupção e as imensas desigualdades sociais — de reconstruir o Brasil em bases mais justas — precisa contagiar a todos. Temos que levar para a arena as pessoas comuns. Sem mitos e sem heróis, porque já estamos cansados de promessas não cumpridas. Vamos seguir juntos, com a dedicação, o compromisso, a transparência e a honestidade que a política e o país esperam de nós. Que tenhamos a coragem de desenhar um futuro melhor para 2021 e todos os anos que vão se seguir!

Alessandro Vieira é senador da República pelo Cidadania de Sergipe.
Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Dr. Alessandro Vieira, tenho acompanhado suas entrevistas e hoje leio seu texto , muito verdadeiro. Espero que os senadores da republica não aceitem serem vendidos a esse capacho de Bolsonaro - um tal Rodrigo Pacheco, um ilustre desconhecido de nós paulistas. Mas, sendo capacho, não servirá, assim como o gordo obeso e vil figura hoje presidente do congresso. Chega a ser pior que Renan e Cunha. Covardes sujos. Obrigada, Dr. Alessandro. O Sr. e o senador Jorge Kajuru dignificam os votos que recebe

  2. Parabéns pela fala! Precisamos parar de acreditar em discursos sensacionalistas e, que não condizem com as concepções e práticas reais e necessárias ao desenvolvimento de um país.

  3. Beleza Senador. Falta à maioria dos Senadores compromisso com o Brasil, a exemplo desse que acabou sendo impedido de concorrer à Presidência da Casa. O Senhor e mais uns 15 a 20, honram o cargo. parabéns

  4. Parabéns Ilustre Senador! Alguém precisa dizer a vardade. O Sr. representou muito bem seu Estado! Esperamos que continue desmascarando os mascarados que maculam nossa Nação.

  5. Ele é parte da ala Lavajatista do Senado. Isso não ajuda muito. A Lava Jato seria um processo para pegar bandidos na Petrobras e virou um movimento político que mudou o Brasil para pior. Alessandro continua batendo nas mesmas teclas. Uma pena, ele teria muito futuro, se pensasse no Brasil e não em Lava Jato.

    1. Sr Ruben! E as indicações na Petrobrás eram de quem ...de políticos! Que memória fraca Sr Rubens! Quem escolhia e garantia as diretorias que não só se locupletavam como também comissionavam os partidos políticos que comandavam o País! Sr Rubens por favor respeite os leitores desta Revista!

    2. Típico pensamento distorcido da escumalha do Lula Livre. Triste ver que os bozistas estão fazendo uso da mesma narrativa ardilosa para defender os seus bandidos do colarinho branco. Lava Jato é patrimônio dos brasileiros honestos, bandeira anti-corrupção e um verdadeiro norte para um futuro sem corrupção e quadrilhas/milícias institucionalizadas nos poderes constituídos. Se o Brasil está pior é por elegermos políticos corruptos e ineptos. Ainda dá tempo de acordar do fanatismo ideológico.

  6. Queremos uma imprensa responsável, com compromisso com a verdade e não com interesses de grupos fantasiados de ideologia. Crusoe Lixo.

    1. Sr Afrânio! Com todo o respeito o Sr no maximo so consegue ler uma "folha de couve"! Seus comentários ocos demonstram claramente seu comentário leviano porque fantasiar-se de ideologia .....Ideologia não e disfarce ... é crença seja ela de qualquer espectro ...nunca um disfarce!Talvez o Sr Afrânio seja sua própria fantasia a que cordialmente e com pedidos antecipados de desculpas apelido de Fantasia LUBol

    2. O que você diz querer não é o que você quer de fato. "Imprensa responsável", "compromissada com a verdade" e que "não tenha ingerência de grupos pseudo ideológicos", não se mistura com as escumalha bozopetista dos blogs propagadores de mentiras. Crusoé se mantém limpa para lamento dos bozopetistas lobotomizados pelos bandidos do colarinho branco.

  7. Sr Senador! Parabéns pelo RX do actual Governo e Tomografia do chefete do mesmo! Tem uma tribuna concedida por seus eleitores Por Favor!!....use-a para denunciar essa grande mentira que foi plantada pelo atual governo....de que estava engajado na continuidade da luta contra a corrupção...(claro desde que passasse longe dos filhotes ,aulicos e outros)! Prezado Senador ,mas cuide-se não se deixe levar pelo canto da sereia das emendas,do conluios ,das facilidades ,do toma lá dá cá e outras....

  8. O Senador Alessandro é uma exceção neste universo promíscuo político, Sergipe está de parabéns em ter um representante de altíssimo nível, objetividade, dinamismo, correto e de uma percepção invejável. Taí um grande nome pra concorrer a presidência da República em 2022. Tem predicados mais do que suficientes pra ser um presidente o oposto do que tivemos nestes últimos anos, gente sem estilo, de baixo nível intelectual e muita soberba pelo poder.

  9. Aí está Senador! A pandemia torna mais evidente o conjunto de carências administrativas, agravadas pela precariedade de nossa infraestrutura (energia, transporte, comunicação...), sem falar da saúde e educação que nos colocam entre os piores investimentos internacionais. Estamos despencando como país. Quando é que este parlamento tomará jeito?

  10. Num texto brilhante, todas nossas mazelas ficam expostas nas palavras lúcidas do Senador Alessandro Vieira, bem como as soluções para nossos eternos problemas. Obrigada por expressar meus pontos de vista de maneira clara e didática. Parabéns! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  11. Realmente o senador tem razão, não há heróis! Ele próprio foi uma grande decepção ao ser um dos 47 senadores que assinaram em dezembro de 2019 o recurso para atrasar o PL da prisão em segunda instância "uma demanda antiga da população que merece ser respeitada pelos congressistas" nas palavras dele. Quanta hipocrisia!

    1. Da Cris! Fui verificar e a informação que obtive da votação e que este senador votou sim na CCj de Dezembro de 2019! Corrija-me se estou errado e identifique por favor em que votação o senador foi contra a prisão em segunda instância...senão serei obrigado a pedir para não bebe no gabinete do ódio que e vizinho ao das Fake. Ajude a esclarecer a verdade

    2. Bozopetistas são mesmo um raça sem cérebro. A tática petista e bolsonarista é exatamente a mesma, se não tem argumentos sólidos e concretos para refutar a argumentação, então crie fatos fakes, rebaixe o adversário com mentiras e distorções da verdade, desça o nível moral e intelectual dele ao nível do político corrupto que vc defende. Pena q essa tática sórdida só cola com o próprio gado.

    3. exatamente Cris conversa bonita mas fora da realidade é de políticos como ele que qualquer um presidente que se eleja só governa aliado a eles , o resto é balela

    4. Sra .Chris ! Muito obrigado pela lufada que refrescou minha memoria! Temos que ter cuidado com os lobos em pele de cordeiro? Vou verificar

  12. O Aparelhamento das instituições com vista “à governabilidade” é estratégia usada por muitos ditadores e pseudodemocratas. Assim é na Venezuela e em democracias aparentes. As nomeações para cargos como o de Procurador da República e para o Supremo Tribunal Federal, esteios de nossa Justiça, precisam ter novos critérios e as indicações devem ser promovidas por um colegiado envolvendo o Três Poderes da República, pois essas instituições não integram o Poder Executivo. Aí reside um erro histórico.

  13. Sem mitos e heróis concordo plenamente, sem margarina Doriana, sem trairão, sem tv Grobu e sem médico político vulgo fique em casa até não conseguir respirar mais e bastante febre. hipócritas 🐁🐁🐁🐁🐁

    1. 🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄

  14. "O propósito de combater a corrupção e as imensas desigualdades sociais precisa contagiar a todos....Sem mitos e sem heróis...". Pena que não podemos ir de novo às ruas por conta da pandemia. A inércia da falta de manifestação está nos deixando cada vez mais fracos e em grupos menores.

  15. Sou Paulista, mas pai e mãe sangue nordestino. Para mim o melhor Senador da República. Sempre sensato e com uma retórica excelente.

  16. Votar em político do baixo clero dá nisso. Ele se elegeu mas nunca deixou o submundo político. Eu não votei nele e em nenhum outro. Abstive, simples assim. É querer demais de uma pessoa totalmente incompetente.

    1. Will, bozo passa a rasteira em todos os seus ministros quando nao fazem o q ele manda. De q adianta escolher notáveis se todos tem de emburrecer para trabalhar no nível bozo de acefalia?

    2. Presidente só precisa ter bom senso em escolher os melhores ministros e foi o que ele fez.

    3. Quem não participa da politica, não deveria existir, pois é fácil se acovardar e depois por a culpa em todos

  17. PARABÉNS Senador Alessandro! O senhor, assim como o Gen. Santos Cruz são nomes que poderão vir a ser excelentes opções de Vice Presidentes de #Moro! Façam minhas as suas palavras!

    1. Concordo Maria! Precisamos de pessoas de índole exemplar. Fui totalmente enganado por esse que foi escolhido como presidente!

    2. hipocrisia. o que fez de concreto para o bem do Brasil ? blablablabla

  18. Palavras sábias e ações do senador (um entre 81) que luta pela moralização do país. Certamente não será eleito nas próximas eleições, infelizmente, pois o povo prefere quem os engana. É a pura verdade!

  19. eu quero parabenizar o Senador Alessandro Vieira pelo excelente trabalho no senado, com posicionamentos sempre muito lúcidos. Se tivéssemos mais homens como o senhor no Congresso Nacional haveria esperança de um futuro melhor, mas como "uma andorinha só não faz um verão" continuaremos nessa terra arrasada onde o melhor que podemos fazer pelos nossos filhos e netos é prepará-los para viverem em outro país mais civilizado. É muito triste mesmo as nossa realidade.

  20. Em parte senador. Não é este governo que solta criminosos em audiência de custódia, tampouco relaxa a prisão de corruptos e corruptores. Também não é sua culpa o afrouxamento das leis para beneficiar criminosos condenados, muito menos mantê-los soltos a título das suas garantias. Votei no JB, mas não mantenho a crença de que ele é santo ou virgem num prostíbulo. Os poderes desta república são um lixo, incluindo o “seu” Senado.

  21. Calma aí senador, não é o governo q mantém criminosos condenados nas ruas, tampouco soltam os mesmos a título das suas garantias. A polícia judiciária da União e dos Estados, somando-se os esforços dos membros do ministério público, estão diariamente nas ruas prendendo malfeitores. Não é este governo q enfraquece e afrouxa a legislação para beneficiar corruptos e corruptores, mas tudo, absolutamente toda a sujeira passa pelo malfadado congresso nacional e pelo poder judiciário desacreditado.

    1. Ronaldo, se informe melhor. Aqui fake news nao vinga. A base governista votou junto com o centrão para diversos retrocesssos no combate a corrupção. E nao podemos esquecer do desmonte dos órgãos de investigação q o bozo vem fazendo em seu mandato. Ainda tem o aparelhamento da PF e as indicações petistas para PGR e STF. O bozo se mostrou mais vermelho que muito petista por ai.

  22. O cenário é desalentador. Votei neste presidente por absoluta falta de opção, mas não tenho nenhum orgulho do meu voto. Desencanto total? Agora falta o STF considerar moro suspeito nos julgamentos do lula para termos Lula e Bolsonaro nas próximas eleições. Ambos querem isto.

  23. É muito bom ouvir essas palavras, é triste teremos que começar tudo de novo, porque achamos que teríamos um mandatário com os mesmos atributos as mesmas ideias ,as grandes metas ,para tirarmos o Brasil desse atoleiro corrupto que vem se transformando a muito tempo, mas não podemos desistir, já foram destruídas varias gerações mas a nossa espada de nossa luta contínua,é e sempre será a esperança.

  24. Estou feliz em saber que existe um senador com esse pensamento,pena que não seja do meu estado,Rio de Janeiro,se assim fosse teria imenso prazer em dar-lhes o meu voto.Boa sorte.

  25. Muito bom, Senador. E imaginar que foi eleito no menor estado da federação! Exemplo que poderia ser seguido por tantos outros. Quanto aos "Heróis ou Mitos", acredito que Alessandro se refere à prática política. Fora dela, precisamos dos exemplos de Irmã Dulce, Madre Teresa de Calcutá, Betinho e de tantos outros verdadeiros heróis que vão além do que podem fazer em benefício do outro.

  26. Em Galileu Brecht diz: "1- Pobre do país q ñ tem heróis. 2 - Não, pobre é o país q precisa d herois. 3- Sim é certo. Mas o pior mesmo é o país q precisa mas NÃO TEM heróis." Pq? Pq os çabidões como o $enador aí não suportam a idéia de q ALGUÉM possa ser querido e admirado pela opinião pública. Só.

  27. Um discurso típico de um $enador merdiocre.Pq não termos herois, mitos etc??? Q mal há nisso?Esse é um falso problema - tbém argumento típico da digressão polititica... O problema é q os juízes do $TF só podem ser julgados pelos $enadores q são criminosos contumazes e c centenas de processos sob os cuidados dos seus supostos réu$. Esse "espelhamento" e equilibrio entre juíze$ q são réu$ dos seus réu$ (ou réu$ q são juíze$ dos seus juíze$) é possivelmte um caso único na história Humana. ANOMIA.

    1. Roberto, volta para o esgoto e leva junto o bolsonaro e o lula de tira colo. Tudo porcaria corrupta do mesmo saco podre. O brasil esta nessa merda por causa de mentes obtusas iguais a sua, que idealizam politicos como crackes de times de futebol. Gente mais sequelada essa viu!

    2. Enquanto o mito foi o LULA, estava tudo bem, né?? Todo mundo recebendo o seu por baixo dos panos!!

    3. Típico pensamento de um bozista sequelado. O verdadeiro problema está nos representantes q escolhemos para executivo e legislativo. Executivo escolhe o juiz para o STF e legislativo aprova o mesmo. Um exemplo clássico é essa aberração de kassio fake indicado pelo bozo genocida e aplaudido pelo senado. Olha a grande merda de escolher um cara q se colocou como herói, mito e enviado de Deus.

  28. Parabéns Alessandro Vieira pela sua persistente busca pela transparência política no trato da coisa pública. Acompanho suas declarações que sempre foram lúcidas e compromissadas com as aspirações do povo braliseiro. No entanto, como o Sr. Senador faz parte do "Muda Senado", com 18 ou 20 membros, espero que esse grupo tenha em mente o quão é importante a definição dos votos na eleição da mesa diretora do Senado em fevereiro. Esperamos que esses votos fiquem do lado dos brasileiros decentes.

    1. Perfeito comentário!!! Também concordo e admiro MUITO o Senador Alessandro Vieira! Se puder dar um palpite, aconselho a todos a conhece-lo melhor, acompanhando seu trabalho no Senado brasileiro!

    2. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏concordo na íntegra.

  29. o brasil atual: a OAB não vale mais nada--o lula vendia decisões presidenciais e agora diz "ainda bem que temos um virus mortal"--o atual presidente ignora sofrimento e morte e ignora a ciencia--o poder judiciario com desembargadores vendendo decisoes criminosas-o legislativo com maia e alcolumbre providenciando atuais e futuras impunidades--o povo cansado e desiludido.--JÁ SOMOS UMA VENEZUELA.

  30. Caro Senador Alessandro Vieira, Feliz 2021 e que continue na sua luta por um Brasil melhor. Brilhante essa sua análise do imenso retrocesso no combate à corrupção ocorrido no governo Bolsonaro. É preciso ter muita resiliência para continuar lutando contra as elites corruptas do nosso país onde muitos morrem desamparados. Espero que o Senador não desista, e acredite que seu exemplo é seguido por muitos. Sim, Uma Andorinha Tem Que Acreditar Que Pode Fazer Verão! Um grande abraço, Luciano

    1. Bem lembrado Cátia. Infelizmente não vejo mais demonstrações públicas dessa boa parte do povo brasileiro. Ninguém pode ir para a ruas, mas os panelaços não transmitem o COVID. Infelizmente vejo alguns amigos bolsonaristas dizendo “Bolsonaro teve que se aliar aos políticos corruptos para governar”. Ora, esse era o mesmo argumento que membros da minha própria família dizia do Lula e da Dilma. Ou seja, cada um deles tem seu corrupto para chamar de seu!

    2. Alessandro Vieira não está sozinho. Acompanha-o o grupo Muda Senado. Ainda que pequeno, já representa um começo, e há também o apoio de boa parte do povo brasileiro

  31. Excelente texto, Senador. Expõe tudo que o Brasil precisa fazer para sair do atoleiro em que o metemos com nossas escolhas erradas. O passo primordial é fazer uma limpeza nas casas legislativas e no judiciário, em caráter geral. Sem isso, nada caminhará nesse país e continuaremos nesse passo de caranguejo.

  32. Grande Senador . Bozo estelionatário. Como Lula roubaram o sonho , a esperança. de combater a corrupção . Bozo canalha , farsante ,aproveitou a Covid pra passar a boiada das Leis a favor da corrupção Malditos sejam : Bozo, Flavio Bozo , Lula,,Dilma, FHC e Aecio , Serra e Alckmin Energúmenos

  33. Esse senador é muito lero lero, fala ......fala para os eleitores ficarem com alguma esperança, mas é uma andorinha numa noite de verão ..Nao consegue nada. É una pena..e isto que prega para notar-se algo real é possível se uma profunda reforma politica gie feita, mas sem esses que estao no malfadado congresso.

    1. Caros, o congresso é podre pq os brasileiros escolhem os podres para nos governar. O mesmo ocorre no executivo, elegemos sistematicamente uma quadrilha que institucionalizou a corrupção em solo brasileiro e agora um traidor que se elegeu com a bandeira do combate a corrupção mas q se bandeou para o grupo delitivo dos 3 poderes quando os podres seus e de seu filhos vieram a tona.

    2. A Vossa Excelência como comentário muito bom mas como Senador deixa a desejar não cumpra-se a competência que é art. 52, inciso II da Constituição Federal.

  34. Excelente artigo, o Senador foi extremamente preciso ao falar da corrupção no Brasil e da forma como podemos combatê-la. O melhor Senador entre todos, parabéns!

  35. O senhor pode nos ajudar a sair desse lodo jurídico e político, há uma esperança... SERGIO MORO EM 2022 E VIDA LONGA PARA A LAVA-JATO

    1. A maior ajuda é população ir pra rua e forçar a barra, esses espertalhões políticos tem medo do povo é só forçar a barra forte e continuar que chegaremos a onde é o nosso lugar.

  36. Gostaria imensamente que esse roteiro traçado pelo parlamentar ocorresse de fato, mas não vislumbro sucesso nessa empreitada, as forças contrárias já estão postas

  37. Senador pérola da política . Fez a síntese perfeita da conjuntura . Já o escrevi sobre essa temática ,sem retorno. Tijolo do amanhã...

  38. incentivar pessoas sérias e honestas e sobretudo bem intencionadas a ingressarem na política e nas principais esferas de poder, essa seria nossa libertação dos corruptos e organizados em partidos políticos.

    1. O problema é o nosso sistema politico atual com vários partidos e caciques politicos trabalhando unicamente em seus interesses escusos. São como um câncer maligno, qualquer político bem intencionado, para conseguir fazer politica no brasil, precisa se lambuzar no lodo da corrupção. Precisamos lutar para eleger um presidente e base aliada afinados com o combate a corrupção e endurecimento das leis contra a mesma, para então pensar numa reforma política via plebiscito. O Bozo foi um grande erro.

  39. Os brasileiros de bem precisam começar a valorizar e divulgar o trabalho do GRUPO MUDA SENADO, do qual faz parte o brilhante Senador Alessandro Vieira. Pedro Geraldo

    1. Sou tiète do Muda Senado. Pérola negra da política....

  40. Só esqueceu de combinar com o PCC, CV, STF, SENADORES, DEPUTADOS, GOVERNADORES, PREFEITOS, VEREADORES, JUÍZES, DESEMBARGADORES E mais alguns milhões de corruptos de 1, 2, 3, 4, 5, .........escalões de repartições públicas e estatais.

    1. As vezes eu acho q a vida desse senador é muito triste mesmo, o cara perdeu um enorme tempo para fazer esse artigo e ajudar a esclarecer o povo quanto as regras do jogo e como ele vem sendo jogado contra os brasileiros. Mas ai vem cada comentário idiota q chego a conclusão q o senador se esforçou tanto para apenas jogar pérolas aos porcos.

  41. Excelente retrospectiva com constatações lamentáveis pra o Estado de Direito. O Sr. e senadores como Radolfe Rodrigues, Álvaro Dias e demais do grupo Muda Senado é um alento no pesadelo atual. Imploramos que Vossa Excelência e demais senadores resistam e lutem pra frear o pior governo desde a Constituição de 88. Vergonha de ser brasileira na atual conjuntura!

  42. Nos meus 71 anos só vi um Senador com essa clareza, compreensão, dignidade e honestidade: Jefferson Perez. Que bom seria se tivéssemos mais representantes desse quilate no nosso Congresso! Parabéns Sr. Senador!!! Contamos com sua atuação!

  43. prisão em segunda instância, se sair será para ladrão de galinhas, nunca para político ou ex político ou empresários bem sucedidos.Brasil país da impunidade

  44. parabéns senador , acompanho seu ótimo trabalho, infelizmente o senhor é um ponto fora da curva da região nordeste que não é a única mas infelizmente é de onde saem uma imensa parte dos piores políticos , temos estado que tem 90 por cento dos piores políticos eleitos , um povo sofrido e trabalhador que são sempre manipulados por currais eleitorais e que ajudam sem querer a manter esse quadro , o Sul e sudeste é claro não ficam muito atrás, sem mudar esse quadro estamos fadados ao fracasso.

    1. Está tudo errado amigo Luiz, a começar por esse nordeste fragmentado para acomodar os feudos dos diversos coronéis que fazem o povo sofrer tanto. Daí vem a desigualdade de um Senado que tem o peso muito maior exatamente do nordeste fragmentado e cheio de coronéis ávidos por poder e dinheiro enquanto a fome, sede e miséria os rodeiam.

    1. Com ou sem mandeta, o MS continuaria a mesma merda q é hoje. Impossível trabalhar bem e trazer bons resultados quando o verdadeiro adversário não é o vírus e sim o seu patrão.

    2. Na desta sabe menos que eu sobre o que fazer com uma pandemia num país continental devastado pelos governos anteriores. Se utilizou de sua simpatia e didática para fazer da pandemia um palanque político. infelizmente ter o poder pelo poder, é o resultado do desastre que estamos assistindo há décadas no Brasil.

    3. Gostaria, sinceramente sem ironia, que vc explicasse seu ponto de vista quanto à necessidade da saída do Mandetta.

  45. Ótimo resumo dos últimos anos! Infelizmente Bolsonaro é mais um oportunista. Nos livramos dos PT, em um futuro próximo nos livraremos do mito. Se a maior parte do povo brasileiro decidir seguir as leis e agir de forma honesta, poderemos nos livrar de mitos e heróis.

  46. Este artigo deveria ser aberto aos não assinantes, trata-se de informar a muitos fanáticos por partidos ou políticos como deve-se enxergar opiniões lucidas, republicanas e democráticas.

    1. Seria muito bom e esclarecedor. Eu mesma divulgaria e compartilharia com prazer! Eliana Borges

  47. Senador, gosto muito de sua postura. Se tivéssemos um senado repleto de componentes tipo o Senhor, o Brasil avançaria mais celeremente.

  48. PARABÉNS SENADOR! O SEU TRABALHO DIGNIFICA OS VOTOS E A CONFIANÇA DEPOSITADOS NO SEU NOME PARA REPRESENTAR O SEU ESTADO. QUE O SENHOR CONTINUE LUTANDO PELA DIGNIDADE DO SENADO DA REPÚBLICA TÃO VILIPENDIADO POR PÉSSIMOS POLÍTICOS QUE CONSEGUEM ESCAPAR DA PUNIÇÃO DOS SEUS GRAVES CRIMES E CONTINUAM A TRABALHAR CONTRA OS INTERESSES DE SEUS ESTADOS E DA NAÇÃO.

  49. Chega de Salvador da Pátria, o brasileiro não aguenta mais, então Sr Senador Alessandro interceda junto ao senado a convocação de um plebiscito para o povo, escolher uma nova constituinte para queimar essa maldita CF 88, e das cinzas criar uma nova constituição democrática para todos os brasileiros. Chega de oportunismo da politicagem das emendas constitucionais, sempre em benefício de uma minoria patrimonialista de parlamentares.

    1. Me desculpa Inês, mas vou ter que divergir da sua opinião. Sugerir uma uma nova constituinte com esse Congresso cheio de corruptos, seria um tiro no pé.

  50. Precisamos de políticos desse naipe, pena que no congresso a grande maioria é de corruptos e denunciados pela justiça, jamais apoiaram a lava jato e farão tudo para enfraquecê-la. Esse é o país da impunidade, e o pior de tudo , um judiciário, igualmente na maior parte, com rabo preso com políticos que os nomearam. Que vergonha!!!

  51. Senador, acompanho seu trabalho há anos e tenho esperança de que chegue mais à frente com esta lucidez e o trabalho firme que desempenha. Não nos decepcione!

  52. Adorei o artigo. Muito lúcido ! Também tô com saco cheio de super heróis pé de barro. Quero instituições fortes e incorruptíveis. É sonhar demais? Oxalá, não !

  53. Revolta contra esse circo lamentável! Mas como? O brasileiro não se revolta por não se conscientizar que „o poder emana do povo“, o que leva à acomodação e apatia, provocada por falta de educação básica/cívica. Afinal, o desinstruído é facilmente manipulado pelo mal intensionado, ainda com obrigação eleitoral imposta.

  54. Parabéns pelo discurso do senador Alessandro mas para tal, precisamos educar e politizar a população que são totalmente ignorantes políticos.

  55. Parabéns Sergipe!!!O único estado da federação,que tem um representante decente.Infelizmente uma andorinha só,não faz verão!

  56. O mecanismo é mais forte do que se pensa. Acho muito difícil enfrentá-lo por meio das instituições constitucionalmente implantadas. Se ficarmos esperando solução por aí, várias gerações se sucederão vivendo nesta desgraça.

    1. Estás certo, mas insisto, a solução NÃO é o auto-golpe q o bozismo insiste em emplacar no Brasil.

    1. Uma parte crucial, mas com a ala governistado senado se aliando com PT e Renam Calheiros para levar adiante a agenda em favor dos políticos corruptos fica dificil enxerga resultado daquele antro.

  57. Os diagnósticos são perfeitos. A situação é decepcionante. E a soluçao parece impossível, pois depende dos agentes públicos, os quais não querem m udanças.

  58. É preciso um líder, uma terceira via que represente uma nova e verdadeira forma de tocar esse país com inteligência, energia para fazer e honestidade.

  59. Sim, temos que eleger pessoas sérias , independente e comprometidas com o combate à corrupção . Que amem o país . Depende do nosso voto

  60. “Vereador toma posse por videoconferência a partir da cadeia onde está preso”. Dá para aguentar uma coisa dessas Senador. O que dizer de quem autorizou a posse? E de quem votou nele? E a lei da ficha limpa? Parece que só serve para ser usada no banheiro. Quando vamos ter uma QUEDA DA BASTILHA aqui no Brasil? Ou nossa tradicional “passividade bovina” vai prevalecer?

  61. Parabéns, eu ficaria muito feliz em ter um senador como o senhor no meu Estado que é São Paulo, assim como meu marido ficaríamos orgulhosos de poder votar, parabéns Piauí ai está uma pessoa descente que orgulha uma Nação.

  62. Obg Senador pelo brilhante artigo! De fato,sofremos um duro golpe eleitoral!O governo que elegemos,compromissado com a pauta da anti corrupção,é apenas uma mentira.Os corruptos estão cada dia mais felizes! Continuo otimista,mas confesso que está difícil!

    1. Tanto o comentarista Abel Fernandes e o Senador Alessandro, esse me orgulha pois, sou sergipano, escrevem coisas magníficas e a realidade quase que absoluta da situação corrompida do Brasil. Mas, vamos fazer o que? Como fazer? Senador segure a Bandeira da ante corrupção e nos convoque, o povo sem ter quem articule, não vai fazer nada, a não ser se lamentar. Nós acuda Senador.

  63. Parabéns Senador Alessandro Vieira, realmente não precisamos de mitos e de ídolos . Necessitamos com urgência de políticos com valores universais e humanos. É um alento acompanhar sua carreira, embora árdua e em minoria no Congresso.

  64. Como crer em qualquer mudança como fim do foro privilegiado e prisão em 2a instância, entre outros quando, assim que assumiu seu posto, o novo ministro-falsifica curriculo-plageia teses, enfraquece a lei da ficha-limpa ?

    1. Simples, destronando o trevoso genocida da presidência antes q ele indique mais um ser trevoso para o STF.

  65. Parabéns pela sua estreia na Crusoé! Excelente artigo! Por que o senhor não se candidata à presidência do Senado? Afinal de contas, grande parte do problema do Congresso advém dos presidentes que sentam sobre as pautas que interessam ao país!

  66. Prisão em 2a instância, fim do foro privilegiado, combate à corrupção, bloqueio dos bens dos corruptos e prisão para eles..: isto é o que quero ver acontecer em 2021..

  67. Uma boa análise, Senador, boa proposta...mas como? E principalmente, quando??? Com a corja que se tornou maioria nos três poderes, uns protegendo o outro???

  68. Precisamos de líderes que levem as pessoas para as ruas novamente, não podemos deixar que bandidos mutilem tudo o que conqistamos em prol do combate à corrupção em favor próprio. Precisamos terminar a renovação do Congresso.

  69. Tenho acompanha a ótima atuação desse Sr. Senador. É de políticos assim que precisamos para encaminhar restaurar no Congresso a ética, a moral e o patriotismo.

  70. Excelente posicionamento, Senador, mãos à obra. O Brasil tem gente de bem em quantidade suficiente para mudar muita coisa, só falta uma conscientização quanto ao VOTO FAXINA, necessário para uma renovação ampla no Congresso Nacional. Sem mudança não há esperança.

  71. É o povo que precisa mudar para que o Brasil mude. Enquanto milhares ficarem pacientemente na fila do SUS, na fila da Caixa Econômica, na fila para matricular um filho numa escola pública mambembe, na fila para pegar uma coletivo apertadíssimo, nada vai acontecer de diferente no Brasil. A população precisa mostrar sua repulsa pelo políticos que só prometem e não fazem. A "passividade bovina" que nos caracteriza como povo dócil precisa acabar ou os maus políticos acabam com o Brasil.

  72. Porque o senhor não comentou nada sobre o STF?.O senhor que iniciou a onda do Lava Toga.Como construir um Brasil melhor se dependemos dos senhores para por em prática nossas vozes,e elas são esquecidas?

    1. Vc não seria um defensor do Bozolulão? Diga, concorda ou discorda do posicionamento do senador no artigo acima? Se concorda então é contra a corrupção de Lulas e Bolsonaros. Ou seria apenas mais um gado q mugi frases desconexas atacando a credibilidade de qualquer um q coloque o dedo na ferida corrrupta de seu político de estimação?

  73. É fácil falar sem provas, estava melhor com a esquerda maldita. Rachadinhas só falta estar na constituição, não sobra um.

    1. Pq um rouba bilhões, então é normal e correto q meu político do coração tmbm roube alguns trocados em rachadinhas e funcionários fantasmas? Realmente, a semelhança da esquizofrenia corrupta e idolatrante de mortadelas e bozetes bovinas beira o surreal. Deram os braços e se juntaram no coro em favor da impunidade política.

    2. Discordo! Os parlamentares do Novo têm o compromisso de cortar em, pelo menos, 50% as despesas de gabinete, só contratam assessores mediante processo seletivo e não recebem os auxílios previstos. Além do Novo, existem parlamentares que, isoladamente, também adotaram essas medidas, tais como o Kim Kataguiri e o Arthur do Val. Portanto, é perfeitamente possível ser um político honesto e o fato de haver muitos corruptos não deve servir como justificativa pra roubar, nem salvo-conduto pra eles, ok?

    3. Rachid sempre houve em todos os estados! Agora veio à tona uma prática velhissima da política brasileira ... Quero saber se todos serão desmascarados ou se a justiça será seletiva.

  74. Bom texto. Só trocaria o combate pela desigualdade pelo combate à pobreza. Países socialistas combatem a desigualdade. Países livres trabalham para extinguir a pobreza.

  75. Pra começar, concordo plenamente com o título. Me assusta ler e ouvir a idolatria por Sérgio Moro, inclusive por não ser justo com ele, colocar toda esperança e responsabilidade sobre os ombros de um homem! Até pq as forças contrárias são maiores e não o deixariam governar, seria muito perigoso. O país precisa de união, de projeto de país e isso passa muito longe de personalismo. Antes temos as eleições no Congresso de fundamental importância para resistirmos ao desmonte de nossas instituições.

  76. Diagnóstico perfeito... o que me entristece e me faz pensar que não temos salvação é que após o diagnóstico deve-se estudar alternativas e escolher dentre elas a que mais se adequa às circunstâncias... e ao tentar fazer isso, de forma bem simples, de um cidadão comum, não vejo alternativas... não temos absolutamente ninguém, ninguém mesmo, capaz de aglutinar forças, pessoas, instituições, em torno de um projeto de poder que possa ser implementado e continuado por vários governos.

  77. Excelente texto Senador! Andorinha sozinha não faz verão, deve ser decepcionante estar no meio dessa podridão política, precisa ter estômago para ver tanta malandragem e ser voto vencido. Como mudar um país se não há educação, sou pessimista em relação as mudanças. Um presidente despreparado desses ainda consegue hoje a chegar no segundo turno, o que será desse país?

  78. Senti um certo despeito qto o IDOLATRADO SÉRGIO MORO. Desculpa, mas ele é o gigante. Só não enxerga e aceita quem é pequeno demais. MORO2022.

  79. Terceira parte do comentário. Para combater as raposas e as hienas, precisaríamos ver um processo de impeachment acontecendo no STF. Ao meu ver, o único Órgão que - se atuar conforme o espírito de nossa Constituição - pode reduzir a espinha da corrupção sistêmica de nossas Casas de Leis. Do jeito que hoje está podemos ter, sim, um efeito "Orlof", mas se o Supremo de Fux funcionar a Justiça vai não somente depauperar raposas e hienas como começar a levá -las para xilindró.

  80. (Continuação da parte 1). Diante da situação retratada na 1a. parte, Nenhum Presidente seria unanimidade durante seu mandato. O que temos presenciado nesses dois anos é um processo de DESCONSTRUÇÃO. Da imprensa escrita à mídia em geral robustecida pelas redes sociais é temporada de pedras na "geni". Os maiores beneficiários disso são exatamente os corruptos diante de um Presidente sempre acuado. A solução para o Brasil é muito difícil diante de tantas raposas e hienas no Congresso.

    1. Amigo, a lava jato está tomando um golpe de morte. De q adianta uma lava jato se vemos governo federal, centrão corrupto e esquerda quadrilheira se unindo para modificar as leis de combate a corrupção? A continuar nessa toada, veremos a aberração de uma constituição defendendo a institucionalização da corrupção em solo tupiniquim. Isso para delírio de mortadelas e bovinos retardados.

  81. Estou otimista. Independentemente da cor partidária, a corrente marinha da corrupção reduziu seu fluxo. A Lava Jato cumpriu um bom papel neste sentido, mas ao se encorpar estava ficando como o STF que temos hoje. É sei que ela vai voltar mais humilde, inteligente e eficiente. Para avançar dois passos, no médio prazo não seria prejuízo recuar um passo agora. Com este mesmo Congresso que temos aí há uns 20 anos, nenhum Presidente decente seria carregado nas costas. continua em 2.

  82. O último parágrafo do artigo resume muito bem o meu sentimento. Não podemos ficar esperando por um "salvador da pátria". Nós somos a mudança que desejamos. Sucesso Senador em 2021!

  83. Outro que aponta onde estão os impedimentos para o combate à corrupção, mas deixa o STF de lado. Esqueceram que o STF inventou a oitiva por último do réu não colaborador, para começar a anular as condenações da Lava Jato? E o que fazia a segunda turma com os 2X2? Quando vão entender que esse STF está ajudando a perpetuação da impunidade?

    1. Bem lembrado Ana , e aí o Bolsonaro contribuio em muito pra pior colocando no STF . Um MINISTRO alinhando com o q há de pior no supremo !!

  84. Desejamos que as eleições parlamentares de 2022 sejam uma oportunidade de mudar esse rumo. Para isso temos que ser muitos para trabalhar pela eleição de parlamentares com a visão do Senador Alessandro.

  85. Francisco Obrigado Senador pelas mensagens de esperança mas, infelizmente, o que vemos é um número cada vez menor de políticos comprometidos com o destino do Brasil e dos brasileiros. Do outro lado vemos essa multidão de políticos e servidores que trabalham com afinco na busca de seus interesses pessoais é cada vez maior. Enquanto a educação estiver fora das prioridades do governo não haverá esperança de melhorar essa triste realidade.

  86. Boa análise e boas sugestões. Não precisamos de mitos ou heróis mas com certeza de lideranças sérias e comprometidas com um projeto de país sem corrupção produzindo o bem estar e desenvolvimento da sociedade.

  87. Esse senador do Estado do Sergipe, foi eleito na onda do bolsonaridta, pelo visto o povo de Sergipe está decepcionado com seu trabalho, além de falar demais, mas nada faz. O político brasileiro acha que falar bonito é um sinal de convencer as pessoas que ele é o melhor e esse senador ainda não convenceu o povo porque veio. Basta ter uma idéia que iinfelizmente político no Brasil, só pensa em ser reeleito e povo que se dane. O senador do Sergipe não diferente dos demais.

  88. O senador e muitos bons articulistas sempre apelam para esse nebuloso e difuso "nós" temos que isso e que aquilo mas acaba-se sem uma definição precisa desse modus operandi. Em outro artigo o Juiz da TRF diz a mesma coisa. Antes, havia a pressão das ruas, fechadas pela pandemia. Daí a desenvoltura ainda maior de roubalheira. Agora há que se definir e propor métodos e ferramentas de ação mais objetivos. A teoria está ficando obvia e repetitiva.

  89. Admiro a posição política deste senador , excelente artigo só que o mais duro de ler foi que o senado apoiou Kassio. Que tal começar uma campanha para que o senado seja mais criterioso nas sabatinas para ministro do supremo como também uma emenda para acabar com o cargo vitalício, dez anos e de bom tamanho.

    1. Concordo plenamente com suas ponderações. Há que se mudar esse tenebroso status quo. Entra governo, sai governo e tudo continua como sempre foi.

    2. Essas são pautas defendidas pelo muda senado. Ocorre q o muda senado se tornou minoria no Senado depois que o governo federal começou a usar a base governista no senado para proteger e alimentar esquemas corruptos dos tubarões da corrupção naquele antro. Quem nao se lembra dos dolares entre as nádegas do senador cagão amigo do Bozo e que tinha o sobrinho bozista namorido do Carluxo como assessor?

  90. Senador, o senhor é uma das vozes lúcidas que prega no deserto. O desqualificado nomeado ministro do do STF foi aprovado no Senado por esmagadora maioria. Porque será?

  91. o governo do jair traidor é:ministério da saúde ,general PAZZO--min. da economia paulo TASCALOROTA--direitos humanos , jesus no pé de goiaba--ciencia e tec, "astronauta" anita, vulgo risadinha--casa cilvil , gen MARIA FOFOCA--no meio ambiente minstro passa boiada.etc...

  92. Obrigada senador pelas palavras de alento é esperança. Precisamos de homens como o senhor em nosso parlamento. Espero que a sociedade aprenda a dar o real valor ao grande sacrifício imposto à sociedade. Que 2021 venha!

  93. Não há maneira melhor de entrar em 2021 do que pela porta voltada para o norte que buscamos. Sigamos por ela, Senador, e que sejamos seguidos por uma multidão cada vez maior e mais esclarecida.

  94. Este senador é o exemplo do que o senado deveria SER, sou fã dele e gostaria que o Senado tivesse mais alguns homens como este BRIO e descência. Espero que o MUDA SENADO Indique nomes para que a população possa RENOVAR A PARTE PODRE DO SENADO.

  95. Senador, é sempre um alento tomar conhecimento de suas opiniões, em contraste com uma maioria de "homens públicos" que só atuam no interesse próprio, desrespeitando seus eleitores. Promessas de campanha não cumpridas podem até ser aceitáveis, mas quando um político atua na direção OPOSTA àquela que o elegeu, demonstra claramente o cinismo e o pouco caso com que lida com a democracia. Não seria o caso de elevar o ESTELIONATO ELEITORAL a crime, se PROPAGANDA ENGANOSA já se inclui nesse rol?

  96. Esse Senador imbecil diz que o Governo Bolsonaro faz marketing de suas ações governamentais. Uma pergunta fica. Em que jornais o governo de Bolsonaro faz marketing? O povo vê o trabalho do seu Presidente e, logicamente, lhe dá apoio sem necessidade de usar a grande mídia. Esse governo não paga propaganda. O trabalho é visto pelo que é feito em prol do povo.

    1. O Ivanildo até para ser imbecil tem limite. Lê o brilhante texto com atenção seu jumento pega.

    2. Ivaldo, se você pesquisar no Google, vai encontrar várias matérias mostrando o aumento das verbas de publicidade do governo desde 2019 e quem é que está recebendo. Vou deixar só uma aqui pra você, como exemplo, tá? https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2019/04/15/gastos-publicidade-governo-bolsonaro-crescem-r-755-mi-record-lidera.htm

    3. Ivaldo, tira os antolhos que cobrem a sua vista e verás um governo federal repassando polpudas verbas federais para propagandas governamentais nos diversos jornais e midias q o Bozo arrota serem opositores ele. Globo, Folha, Estadao e muitos outros estão faturando muito com o Fabio Faria de ministro. Tudo para serem bem suaves e brandos quando se trata de fazer reportagem sobre o bozo. A mesma tática da quadrilha vermelha quando estava no poder. Por isso a Crusoé é considerada uma ilha.

    4. Vc está muito mal informado. Inclusive ele ficou de acabar com a TV do Lula e no entanto se utiliza dela fortemente com o dinheiro do contribuinte. Ele retirou dinheiro da Globo e deu para outra emissora amiga. Tiramos o PT e ganhamos outro PT.

  97. Sinto muito, muito mesmo, mas não acredito em nada disso. O ciclo Senado safado com STF corrupto não se rompeu. Ao contrário, acabou de ser fortalecido.

    1. Quer fortalecimento maior do q um governo eleito na esteira do combate a corrupção e agora usando todo o aparato federal para cooptar exatamente os tubarões da corrupção no Senado, na Câmara e no STF? Só muito bovino sequelado para nao ver q o filho senador do presidente está totalmente alinhado com Renan Calheiros e Gilmar Mendes no Senado, tanto é q o muda senado tem sido sistematicamente tolhido exatamente pela base governista federal q se aliou com a quadrilha vermelha corrupta.

    1. Como muitos tive grande esperança em Bolsonaro no combate à corrução. Mas não era nada disto. Ele já trouxe para o governos seus corruptos de estimação... a esperança se foi!

  98. Peeerrrfeito, DR. ALESSANDRO VIEIRA, exatamente como tem sido rotineiramente a íntegra e brilhante conduta de VOSSA EXCELÊNCIA no Senado!!!! É sempre um imenso alívio constatar a atuação de PESSOAS HONRADAS, PROBAS, LÚCIDAS, CÔNSCIAS, INTELIGENTES, COMPETENTES E VERDADEIRAMENTE COMPROMETIDAS com a NOBRE FUNÇÃO DA REPRESENTATIVIDADE!!!!

    1. FELIZ GERAL ANO NOVO DE FATO NOVO, SENADOR ALESSANDRO VIEIRA!!!!

    2. Claro que mudaremos os rumos da NAÇÃO PARA UMA BRILHANTE TRAJETÓRIA DE ORDEM E DE PROGRESSO, com CIDADÃOS DE PRIMEIRA GRANDEZA como VOSSA EXCELÊNCIA, que não são mitos - não os queremos - mas que SÃO SIM VERDADEIROS HERÓIS NA LUTA CONTRA a criminalidade que assola institucionalmente o NOSSO PAÍS.

    3. Essa fato nos dá esperanças e ameniza o estado de total perplexidade por, tendo pessoas tão espetacularmente conscientes, sérias, nobres e competentes no país, termos chegado a abrigar nas importantes funções do Estado uma numerosa subespécie criminosa que nos leva ao retrocesso da barbárie plena de predação das instituições e, de inomináveis covardias contra a população, atirando-a à miséria, à desorganização social e ao genocídio!!!!

  99. Senador Alessandro, obrigada pela sua lucidez e perseverança! Continue assim! Desejo força e capacidade de influenciar outros colegas no Parlamento. Parabéns!!

  100. Belo artigo e um ótimo senador! Infelizmente o próprio partido muitas vezes joga contra o seu político. O fazer politica honesta no Brasil de hoje é uma verdadeira via crucis, desejo votos de sorte para as pautas defendidas pelo senador.

    1. Parabéns desembargador Abel. Parabéns Senador Alessandro Vieira. Pessoas como vocês nos trazem algum alento. Dr Moro 22 com vocês juntos !!!!

    2. Texto muito bom. Precisamos de mais políticos com este mesmo propósito. Parabéns Senador. Sergipe está bem representado.

    3. Senhor Mario, se nunca tinha ouvido falar neste Senador, por onde estiveste ? Em outra galáxia ? Só uma notinha: ele tentou incansável e insistentemente abrir a Cpi da Lava Toga por 3 vezes. Data venia, mas o senhor está precisando se informar.

    4. Nunca tinha ouvido falar neste senador, mas me pareceu excelente. Tem cara, inclusive, de gente boa. Vamos parar de demonizar todos os políticos e vamos nos implicar no contexto do país. Nós- o povo - que o elegemos.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO