SergioMoro

Em defesa da Lava Jato

14.08.20

Sim, já li recomendações aqui e ali de que devo escrever sobre assuntos variados e não apenas sobre corrupção. Em minha defesa, os quatro artigos que escrevi na Crusoé foram sobre temas bem variados: contra a “intervenção militar”, a favor de reformas e das instituições, sobre liberdade de expressão e redes sociais, e apenas um – “Senhor da Moscas” – foi sobre ameaças ao combate à corrupção.

Para satisfazer em parte as cobranças, esclareço algumas posições. Sou a favor do livre mercado e da iniciativa privada. As nações mais prósperas são aquelas que bem souberam incentivar o desenvolvimento a partir do investimento privado. Não se ignora, evidentemente, que o Estado tem um papel importante na regulação do mercado, especialmente para evitar excessiva concentração de riqueza, prevenir monopólios e oligopólios, incentivar a livre concorrência, prover serviços de segurança, saúde e educação pública e não descuidar de políticas de amparo social. Sou, por princípio, desfavorável à excessiva intervenção do Estado no domínio econômico, mas confesso que sou bastante pragmático nesse tema. Um bom ditado vem do ex-premiê chinês Deng Xiao Ping, “não importa a cor do gato desde que ele pegue o rato”.

Mas, nesta coluna, diante do contexto, sou obrigado a falar um pouco sobre a Operação Lava Jato, já que não são poucos os que contra ela vociferam.

Leio pontualmente algumas críticas que sugerem que um grupo de jacobinos foi formado para cortar as cabeças da elite econômica e política do país em um obscuro projeto de poder.

Outras que o combate à corrupção teria prejudicado a economia do Brasil. Um ex-Ministro da Justiça chegou a mencionar que alguma corrupção poderia funcionar como uma espécie de “óleo” para movimentar as engrenagens.

O argumento favorito de vários, principalmente de denunciados e condenados, é o de que a Lava Jato promoveu a “criminalização da política”, ao tratar todos os políticos como desonestos.

O espaço é curto para refutar todas as críticas possíveis, mas vou destacar alguns pontos. O combate à corrupção visa acima de tudo a fortalecer o império da lei, elemento essencial do Estado de Direito e da democracia. Ninguém está acima da lei e se alguém cometer um crime deve, com o devido processo, ser punido.

Policiais que investigam crimes, procuradores que formulam acusações e juízes que julgam apenas cumprem seu dever legal. Não há jacobinismo, assim como não há lavajatismo. Não há um clube ideológico ou alguma organização sinistra. Tudo na Operação Lava Jato foi feito com absoluta transparência e sob severo escrutínio da imprensa e da sociedade.

O combate à corrupção não prejudica a economia, ao contrário, atrai a confiança e o respeito dos investidores. Corrupção é areia, e não óleo, nas engrenagens da economia. Se a burocracia, por vezes, é excessiva, o remédio é diminuí-la e não contorná-la por meio de subornos.

A corrupção disseminada, não raramente, está associada ao superfaturamento de obras, à construção de “catedrais no deserto” e a práticas de concorrência desleal. Não tenho dúvidas de que esses fatores impactam a produtividade da economia brasileira e nos condenam a ser um país de renda média.

A aludida “criminalização da política” é a acusação mais fraca. Foram formuladas acusações determinadas pelo Ministério Público contra agentes públicos e políticos específicos. Se os números são elevados, a explicação é que vários se envolveram em práticas ilícitas.

As acusações, claro, podem ser refutadas e se mostrarem improcedentes. Mas os fatos descritos nas peças das denúncias correspondem basicamente ao pagamento e recebimento de subornos, e não têm por objeto atos essencialmente políticos.

Todas essas acusações foram feitas em processos públicos, assim como os julgamentos foram públicos, porque a Constituição assim exige, o que é salutar. A imprensa realizou ampla abordagem dos fatos, sim, porque estavam disponíveis. Não houve diferença em relação ao acompanhamento diário do julgamento do Caso Mensalão (Ação Penal 470), pelo Supremo Tribunal Federal.

Ouve-se muito por aí que “ninguém é contra a Lava Jato”, “só contra os excessos”, embora, na maioria das vezes, não fique claro o que poderia, de fato, ser considerado excesso ou indesejado. Seria o número alto de condenações criminais e prisões de criminosos?

Em uma Operação que se iniciou em 2014 e ainda não esgotou todas as suas descobertas, é natural que equívocos pontuais possam ter acontecido, mas não deixa de ser paradoxal como a Lava Jato tem tantos defensores que, ao mesmo tempo, são seus detratores. Mas, a despeito dos falsos defensores, a Operação sempre contou com apoiadores sinceros.

É importante lembrar que a Lava Jato não é uma entidade independente; não é uma instituição de Estado. Ela foi produto de uma combinação de iniciativas legislativas prévias (como a aprovação da lei do crime organizado em 2013) e da ação de vários agentes da lei e da Justiça, nas várias instâncias judiciais – do primeiro grau ao Supremo Tribunal Federal.

Aliás, o Supremo Tribunal Federal teve papel crucial na Operação ao estabelecer a execução da condenação criminal em segunda instância (infelizmente depois reviu seu posicionamento), reduzir o alcance do foro privilegiado, proibir doações eleitorais vindas de empresas e, mesmo nos casos concretos, homologar, por exemplo, a delação dos executivos da Odebrecht. Atirar contra a Lava Jato atinge o trabalho do próprio Supremo Tribunal Federal.

Escrevo essas linhas, principalmente, porque leio que o Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP – irá se reunir em breve para decidir se pune disciplinarmente ou não o Procurador da República Deltan Dallagnol. Ao mesmo tempo, vejo na página do Ministério Público Federal alguns resultados do trabalho que, em parte, é resultado da Força Tarefa do MPF da Lava Jato em Curitiba. Foram 119 denúncias apresentadas, 165 condenados em primeira e segunda instância por corrupção ou lavagem de dinheiro, 70 fases de operações, R$ 4 bilhões já devolvidos aos cofres públicos e R$14,3 bilhões previstos como total de recuperação.

Como ninguém está acima da lei, infrações disciplinares devem ser sancionadas, mas me permito dizer, agora como cidadão comum, que tenho lá minhas dúvidas sobre essas infrações, embora algumas condutas talvez pudessem ter sido evitadas. Não importa aqui se você gosta ou não do Procurador, mas se ele está ou não sendo tratado com justiça. Enfim, fica a minha indagação: vão mesmo punir Deltan Dallagnol pelo seu trabalho na Lava Jato?

O mesmo questionamento vale para a Operação: vamos ou não valorizá-la como um avanço no combate à corrupção no Brasil feito por diversas mãos e instâncias, inclusive pelo Supremo Tribunal Federal?

Espero que as tentativas dos condenados, e de seus advogados, de desqualificarem os trabalhos da Polícia Federal, do Ministério Público e da Justiça não prosperem. E que o combate à corrupção, que veio crescendo com os julgamentos do mensalão e da Lava Jato, encontre espaço para prosperar. A democracia e a economia agradecem.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Uma assinante propôs que voltássemos a usar o adesivo EU APOIO A LAVAJATO. Achei a ideia ótima e já estou providenciando pra família e pessoal do trabalho. Não podemos ir às ruas, mais a mensagem pode voltar a circular!

  2. A política tem sido criminalizada pelos políticos corruptos, fisiológicos e saqueadores dos cofres públicos. Infelizmente, são poucos os homens e mulheres de bem que fazem da vida pública um sacerdócio a serviço da República. SERGIO MORO se manifesta com objetividade, clareza e transparência. São qualidades que se exige de um Estadista de verdade. Pedro Geraldo

  3. Comentário preciso e verdadeiro, porem ingenuo e pouco contundente. O problema da Lava Jato é o ciume doentio do Gilmar Mendes, não por ideologia, mas pior, por má fé explicita. O Gilmar elegeu o Moro como inimigo. O Moro tem que revidar com força, levantando e expondo todos os mal feitos e cambalachos que o Gilmar tem feito. O senado não terá como reagir à pressão popular, que será avassaladora. Politicos tem medo do povo. Coragem Moro, você terá, aí sim, cacife para tentar a presidência.

  4. Moro vc foi muito inocente com toda estrutura de investigação que tinha em ser poder em acreditar em um homem que tem um passado que hoje sabemos ser duvidoso! Nem Exército acredita nele! Eu tb fui tb enganado em votar neste homem. Nos tínhamos opção melhor! Mas o Mercanismo foi mais forte de toda estrutura do país! O eleitor ficou em uma situação de atravessar em uma pinguela não tivéssemos equilíbrio caímos no buraco com o PT. Vc é homem horando e passado limpo.

  5. Lamento muito, mas infelizmente acredito que sua voz não encontra eco neste país dominado por corruptos .Tambem lamento que tenha abandonado sua brilhante carreira de magistrado.

  6. mais uma vez uma excelente e sussinta radiografia da lava-jato, parabéns Moro, Ah! Se pudéssemos clonar no bom sentido, esse perfil de ser humano (Moro)

  7. Quem dera nosso País ter mais Sérgios Moros e Dellagnols em todas as instituições para enfrentar tanta corrupção no poder público.

  8. É sempre um prazer ler Sérgio Moro, como diria José Nêumanne Pinto, o texto foi direto ao assunto. A Lava jato precisa muito da sua defesa e da sociedade. É triste ver o retrocesso que estamos vivendo. Ah se pudéssemos voltar a 2014 e tomar um rumo diferente.

  9. Parabéns pelo belo texto. Didático e esclarecedor. A caterva de políticos e juizes corruptos está tentando minar a lava-jato. Força e coragem dr Moro e Delagnol, o Brasil precisa muito de vocês. Ainda há muito trabalho pela frente. Estamos do seu lado. 100% LAVA JATO!!!

  10. "Crusoé nasce para ser uma ilha no jornalismo brasileiro" (1ª frase publicada). Acredito que como o inspirador do nome, a revista breve naufragará. A saber, a figura considerada pela própria revista, a mais importante, Sergio Moro, está em vertiginosa queda de leitores. (-) 583 % nos comentários desde 19/06 com mais de 2800 para 481 quando escrevo este. A Crusoé seguirá a mesma trajetória vai afundar e não demorará muito quem viver verá. Tchau e Bença...

  11. Bastante pertinente, terá sempre o meu apoio. O problema é que qdo um juiz julga algo, aparecem vários com as suas vaidades e um olhar diferente para criticar. Contra fatos não há defesa, ainda que se critique a condução. Moro, vc tem o meu respeito e todas as equipes da operação lava jato, o País estava precisando de pessoas corajosas para enfrentar esta cambada de corruptos e corruptores que se dizem que agem em defesa da democracia, porém sempre esteve presente os interesses pessoais.

  12. Prezado, temo mais pelo Brasil hoje que há 2 anos atrás. Vejo nuvens negras em formação e dali vem chuva ácida. Hoje conspiram contra a Lava Jato à luz do dia e não nos bastidores como antes. O veneno aplicado nao matou os vermes que parecem mais fortes, mais organizados e em Maior numero, têm o firme propósito de neutralizar a operação e revogar todas as conquistas. Triste constatação...

  13. Moro o seu pecado foi a Soberba. Você poderia nunca mais ser esquecido pelo que fez pelo Brasil. Só que não suportou a crítica e se auto julgou o suprasumo do suprasumo. Pisou no tomate e se esborrachou no orgulho. Será riscado do mapa. Tchau e benção...

    1. Faço de Edy as minhas palavras. Por favor avisem ao mundo que Moro não estava, não está, e muito provavelmente nunca estará ai para política... se quizesse poder teria feito um acórdão(bem grande) com a Odebrecht e o Lula...e toda essa corja que cospe no país a séculos.

    2. "Acuse-os do que você faz, chame-os do que você é". Dizem que era o lema dos comunistas, mas hoje podemos dizer que é dos bolsopetistas. Tudo farinha do mesmo saco.

    3. Edy você NÃO sabe ler, não existe a palavra arrogante no meu comentário. Ignorante é você que não percebeu a estratégia do Moro que deu com os burros na`agua. Ele vai ser candidato a Presidente em 2022 e se arrependerá de ter feito tanta merda. Quem viver verá....

    4. Caro Eloi, dizer que Moro é arrogante, é o mesmo que dizer que você é ignorante. Vê , não acredito que você seja ignorante , assim como tenho certeza, Moro não é arrogante. Se o fosse, não teria suportado, impassível, Lula, durante o depoimento. Eta Juiz paciente e imparcial. Moro, esteve na lista das trinta maiores personalidades mundiais do ano. Só faltaria nele, para ser um juiz ou um politico perfeito, as malandragens e o mau caratismo de alguns políticos e de alguns fiscais da Cons

  14. Dr. Sergio Moro, acho que o STF está se preparando para anular os processos julgados pelo Sr. e que condenaram Lula, sua suspeição já foi arguida e será julgada pela 2ª Turma. GM, ministro boquirroto já injuriou Deltan e, quanto ao Sr, ele sempre que pode desanca suas sentenças que condenaram Lula, publicamente. O Sr. agora que é cidadão comum, poderia dar respostas mais duras contra o bocudo, porque, salvo alguns ministros, os outros apoiam os ataques do GM contra o sr e as suas sentenças.

  15. Parabéns pelo artigo doutor Moro, aguardaremos o senhor para salvar Brasil em 2022 como nosso futuro presidente da república.

  16. Espero que o Moro seja candidato a presidente pois pelo menos uma vez na vida vou ter ter o prazer de votar em quem confio. Nesses anos todos de falsa democracia entrei no time dos que “não sabem votar”. Na realidade me incluo no time dos que “não tinham em quem votar”.

  17. Excelente texto Sr. Moro. Espero poder contar com sua contribuição pública em breve. Ainda tem muito trabalho a ser feito e não será pelo Bolsonaro. Ainda estão tentando virar mesa... Forte abraço e gostaria de conhecê-lo um dia, lhe agradecer pessoalmente pela mudança de paradigma que impôs ao Brasil pós lava-jato.

  18. Lúcido! Você faz parte de um mundo que um dia sonhei, mas não sei se vou ter tempo de conhecê-lo. Quem sabe meus netos. Não desista Moro! O Brasil precisa de pessoas como você!

    1. Faço minhas, as suas palavras. Não esmoreça Dr Sérgio Moro, o bem há de vencer o mal!

  19. Leio e releio, pois é um excelente artigo. Parabéns Dr Moro, pelo trabalho, pela coerência e por promover a crença nas possibilidades positivas da justiça.

  20. Sr. Moro, por mais que esclareça a necessidade do império da lei, mais o congresso e os corruptos o temem. Sabem que, não importa a roupa do gato, vai continuar a prender rato. Farão de tudo para impedi-lo chegar à Presidência, nem que tenham de ressuscitar Lula pra colocá-lo no 2° turno com JB. Sugiro um bom estrategista de marketing, o mais rápido possível, pra construir cenários e chegar com chances em 22, seja majoritário, Vice ou pro Senado. Na política, isso se constrói. Abs e boa sorte.

  21. Como sempre, um belo texto! A maior aliada da corrupção é a impunidade. Graças a ela, os escândalos envolvendo desvio de conduta se tornaram corriqueiros, infelizmente. A Reforma nas leis é a solução. Transformar em crime hediondo todo e qualquer corrupção, é o 1°passo para o avanço. Punir com prisão perpétua seria um passo mais largo ao progresso. Tendo em vista o art.60 da CF que infelizmente, não permite a pena de morte no país. Deixemos de ser Tupiniquins.

  22. Perfeitas colocações, Dr. Sergio Moro. O que me surpreende mais não são apenas os argumentos estapafúrdios usados pelos investigados ou condenados, nem tampouco o fato chocante de que ex apoiadores da Lava Jato possam se deixar ludibriar por eles. Mas, principalmente, o afã dessa gente em atacar a Lava Jato sem a preocupação de que - ao se juntarem nesses ataques - eles deixem transparecer quem é joio e quem é trigo na nossa política. Infelizmente, o joio continua predominando.

  23. Parabéns! Ainda tenho algumas esperanças que a Lava Jato saia triunfante depois de tantos ataques. Confio no dr. Deltan, na Força Tarefa de Curitiba e no senhor....Os 3 Poderes de Brasilia ainda respiram velhas práticas condenáveis, mas nada é eterno.

  24. Muito bom suas colocações sobre a Operação Lava Jato! Só discordo quanto ao STF, porque os ministros tomam decisões que atendem a interesses específicos não levando em conta que todos são iguais perante a lei!

  25. BRILHANTE ANALISE ! 👏👏A LAVA JATO ASSIM COMO SEUS PROTAGONISTAS SÓ SAO AGORA CRITICADOS APÓS MORO TER EXPOSTO QUE A PF IRIA SE TORNAR O QUE SE TORNOU A PGR : TERIA UM LIMPA BOTAS DO PRESIDENTE E DE SEUS FILHOS CRIMINOSOS !! OS POLITICOS QUE SABEM QUE SERÃO PRESOS PELA LAVA JATO ESTÃO SE APROVEITANDO DESSA “ DESTRUIÇÃO” QUE O BOLSOGADO ESTÁ FAZENDO PARA TENTAR DESTRUIR O UNICO BRASILEIRO QUE VENCERÁ BOLSONARO EM 22 !! 🙏🙏🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🙏🙏❤️❤️❤️

    1. Calma, Fernão, falta muito tempo para a campanha presidencial começar...

    2. Ele fala do que entende e que por acaso representa o calcanhar de Aquiles do nosso país. Óbvio, muitos se beneficiam da corrupção e reagirão com deboche, na melhor das hipóteses.

    3. Uma nota só , sempre batendo na corrupção, o cerne de toda a nossa desestruturação política! Você prefere que ele seja o samba do criolo doido??Isso o bolsolulismo já é...😉

  26. Parabéns Dr. Moro pelo texto!!! Assinei hoje essa revista pelo respeito e credibilidade que se mostrou presente em todas as suas decisões em julgamentos na Lava Jato, penso que somente com o apoio sistematizado e organizado da sociedade conseguiremos avançar nessas conquistas!! Tínhamos poucas expectativas de ver na cadeia empresários de empreiteiras gigantes, ex-presidente, diretores de estatais, senadores.....hoje começamos a ver uma pequena luz que devemos lutar para não mais se apagar.

  27. Como admirador do seu trabalho na lava jato, por mim pode falar a vontade sobre corrupção, afinal de contas é algo que esta no DNA do Brasil e de muitos brasileiros, infelizmente. Continue escrevendo que continuarei lendo, desejo também uma breve recuperação da sua carreira.

  28. Moro, Dallagnol,Lava-Jato, PF,MPF constituem aquele capítulo exemplar da História do Brasil que orgulhosamente vivenciamos e em relação ao qual os nossos descendentes poderão se espelhar.

  29. que seria do mundo se não houvesse alguns dallagnol . nunca teria chegado aos tempos atuais, pois a ousadia de fazer diferente em cada área de trabalho faz toda a diferença. Sérgio Moro 2022

  30. Muito obrigada a todos envolvidos na operação Lava Jato. Trabalhar com afinco, retidão e determinação na busca pela justiça e especialmente no combate à Corrupção, me parece ser algo que incomodou e incomoda uma grande parcela de brasileiros, infelizmente! Me solidarizo com todos que buscam descortinar crimes cometidos contra o Brasil e somente posso dizer, força e nunca desviem um milímetro de suas convicções! Viva a Lava Jato!

  31. O comentário foi perfeito, e como cidadão devo agradecer seu apoio ao Deltan Dalagnol e ao país em um momento tão perigoso para nossa democracia.

    1. Suas palavras confortam meu coração pois acredito ser essa maneira certa de pensar. Obrigado por todo o apoio a Lava Jato. Pense com carinho em concorrer para a Presidência. Precisamos do Senhor!!!!!

  32. Dr Moro sempre brilhante! Com lógica e lucidez, desfila o seu raciocínio em palavras deste artigo, que vale a pena ler. Que o brasileiro de bem apoie sempre o combate à corrupção em nosso país.

  33. Prezado Dr Sergio Moro, parabéns pelos escritos. E parabéns a DeltanD pela forma como trabalha na Lava-Jato para acabar com a corrupção no nosso Brasil. Vamos rezar para q tudo seja positivo para o DeltanD amanhã e, consequentemente, para nós - o Povo Brasileiro.

  34. Hoje o ministério público tem o respeito da sociedade com exceção desse Aras, se retirar Deltan é sinal da decadencia da lava jato infelizmente. Vejo a podridão do congresso que nada faz para impedir essa injustiça se acontecer e um presidente omisso a tudo isso. Pelo jeito vamos ter um segundo Lula com um diferencial por hora, não é corrupto.

  35. Prezado Dr. Sergio Moro. Siga adiante na sua luta valorizada pela grande maioria dos brasileiros e até dos estrangeiros. Saiba que o apoio é incondicional e seremos sempre gratos pela sua coragem, competência e amor pelo Brasil.

    1. Apoiadíssimo Maria Iva! Sérgio Moro e todos que participaram da honrosa tarefa da Lava Jato têm nosso apreço incondicional. São patrimônios de todos os brasileiros de bem.

  36. É inadmissível e revoltante que um Renan Calheiros, uma Katia Abreu e o condenado corrupto Lula venham , descaradamente, pedir o afastamento do resiliente e corajoso procurador Dallagnol daquilo que ele fez de melhor ao Brasil: participar ativamente da Lava Jato que trouxe de volta a ética, a justiça e nos devolveu o orgulho e a esperança de sermos brasileiros. Se o CNMP atender a essa ignomínia, estará se igualando a esses repulsivos criminosos.

  37. Os que estão querendo acabar, deturpar a lava a jato, São os que, com certeza, São do bando de corruptos que ou já estão incriminados ou devem e estão querendo se livrar de investigações. Com lava a jato e tudo que tem acontecido de operações, não lhes metem medo, porque o roubo do dinheiro público pelos ladrões de colarinho branco...continuam a todo vapor. É aí que deveria entrar o Supremo, manter a lava a jato e mudar o código penal para penas rigorosas para este tipo, entre outros. É Brasil!

  38. Este pessoal que combatem a lava jato fazem de tudo para enrolar o povo. Confundem criminalização da política com político criminoso, processos conduzidos com provas dos crimes praticados, com perseguição política, e outros absurdos, infelizmente nosso povo são constantemente enganados por verdadeiros crápulas, das mais diversas organizações criminosas, mas a pior espécie são esses que tem acesso à imprensa e as urnas, iludindo seus eleitores com todo tipo de enganações.

  39. Dr Deltan Delangnol, patrimônio do povo de bem brasileiro! LAVA JATO, esperança por um país melhor! Que os ELEITOS PARA NOS REPRESENTAR sejam dignos em honrar suas biografias! DR MORO, PRESIDENTE!!!

  40. O procurador Deltan Dallagnol deveria ser condecorado pelo excelente trabalho que vem prestando na operação Lava Jato. E, a Lava Jato foi uma das melhores coisas que ocorreu no Brasil neste século. Se compararmos decisões de tribunais que beneficiaram réus da Lava Jato com as acusações contra o dr. Dallagnol, seria semelhante a alguém que, usando um coador, coa um mosquitinho e deixa passar e engole um cavalo. E, dr. Moro, continue escrevendo sobre corrupção, pois ninguém faz isso melhor q você.

  41. Bom ler um artigo sendo colocado por quem entende do assunto com mestria. Seria muito triste se punirem Deltan, retrocesso pro país e a vulgarização da justiça. #somosTodosLavaJato

  42. Muito injusta a perseguição ao Deltan Coisa mesmo de bandidos Bandidos colocados no Poder são extremamente perigosos para um país Para o cidadão que não recebe justica

  43. A corrupção é um câncer que consome por dentro a capacidade do Brasil ser mais produtivo e desenvolvido. Todo crime deve ser punido, independentemente da origem ou do acusado. O social deve valer mais que o individual ou interesses corporativistas. Estamos juntos contigo Dr Sergio Moro! Abraços

  44. Dr. Moro, impressiona a clareza e profundidade dos seus argumentos!! Espero um dia ver os desmandos do alto escalão da politica nacional (e do baixo também!!), serem varridos da nossa vida!! O Sr. é uma peça importante deste processo!! Não nos decepcione!!!

  45. O Brasil virou um país estranho. O bom senso e os princípios morais eståo mudando. No jogo politico, embaralharam tanto as cartas, que ninguém mais sabe as regras. Ninguém sabe mais jogar.

  46. "A injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça em todo lugar." "O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons." Martin Luther King Escolho essas duas frases para conclamar os bons a se manifestarem nas suas redes sociais contra o absurdo julgamento de Deltan Dallagnol. Não podemos ir às ruas hoje, com a pandemia em curso, mas podemos e devemos nos manifestar. Não sejamos omissos, mas bons de fato!

  47. "A injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça em todo lugar." "O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons." Martin Luther King Escolho essas duas frases para conclamar os bons a se manifestarem nas suas redes sociais contra o absurdo julgamento de Deltan Dallagnol. Não podemos ir às ruas hoje, com a pandemia em curso, mas podemos e devemos nos manifestar. Não sejamos omissos, mas bons de fato!

  48. Os que são contra a lava jato são os mesmos que semanalmente estão no programa gabinete de crise, ou seja, a massa de políticos que infelizmente foram eleitos pela massa da população que prefere viver de assistencialismo do que ter um país passado a limpo.

  49. Será sempre nosso eterno juiz Sérgio Moro, sofri e sofro com o que de ruim lhe acontece. Teremos sempre orgulho do senhor q não se submeteu aos caprichos de um psicopata burro. Suas qualidades e determinação causam incômodo àquele Congresso viciado. Deus haverá de guiá-lo e fazer retornar seu prestígio abalado por um verme chamado Jair Bolsonaro.

  50. Também foi Deng Xiaoping que disse: "Esconda sua capacidade e espere a oportunidade". Espero que vocês não abram os olhos tarde demais!

    1. Perfeito, também acho que tem muita gente com venda nos olhos. Fiquemos atentos e não pulem no lago de cabeça vá pela beirada.

  51. Como sempre, mais um artigo com muita lucidez; com muito respeito em cada palavra escrita; com o pretexto de esclarecer pontos que nós comuns não temos condições por si só entendermos, mas com essas ponderações podemos compreender. Digo isso notadamente em relação aos argumentos que tentam tornar legítima a maracutaia que envolve as contratações com o dinheiro público. parabéns e obrigado Dr. Sérgio Moro! O senhor tem prestado um excelente serviço à sociedade brasileira. Continue!!!

  52. Todo brasileiro de bem se orgulha da Lava-jato! Aí que está o problema, pessoas racionais e do bem, não vão para as ruas se aglomerararem em tempos de pandemia... Se aproveitando disso estão os canalhas em Brasília, que atentam incansavelmente contra a maior operação anticorrupção da história do país!!! Nesse momento devemos usar as redes sociais para nos posicionarmos em defesa dos seus agentes e defensores! Deltan não pode ser punido em hipótese alguma, seria um escárnio na cara do Brasil!

    1. Concordo plenamente com seus argumentos. Acredito que " panela de pressão " do povo de bem brasileiro irá explodir até novembro! E torço pra que nossa indignação empurre esse Congresso pífio.

  53. Admiro demais o seu trabalho e a sua honra. Parabéns pela coragem de mudar, parabéns, mais ainda, por não aceitar se vender. Você terá meu apoio/voto sempre se mantiver assim

  54. Excelente texto! Só bandido e ladrão do dinheiro público para criticar o trabalho feito por este cidadão!!! Isso mostra como nossa sociedade está corrompida com a inversão de valores apresentada na maior cara de pau por togados da nossa Suprema Corte!!

    1. Bigorrilho, a pequenez de raciocínio da direita é tudo que a esquerda mais deseja. Enquanto isso vemos Lula sendo solto, lava jato sendo desmantelada, PF sendo aparelhada e rachids sendo institucionalizados. Já não consigo mais enxergar diferença nos atos do governo atual e do governo vermelho. Corrupção? demorou alguns anos para que os atos corrompidos fossem descobertos no governo vermelho, vai se fazer de gadinho ingenuo agora e esperar a corrupção se mostrar daqui alguns anos também?

    2. E por acaso ele "falou" em corrupção do PT, do MDB, DEM? Eu não li. O artigo é sobre o apoio dele ao combate à corrupção e também sobre os esforços da parcela podre da sociedade em abafar esse combate. Inclusive com comentários como o seu. Esse seu discurso foi inaugurado pelo PT quando era o principal foco da operação, diziam: E o Alckmim e o Aécio? Agora com o presidente familiciano enrolado, fazem coro e dizem... e o PSDB? O PSDB só está se enroscando por desdobramentos da lava-jato. Acorde.

  55. Dr.Mouro, parabéns pelo artigo.Confesso que fiquei triste quando deixou o governo, achei que fosse de fato oportunismo, mas sua atitude e suas falas depois que deixou o governo começam fazer sentido.Abraço

  56. Dr Sérgio Moro, parabéns e obrigada pela sua luta e perseverança. Gostaria de sua opinião sobre um projeto contra à reeleição.

    1. parabéns Sérgio Moro! eu vou ser sempre Sérgio Moro. Lena

  57. Dr Moro, é um prazer ler suas matérias. Nós, brasileiros honestos, tivemos a esperança de viver em um país, onde os corruptos seriam punidos. Que época boa. Parece que foi um sonho que acabou. Graças à pandemia, as pessoas não estão saindo às ruas para se manifestar e vemos que o combate à corrupção foi só mais um estelionato eleitoral. Como seria bom o Brasil ter um presidente como o senhor. Que orgulho para os brasileiros de bem! Obrigada por seu trabalho honesto.

  58. MORO ótimo como sempre, mas excessivamente ponderado como sempre numa arena cheia de chacais. Sugiro que vejam a live de JOSÉ NÊUMANNE PINTO do dia 15 de agosto, sob título "Gilmar quer destruir Moro" - sem meias palavras, NÊUMANNE expõe cruamente muito do que Gilmar e associados estão fazendo contra MORO, DALLAGNOL e LAVA JATO.

    1. Fernando, o “brasileiro médio” é honesto e apoiador incondicional do Moro e da lava jato.

    2. Francisco , assisto às lives do Nêumanne, e esta em especial é estarrecedora. Ggilmar é o ministro mais ignóbil que já passou pelo STF!!! Absolutamente revoltante tudo isso que está acontecendo!!!

    3. Fernando: Moro foi jogado às feras na Câmara , barrado insistentemente por todos nos avanços dos seus projetos , obteve resultados no combate aos crimes , e você o acusa de menino birrento e causar constrangimento na saída???? Foi graças a essa reunião infame que ficamos sabendo da podridão dos bastidores desse desgoverno.Agora pior ainda , pois entregue ao centrão, mais corrupção e com a morte da Lava Jato, caminho livre para eles...fritaram Moro e ele revidou ,corretamente !!!!!!

    4. fernando, infelizmente o país se encontra onde estamos por causa das ações nefastas de políticos e empresários corruptos que foram duramente combatidos pelo Dr Moro e por pessoas como você que tem uma visão míope do que acontece e defende essa corja que só deseja assaltar o país. lamentável!

    5. Francisco, concordo com vc. quanto a moderação do Moro em todos os sentidos. Quando ministro, não se empenhou como deveria na defesa de seus projetos, ignorando que a situação era outra, não era mais o juiz que seus auxiliares deveriam obedecer sem contestar. Contrariado, portou-se como garoto birrento, se amuando e não lutando, e por fim criando constrangimento desnecessário ao governo ao sair, o que para o brasileiro médio se configura traição,que é imperdoavel.Pena.

  59. Os brasileiros estão meio calados! Imobilizados! Será que a Pandemia nos deixou no modo " cozinhando o galo?". No tempo dos cara pintada eu já era de idade. Agora, anciã. Será que terei a ventura de ver esse país sair do subdesenvolvimento? Provavelmente, não. Deixei-me levar pelo estelionato eleitoral desse atual.Que lástima!

  60. Moro: sou médico aqui de SP e apoio você e o Deltan Dallagnol. Eu, minha família e meus colegas apoiamos a Lava Jato e o combate à corrupção!!! Obrigado por defender essas causas e nós brasileiros precisamos do seu serviço!!! Siga em frente e Deus vai nos ajudar a superar a corrupção neste país!!!

  61. Dr. Moro seria interessante tratar em sua coluna sobre outros pontos sobre o debate político nacional, por exemplo as reportagens exclusivas da Crusoé sobre o Queiroz e o Aras

  62. O artigo mais forte e contundente do Sergio Moro aqui na Crusoé. Gostei dos outros, mas esse nos alcança bem mais aquecido e intenso. Um lampejo de esperança ressurge em nossa alma tão achincalhada...

  63. Não podem vencer e não vão. Para isso, não podemos nos dispersar. Um Moro e um Dallagnol sozinhos não fazem verão. Os corruptos apoiam-se uns nos outros independente de ideologias, se ajudam, agem unidos e se abastecem. Façamos o mesmo. Contra a corrupção não há combate, há sim guerra completa. Nossos filhos merecem nossa luta.

    1. Venceremos essa guerra o dia em que soubermos votar corretamente. Devemos estar atentos à essa votação tão ou mais importante do que para a presidência. Ê através dos vereadores e prefeitos , nossos representantes locais , que se forma a teia do poder.

    2. Concordo!!! Temos que no unir no combate à corrupção!!!

  64. Dr Moro, a equipe toda causa tantas críticas pelos beneficiários dos velhos costumes que estavam entranhados no pobre Brasil. O que o Dr Dalaghol esta sofrendo, será recompensado com o sentimento de dever cumprido, e cedo ou tarde haverá de ser recompensado por todo o bem que fizeram ao nosso país!

  65. O segundo parágrafo é confissão de fé. Muito apropriada. Tem razão o Dr. Moro. O Estado não deve ser pesado, honeroso ao cidadão. Ao contrário, ágil para cumprir e fazer valer as normas sociais e econômicas para minimizar desigualdades. Repetindo o que muitos já afirmaram: O preço da LIBERDADE -inclusive a econômica- é a eterna vigilância. Nesse Brasil de hoje,de lobos e aves de rapina,o pastor precisa estar atento para proteger o rebanho.

  66. É de causar repugnância ver o Conselho Nacional do Ministério Público - CNMP - a serviço dos corruptos e corruptores que saquearam e continuam saqueando a República. O Deltan Dallagnol, como chefe da Força Tarefa da Operação Lava Jato de Curitiba, simplesmente cumpriu seu dever. Quanto ao representante de Renan Calheiros no CNMP - se os princípios Republicanos fossem observados - seria declarado suspeito. Quanto a nós, não compactuamos com os traidores da Pátria e estamos com o Dr. SERGIO MORO.

  67. Como diz aquela frase "Tudo o q vem antes do mas não importa". Quem diz "eu apoio a lava jato, mas..." é contra a lava jato, ou seja, contra o combate à corrupção. Esse falácia de "excessos" da Lava Jato, só convence quem quer se convencido. Como disse o Dr. Carlos Fernando na semana passada querem punir Deltan por suas qualidades. Ele faz o que um procurador sério deve fazer - trabalhar e aplicar a lei independentemente do cpf da pessoa. Assim como o sr fez quando era juiz.

  68. Parabéns à Lava Jato......Sempre Lava Jato.....Graças à Lava Jato voltei acreditar no Brasil. Agora esses mesmos delatados, e seus “defensores corruptos” estão usando argumentos falsos para se protegerem.

  69. Quero aqui parabenizar Sr. Sergio Moro pelo brilhante e esclarecedor artigo sobre esse absurdo que estão tentando fazer contra a Lava Jato, operação que mudou para melhor meu conceito de justiça no Brasil, dando novas esperanças para os que lutam para um país menos corrupto e próspero.

  70. Na escuridão que domina o cenário nacional, com um movimento orquestrado nos intestinos dos poderes para calar a Lava Jato, o Dr. Moro é um dos poucos faróis que traz alento aos cidadãos íntegros deste pobre país.

  71. parabéns Sr Moro pela reportagem Se o povo não tirar esses poloticos podres eles vão acabar com a lava jato e com nossa democracia Não se candidate a nada na política pois não vão deixar o Sr fazer nada do que acredita,com essa corja no poder

  72. grande Moro...defenda sempre esse patrimônio que vc tanto ajudou...eh a única esperança que esse país tem...mas está difícil...não desista por favo

  73. é impressionante como a família Bolsonar é corrupta e cara de pau. E o pior é a troca de favor entre as várias instâncias do estado para se beneficiar aliviando para os mafiosos cariocas. Lamentável...

  74. A Lava-Jato nos devolveu a esperança de viver num país mais justo, onde todos sejam iguais perante a lei. Esperança de ver nossos impostos serem usados para prover Educação e Saúde de qualidade para todos. E vivam Sérgio Moro, Deltan Dallagnol e a Lava-Jato!

    1. Infelizmente vai ser muito difícil vencer a esquerda corrupta, agora alinhada à direita corrupta, com o aval desse presidente. Deve haver um movimento q reúna pessoas para segmento anticorrupcao, com líderes como Moro .

  75. Infelizmente vários mal intencionados estão tentando transformar os poucos bem intencionados que investigaram e trouxeram a tona tanta cafajestismo em nosso país. Em algum outro lugar do mundo um pilantra devolve 1 BILHÃO de reais fruto de corrupção? Só aqui mesmo no Brasil para esse filme terminar com os mocinhos condenados.

  76. concordo plenamente com o artigo do Sérgio Moro, acontece que a algumas pessoas "poderosas" estão a mando dos corruptos, portanto é difícil manter o combate à esses criminosos

  77. infelizmente o Brasil ganhou mais um aliado de peso contra lava jato e contra combate a corrupção , "presidente Bolsonaro" votei nele e me sinto traído em relação a esses temas e vários outros que ele prometeu e não cumpriu . parabéns Moro pelo trabalho feito.

    1. infelizmente fomos enganados. Vai ser muito difícil vencer a esquerda e

  78. Nós brasileiros precisamos ter esperança de um país onde o bem,se insurja ferozmente contra o mal. Onde os traidores da pátria, os assaltantes dos cofres públicos sejam punidos exemplarmente. É por isso que sonho com o Dr.SERGIO MORO nosso PR.

  79. Sabíamos que os corruptos e seus apoiadores iriam reagir atacando os pilares da lavajato, o que não esperavamos é que encontrariam apoio no STF, nos altos escalões do Ministério Público, e na Presidência! Uma vergonha para o nosso pobre Brasil!

  80. Excelente artigo! Super parabéns! Todo o meu apoio a Lava Jato, ao procurador Dallagnol e equipe, bem como a PF! Essa operação é patrimônio dos brasileiros de bem

  81. Excelente coluna, como sempre. Me impressiona como de um dia para o outro o senhor virou de herói a bandido, só por sair do governo dizendo que o Bolsonaro queria interferir na PF, o que ficou claro no vídeo. Infelizmente Bolsonaro e Lula tem algo que a psicologia ainda vai explicar (e tratar?) que é o poder de cegar as pessoas; para o bolsonarista, tudo que Bolsonaro faz está correto, qualquer crítica é infundada e é de esquerdista. Idem para Lulista, trocando o final para 'direitista'.

  82. Ontem ao ouvir a decisão do Gilmar Mendes, e observei o movimento orquestrado no aguardo da imoral decisão, só pude pensar que estamos em uma enorme ressaca de moral e ética. O Procurador Dallagnol sera submetido a uma verdadeira inquisição, caça às bruxas, enquanto o Fabrício Queiroz e sua digníssima esposa estarão bebendo uma cervejinha na varanda. Confesso que desacreditei de vez no nosso País, são muitas forças que estão na contramão de tudo que acredito.

  83. A Lava Jato é um ícone. Simboliza o início de ações ante corrupção bem sucedidas nas nossas "elites" sociais e nos mais altos níveis de poder. E que no seus egoísmos ilimitados, jamais contribuiriam com o florescer de um futuro de bem estar a que faz jus a nossa maltratada população. Infelizmente, esse grupo corrupto parece protegido pela mais elevada instância da justiça: o STF! Ainda presidido pelo "amigo do amigo do meu pai".

  84. lula, bolsonaro, gilmar, tofolli, maia e tantos outros, não gostam de moro, mas o brasil adora!!! aliás nunca vi bandido gostar de xerife!!!

  85. Mais uma vez tentam culpar as árvores pelo incêndio na floresta. Afinal, se não as houvesse não haveria o que queimar. Também assim a lava jato. Não houvesse a força tarefa, Lava Jato, o paraíso da corrupção estaria intacto. Quase está e assim permanecerá,pois une coisas aparentemente díspares como lulistas e bolsonaristas. Tentem o que quiserem contra a lava jato, mas para uma parcela significativa da população brasileira ela representa um marco histórico e um patrimônio do nosso povo.

  86. Sem a menor sombra de dúvidas. A Operação Lava Jato encheu de esperança brasileiros simples e trabalhadores cansados de ver seus impostos, produtos do suor e esforço coletivos, irem pelo ralo. O mínimo que se espera de um eleito é que seja probo. Infelizmente no Brasil, porém, não é assim. Agora orquestram o cala-boca, certamente porque temem ser atingidos.

  87. Parabéns Dr. Sérgio Moro! Infelizmente, às vezes, penso que parte considerável do povo brasileiro gosta da corrupção e de corruptos: exemplos: apostadores em jogos de azar; compradores de cigarros contrabandeados e etc.....

  88. Texto impecável na exposição dos trabalhos e resultados da Lava-Jato e da sua importância para o fortalecimento dos princípios de justiça e da democracia no país. O trabalho de Deltan Dallagnol e toda a equipe do MP, bem como o da Polícia Federal e de juízes comprometidos com o combate ao crime da corrupção é digno de nosso respeito e profundo agradecimento.

  89. Moro, o jogo 'e pesado. Não pode ficar com luvas de pelica; tem que jogar pesado também, do contrario vão te engolir inteirinho.

  90. Parabéns Dr. Moro, pela excelente matéria. É preocupante que uma turma que sempre lutou pela lava-jato, não esteja tão empenhada em lutar pelo Deltan Dallagnol, um exemplo de trabalho e dedicação.

  91. Os advogados dos condenados na lava jato exercem um papel importante que é a defesa de seus clientes. Apenas gostaria de saber deles como se sentem ao receber seus honorários sabendo que tais recursos, por vezes, advieram dos contratos superfaturados e não foram conquistados pelo trabalho honesto de seus clientes? Não me sentiria bem sabendo que estaria comprando meu pão de cada dia com dinheiro cuja origem é duvidosa. Me sentiria melhor doando tais recursos.

  92. O futuro nosso é negro. As substituições no STF não são o que o povo desejava e saiu as ruas. Os projetos contra a corrupção, acabar com o foro privilegiado e alterar o mecanismo de nomeações ao STF foram para o ralo. A gente queria que os 6 a 5 virasse a favor do povo. Mas acho que em 2021 erá 7 a 4 contra nós e não 6 a 5 para o nosso lado.

  93. Meus agradecimentos, mais uma vez, pela conduta e integridade em suas palavras! Fico indignada, decepcionada e sinceramente desanimada quando vejo um grande número da população abandonando a defesa da Lava Jato na luta contra a corrupção no Brasil. A ideologia politica, reforçada pelos "fake news", estão ofuscando o foco e visão dos brasileiros com relação à luta contra a corrupção. Com o nosso histórico de corrupção, é incrível essa apatia dos brasileiros honestos em defesa da Lava Jato!

  94. parabéns Moro pela. coluna. com seus esclarecimentos claros. Sou do lado da lava jato. Político corrupto bom é na. cadeia.

  95. Moro a grande maioria dos brasileiros eh favorável e aplaude a lava jato. O problema eh que essa grande maioria não se vê representada , nem eh ouvida pelos três poderes desta Nação!

  96. Sergio Moro, tenha a mais absoluta certeza de que a verdadeira sociedade do país deseja que o combate à corrupção consiga resgatar o orgulho nacional. Qualquer pessoa de bem exige a aplicação da lei.

  97. Não consigo ver um cidadão de bem criticar a Lava Jato. Essa operação veio para fazer o Brasil ser respeitado lá fora. Já vimos diversas manifestações de elogio. Se a Lava Jato não tem 100% de apoio no País é porque existem os envolvidos que estão sendo punidos. Fora esses, os demais brasileiros apoiam com força. Caso Deltan seja punido porque trabalha muito bem no combate à corrupção, o Brasil deverá ficar em luto, e não precisamos desse presidente (com letra minúscula) para baixar essa medida.

  98. Quem tem interesse em difamar a lava-jato? Quem tem medo de ser investigado. Pessoas honestas são defensoras do combate à corrupção sempre!

  99. Todo brasileiro de bem aplaude a lava jato e apoia os membros do ministério público, especialmente Deltan Dallagnol, um verdadeiro herói, bem diferente do falso herói que infelizmente elegemos.

  100. Sérgio Moro tenha certeza que as pessoas de bem e com nível mínimo de instrução apoiam o trabalho efetuado.Pena que temos uma massa muito grande de pessoas que acreditam em fake News e não conseguem enxergar a quadrilha que está nos governando a muito tempo

  101. Que clareza e consistência na exposição. As "excelências" será que conseguem não ficar constrangidas na hora de votar contra, por exemplo, a prisão em segunda instância? Que medos terão?

  102. Moro, o trabalho feito pela lava-jato, orgulha qualquer brasileiro de bem. Tenha orgulho do trabalho realizado. Você é um brasileiro com "B" maiúsculo.

  103. Dr. Moro veja a matéria do deputado Daniel Silveira. https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=3260522250734452&id=1233730513413646&sfnsn=wiwspwa&extid=YJSKDGMRuvMRt3Pe&d=w&vh=e

  104. cont... O povo está começando a se interessar pelo processo do Banestado. Talvez, parte da imprensa goste de ficar na superfície. Mas os usuários das redes sociais aprenderam a mergulhar fundo.

  105. Você ficou conhecido por ser o juiz dos processos do Lula. Por que? Porque, coincidentemente, a Operação Lava Jato inaugurou a gravação das audiências. Então, o povo o conheceu condenando o Lula. O mundo não é preto e branco. E, depois de sua saída do governo, este mesmo povo viu e não gostou do cinza. Atacar ex-chefe sem provar, apoiar inquérito ilegal e perseguições por divergências de opiniões e, agora, citar ditador sanguinário chinês é DEMAIS!

    1. Quem apoia o Moro e a lava jato? Os honestos brasileiros que vivem de seu trabalho e que acredito, são maioria da população. Já a militância bozolulista, parece deveras contrariada. Você é minoria!

    2. Concordo com você Mônica logo logo o povo vai saber quem é MORO! Não passa de aliado da china e admirador do psdb. E continuo esperando provas de tudo o que falou.

    3. Atacar ex chefe sem provar???Comprou a falácia petista? DEMAIS é negar a honestidade e integridade de Moro e eficiência da Lava Jato. Ser gado petista já é deprimente , e ser gado bolsonarista é revoltante...o sujeito passou rasteira em todos e ainda quis acabar com a democracia ...o golpe do soldado " gorou " e o Messias caiu de boca no populismo... Infelizmente aqueles que pensam como você não merecem e não querem um país íntegro, eficiente e desenvolvido...

    4. Coitada, ela é "lesada?" Foi citado um ditado que poderia ter sido dito pelo Papa, pelo Trump ou pelo Zé das Couves. O que importa é o que foi dito, não quem disse.

    5. Errado Mônica. Ele ficou conhecido pela sua integridade e honestidade, assim como o seu Grupo de Curitiba.

  106. Excessos são cometidos todos os dias com pessoas de baixa renda e nada é feito, agora quando se trata de políticos envolvidos com a lava jato estes excessos (não acredito) são tratados com tanta veemência. Pena que o sr não é mais juiz.

  107. Sr. ex-Ministro ! Dedique-se outras atividades... sois jovem e talentoso.... politico nao da!...e ''...ambicao quando eh muita vai crescendo e engole o dono ''...vale para a espeteza tambem.

    1. E quem é você para dizer a Moro o que ele deve ou não fazer? Coloque-se no seu lugar insignificante. Seus bandidos foram e estão sendo presos.

  108. Existe uma contradição em relação à lava-jato. Percebo que as pessoas parece que esqueceram o que, em determinado momento, achavam importantes. Acho que as pessoas estão com pensamento fixo no receio da esquerda corrupta e terminam se voltando contra as forças que a combateram.

    1. Exatamente, criaram raízes embaixo dos nossos narizes. Moro aponta um dos caminhos. Somos Moro até embaixo dágua

  109. Parabéns pela excelente coluna nosso eterno juiz da LavaJato. Acho que o texto deveria ser dedicado ao srs. Gilmar Mendes, Dias Tóffoli, Lewandowski, Renan Calheiros, Lula, Ricardo Barros, Ciro Nogueira, Artur Lyra, Kátia Abreu e tantos outros "nobres" parlamentares. Mas, principalmente ao PGR do Bolsonaro Sr. AUGUSTO ARAS. #LavaJatoSempre

  110. "Neste período o Ramo mais Poderoso que cada Pessoa irá se agarrar, será Sua Própria Consciência, Consciência'Moral e o Serviço para a Luz da Verdade por esta Consciência" (L.C.) Parabéns Moro e Deltan...Não desistam de seus Princípios Morais.

  111. Este País está de "ponta cabeça"...aos avessos. Como pode tanta insensatez nas ações das Instituições que deveriam preservar a Justiça?? Agem, simplesmente, para acobertar a corrupção, penalizando aqueles que a combatem...e tudo isso diante dos nossos olhos. Nos vemos impotentes diante de tanto absurdo.

  112. Apoio totalmente a lava jato e causa-me perplexidade a mudança de postura (ou a exposição da falsidade da anterior) do presidente principalmente. Aliás, não me causa perplexidade, apenas revela a falácia da sua postura.

  113. Parabéns Sérgio Moro, excelente artigo!!! Lava Jato, sua equipe e Moro tem meu apoio e admiração!!! Quem não gosta da Lava Jato bom sujeito não é....

  114. Dr Moro, mais que ninguém o sr sabia que a reação do establishment viria. Ninguém duvidava que a horda política lutaria para manter a política como sempre foi. O que também era esperado, mas que me deixa mais indignado, é o empenho das altas cortes para impedir a punição dos corruptos culpados. Também por isso precisamos do sr na Pres.da República, para iniciar a reformulação desses órgãos da elite judicial, devolvendo-lhes o papel de defensores dos direitos da cidadania e promotores de justiça.

  115. Não tinha como seu artigo desta semana ser diferente. Espero que toda a boa imprensa se manifeste sobre essa ameaça contra Deltan. Sobre outros assuntos, não se preocupe, Moro, Sabino só deseja saber o que pensa seu futuro candidato sobre variados temas, mas como já vimos, nenhum presidente da República precisa ser sequer inteligente, mas estamos mais exigentes em relação ao caráter. Você tem bom caráter e inteligência, sabemos disso.

  116. Parabéns Dr Sérgio Moro! Excelente artigo! Com corrupção na esfera que estamos hoje é impossível o País dar certo.

  117. Chega ser surreal ver agentes da lei combatendo quem combate a corrupção. Poder fazer críticas, bem pontuais, a lava jato é possível aceitar. Mas imaginar figuras como Deltan e Moro sendo julgadas por causa do BRILHANTE desempenho neste processo é um absurdo. Lógico que sabemos que esses senhores pago com nosso dinheiro tem o "rabo preso" ou estão atrás de algum benefício próprio. A história reserva para eles o canto da escuridão. No momento certo te aguardamos, Moro, para reverter essa situação

  118. Querido dr Moro. Sou sei seguidor.Sou devoto. O sr comete um grande erro em dizer que, o STF colabora. Precisa encontrar uma forma de mostrar-nos uma viável solução, no tocante aos membros que compõem o STF. Não "amoede" o assunto. Eles não fazem parte desta luta. O sr sabe que, Deltan vai cair, não por conduta diciplinar desviada. O STF faz parte desta trama, através de seus membros assim como também agiram para não aceitá-lo na corte.

    1. Para o STF veja as sugestões do Dr Modesto Carvalhosa no livro: “Da Cleptocracia à Democracia em 2019, um Projeto de Estado e de Governo”: - acesso aos tribunais superiores por meritocracia e hierarquia, mandatos por no máximo 8 anos -e outras propostas

  119. Dr. Moro, o Bolsonero faz de tudo para estancar a sangria e devastar a Lava-Jato. Trabalha pesado também para destruir a sua reputação de juiz corajoso e honesto. Pura inveja e medo de 2022. Mas nós não somos bobos. Sabemos melhor.

  120. Bom senso e inteligência nas palavras de Sergio Moro. Punir o Dallagnol em prol de uma miríade de quadrilhas e do corrupto mor lularápio é a derrocada moral do judiciário.

  121. O Estado deve ser representado pela mente e coração do seu povo. Se os cidadãos tiverem suas mentes e o seus corações virtuosos, viverão num Estado próspero e grandioso. Mas nada pode ser mais desolador do que a aversão ao desejo geral do povo e do combate à corrupção.

  122. Enquanto os cães ladram a caravana do Estado Democrático de Direito contra a corrupção e a safadeza reinantes neste País deve vingar a despeito de todas as dificuldades presentes e futuras. A Lava Jato representa os anseios de todos os cidadãos que torcem por uma Nação ombreada com a civilidade.

    1. Irretocável, compatriota EMMANOEL!!! Nada impedirá que LAVEMOS O BRASIL A JATO!!!

  123. 1- Correto, Dr. SÉRGIO FERNANDO MORO. O que Vossa Excelência na verdade abordou ampla e profundamente em todos os seus artigos, foram perspectivas diversas sobre a 'decência e a competência', ambas em seus plurais sentidos. Claro e transparente! Entretanto, jamais cansaria os decentes, ouví-lo falar - muito e sempre - sobre a sociopatia da corrupção, essa patologia que grassa a sociedade brasileira e suas instituições e, sobre o seu combate eficaz e efetivo.

    1. 9- TODOS JUNTOS NUM SÓ TIME DOS SONHOS REAIS, DE ORDEM E DE PROGRESSO!!!

    2. 8- EM 2022 ESTAREMOS JUNTOS E COESOS: NÓS O POVO BRASILEIRO, VOSSA EXCELÊNCIA E O SEU TIME DE OURO, DE ORDEM E DE PROGRESSO!!!

    3. 7- Obrigada por todas elas que nos esclarecem, nos enriquecem e reacendem nossa esperança e, sobretudo, nossa DETERMINAÇÃO, para o BRASIL QUE FAREMOS, para a concretude de um BRASIL COMO O BRASIL DEVE SER, TEM QUE SER E SERÁ!!!

    4. 6- Idéias inteligentes, competentes, equilibradas e sensatas, observações consistentes como as transparentemente expostas por V. Ex.a. de modo objetivo em tão pouco espaço, merecem é o nosso agradecimento, aplausos, aprovação e consolidam nossa total confiança no cidadão honrado, competente e trabalhador.

    5. 5- Quem incomodado mistura (não distinguindo suas brilhantes digressões do assunto matriz) todos os temas abordados, é certamente quem, de um modo ou de outro se sente atingido (ou no mínimo tangenciado), pelo caráter de rígida correção e direcionamento legal que eles encerram.

    6. 4- Os profundos respeito, admiração, reverência, gratidão e crédito que os cidadãos BRASILEIROS sérios, perspicazes, decentes e equilibrados lhe hipotecam, o atestam. E essa, permita, é a melhor referência!

    7. 3 - Mas é maravilhoso que nos privilegie profusamente como tem feito, não só na CRUSOÉ, como de rotina exemplarmente em circunstâncias diversas, como nos ambientes acadêmicos nacionais e internacionais, compartilhando seus conhecimentos, sua cultura geral e sua vasta experiência no trato da coisa pública, sejam estes advindos do ambiente jurídico ou, adquiridos no Executivo, onde, apesar da indigência mental ao redor, V.Ex.a. brilhantemente transitou pelo bem do nosso país!!

    8. 2- Na verdade, a conduta dos corruptos se compara muito mais com a dos psicopatas do que propriamente com a dos sociopatas, representa um perigo institucional, é, indiscutivelmente, regressão civilizatória, sendo portanto indispensável falar bastante e, muito, muito frequentemente mesmo, sobre e contra ela!

  124. Otimo texto. Bolsonaro e seus aliados no acordao sao os principais inimigos da lava jato. Alem de maquinarem para punir deltan, Gimar e Lewan querem desmoralisar a operaçao tornando o bandido lula inocente. "Que pais e esse".

  125. Se vc se candidatar à presidência terá o meu voto apesar de que não precisava sair do governo atirando. Deveria ter saído como o Salin Matar......

  126. A luta contra a corrupção sempre terá meu apoio. Mas triste ver que os servidores que se empenham nesse embate são, muitas vezes, discriminados e até acusados de cometer injustiças . Triste isso. Entretanto, seguiremos firmes nesse propósito em 2022, já que em 2018 fomos enganados em um estelionato eleitoral.

  127. Quem sou eu para julgar tais processos que para um enorme colegiado foi cristalino e conclusivo. O esclarecimento e seu posicionamento mostra o quão qualificado és no que faz. Quanto a defesa de todo este processo e principalmente do Procurador Deltan, um exemplo a ser seguido, cabe à sociedade brasileira acompanhar de perto e se mobilizar caso venham tentar puni-lo e tão pouco diminuir a LAVA JATO. Continue fazendo parte da vida pública por favor!

  128. Como sempre lúcido e brilhante em seus artigos . Agradecemos! Amanhã é dia de sussurrar nos ouvidos daqueles que querem punir O Procurador Dallagnol e exterminar a Lava a Jato que NAO vamos aceitar . Carreata neles e o que teremos amanhã

  129. Como é bom ler um artigo bem escrito, quanto ao Sr.Deltan em qualquer país próspero ele seria no mínimo o PGR. Mas no BR se tem um Abutre na PGR! (Que foi colocado lá, pasmém pelo Sr. Presidente Cloroquina...) Moro na Inglaterra a quase 30 anos e cada vez tenho mais a certeza que nunca mais voltarei a morar no BR . Portanto, caso o Sr. Moro decida ser candidato a Presidente em 22, faria campanha com todo prazer na comunidade brasileira ao seu favor. Tenho certeza do excelente Estadista que seria

  130. Todo brasileiro que presa pelo futuro de seus filhos e netos, sonha e almeja que os trabalhos iniciados com a operação Lava Jato continuem. Apenas os criminosos e seus defensores trabalham pelo seu fim. Agradeço o trabalho sério da PF, MP, magistrados e toda a sociedade brasileira que foi as ruas em busca de dias melhores. Parabéns Sr Sérgio F. Moro. Avante brasileiros, não podemos retroceder agora.

  131. Moro, você tem sido a voz serena que fala pelos brasileiros conscientes da bandalheira que é a política e mais recentemente o judiciário do nosso país. Condenar o Deltan Delagnol é como punir alguém por ter efetuado um ótimo trabalho. É óbvio que essas ações visam enfraquecer a Lava Jato e intimidar os demais membros sérios do MPF. Não podemos nos calar.

  132. Ter esperança de que vamos conseguir sair desse conluio de maus brasileiros é o que nos resta. Há muito trabalho a ser feito, Sr. Sérgio Moro!

  133. Parabéns por mais um artigo de alto nível e oportuno. Não consigo entender, como um cidadão que esteja compromissado com o futuro do Brasil, venha criticar esta proficua operação. Com a corrupção desenfreada que assolava o nosso país, vimos nesta operação o descortinar de um novo Brasil. Dalton merece o nosso respeito e admiração. Sua eventual punição é punir os nossos sonhos.

  134. Moro, fica difícil acreditar nesse país, todos os dias têm um retrocesso o é o STF, ou é o presidente mentiroso fazendo alguma traição com os seus ex. Eleitores...Moro ótimo texto...

  135. Concordo plenamente com suas colocações!! Mas infelizmente, as correntes contra o bom trabalho da lava jato, tanto no meio politico como no próprio judiciário estão se unindo cada vez mais, triste demais, vergonhoso.

  136. Oportuno artigo, como sempre! A Laja Jato já dividiu águas. Não há como apagá-la da história. O modelo de trabalho e o conhecimento produzidos na Operação estão em pleno uso pelas instituicões de defesa, em que pese a tentativa de obstrução, sobretudo por parte daqueles que temem ser atingidos. Uma única pessoa irá devolver R$ 1.000.000.000,00. São muitos zeros para serem esquecidos. E mais trabalhos irão surgir da delação. Infelizmente para os corruptos, a Lava Jato não para de dar frutos.

  137. Dr. Moro, tem meu voto em 2022. Candidato ou apoiando candidatos (presidente e congressistas, ja vimos que o sistema tem de ser mudado de forma integrada e gradual) alinhados com nossos principios para dar continuidade ao combate a corrupçao.

  138. Simplesmente perfeito. O admiro e também a Lava Jato. Infelizmente o povo brasileiro que elege populistas se preocupam mais com dinheiro no bolso e políticas sociais paternalistas. Estou do seu lado. É o único que pode mudar o pais. Mas os brasileiros também devem mudar. É melhor ganhar uma vara e aprender a pescar do que receber o peixe. Essa cultura existe em países desenvolvidos. O brasileiro deve deixar o jeitinho. Fazer a coisa certa pelos motivos certos. Parabéns.

  139. Tenho muito orgulho do Sr. e da Lava Jato. Texto brilhante , como gostaria de vê-lo no STF ou na presidência ! Covardia o que estão fazendo com Deltan, espero que haja um milagre...já que falta bom senso e sobra cretinice nessa turma do capitão indevidamente eleito...joguei meu voto fora. Apoio sua estratégia de observar o cenário...antes de mais nada , desejo o seu bem e o de sua família.Sou sua fã incondicionalmente!!!

    1. André , Ricardo e Marco: Se nossa indignação é explosiva em nós mesmos , imaginem no Dr.Moro!!! É uma sensação de terra arrasada , e não tenho esperança de reversão desse quadro.Revoltante sentir que fomos manipulados e usados!!! Por isso espero que Moro encontre o caminho da SUA verdade , da SUA vida da SUA paz! A política podre se mostra cada vez mais impermeável a homens do calibre dele!!! Pobre de nós, governados por uma corja de patifes de todos os modelos que se deram as mãos ...

    2. Você, eu e milhares de outros jogamos o voto no lixo (literalmente). Mas o que esperar de um povo Vera que responde em uma pesquisa gostar do governo deste Patife por ter recebido um corona voucher? Neste caso a sua indignação a minha e de milhares de ex-votantes no JB se dissolve no meio de tanta ignorância nesta republiqueta das bananas... quer mais? Assim que o Guedes cair e a posição dele for para o Centrão a popularidade deste Canalha subirá ainda + Brasil é o país do valor inverso!

    3. Vera, faço minhas suas palavras, falou tudo que eu queria dizer.

  140. Espetacular esse artigo ! Falou , com clareza e sabedoria o que está engasgado em nossa garganta . Ao lê-lo , senti cada palavra como um grito , colocando os pingos nos is no que é e representa a Lava Jato . Trabalho lindo , digno e glorioso dos agentes , procuradores e juízes . Fico indignada e estarrecida com a inversão de valores que tentam incutir na cabeça do povo . Parabéns !

  141. O maior cavalo de Tróia da história brasileira está na presidência do país. Avante, Sergio Moro! Não podemos deixar a banda podre ganhar terreno!

    1. Moro ,orgulho dos Brasileiros de bem,dos Brasileiros que querem realmente que a corrupção seja combatida e os culpados punidos, é uma pena que a renovação no Congresso foi ,ainda pequena e as velhas praticas,barganhas,chantagens, negociatas continuam!

  142. Excelente comentário, exatamente isso que está acontecendo. Os corruptos com o poder do dinheiro e sua influência estão tentando destruir aquilo que os destroem. Apoio total A lava jato e a Deltan Dallagnol.

  143. Gostaria de saber o nome do ministro da Justiça (?) anterior q soltou essa pérola. Corrupção é ok óleo q lubrifica as engrenagens da Economia. Não deve ser e nem realizado grande coisa. Cada uma.....

  144. Não esmoreça Dr. Moro. Seu trabalho na lavajato foi um marco nesse país de mediocres e corruptos. Você vai ficar na história!

  145. Perfeito Dr. Sergio Moro. Parabens!!!. A lavajato representa o Brasil das pessoas de carater, das pessoas de bem, das pessoa honestas. Ser contra a lavajato e daqueles que fizeram com que tivessemos novamente orgulho de ser brasileiro, é um verdadeiro absurdo,.. uma hipocrisia...um descalabro. #forçaDeltan, #forçalavajato #forçaSergioMoro

  146. Todas as acusações contra a Lava Jato são baseadas em falácias. Antes, advindas do governo petista e de seus apoiadores e agora repetidas como um mantra pelo governo bolsonarista. Entenda-se como basear uma inverdade em pedaços de fatos retirados de seu contexto original. Diante dessa situação que o Brasil vive, venho pedir apoio à petição: https://secure.avaaz.org/community_petitions/po/procurador_geral_da_republica_augusto_aras_continuidade_e_aprofundamento_da_operacao_lava_jato/?tUZyheb

  147. O valor e o prestígio da Lava Jato, do juiz Sérgio Moro, de Deltan Dallagnol e de todos os seus valentes operadores, de tão notórios, óbvios e apreciados pelo povo decente do Brasil 🇧🇷 que atraíram campanha presidencial vitoriosa a se apoiar e fingir apoiar esses valorosos lutadores contra a corrupção!

  148. Sou brasileiro e também cidadão americano, moro nos Estados Unidos, mais adoraria poder viver no Brasil. Quando vejo acoes como essa de tentarem punir Deltan Dallagnol vejo que meu sonho de voltar a viver no Brasil esta longe. Espero que os brasileiros um dia aprendam a votar com consciência e não com paixão a uma pessoa. Hoje existe a ceita Bolsonarista e a ceita Petista. Mais peco a Deus que Sergio Moro ganhe a próxima eleição. O Brasil merece um Presidente com honra.

  149. Bom texto com boas ideias,se filie o mais rápido,porque estão tentando tirar o senhor do páreo,coloque essas ideias em prática como presidente é talvez coloque Deltan no STF.

  150. meu querido Moro! .estamos diante da mais infame operação de destruiçao das bases da democracia no pais! sao os mesmos asseclas que desceram no primeiro navio que chegou por aqui! as mesmas ideias de "fazer" a america e voltar rico, mas agora permanecem aqui, cevando a população mais pobre e simples com bolsa brasil, com um congresso infame e poderes judiciais corrompidos (leia-se presidencia da PGR, STJ, STF ) e sem contar este asno falante chamado Bolsonaro!! repetimos nosso carma !!

  151. Negar o trabalho da lava jato é amém a corrupção. Corrupção que subtrai merenda escolar, atendimento médico, atendimento social...afinal o que queremos para este país ?

    1. Brasileiro fazendo o que de melhor faz, humor! Eu não aguentei com estes dois comentários muito bom! 😂😂😂😂😂😂😂😂😂

    2. Oi Beth.. faça isso não. Tá anunciando seu suicídio?

  152. Excelente texto. Cada vez fica mais claro que a Lava Jato conta com inúmeros falsos apoiadores que não medem esforços para exterminá-la. Sem dúvida o Procurador Deltan está sendo alvo de um ataque cujo o objetivo é tão-só denegrir a Lava Jato. O pior é que o povo está inerte. Muitos homens corretos, infindáveis horas de dedicação ao bem maior - banir a corrupção com justiça - , que agora estão sendo acachapados por interessados na continuidade secular da impunidade e da corrupção no Brasil.

  153. Dr. Deltan Dallagnol, todos os Procuradores que integram a Lava Jato mais Dr. Sérgio Moro seriam heróis caso fosse nos EUA. No Brasil é o contrário: os pixulequeiros, milicianos, anões, sanguessugas... juntaram-se para virar MITOS, MÁRTIRES, ALMAS MAIS HONESTAS!

  154. É decepcionante o rumo que a "Lava Jato" está tomando. E essa sensação de não poder fazer nada me deprime. Culpo os Parlamentares sem brio e sem honra.

    1. No Brasil, esse ditado não funciona! As universidades e a OAB são todos Lula livre. Ficaria melhor: por que os corruptos votam?

  155. Sou apoiadora! o resultado do trabalho efetuado e retorno de bilhões aos cofres públicos já deveriam ser suficientes para reconhecimento do trabalho realizado. Quem se expressa contra a Lava Jato para mim já é filtro na decisão de voto , o perigoso são aqueles políticos que se declaram apoiadora e depois mostram a cara !

  156. O Brasil é uma potência analfabeta corrupta católica. Em breve será uma potência analfabeta evangélica. Mais do mesmo!

  157. Dr. Sérgio Moro, o povo brasileiro não merece seu esforço hercúleo no combate intransigente à corrupção. Somos uma potência em analfabetismo, exclusão social, vigarice e egoísmo. NUNCA as 5 regiões serão inseridas em uma política de estado p/desenvolver-se.

  158. Concordo plenamente com a opinião do ex-juiz Sério Moro. Acompanhei, com muita dedicação, o trabalho da LAVA JATO, desde o seu início, e busquei compará-lo à atuação das MÃOS LIMPAS, na Itália. De certa forma previ o que iria acontecer no Brasil. Em outras palavras : a continuidade desta experiência brasileira que provocou uma revolução em nossos comportamentos ilícitos. E estou imensamente preocupado com os desdobramentos de críticas àquela experiência, com as quais não posso concordar.

  159. Dr. Sérgio Moro, o Brasil é um país católico, atrasado, analfabeto, perdulário, escravista, autoritário,corrupto, cínico, imoral com a coisa pública, genocida com negros, pobres e índios, ojeriza aos livros e inimigo do mérito. Santa inquisição!

    1. acrescentaria predador do meio ambiente, anti-ciência.

    2. acrescentaria predador do meio ambiente, anti-ciência.

  160. Parabéns! Excelente texto! Entretanto não acredito que políticos desonestos permitam que as investigações contra eles e contra os aqueles que os subornam, continuem a prosperar. Irão intervir e com o apoio do Supremo e daquele que se elegeu com a bandeira anti-corrupção.

  161. Dr Moro! Parabéns!Estávamos aqui já habituados a um jeito que apesar de nos confirmar como um profundo admirador de sua trajetória e discernimento ..não visualizavamos nem percebiamos a vontade de dar "Nomes ao Bois"! E os Bois por aqui tem nomes ,gargantas e bolsos sem fim não só para corromper como incentivar a corrupção e na hora certa tergiversar enganando os incautos que a décadas sofrem com "os mesmos bovinos"(...com desculpas aos de verdade)! Este posicionamento seu fazia-se necessário!

  162. Parabéns pelo texto !!!! Provável q punam por ter realizado um excelente trabalhado e denunciado os políticos corruptos q roubam os cofres públicos. Infelizmente, a IMPUNIDADE sempre reinou no país, com apoio dos Tribunais Superiores, o que é lastimável. Ministros do STF q atacam o MPF como Gilmar Mendes, não respeita o trabalho e busca beneficiar os seus corruptos amigos, o q é vergonhoso p um membro da mais alta corte do país. O que a sociedade pode esperar? Nada apenas a impunidade.

  163. Moro, se ler isto, pense. Nós todos, ou melhor, a maioria esmagadora deste país que sonha ver o Brasil se libertar um dia da corja corrupto que o dirige,

    1. ( continuação 2) ..se “metamorfoseando” (rs, sim funciona) numa chic carruagem teleguiada pelo Temer. Mas não, não procure alguém assim. Alce vôo, não agora, mas depois da vacina; vá lá pra fora; rode o mundo; visite os países que dão certo e converse com os seus dirigentes. Sim, o receberão sim, com as honras que merece. Não, nem precisa de declarar Candidato, todos saberão. Tanto aqui como lá fora. E pode ter certeza de que será apoiado pelo que existe de melhor na política. Aqui e lá fora...

    2. a temos somos enganados por pretensos salvadores da pátria, falsos patriotas e na sua maioria uns populistas despreparados. E o pior deles foi FHC, de bom gestor do Plano Real, a cafetão da prostituta Reeleição que pariu o Lula, seus postes e atual presidente candidato Bolsovid. Então se você pretende encarar a corja em 2.022, passa da hora de ir pavimentando isto, mas, de preferência com um projeto político mais abrangente. Tipo a reviravolta do carro de boi do Bolsonaro se metamorfoseando num

  164. Excelente artigo... Os corruptos estão organizados para destruir o trabalho vitorioso da Lava-jato. Os 3 poderes unidos nesse objetivo. Só nós resta expor com voz bem alta o nosso total apoio e aguardar o amadurecimento da nossa democracia, para que os corruptos não sejam mais eleitos. Conte com o nosso apoio na defesa desta causa.

  165. Os "políticos" brasileiros estão tentando fazer no Brasil o mesmo que seus semelhantes fizeram na Itália: difamaram a operação Mãos Limpas e os procuradores e juízes que dela participaram. Pior, muito pior, a opinião pública aprovou o golpe, e parece que aqui vamos pelo mesmo caminho. Como diz um ditado, árabe se não me engano, você pode levar o cavalo até a água, mas não pode fazê-lo beber. Para um povo assim, "políticos" canalhas lhe cai bem, como sob medida.

    1. Infelizmente, o Brasil merece o congresso, o STF e o presidente que tem. Quem os coloca lá é o voto, comprado hoje por 600 reais.... Triste demais.....

  166. Parabéns pelo artigo, ministro Moro. Os "apoiadores" que completam suas frases com "mas", – "eu apoio a Lava Jato, mas…" são os falsos, os hipócritas. Os que os chamam de jacobinos são, em geral porta-vozes de poderosos ou eles mesmos envolvidos em esquemas pouco republicanos ou "passa-panistas". Continue o bom trabalho, um dia esses que tentaram manchar as reputações de procuradores e juízes que fizeram seu trabalho decentemente passarão.

  167. Pessoal! Não se esqueçam da Carreata dia 15/08 a favor do Procurador! Essa Pandemia não nos permite ir às ruas, então... vamos de carro!!

  168. Excelente, bravo Moro👏👏👏 Sua voz é a voz da razão do bom senso. Suas palavras são mais fortes que milhões de alegações sem nexo nem caráter. É um grande previlégio e conforto ler sua coluna . Que Deus abençoe o Deltan com justiça. Obrigada.

  169. Faço minhas leituras atentamente e observo que és coerente e objetivo, onde isto mostra imparcialidade e integridade em seus comentários, porém, observo que as vezes muitas pessoas levam para o lado político porque amor por pessoas e não trabalham com a razão dos fatos. Eu particularmente não sou direita, esquerda e nem centro, mas, defendo aqueles independente de partidos, desde que esteja alinhados com a verdade.

  170. A Lava Jato representou um momento único na história democrática brasileira: a condenação de corruptos quem detinham riqueza e poder. Por óbvio, ameaçou o sistema que reage.

  171. Dr. Moro. Raciocínio rápido e cristalino. Sem firula alguma. Penso que não há dúvidas em suas palavras quanto à criação e objetivos da lava jato. Já no que diz respeito seus algozes, quanto mais tentam "explicar" suas suspeitas, mais se enrolam. Os motivos vão desde inveja pura e simples até manutenção do atual statos quo, que acoberta corruptos confessos,.... Acrescente-se a isso, uma corrida sem pudor pelo descrédito da operação e consequente "emprego" no stf. Ridículo!! #morosempre

    1. Desculpem, erro de re(visão), escrevi statos qui, ao invés de status quo.

  172. a lava jato foi, é e sempre será a maior operação contra corrupção já feita neste País. quem não pensa assim é porque tem seu nome envolvido nela.

  173. E pra complementar. Meu caro Sergio. Para com esse estilo de bom-moço, meu jovem. Tens que pegar pesado, ser menos afável, mais incisivo , mais casca grossa com esse stablishment, senào, meu chapa, o povo logologo vai começar a te esquecer. Os caminhos doteu sucesso passam longe do teu bom-mocismo. Sacou? Alvaro Costa (@brasília_urgente) no instagram

  174. - Pois então, Sérgio. As "forças não mais ocultas", plenamente identificadas, com a danosa liderança do seu antagonista-mór Gilmar Mendes, não visam a outro objetivo, senão o de alijá-lo das eleições de 2022. Atacar a Lava-Jato é apenas um pretexto. Por isso, permaneço aconselhando-o: desista da presidência da República. Opte por uma vitória garantida ao Senado, onde vc terá 8 anos pra consolidar seu nome para PR, em 2030. Vai por mim. Alvaro Costa(@brasilia_urgente) no instagram.

    1. Concordo, ou então candidate-se ao governo do seu estado, PR, que ganharia com os "pés nas costas", adquiriria experiencia e traquejo político para faturar a eleição presidencial de 2026, quando então passaríamos a ter um Presidente com "P" maiúsculo!

  175. Todo apoio e aplausos para todos os que participaram/contribuíram para a maior operação anticorrupção do mundo e a mais bem sucedida. Dr. Moro, parabéns pela reportagem e por seu trabalho. Um homem íntegro, competente e destemido.

  176. Muitos que diziam combater o establishment, hoje fazem parte dele! Por favor não desista Sergio Moro o sr. é a terceira via, não precisamos escolheu um lado ou outro, eu estou do seu lado!

  177. Moro e sua equipe, nossos heróis da Lava Jato. Sempre! Essa nova geração de juristas e advogados como Moro, Deltan, Carlos Fernando Lima, Bretas, Janaina Paschoal entre outros é que deveriam compor um moderno e renovado STF . Sonho?!?

    1. E o meu comentário não será publicado?

  178. Meu apoio incondicional à operação que puniu e denunciou corruptos. Delagnol é mais uma vitima da campanha para tirar Sergio Moro da corrida presidencial. Voto Moro

    1. SE O DR. DELTAN FOR PUNIDO PELO SEU TRABALHO NA OPERAÇÃO LAVA JATO, O BRASIL DARÁ ADEUS À SUA ENTRADA NA OCDE. PRIMEIRO FATO DE DESABONO INTERNACIONAL. SEGUNDO: INÚMEROS INVESTIDORES NÃO MAIS VIRÃO P/ CÁ! SÉRGIO MORO É, SEM SOMBRA DE DÚVIDA, FORTE CANDIDATO PARA 2022.!!!

  179. Durante minha idade adulta, duas ações mudaram os rumos do país e dou grata a ambas por terem dado esperança ao povo: o Plano Real (LRF etc) e a Operação Lava Jato. Dr. Sérgio Moro, obrigada por ter demonstado que é possível ao Brasil ser uma nação onde as leis valem para todos. Nunca vou esquecer sua coragem e determinação à frente desse grupo de servidores leais ao país e ao seu povo, notadamente aquela parcela do povo mais desprovida e esquecida na ação cotidiana dos políticos e autoridades.

  180. Punir Deltan Dalagnol é a maior prova que a lama fetida ganhou da vassoura e da água limpa que, com muito trabalho tentou limpa-la !!!

  181. Os difamadores da Lava Jato são aqueles que a temem ...Apenas para rememorar... a comemoração e todos os aplausos que a Lava Jato recebeu da grande maioria da sociedade brasileira e seu reconhecimento internacional é fato. Estamos hoje diante de dois vírus agressivos,maldosos e mortais...e a pandemia aprisiona as pessoas. Mas a pandemia há de passar e a Lava Jato há de prosperar,pois afinal de contas,somos uma maioria que a acolhe e abraça!

  182. Infelizmente, acredito que Deltan será punido. Tudo com objetivo de atingir o Moro e sua possível candidatura. Não podemos contar com a PGR nem o STF. Enfim, o alerta foi dado na matéria. Que o Moro possa continuar firme nesse trabalho e ajudar a população a ter esperança em dias melhores.

  183. Carissimo, necessitamos muito , mas muito de vossa excelencia. Porem, creio que podera fazer mais pelo nosso Brasil, sendo ministro do supremo. Portanto , apoie uma chapa decente, forte para que possamos tirar esse tirano que foi eleito pela sua luta e hoje joga com os corruptos.Este presidente, sempre foi um deles, travestido de serio. Fico triste do Sr. ter sido enganado, como a maioria do povo. Saude , forca e paz para voce e familia!

  184. Infelizmente continuamos sendo um país onde o rabo abana o cachorro e onde muita gente idolatra políticos (muitas vezes bandidos) de estimação. Lamentável. Ainda precisamos evoluir bastante. Que em 2020 já tenhamos alguma mudança de mentalidade nas eleições municipais e, em 2022, que essa mudança seja pra valer! O Moro, candidato ou não, terá grande contribuição no debate político. E é muito bom ler textos que expressem o quanto é bom fazer a coisa certa!

  185. Te admiro pelo grande profissional que você é e a coragem pelo seus atos. Que Deus ilumine sempre seu caminho e lhe dê a proteção

  186. Deng Xiaoping , principal responsável pela grandeza econômica da china moderna , também teve discordância com governos chineses. Vislumbro saber erudito em assuntos de governo e de estado nas sóbrias manifestações de Sérgio Moro. Acho que navegará tranquilo em nosso tempestuoso ambiente político. Como Deng , também nos trará benefícios. Deng e Ted: Moro não é obtuso.

  187. Dr Sergio, ate 2022 ja estaremos no fundo da ladeira. O Procurador Dallagnol ser punido POR CAUSA da lava jato. Voces dois devem imediatamente criar uma chapa num partido decente. porque os decentes irao apoia-los... Isso se nao o cercarem com 8 anos de afastamento publico pars Juizes e Procuradores(ex). Vamos tocar esse gigante. Estaremos juntos. Merecemos homens dignos retirando esse país da lama em que atolou a décadas. Moro2022 Dallagnol Vice!!

  188. Que texto Dr. Moro! Parabéns, parabéns e parabéns. 2022 te espera para salvar o Brasil de tantos mentirosos. Faça a coisa certa sempre!

  189. Esse jogo há de virar, já vi o senhor e a Lava-Jato virando outros, embora e infelizmente não esteja mais na linha de frente, tenho certeza que o prestigio que conquistou com seu trabalho honesto e honrado será fundamental para que esse jogo vire. Contra os apoiadores da LJ existe, como se não bastassem os outros, um virus letal que impede as manifestações públicas, mas isso não é eterno está muito próximo de acabar, e isso mete medo em muita gente!

  190. Vão punir ? Se houver prova de infração disciplinar , devem. Se não , não. MORO Povoa a mente das pessoas como exemplo de homem público. Está além do círculo jurídico. Os tais " blocos " dominam o parlamento como os Trustes dominam mercados. Nosso sistema merece um estudo à luz da lei Sherman e do Clayton Anti-truste Act. Ele impede homens como Moro de governar... Eu disse estudo...

  191. Dr.Segio Moro,Dr.Dalagnol..estamos com os senhores e toda a equipe...os senhores têm nosso apoio,admiração e profundo agradecimento.reagiremos contra a tentativa de punir a quem teve o imenso trabalho de mostrar o tamanho da corrupção no Brasil.

  192. Dr. Sérgio Moro, pode ter a certeza absoluta, que a maioria (embora essa maioria não seja muito grande) da população brasileira de caráter ilibado, apoio o senhor com determinação. Portanto, o senhor tem no mínimo, a mesma popularidade de qualquer político brasileiro. Com isso, se a eleição para presidente fosse hoje, estaria no mínimo no segundo turno. Sei que não definiu ainda, se será candidato, mas seus admiradores não aceitam nada fora disso.

  193. É triste como estão tentando inverter os valores e modificar as leis para beneficiar os que deveriam ser punidos! Força à Lava Jato e ao Dellagnol

  194. Vi o voto do Ministro do STF Gilmar Mendes excluindo do processo contra o Lula a delação do Palocci por "parecer" que foi incluída às vésperas da eleição para favorecer à alguém. Quando é para condenar corruptos e bandidos apenas parecer não é suficiente mas para desqualificar o ato de um juiz isso basta?

  195. Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE” é nossa resposta ao ACORDÃO de BOLSONARO com o ESTABLISHMENT! Não seremos LUDIBRIADOS com o “velho plano de MELHORAS NA ECONOMIA”! Triunfaremos!

  196. Perfeito, quem cometeu exageros, a Lava Jato ou os corruptos presos? Sergio Moro deste esperanca ao povo serio do Brasil. Va em frente.

  197. Brilhante artigo! Obrigado por também encampar a defesa de Dallagnol! Nenhum de vcs merece ser constrangido, ou até mesmo punido, como é o caso dele, por ter cumprido seu dever como servidor público. Ao contrário, vcs deveriam ser homenageados pelo bom trabalho. Que Deus ajude e consigamos reverter o quadro atual de perseguição para apoio à LavaJato!

  198. Eu sou fã de carteirinha do Moro, mas acho que ele pega muito leve. Preocupa-se em ser politicamente correto, em calçar luvas de pelica, em não desagradar com seus comentários. Deveria ser mais incisivo, marcar posição com firmeza. Se como civil é assim, como seria se fosse eleito presidente da República? Seria engolfado pelos malandros do Congresso. Não creio que Moro deve se candidatar em 2022, a menos que para deputado federal ou senador. Para presidente, seria derrota fragorosa.

    1. Hélio, tudo depende de um bom projeto de governo e de uma gama positiva de candidatos para câmara e senado alinhados com esse projeto presidencial. Moro tem enorme vantagem, mas terá de costurar uma união com os poucos políticos honestos da ativa e com muitas futuras lideranças, pois a pancada da discórdia, mentira e desonestidade dos adversários (entende-se por PT, PSDB, Quadrilha Bozo e Centrão) será bem forte e não duvido até de vermos uma união insólita de bozistas e petistas contra o Moro.

  199. Prezado Sérgio Moro, o senhor, Joaquim Barbosa, Deltan Dallagnol e outros tantos são patrimônio das pessoas de bem deste país. Até mais do que governos populistas de direita ou esquerda, a corrupção é a maior ameaça à democracia no mundo atual. Infelizmente estão aproveitando a pandemia para "passar a boiada" no sentido de desmoralizar e destruir todo o trabalho da Lava Jato. A minha esperança é que brevemente possamos voltar às ruas em sua defesa.

  200. Excelente posicionamento! O problema aqui no Brasil não é a “criminalização da política “ e sim, a “politização do crime”. Basta ver as transferências de processos criminais que migram para a Justiça Eleitoral sob pretexto de que se, deslizes ocorreram, o foram por conta das regras eleitorais.

  201. Assim como na Itália, o contra ataque dos corruptos e seus apoiadores já era esperado. O importante é que o juiz Moro tem muito mais a oferecer ao Brasil. Os contrários serão nota de rodapé da história.

  202. A Lava Jato é uma permanente evolução no combate ao crime organizado no Brasil. Triste depois de tudo que proporcionou ser tão atacada. Inflexão forte daqueles poderosos que sempre ganharam com a corrupção. Momentos decisivos para o Brasil.

  203. Grande texto, grande colunista. Força Moro, você hoje é a referência moral nesse pais, mesmo sendo combatido por essa MAIORiA sem moral. A unica forma de mudarmos esse quadro é termos referências como você que nao desistam de lutar.

  204. A alegria que o senhor me proporcionou por poder apreciar a belíssima imagem de poderosos intocáveis sendo presos jamais poderá ser removida da minha memória. Espero poder apreciar muitas outras cenas como essa.

  205. lava jato cometeu excesso ou bandidos que roubaram muito?..".todo mundo chama violento o rio, mas ninguém se lembra de chamar violentas as suas margens "B.B

  206. Está na hora de divulgar alguns trechos da delação do doleiro Messer. Principalmente os que falam de certas autoridades que vivem atacando a Lava Jato. Tenho a mais absoluta certeza de que a maioria dos que estão gritando contra os excessos da Lava jato vão estar relacionados nessa delação, que resulta na devolução de 1 bilhão. Só pela magnitude dessa cifra dá para especular quão grande foi (ou está sendo) o desvio dos nosso dinheiro. DINHEIRO NOSSO QUE DEVERIA SER UTILIZADO PARA NÓS BENEFICIAR.

  207. Moro infelizmente existe um acórdão entre Bolsonaro x Centrão x PGR x Ministro da Justiça atual x Outros para colocar a operação em Slow Down para nao dar problema para o Centrão e atingir o Moro enfraquecendo-o como pré candidato a PR. Por isso Moro, torço para o Sr ir trabalhar em uma boa empresa, espalhar seu conhecimento e competência dando aula, escrevendo artigos. Até a Carla Zambelli e a Bia Kics mudaram.

  208. Nobre Juiz Sergio Moro. Está em andamento um "sossega leão" na lava jato. O presidente perdeu a compostura com o que ele se elegeu( a lava jato) e agora é só livrar a cara da família e partir para a reeleição. O procurador vai ser sim condenado/afastadado para ajeitar as coisas já para esta eleição, Perdemos a chance de consertar em parte nosso amado País. Vá para Harvard, Ucla, Stanford, onde você terá maior valor.

    1. Discordo . E não vejo o perfil de acomodado no corajoso Moro! Fosse isto , continuaria no governo ! E não saiu escondido . Foi denunciando ao vivo e à cores .. Uma personalidade como ele que abandona 22 anos de magistratura por um ideal , lutar contra a corrupção e impunidade , sai por não compactuar com o indefensável , vai se contentar em dar aulas no exterior ?! Óbvio que não . Seu compromisso é com o Brasil ! Salve Moro !!!

  209. Infelizmente, não sou tão otimista assim. O acordão está escancarado: petistas, bolsonaristas, PGR, governo, ministros do STF e parte da imprensa juntos pela impunidade. Quem, dentro do establishment, terá forças para impedir a destruição da Lava Jato? Espero não ser severamente punido pelo STF por este comentário.

    1. Moacir nós somos o povo, nós temos o poder. Vamos para as ruas. Punir o procurador e acabar com a lava jato, Isso sim é crime contra a democracia e a liberdade do país.

  210. A lavagem cerebral bolsonarista sido suficiente para esconder a escandalosa verdade da corrupção nos bastidores do Planalto. A Lava Jato é um monumento à Democracia brasileira, um passo gigante na direção da emancipação contra as cadeias da corrupção. O Dr. Sérgio Moro, além de figura heroica e combativa da História Nacional, revela -se, agora, um cronista perspicaz e contundente do jornalismo de alto nível Parabéns pela coragem, talento e grande brilhantismo! Que Deus o abencoe

  211. Concordo plenamente com o sr.As pessoas não têm a coragem de dizer abertamente que são contra a Lava Jato,por isso,falam de excessos pontuais.

  212. Dr.Moro, bom artigo, PORÉM o momento exige algo contundente,sem eufemismos,ou exagerada polidez/elegância.Sugiro q o senhor lidere um movimento em defesa do Deltan, arregimente os políticos e órgãos de imprensa honestos q restaram nesse país e alce a voz. Se ainda não leu, sugiro q leia "O Momento Supremo"(Stefan Zweig), esse pode ser o seu "momento supremo". Grandes líderes são provados e se consolidam nesses momentos.No mais, registro minha admiração e profundo agradec. pelo q já fez pelo BR.

  213. Parabéns! Excelente abordagem! Graças à Lava Jato pela primeira vez na história desse pais, estamos vendo os poderosos que sempre se utilizaram da corrupção serem punidos e devolverem bilhões de reais usurpados dos brasileiros.

  214. Excelente artigo, meu Presidente. Dr. Moro, se o senhor achar que vai perder a eleição pra presidente tente o senado. O senhor precisa continuar como homem público. O Brasil o necessita !

  215. todos os dias me pergunto como Jair conseguiu enganar tanta gente. posou de homem honesto que ia combater a corrupção. apoiar a lava jato..estamos sofrendo o maior ataque a lava-jato.tenho a impressão que caminhamos rapidamente para a Venezuelizacao do Brasil

  216. E saber Dr Moro que os veementes ataques a lava jato e seus corajosos membros, vem da própria justiça e do legislativo, exatamente aqueles que deveriam apoiar e proteger

  217. Encaminhei há algumas semanas à Crusoé documento mostrando que foi inconstitucional a indicação, pelo presidente da República, do nome de Augusto Aras ao cargo de procurador-geral da República. Pedi que repassassem o documento também ao Sérgio Moro. Não sei se o fizeram e nem me responderam. O documento foi enviado à CCJ do Senado em setembro de 2019, na época da sabatina. E dá fundamentos para anular a nomeação de Augusto Aras ao cargo. A Crusoé deveria esclarecer.

  218. Infelizmente é o que foi dito: Deltan será punido não a despeito mas POR CAUSA de seu trabalho na Lava Jato, assim como o senhor foi considerado "ruim" como ministro porque se recusou a fazer dossiês... E nós só podemos ficar olhando - pelo menos até 2022... E rezar pra termos uma chance de arrumar as coisas lá na frente, trazendo de volta a Lava Jato - que será terminada por Aras esse ano - e novas iniciativas. Peço que o senhor fale mais sobre seus pontos de vista e sobre sua visão de país.

  219. PARABÉNS MAIS UMA VEZ!! Excelente artigo, clareza irrefutável!! Infelizmente, tenho duvidas sobre a possibilidade de a lava-jato seguir prosperando....

  220. SOU FÃ DE SERGIO MORO, PORTANTO, SOU SUSPEITO EM ADMIRAR SEUS ARTIGOS SEMPRE INTELIGENTES.ESTOU ACABANDO DE LER O LIVRO " MORTE A VOSSA EXCELÊNCIA " QUE RELATA SOBRE AS INVESTIGAÇÕES ANTI MAFIA , ALIÁS MUITO SEMELHANTE O QUE ESTÁ OCORRENDO NO BRASIL NESSES ÚLTIMOS CINCO ANOS OU MAIS, CONTRA A MAFIA BRASILEIRA EM GERAL. NUNCA VI TANTA COINCIDÊNCIA, NÃO SÓ NO COMBATE A ELA , COMO NA TENTATIVA DE DESMORALIZAR NOSSA LAVA JATO POR MEIO DE AGENTES PÚBLICOS , OS QUAIS DEVERIAM PROTEGE-LA. AVANTI

  221. "Com todo respeito", se Reinaldo Azevedo leu essa coluna, acredito que ele foi um dos primeiros; lógico, com a bombinha do lado, deve ter ficado sem ar.

  222. Apesar de não ter citado nomes, a origem dos ataques à Lava-Jato no MPF tem nome: Augusto Aras. Quando o PT estava no poder, ele era um dos bajuladores daqueles ligados a tal partido. Chegou a fazer, em 2013, uma festa, em sua própria residência, que contou com a participação de vários criminosos desse partido, e que depois foram condenados pela operação Lava-Jato, como se verifica nessa notícia: https://www.poder360.com.br/justica/cotado-para-a-pgr-augusto-aras-deu-festa-para-cupula-do-pt/

  223. Como você incomoda, Moro, bela coluna! É impressionante como a classe política, principalmente, se sente ameaçada com uma possível candidatura sua...rsrsrsss. Avante! "In Moro we trust"

  224. Impecável matéria. Só tenho a acrescentar uma coisa: somente os bandidos são contra a lava jato. Contra fatos não existem argumentos.

  225. Maria tenho 68 anos, grupo de risco, em quarentena, também sonho com MORO 2022; no entanto, com os adversários e invejosos de sempre: Gilmau, Lewan, Tofinho e outros quetais, torna-se difícil sua trajetória.O jogo é sujo e com seus pensamentos e atitudes centradas,corretas, o ex-juiz parece não ter chances contra essa gentalha. Na hora H vão se unir para evitar qualquer chance ex-magistrado.

  226. Concordo plenamente com o Sr. Moro. É uma tristeza ver isso tudo acontecendo no Brasil, depois de tanto esforço. Um retrocesso inaceitável.

  227. Fica difícil manter a esperança.. Mas não podemos desistir, rezo todos os dias para pessoas como o sr mantenham a força e a convicção de defender o que é certo apesar de todas tentativas de destruírem as conquistas obtidas pela LV.

    1. É que eu também faço, Naira, rezo para que o senhor Jesus Cristo, abençoe e proteja, o Senhor, Sérgio Moro. E que, 2022, chegue logo.

  228. Nada se consegue provar contra procurador Dallagnol, Dr. Sérgio Moro e a Lava Jato. Durante as operações da Lava Jato realmente presenciamos que ninguém está acima da Lei. A motivação para fazer o certo prevaleceu ao jeitinho brasileiro da corrupção. Mas eu pergunto, cadê a mobilização da sociedade a seu favor? O que podemos fazer Dr. Sérgio Moro?

  229. Pretendo votar no sr. em 2022, se houver por bem candidatar-se. Encarecidamente peço no entanto que contrate assessores e coaches capazes de fazer emergir um discurso que faça justiça ao homem que é. Não basta um bom produto, o sr. precisa urgentemente um reforço no marketing.

  230. Como sempre seus argumentos ajudam esclarecer pontos importantes da história do pais. Nesse sentido, precisamos sair desse bolsopetismo que tanto tem atrasado o pais e suas instituições. Assim, espero que os cidadãos brasileiros olhem para a figura desse jurista em 2022. Sonho com figuras como: Moro, Mandetta, Romeu Zema, Alvaro Dias, Cristovam Buarque, Fernando Gabeira. juntos em 2022. Talves possa sonhar.

  231. A corrupção é o câncer do Brasil e só a sua cura pode levantar o Brasil do seu leito de morte. Parabéns pelo texto esclarecedor, Dr Moro

  232. Com 78 anos,correndo risco com o COVID-19, faço severa quarentena, me cuido, não por amor a vida,mas porque quero viver até ver meu sonho realizado: MORO 2022 PRESIDENTE. Então já posso partir.

  233. Caríssimo Moro, é sempre uma alegria ler seus textos, precisos e elegantes, a fina ironia esbofeteando os corruptos raivosos e seus comparsas, inclusive dentro do judiciário. Sabemos que seria uma tarefa hercúlea, mas, por favor, considere a possibilidade de se candidatar à presidência do nosso país. O Brasil carece há décadas de ter um presidente digno e honesto. O Sr. sempre terá meu voto.

  234. Excelente defesa da Lava Jato e do procurador Delton Dallagnol feita pelo Senhor. Parabéns!!! Somente uma falange de bandidos, políticos corruptos e advogados é que estão contra a Operação. Tenho certeza absoluta que a maioria da população brasileira apoia a Lava Jato, pois sabe que ela mudou a história do Brasil ao acabar com a impunidade (mesmo que temporária) de políticos, empresários e servidores corruptos que por décadas roubavam o dinheiro público. O Brasil só tem a agradecer a Lava Jato!!

  235. Espero q a população, já tão cansada de ser usada em manifestações muitas xs com interesses escusos q ñ em favor do povo, saiba se organizar e mostrar o q realmente importa nas ruas .DEFENDER QUEM FAZENDO SEU TRABALHO COMO DEVE SER TEM NOS DEFENDIDO E DADO ESPERANÇAS DE UM BRASIL MELHOR PARA TODOS. O desvio de dinheiro falta no ensino público, na saúde, na segurança e etc. Há muito passou da hora de fazer valer q Brasil p todos. Direitos e obrigações andam juntos.

    1. Intressante não vemos os acusados se defenderem dos crimes provando que não cometeram mas sim querendo diminuir os que os acusam com provas.Como não há argumentos desacreditadmos o acusador.O pior é que alguns membros do STF os apoios.Como querem que acreditamos nessa justiça?

  236. Me dá calafrios de pensar o quanto o brasileiro é volátil. A lava jato veio como uma esperança de mudança para o país, mostrou que os crimes de colarinho Branco também levam pra cadeia, resgatou bilhões roubados e trouxe de volta ao país a sensação de que, agora sim, vamos pra frente. Agora, em meio a essa turbulência política, passam a acreditar que ela fez mal ao país. Santa ignorância. MORO, contamos com vc em 2022.

  237. Muito bom, continuo apoiando a lava jato, e rejeitando as manobras visíveis e acordadas para derruba - la . O BRASIL precisa de líderes melhores, quem sabe, seja essa a sua missão. PARABÉNS pelo esclarecimento acima, como sempre , excelente.

  238. Nas Repúblicas de Ratos como o Brasil saneamento bom é aquele que acaba com os gatos, independente da cor. Grandes operações contra a corrupção sistêmica como a Mãos Limpas italiana e sua irmã gêmea brasileira só existiram porquê funcionários públicos honrados cumpriram com sua obrigação constitucional de servirem ao país e não aos poderosos. O Brasil que presta tem nome e sobrenome: Sérgio Moro, Felix Fischer, Deltan Dallagnol, Marcelo Bretas, Luiz Fachin, para ficar com o espaço que me cabe.

  239. Parabéns, Dr. Sérgio MORO!! texto claro, objetivo, ético, oportuno. Cada dia o admiro e respeito mais. Conte com nosso apoio!

    1. Concordo 100% com estas narrativas do Dr. Sérgio Moro sobre as operações da Lava Jato. Os que são contra a estas investigações pela Lava Jato, devem estar comprometidos e/ou tem parentes que podem ser alcançados pelas as investigações. É isto

  240. Ser presenteada logo de manhã com um artigo de tamanha riqueza não tem preço. Parabéns dr. Moro,o sr. nos orgulha e nos dá um fio de esperança em meio a tantas decepções.

  241. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼💯👌🏼 Tenho somente cá minhas dúvidas sobre o estarem todos debaixo da lei. Essa não parece ser a condição dos elementos que compõem o judiciário na capital da Neverland: a Ilha da Fantasia.

  242. Excelente texto👏👏Estamos num momento muito difícil no combate à corrupção no 🇧🇷.O desmanche deste combate não é feito apenas por políticos corruptos e condenados,mas por pessoas que ocupam altos cargos nas esferas legislativas,executivas e judiciárias.Mas temos que ter fé,a luta continua.

  243. Parabéns 🇧🇷👍 Esse 'mecanismo ' podre, corrupto ainda está vivo. Só temos que agradecer o trabalho das forças tarefas da lava jato. Políciais, Procuradores e todos os envolvidos no combate a corrupção sistêmica. Ao senhor temos que agradecer a coragem de enfrentar esse sistema podre. Força Deltan 🇧🇷👍

  244. É um pesar perceber q a luta contra a corrupção, q nos deu tanta esperança de mudança, está sendo minada pelo establishment! Pq o mal sempre vence??

    1. marcia, o mal só vence, e quando vence, batalhas. Dentro desse escritório das trevas existe uma irritação generalizada por não conseguirem vencer a guerra. E é isto que Sérgio Moro faz: Acredita na resistência da guerra e não em perdas de batalha. Deus o encaminhe sempre!

  245. Minha admiração por Vossa Excelência aumenta a cada dia. Leal e transparente em suas convicções. Infelizmente temos muito pouco homens com a sua honradez, em um PAÍS tão pobre quanto o nosso. Não nos deixe perder esse único fio de esperança. Deus o abençoe.

  246. excelente texto !! 👏👏 triste é ver a tentativa de acabar com LJ, em um governo que se elegeu com a bandeira de combate a corrupção! mas,ainda tenho esperança que a LJ mais uma vez sobreviva e continue seu excelente trabalho! esse é um daqueles artigos que a Crusoé deveria disponibilizar a todos, fica a dica 😉

  247. meu total apoio á Lava Jato e aos profissionais que nela atuaram. O que mais incomoda é lentidão da Justiça. Se defender e ter um julgamento justo é o se espera, porém, o que ocorre com mais frequência é a Prescrição sem nenhuma decisão,. principalmente no STF.

  248. Parabéns Dr. Moro. Perfeito seu silogismo aristotélico. Espero não ser perseguido pelo STF, em razão desta opinião.

  249. Parabéns Dr.Moro ! Devemos muito ao senhor ! Confiabilidade ! Honestidade! Diria "Um cidadão acima de qualquer suspeita " !Obrigada e que Lava Jato continue pois o Brasil carece !

  250. Texto de excelência, sem nada a tirar nem acrescentar. Dr. Sérgio Moro, o Sr. tem milhões de apoiadores e admiradores em todo país, número este que só aumenta. PARABÉNS por tudo que o Sr. representa para milhões de brasileiro. Para mim, a personificação da Justiça tem um nome, SÉRGIO MORO!

  251. Literalmente o motivo da provável punição de Deltan é ele ter trabalhado na Operação Lava Jato, ele trabalha e recebe o salário dele, os procuradores de São Paulo não trabalham, recebem o salário e ainda vão ganhar um bônus somado ao salário para ver se assim, talvez, eles trabalhem.

  252. Parabéns Dr. Sergio Moro pelo seu artigo e por ter sido um Juiz justo e correto em suas decisões. Sou a favor da Lava Jato e, dia 15/08/20, sábado, estarei na carreata a favor de tudo que foi conquistado pela Lava Jato. Corruptos e corruptores não podem continuar a achincalhar com nosso país!!! #SomosTodosLavaJato #Dia15/08EuVou

  253. O chamado establishment usa seus sistemas de proteção para manutenção de privilégios. Ou nos livramos de metade da casta política, reduzindo o número de senadores, deputados, vereadores et caterva, juntamente com a diminuição do funcionalismo e das estatais ou teremos sempre os ratos a tomar conta do celeiro.

  254. Mais do q nunca, Coriolano é leitura necessária. Torço agarrada a um pequeno fio de esperança. Mas é comportamento tão internalizado..a desconfiança com aqueles q fazem o correto. "O q ele fez de glorioso foi apenas pelo orgulho...". Um conterrâneo seu, Moro, por exemplo, q até estudou na mesma escola, tem convicção de q a política é essa lama e q limpar a lama é criminalizar o trabalho de gente como ele. E mais, vc teria como finalidade o mesmo q ele: eleger-se. Quais interesses prevalecerão?

  255. Caro Sergio Moro, a corrupção é a maior causa do nosso subdesenvolvimento. A operação Lava Jato que tem méritos evidentes, mostrou que a corrupção na política é endêmica. Há muito o que fazer no combate ao crime e à corrupção. A luta pela ética na vida e, especialmente, na política deve ser uma prioridade no nosso país e, neste sentido, o seu exemplo e atuação é temida pelos bandidos e corruptos, porém, esteja certo, conta com o apoio dos cidadãos de bem. Vamos juntos nesta luta rumo a 2022!

  256. Texto necessário pela dura realidade que esses ataques à lava jato nos mostram. É importante seguir em sua defesa, sempre. De certa forma manifestar-se sobre grandes temas e colocar-se em evidência também pode ajudá-la, já que sua imagem está indelevelmente ligada à operação e as pessoas podem perder o interesse sobre ela com o tempo.

  257. A corrupção é a maior chaga nacional! Ela apodrece nossas instituições, e condena todos os brasileiros a um subdesenvolvimento permanente! O “mensalão” e a “lava-jato” de Curitiba foram importantes avanços para construir um país mais justo e melhor para todos! Este avanço não pode ser esquecido ou perdido! Parabéns Sérgio Moro, símbolo maior, deste avanço pelo artigo, e, principalmente, pelo trabalho realizado!

    1. Tudo dito e explicado. Ñ entende quem ñ quer ou se beneficia com o continuísmo.

  258. Parabéns a todos os membros das forças tarefas da lava jato e aos digníssimo magistrados, em todos os níveis, que realizaram esse trabalho e continuam tentando ajudar o país a se desenvolver. Não desanimem com as investidas dos adversários do combate à corrupção. Assim, e só assim, o país evoluirá. O povo trabalhador e de bem agradece e valoriza seus esforços nesse sentido.

  259. A Esperança é a última que morre, o Sistema da Corrupção está reagindo para destruir a Lava Jato, entretanto o verdadeiro Sistema Republicano está se defendendo também e da melhor forma que é o contra golpe, como iniciei o texto, a Esperança, de um Brasil sem Corrupção, é a última que morre.

    1. Parabéns Grande Dr Moro e equipe da Lava Jato . Dr Dellagnol , estamos com o Sr .Temos que apoiá-los . Mas com essa pandemia , ficamos prisioneiros dos corruptos que querem destruí-los. O Vem para as Ruas precisa começar a mobilização através das redes sociais . Major Olímpio. Álvaro Dias e outros . Vamos nos mobilizar

    2. Parabéns Dr. Sergio Moro. Muito obrigado por tudo o que fez pelo Brasil.

    3. Sérgio Moro. Danton e td equipe da Lava Jato !!! Vcs são o orgulho dos brasileiros que pensam no Brasil longe da lama da corrupção .

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO