A voz rouca, mas não isolada, do general

30.10.20

O duro artigo escrito no Correio Braziliense pelo ex-porta-voz da Presidência Otávio do Rêgo Barros contou com o aval de ao menos um militar com assento no governo. Foi o que ele revelou ao longo da semana a interlocutores que o procuraram para comentar as passagens mais ácidas do texto. Segundo o general, a iniciativa partiu dele, mas houve quem, embora ainda esteja no governo, concordasse com os termos da publicação. No texto, escrito no momento em que militares perdem protagonismo e entram em atritos com setores da ala ideológica do governo, há trechos como o que diz, sem mencionar o presidente Jair Bolsonaro,que “a soberba lhe cai como veste. (…) A autoridade muito rapidamente incorpora a crença de ter sido alçada ao olimpo por decisão divina, razão pela qual não precisa e não quer escutar as vaias (…) Infelizmente, o poder inebria, corrompe e destrói!”. O antigo auxiliar critica também assessores presidenciais que, segundo ele, “por sobrevivência”, assumem uma “confortável mudez”, enquanto que “os assessores leais — escravos modernos — que sussurram os conselhos de humildade e bom senso aos eleitos chegam a ficar roucos”. Escravo é escravo.

Anderson Riedel/PRAnderson Riedel/PRO artigo do general Otávio do Rêgo Barros, repleto de verdades veladas, contou com o apoio de um militar do governo
 

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. sinceramente este cara no início do governo de Bolsonaro parecia mais um coveiro que vinha com aquela tentativa inútil de organizar o discurso e a comunicação de um governo que se fez através de intrigas de internet...agora vai escrever coisas contra o governo para tentar se manter relevante de alguma forma...se pudesse diria a ele: quem cuspio para cima e ficou em baixo só pode sair melado né.

  2. Quem já foi comandado por um chefe incompetente e incapaz, sabe como é ruim cumprir ordens e ouvir todo dia, o dia todo, as baboseiras de um ser pensante como o PR Jair Messias. Deve ser uma joinha aguentar isso e ter que balançar a cabeça pra esse culto à ignorância. Moro, Mandetta, Santos Cruz, Bebiano, Gen Rego Barros merecem uma condecoração pelo heroísmo. Kkkkkk

  3. Retrato fiel do Mitomaníaco e sua Familícia , do total desgoverno do maior estelionatário eleitoral de todos os tempos ,considerado “mau militar, aético, incompatível com o pundonor militar, bunda suja” e “mentir durante o processo”.

  4. Os porcos viram o tacho da ração por são porcos. Sair falando do governo que o acolheu, não mereceu o convite ou a oportunidade de servir a nação. Foi desconvidado agora fica de mimimi. Porcos são porcos. Cospe no prato que comeu. um dia tudo passa. Até uva passas.

    1. Esse bilhete azul é um prêmio pra quem recebe. Pense como é bom ser comandado por um chefe imcompetente , incapaz, falando baboseira o tempo todo e te dando ordens sem o menor sentido. Tem quem, de bom senso, aguenta um Bolsonaro mandando por muito tempo? Kkkkkkkkk

    2. Fecho contigo, Suzane. Deste governo saem os bons, que são poucos (Sérgio Moro, Mandetta, Santos Cruz, Rego Barros...) e ficam os loucos, dementes, xiitas, extremistas ideológicos ou religiosos, as que vêem Jesus subindo em goiabeira (Weintraub, Damaris e por aí vai). O fanatismo é pior do que o aquele que era combatido no PT.

    3. Os porcos são os que continuam nesse governo falido! O Gal. Rêgo Barros era uma pérola e todos sabem que não se deve atirar pérolas aos porcos, que apenas as pisoteiam por serem incapazes de reconhecer-lhes o valor. A porcalhada sempre prefere o lixo...

    4. Se o tal pensa assim mereceu o bilhete a azul, e, já foi tarde sem pressa.

  5. CAPITÃO NÃO É MARECHAL Quem acompanha a vida político social do Brasil, sabe muito bem que marechal nunca vai se subordinar ao capitão. O último (será?) dos nossos marechais, Castelo Branco, ainda que golpista, guardou durante seu mandato a "liturgia" do cargo, coisa que agora virou demodè.

    1. Somos sabedores que as FFAA estão sucateadas e omissas para com suas obrigações com a patria, mas nunca imaginaríamos ver um CAPITÃO subversivo, agitador, inculto e sem nenhum caráter, pisotear e humilhar os 0ficiais Generais como está acontecendo com frequência.

  6. Bolsonaro é imaturo e inseguro. Ficou velho mas continua " a falar, a pensar, a refletir como menino. Não deixou para trás as coisas de menino". Ou é um bobão mesmo.

    1. Por favor evitem menosprezar os meninos; eles nã merecem a comparação

  7. Interessantíssimo o texto do General, são palavras de enorme utilidade para quem ama está Pátria Magra e Queimada. O balanço do des-governo Bozofascista mostra que teremos consequências drásticas. Ademais, em função de mentiras plantadas diariamente, 'esquecemos' as monstruosidades totalitarias, cometidas pelo Capitão Aposentado, que escandalizam aos que têm um mínimo de inteligência. Quer mudanças? Moro Presidente!

  8. Não só pela visão privilegiada, os comentários do general Otávio do Rego Bastos, externam a crescente magua dos setores militares mais tradicionais a conduta do Presidente Jair Bolsonaro no tratar político da Presidência da República. Meus parabéns a Revista e ao autor.

  9. Me fez lembrar o alvoroço causado pelo início de um " novo governo" (era o que a gente esperava). O Bolsojudas se cercou dos melhores e fritou cada um, um por vez. Deixando- os sangrar na trincheira. Diga- se de passagem: O que jamais se faz com o companheiro de guerra. Mas convenhamos: Ele não é das forças armadas há muito tempo, até se esqueceu o que é isso! Será? Ou aí é que reside a esperteza do Judas? Ousado Bolsojudas, ousado Bolsojudas!!!

  10. Estamos assistindo diariamente as brigas ocorridas dentro desse desgoverno. Economia, meio ambiente, congresso, tudo tumultuado, o que evidencia falta de comando total para enfrentar a crise que só não vê quem não quer. A opinião do general Rêgo de Barros joga uma preocupação para toda sociedade, o que poderá acontecer se houver um aprofundamento maior da crise, uma vez que o Mandrião não encontra respaldo total das Forças Armadas.

  11. Brilhante carta! Excelente descrição do governo bolsonarista! Esse pode ser o começo da derrocada de bolsonaro é sua maldita trupe. Que assim seja.

  12. PC. As FFAA precisam ser preservadas contra a ambição de parte dos seus quadros, que - por uns trocados - se vende ao governante de plantão, sob o argumento hipócrita de patriotismo. O poder corrompeu, corrompe e corromperá.

  13. NADA VAI MUDAR REGO BARROS. O MAIA JUNTO COM MUITOS COMPARSAS DA CAMARA E DO SENADO, MAIS O GILMAR E FILHA, ESTÃO TRAMANDO PARA LIVRAR PARLAMENTARES LADRÕES.

    1. Bolsominion e a copia perfeita dos mortadelas petistas. Só muito inocente, muito retardado ou muito falso para nao enxergar q o presida bozó está totalmente alinhado com Maia, Alcolumbre e todo Centrão. Pra piorar, ainda é gostosamente cavalgado pelo supremo gilmar.

    2. Acorda!!! Não podemos ser como a esquerda cega que até hoje defende o Lula!!! Você leu o entrevista do general Rego no Correio??

    1. Agradeça a Deus por ter saído dessa porcaria de governo.

  14. Fiquei muito decepcionada com este cidadão ao ouvir as críticas do Claudio Dantas. Foi conivente enquanto lhe era interessante. Só externou depois de levar um pé na bunda.

    1. Parabéns por enchergar a falta de dignidade deste desgoverno. Que bom não mais fazer parte da mentira desse governo insano.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO