SergioMoro

Cortinas de fumaça

06.11.20

Nas últimas duas semanas, enquanto democratas e republicanos disputavam a presidência da maior economia do mundo, o Brasil se perdeu em discussões sobre efemeridades, algumas delas verdadeiras cortinas de fumaça que tiraram o foco dos problemas reais, como as crescentes incertezas da economia brasileira.

Surgiu a polêmica da guerra das vacinas, com a corrida entre a vacina de Oxford e a da China e o debate sobre a compulsoriedade ou não da vacinação. Bem, não há vacina com testes finalizados ainda e se desconhece a real aceitação da população a seu respeito. Então, o melhor é esperar a vacina e daí ofertá-la, antes de aprofundar a discussão sobre temas talvez desnecessários. Se a aceitação for ampla, discutir a obrigatoriedade é bobagem. Ademais, no início, será provavelmente necessária priorização de grupos, com o que a discussão sobre a compulsoriedade parece ainda mais prematura. Entendo, porém, errado desestimular a vacinação, colocando em dúvida antecipadamente, antes de qualquer teste, a eficácia ou a segurança da vacina, qualquer que seja sua procedência.

Um deputado federal do Centrão sugeriu uma nova Constituição. A atual estaria ultrapassada, engessaria a política ordinária e daria muito poder a juízes e procuradores, estes que, segundo ele, seriam o principal problema do Brasil. Não creio que a proposta deva ser levada a sério. A Constituição de 1988 não é ruim, tem partes boas, especialmente o capítulo dos direitos e garantias fundamentais. De fato, é um pouco detalhista demais na área administrativa, social e econômica, dificultando a sua adaptação segundo as necessidades do tempo. Mas, com raras exceções, todas as vezes em que a Constituição foi emendada desde 1988 não houve um enxugamento, mas a adição de textos cada vez mais detalhados. Vejam a reforma da Previdência no ano passado: as normas inseridas na Constituição são tudo menos enxutas. Por que então acreditar que uma nova Constituinte produziria um texto menor? Além disso, produzir uma nova Constituição em tempos de polarização política é tudo menos sábio. Sabe-se como começa, não se sabe como termina. Perguntem a Luís XVI a opinião dele sobre o tema. Todo mundo quer uma Constituição para chamar de sua. Melhor ficar com aquela que já conhecemos.

Agora um assunto realmente relevante. Escrevo essas linhas sem conhecer o resultado final da eleição presidencial norte-americana. Ela é, simbolicamente, tão relevante para o mundo que penso que todos no globo deveriam ter direito de nela votar. Como isso é inviável, alguns não resistem e não escondem sua preferência. Para o cidadão comum, não há problema. Para os governantes, melhor esperar o resultado e conversar com o vitorioso.

Tenho grande apreço pelos Estados Unidos. Não que não tenham os seus problemas ou não tenham feito coisas ruins no mundo. Mas o saldo ainda é imensamente positivo: são a liderança do mundo livre e um celeiro de ideias, cultura e tecnologia. Foram fundamentais para a derrota do totalitarismo do século XX, à esquerda ou à direita.

Caso as urnas confirmem o favoritismo de Joe Biden, o atual governo brasileiro, que, através do presidente Bolsonaro, se alinhou pessoalmente ao atual presidente Trump, terá que mudar de postura. Isso não necessariamente será difícil, pois a relação entre Brasil e Estados Unidos transcende questões pessoais, a ilustrar o fato de que a proximidade entre o presidente Bolsonaro e o presidente Trump não resultou em grandes vantagens comerciais para o Brasil. Será, no entanto, necessário que o governo brasileiro ajuste pelo menos a política ambiental e fortaleça a preservação principalmente da floresta amazônica, a fim de diminuir as pressões da comunidade internacional e do novo governo americano.

Quando eu estava no governo, houve de fato um esforço significativo, neste ano já sob a liderança do vice-presidente Hamilton Mourão, para reduzir queimadas e desmatamento ilegal. A Operação Verde Brasil I e II não pode ser ignorada. Como, ainda assim, a destruição da floresta tem aumentado, é preciso fazer mais. Há vários cursos de ação possíveis. O governo precisa, como ação concreta, restabelecer a capacidade operacional do Ibama e do ICMbio. Deve deixar ainda os agentes de fiscalização e da repressão trabalharem conforme a lei, sem ameaças de demissão ou exoneração caso cumpram seu dever. Multas ambientais aplicadas agora ou no passado devem ser cobradas efetivamente. Se foram injustas, podem ser revistas, mas não ignoradas. É preciso um plano para fomentar o desenvolvimento sustentável na região, tornando atrativo aos habitantes da região a conservação. Não é algo fácil, mas é evidente que a política ambiental não pode estar centrada na punição.

O principal ajuste reside no discurso e na comunicação do governo. A soberania do Brasil sobre o seu território, inclusive sobre a Amazônia, é inegável e não é passível de negociação. Mas usar esse discurso com fins exclusivamente políticos-eleitorais para o público interno não ajuda em nada na preservação do meio ambiente ou nas nossas relações internacionais, inclusive comerciais. Ao lado da ação responsável de preservação, o discurso da liderança deveria ser em favor do desenvolvimento sustentável, sensível, sim, às necessidades dos habitantes da região, mas igualmente de desestímulo às ações ilegais de desmatamento e queimadas. Claro que o discurso desacompanhado das ações é também inútil. Mas sem o discurso certo, de pouca serventia são as operações policiais ou militares na região, pois não podem estar em todo o lugar e acabam perdendo seu efeito preventivo. Enfim, o governo precisa parar de enviar mensagens ruins ou contraditórias sobre a política ambiental e eliminar essa fonte de atrito desnecessária com a comunidade internacional e com o mundo dos negócios.

Talvez a eleição de Biden force o governo a rever esse erro e a ajustar o discurso ambiental. Tenho algumas dúvidas de que isso ocorra, pois é grande a tentação de usar a questão de maneira ufanista e em favor de uma soberania não exatamente questionada. Isso pode ser um ativo eleitoral, ainda que equivocado. Agora, se o presidente Trump for reeleito, a pressão contra o Brasil não sofrerá grande modificação, ainda que o acordo do Mercosul com a União Europeia já consista em fator suficiente para justificar uma mudança de postura. Vamos acompanhar os desdobramentos. Aposto que a questão ambiental não será uma efemeridade como os demais assuntos. Na floresta, a cortina de fumaça é real.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O senhor deveria ser nosso presidente em 2022. Ou quem sabe senador! Em qualquer cargo, vai ser muito útil ao país inteiro! Parabéns pelo texto.

  2. Como sempre um alento, uma visão sensata e a possibilidade de caminhos melhores a serem seguidos. Um enorme prazer em acompanha-lo Dr Sérgio Moro.

  3. O problema ambiental da Amazônia me leva à criação do BOONE AND CROOCKET CLUB pelo Ted Roosevelt ( republicano ) , mas acho que admirado pelo Democrata Joe Biden. O que do Boone and Crocket club poderá ser aproveitado para a questão amazônica ? O equilíbrio , cultura e firmeza me fazem acreditar no sucesso político de Sérgio Moro. Eleição se ganha e perde. O bom exemplo permanece... #2022.

  4. Dr. Sérgio Moro consegue ser conciliador até na crítica. Isto é nobre. Apresentar os erros e reconhecer eventuais acertos. Este bom senso traz credibilidade no comentário. Este equilíbrio foi talhado na magistratura creio eu. Parabéns Dr. Moro !

    1. Ele é o nosso próximo presidente!!! 😍😍😍 Moro 2022 Chapa puro sangue: Moro e Santos Cruz

  5. O Presidente da República disse que a morte do voluntário da vacina da Sinovac/Butantã é uma vitória para ele, isso demonstra claramente como funciona a cabeça desse senhor. E mais uma vez analiso a importância de termos uma candidatura forte para fazer frente a Bolsonaro ou Lula(caso consiga ser candidato) e o único nome em condições de mexer nesse tabuleiro é o do Senhor. Mas, como foi dito em alguns comentário já colocados aqui, é necessário avaliar muito bem com quem o Senhor vai se juntar.

  6. Pesam muitas interrogações sobre o United States Forest Service Tabajara segundo já vi na imprensa. >>> Vi na imprensa há muitos anos.

  7. Se for mesmo se candidatar a Presidente, escolha um vice confiável. Tem alguns com histórico de amizade com corruptos. Sei q costuma aprender com seus erros, mas tenha cuidado.

  8. Sr. Moro, afaste-se dessas raposas políticas, eles estão encostando no Senhor, não para ajudá-lo, até porque eles estão desgastados, mas para desgastar sua imagem perante a população e abrir caminho para lançarem um candidato poste.

  9. Moro...Luciano Huck é furada. Se alie a alguém mais representativo na política. Porque dois inexperientes não vai dar! Meu voto sempre será seu!

    1. Afinal, neste país é mais fácil virar presidente do que ministro do STF. O Bolso é a prova!

  10. Dr. Moro acreditamos na sua expertise para escolher um vice para 2022, que não seja o Huck. Seus artigos denotam uma capacidade de lidar bem com os problemas brasileiros.

    1. Lucidez, objetividade e clareza na exposição de idéias! Oxalá possamos contar com essas características associadas às ações necessárias à reformulação de quase tudo o que nos diz respeito como "país do futuro", que já virou passado, há muito tempo! Parabéns, Dr. Moro. Que possamos continuar tendo esperança: Moro 2022!!!

  11. Juiz Moro admiro muito o Senhor, mas não faça aliança com Luciano Hulk. Lembre-se da casa de Angra dos Reis, que ele cercou com baia e foi condenado. Lembre-se de quando Lula saiu da cadeia de quem foi o jatinho que ele usou. Lembre-se do empréstimo que ele pegou no BNDES, para compra de um jatinho com juros baixos. lembre-se da Grife de mesmo se desculpando por uma camiseta infantil com estampa " VEM NI MIM". Caso seja candidato meu voto e seu mais Luciano Hulk como vice já fica difícil.

  12. Dr.Moro é uma pena o Sr. Não estar no STF...seria o ponto de partida para a mudança desse Brasil, porém, aos justos Deus reserva um ótimo lugar. Tenha calma alguma coisa meio é tem de estar reservada para o Sr.

  13. Moro, estou comentando novamente, espero que leia. Se você realmente tem interesse em ingressar na atividade política, não se envolva com Luciano Huck, não é esse tipo de político que o Brasil precisa. É necessário que se faça alianças, e uma que pode ser bem sucedida, é o Arthur do Val Mamãe Falei, da turma do Kim e Holiday. Seria bom q vc apoiasse ele, pois ele e sua vice representam parte da base de eleitores dos protestos 2015/2016 q queriam mudança. E ele tem chances de ganhar.

  14. Moro, fique longe do Dória! Ele é pró-corrupção! Ele vetou o projeto de Lei que criava proteção aos agentes públicos que denunciassem corrupção e atos de improbidade (PL 799/2019) no âmbito do Governo do Estado de SP! Não passa de um oportunista!

  15. Caro Juiz Sérgio Moro, seu colega, o grande jurista e advogado Modesto Carvalhosa publicou hoje, na pág. 2 do Estadão, um artigo com o título "Nova Constituição?" defendendo uma nova Constituição e eu concordo com os argumentos dele. Mas antes acho que precisamos um novo presidente, que entusiasme o povo, íntegro, inteligente, patriota, com retidão moral incontestável. Sugiro Sergio Fernando Moro!

  16. Gostaria d dizer q acompanho sempre seus textos e acho q estão cada vez melhores, mas faço algumas ponderações: (1) Amazônia: se ñ houvesse disputa territorial, a França ñ teria iniciado uma campanha pela "internacionalização", cuidado; e (2) EUA: bom ou ruim é uma questão d ponto de vista, derrubou o nazismo mas ñ consegue por fim a um séc d guerra civil no Or Médio, qnto + intervém na região, de + exércitos o mundo precisa, será mesmo a melhor política externa a ser adotada?

  17. Precisamos tanto de um sopro de bom senso e sanidade. Que as pessoas possam cada vez mais enxergar que extremos não são bons. É preciso fomentar a racionalidade equilibrada com humanidade. Será que algum dia conseguiremos isto? Tomara!!

  18. Este tal de "presidencialismo de coalisão" nada mais é do que a perpetuação dos conchavos con os tais Centrões e seus interesses escusos. Faça do PARLAMENTARISMO sua ação política, pois entrará sim, na história do BR, definitivamente. Faça ouvidos moucos para essa infeliz idéia de alguns desavisados por insistirem nessa aventura presidencialista de pouquíssimos resultados práticos na restauração da moralidade nacional. Moro para o Senado é a melhor perspectiva p/ oBrasil. Alvaro Costa

    1. Discordo que parlamentarismo seja melhor que presidencialismo. São duas formas distintas de organizar o governo, é fato, mas uma não é melhor que a outra. Há bons exemplos de países parlamentaristas - como na Alemanha -, mas há tb exemplos de países onde não funciona - como na Turquia. O Brasil hoje se assemelha muito mais à Turquia do que à Alemanha, de modo que não há motivos para imaginar que a mera substituição de modelo provocaria uma revolução na política brasileira.

  19. Permaneço insistindo, meu caro Sergio, para que reflita com pragmatismo e na certeza da sua capacidade e dignidade num mandato parlamentar e não na chefia de governo, pela razão mais lógica possível- este país só será administrável politicamente sob o regime PARLAMENTARISTA. Defenda com unhas e dentes esta mudança constitucional durante o seu mandato de Senador. E estará legitimado a ser nosso futuro Winston Churchill tropical. Alvaro Costa (brasília_urgente)

    1. Também penso assim. Sonho com o dr. Moro no Parlamento.

  20. Concorrendo à PR, mormente com esses aliados conhecidos (huck, mandetta, amoedo etc e tal), vc estará nivelando por baixo, mais uma vez, seu desejo de contribuir com reparos no destino do país, e pode ver naufragar incontestavelmente o hand cup que conquistou com sua honorabilidade. Venha pro Senado e marque posições claras contra a corrupção que permanece. Em 8 anos de mandato estará maduro pra governar o BR. Alvaro Costa (@brasilia_urgente)

    1. Penso do mesmo jeito. Embora, o povo que vota em figuras como Collor, Renan, e outras figuras enroladas com a Justiça não colabora.l Haja vista a turma do "muda Senado". Não conseguem mudar nada.. Há uma corriola que se apoderou de tudo e não dá folga.

    2. Concordo com você, ainda não é o momento dele se lançar a presidente, ainda mais aliado do Huck ou Mandetta. Compor chapa com o Huck seria o segundo erro político da vida dele, o primeiro foi entrar no governo Bolsonaro. O Huck é bem pior que o Bolsonaro, pois o Huck também é empresário e vai ter que representar muita gente quando tiver no poder.

  21. Ministro Moro, NÃO TROQUE UMA ELEIÇÃO GARANTIDA AO SENADO FEDERAL, por larga quantidade de votos (talvez a maior da REpública até então) pela aventura incerta e desgastante de disputar a PR. Sendo eleito presidente vai herdar um país atolado em problemas de todos os tipos. Espere 2026 pra dar esse cheque-mate. Alvaro Costa (@brasília_urgente)

    1. Me permita discordar mais uma vez do colega. Um dos motivos d maior desgaste para Sérgio Moro enquanto Ministro de Estado foi justamente não ter poder p/ mudar tudo o q queria. Como Senador, teria ainda menos poder. Se for para entrar pra política, que seja para fazer a diferença. No mais, não me parece q os 96% de aprovação que angariou junto à população pelo seu excelente trabalho tenha diminuído depois dos excelentes resultados q apresentou durante sua gestão, muito pelo contrário.

  22. Ministro Moro, não cometa o erro de Ignorar o grande contingente de brasileiros de bem, que se identificam com as fezes politicas mais a direita na hora de escolher o seu vice. Hamilton Mourão hoje é mais estimado do que pode parecer. Ele está em rota de colisão com bolsonaro a tempo. Pense nisso.

  23. Bases de drones nestas agrovilas tornarão a Amazônia área vigiada,controlada, contra a depredação, o tráfico. A Amazônia tem bioma frágil. Precisa ser entendida como santuário. O Brasil tem a responsabilidade de preservá-la. Não precisa dela para comer ou vestir. Viver e conviver com a Amazônia. Aprender com ela. A concorrência INTERNACIONAL 5G pode viabilizar todo recurso para isso. Um projeto NACIONAL com soberania. Militares brasileiros, comecem a pensar inteligentemente.

  24. O Brasil precisa cuidar urgentemente da Amazônia ou ela será internacionalizada. Uma verdade que está batendo na porta. Só nós ,brasileiros , teimamos em desconhecê-la. É imperioso ocupar pequenas áreas da Amazônia com agrovilas autossustentáveis, limitadas em tamanho e população, sem rodovias, porém com aquavias e pistas de pouso, principalmente próximo às fronteiras. Exército, Marinha, Aeronáutica, podem colocar 400 mil homens na Amazônia.

  25. Gosto do ministro e sua visão de país. Mas, sejamos realistas. Mesmo que se eleja presidente, com que Congresso iria governar? Com esse Centrão? Teríamos que trocar, no mínimo, uns 2/3 dos atuais deputados e senadores, por gente comprometida com os ideais do Moro, e nossos. Para ver como não é tão simples. Mas é a única maneira de se fazer uma reforma política: pelo voto

    1. Exatamente, Cintia. Eu também ouso crer que é possível!

    2. perfeito, vamos mudar todos !...só assim é possivel mudar o pais, e mais...MANDATO DE 5 ANOS, não podendo concorrer mais até a 3ª geração...PRONTO ARRUMAMOS O PAIS !!!!!!!

    3. Então vamos votar pra trocar o Congresso Nacional inteiro e dar a ele, Dr. Sérgio Moro, o melhor parlamento que um Presidente da República realmente comprometido com o Brasil pode ter, certo? ;)

  26. Parabéns pelo texto! Compromisso público. Quando o senhor for candidato à Presidência da República, tiro férias e licença sem vencimento só para trabalhar na sua campanha sem qualquer remuneração

  27. Parabéns, Dr Moro! É muito bom ler suas matérias. É vergonhoso, para os brasileiros de bem, ouvir as falas e ver as atitudes do atual presidente deste país. Sonho ver o senhor, presidente do Brasil!

  28. Em 2022 ja estarei com 70 anos só votarei se o Dr Moro for candidato para fazer uma limpeza e o encarceramento dos corruptos genocidas os responsáveis pela grave crise moral que se alastrou em todos os poderes.

  29. Moro, sou um grande admirador do seu trabalho. Por favor, não faça aliança com Luciano Huck, estará cometendo um segundo erro. Não se misture, como diz o Cláudio Dantas, com essa gente. Chega dessa gente no poder. Tudo de bom, abraço.

    1. Também considero um erro fazer chapa com Luciano Huck, que é uma verdadeira incógnita no que se refere a posições políticas, ideologia, preferências ou mesmo propostas para o Brasil! Chega de aventuras! Já bastou o Bolsonaro, que vestiu todas as bandeiras da direita apenas pra ganhar as eleições, jogando tudo no lixo antes que terminasse seu primeiro ano de mandato...

  30. Dr.Moro! Parabéns pela sua capacidade de análise e sua atitude democrática em relação aos valores fimdamentais ressalvados na constituição! Contudo estamos falando de valores quando ainda a telefonia móvel não existia,as redes sociais eram ainda 'viagens" no imaginário de mentes privilegiadas e criativas! Dr Moro não se iluda !As barreiras construídas só serão mudadas quando as regras do jogo de "maneira democrático" também forem!O discurso não mudará a nossa realidade viciosa

  31. Aguardo manifestação de Sergio Moro sobre a notícia que tería veiculada pela Folha de S. Paulo, neste domingo (08.11.2020), sobre uma reunião que teria tido com Luciano Huck, com relação à eleição de 2022.

    1. Também estou aguardando uma manifestação dele, seria um erro essa aliança, assim como foi entrar no governo Bolsonaro.

    1. Discordo de sua opinião. Esse militar já se manifestou várias vezes em defesa das atitudes do atual presidente. É bom devolver o poder aos civis.

  32. ...Moro, para LOUIS XI (sua Constituição) foi seu tiro no pé. Victor Hugo , o grande humanista do partido da Montanha foram à girah e progrediram nas conquistas revolucionarias. Aqui seria para o REGRESSO...Temos voce e alguns mais que nos fazem sonhar com o porvir.

  33. Dr. Moro, sou seu eleitor em 2022, a única e melhor opção para presidente. Quanto a notícia de aliança com Luciano Huck, pode ser, mas tem que ser bem analisado, pois tbem tem Janaína, Amoedo. Talvez uma mulher agregasse mais votos. Só uma sugestão para ser bem escolhido o vice. Abraço.

    1. concordo...Podemos em Rede de Novo derrotar a tdos!

  34. SERGIO FERNANDO MORO! SEMPRE EQUILIBRADO, COERENTE E CONHECEDOR DE NOSSOS PROBLEMAS. SERÁ QUE EM ALGUM DIA NOSSO POVO "ACORDA" E APRENDA DIFERENCIAR ENTRE UMA PESSOA HONESTA E EQUILIBRADA DOS DOIDOS, IRRESPONSÁVEIS QUE HABITAM NOSSO MEIO POLITICO E JURIDICO.

  35. Só há duas opções nesta vida: se resignar ou se indignar: E Moro nunca vai se resignar. Por isso eu quero Moro Presidente do Brasil.

  36. São textos como esse que esperamos, para que a sociedade saiba qual sua opinião sobre temas sensíveis e relevantes. Para que o debate público tenha mais uma opção. 👏👏👏

  37. Texto excelente! Pela sua forma discreta de comandar, Joe Biden não comentará sobre a futura candidatura de Moro, mas ficará muito contente com o estilo que o ex-presidente Juiz apresenta. Se ele enfrentou o todo poderoso Trump, porque Moro não enfrentaria o frágil e tão ou mais capenga Presidente Bolsonaro. Ele está só no mundo. Chegou a hora que Deus mostra quem ele apoia. Estou muito feliz. Democracia para todos. Um Presidente Democrata no sentido literal da palavra.

  38. O PARLAPATÃO será desossado pelos seus companheiros de partido nos EUA. Ele lançou vitupérios sobre os pilares básicos americanos. Menino bobão - “ o jogo não presta porque eu não ganhei”. Aqui, seu imitador, sabujo, rastaquera, tem dias contados. É bode na sala para o Centrão. Fedorento , desastrado, cagão compulsivo. Está na hora de mudar para não mudar. O Centrão sabe disso.

  39. Moro e alguém que ja fez pelo Brasil, so a cegueira bolsonarista e petista não enxergam e seguem defendendo a corrupção, fisiologismo e a velha política. EUA retomou a normalidade, 2022 será nossa vez!!

  40. A última frase é lapidar. O Brasil precisa disso: honestidade, conhecimento, ponderação. O país precisa da sua liderança. Parabéns! Afaste- se do comezinho ardiloso, ele reduz o pensamento inteligente.

  41. ATENÇÃO ESCÓRIA !!! NA Matematica o numero irracional pi (3,141592...) não tem fim, pois é, no Paraná-o-pi-acaba. MORO PRESIDENTE 2022

  42. Se. Moro sempre admiro suas colocações nos diversos assuntos referente ao nosso país, mas sugiro que se aprofunde mais no assunto referente ao meio ambiente, a postura do IBAMA e outros órgãos de fiscalização referente ao meio ambiente, ouça uma entrevista da CNN feita com o ex-ministro Aldo Rabelo, tudo o que ele falou é a verdade sobre ser agricultor no nosso país, como agricultor que alimento alguns de vocês sofro muito, o resumo de tudo isto é uma pressão internacional das potências mundiais

  43. Político dessa laia querendo uma nova constituição, só se for uma que os favoreça ainda mais nas safadezas, sem chance.

  44. Muito bom texto, admiração por sua integridade. Preparado demais p o governo Bolsonaro. Destoava, infelizmente, hj temos um Ministro da Justiça q considero um zero a esquerda. Pau mandado de Toffoli e Bolsonaro, Vergonhoso.

  45. Parabéns Moro pelas suas colocações claras e pontuais. Continuaremos sem plano de governo até 2022, ele o PR só fará inaugurações pelo país e tirar foto no meio do povo... ele acredita que isso será necessário para se reeleger. O mundo político é cheio de cobras, você Moro deixou uma carreira para tentar mudar este país, puxaram teu tapete legal você caiu na lábia deste mentiroso. Mas se a tua decisão for tentar à presidência eu voto em ti sou 100% MORO

  46. Por que a ignorância agrada uma grande parcela das pessoas? Trump com sua arrogância, mediocridade, conseguiu se eleger presidente dos EUA. BOLSOciopata com a sua ignorância, mediocridade, conseguiu ser eleito no Brasil. O que algumas pessoas enxergam nessas personagens, onde eu só consigo ver ignorância e mediocridade?

  47. Por favor, cerque-se de pessoas competentes e seja candidato em 2022. O Sr. é nossa única esperança num país em que candidatos só defendem interesses pessoais. O Sr. Sacrificou carreira e vida pessoal para lutar por um país menos corrupto e nos deu a esperança de vivermos num lugar mais decente. Sei que o desafio é grande, que o política é terreno arenoso, mas só pessoas com o seu caráter e sua disposição podem mudar o rumo das coisas.

  48. Ainda que não ocupando a Presidência da República , Sérgio Moro será uma espécie de " Gurú político " para muitos das novas gerações. Ele só precisa de espaço para expandir suas ideias de como gerir a " res pública " e os interesses futuro da Nação.

    1. Se por acaso o Moro se candidatar a maioria dos que votaram no bozobosta votariam nele também. Porém, não seria uma boa coisa. Eles iriam bagunçar o trabalho do Moro . Politicamente seria o caos porque as pessoas acreditam que o Presidente pode tudo. Um grande engano. E trabalhar com um parlamento que se vende facilmente que tem uns 30% de ladrões além de juízes das supremas cortes que ajudam esses bandidos os favorecendo em decisões que os poderiam colocá-los na cadeia. Difícil para o Moro.

  49. Magnifico texto. O Brasil e o mundo precisam desse equilíbrio. Me desculpe Sr Sergio Moro, mas o Sr. Nao tem escolha: ou se candidata ou o país volta a era medieval.

  50. No Brasil não conheço outro nome capaz de levar meu voto ( até agora no “nulo”) para próximo presidente. Estou cansado de ser enganado e traído por “falsos profetas “ com discursos , até então, empolgantes e promissores. A partir de agora, pra levar meu voto, em qualquer esfera, deputado , vereador etc, tem que comprovar o que fez na prática! O que esse Bolsonaro havia feito em mais de 30 anos ?!.. O Sérgio Moro, ao contrário, tem na vida prática o alicerce para o que diz e comenta.Nele eu voto!

  51. Excelente reflexão, precisamos de mais objetividade na gestão e o inimigo imaginário serve apenas para justificar barbaridades, verbais ou não, dos nossos dirigentes.

  52. Que redação maravilhosa! Límpida como a conduta do autor! Doutor Moro, agora, quero ver o presidente falando grosso diante de Biden. O GOVERNO BOLSONARO É MAIS DANOSO QUE O CORONAVÍRUS.

  53. Não posso mais comentar as palavras desse "monstro sagrado". Sempre acabo na mesma coisa: #Moropresidente2022 Sempre a retidão e o discernimento! Salve Moro!

  54. O Brasil precisa URGENTEMENTE de um governo com credibilidade e apoio popular, que seja eleito no primeiro turno com grande quantidade votos. Desta forma, não precisará cair na armadilha dos fisiologistas, que sempre estarão dispostos a trocar apoio parlamentar por um pedaço do orçamento. MOURÃO e MORO em 2022, seria perfeito.

  55. Moro vai cevando, com sua inteligência, cultura e bom senso, um futuro grandioso para ele e sobretudo para o país. Quem viver, verá. Continue nesta toada Mr. President.

    1. Concordo plenamente, João!!! O único problema é que a política está repleta de lobos traiçoeiros em posições estratégicas da república, como Dias Toffoli por exemplo, que muito recentemente já lançou a ideia de quarentena de 8 anos (pasmem!!) para juízes e membros do Ministério Público.

  56. O Brasil precisa muito juntar as partes divididas para seguir em frente. Por isso em 2022 a melhor alternativa seria uma chapa com MOURÃO e MORO, para presidencia. Pensem nisso!

  57. Muito bom! Comentários gerais sobre uma semana atribulada, com postura e correção. Apoio tudo que você escreveu. Embate tosco é coisa de Lula e Bolsonaro. Ideias são necessárias e depois ação!

  58. "Entendo, porém, errado desestimular a vacinação" já é um bom avanço na sua assertividade, meu caro Sergio. Melhor seria - "está errado desestimular a vacinação", mas começa a se afastar, assim entendo, do seu estilo cortez e educado, até então utilizado em suas opiniões públicas. Como já dito inúmeras vezes, o povo que lhe segue, é ansioso por unir a sua dignidade, como, quem sabe, nosso futuro governante, com a firmeza de quem discorda ou propõe algo substantivo para o bem de todos. apscosta

  59. O governo e seu discurso ufanista não fazem seu dever de casa e colocam a culpa no lápis que quebrou a ponta ou... a Amazônia é um assunto interno somente quando internas sejam a s medidas para sua gestão. Nessa causa precisamos de menos autoritarismo de our door e mais trabalho Tecnico. Ando cansada dessas bandeiras que nada mais são que pedaços de panos rotos.

  60. ...Segundo, a CF poderia ser reformada, acabando com a indicação de ministros do STF pelo Presidente, o que por si só é uma vergonha que em nada contribuí para o bem do povo brasileiro, muito antes pelo contrário. No mais o texto é excelência, como Moro!

  61. Ouso discordar do brilhante Moro em dois aspectos: Primeiro sobre a vacina: Nenhuma é obrigatória e todas são, uma vez que a simples exigência do cartão de vacinação para viabilização de viagens internacionais e já faz delas uma obrigatoriedade, contudo, um simples movimento anti vacina nos últimos anos fez rescussitar doenças já erradicadas, logo nenhuma é obrigatória, ou alguém se lembra de ter sido conduzido à força para tomá-las? Segundo, a CF poderia ser reformulada acabando com indicação

  62. Os assuntos que foram mencionados nesse artigo é de grande relevância nos dias atuais, principalmente quando se trata da postura do Presidente e seu discurso inconsequente e conflitante, suas reações imediatas, feitas sem pensar podem resultar em danos irreparáveis para o Brasil. Parabéns ao dr. Sergio Moro, sempre tão coerente e de uma empatia admirável!

  63. A proximidade entre Bolsonaro e Trump não resultou em grandes vantagens comerciais para o Brasil. Muito certo. Dois fanfarrões que se completaram e o daqui estimulava a crendice de que a relação pessoal,-se é que existia- era importante para a economia do Brasil.

  64. Perfeito sempre. Admiro sua lógica e a forma como se posiciona. Sempre uma fonte de prazer lhe escutar, ler seus artigos e comentários.

  65. A destruição da floresta ameaça a produção industrial em todo o Brasil, a Economia, a estabilidade social. Sem a Grande Floresta, sem os Rios Voadores. Sem as chuvas vindas ds Amazônia o interior do continente sofrerá crises hídricas ainda mais intensas e frequentes. Então, como abastecer de água as populações e os processos industriais?

  66. Estratégia, competência e inteligência, de que nosso presidente carece tanto, SÉRGIO MORO esbanja no texto preciso, enxuto e repleto de fatos e verdades... Parabéns! O Brasil 🇧🇷 conta com SÉRGIO MORO em 2022!!!

  67. Moro que cansativo que vc é...se não se tem nada confirmado sobre a vacina porque o Ditadória quer obrigar os cidadãos a tomarem???.

    1. Da Marta! Agradeça ao sr. Álvaro o formato inteligente e cortês como abordou seu tropeço na interpretação e leitura do artigo do dr Moro! Vacinas assim como soluções para o o Homo Sapiens passam antes de tudo por bom senso e comprometimento! Valeu da Marta e sr Alvaro

    2. Marta, quão desatinada e comprometida com o erro vc é.. para não comentar sobre a sua obtusidade e pobreza intelectual. Em matéria de interpretação de texto sua nota é "0"(zero). Volte sempre, mas embasada e não infectada por bozolulismo. Talquei? apscosta/df

    3. Qual parte que ele disse que NÃO se deve discutir a obrigatoriedade da vacina que vc não entendeu???

  68. Ilustre juiz Moro. Sou seu admirador pelas entregas que fizestes na operação lava jato. Porém quando se envereda pelos assuntos da floresta não tem o necessário conhecimento da matéria e seu coluna fica "capenga". Em nenhum momento falou do maior problema para coibir desmatamentos criminosos que a regularização fundiária!! Sem a qual não haverá eficácia na luta contra os criminosos!!

    1. Chico, tu és uma lástima. Ordena melhor teu pensamento e retorna. Talquei? apscosta/df

  69. Caro Moro, o senhor está a dar um norte para esse governo sem rumo, Despretensiosamente, sem partidarismo, mas com seriedade e segurança. por isso continuo sendo o seu fã. Gostaria muito de ver uma chapa assim: MORO E MOURAO, imbatíveis!

    1. Olha, esta seria, sem dûvida, uma chapa vencedora no primeiro turno.

  70. " A constituição não é ruim, tem partes boas" ??? Acho que o sr. seria um bom candidato em 2022 e levaria os votos de muitos anti ladrões petistas e anti bolsonaristas. Mas, vai precisar ter um projeto de Brasil mais claro.

  71. Sóbrio o nosso ex-ministro. Sabedoria acima de tudo, o nosso Brasil há de mudar, 2022 está chegando, o tempo é um sopro, e logo, logo nos mudamos este governo que í está.

  72. Já disse e repito. Seus artigos são irretocáveis. É como se eles dessem voz às nossas opiniões. Gostaria de ter todos eles impressos para ler e reler. Parabéns!

  73. Crítica realista e construtiva... sempre esperamos que nossos governantes sejam assim... optem pela ordem justa e progressista.

  74. Na minha opinião, até agora, a sua melhor coluna. Finalmente vemos sua opinião sobre assuntos mais variados. Continue assim e não nos abandone.

  75. Bolsonaro vai adotar um discurso de soberania de território com a vitória de Biden. Não podemos esquecer que ele tentou negociar a Amazônia com os americanos. Bolsonaro é uma nota de 3 reais....

  76. Perfeito como sempre. Em pleno 2020 um governante que não está cumprindo seu papel, mas apenas fazendo campanha para 2022 é no mínimo inaceitável. Parabéns Dr. Sérgio Moro. Na mosca. Por isso todos os enroscados com a justiça tem medo de você. Tanto direita, quanto esquerda e centrão. Disse tudo. Vamos acordar Brasil. Sérgio Moro você é demais. Sou Lavajatista e sua admiradora.

  77. você possui ideias com as quais compartilho totalmente. realmente cansa esse nosso ufanismo exagerado utilizado por todos os lados ideológicos de acordo com suas conveniências individuais. atualmente a única coisa universal que temos no mundo é a mesquinharia. espero que você continue nesse bom embate, obrigado!

  78. Sempre coerente, sensato e inteligente. Se o Brasil tiver juízo elege Moro presidente em 2022. Não existe ninguém melhor para mudar este país.

  79. Obrigada, Dr Moro, por mais um brilhante artigo. Desta vez, deixando claras suas opiniões sobre temas mais abrangentes, como meio ambiente é relações internacionais.

  80. O seu comentário, Moro, demonstra o seu conhecimento sobre problema brasileiro, e preparo para futuras incursões políticas

  81. Mais um artigo lúcido e de excelente qualidade. Importante tratar de assuntos diferentes mostrando as suas ideias e convicções.

  82. gostei muito pois houve em seu texto comentários menos jurídicos , que eu também adoro, mas que é necessário para conhecer melhor sua postura em outros assuntos.

  83. Extraordinário Dr. Sérgio Moro. Que Deus continue abençoando e protegendo sempre e sua família. Muita Luz no seu caminho sempre.

  84. Observações sábias e imparciais. MORO é cada vez mais Estadista. E.U.A/Brasil relações indissolúveis ( estratégia ). Ações , já conhecidas ,da Máfias ( Ndraghetta...) no Brasil ( a coisa pode ser profunda ) confirmam o erro em não aprovar o " pacote Moro ". Afastar-se de Moro foi um enorme erro do Presidente. Meirelles faz ótimo trabalha para São Paulo.

  85. Muito bom artigo ! Sensato , claro , objetivo e com ótima visão estratégica. Por tudo o que fez até agora , inclusive nos escancarando os bastidores daquela reunião macabra , mantendo-se cauteloso e observador , confio na possibilidade de entrar na guerra...é bom estrategista, joga limpo o bom jogo!

  86. Muito bem,presidente. Nossa política ambiental é uma vergonha. Esse parvo adotou a política da destruição. Há muito a ser feito. Contamos com o senhor.

  87. Com certeza a fumaça na floresta é real. Artigo técnico,como se espera deste grande homem. Lembrei da expressão de vergonha do Vice, na reunião do 22 q assistimos, sentado ao lado do Moro, Mourão quase foi p vc da mesa. Mas a expressão mais inusitada é a do Teich,ele olha como se estivesse em outro planeta, principalmente quando Wientrab fala em prender o STF... Que país. Depende de nós, não termos mais q ver aquilo.

  88. Dr Moro , suas palavras de bom senso, visão política de homem público cada vez mais, prova o porquê saiu desse desgoverno! Qdo consigo ver os " palavrões " e argumentos " escrachados " do PR torço pra esse pesadelo acabar!

  89. É lamentável qur o bom senso esteja tão distante dos que governam e ainda, muitas vezes, seja denominado pelos estúpidos de 'frescura' ou 'covardia'. A prudência é, e sempre será, uma virtude necessária, especialmente para os líderes de qualquer instituição. Mas ela só é exercida por gente que preza a inteligência...

  90. Doutor Sérgio Moro, em 2022 o Senhor terá o meu apoio e de milhões de Brasileiros honestos que irão "suar a camisa" para colocá-lo em Brasília visando a retomada do combate a corrupção, bem como, tornar um Brasil melhor. O Senhor é a nossa grande esperança !!!!

  91. Parabéns pelo artigo ! Está se aprimorando e usando uma linguagem muito direta com o leitor . Texto leve , direto e com fatos muito atuais , mostrando que está antenado com tudo que está acontecendo pelo mundo . Expôs sua opinião de forma primorosa . Coerente e elegante . Gostei muito !

  92. Dr. MORO, se você se candidatar meu voto será seu. GRATIDÃO IMENSA pelo que você fez e faz pelo Brasil. Vocês da Lavajato, Heróis Nacionais, são a Reserva Moral do Brasil.

    1. excelente texto Juiz, sempre na razão do que é melhor para o País, a justiça se fará em 2022, era para ser indicado, mas após tamanha injustiça será elevado ao pódio por aclamação pública. terá o apoio de todos que desejam mudanças neste Brasil.

  93. Dr Moro,seus artigos mostram q o Sr está por dentro dos acontecimentos no 🇧🇷 e no mundo,não apenas no quesito corrupção,mas em geral.Se eleito for em 2022,tenho certeza que será um excelente presidente.

  94. Sr. Moro, gostei de vê-lo avançar além dos temas sobre justica e seguranca. Percebo que vai perdendo a timidez em expor sua opinião sobre outros temas. Isso é desejável aos seus leitores e necessário ao homem público. Vá em frente!

    1. Se voce nao entendeu é porque voce perdeu variossss capítulos desta história. Ele não nos "deve" nada, nada nos tirou, voce deveria fazer esta cobrança a quem está em cargos que "devem" sim satisfação ao povo.

    2. Não deve explicações nenhuma, eu votei no asno do bolsonaro e vi o erro que cometi, assim como o Sr. Moro Tb acreditou no que foi dito no discurso do então candidato... Moro somente deveria se explicar se lá no governo ainda estivesse!

  95. Dr. Sérgio Moro, como sempre, é muito competente e coerente nas suas abordagens sobre temas tão importante ao povo brasileiro.

  96. Temos que nos livrar de boa parte do senado e da camera para pelo menos sonharmos com um país melhor. temos que despachar o jair oligofrenico-mentecapto-chapolin colorado-TRAIDOR-pai dos zeros-boquirroto-PAZZO-STRONZO. votei no EXCREMENTO jair. e hoje vejo que ele só se importou com a prisao do queiros e a morte do adriano (MILICIANO)

  97. SÉRGIO MORO em 2022 será nosso “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” O Brasil finalmente terá Um Governo Fundado no “IMPÉRIO DA LEI!” Triunfaremos!

  98. SÉRGIO MORO em 2022 será nosso “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” O Brasil finalmente terá Um Governo Fundado no “IMPÉRIO DA LEI!” Triunfaremos!

  99. Moro é um sonho possível para o Brasil, basta que o povo brasileiro compreenda a grande chance de o Brasil se tornar uma grande nação.

  100. as cortinas de fumaça, tem sido usada para desviar o foco, principalmente do que acontece no congresso!! gostaria imensamente de uma nova constituição, não entendo como é possível, todo ano novas modificações, inserindo tudo na constituição !! como fala ,o prof Carvalhosa, é preciso ser mais enxuta, mais próxima da americana, mas tentar isso no congresso de hoje é inviável !! tivemos uma chance de mudar o Brasil em 18, espero que não a percamos novamente em 22 !! bom dia , ministro!

  101. Parabéns pelo texto. É grande a capacidade dos Estados Unidos de se reinventar, e espero que esses incertos dias de infodemia, de polarização e de incerteza sejam substituídos por uma época de mais equilíbrio. Por aqui é difícil esperar uma mudança de padrão. Eleição é uma pauta continua no Brasil, e isso é no mínimo cansativo.

    1. Perfeito sra Maysa! Precisamos de equilíbrio para pensar e agir, motivando e transformando este maravilhoso povo que pouco ou nada usufrui de seu fantástico Pais

  102. Fico imaginando como seria o rumo do Brasil com o Excelentíssimo Sr. Sérgio Moro como Presidente do Brasil... Será que isto poderá acontecer um dia?!? Ou o Brasil está condenado a ser a eterna REPUBLIQUETA Bananeira?!?

    1. Moro até 2022 o Brasil precisa. Não nos abandone. Por favor.

    1. Contistutuiçao é a carta Magna de um país, sem a qual é terra sem Lei. Pelo que sabe alguns países tentaram, nós "primórdios" tocar sem uma carta magana, apenas nos usos e costumes, mas as evoluções no tempo de hoje tem pernas longas. Até o império romanos editaram suas novelas, as quais equivele leis na época. Na civilizaçao de hoje nao seria possivel sem uma Constituição, mas um nova Constituiçao feita sem viés ideologicos. Apoio uma Constituição sem políticos, apenas redigidas por gente d/

    2. Todo o Brasil será sempre grato ao senhor por tudo que fez e irá fazer com certeza .O sr messias, na calada da noite sabe que só foi eleito por sua causa e a operação Lava Jato, não nos esquecendo ainda de Deltan e equipe. Não passou pela cabeça de ninguém que esse senhor que está na presidência, fosse tão mau caráter. Resta um consolo . Sua futura eleição , se o quinteto maldito do STF( pois o plagiador roubou seu lugar) , não impedir sua candidatura. Parabéns pelo artigo 👏👏👏👏

    3. moro, cada dia melhor... vamos seguir em frente ... precisamos ter clareza diante das fetidas cortinas de fumaça....

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO