Adriano Machado/Crusoé

Procuram-se lideranças

01.01.21
Sergio Moro

A virada de ano é tempo de reflexões sobre o passado e previsões sobre o futuro.

O ano de 2020 foi marcado pela pandemia de Covid-19, que, infelizmente, ainda não foi resolvida. Embora tenha afetado o mundo de forma trágica, no Brasil o problema foi agravado pela postura errática do governo federal. Dois ministros da Saúde foram substituídos. O atual, o general Eduardo Pazuello, embora competente na área militar – o que pode ser ilustrado por sua atuação na Operação Acolhida – não é especialista na área da saúde e tem tido a sua atuação limitada por sucessivas intervenções pouco racionais do Palácio do Planalto.

A postura negacionista do problema e de sua gravidade, além da transferência da responsabilidade aos demais poderes ou aos governos estaduais e municipais, têm sido a marca deixada pela Presidência no enfrentamento da pandemia. Uma liderança nacional, que coordenasse as ações dos diversos agentes públicos e privados, seria fundamental no enfrentamento da maior crise sanitária desde a gripe espanhola. Mas ora convivemos com o vácuo de liderança, ora com a proposição de soluções erradas.

Como ponto meritório, a instituição pelo governo federal de um programa temporário de auxílio emergencial evitou que a recessão fosse maior do que o previsto e minorou as consequências econômicas e sociais das políticas necessárias de distanciamento social. Há, contudo, dúvidas sobre as consequências futuras do auxílio, uma vez que implicou em acentuado acréscimo da já elevada dívida pública brasileira, o que poderá obrigar o governo a adotar políticas de ajuste fiscal ainda mais duras nos próximos anos.

A crise abriu espaço para gestores de vários estados e municípios se destacarem em iniciativas para o controle da propagação do vírus e para o atendimento dos infectados. Sobressaíram-se, especialmente nos últimos meses, as ações do governador de São Paulo, João Doria. Embora acusado de fazer uso político da crise, ele adotou medidas para importar e produzir uma vacina possivelmente eficaz para a Covid-19 e motivou o governo federal a abandonar o imobilismo em relação ao tema, que é de abrangência nacional.

No campo que me é caro, de prevenção e combate à corrupção, segue-se a tendência desde 2018 de esvaziamento da Lava Jato e de enfraquecimento dos mecanismos institucionais que permitiram desde 2014 a redução da impunidade da grande corrupção. Enquanto estive no governo busquei enfrentar essa tendência, mas o sucesso tornou-se impossível sem o apoio e até mesmo contra a vontade do Planalto. Após minha saída, pautas importantes, como o restabelecimento da prisão após a condenação em segunda instância, foram completamente abandonadas.

Poucas lideranças estão no momento preocupadas com essa pauta, como o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, e alguns outros ministros da Corte. O ciclo virtuoso iniciado com o julgamento do mensalão, passando pela Lava Jato e pela aprovação de alguns dispositivos legislativos, como a lei das estatais e da nova lei das agências reguladoras, parece ter se encerrado. A responsabilidade é de muitos, mas não é possível ignorar a parcela que cabe ao Planalto.

No momento em que se discute a presidência para os próximos anos das casas do Congresso, deveríamos cobrar dos candidatos o compromisso com a votação dessas pautas, ainda que, em alguns casos, isso pareça ser bem improvável considerando o histórico de postulantes. E deveríamos também defendê-las, assim como faz o autodenominado grupo Muda Senado, que, destacando-se positivamente, permanece firme na agenda ética e anticorrupção.

A energia cívica despertada pelo combate à corrupção nos anos anteriores a 2019 foi desperdiçada exatamente quando esperávamos alcançar um novo patamar de integridade em relação aos costumes políticos e governamentais. Há alguma esperança de que essa força permaneça latente e, no momento certo, possa retomar um papel fundamental. Também merece destaque o setor privado, que, independentemente da postura do mundo político, continua investindo em políticas de integridade, seja por ter sido despertado pela Lava Jato ou por perceber que se trata de mudança também exigida pelos novos padrões internacionais de realização de negócios.

Democracias consolidadas dependem de instituições fortes e cidadania ativa, principalmente. Mas o papel da liderança certa é igualmente fundamental, o que é ilustrado pelas frustrações dos últimos anos.

Então, não há muito o que comemorar em relação a 2020. Para 2021, a grande esperança está na solução definitiva para a Covid-19, que reside na vacinação em massa de toda a população. O novo ano também pode fazer com que as lideranças e potenciais candidatos despertem para a importância de se retomar a agenda anticorrupção, se não por vontade própria, então por receio das urnas. Temos que ser sempre otimistas e esperar por tempos melhores, com menos propaganda enganosa e mais verdade.

Sergio Fernando Moro é ex-juiz da Operação Lava Jato e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública.
Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Dr Moro, fomos traídos no nosso voto e como dito no seu texto há um vácuo de lideranças. Na verdade esperamos q o Sr defina de vez sua posição como candidato à presidência. Não temos ilusões q a pauta q o Sr defende só irá adiante com um líder da sua estatura. MORO22.

  2. Mais um artigo para ser emoldurado e sempre lembrado. Parabéns pela clareza e objetividade do texto! Sérgio Moro é um grande nome para 2022 e vem demonstrando, a cada artigo, estar se preparando. Não para ser salvador da pátria, como, infelizmente, a maior parte dos brasileiros vive torcendo para aparecer a cada 4 anos. Mas para juntar outros nomes de notório saber e conhecimento em gestão e execução para promover uma verdadeira reviravolta (para o progresso) para este eterno 'país do futuro'.

  3. Bom dia, Sergio Moro. FELIZ ANO NOVO para você e sua família! Que 2021 lhe traga saúde e paz! Continuamos muito orgulhosos de você, da sua história! Discordo sobre o pazu: a vaidade dele não tem limites!

  4. Sérgio Moro, parabéns pela coluna. Um oásis de sensatez e ética em meio ao deserto de virtudes de nosso país.

  5. Sergio Moro em 2022? Vocês estão à procura de outro salvador da pátria? Moro tinha todas as condições para continuar trabalhando como juiz federal e decidiu deixar a magistratura para aceitar o cargo de ministro do governo Pinóquio. Moro DEU CREDIBILIDADE ao governo do Pinóquio. Moro AJUDOU o Pinóquio a nos fazer acreditar que seu governo seria melhor e que respeitaria a Constituição Brasileira. TUDO MENTIRA. Sergio Moro também é responsável pelo caos em que o país se encontra.

    1. Dá.Silvana ! Entendo perfeitamente seu desabafo contudo o Dr Moro quando se apercebeu que seu projecto anticrime não avançava e que o Pinóquio (como a DaSilvana bem definiu) trabalhava para sabotar (por motivos que o de Moro nos ajudou a descobrir) o nosso caríssimo ex Juiz simplesmente demitiu-se e não se deixou cooptar! O caos se deve ao Pinóquio em quem a maioria dos Brasileiros votou.

  6. Esse sim, tem compromisso com o Brasil!! Será um grande nome para 2022! O Brasil precisa de Homens desse calibre para nos colocar no trilho de esperança!! Em 22 contamos com o Sr!!

  7. Parabéns Ministro. Concordo que devemos cobrar dos futuros candidatos ao Congresso o compromisso com a votação das pautas aqui abordadas.

  8. Ralmente estamos precisando de lideranças que se preocupe com os verdadeiros problemas do Brasil e de sua população e, não só com a defesa incondicional da sua família adulta!

  9. Em meio a tantos grunhidos, gemidos e latidos (perdão, cães) que a gente se acostumou a ouvir em setores da imprensa, e na declarações emitidas (vomitadas?) pela maioria dos representantes dos três Poderes do país, como é revigorante ler um texto que nos encanta tanto no conteúdo e na forma. Obrigada, Dr. Moro.

  10. Sr Moro, concordo plenamente com suas colocações, porém não vislumbro uma saída pra tal situação em que vivemos, um presidente que vive fazendo piadinhas com a pandemia, um legislativo podre, um judiciário fortes amarras com politicos e empresários, fica impossivel!!! Mesmo que entre estes existam os que não concordam com o mal feito, estão se omitindo, não se levantam contra os demais! É triste demais.

  11. Aplaudo seu otimismo, mas infelizmente não descortino no horizonte motivo que me leve a crer que haverá alguma melhora do país, pelo menos em futuro próximo. A pandemia, além de nos trazer dor, sofrimento, morte e ruína econômica, provocou um efeito colateral igualmente deletério: os cidadãos responsáveis que anseiam e lutam pelo aprimoramento das instituições, estão impossibilitados de ir às ruas manifestar-se. Minha única esperança é sua candidatura ao próximo pleito presidencial #MORO2022

  12. Dr.Moro! Seus artigos são auto explicativos e ao mesmo tempo reveladores de seu bom senso e retidão de carácter ! Assim como O dr Moro neste governo não faria Verão temo que o Dr.Fux seja imobilizado pelos Bandidowskis/mendelisco e Fofolis ....! Continue firme pois Líder Serve...não se serve dos outros! Feliz 2021

  13. Estamos à procura de novas lideranças, que tragam à tona a luta contra a corrupção generalizada. Infelizmente, a cada dia, mais me convenço que Brasilia está plantada em local estratégico, para falcatruas, malandragens, corrupção e toda sorte de delitos. A nossa Capital é distante demais da maioria do povo brasileiro. Todos os envolvidos já perceberam que a força do povo está dispersada entre os fanáticos de esquerda e de direita, E os honestos não têm vez e nem voz. Perderam a vergonha !

    1. Não esqueça que a corrupção é no país todo, veja o exemplo do Rio de Janeiro. O Congresso é a cara do Brasil. Brasília é apenas mais uma cidade.

  14. Partilho do seu otimismo e esperança. Porém, me preocupa muito a guerra suja que será travada na próxima eleição presidencial. O MINTO usará todo o aparato institucional para intimidar seus adversários. #LavaJatoSempre

  15. Moro, como sempre, lúcido, pragmático, honesto com seus princípios e valores, e disposto a lutar por algo que acredita. Estou com você Moro. Uma voz, ainda que no deserto, que insiste para que o seu som não perca no vazio do ostracismo desse desgoverno.

  16. Dr. Moro, parabéns pelo artigo abrangente e coerente, mostrando equilíbrio e isenção. Somente um detalhe: João Dória, além de fazer proselitismo político com a vacina, está adquirindo vacina chinesa de qualidade duvidosa (não foi aprovada na própria China) e a custo estratosférico, muito acima dos preços praticados pelos laboratórios americanos e ingleses, que são extremamente capitalistas, auferindo lucros fabulosos com sua produção farmacêutica... Há algo de muito errado com o Sr. Dória!

  17. Mesmo ?! O ilustre e celebrado dr.Moro está à procura de lideranças para fazer seu timaço ?! Só por este motivo a pergunta é pertinente . Porque é impensável seja por outro motivo . Você entre todas, e felizmente existem , é a liderança mais desejável para por o país nos trilhos .. Na lista que tal incluir Carlos Fernando Lima no MJ, Daltan na PGR , Mandetta no MS, só pra começar porque o espaço é curto !! E claro , mulheres brilhantes somarão e no rol , muitas opções também !!!

  18. Será que seria melhor nadar na praia e ir ao encontro dos banhistas ou todo dia se reunir para dar explicações diárias ao povo brasileiro sobre o combate à pandemia. Logicamente, o Mandrião não tem tempo e disposição para tal tarefa. Faltam lideres mas sem não houver uma pedra no seu caminho (o STF) o articulista da hora poderia assumir esse compromisso com o povo brasileiro. Estamos juntos. Moro.

  19. Agora que voltei a ler a revista, fiquei vários meses sem querer saber de notícias políticas, apenas me especializando na minha nova profissão. Tive um pouco de espanto ao ver um leve elogio ao governo Doria. Ainda assim, lhe considero um dos maiores responsáveis pela agenda anti corrupção desse país e no que se refere a esse assunto, realmente, não houve avanços, só retrocesso.

    1. .....a continuar...." Passem a ler ,entender e comentar criticamente " Muito obrigado

    2. Parabéns Sr."P.Bozo"! Sua leitura do artigo e análise crítica aos pontos levantados pelo Dr.Moro estão corretissimas. Obrigado por sua assertividade talvez assim alguns mal intencionados pslassem a ler ,entender e come

    3. O elogio foi específico ao trabalho do doria en prol de uma vacina. Elogio pontual, acertado e correto. Estou gostando desse Moro que não alimenta o fla-flu ideológico idiotizante e parabeniza a pessoa pelo seu merecimento, seja de qual time for. Um verdadeiro estadista tem o dever de lidar com todos, incentivar e ssr o exemplo do "fazer a coisa certa sempre!". Estranho seria ele elogiar o bozo q diz q a mascara nao proteje nada e q a vacina vai transformar o povo em jacaré.

  20. Moro acha que doria esta se mostrando um lider ao aumentar o icm sobre remedios??? Menos Moro vc só pode falar em como destruir uma liderança pois é o que vc tem feito com a liderança que vc ja foi

    1. Sr.Fernão ! Leu e não entendeu ....pecado pois ter-se-ia livrado da sonora cusparada que levou! O Dr.Moro nunca foi liderança ,mas demonstrou que tem arcabouço para enfrentar os Mitos e colocá-los no lugar que merecem....Cadeia! O Dr Moro paulatinamente vai transformando-se em Líder e esse padrão nós nunca tivemos nestas ultimos 40 anos...e muito menos agora!Liderar é servir e não servir-se do povo que o elege...entendeu Sr Fernão?

    2. Gadinho esquizofrênico, sempre vocês para desvirtuarem e distorcerem tudo né? O elogio ao Doria foi pontual, no quesito esforço para se obter uma vacina. Quanto ao aumento de impostos, eu respondo na mesma moeda (e nao é para defender o Doria), o q o bovino acha da isenção de imposto para compra de video game quando a inflação, miséria e desemprego bate a porta, ao invés de isentar produtos da cesta basica? Va mugir no cocho! Bovino repugnante!

  21. Se fosse por mim o Senhor seria eleito presidente do Brasil. Quando chegar em 2022 quero ver este que canta hoje de galo.defendendo ainda filhos e amigos bandidos.Fora Bolsonaros

  22. Caro Dr. Sérgio Moro. Feliz 2021 e que o Sr. Esteja cada vez engajado e resiliente na luta contra a corrupção. Eu, assim como o Sr., acreditei que o governo Bolsonaro iria combater esse câncer de parte significativa da sociedade brasileira conhecido como Corrupção. Puro engano, e pior, o câncer se alastrou ainda mais nas esferas dos três poderes da “república” brasileira. Precisamos mais do que nunca de mais um sacrifício do Dr. Moro. Que Deus lhe proteja e a sua família!

    1. Disse tudo. Sigo Mouro, liderança que o Brasil precisa.

  23. Novas lideranças: Dr. Sérgio Moro, General Santos Cruz e Governador Dória. Vamos pensar, discutir e refletir sobre o Brasil em 2021 e 2022, para votar certo nas eleições de 2022. Não podemos deixar nos enganar novamente.

    1. precisamos voltar a discutir a prisão em segunda instância urgente.

  24. Feliz Ano Novo! Esperamos que o senhor volte para o Governo com um novo Presidente . Acho que o senhor é uma pessoa admirável!

  25. Sérgio Moro, sempre seguro de suas convicções, saiu desse “desgoverno” por discordar das safadezas que eram urdidas no palácio. Tudo começou com as rachadinhas de Flávio Bolsonaro, depósitos na conta de Michele, movimentações escusas de Fabrício Queiróz, apoio de Roberto Jeferson e dos políticos do Centrão, liderados pela nata dos partidos, como Arthur Lira e Ciro Nogueira do Progressistas.

  26. É difícil ter esperança no combate à corrupção rígido neste País, considerando as figuras q estão no poder e continuam com apoio popular forte. Brasileiro não aprende q o voto é a única arma possível de mudar o Brasil. Investiguem, pesquisem e tenha consciência nos candidatos q escolhem.

  27. Obrigada Dr. Sergio Moro, sempre se expondo corajosamente na defesa da ética, do interesse público! Sinto falta das manifestações do Dr. Joaquim Barbosa, outro ícone na luta contra a corrupção. Juntos, poderiam unificar a voz do "basta"... Esperamos que com a vacina possamos voltar às ruas contra esse ser amaldiçoado que tomou o Planalto para si e seus filhos milicianos. E, no meu caso, paulista que sou, embora reconhecendo todos os defeitos e erros do Dória, ele nos trouxe a vacina.

    1. Sr João! Está muito claro que o Sr João não sabe ler ou não entende por algum ou vários problemas neurônios! Enfim devolvo-lhe as palavras de "Infiltrado" e" toma lá dá cá" que caiem perfeitamente b em seu Mito! Saia do gabinete do ódio e do devaneio do Fake e por gentileza comporte-se e participe como alguém que deveria merecer nosso respeito! Desejo-lhe que 2021 lhe traga alguma luz!

    2. Conversa mole, morreu o Sérgio Moro para presidente do Brasil, é tipo de político infiltrado pelo PSDB com a política do toma lá dá cá.

  28. Moro, enquanto juiz fez um trabalho louvável no combate a corrupção. Quando passou a ser ministro, a mosca azul do poder embaçou a sua postura, e após a sua saída do governo faz uma oposição a um governo que não rouba e dentro da atual realidade tem entregado serviços úteis ao Brasil. Lamentavel ...

    1. Sr Jorge! Acredito que o Sr é razoavelmente bem informado..mas afirmar que este governo não rouba!!!!!!Porque Confundir mordida de Mosca Azul com o projecto Anticrime que atingiria os corruptos deste País em Cheio.!O Actual Presidente e seus Filhotes e os Centrões temerosos que estavam que em vez de Palácios lhes fosse indicada a Cadeia sabotaram o projecto Siga os indicados ,os escolhidos ,os centrões e Filhões que são o espelho do mandatário e vai encontrar o vil metal ...até na Cueca!

    2. Jorge, Fernao e principalmente Carlos. Melhor morrer do que trair seu eleitorado e fazer exatamente o que o poste do lula disse que faria se eleito. Bolsonaro está governando para o PT.

    3. Perfeito comentario Jorje concordo com vc integralmente

    4. BOA TARDE!!! MORO e uma possibilidade, quero acompanhar onde vai se posicionar, centro, centro dir etc...com relação ao atual governo, foi colocado em uma sinuca, pois meche em coisas que nunca tinham sido tocadas, atualmente esta modo sobrevivência so isso explica sérias escolhas. minha opinião

    5. Pesquisa a biografia do Lira para não comentar besteira. O PT foi um rato exposto a uma queijaria. Bolsonaro era um rato que tinha um queijo pequeno, o seu gabinete de deputado. Mas para mim o que vale é a natureza do rato. Não acredito que esses movimentos do Bolsonaro como: colocar na PGR o Aras no STF o Kassio Marques, se aliar ao Centrão, o de alguém querendo companhia para ir a missa ou culto..O que você acha disso tudo?

    6. Jorge, Moro teve a grandeza moral que cobramos de nossos políticos. Mesmo precisando trabalhar para ajudar a sustentar a sua família, decidiu que não podia compactuar com a intenção do governo de interferir na PF. Corrupção! Explica para mim ou pede para o Bolsonaro explicar, os cheques depositados na conta da mulher dele. Vc é ingênuo ou um idiota útil? Hoje o amigão do Bolsonaro é o Roberto Jefferson, preso no Mensalão. O candidato dele para a presidência da Câmara é o Lira.

  29. Parabéns Moro !!!! Governo se elegeu com a bandeira de combate a corrupção., porém para se manter manter no poder e limpar a sujeira dos filhos, se juntou aos porcos , corruptos do Centrão e a banda podre do STF. Lamentável !!!!

  30. Parabéns novamente por seu artigo. É aquela histórica né, não existe vácuo de poder por muito tempo, logo aparece um para suprir este vácuo, seja para o mal ou para o bem.

  31. Para que Moro possa implementar um bom trabalho em prol do Brasil, é indispensável que o congresso sofra mudança considerável. Para tanto, devem surgir candidaturas boas no partido ou na coligação em que estiver. Do contrário, será um cais, pois Moro não se submete a bandidos. Que outros homens de bem (como Major Olimpio, por exemplo) formem essa corrente.

  32. Dr Sérgio Moro continua a ser a voz simples e direta do bom senso . Reflexões de um verdadeiro homem público ! Infelizmente, temos na PR um incompetente e estelionatário eleitoral. Urgente se faz a reação do Congresso Nacional neste ano, pois o povo brasileiro de bem está no limite da tolerância nessa pandemia do caos criado pelo ser na presidência.!

  33. Este é Sergio Moro, última trincheira contra a impunidade. Mas a impunidade está voltando, graças a petistas e bolsonaristasm e precisamos reagir. Sergio Moro 2022 !!! Imbatível !!!

  34. Gostei do comentário do Dr. Sergio Moro, falando verdades nuas e cruas que antes estava sendo mais reticente. Acho que cutucaram a onça com vara curta. Obrigado cidadão Mendonça.

  35. Que seja dada mais visibilidade aos defensores da coisa pública. Entre os ministros do STF, aos participantes do Muda Senado...

  36. Que o ano de 2021 traga paz, harmonia, saúde, grandes realizações, prosperidade e proteção Divina para o Dr. SERGIO MORO e seus familiares. FELIZ ANO NOVO !!! Pedro Geraldo

  37. Eu começo o ano totalmente desiludida e sem esperança ! Brasil, se não houver uma mudança radical, vinda de fora da estrutura de poder, não terá qualquer condição de melhorar! #Moro2022

  38. Felizmente, o colunista, Sérgio Moro, introduz neste artigo assuntos diversos à corrupção, sua especialidade. Penso que isso é muito positivo a quem já é, como ele, uma liderança nacional . Parabéns!

  39. Acho sim, uma liderança que pense no País, nos diversos segmentos, e não favorecendo algumas classes ( F. Armadas por ex.)

  40. DR. MORO, COM TODO RESPEITO, NÃO VEJO NECESSIDADE DE PROCURAR LIDERANÇAS. ELAS JÁ EXISTEM NO BRASIL, COMO MOSTRA A LISTA FEITA PELO LEITOR RAIMUNDO. O "DREAM TEAM". ESSAS LIDERANÇAS PRECISAM MOSTRAR A CARA PARA ENFRENTARMOS ESSE VERDADEIRO DESASTRE AMBULANTE QUE É O ATUAL PRESIDENTE E POSTULANTE A RE-ELEIÇÃO EM 2022. PRECISAMOS DESSAS LIDERANÇAS JÁ! APROVEITANDO A PRESENÇA DELE NESTA EDIÇÃO, EU ACRESCENTARIA À LISTA O SENADOR ALESSANDRO VIEIRA COMO PRESIDENTE DO SENADO. SONHAR NUNCA É DEMAIS!

  41. Dr. Sérgio Moro, esteja pronto! Você é a Liderança que o Brasil precisa e terá um papel fundamental na reorganização do País e na retomada de um agenda positiva de desenvolvimento, boas práticas e crescimento sustentado.

  42. Dr Sérgio Moro, a nação espera muito de V Sa. Seu nome é o que nos unirá em torno da esperança de um novo horizonte. Não adianta! Seu destino está traçado.

  43. Dr Moro, é bom já ir pensando em formar um grupo de sustentação para sua eleição a Presidente em 2022. Caso contrário, vai ter que baixar a guarda pra corrupto ou renunciar. Contamos com o sr, mas tbm não queremos lhe dar mais um prejuízo.

  44. Dr. Sérgio Moro, Presidente. Senador Álvaro Dias, vice-presidente. Dr. Paulo Hartung, Casa Civil. Dr. Deltan Dallagnol, PGR. Dr. Gustavo Loyola, Economia. Dr. Gustavo Franco, BC. Dra. Maria Sílvia Bastos Marques, Planejamento. Dr. Pérsio Arida, Petrobras. Dr. André Lara Rezende, BNDES. Dr. Armínio Fraga, Privatizações. Dr. Dimas Covas, Saúde. Dr. Mozart Neves, Educação. General Pujol, Defesa. Dr. Carlos Fernando dos Santos Lima, Justiça.

    1. Uai Raimundo, se Moro não candidatar meu voto é seu!😃

    2. Uau! que timaço! Só falta combinar com os partidos e com o candidato à presidência, pois são as negociações entre esses dois que resultam na composição do governo uma vez que sem apoio do Congresso parece que ninguém consegue se manter...

    3. Parabéns Raimundo! Você conseguiu fazer uma lista de excelente qualidade! Todos os citados podem promover o Brasil p um outro padrão de desenvolvimento econômico, social, educacional e moral! Como já foi dito aqui, este seria o nosso “Dream Team” se não fossem os tremendos obstáculos a serem superados por uma parcela significativa da população, q vive das sobras das migalhas das mesas dos donos do podre poder. Infelizmente, chegamos muito perto de ver o nosso sonho realizado c o Exmo.Sérgio Moro

    4. Ótima iniciativa! A CRUSOE pode e deve ter um papel importante trazendo para os assinantes, nomes de políticos preparados e alinhados com o combate à corrupção. Em 2021 vamos começar a falar dos bons!

    5. Não adianta ficarmos encantados com “Dream Teams”. Se não formos para as ruas, de forma pacífica, apartidária e sistemática, exigir medidas drásticas anticorrupção, pressionando os berçários dos ladrões, legislativo e executivo, e a usina de desvio de recursos públicos, o executivo, qualquer “team” vai ficar no “dream”. Depende de nós e já sabemos o caminho. Sem ação não há reação. Exijamos imunização em massa e vamos às ruas.

    6. Parabéns Raimundo. Realmente você montou um time dos sonhos. É isso aí Raimundo, se podemos imaginar um Brasil melhor, podemos construir um Brasil melhor. Estamos juntos.

    7. Presidente, Dr Sérgio Moro. Dr Carlos Fernando dos Santos Lima, Min.da Justiça ou STF e dai estará montada toda uma cadeia de "homens" íntegros.

    8. Raimundo, que lista bonita, que os Anjos digam Amém. Parabéns a você e aos demais.

  45. O desgoverno Bolsonaro é um pesadelo ainda longe de acabar. Espero que a iniciativa privada se mobilize e possa dar a resposta que o governo federal não deu e não dará. Neste momento de luto, além da ineficiência em reagir e mobilizar as pessoas para evitar aglomerações, o presidente dá o exemplo às avessas, mostrando total alienação à realidade e a dor das pessoas. Chega a ser surreal.

  46. Qual Moro escreve isso? O ex-juiz da Lava-Jato? O homem que apostou num governo sabidamente acéfalo? Ou o possível futuro candidato? Há posicionamentos no texto meramente políticos, como a boa referência a Dória quanto a vacina, mas sem lembrar o quanto ele vai mal em quase tudo. Moro aqui não é só um colunista. É um homem tentando achar seu caminho enquanto escreve.

    1. E para terminar por enquanto, pois estarei aqui na minha quebrada. Dr Sergio Moro tem grandeza Moral. É sério e tem o respeito de todo o povo brasileiro, menos os idiotas úteis de esquerda e de direita. Moleque é o presidente que diverte a sua plateia de estúpidos com piadas de mau gosto, achando que o seu cercadinho reflete a angústia do povo brasileiro. Moleque é o Bolsonaro que continua adorando a sua vaquinha sagrada chamada CLOROQUINA. Bolsonaro é um Palhaço, um Palhaço genocida.

    2. É Plínio e Fernando. Como são dois idiotas, serve para ambos. Para o Bolsonaro é prático justificar a sua incompetência jogando a culpa no STF. O governador Doria com a sua equipe conseguiu uma vacina, e Bolsonaro? Para Bolsonaro é prático fugir da mídia tradicional. Na sua mídia comprada, ele não precisa responder como os cheques do Queiroz e da sua esposa foram parar na conta da sua mulher. Não precisa responder sobre usar estrutura do Estado para tentar melar o processo contra o filho.

    3. Plínio e a malandragem intelectual de sempre. Dr Sergio Moro foi trabalhar numa consultoria que tem entre os seus clientes a Odebrecht. Talvez você seja fã do Lula, que perdeu três eleições seguidas, nunca trabalhou e manteve um padrão de vida superior aos seus ganhos. Talvez você seja fã de Bolsonaro, que entrou na política e arrastou toda a família para ela. Talvez a família Bolsonaro se deixar a política já tenha feito o seu pé de meia através da rachadinha e não precise TRABALHAR.

    4. Fernando, quer enganar quem com essa retórica mentirosa? Todos vimos as diversas rasteiras traiçoeiras do papai bozo para prejudicar o seu ministro mais honroso e popular.

    5. O Moro foi o único ministro que saiu com dignidade e mostrou o porque da sua saída. Foi o único ministro que não foi flambado pelo Bolsonaro, porque teve culhoes, o Bolsonaro não passa de um estelionatário eleitoral, que vive a governar pela sua familicia

    6. Plínio, infelizmente Moro procura justificar sua inércia como ministro (nunca demonstrou empenho pessoal para aprovar o pacote anti- quecrime) achando que sua palavra fosse suficiente e que os políticos o obedeceriam, esquecendo- se que não era um juiz num tribunal. Continua se comportando como um menino ranzinza atacando o presidente fingindo ignorar que o STF transferiu para estados e municípios a responsabilidade pela pandemia.E, uma pergunta: porque foi trabalhar na Odebrecht?

    7. Não vejo problema em um homem tentar achar o seu caminho enquanto escreve. Quanto ao comentário sobre o governador Dória, sim é um posicionamento político, visto que toda opinião sobre a atuação de um político, é por definição um posicionamento político. Não podemos taxar como pecado o indivíduo manifestar apoio a determinada ação política. O Dr. Moro é o mesmo, porém hoje pode manifestar suas opiniões de forma mais aberta. Simples assim.

    8. A meu ver o Dr Moro é e sempre foi o mesmo. Quem mudou foi bolsonaro e sua trupe de idiotas úteis.

  47. Trairamoro vc tem a cara de pau de elogiar trairadoria? Acha que é exenplo de liderança subir impostos como o icm sobre alimentos? Vc acha que é exemplo de liderança deixar a populaçao do estado sob severo lockdow e ir pra Miami Vc omite que o Governo Federal tambem está produzindo vacina na fiocruz e escolheu um fornecedor bem melhor do que a ditadura chinesa. Vc ja foi uma liderança e agora só é mais um membro da oposicao histerica e ineficiente ao Presidente Eleito

    1. Meu caro Dr. Sérgio Moro, o Sr. trouxe de voltac aos brasileiros a dignidade há muito perdida. Lhe devemos esta e, sem nenhuma dúvida, precisamos de sua ajuda para que ela se consolide e para que nunca mais a percamos de novo. Conte comigo assim como conto com o Sr. Muito obrigado e até 2022 !

    2. Fernao, como faço parte desta oposição ao presidente, sensata e eficiente, vamos lá. Não sei se você tomou conhecimento, mas vem aumento de impostos do governo federal, o que no atual cenário é legítimo. O presidente apostou vidas de brasileiros num único cavalo e até agora, ao contrário do governador João Doria, não apresentou um plano de ação factível para a vacinação. E mais, destinou 20 bi para a compra das vacinas e advoga contra. Vc acha certo rasgar 20 bi de dinheiro público?

    3. Fernão que nome horroroso,o que você está fazendo aqui falando mal de pessoas honestas trabalhadoras inteligentes e capazes?vai passar pano no seu Boso e sua caterva.Aqui você está se misturando com gente de bem,pode lhe fazer mal!

    4. Dr. Sérgio Moro é odiado pelos Pixulequeiros, CUEQUEIROS, MICHEQUE, Rachadistas-Peculato e Milicianos. Dr. Sérgio Moro nunca foi amigo de malandros!

    5. Gadinho lobotomizado, o elogio se circunscreveu ao trabalho do doria na busca por uma vacina contra a covid. Para com esse mimimi chorão de mortadela petista q se encantou com o bolsonarismo delinquente, acorda para a realidade q ainda dá tempo!

  48. Vamos lá Sérgio Moro junte-se ao grupo Muda Senado, ao grupo dos Empresários éticos e gestores estaduais e municipais interessados em alavancar o Brasil, monte um time para concorrer à presidência e chame a massa latente para despertar e quem sabe o nosso sonho se concretize.

    1. dr. moro com certeza sera o nosso presidente, não se preocupa a hora que a pandemia acabar vamos todos descer para as ruas contra este governo tão corrupto quanto ao do pt

    1. E tu Izinha querida, és,solitariamente, o derradeiro detrito, dos babadores dos ovos do "nove dedos". Melhor será continuar a adorar a tua amiguinha marilena "eu odeio a classe média chauí. E ponto. Apscosta/df

    2. Izinha, estás só jogando teus "porcos coments" minúsculos às pérolas que aqui pontuam. És o que resta dos babadores dos ovos do palhaço "nove dedos". Lembra-te que estás ficando solitária nessa tua porca missào. Continua catando teus coquinhos con a outra oalhaça Marilena "odeio a classe média Chauí. Apscosta/df

    3. O combate à corrupção não agrada a todos. Nenhuma novidade

    4. Mais uma viúva do PT q se encantou com o bozismo miliciano. Vagando desmiolada pelos comentários de Crusoé, igual os zumbis putrefatos do The Walking Dead.

  49. Imagino seu desencanto com a política e a desmontagem da lava jato e do combate à corrupção. Cercado de corruptos por todos os lados, no executivo, no legislativo e no judiciário, entendo se desistires da candidatura ao planalto. Com os 3 poderes recheados de inimigos, como administrar algo tendo qualquer viés de justiça e honestidade? A corrupção é oxigênio nos poderes. Só um desavisado pra lutar contra. É se aliar ou cair fora. O Brasil nasceu assim e vai permanecer assim, corrupto.

  50. Também espero que todo o estrago feito contra a luta contra a corrupção seja revertido. O trabalho tão árduo que representou tanta conquista não pode ser esquecido. E a esperança de que possa ser restabelecido é um bálsamo para 2021!

  51. Também não basta ser líder, a liderança que não é exercida com maturidade e responsabilidade pública, é a liderança do mal, de bandidos e corruptos.

  52. Como sempre, texto perfeito, exemplar e portador da esperança e confiança que o Brasil decente deposita em suas mãos, juiz SÉRGIO MORO!

  53. Perfeita análise De. Sergio Moro. Muita admiração tenho por V. Sa. Realmente este país precisa de lideranças que tenham ética, moral ilibada e cumpram os deveres que lhe são postos pela CF/88. A liderança principal será sua, com certeza. Acreditamos essencialmente no senhor na próxima eleição para 2022. Moro Presidente será imbatível.

  54. Governar necessita equilíbrio e responsabilidade, Meu sonho e de muitos cidadãos de bem e que no momento certo Sérgio Moro irá dar um passo à frente .

  55. Parabéns pelo artigo! Sensato e coerente! Precisamos de lideranças profissionais e comprometidas com o crescimento e desenvolvimento do Brasil! Mais austeridade e menos ostentação! Essa sucessão de governantes que só olham para O umbigo não pode ser mais aceita! Achar que o atual governo é bom é miopia e desconhecimento do que é administração pública! Esperança que tudo isso vai mudar, pelo nosso voto!

  56. Pela enésima vez: Moro, não se empolgue com esse povo do bem que torce pra vê- lo como o próximo PR, em 2023. Não "cometa" mais esse engano na sua trajetoria. Seja Senador, se ekege facinho, e venha pra briga pelo Parlamentarismo brasileiro, e vc como 1º Ministro, Chanceler, reconduzindo esta porqueira pros caminhos da governabilidade. Por enquanto, tira a forra dos prejuízos que esses "caras" te impuseram, e volta firme pruma cadeira no Senado. É a minha torcida. Alvaro Costa (@brasilia_urgente

    1. No Senado, na presidência ou apoiando o novo governo, estou com o Moro onde ele se habilitar. E tenho fé de vê-lo ainda no STF!!!!

    1. Aprova o “trabalho do Moro na lava jato” e ao mesmo tempo deseja o maior desagregador dessa operação reeleito??

    2. Donizetti é mais uma viúva do PT q se encantou com o bozismo delinquente e miliciano. Vaga pelos comentários de Crusoé igual os mortos vivos de The Walking Dead. São a orda de zumbis lobotomizados do bozismo q estão indo de encontro com os zumbis lobotomizados comedores de mortadela. Até 2022 se unirão em uma unica chapa de mortos vivos para tentar sabotar o Moro e o Brasil.

    3. sabotagem contra o Brasil é admitir a continuidade deste Boçal.

    4. O despreparo e a ironia de Bolsonaro e sua caterva ao tratar da gravíssima pandemia, que já eliminou quase 200 mil brasileiros, vítimas da COVID 19 e do negacionismo desses aventureiros contra a ciência, formam o passaporte adequado para sua derrota em 2022! Infelizmente, dias piores aguardam o Brasil...

    5. Mas o nobre ex juiz tem os meus respeitos pelo que fez na “Lava jato”.

  57. Parabéns Sérgio Moro parabéns a Crusoé, precisamos quebrar este ciclo vicioso que infelizmente se acentuou depois do estelionato eleitoral provocado pelo atual presidente que é uma fraude, acredito no Brasil mas para o nosso progresso precisamos acima de tudo votar bem, com este congresso e executivo que temos não tenho esperanças, a missão de mudar isto cabe a nós eleitores

  58. Bolsonaro foi a maior fraude eleitoral do país. Precisamos de um presidente comprometido com o combate à corrupção. Moro 2020 é uma solução para tirar o país desse lamaçal.

  59. Todas as pesquisas apontam Bolsonaro como eleito em 2022. Os candidatos em potencial ou estão dormindo ou não tem cacife politico para enfrentar Bolsonaro em 2022. Tenho visto o nome do Moro mais como candidato a Vice do que como candidato a presidência.

    1. Perfeito Egon! A horda de zumbis lobotomizados de mortadelas e bozistas não cansa de tentar sabotar o futuro promissor de nosso país. Mas estão fadados ao fracasso.

    2. As mesmas pesquisas que disseram que Haddad venceria no segundo turno, dinheiro jorrando nos institutos

  60. Infelizmente,a situação não é nada promissora!Como cobrar combate à corrupção desses candidatos à presidência do Congresso?Eles só atuam em causa própria e assim sendo,não teremos chances de combate algum!

  61. Tô contigo Moro, mais o povão precisa se indignar e ir às ruas protestar, pois a continuar nessa calmaria e com esse presidente louco e com STF dando banana 🍌 pro povo vamos virar Venezuela

  62. Sr Moro esqueça que os postulantes ao congresso encampem ideias e compromissos que o prega pois mesmo com toda a moral que tinha quando ministro, sentiu como são traíras esses políticos de plantão. Nao se engane, isso será factível se ocorrer uma REFORMA política profunda, sem vícios de interesses que sobrepõe aos anseios da SOCIEDADE.

  63. Acorda Moro, quem segurou o governo foi o congresso e o STF, não fica com mimimi, vai chorar no lago onde vive as traíras. 🐁🤏

    1. Marilene, espero q o ciclo da korte e desonestidade termine ainda em 2021. O país nao aguentará tanta maldade até o final de 2022.

    2. Meu ! Difícil ler isto ... como o povo é enganado !!! Defender o indefensável embrulha o estômago , pois nossa sorte depende do bom senso da maioria na escolha dos nossos representantes . Jair Bolsonaro um erro enorme e espero que o ciclo dele termine em 2022.

    3. Infelizmente, ainda se arrastam por aqui, essas lesmas sem cabeça, que não enxergam um palmo adiante dos seus narizes. Ô energúmeno vai catar caca de bode em forma de bolinha, vai. apscosta/df

    4. Infelizmente ainda pululam nesse terreiro aqui, patos mancos e imbecís resignados que não distinguem nada a um palmo do nariz. Em nome do direito de se expressar, essas lesmas ainda se arrastam por aqui. Tende piedade de nós. Vai catar merda de bode no chão, vai rapá..apscosta/df

  64. minha energia cívica despencou ladeira abaixo. o esvaziamento da lava jato, a continua corrupção, a família quadrilha... destituídos a duras penas uma bandidagem e vemos outra. se empoderando. envergonhando. humilhando a nação. sem metas. jecas. sem vacina. família de patetas gerindo um país desse tamanho.

    1. Aldaiza, a viuva raivosa do PT que se encantou com a familia bozista delinquente. De dar pena....

  65. Dr Moro, não sei se vai concorrer ao pleito de 2022. Candidatando-se a cargo de Presidente, porém saiba de uma coisa; eu mim senti orgulhoso de ser brasileiro quando o Senhor estava moralizando nosso País. Infelizmente nós não temos muita esperança com essa velha política e nem sei se alguém conseguiria mudar. Eu fico na torcida pelo o Senhor, pois nos fez acreditar no Brasil melhor.

    1. Fernando, a tua mensagem é clara. Em Moro nós confiamos👏🏻👏🏻👏🏻

  66. Dr. Mouro, o senhor é referência moral e ética para um país cansado da corrupção. Gostaria muito de poder votar no senhor em 2022, assim como a grande maioria das pessoas de bem deste país. Seria realmente um grande alento e de valor imensurável termos um cidadão como o senhor a frente da nação, vamos Brasil !!!

    1. Kkkkk lá vem o bozismo desagregador, conspiracionista e fanático! Cai na real Francisco, teu MINTO ta mais sujo q pau de galinheiro

    2. Eu também gostaria de ter um presidente vindo da magistratura. Infelizmente V Sa deixou a desejar na sua atuação. Até o presente as investigações sobre a tentativa de assassinato de Bolsonaro foi infrutífera a investigação. Se fosse no âmbito da lava-jato com sua orientação ou a cargo de um agente de polícia da menor cidade do país, o crime estaria esclarecido. A boca miúda, muitos sabem quem são os mandantes e investidores, só não sabem a imprensa e VSa. por conveniência/descaso.

  67. Minha esperança é que esse lixo da Crusoe de acabe e seus jornalistas cheios de ideologia entrem novamente da universidade e aprendam algo sobre honestidade.

    1. O Afrânio/Alberto/Aldailza não passam sem a CRUSOE!

    2. Esse Afrânio aí é o da piada.. lesma sem cabeça. Dobra a língua qdo se dirigir pro único cara decente que já circulou pelas hostes federais. Energúmeno és tu, bestalhão..

  68. Sempre um prazer poder compartilhar do seu pensamento. A chama não se apagou, apesar da pandemia e desse pandemônio em que se encontra nosso país. Voltaremos à luta. Questão de tempo, não de força e vontade. Feliz 2021!

  69. Estou com o Moro. Mas, infelizmente, tendenciosos, não tem outro adjetivo, como o Gilmar Mendes boca torta com ciúmes do Moro, que já o vem condenando há tempos dará seu voto contra a verdade e idoneidade de Moro, junto com seus "comparsas" Tofoli incompetente judicial, Lewandovski amiguinho do lula e Cássio Plageador Marques, vão criar uma mácula debochada em seu currículo

  70. Belo texto, Dr. Moro! Gostaria muito de vê-lo presidente em 2022. Mas acredito, realisticamente, que o senhor não consiga eleger-se na cabeça de chapa. Então permita-me uma sugestão: Escolha alguém realmente popular para a cabeça da chapa e que não tenha um rabo escondido. Rapidamente analisando, só sobra o Luciano Huck, por ter tido sucesso longe da política. Aí vocês se elegem, o senhor acumula o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Arrasam nos 8 anos. Aí, sim, Moro Presidente 2030!

  71. MORO - simplesmente genial e tão aguardado nesse trôpego país. Os "errados" só conseguem atacá-lo com mentiras. Façamos uma grande campanha para 2022.

    1. Olha aí mais um apedeuta, bucéfalo, um lixinho emponderado..

  72. Sérgio Fernando Moro é um homem honrado. Espero que ele inspire muitos outros a persistir combatendo essa verdadeira ameaça à sociedade e ao Estado brasileiros, apesar dos bajuladores, oportunistas e nefelibatas que apoiam o excroque que nos desgoverna.

  73. Parabéns pela matéria. A esperança de um novo Brasil continua latente entre as pessoas de bem como o Sr. Moro, e é notável pelo texto. O descaso do Presidente pela saúde e pela ciência não sairá impune em 2022, ficou a lição do "Tio Sam". Meus desejos para 2021: - Vacina ou tratamento eficaz, retomada da economia, lideranças políticas confiáveis e luz na cabeça dos eleitores, mas é claro, minha maior expectativa é pelo SIM DO DR. MORO!

  74. Obrigado Moro! raríssimos brasileiros, na história do Brasil, fizeram tanto por este país como você e equipe da Lava Jato. Precisamos muito de você em 2022.

  75. Dr. Moro. Paz em 2021. Sou admiradora de seu caráter. Mtos querem vê-lo no Palácio em 2022, porém há todo um arranjo no legislativo e STF para impedi-lo. Peço ao sr. que fique atento e o seu advogado aja rapidamente, pois até onde eu sei, provas conseguidas de forma ilícita não são validas em processos, mas não é isso que estamos vendo. O sr. foi juiz por 22 anos e conhece as leis melhor do que mtos que estão em altos cargos. Por favor, não deixe que o prejudiquem. Deus o abençoe.

    1. Essa aí cheira mal, deve ser uma pocilga do pt gargarejando por aqui.. dinheiro bem pago esse "porraqui"..

  76. Ainda nutro esperança de que tenhamos Vossa Senhoria como candidato a Presidente em 2022. Caso contrário, quais são as opções ? Bolsonaro nunca mais!

  77. como lavajatista que sou. vi que na pandemia muitos políticos se aproveitaram para roubar dinheiro destinado a diminuir o número de mortos no nosso país. sei a corrupção sempre mata, mas está me pareceu mais assassina ainda. parabéns pelo comentário positivo do governador doria. faço minha as suas palavras . normalmente falo sozinha. feliz ano novo

  78. Se o que teve de meritório neste desgoverno foi o auxílio emergencial, então lascou porque o que houve de fraude foi um absurdo.

  79. Perfeito como sempre, as vezes é difícil acreditar que estamos convivendo com alguém que preza e pratica princípios básicos de caráter e educação. Que sejamos iluminados por mais pessoas assim e que eles possam em algum momento serem os condutores dos destinos dos brasileiros

  80. Meu muito querido Sérgio Moro, tomo esta intimidade pela minha idade. A tempos venho dizendo que precisamos de um líder "certo" porque de errados já estamos fartos!!! Ao mesmo tempo me questiono qual o "certo" teria vontade de entrar no maior ninho de ratos deste país sabendo que iriam lhe roer os pés e mãos??? Ou este país dá uma boa escola para o povo ou nunca sairemos deste poço. Todo país democrático tem o governo que o povo merece mas o Brasil tem vários povos, distintos pela educação,

    1. pela miséria, pela ignorância e estes, infelizmente, ainda são maioria. E são maioria por interesse dos próprios governantes. É um círculo vicioso, nada virtuoso.

  81. Parabéns pelo artigo! O Brasil precisa de bons líderes que resolvam se lançar em candidaturas para enfrentar as quadrilhas de bandidos corruptos em todos os âmbitos de governo, legislativo e judiciário. O problema é que poucos honestos e competentes o fazem, porque a luta é dura, desgastante. Quando o fazem, o Povão vota nos corruptos. Torço para que o Sr. se candidate em 2022. Terá todo o meu apoio, minha família e amigos.

  82. Parabéns Sérgio Moro !!! Como sempre lúcido e objetivo. Fomos enganados pelo discurso eleitoreiro do PR que nos vendeu o combate à corrupção e nos entregou o Centrão.

    1. Alvaro, a Aldaiza não passa de uma viúva raivosa do PT q se encantou com a desonestidade e mau caratismo do bozismo.

    2. Impressiona a gosma que esses resquícios do falecido petismo ainda armazenam e vomitam por aqui.. essa aí ainda tem o desplante de citar intercept e canalhas em geral. Não consigo ficar quieto vendo esses tumores intelectualóides da fauna lulista ainda despontarem por aqui.. apscosta/df

    3. Não esquecendo que ele foi um cavalo de Tróia e que o Presidente o colocou como protagonista na parada de 7 de setembro quando o IntercePT o esculachava p todo Brasil. É um traíra sem biografia ‘

    4. Não é suspeito, é sincero. Eu, particularmente, tenho verdadeira repulsa ao Doria, exatamente pelo seu posicionamento populista (idêntico ao do Bozo por sinal), mas sou obrigado a concordar q se estamos com a possibilidade de sermos vacinados entre janeiro e fevereiro, isso é tudo graças ao Doria. Do contrario ainda nem teriamos ideia de quando o governo bozó se prestaria a lutar por vacina para os brasileiros.

    5. Mugidos, infelizmente, sempre existirão. Nao desanime dr moro, os brasileiros sensatos contam com vc!

  83. Precisamos ser vacinados e voltar às ruas para mostrar aos políticos que esse Brasil é nosso. Precisamos fazer história e tomar as rédeas deste país, para que a nossa esperança de um futuro melhor se concretize. Para Sr Sérgio Moro, eu gostaria ter você como nosso presidente, mas ao mesmo tempo eu não sei se vale a pena, temo até por sua vida. Aqui ainda se mata pelo poder. E com esse parlamento corrupto não vejo futuro para esse país. Até os novos que entraram em 2018 já estão corrompidos.

    1. Concordo com vc! Infelizmente, os " novos' parlamentares já estão praticando a velha política da canalhice!

    2. Creio que é exatamente por este "voltar às ruas" que o desgoverno não quer a vacina. Pavor de encarar o povo fora de sua franja ignorante e fanática.

  84. Falamos muito em esperança para o ano que chega. Assim como todos os brasileiros de bem, 2021 chega assustado pelo que precisará enfrentar. Mas também ele chega com esperança que a crise sanitária seja combatida com seriedade e respeito pela população. Chega com esperança que neste ano possamos estruturar a candidatura de Sérgio Moro à Presidência em 2022, com seriedade e respeito aos brasileiros. Moro, o Brasil precisa de sua integridade, serenidade e competência.

    1. 🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄

  85. É muito reconfortante, no primeiro dia do ano, ler um artigo como este. Direto ao ponto sem firulas. Parabéns , sou leitor assíduo dos seus artigos. E que venha 2021

  86. A cada investida do presidente em derrubar a democracia, mais claro fica a necessidade de Sergio Moro ser candidato em 2022. A ÉTICA acima de tudo e de todos.

    1. Sozinho na presidência, como não somos um país absolutista (embora alguns creiam q são Luis XIV, embora nem façam ideia de quem foi o cara, pelo baixíssimo nível de "ilustração") nada poderá fazer. Mas no Senado, poderia ser mais um no grupo minoritário de "iluministas" .

  87. Parabéns Dr Moro. O Brasil precisa de mais homens com o seu caráter. Infelizmente, esses homens são raros no Executivo, Legislativo e no Judiciário. O que será de nós se os homens de bem se afastaram da política e quando resolvem contribuir são escorraçados pela grande maioria que desconhece o sentido da palavra honestidade, dignidade e caráter.

  88. A liderança é puramente midiatica. Entao sem este handcap fica dificil uma escolha perfeita. Ainda com multipartidos engessados pelos caciques , aí é q fica pessim0

  89. Ouvir Sérgio Moro é um alento. Ele sim é uma voz confiável em um país tão carente de lideranças. Que 2021 traga para os brasileiros mais maturidade para escolher seus representantes. Esse é o único caminho.

  90. Venha Moro ser candidato a presidência em 2022, o povo do bem desse país corrupto e desigual irá dar-lhe caneta, cadeira e um chicote para colocar essa pocilga nos trilhos

  91. Infelizmente o importante é grande Juiz Moro, está cada vez mais caindo no reconhecimento público, ele precisa saber que quem estabeleceu poder de ações para a pandemia aos governadores e prefeitos, foram os comparsas do STF não o governos federal. Este governo fez o que pode, colocar dinheiro na economia e abastecer os governadores com verbas onde infelizmente na maioria dos casos foram mal usadas ou roubadas, inclusive pelo governador que ele defende, na certa atrás de uma boquinha em 2022.

    1. Vc falou tudo: COMPARSAS!!!! Toffoli, Gilmar e companhia são comparsas de Boksonaro. Este “arregou” para o STF para safar o filho e as investigações não chegarem ao seu gabinete enquanto deputado federal. Não esquece q Natália (filha de Queiroz) era funcionária fantasma dele

    2. Sergio, o engraçado é vermos que o George se esqueceu completamente do senador bozista pego com dolares no ânus, dinheiro para a covid no estado dele.

    3. Georges, ainda nessa lenga lenga idiotizante q não convence mais ninguém? Nao basta ver a mediocridade da esquerda mortadela? Serio mesmo q precisa se nivelar no nivel rasteiro deles para poder defender o indefensável? Os quase 200 mil mortos de covid tem a assinatura diabólica do genocida bozonaro e de sua trupe de gados idiotizados. Apesar de vocês, ainda acredito no futuro do Brasil. Moro 2022!!!

    4. Georges o de sempre. O ignorante, que não acompanha desde o início o assunto de que ele trata. O governo federal (doente mental Bozo) queria vender cloroquina e seguir suas ideias doentes, daí a entrada em cena para dizer que se o Federal não seguisse a ciência, os governadores estaduais poderiam. Ponto final.

  92. Sergio Moro, mais um vez, ensina para muitos sobre Cidadania com a simplicidade da Ética, da Justiça e assim, com a verdade, o respeito e a visão do líder que ele não pretende ser, mas muitos (e bota muitos nisso!) pela admiração e pelo trabalho exemplar o querem.

    1. Fiquei triste qdo Sérgio Moro aceitou ser ministro do capitão, estava, para mim, a incompatibilidade de capacidade é real disposição de melhorar o tema

  93. Sérgio Moro como o senhor eu também fui enganado pelo embuste que colocamos na presidência e todos os atos e fatos deixa bem claro que Bolsonaro não passou de um CAVALO DE TROIA colocado no poder pelos corruptos a fim de destruir a lava jato, tudo está muito claro, nossos sonhos por um Brasil decente e livre dessa praga que é a corrupção foram roubados, só uma revolta popular poderá toma-lo de volta.

    1. Acho que ex Juiz Sérgio Moro, deve ser mais arrojado. Já que deixou a magistratura para entrar na política, deve de corpo e alma, se não se eleger em 2022, jà Fica gravado na mente do eleito para 2026. Estamos precisando de um cidadão brasileiro que do quilate do Dr. Sérgio Moro, sem mácula no Curriculum para enfrentar esses corruptos da política brasileira. Avante Dr. Moro.

  94. Infelizmente 2020 foi marcado pelo retrocesso do governo de Jair Bolsonaro. Mas não podemos perder a esperança de um Brasil melhor em 2021 com a vacina e o surgimento de um líder para expulsar em 2022 esse idiota que está no Planalto.

  95. Eu não procuro nada. Não estou buscando nada, pq já encontrei há um tempo considerável. Brasileiro de bem, encontrou vc, Dr. Moro! Presidência do Brasil é sua em 2022 e a liderança se fará por vc, em vc e nas suas escolhas. Em frente, GIGANTE! Ana Cristina

  96. Dr. Sergio Moro, os brasileiros que querem o bem da sociedade agradecem por sua abnegação. É triste ver o mal e a velha política entortar o bem e tentar sufocar nossas esperanças de dias melhores para o Brasil... é triste ver ministros do stf criando lei, legalizando ilegalidades, enfim... ironizando e debochando de nossos sonhos, de nós ... mas a semente foi plantada, muito obrigado

  97. Estes dias num embate com bolsonaristas, que sempre acaba mal para eles, um me provocou dizendo que eu deveria aprender com o Moro. O dr Sergio Moro é o meu benchmark. Sua grandeza moral é impressionante. Destacar o "fator Doria" nesse momento, é olhar além do campo político. É saber reconhecer o bom trabalho de um talvez opositor no futuro. O nosso PR, que já sobe o tom se referindo a colocar as Forças Armadas na rua, obviamente para encobrir sua incompetência com totalitarismo, é um recalcado.

  98. Ex Ministro Moro é Demais para o Brasil na fase de incivilidade que está. Não há como governar decentemente com esse parlamento que só pensa em esfolar os cidadãos de bem ! Juntando-se a isso temos esse STF que legisla em favor de bandidos acabando de martirizar os mesmos cidadãos jogando nas ruas condenados de alta periculosidade ! Pra encerrar o kit de maldade temos a Covid19 que nos imobiliza e nos deixa à deriva nesse barco desgovernado chamado Brasil . Qual liderança é capaz de sobreviver

    1. Vera, para uma liderança sobreviver nesse lamaçal de corrupção e impunidade é necessário q ela primeiramente exista. Ocorre q desde 01/01/2019 estamos completamente sem liderança. O Bozo só se preocupa com os filhos corruptos e com a eleição de 2022. O resultado da indiferença esta aí para qualquer um ver, quase 200 mil mortos.

  99. Infelizmente, o país e seus representantes ainda não estão preparados para lideranças como a de Sérgio Moro. Ainda preferem os negócios de balcão e manutenção de privilégios pessoais e familiares.

  100. Me anima à análise que faço do passado, do presente e do futuro do Dr. Sergio Moro. sua capacidade e coragem de enfrentamento à nossa bem estruturada corrupção, que tanto tem impedido que o Brasil cresça como Nação e como República. Moro se identifica como à 3° via, capaz de combater o populismo sádico, medíocre e oportunista de Bolsonaro e o vicioso ciclo corrupção endêmica e enraizada em nosso País, que teve seu ciclo mais abrangente nos governos do PT. vamos com Moro!

    1. Precisamos de sua ajuda para retomar a direção, estamos em mar revolto, sem comandante! Moro 2022!

  101. Espero q Moro abandone a "Jornada do Herói" e cuide da vida e de sua família. O país não está preparado "institucionalmente" p um político como ele. Seria mais um disperdicio de talento como aconteceu como ministro. Já fez muito. Sorte e sucesso.

    1. Carlos, você tem muita razão neste comentário a começar pela legislação partidária na qual 90% ou + partidos pertence a grupos de bandidos que escolhem bandidos e asseclas e o povo vota neles para resistirem ao ético que se “aventura”. Esses caras “nomeiam” ministros pro STF! Agora, se Moro for candidato, sei que você e eu e muitos (espero majoritariamente) votarão nele. Não como salvador da pátria.

  102. Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” O Brasil finalmente terá Um Governo Fundado no “IMPÉRIO DA LEI!” Triunfaremos!

    1. SERGIO MORO SERÁ O NOSSO PRESIDENTE EM 2022.A ÉTICA ACIMA DE TUDO E DE TODOS

  103. quem votou no mato, como eu agora fica com a pulga atrás da orelha.. quem me garante agora que o candidato ecolhido honre sus promesss de campanha? deveria ter uma lei que obrigasse o candidato a fazer por escrito e registrado o que se propõe, e quando fosse visto que ele esta se desviando o mesmo deveria ser deposto e responder criminalmente por isso. que tal?

    1. A ideia é ótima mas a comparação..... como você compara laranja com giló? Só se pode comparar espécies iguais. O desequilibrado sempre fi baixo clero e seu destempero/arrogância/ignorância eram visíveis.

    2. sim deveria haver algo que obrigaria o candidato a cumprir o prometido,Se não forem cumpridas as promessas teria que deixar o cargo. votei em Bolsonaro confiante nas suas promessas de campanha .Ele faz justamente o contrario

  104. Fomos enganados pelo jair JUDAS , sujeito sem cultura sem respeito DEBOCHADO que mesmo descoberto como canalha ainda nos chama de MARICAS diante de uma tragedia.. MORO PRESIDENTE 2022/2026

  105. O Sr. Dr. Moro é a única esperança que temos para tornar o Brasil num país decente e próspero. Sei que não será fácil enfrentar as hienas dos Poderes mas o Sr tem o Brasil decente ao seu lado. Um maravilhoso 2021 para o Sr.

  106. Que seu otimismo se materialize em um 2021 , onde suas ideias se sobreponham aos interesses mesquinhos de tantos. Estamos do seu lado.

  107. Bolsonaro quer reabilitar Lula, pois sabe que é a única chance de permanecer no Palácio. Temos que construir a 3a via para derrotar o Bolsopetismo definitivamente.

    1. Pode ser isto Maria, e o trabalho já começou através de uma das manifestações do ministro Kassio Marques

  108. Obrigada por seu exemplo. Desejo perseverança e capacidade de influenciar muitas outras pessoas por este Brasil! Que nosso lado Moro desponte destemidamente em 2021. Parabéns!!

  109. "Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário". Que pessoas verdadeiras, corretas, que saibam fazer as perguntas certas e assim ajudem a traçar um caminho para as respostas, cruzem os nossos caminhos. Desejo um feliz e desafiador 2021 ao colunista, ao time da Crusoé, uma ilha que espero virar arquipélago, e aos leitores e colaboradores. Atenção e cuidado. Um caloroso abraço.

  110. Leio seus textos como se estivesse ouvindo sua voz. Comecei a ouvi-lo em trechos de audiências e depois no Roda Viva, e posteriormente, quando deixou a Magistratura. ... Sempre o mesmo raciocínio com os mesmos objetivos: fazer sempre o correto. O senhor representa luz em meio a tanta escuridão e leviandade. Responde a todos com polidez mesmo quando insultado. ... Joia rara, Dr. Sergio Fernando Moro. ... Que tenhamos um 2021 menos atordoado que 2020. ... Acredito no senhor e sou seu fã.

    1. Lindas palavras, Wellington! Faço delas as minhas, desejando um 2021 de sucesso ao Moro!

  111. Por opção moro a 3 décadas na terra da Rainha e não tenho nenhum arrependimento, aliás se preciso for defenderei a bandeira Britânica. Por outro lado acreditei no governo Bolsonaro o que provou em pouco tempo ser um fiasco (isto se não pior que seus antecessores corruptos). Tenho grande admiração pelo nobre Juiz e meus olhos brilham em imaginar te como presidente da República. Porém eu no seu lugar faria exatamente como fiz a 30 anos dava adeus a esta Repúbliqueta Bananeira. Feliz Ano Novo.

  112. PERFEITO, DR. SÉRGIO FERNANDO MORO!!! Uma observação apenas: "não procuram-se lideranças"..... Já, há um bom tempo, "acharam-se perfeitas lideranças": *****VOSSA - LITERAL -  EXCELÊNCIA E O SEU TIME DOS SONHOS DOS BRASILEIROS MAJORITARIAMENTE DECENTES*****!!!!! É apenas questão de um ano para que possamos todos juntos escrever uma nova, honrada, proba, ética, moralizada, digna, saneada, competente e brilhante HISTÓRIA DO BRASIL com VOSSA EXCELÊNCIA NA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA!!!!!

    1. FELIZ GERAL 2021, O ANO NOVO DE FATO, POR SER VÉSPERA DO ANO NOVO PERFEITO, PRESIDENTE 2022 DR. SÉRGIO FERNANDO MORO!!!

    2. Obrigada por sua SOLIDEZ DE CARÁTER e PROBIDADE, por sua AUTENTICIDADE, por sua COMPETÊNCIA, por sua EXPERIÊNCIA, por sua INTELIGÊNCIA, por sua SENSATEZ que tanto bem já fez ao BRASIL!!! Mas, é apenas o começo da FANTÁSTICA HISTÓRIA a que estão predestinados VOSSA EXCELÊNCIA e a NAÇÃO BRASILEIRA!!!

    3. É impressionante como nos faz bem sentí-lo próximo de catalizar e de desencadear a GRANDIOSA E LUMINOSA TRAJETÓRIA EVOLUTIVA na busca da ORDEM E DO PROGRESSO pelo POVO DO NOSSO PAÍS!!! Este será sim, um GRANDE SALTO CIVILIZATÓRIO que finalmente levará o BRASIL ao DESTINO DO QUAL SÃO MERECEDORES OS BRASILEIROS E O BRASIL!!!! As vidas dos nossos mártires da covardia genocida desse desgoverno, não terão sido em vão!!!! RECONSTRUIREMOS SIM, O NOSSO PAÍS POR ELES, POR NÓS E PELAS FUTURAS GERAÇÕES!!!!

  113. FELIZ ANO NOVO DE 2021 caro DR SÉRGIO MORO que DEUS TE ILUMINE E PROTEJA para em breve ser nosso tão esperado PRESIDENTE DA REPÚBLICA

    1. Apoio a passagem de SM pelo Governo Federal, norteado pelos mais elevados princípios. Lamento a saída, que foi compulsória, devido a planejada ingerência de JB na praxis da PF.

    1. Queremos você para 2022 Sérgio Moro! Lutarei por vc incansavelmente! Os 3 últimos governos foram uma grande decepção para todos!!! Esse país só anda para para trás!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO