SergioMoro

Rumo a Nogales

03.07.20

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Se tivermos líderes que pensem como o Sr., certamente conseguiremos caminhar no rumo certo. Parabéns pelo excelente texto, Dr. Sergio Moro.

  2. Sempre e mais. Lúcido ,sábio como sempre. Há muito tenho essa percepção, infelizmente se tornando realidade. Os podres poderosos continuam no poder. O q esperar? As esperanças se esvaem e as forças são minadas com tantas afrontas diárias. COMO confiar em governos, onde as raposas tomam conta do galinheiro. Qq mudança referente ao PAÍS , ao povo, benesses e outros prós aos poderes deveriam ser consultados a quem de direito mantém o país. Mas.....

  3. Senhor Sérgio Moro, tenho grande admiração pela sua pessoa, pela sua inteligência, integridade, coragem e capacidade de expressão e de articulação. Para mudarmos nosso rumo, em direção à Nogales do Arizona, precisamos de homens com essas características e com essa visão e que as tenham demonstrado na suas ações e não apenas através das retóricas das campanhas eleitorais.

  4. Colega Moro vê se dá para acionar os canais legais para viabilizar a alteração dos artigos 4•, VI e 8•, I, do encomendado Regimento do CNJ para conferir poder ao corregedor para punir, tambem por ato indecoroso ministro. Essa providência irá restabelecer o princípio da igualdade e será bom para a democracia.!!!

  5. Mais um belíssimo texto. Confesso que tive receio de que a qualidade dos seus textos não fosse tão boa. Mas Sergio Moro não decepciona; pelo contrário, só faz aumentar minha admiração e respeito por ele. Tem a qualidade de quem escreve com profundidade de sentimentos.

  6. Parabéns, Dr.Moro, pela análise perfeita e pela correição em não aceitar pagamento pelos textos, enquanto sua quarentena não acabe. Um exemplo como este só poderia vir de uma pessoa com caráter irretocável como o seu. 👏👏👏

  7. Parabéns Dr. Xará! Entre os negadores do passado e do presente, tem os que aprendem com ambos, passado e presente, e vislumbram, almejam, convidam para o futuro. O seu texto faz isso! Um abraço e fique firme!

  8. Acho que o Procurador do TCU não tem a mesma grandeza de espírito. Infelizmente a mediocridade grassa no Brasil em locais onde não deveria estar presente nem em pensamento. Obrigado, Dr Moro!

  9. Excelente artigo. Uma alegoria perfeita. Imperfeitos são os desígnios da maioria dos nossos políticos e governantes. Esses continuam apostando na máxima: "farinha pouca, meu pirão primeiro". Grata pelo texto gratuito. "Never Yield".

  10. O Dr. Moro, nosso único herói vivo, enfrentou a tudo e a todos, para nos livrar da canalhada política que devastou as finanças do Estado. Iludido com falsas promessas, abrilhantou a equipe (extinta) do combo messiânico que assumiu. O povo elegeu e o STF protegeu os congressistas de sempre. Como mudar? Digno, largou a podridão política e agora é perseguido por fanáticos discípulos do clã, que o temem. A política, a justiça, a saúde, a educação e 2020, são um fiasco.

  11. Moro, homem de bem, confiou no Bolsonaro e perdeu o cargo vitalício no judiciário. Vai ter gastrite e vomitar muito na vida política da moral que ronda os políticos brasileiros.

  12. O texto vai ao encontro das aspirações dos verdadeiros e conscientes patriotas: a pauta mais importante é a do combate à corrupção. Parabéns, Moro!

  13. Creio que, embora distantes dela, nunca poderemos desistir da Nogales com instituições de caráter inclusivo, ainda que como “o porto sempre por achar” do meu poeta Fernando Pessoa.

    1. Com o maior respeito, sua afirmação é própria de fanático, seja bolsonarista ou petralha.

  14. Eu continuo acreditando e admirando Sérgio Moro. Concordo com tudo o que escreveu mas acho que só em sonhos teremos todas essas reformas. Infelizmente!

  15. ACESSEM O CANAL TERÇA LIVRE NO YOUTUBE! MELHOR CANAL CONSERVADOR DO BRASIL! E TAMBÉM O DO RODRIGO CONSTANTINO, KIM PAIM E O COMUNICAÇÃO & POLÍTCA!

  16. Sempre um pouco mais de conhecimento, um pouco mais de esperança! A certeza de que devemos buscar caminhos para um Brasil digno de se viver e isso depende muito das pessoas engajadas num único objetivo que é dignidade humana para cada cidadão desse país!

    1. Excelentes colocações, Ana. >> Também tenho toda fé e acredito no Dr. Sergio Moro. >> Não há nada que o desabone. Fazer o correto ( para o mesmo!! ) é o Correto !!! Simples assim.

  17. Excelente texto! Aliás, como sempre o De. Sérgio Moro pega na “veia” com seu senso crítico próprio e sem precedentes. Parabéns!

  18. Moro " ( e toda uma nova geração de procuradores ) é referência incontestável de um Brasil q aos meus 63 anos jamais imaginei possível de ser demonstrado de forma tão eficaz. Seria ingenuidade supor q não haveria retaliação pesada ( STF / PRG / Congresso ) dos guardiões da impunidade vigente desde os primórdios da "República". Daí o cabra embarcar em uma canoa furadissima, apesar de todo o "historico"do Bolsonaro, me causou espécie. Quero reafirmar meu respeito e admiração por seu legado.

  19. Muito bom mesmo o artigo, união para o bem comum infelizmente não temos essa cultura, estamos sempre chutando a canela do conterrâneo que quando não concorda com a gente passa a ser inimigo que deve ser destruido.

  20. ACESSEM O CANAL TERÇA LIVRE NO YOUTUBE! MELHOR CANAL CONSERVADOR DO BRASIL! E TAMBÉM O DO RODRIGO CONSTANTINO, KIM PAIM E O COMUNICAÇÃO & POLÍTCA!

  21. Dr. Sergio, eu fiquei muito apreensivo com a sua saída do governo. Achei que o sr. deveria ter procurado uma forma de continuar trabalhando e procurando desviar os obstáculos. Mas não posso condená-lo. Nós não temos o acesso a todas as informações e situações pelas quais o sr. estava passando e mesmo se tivéssemos, ainda assim não teria como julgá-lo, pois cada cérebro tem um visão diferente para construir o presente e o futuro. De qualquer forma ainda mantenho a minha admiração.

  22. Sérgio Moro (doravante prefiro tratar assim), vc foi um idealista corajoso ao deixar a zona de conforto da magistratura, para servir ao Brasil e sua gente. És nossa esperança e nosso guia na luta por um país melhor. Continue essa caminhada. Conte com meu apoio (inclusive financeiro), na defesa de nossos ideais. Parabéns pela coluna

  23. Sai do Brasil em 1997. Pensei em voltar em 2010 quando o país crescia. Mas mudei de ideia e fiquei em Chicago onde moro com esposa e filha. Perdi a esperança. O legado colonial é muito forte. Desculpe.

    1. Pois tomou a melhor decisão de sua vida em 1997, ratificando-a agora. Eu poderia ter feito o mesmo, mas vacilei. Agora não dá mais.

  24. Pois é ... para isso , e muitas outras coisas , precisamos da vibração da resiliência e superação .Pelo menos , por equanto.

  25. Excelente, ponderado,sensato e equilibrado como sempre!Assinei a Crusoé para apoiá-lo onde for! Admiração eterna pelo nosso heroi da lava jato.

  26. Sergio Moro é fera. Além de escrever um excelente texto, ainda deu uma invertida nestes políticos do TCU, que aparente, não tem nenhuma conta pública ou suspeita de fraude pra investigar. Acorda TCU!

  27. ACESSEM O CANAL TERÇA LIVRE NO YOUTUBE! MELHOR CANAL CONSERVADOR DO BRASIL! E TAMBÉM O DO RODRIGO CONSTANTINO, KIM PAIM E O COMUNICAÇÃO & POLÍTCA!

  28. Minha maior decepção... Meu ídolo, que quando falava todos em casa tinham que calar. Bebi cada palavra sua cheguei a beira da idolatria... Só que o Moro que eu amava era só uma miragem. Muito triste.

    1. MARISE você está REDONDAMENTE ENGANADA!! Sérgio Moro é uma pessoa especial pois sempre foi correto e acertivo. Ele provou tudo o que disse na sua saída do governo. Eu votei no Bolsonaro mas hoje a decepção é geral quanto ao presidente. É vou te dizer mais: MORO VAI SER ELEITO PRESIDENTE EM 2022 POR UNANIMIDADE.

    2. Tadinha!!! Decepcionada? Vá ouvir ÇertaNojo UniveÇitário.

    3. Explique melhor esta sua decepção. Para mim, assim como para muitos outros brasileiros, a admiração para com Sergio Moro só faz é aumentar. Educado, correto, fiel aos bons princípios e sobretudo sensato.

  29. ACESSEM O CANAL TERÇA LIVRE NO YOUTUBE! MELHOR CANAL CONSERVADOR DO BRASIL! E TAMBÉM O DO RODRIGO CONSTANTINO, KIM PAIM E O COMUNICAÇÃO & POLÍTCA

  30. Mais uma excelente coluna! Sr. Moro, o senhor nos da muito mais que uma “coluna de graça” o senhor nos dá, como nos deu nos tempos de juiz, a esperança de que, parafraseando Chico Buarque, apesar da situação parecer desesperadora, “amanhã vai ser outro dia”. Obrigado!

  31. Adoro a Crusoé. Comecei a assinar por conta de Diogo Mainardi, que conhecia dos tempos da revista Veja. Nunca me arrependi e, me surpreendo sempre com os comentários negativos. E, mais agora: quando Sérgio Moro vem reforçar a equipe, só que tenho que tecer elogios. Obrigada, Dr. Moro. Por tudo! O Brasil é Lava Jato! O Brasil é Sérgio Moro! Sucesso!

  32. Sr. Sérgio! Que tal só Sérgio? Sim, pq agora vc está do lado de fora do palácio, está sem toga e, assim, me parece mais próximo, acessivel ao povo. Seu conhecimento jurídico é incontestável, a busca pelo saber tbm, por isto, validei sua atuação, usando a toga. Estaria eu contaminada pelo partidarismo? Pelas milhas e milhas, caminhadas ou voadas, pelo Brasil, vividas na área da saúde, não! Anti-corrupção é a agenda. Vc é uma águia, suas intenções são privadas, mas suas atitudes públicas. Abç

  33. Parece tudo muito simples, quando qualquer um colocar pautas e reformas que limitam a roubalheira, o Congresso vai vetar ou engavetar! Ingenuidade imaginar que um governo conseguirá, neste Brasil corrupto, aprovar leis contra corrupção quando quem tem as canetas para aprová-las são os corruptos de sempre! Veja o exemplo do seu projeto anticorrupção! O Maia e seus iguais aprovaram? Mas aprovaram o abuso de autoridade! Com essa quantidade de partidos, de alojados nos poderes deste país??

  34. Obrigada, dr Moro. Agradeço a excelente coluna que me deu de presente. Espero poder retribuir um dia, pois eu quero e vou continuar tentando o caminho de Nogales do Arizona.

  35. Texto "pro bono" de excelente qualidade. Escrito por uma mente brilhante, contendo um questionamento intrigante. Para onde estamos indo? Parabéns Dr Sérgio Moro, impecável sua constatação.

  36. Resumindo basta boas politicas que teremos um lugar melhor para viver, façamos desse ano e dos proxímos escolhas por ideias e principios. Precisamos de pessoas dispostas a mudar esse jogo atual. A ultima live do Amoedo com o deputado Kim levantou bons argumentos que o Sr Mouro deve começar a pensar.

  37. Parabéns caro Moro !!! Não podemos perder o foco de colocar o país na trilha !!! Temos muitos bandidos no topo das Instituições, vergonhoso o q estão fazendo coma Lava Jato. STF e PGR quem detonar as forças tarefas simplesmente p proteger seu bandidos de estimação. Muita sujeira !!!

  38. O texto é muito bem escrito e me coloca opinando, trabalhando por um País que venha com ganhos, sem alardes , mas com certeza e clareza. Vejo nascer um estadista também, com o apoio de pessoas inteligentes e que sabem da potência de Sérgio Moro. Não quero nada mais que nos venha sem conhecermos e com respeito mútuo. Está nascendo!!

  39. Obrigada, Foi uma leitura excelente, Parabéns. Toda a mudança sofre resistência no começo, com vontade, coragem e força para enfrentar a resistência o Brasil irá conseguir, será em passos lentos, mas chegaremos lá! Eu quero ir para Nogales, Arizona!

  40. Na prática a teoria é outra. Gosto dessa frase, pois traduz meu sentimento nesta leitura. Trabalho com governança corporativa, há alguns anos, e a realidade é: quem está na empresa implementando as rotinas operacionais escuta as recomendações dos consultores externos, certos que muitos ocupando sua posição não implementariam 10% do que recomenda. É um fato!!!

  41. Não desistamos da desinfecção do nosso país. A limpeza é lenta, é um processo, e os avanços conseguidos na essência do povo brasileiro não será jamais anulada. Venham à tona as forças sociais benéficas latentes, e continuemos no esforço de Educação moral, cívica e acadêmica, que o resto vem a reboque!

  42. Parabéns, caro Moro, pela lucidez do artigo. Uma comparação que serve de alerta para refletirmos sobre qual caminho queremos percorrer. Porém, o cenário que vislumbramos ainda não é alvissareiro, principalmente enquanto nos depararmos com um sentimento revanchista e de estímulo à divisão ideológica, colocando a melhoria do País em segundo plano. É hora de baixarmos as armas virtuais para construirmos uma evolução promissora à Nação.

  43. Está nascendo um grande estadista, alguém com conhecimento, ideais, é probo,ético, ponderado, esperto, enxadrista. Não podemos perder esta oportunidade, Dr. Moro, o Brasil não pode deixar o senhor ficar do lado de fora do Planalto.

  44. Caro Dr. Sergio Moro, Admiro o seu carater e sua clareza de ideias. Nosso destino como nação está ligado à presença de pessoas como V.Sia. na vida pública.

  45. Que prazer ler um texto tão claro e real da situação do Brasil. E, olha que, Moro poderia estar exalando raiva deste (des)governo, ao contrário, está como cidadão brasileiro, tentando indicar um caminho para as instituições fazerem sua parte. Infelizmente, concordo com o autor,parece que estamos indo mesmo em direção oposta aos interesses do povo e do país. Acho que a corrupção está sendo bem protegida pelos interessados! Vale até abrir processos contra gente honesta que luta contra a corrupção

  46. Moro como torco para voce ser o proximo Presidente. Alem de honrado, honesto e capacitado, voce tem um discernimento e entendimento de politica e governança que politicos de décadas não imagina ter. Mais o principal 'e que vejo em voce uma pessoa que quer ajudar o Brasil e não poder. Que Deus te ilumine.

  47. está aí nas instituições brasileiras, nas três esferas de governo a nossa Nogales sonora, já a Nogales texana, está nas mesmas instituições, que é o altíssimo custo para mantê-las sob nossas costas. TCU vai tomar no tCU

    1. Quem é você, Nyco !!! Ah, não interessa, não merece nem esta pergunta. Conheci um Nico, mas astro do Rock 'n' Roll.

  48. Caro Moro, muito obrigado pelo seu engajamento e por não ter nos abandonado pra morar na Virgínia, por exemplo! Legal saber mais sobre seus posiciomentos em relação a necessidade urgente de uma pauta de reformas. gostaria de te sugerir para as próximas colinas (grátis) um aprofundamento maior sobre suas ideias e crenças quando as pautas mais relevantes do país em termos de administração pública !! economia, sistema político, educação, saúde, energia etc... grande abraço ! PS. tá mandando bem!

    1. Ótima sugestão! Afinal, os brasileiros precisam conhecer melhor nosso futuro candidato à presidência, quem sabe? Por enquanto, o que sei é que o Moro não cansa de nos dar provas de seu caráter reto, honrado e ético! Principalmente, nesse momento em que não faltam ratazanas vis em cargos de poder, ler os artigos deste grande brasileiro nos enaltece e comove a alma. Parabéns, nosso eterno juiz!

  49. Lula vai ter suas condenações anuladas pela segundona do Gilmar, e vai concorrer a PR em 2022. MORO é a nossa esperança contra a leniência com grandes criminosos de colarinho branco.

  50. Caro, Sérgio Moro gostei muito do texto.Realmente vivemos tempos difíceis, porém, é necessário lutarmos diuturnamente por um país mais solidário e mais justo.

  51. Humnmm...plausível!!! Gostei!!! Li, percebo, à minha modesta percepção, essa Cabeça serve, no momento presente e futuro a seguir, ao Brasil, aos brasileiros!!!

  52. Prezado Sérgio Moro, Sua escrita tem uma fluidez interessante. Os fatos são elencados com propriedade cultural e técnica. Realmente gostei muito dos seus artigos até aqui. Espero que o senhor continue nos presenteando com reflexões fraternais e participando do debate público.

  53. Muito claro e objetivo!!! Bolsonaro venceu porque era o único candidato que poderia transportar o país para um rumo mais sensato, apesar dele ser um imbecil(como Lula escreveu a tal carta ao povo, Bolsonaro também disse que conteria sua imbecilidade e deixaria gente inteligente conduzir o país). Porém, o que vemos é mais do mesmo, literalmente. Bolsonaro traiu quem acreditou que um imbecil não seria imbecil e desperdiçou mais quatro anos.

  54. Faz tempo q perdi minhas esperanças nesta nação! Mas quem sabe as próximas gerações, não as próximas décadas, talvez daqui a 50 anos, sem influência podre das extremas e sem cultura da roubalheira, seremos mais civilizados! Parabéns pela coluna!!!👏👏👏

    1. Jair BOÇALnaro, TRAIDOR de seus eleitores que nele votaram acreditando em sua promessa de combater a corrupção. Nunca mais votarei neste MENTIROSO. Entre BOÇALnaro e Lula, a única diferença é o MESMO NTANTE DE DINHEIRO PÚBLICO DESVIADO. Lula foi o chefão da quadrilha PeTralha que roubou BILHÕES; BOÇALnaro é o chefão miliciano da gang familiar da “rachadinha”. O traço que ambos têm em comum é A DESONESTIDADE .

    2. Cuidado Val (ou qual o nome do robô ou falsario miliciano): a sua conta falsaria está sendo fechada agora pelo Facebook e outros aplicativos. Teremos logo o prazer de não ver mais esses comentários nojentos aqui.

  55. Brasil honesto, Brasil melhor! Parabéns pela coluna. Ótima avaliação de como as decisões do poder público promovem ou não o desenvolvimento. Somos um país letárgico, pesado, cheio de privilégios e afundado na corrupção. Mas o cidadão brasileiro tem bons princípios! Muitos carecem de mais oportunidades educativas. O desvio ético cotidiano, pode em sua ampla maioria ser abandonado com educação e respeito ao cidadão. E as ações dos governantes, em especial do cargo de presidente,são definitivas!

  56. Moro, está na hora de lançar o movimento Brasil Honesto. Se não for agora, não será nunca. Precisa de uns dois anos de mobilização popular intensa para construir uma plataforma concreta para 2022. Se demorar muito, será difícil. Por fim, Nogales (tanto faz uma das duas) não é uma boa referência. Nossa referência precisa ser os países escandinavos, pois eles conseguiram conciliar excelente qualidade de vida, baixa desigualdade social e conservação ambiental. É esta que deve ser a nossa meta!

    1. Excelente comentário, concordo. Eu chamaria: BRASIL LIVRE! De corrupção, de picaretagem, de exploração, de miséria, de racismo, de ódio..de tudo que queremos que acabe para ter um país decente. Valeu!

  57. Gostei bastante dos dois textos. Leitura fácil, excelente redação e objetivos. Dizem que por trás do articulista existe um homem desejoso de abraçar a política. Acredito,contudo,que você é tão íntegro e tão intrinsecamente justo que não conseguirá conviver com os políticos que ainda estão no comando porque a água suja e o azeite puro não se misturam.

  58. Muito bom o texto! Se fosse de um político "de carreira", diria tranquilamente que tem coerência. Vindo de Sérgio Moro fica a incógnita, a pergunta seguinte, a dúvida... Vemos um pretenso candidato em 2022? Aguardemos. Mais uma vez parabéns!

  59. Estamos mais para a Nogales Sub Saariana. Mas tenho esperança que em 2022 tenha alguém de coragem", de princípios, honestidade e ética inabaláveis para nos representar. Álvaro Dias, por exemplo, poderia ser um instrumento para este "alguém" nos levar, não só para o outro lado da fronteira, mas também sairmos para a luz.

  60. Sérgio Moro, você virou uma incógnita para mim. Já que é pro nono vou continuar a ler para tentar decifrar o enigma da esfinge que você se tornou. Tenho meio ano para fazê- lo, pois pretendo encerrar minha assinatura.

  61. Assinei a Crusoé para ler sua coluna. No alto dos meus 60 anos, confesso que pouca esperança tenho de ver o Brasil entrar para o primeiro mundo, principalmente quando vejo a maioria dos políticos no submundo.

    1. Minha admiração pelo seu trabalho, sua coragem, juntamente com o perfil isento da Crusoé e de o antagonista, incentivaram a tornar- me assinante, gostei do testo, parabéns Moro

    2. A vontade de ser ridículo foi tão grande que lhe fez assinar a revista só pra vir aqui passar vergonha? Impressionante...

  62. Entendo que a coluna de Sergio Moro tem que ter continuidade para o bem do Brasil, ele representa pra nós, a única bandeira da democracia que dará à nação, um combate sistemático à corrupção ao toma lá dá cá " político ensejando aos brasileiros a certeza de que o crime deve ser punido com perseverança, não podemos continuar a conviver com o crime organizado, a falta de respeito às instituições, sem ministros capazes de darem ao Brasil segurança e respeito. Moro, precisamos de você!

  63. Coluna brilhante como sempre, infelizmente a população de Nogales, Sonora, também deve ter alguma responsabilidade na culpa da destruição da civilização. Aqui os fanáticos de nossa Nogales (que não se envergonham ao se aliar para atacar o articulista) também tem. Tempos melhores virão, enquanto o senhor estiver aí para conscientizar a população.

  64. Acho sim fundamental enfrentar com afinco a questão da corrupção, que consequentemente precisa de um ambiente onde não impere a impunidade. Mas vejo como primordial nesse momento as reformas administrativas, tributária e de privatizações/concessões, que por si só vão gerar um ambiente de "menor" oportunidade aos larápios públicos.

  65. Nosso país precisa personificar essa humildade e pensamentos Democraticos e Republicanos de Sergio Moro. São ideias simples e eficaz, que trariam o progresso para nosso pais!

  66. Mais uma vez o respeitável idealista e verdadeiro patriota republicano e democrata brasileiro Sérgio Moro diz quem é e para o que está presente e atuante. Parabéns Crusoé por ter trazido esse talento e por nós oferecer esperança. Em frente! O BR poderá superar Nogales para ser Nogales e mais do que é BR.

  67. Parabéns pelo coerente artigo. O Brasil que tanto sonhamos para as gerações futuras deverá ser trabalhado agora sem tergiversar. O momento é de dor, sofrimento e apatia diante de um terrível cenário. Mas, busquemos em Deus e em nós a força que precisamos para continuar perseverando por este país que continua enclausurado em suas raízes. Ainda há tempo de mudar.

  68. ACESSEM O CANAL TERÇA LIVRE NO YOUTUBE! MELHOR CANAL CONSERVADOR DO BRASIL! E TAMBÉM O DO RODRIGO CONSTANTINO, KIM PAIM E O COMUNICAÇÃO & POLÍTCA

  69. Caro Dr. Sérgio Moro, gostei do seu 1º artigo e também desse 2º. Abraham Lincoln dizia q todo funcionário d uma empresa deve procurar o progresso da mesma e progredir junto e aprendendo sua profissão, juntando economias, abrir uma outra empresa e assim gerar + empregos, e riqueza e os americanos seguiram bem seus conselhos e construíram o maior mercado de consumo do mundo, gerando mais riqueza e progresso. Esperamos que surja um estadista capaz de vencer a corrupção e levar o Brasil à felicidade

  70. Se este livro não fosse tao caro ja tinha comprado, um livro excelente e fala muito da burocracia de um pais e oque ela causa .

    1. R$24,90 na Apple Store e não precisa ter um Apple.

  71. Parece que este governo já escolheu Nogales de Sonora, na esteira dos governos anteriores. Apenas um reparo, não acredito que se aprovem reformas relevantes facilmente, mesmo se o governo tivesse se iniciado agora.

  72. Excelente artigo! Estamos com você e queremos um Brasil próspero, com democracia absoluta e íntegro em seus deveres e valores. Chega de corrupção, enganação e uma filosofia de se levar vantagem em tudo. Este Brasil não nos pertence.

  73. Mais uma vez preciso no comentário, Dr. precisas candidatar-se a um cargo legislativo, assim teremos mais uma voz lúcida no congresso.

  74. Excelente analogia, Sérgio. Promove a reflexão e nos faz pensar: em que Brasil queremos viver? Sucesso e fracasso são itinerários possíveis e como o sr. bem disse, depende de nossa capacidade de mobilização e ação eficaz dos poderes. Ainda há tempo de corrigir o rumo da embarcação. Caso contrário, o abismo para além da Nogales mexicana de aproxima. Parabéns pela coluna. Continue nos presenteando com suas reflexões. Um grande abraço

  75. Sergio Morno , vc tem 15% nas pesquisas tem que decolar se não vão ressuscitar o Huck para combater o Doria. então vc precisa de bandeiras , para de escrever sobre história, escreve sobre reformas que vc vai lutar. STF , o que mudar? porque não faz que nem os EUA acabaram com rachadinhas todo deputado tem um valor ano ele faz o que quer contrata 1 contrata 20. idem para senador e presidente o povo vai saber que se gastar não tem mais no ano.

  76. Até parece que enfim, com o inquérito das Fakes News e as detenções, os robozinhos e o gado teleguiado pelo Carlixo.... sumiram de vez dessa revista. Ke bom!

  77. Ótimo artigo uma vez mais. Faltou citar a maior liberdade econômica nos Estados Unidos em relação ao México como uma diferença importante também.

  78. Muito bom Sr. Sergio Moro! sempre teve e sempre continuarei a admirá-lo como pessoa e como profissional! Colaborar com o pais é dever de tofos. Não esmoreca! Tem meu apoio (é pouco, eu sei, mas é +1)

  79. Parabéns fiquei muito contente com a sua participação na revista deu a chance de muitos brasileiros lhe conhecer melhor entender a politica numa linguagem simples ampla e de sonharmos com um Brasil melhor com homens como sr

  80. Mil salvas de tiros de canhão para o doutor Sergio Moro! Sim, doutor, pois fez doutorado em direito, além do mestrado. Jamais esqueceremos dos relevantíssimos serviços prestados à nação, ainda que os idólatras bolsopetistas tentem manchar sua nobilíssima reputação.

    1. Ave Maria, pensei q era um terrorista: tiros de canhao para o Moro? KKKK

  81. Sim, parece que os movimentos populares se dissiparam neste semestre de pandemia, mas também parece que alguns apoiadores de um Brasil livre da corrupção (Nogales Arizona) também abandonaram o barco o que demonstra talvez falta de firmeza de propósito do povo no combate a corrupção e de seus líderes.

  82. Dr. Moro, como sempre, esclarecedor. Mas a atual configuração do congresso, com raras exceções, peca por falta de seriedade e honestidade. Prisão em segunda instância, por exemplo, só será aprovada se "processos pendentes" forem suprimidos do texto. Infelizmente a picaretagem é maioria. Caso contrário, francamente, vai faltar cadeia.

  83. Um prazer ler este artigo de sua lavra. Continue participando da vida brasileira. Você tem muito a contribuir, com sua vivência para novos rumos do nosso amado Brasil.

  84. parabéns Dr. Moro. o Senhor tem todo o meu apoio. sei que é apenas um grão de area. mas, lembrando de madre Teresa de Calcutá quando alguém comentou que o trabalho dela era apenas uma gota no Oceano; ela respondeu que sim, nas acrescentou: "o Oceano não seria o mesmo sem essa gota"

  85. Acho que Bolsonaro fará de tudo para que a prisão após condenação em segunda instância não seja aprovada. Quanto às demais reformas, não tenho confiança de que o governo as queira ou, se quiser, que consiga fazê-las. Infelizmente acho que estamos indo para um lugar pior que a Nogales do México.

  86. Parabéns! Excelente texto e sábia decisão em relação ao não recebimento financeiro, apesar de absurdo. Mas vc não pode deixar linhas soltas. Vc hj é inimigo número 1 de muitas frentes. Força. Estamos com vc.

  87. Um grande Manifesto para um grande Brasil! Do futuro, certo. Depois de se legitimar como excelente Juiz e Ministro, agora você está se apresentando aqui como grande Estadista. Que venha seu tempo logo, para voltar a acreditar nesse país!

  88. parabéns sr Sergio Moro....tudo que vem de homens como o sr será sempre bem vindo, pois aprendi com meu pai que a honra do homem esta sempre acima do próprio homem. Tudo que o Brasil precisa é de homens honrados em todos os poderes da pátria.

  89. ESTAMOS JUNTOS MORO. OS BRASILEIROS QUE DESEJAM VIVER EM UM PAÍS DEMOCRÁTICO E DIGNO , CONTAM COM A SUA COMPETÊNCIA, ÉTICA ,RESILIÊNCIA E ACORAGEM PARA RECONSTRUIR O BRASIL.

  90. Prezado Sergio Moro Todos nós, com um pouco de cultura e conhecimentos, sabemos de qual lado está algumas pessoas ligadas à vários Orgãos Publicos; evidentemente na Nogales - Sonora. Muito em breve os que estão na Nogales - Arizona, vencerão.

  91. Falando em polarização, é de se entranhar a publicação onde só tem comentários de elogios, cadê os comentários contra sua biografia dos petistas que você perseguiu, dos bolsonarístas que você traiu é porque em sua coluna você não fala porque não colocou os tucanos na sua pauta de combate à corrupção. Porque está culpando o executivo por não combater a corrupção se cabe ao congresso aprovar as leis.

    1. A CRUSOE precisa evitar apelidos iguais. Também tenho xará que por sorte não é bozolulista.

    2. Esse gildo aí é outro. Esse Gildo aqui que escreve agora é o que defende o grande Sergio Moro, como símbolo maior de decência e ética na coisa pública. Mil salvas de tiros de canhão para SERGIO MORO, pelos relevantíssimos serviços prestados à nação!!!

    3. Kkkkk gadinho bolsonarista caiu de paraquedas aqui para defender o PT do Lula!!!!! Falta pouco para ouvirmos mugidos de "Bolso Lula Livre!"..rs...

  92. Analogia nós permite buscar elementos para poder compreender a realidade e as incertezas que norteiam o futuro do nosso país.

  93. Vejam bem, o Sr Moro não soltou nem uma nota de rodapé sobre a atuaçao nefasta do STF. Os outrora manifestantes contra a corrução são, em grande número, os mesmos que agora são acusados pela mídia, Crusoé inclusa, de promover atos antidemocráticos. Patético, sr Moro.

  94. Parabéns dr Sérgio Moro. Acho que o sênior foi inocente em tentar buscat seu sonho de mudança pra esse país. Como o senhor disse ontem na Globonews há quem ache que o pt não roubou. E toda a lava jato foi uma armação sua pra virar ministro, fruto de mentes doentias, viciadas na preguiça e no roubo. Espero em Deus vê-lo como PRESIDENTE em 2022. Espero que TODOS os Homens de bem se juntem pra levantar esse país e esquecemos Lula e Bolsonaro. Esses dois já fizeram mal suficientes ao nosso país.

  95. Eita homem lúcido sô! Pela trajetória dos últimos trinta anos o caminho do país está "sonorizado". Quanto ao procurador do tcu não deve ter coisa útil para fazer.

    1. Se vcs assistirem ao filme Sicário, vão conhecer e entender o que Moro nos quis dizer.

  96. Enquanto o eleitor não diminuir o números de gafanhotos a cada eleição, começando pela próxima, continuaremos longe de Sonora, que dirá de Negales.

  97. Parabéns, Moro. Pela coluna anterior e por essa também. Depois da operação Lava-Jato, continuarmos na dúvida sobre que cidade escolher, é grave. Queremos a cidade em que não tenha espaço para a corrupção.

  98. Parabéns Dr. Sergio Moro exemplo de retidão, honradez, dignidade! O senhor é pura inspiração! Uma mente brilhante! Parabéns! P.S. : voltei a assinar Crusoé para não perdê-lo de vista!

    1. Eu também voltei a assinar a Crusoe para ter o privilégio de acessar a mente brilhante de Moro.

  99. Sempre seguro e ponderado. Confio em vc e deposito toda a minha esperança na tentativa de sanear o país. Sei o quanto é difícil, até mesmo penoso com os políticos que remos, mas o jogo é esse e se alguém não começar isso não acontecerá nunca. Seja presidente pois precisamos de vc!

    1. Excelente Dr. Confiamos em você. Admiramos você. Parabéns.

  100. Não há dúvida de sua capacidade para assumir a Presidência da República em 2022. Torço muito pra que isso aconteça. Parabéns!

  101. Infelizmente esta geração de líderes está viciada e não há perspectiva fácil para o país nas próximas décadas. Boa parte do povo flerta com a corrupção, e isto explica muito do que se vive hoje e se viverá nos próximos anos.

  102. Mais um texto excelente. Como comentei no artigo anterior, a revista ganhou e nós leitores especialmente. Sua atitude com relação a não remuneração por enquanto, aumenta a nossa admiração por sua pessoa.

  103. Por favor, continue escrevendo. Estou adorando sua linguagem clara e acessível. Nunca tinha ouvido falar das Nogales, mas com certeza quero seguir rumo a Nogales Arizona.

  104. ACESSEM O CANAL TERÇA LIVRE NO YOUTUBE! MELHOR CANAL CONSERVADOR DO BRASIL! E TAMBÉM O DO RODRIGO CONSTANTINO, KIM PAIM E O COMUNICAÇÃO & POLÍTCA

  105. É muito fácil parafrasear agora que Moro decidiu sair do Governo, mas na minha opinião, ele deve ao povo Brasileiro sua auto biografia, dizendo em detalhes como ele começou sua carreira, como ele foi para Curitiba e quais seus projetos futuros. Se vai, ou não concorrer nas eleições de 2022 isso não é problema nosso, mas saber quem é realmente Sergio Moro, isso nos interessa e muito. O Brasil e os Brasileiros estão cansados de apostar e esperar quatro anos para dizer: Erramos de novo.

    1. cara, a vida do cara é um livro aberto. Do contrário os lulistas e bolsonaristas já teriam jantado ele. Usa o sábio google, tem muitas reportagens contando a história do Moro.

  106. Por mais que falem mal sobre sua saída intempestiva do governo, há em suas palavras um forte viés de complacência com a atual política federal... Isto é bom, porque indica que você é o Sérgio Moro que conheci durante suas ações na JF.

  107. De acordo! O mais importante para que se criem condições ao diálogos é reimplantar a prisão após segunda instância. Uma dívida que o congresso tem perante os cidadãos deste pais. A polarização que hoje vivenciamos é a mesma que elegeu o atual presidente. A impunidade induz a linchamentos. As saudades do AI5 são prova disso. A cumplicidade entre os poderes no acobertamento de crimes de colarinho branco tende a perpetuar o fanatismos dos dois lados. Não há democracia sem justiça!

  108. Sergio, o seguinte: vc tem um baita exponencial de possibilidades de, disputar em 2022, caso queira, um mandato no Senado (acho que mais indicado prum primeiro movimento), deputado federal, ou quem sabe, até para PR. Todavia, dou-lhe mais uma sugestão. Esqueça essas pérolas comparativas entre Brasil e USA. Seja mais direto e objetivo com propostas que o povo deseja ouvir. Aceite essas sugestões para o sucesso de sua jornada política. Vai por mim. Alvaro Costa/df

  109. Parabéns! Creio que sua opinião é importante para todos nós, brasileiros que aguardam despontar lideranças cívicas para a retomada, ou melhor, para o inicio da caminhada de nossa pais para uma postura onde o respeito a ordem, a ética e a moral, faça a diferença!

  110. O voto precisa ser facultativo. E precisamos acabar com tantos serviços de graça, como universidade e saúde, ou elas sempre serão péssimas e pesarão demais no imposto

  111. Excelente, a cada dia entendo a sua situação naquela reunião de abril. Pelo nível, foi a gota d’água de um processo que já vinha se desenrolando há meses e a ficha então caiu. Ao sair da reunião o senhor saiu também do governo naquele exato momento. Vá em frente e mostre uma forma diferenciada de fazer política. Com certeza terá milhares de seguidores.

  112. Sr. Sérgio MORO ,por mais que o lulopetismo CORRUPTO/ESQUERDOPATAS( artistas, jornalistas, mídia)CRIMINOSOS de BRASÍLIA e bolsonaristas EXTREMISTAS tentem denegrir - lo . Continue FIRME e siga um conselho que é bíblico : seja manso como uma POMBA e PRUDENTE como a SERPENTE. O SENHOR e todos os INTEGRANTES da lava jato são os únicos que merecem nossa ADMIRAÇÃO e RESPEITO.Se porventura,sair à candidato TRANCE UM PROJETO desenvolvimentista para os POBRES,os mais NECESSITADOS,para EDUCAÇÃO, SAÚDE...

  113. Sr. SÉRGIO MORO no decorrer da história vários movimentos e grupos que lutaram contra os CRIMINOSOS/ CORRUPTOS e tentaram melhorar o país , não conseguiram tudo que desejavam . Mas com o passar dos anos seus integrantes entraram para a politica . A minha esperança e de MILHÕES de brasileiros é que o SENHOR e outros que participaram e que participam da OPERAÇÃO LAVA JATO e seus diversos APOIADORES possam chegar a OCUPAREM cargos no PODER EXECUTIVO , LEGISLATIVO e JUDICIÁRIO .

  114. Por favor, continue escrevendo. Estamos aqui para acompanhar os fatos e você tem nos mostrado temas nessa coluna cujos conteúdos são pertinentes e relevantes para a compreensão do momento político brasileiro.

  115. Ao ler textos como este, me revigora a esperança por um país melhor, pois ainda temos pessoas inteligentes, o suficiente, para promover questionamentos válidos, apesar da poeira da discórdia.

  116. Novamente brilhante! Compartilho da esperança de ainda ver no nosso País livre de todos esses problemas advindos da corrupção.

  117. Todos são iguais perante a lei, só que não. Que da tá o TCU e a Comissão de Ética. Comissão de Ética usa critérios diferentes, libera Teich de quarentena profissional mas segura Mandetta Na última terça (30), a comissão liberou Mandetta para poucas atividades, como 'palestras, entrevistas e publicação de livros'

  118. Infelizmente seguimos à passos largos para a Nogales de Sonora, mas pessoas como o Senhor podem nos ajudar muito. Por favor, não desista do Brasil!

  119. Parabéns! Sérgio Moro. Muito bem lembrado do livro Por que as Nações Fracassam, de fato o livro começa, logo na primeira pagina com esse exemplo, mas ele cita inúmeros erros em diversas sociedades. Na minha opinião todos os nossos Políticos, membros do Judiciário e Ministério Publico deveriam lê-lo!! Com certeza o País e nossa sociedade seria outra!!

  120. Excelente texto assim como o anterior. Um convite à reflexão sobre a trajetória de nosso país. Fica ainda mais evidente que a única força que foi capaz de começar a livrar o Brasil do período de corrupção sistêmica que estávamos mergulhados, foi a LAVA JATO. E foi ela e somente ela que abriu as portas para Bolsonaro ser eleito. Agora precisamos de alguém que pare de fomentar essa extremada polarização política. #MORO2022

  121. Parabéns! Assim como o anterior, excelente artigo. Creio que há muitas pessoas com medo do sr., principalmente do que venha a falar e a demonstrar, talvez seja essa a motivação do TCU, lhe calar e diminuir! Acho que não contavam com o pro bono.

    1. Como desejo isto, votar de verdade, não no menos pior.

    2. Com certeza a melhor escolha para 2022. pelo barulho de seus inimigos irá incomodar muitos.

    3. Endosso que vamos rumo a Nogales do Arizona, com o Presidente Moro conosco!

    4. Sonho com Moro Presidente desde 2016 quando comecei a entender o que significaria para o Brasil a operação LAVA JATO e principalmente ao enxergar a luz e a espada da justiça que surgiam na figura de Moro. #MORO 2022

    5. É assim será, posto que a atual gestão, na qual ajudei a eleger, está sendo mais do mesmo.

  122. Excelente artigo. Particularmente, entendo que o modelo extrativista é o que interessa a grande maioria dos políticos com apoio de parte significativa dos grandes empresários. Nele está a apropriação do estado por famílias e empresas, tendo o populismo com a venda fácil da salvação.

  123. Parabéns! Prazer em ler um texto claro e objetivo como o seu. Fico contente em perceber que, apesar de tudo que ocorreu, o senhor ainda acredita que este país possa melhorar. Tenhamos esperança na queda dos que já provaram que não desejam o bem para o país mas apenas para os seus próximos!

    1. Ô cara, não inventa.. é "pro bono" mesmo.. isso é latim.. nada a ver agradecer e achar que é "bônus".. quaquaqua apscosta

    1. Parabéns Dr. Sérgio Moro pelo texto impecável. És a esperança de colocar esse país nos trilhos.

  124. Parabéns Dr.Sérgio Moro,não somente pelo texto,mas pela sua conduta,de um modo geral.Continuarei conectada com todas as publicações que fazem referência a sua pessoa,por quem sempre nutri uma grande admiração .Continuarei torcendo pela sua vitória.

  125. Tenho mais 6 décadas vividas, e cada ano praticamente fui me vendo obrigado acreditar ser impossível nosso pais redirecionar os rumos contrários instalado. Porém, aliado a um forte sentimento de gratidão diante de sua atuação, sinto o renascimento da esperança sensata e crente em um país melhor. Enorme gratidão por seu exemplo e coragem. Por favor, não desista, precisamos muito que esteja sempre presente.

  126. Caro jovem: tive queixas, mas conseguia trabalhar na imprensa e na universidade, pois passei uma época em que os salários dos funcionários públicos eram achatados e a gente tinha que trabalhar 18 horas por dia e 7 dias por semana. Outra: o combate a corrupção não é obrigação só do governo federal. Por aqui, pequenas hidroelétricas e aeroportos regionais sempre foram superfaturados e por grupos empresariais e políticos bem conhecidos. Membro do judiciário, do MP e os procuradores dos municípios..

  127. Ainda bem que de "besta, baia, gateada" a aula montou d. Pedro I, você não têm nada!!!! Por que os lobos no poder, anseiam te devorar!!!!! E, parafraseando Jesus, siga "manso como uma pomba e vivo como uma serpente!" Raposa tb se encaixa muito bem. Caminho na tua esperança, porque para mim..... mais do mesmo. Bolsonaro não governa, protege os seus, e os outros poderes... articulação de interesses pessoais ($) com o que é para servir a todos: impostos, de um trabalho suado da maioria brasileira.

  128. Sempre uma honra ler o senhor. Sem enfeites e sem firulas nas palavras. Tem tanta gente do poder judiciário e até colunistas aqui da Crusoé que utilizam palavras e termos altamente intelectuais que necessitam de pesquisa para entender o que se foi dito. O senhor não, é direto e reto. Do jeito que eu gosto. Não pare por aqueles que invejam do império de caráter que você construiu. Estamos com você.

  129. Parabéns Dr.Sergio Moro, o senhor é a nossa única esperança para colocar esse país nos trilhos. Esperamos que o povo de valor no senhor é não faça como fizeram com o Saudoso Enéias, homem que tinha um grande potencial para mudar esse Brasil morreu e deixou o país órfão , esperamos que o senhor será diferente, o povo vai acordar que és a nossa solução para inibir o vírus da corrupção que mata mais que o COVID19. Candita-se por favor Cuida do povo brasileiros: governa com o povo e para o povo.

  130. Como seria bom se as escamas caissem dos olhos.... e laja jato permanecesse intacta... pq a luz q apareceu no fim do tunel estão querendo apagar...

  131. Moro, voce é brilhante, mas admiro o seu otimismo, acho que estamos caminhando pra bem longe da Nogales Mexico, num pais comandado por Milicianos.... que horror parece até coisa de filme.

  132. ESTOU ESPERANDO AS PROVAS DE INTERFERÊNCIA NA POLÍCIA FEDERAL! ALGUMAS PERGUNTAS PARA VOCÊ SENHOR MORO, O QUE VOCÊ ACHA DE: - SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL - RODRIGO MAIA - DAVI ALCOLUMBRE - REDE GLOBO - BATER NO POVO INOCENTE NA RUA - INQUÉRITO DAS FAKE NEWS ME RESPONDE ESSAS QUESTÕES QUE VOTO EM VOCÊ!

    1. Certissimo Maria. Os fanáticos não aceitam o embuste que é esse governo. Esperem, pois virá ainda novo turbilhão de fatos escandalosos ,e o chefe que passou da fase histérica para a fase da mordaça perderá ainda mais eleitores .

    2. Jean, as provas estão sendo mostradas todos os dias, só não enxerga quem não quer ver.

  133. Dr.Moro,é muito gratificante ler sua coluna.Nós brasileiros carecemos de pessoas como o senhor. A luta é grande mas não desanime pois a vitória é dos fortes !

  134. Melhor texto que o anterior, parabéns! Até fora da vida pública o senhor causa ciúmes em alguns que deveriam fiscalizar vultosos recursos públicos mas estão preocupados no recebimento pelo senhor de recursos privados.

    1. Tento imaginar o que o sr tem passado desde que entrou p esse governo. Perda de seu cargo, ataques da família mafiosa do presidente, procurador geral, deputados, senadores corruptos querendo arrancar sua pele, não esquecendo alguns ministros do Supremo e tantos outros. Difícil manter a tranquilidade e esperança neste país. Deus te abençoe e proteja nesta difícil e injusta batalha. Força!

    2. Perfeito. Por que esses que reclamam da multiplicidade de receitas nao abrem mão da propia multiplicidade de rendimentos e se voltam para coibir os verdadeiros usurpadores dos recursos públicos?

  135. Enquanto existirem brasileiros que querem seguir em direção a um país mais justo e em que crimes de corrupção são punidos, a esperança não morre. Parabéns por mais uma coluna que nos leva a refletir sobre o nosso presente e futuro.

  136. Parabens!! Excelente textp!! Precisamos recuperar aquele Brasil q foi as ruas e q nao quer mais desvios e corrupcao! Para comecar prisao em 2 instancia ja!!!

  137. Texto muito bem construído. Claro, provocante, desafiador. O quê, nós brasileiros honestos, desejamos? Não se preocupe com TCU e outras siglas - momentaneamente vergonhosas, infelizmente! Seus textos são impagáveis.

  138. O seu trabalho é sempre brilhante e corajoso. Mas na política precisa aprender a se proteger porque é uma guerra. Chico Buarque é o maior nome do Lula livre. Todo o espectro de esquerda irá sempre te odiar, por ter condenado e prendido por corrupção o soberano deles. Nunca baixe a guarda ou entregue munição a quem te quer mal. Por outro lado, apesar dos fanáticos de extrema direita, no centro e na direita sempre haverá multidões que te amam. Boa sorte

    1. Quem deu notoriedade ao Moro foi Lula. Este está circunstancialmente provado que é corrupto. mas e a turma da mala de 53 milhões, etc, etc, que é muito mais do que o sítio de Atibaia e o AP do Guarujá?

  139. Parabéns Sérgio Moro!!! Sua contribuição até aqui foi fundamental para o Brasil, estamos juntos por um país melhor!!! Muito obrigado

  140. Recebo de graça ou pagando tudo que vier de Moro, o cabra mais macho desse País. Não acredito em homens de bravatas. Só confio nos perseverantes e de fala mansa. Ele ainda tem muito a dar à nossa Pátria e vai ajudar a pavimentar uma boa estrada para nossa Nogales. Que venham outros jovens como ele para mudar a cara das lideranças no Brasil.

  141. Dr Moro gostei muito do seu artigo anterior e desse também. Pagaria tranquilamente por eles se não fosse assinante. Não se incomode com as críticas pois são frutos dos inconformados que não aceitam a sua dignidade. Parabéns!

  142. Sergio Moro, já devíamos estar em Nogales, do Arizona há anos, já que meios, recursos e vontade sempre estiveram à disposição de governos. Se ainda não chegamos lá, sigamos na batalha, pois não nem TCU mexicano capaz de embaçar o brilho da sua inteligência, garra e tenacidade!

  143. Assim como o senhor, acreditei na mudança. Perdi meu voto e minha esperança. O senhor perdeu muito mais. Largou uma carreira, foi ameaçado pelo crime organizado e agora é achincalhado pela esquerda e pela direita. Não é QQ um q tem sua coragem! Obrigada por tentar!

  144. O sr teve muita coragem ao deixar uma das carreiras mais almejadas do funcionalismo público. Ato por muitos inimaginável. Se as suas pretensões o levarem ao sufrágio em 2022, gostaria de encontrá-lo como candidato com proposições concretas, fundamentadas e prósperas. No caso, compreender além da sua especialidade, tb economia macro e micro, gestão pública, saúde, comércio, ambiental, política pública, sociologia, direitos humanos. Então, bons estudos!

  145. Meu sábio pai sempre dizia: “filho quando não temos nada a acrescentar é melhor que fiquemos calados. Raso, estreito e enfadonho. Parece redações de vestibulando, para não dizer colegial. Não precisamos de migalhas. Nada é de graça. E ainda trouxe-nos a frase daquele embuste comprador de letras. É o fim mesmo. É tu que nos guiará pra Sonora?

  146. Excelente artigo! Nesse governo atual a Nogales do Arizona já ficou bem distante e não chegaremos nem mesmo a uma Nogales, Sonora. Caminhamos para uma Nogales alicantina... vontade política? Não espere por isso.

  147. Deixar de lado nossas diferenças e trabalhar com nossa convergências. Tarefa difícil na atual conjuntura política. Mas.. Sábias palavras.

  148. Juiz Sérgio Moro O Sr. tem todo o nosso respeito e admiração. Continue sua luta contra a corrupção, pois esta é como era a saúva, ou acabamos com ela ou ela acaba com o Brasil. Parabéns!

  149. Artigo útil e necessário para os tempos que estamos vivendo. Resumiu muito bem o nosso sentimento. Os cidadão que ainda acreditam no cumprimento da lei e na democracia agradecem!

  150. Excelente texto, mas infelizmente a sociedade brasileira ainda tem como referências maiores Lula e Bolsonaro. Vamos levar tempo para mudar este quadro, a desinformação e o alimento dos populares.

  151. Somente as grandes almas, capazes de abrir mão de oportunidades únicas de estar no poder, conseguem pensar no coletivo em vez de individualmente. Sua experiência e motivação me fazem renovar a esperança em busca de algo positivo, no sentido pessoal e coletivo. Amei!

  152. Artigo raso, que apela ao Deus Ex Machina das análises políticas, a "vontade política". A tese dos autores é também simplificada - e mesmo distorcida - ao extremo

  153. Que mal lhe pergunte, doutor. Pela sua régua, não ficou faltando uma condenação explícita ao STF pelo que teria sido um flagrante retrocesso por parte dessa Corte no caso da execução em segunda instância?

  154. Se porta como jornalista, abandonou o barco em plena pandemia. Nunca se pronunciou como Ministro, agora é fácil se pronunciar, como a maioria fazem, a hora que tem que vestir a camisa verde amarela em campo, Amarelou.

  155. Bem, não se poderia esperar menos de um juiz do tipo que a biografia pública de Moro parece. sugerir. Mas, francamente, cobrar para escrever para a Crusoé - ou qualquer outro órgão de imprensa -, não sendo jornalista nem exercendo qualquer atividade pública ou privada que o faça merecedor de tamanha benesse [não importando se ele gana 1,00 ou 10.000,00] - isso me parece avesso ao conceito clássico de "colaboração jornalística, intelectual ou acadêmica". Será que Moro precisa mesmo de dinheiro?

    1. Fiuza, no Brasil não há obrigatoriedade de ser jornalista pra escrever em colunas de jornais e revistas. Assim como não é necessário ter feito faculdade de jornalismo pra ser jornalista.

    2. Narlhindentes não tomam vinagre, sabem que não é vinho.

    3. Foi só o que ele entendeu do excelente artigo do Moro. Temos que dar um crédito a ele pq bolsonarista não é afeito a coisas inteligentes e coerentes.

    4. Comentário de J. Guilherme desnecessário. Característico de quem busca cartaz..

    5. Fiuza ... admirava muito seus comentários até perceber que você não está ou não quer ver o que está acontecendo nesse governo ... deixei inclusive de assistir o programa diário pois não há contraponto ... que pena ...

  156. Parabéns pelo texto articulado, sem revanchismos, pena o outro lado não sair do palanque e trabalhar nas reformas necessárias. Por enquanto só trabalha no populismo, vai brigar pelos eleitores do PT.

  157. A única vez que me vi escrevendo uma carta, isso mesmo uma carta, para um “estranho” do meu convívio social, foi para o então juiz Moro. À época foi a única maneira que encontrei de externar toda a minha gratidão, admiração e orgulho que tinha e continuo tendo por você. Quanta lucidez e coerência em seus pensamentos.

  158. Espero que Sergio Moro fique longe muito longe da política brasileira. A política brasileira não merece Sergio Moro. Política Brasileira rima com crime, polícia, cadeia, camburão, algemas, crimes e crimes e crimes, corrupção, usurpação de poder, conluios, traição, sujeira, assaltantes, imorais, perversidade, criminalidade, egoísmo, egocentrismo, cegueira, coração de pedra, ignorância, desprezo pela População Brasileira, canalhice, cafajestismo e traição.

    1. Temos que mudar isto, ou vai ficar conformada? Eu quero mudar!!

  159. Até quando teremos nossas liberdades tolhidas pelas instituições do país? Aqui de Curitiba, estou prestes a fazer um movimento parecido com o seu: vou abandonar minha bem-sucedida carreira médica, todavia não vou para o poder público. Abandonarei o país para um recomeço em outra área no Canadá. O Brasil me expulsou... Mesmo assim, parabéns por manter seu idealismo, ao continuar escrevendo para esta coluna da revista Crusoé. Sua opinião com certeza continuará engrandecendo o debate público.

  160. o Brasil não pode depender unicamente de Sérgio Moro. O Brasil precisa que prolifere o exemplo de Sérgio Moro, principalmente, no Judiciário, no Ministério Público e nos Poderes Executivo e Legislativo, em todos os níveis de governo.

  161. Esse Procurador do TCU é tão isento que eu seria capaz de adivinhar seu nome. Mas ele não merece esse "destaque"... Como sempre, ótimo artigo, mesmo sendo "pro bono". A diferença entre quem é competente e quem sente despeito da competência alheia é justamente que a qualidade do serviço prestado se mantém elevada, mesmo quando é feito de graça. "Fazer o certo sempre" pode ser suficiente para a satisfação pessoal. Mas tem gente que nunca experimentou esse prazer... Conte conosco!

  162. Lhe Admiro muito Sr. Moro!!! Sempre sensato em suas colocações, nos trazendo através da história de outros países conhecimento que facilita muito a compreensão do que estamos vivendo!! Nogales Arizona!!!

    1. Espero que Sergio Moro fique longe muito longe da política brasileira. A política brasileira não merece Sergio Moro. Política Brasileira rime com crime, corrupção, usurpação de poder, conluios, traição, sujeira, assaltantes, imorais, perversidade, criminalidade, egoísmo, egocentrismo, cegueira, coração de pedra, ignorância, desprezo pela População Brasileira, canalhice, cafajestismo.

    1. Darci Martins,! Parabéns Dr Sérgio moro continue assim o Brasil precisa de homens como o Sr.

  163. Mais um convite a reflexão pertinente.Tens muito a contribuir com o pais, mas os desafios são enormes! Estamos contigo. Não desista.

  164. Impressiona a clareza e a objetividade. Parece até fácil analisar o caos. Difícil é calcular o valor de um excelente trabalho.

  165. Parabéns Dr. Sérgio Moro. Concordo plenamente com o senhor. Infelizmente a política é suja e mentirosa. Precisamos de pessoas que realmente pensam como o senhor. Sou lavajatista e tenho muita esperança de alguém realmente centrado e digno como Sérgio Moro. Crusoé e Antagonista continuem sempre com as informações independentes. Sou assinante da Crusoé. Não deixem o Dr. Moro escapar. Maravilhosa coluna.

  166. Não entendo que você tenha criticado só o Executivo neste seu bom artigo, pois a Nigales pobre não é pobre pela sua natureza e sim pela mentalidade de seu povo e que se reflete nas instituições e nos seus titulares. O assistencialismo abre rombos nós sistemas de poder. A casta de cima joga as migalhas para quem está em baixo da mesa. Enquanto perdurar isso, todo o sistema público estará comprometido e o povo mais longe do sucesso. Escreva sobre isso, por favor.

  167. Cada vez mais fã de seus textos . Quanta cultura, eloquência , bom senso. Muito claro no diagnóstico de nossos problemas e caminhos a serem percorridos. Já ansiosa pelos próximos.

  168. Moro excelente texto... seja resiliente não entendo porquê 20%, da população brasileira os Bolsonaristas fica te difamando se há 3 meses eles te aplaudiam.

  169. É isso. Infelizmente ,o Brasil caminha para um total retrocesso.Como o combate à corrupção era apenas uma promessa de campanha, estão querendo até nos roubar a liberdade. Inacreditável!

  170. Excelente artigo, Dr. Moro. Sem instituições fortes, reformas congressistas ou governistas, além da agenda anti-corrupção, não conseguiremos viver numa "Nogales" ideal.

  171. Para alguém que promoveu um alvoroço nos momentos finais de atuação no cargo de ministro, esse comentário apenas atesta o caráter de alguém dissimulado e mais ambicioso do que se mostrava à frente da operação Lava Jato.

  172. Dr. Sérgio Moro, cada vez maior. Obrigada por me dar esta coluna, de graça. Lia-a com o mesmo (ou mais) prazer se paga, merecidamente como é, fosse.

    1. Parabéns Dr Sérgio moro ! o Brasil precisa de homens como o Sr.

  173. Escreva um artigo sobre a falta de credibilidade do STF e da justiça em geral perante a população brasileira. Sem corporativismo! E pela revisão a obsoleta constituição de 1988 ultrapassada há anos, pela fim da judicialização de tudo, que só atrasa o país e só beneficia bandidos e uns poucos da área do direito. E pelo fim da ditadura Toga. Saia da zona de conforto de só criticar o governo do qual fez parte.

    1. Francisco, é isto, " Os Intocáveis". Quem ou o quê vai nos salvar? Se a intensidade de minha indignação pelas indecentes reposições salariais impostas pelo judiciário em benefício próprio atingisse os brasileiros que sentem na pele e no bolso as migalhas recebidas de reposição dos seus salários e aposentadorias, a Bastilha teria ido para o espaço e lamentariam igual aos ratinhos de "Quem mexeu no meu queijo". Não enxergam que estão aumentando a pressão da panela ao não priorizarem a educação?

    2. Curioso Édson, é a reportagem descrevíeis Oeste desta semana sobre o STF. Nós brasileiros contribuintes pagamos quase 800 milhões de reais para sustentar esta “corte suprema” em 2019 e não será diferente em 2020. Mas sobre isso o Sr. Moro nada fala e nada vai falar afinal estes gastos estão “dentro da lei”. Pobre povo brasileiro, rei da ingenuidade!

    3. curioso é q o próprio PR nunca fez essas críticas q vc está pedindo aí kkkkkk mt pelo contrário, abraçou o STF e o centrão

  174. grande Moro, grande como juiz , grande como ministro e gigante como colunista, e será nosso representante nas próximas eleições . parabéns .

    1. O povo ganha nas urnas, não perco tempo lendo esses artigos tendenciosos da Crusoé e Antagonista, enquanto aguardo a suspensão, gosto de ler os comentários. Parece que hoje em dia que lê esses lixos é o pessoal de esquerda! A direita se revoltou contra a Crusoé! Uma pena, mas ainda existe jornalistas preocupados com a verdade, seja lá o que for! Acordem!!! Querem comunismo no Brasil?? E não me chamem de ignorante, bolsonarista radical, porque não sou, quero o melhor para o país!

    2. Um bolsonarista revoltado...traidor é seu capitão estúpido e acuado...cai na real!

    3. Na sua deturpada visão existe algo pior do que estuprador? Fosse mulher não falaria tal bobagem.

  175. Parabéns Moro, “os cães ladram e a caravana passa”, um dia os adoradores de políticos enganadores acordarão para a realidade!

  176. Neste destruído e amado país parece que existem pouquíssimas pessoa competentes e integras, a começar por Sergio Moro. Incluo Luis Roberto Barroso, Cristovam Buarque, Deltan Dallognol e Carlos Fernando de Lima. Ta difícil lembrar mais algum nome.

    1. E como poderia ter esse êxito com o Chefe Bolsonaro sabotando todas as propostas????? Ele não tinha todo esse poder. Dependia do Presidente e do Congresso (agrupamento de bandidos).

    1. Entendo sua ironia João. Moro tirou a máscara deste governo fake...e deve ser difícil os bolsonaristas de raiz engolirem isso...entrando na brincadeira , sugiro a chapa Lula e Bolsonaro para concorrência , essa sim a verdadeira aliança...🤣🤣

    1. Sim. Concordo plenamente. Subdesenvolvido, semi-alfabetizado, perdido no próprio caminho.

  177. Parabens!! adoro ler tudo que tu escreve, sempre é um plus de cultura e conhecimento. Ajude esse País a se livrar destes parasitas Moro22

  178. Excelente artigo. Dr Sérgio Moro prima pela lucidez, generosidade, serenidade e pelos valores republicanos. O Brasil, tão belo e tão rico de recursos naturais, bem q merecia um Presidente c tantos atributos.

  179. Eu, pacientemente, cheia de desesperança e PAVOR, alimento obstinadamente uma luz no final do túnel. Não por mim. Pelos meus filhos. Por todos os filhos. Moro, Presidente do Brasil em 2022.

    1. Certamente o Moro não é farinha do mesmo saco! Mas disseram tudo isto aí em relação ao Bolsonaro quando candidato e continuam batendo o pé. Cautala, brasileiros!! Quem tem que mudar o Brasil é o Congresso. Se não mudarmos o perfil do Congresso o Brasil não muda. Simples assim.

  180. Eu me pergunto se a lei mexicana, sob a qual está Nogales, tem dispositivo como o inc. XV do art. 37 da CF tupiniquim, irredutibilidade dos ganhos dos cargos públicos, válida mesmo durante pandemia, conforme STF. Me pergunto também se os mexicanos ignoram solenemente a lei como acontece aqui com o inc. XII do mesmo art. (vencimentos do Legislativo e Judiciário não podem ser superiores aos do Executivo).

  181. Sempre lúcido. Embora o governo, a Procuradoria Geral da Repúbica e o Centrão tenham firmado parceria para descaracterizar a Lava Jato (na impossibilidade de eliminá-la de pronto), acredito que esse esquema de combater e punir a corrupção ainda vencerá de vez.

  182. Adorei o texto e a ampla visão do nosso país. É isso. Vamos somar. Muito legal que tenha esvaziado o assunto sobre pagamentos.

  183. Eu me questiono atualmente. Sera que algum dia seremos um país sério? Meu Avó que nasceu em 1910 dizia que nunca. Sempre seriamos o lixo que somos. Eu sempre relutei com a visão fatalista dele. Hoje, me arrependo dos debate com meu sábio avó.

  184. Gosto da proposta do seu texto quando cita Abraham Lincon para a reconstrução do Brasil. Diálogo para reconstrução e não para corrupção é uma ótima saída para os graves problemas de saúde, de educação, de desemprego, de falências e de violência que vivemos. A proposta de acolhimento e entendimento de Lincon também poria fim as guerras de narrativas de facções contra facções que vivemos em ambiente virtual e real.

  185. Parabéns Moro por mais essa coluna. Finalmente vi sua visão de Brasil além do combate a corrupção e gostei muito. espero realmente que vc aceite o fardo de ser o nosso presidente.

  186. Quiçá tivéssemos pelo menos 10 pessoas na política nacional com a sua índole e noção de ética. Torço muito para que sua contribuição na política brasileira dure muito tempo ainda.

  187. Muito lúcido! Seria uma benção se pudéssemos ter Moro como candidato à presidência no próximo pleito! No mínimo haveria um debate inteligente e coerente sobre as grandes questões nacionais.

  188. Moro tenho uma enorme admiração por você. Não quero te desanimar, mas como vamos ser a Nogales do Arizona se a primeira onda da pandemia nem passou, e as pessoas estão lotando bares? No Rio de Janeiro, são a 'elite', que tem acesso a informação e tiveram uma boa educação, deveriam dar exemplo.

  189. É para ler artigos desse nível que, quando precisei cortar despesas há três meses atrás, não abri mão das assinaturas de Cruzoé e O Antagonista. Confio em você e no teu trabalho, grande Moro! Parabéns aos jornalistas idealizadores dos dois canais, pela seriedade que empreendem em seu belo trabalho!

  190. Esse sistema presidencialista é um viciado drogado. Irrecuperável.Décadas se passam e o país fica como dantes no castelo de Abrantes. Os três poderes constituídos no Brasil, parecem os saudosos três patetas.O diálogo fugiu, não aguentou tanto desprezo. A discussão política envenenou todas as outras discussões. Hoje todos ficam com sangue nos olhos, quando o assunto é política. "A paixão política, é a única paixão sem grandeza,a única capaz de imbecilizar o homem". Reforma Política, logo!

  191. Moro você é foda pra caralho. Não quero te desanimar, mas como vamos ser a Nogales do Arizona se ainda nem passamos da primeira onda da pandemia e o povo lota bares em cidades que permitiram a abertura desses locais? A situação é difícil demais, o povo vê a realidade e não se conscientiza.

  192. Para qual Nogales ir? Simples, adicione a sua idade pelo menos + 25 anos, pois é o tempo mínimo eliminando pelo voto os maus políticos, para as novas gerações terem gratuitamente boa saúde, educação e segurança. Se no seu caso (leitor) a soma superar os 60 anos, sugiro procurar outro lugar no mundo (Nogales) que lhe ofereça isso. Não se prenda a familiares, fuja, é a única saída se não quiser viver nessa loucura tendo que usar sua sonhada aposentadoria para pagar plano de saúde Esse é o Brasil

  193. Vixe Moro, parafraseou Chico Buarque, prepare-se para patrulha bolsonarista te chamar de comunista e prepare-se para a patrulha petista, e até mesmo Chico Buarque, te chamar de golpista, criminoso, fascista e repudiá-lo. Porque esse Brasil tá tão insuportável é intolerante, que os dois lados vão querer a guilhotina para quem não tiver lado.

  194. Dr Sérgio Moro, eu queria o Sr na Presidência da República pela sua honestidade e competência, mas tenho medo do mecanismo estragar o seu currículo, mesmo contra sua vontade. Portanto lhe vejo fora dessa armadilha, deste mesmo mecanismo montado para desarrumar as pessoas probos igual o senhor.

    1. Concordo, o Estado brasileiro é uma verdadeira armadilha cheia de Canalhas . Fique fora disso, para seu próprio bem.

  195. Moro, sou consultor de recursos humanos com vivência, há mais de 50 anos, em empresas nacionais e multinacionais. Conheço a realidade da mão-de-obra brasileira em quase todos os estados. Posso afirmar que o trabalhador brasileiro é de uma capacidade tamanha, em todos os níveis, desde o operário da construção civil até cargos gerenciais. É só os atores dos três poderes criarem condições que rumaremos à Nogales.

  196. Busque formas de se proteger mentalmente senhor Moro, pois sabemos que as pancadas virão fortes, da minha parte e de meus familiares terá todo apoio se tivermos a honra de sua candidatura em 2022.

  197. Moro, muito boa sua comparação,parabéns pelo seu esforço de mostrar p/ os brasileiros o caminho que precisamos trilhar.O senhor é um exemplo a seguir.

  198. Dr. Moro, enquanto houver no Brasil pessoas como o senhor e enquanto houver pessoas que acreditem no senhor, como podemos ver pela maioria esmagadora dos comentários aqui deixados, resta em nós uma esperança. Continuo torcendo para poder ter o prazer cívico de votar no senhor para a Presidência da República. Deus o abençoe!

  199. Foi uma leitura perfeita da situação em que nos encontramos. Mas, ainda estamos mergulhados nós tempos de " farinha pouca, meu pirão primeiro."

  200. Parabéns Dr. Sérgio. Excelente artigo. Nunca esqueceremos o que fez pelo Brasil com o risco de sua integridade física e moral e dos seus. Grato.

  201. Senhor Sérgio Moro, sempre muito ético em tudo que se propôs a fazer. Excelente coluna na Crusoé e saiba que continuarei a ler as suas colunas e as suas lives. Como sempre enriquecendo a República tão carente de pessoas honestas e comprometidas com a Lei.

    1. >>> Divirjo!! Eu não gostaria de vê-lo no STF com outros 10 "supremos" que estão (ou se julgam) acima dos demais cidadãos. >>> Dr. Moro MERECE (grito) uma Corte como a Alemã ou a Americana. Aqui no Bananão, seria sempre voto vencido. >>> Os membros da Suprema Corte Americana são obrigados por Lei a falar linguagem acessível a todos os cidadãos. >>> Não ACATAM qualquer demanda em Linguagem Erudita. ... Sou fã ardoroso do Dr. Sergio Fernando Moro.

  202. E eu aceito "este presente" com muito carinho e admiração! O senhor é de uma competência ímpar. Como gostaria de vê-lo no STF e assistir suas manifestações juridicas. Obrigada!

  203. Sobre a imposisão do TCU, só faz com que a perseguição e o temor ao brilhante Moro se tornem mais explícitos. O que eles não sabem é que para um bom lutador de esgrima, desafios só o tornam mais forte. De qualquer forma, o apreciamos ainda mais, por ter sido "pro bono"!👏👏👏

  204. Tantas promessas feitas,contudo, o que deparamos é o mesmo do mesmo. a sujeira para baixo dos tapetes.conchavos e mais conchavos.Será que chegaremos ao Arizona? Parabéns Miinistro. Minha admiraçao aumenta a cada dia mais

  205. Sr Sérgio Moro, sua maturidade política, que agora constato, aliada a sua obstinação pela justiça e pelo combate ao crime organizado o credenciam para o cargo de mais alto mandatário do nosso país. Talvez seja pedir demais para um homem que já deu tanto por uma causa. Certamente será mais feliz como catedrático de uma universidade e lá será reconhecido e admirado. Por outro lado pelo simples fato de postular o cargo de Presidente será alvo de calúnias e difamações. Não desista do Brasil

  206. Quando leio seus textos, do Mario, Diogo. Vídeos do Felippe , Cláudio, em fim toda equipe , uma palavra vem em mente: persistência!!! Confesso que a minha é pequena. Como não desanimar num país como o nosso! Novamente erramos feio ... esperança de mudança no ralo. Realmente precisamos de mais MOROS, Deltans, que sempre lutam contra o sistema , constantemente atacados e persistem !!!!!! Ótimo exemplo , sinal de esperança que ainda é possível mudar. Agradeço muito !!!!

  207. A vida e feita de risco, escolhas, perdas e ganhos. No caso do Sérgio Moro, as circunstâncias fizeram o Brasil perder um juiz muito competente. E as mesmas circunstâncias fizeram o Brasil ganhar um ator político que poderá fortalecer a democracia e as instituições. Abraços!!

  208. Com certeza queremos ir para a Nogales do Arizona com Moro em 2022! Não derrotamos a esquerda para voltarmos aos erros do passado, nem tampouco colocamos a direita no poder para montar no Planalto um quartel, muito antes pelo contrário. Essencialmente elegemos a direita para derrotarmoso mal que assolava a Nogales Sonora, a corrupção. Prezamos é pela liberdade do livre pensar. E é isso que continuaremos a buscar, ainda que tenhamos que suportar as larvas para conhecer as borboletas!

  209. Parabéns Dr Moro. o Sr sempre foi e sempre será o baluarte da democracia, da justiça e da ética. Em qquer posto que esteja, na magistratura ou como ministro deste lamentável governo, sempre estará na defesa da ordem e das instituições.

  210. Mais uma vez estou aqui para aplaudir o excelente texto. Quero novamente e mais uma vez e sempre deixar aqui registrado minha admiração ,crença e respeito nesse cidadão de nome Sergio Moro.

  211. Crusoé, já que Moro está escrevendo pro-bono, divulgue a coluna dele pro-bono para toda população! Sua voz precisa alcançar mais pessoas!!!!

  212. Parabéns pelo texto objetivo e claro. E parabéns pela sua postura em face da mordaça que lhe quiseram impor os totalitaristas no poder. Muito importante que permaneça escrevendo e nos brindando com suas idéias, que refletem seu caráter e sua ética.

  213. caro Dr Moro, O Sr sempre atento mas agiu muito mal na sua saida do governo. Deveria ter saído por cima, local aliás onde sempre esteve, mas daquela forma intempestiva, parece-me coisa de maluco ou inexperiente mesmo. Foi mal mesmo, atingindo até pessoas próximas, como aquela deputada, onde achei até ofensivo da sua parte. Mas, se o Sr tem aspirações politicas, precisa melhorar ok. Seu eleitor, talvez!

    1. FAÇA A COISA CERTA!!! Não tergiverse com bandidagem!!!! Demorou a sair. E saiu dignamente. Apontando as falcatruas que um homem de bem não tolera.

    2. Por favor poupe-os dessa crítica se não fosse porSergio Moro muitos estariam acreditando que Jair Bolsonaro é intocável. Que não tem ligações com atos ilícitos. Parabéns Sérgio Moro precisamos de pessoas como o se, sem fanáticos.

  214. Texto excelente! Só fiquei em dúvida se o Sr. apóia aprovação de condenação em 2a instância apenas para crimes futuros. Foram isso, com o governo atual creio ser impossível irmos em direção a Nogales do Arizona, infelizmente. P.S. O P. S. no encerramento é excepcional! Rsrs

  215. Apenas isto....#soumaisMoro. #soumaisCrusoe.#soumaisOAntagonista. Sempre. Lendo e aprendendo e mais apoiando. Cordiais saudações.

  216. Infelizmente, pelo cenário atual e com certeza, futuro...Norgale Sonora; pois no horizonte não há liderança capaz de transformar o Brasil em uma Norgale Arizona...triste, mas é a nossa realidade.

  217. Ótimo texto. Pelo andar da carruagem, o Brasil da BELÍNDIA, de Edmar Bacha ( uma parte rica, Bélgica, e outra, pobre, a Índia ) já é coisa passada. Aui entre nós, no Piauí, tivemos o maior crescimento de PIB per capita dentre todos as unidades da federação, aumentando mais que 5 vezes entre 2002 e 2015. Nogales americana à vista.

  218. Ótimo texto. Pelo andar da carruagem, já se foi o tempo do Brasil BELÍNDIA, de Edmar Bacha( mistura de muito rica - Bélgica - e muito pobre, Índia ), porque por aqui, no Piauí, tivemos o maior crescimento PIB per capita dentre todos as unidades da federação, aumentando mais que 5 vezes entre 2002 e 2015. Nogales americana à vista !

  219. Admiro muito as suas infindáveis tentativas para haver um diálogo entre várias gamas de pensamento, para que se unam num objetivo único de fortalecer o nosso Brasil. Surpreende ainda mais partindo de uma pessoa que acompanhou de perto, a capacidade destrutiva por parte da classe politica deste país. Na minha idade, sinto muito em lhe dizer guerreiro,que após essa ultima decepção política, jogo à toalha! Esse Brasil precisa sim ser redescoberto e iniciar novamente e da maneira certa dessa vez.

  220. Sr. Moro, parabéns por sua visão clara e concisa para mudarmos o norte, rumo ao Arizona. Mas tenho certeza que o senhor sabe muito bem que será a reforma política a mais importante para repor o país nos trilhos. Para isso, há que se fazer uma campanha pra convidar o povo a eleger maioria no congresso ao novo presidente eleito em 2022. O país estará arruinado e precisará de um enorme esforço de reconstrução. Só com maioria se fará a Reforma politica e a reconstrução da nação, e com o senhor lá.

  221. Moro sempre competente e preciso no que faz. Seu talento como colunista prova isso. Grato pelo artigo com essa interessante comparação das cidades. Que o brasileiro prefira o Arizona!

  222. Em 2018 elegemos o desconhecido JB como ÚNICA opção para nos livrar da corrupção e manter forte a saga da Lava-Jato. Esta transição está nos custando muito caro. Vamos ter que fazer tudo de novo nas eleições deste ano e 2022, Não dispersem...

    1. Eu votei no Bolsonaro somente porque ele se colocava na liderança dos antagonistas ao PT. Contudo, ele não era o único, como afirmou no seu texto. Hoje, retrocedendo a 2018, concluí que estávamos entre a forca e a fogueira, mesmo nos achando inocentes condenados.

  223. Todos o brasileiros de bem desejam a Nogale do Arizona, apostamos no Moro, saímos às ruas por ele, e quando saiu do governo atirando e num momento tão difícil pro nosso país , fez com que voltássemos alguns passos atrás rumo a Nogale mexicana!

  224. Fico indignada ao ter consciência q acreditei em uma mudança no padrão existente no pais c sua entrada no governo. Mas se o senhor foi enganado, imagina eu. O bem sempre vence, ainda q tarde ou q seja execrado pelo mal por um tempo. Obg ao senhor e a equipe da Lava Jato.

  225. Cenário político difícil. Legislativo protegido por um tal ' f. Privilégio da função ' , incluindo crimes comuns além de terem a prerrogativa única de propor leis; NUNCA farão reformas políticas significativas. COMO o BRASIL SAIRÁ DESSE CONTEXTO?

  226. O Brasil ja não suporta mais a vergonha o peso da corrupção, essa nação precisa do senhor na presidência. Esperamos wue o senhor assuma a presidência do Brasil, entao saberemos que se concretizará o sonho do povo do país sair da corrupção e de ter uma nacao desenvolvida. O senhor é a esperança .

  227. Detalhe: o título do livro é "Por que as nações fracassam ..." do inglês "Why the Nations fail...." Detalhe: no sexto parágrafo, por questão de maior coesão textual, o nome Brasil deveria aparecer. Seu artigo, em relação ao anterior, melhorou um pouco. Que tal um bom revisor? Fica a dica... Agora, essa de "Moro paz e amor" , a exemplo de Abraham Lincoln...soa, no mínimo, estranho!

  228. A nobreza da sua alma, a idoneidade da sua pessoa, do juiz e ministro é incontestável. A grande esperança para esse Brasil agonizante é o senhor.Esperamos vê-lo na presidência do Brasil.

    1. Quanta inocência Mariza. Com o tempo as máscaras cairão. Quero ver realizar no peito e na raça. 1 ano e meio sem corrupção no Gov. Troca o STF e verão as mudanças possíveis serem realizadas. Se mais não se fez, foi porque a esquerdalha + Maia e Alcolumbre não deixaram. Simples assim.

  229. Parabéns , Moro , simplicidade , clareza e visão sensata sobre os acontecimentos tornam suas publicações sempre interessantes . Se a lava jato for um mal , é o necessário . Segue latente nas veias do povo brasileiro.

  230. Moro, o senhor é nossa ÚLTIMA esperança de nos transformarmos em Nogales Arizona. Precisamos do senhor como nosso presidente. Não desista em nome de Deus e de nós povo brasileiro.

    1. Falando em polarização, é de se entranhar a publicação onde só tem comentários de elogios, cadê os comentários contra sua biografia dos petistas que você perseguiu, dos bolsonarístas que você traiu é porque em sua coluna você não fala porque não colocou os tucanos na sua pauta de combate à corrupção. Porque está culpando o executivo por não combater a corrupção se cabe ao congresso aprovar as leis.

  231. Sinceramente gostaria de ver o senhor como um dos integrantes no STF mas infelizmente acho impossível está indicação pelo energúmeno que esta no poder... quero muito contar com o senhor para as eleições em 2022... faço votos que esteja atento a esta oportunidade... sei que o mundo político é muito difícil para não dizer corrupto mas gostaria de votar no senhor para que tenhamos a esperança de um país melhor... digo mais que tristeza ver o senhor sendo traído por este desgoverno.

  232. Moro, reserva moral desse nosso país enfermo. Com Moro ainda temos a esperança de uma Nogales tupiniquim republicana democrática decente

  233. Sérgio Moro, tenho 62 anos e quando vc foi convidado para ser ministro deste governo, torci muito para que não deixasse a magistratura para entrar neste governo pois sabia que não conseguiria ficar nele. Ele foi um nada no exército, foi um nada no congresso e está sendo um nada como presidente. Vou te dar um conselho: não entre na política pois é um lugar muito pesado e principalmente agora com tantas milícias digitais. Fique no debate público mas de fora da política.

    1. Com esses comentários reitera-se aquele velho conceito, com o qual conviví durante toda a minha juventude, de que gente de bem não se mere com política. É justamente o que precisamos mudar e com urgência. Que mais e mais pessoas de bem se metam com política sim.

    2. Também concordo. Gostaria muito e tenho esperanças de vê-lo no STF. Para fazer valer a pena termos o senhor como Presidente do Brasil, "NÓS BRASILEIROS" teríamos de eleger e reeleger nossos representantes com sabedoria para que o senhor possa ter o devido suporte em seu governo. Mas isso "NÓS BRASILEIROS" ainda não somos capazes de fazer. Exemplo: políticos corruptos que "NÓS BRASILEIROS " reelegemos.

  234. Realmente a Nogales Arizona está longe dos nossos olhos atualmente, mas acredito que com trabalho,reformas e sobretudo com apreço às leis, podemos colocar o país na estrada certa, minha única dúvida , é se será com esse governo.

  235. Parabéns pelo brilhante texto! É um alento em meio ao caos que estamos vivendo. Espero vê-lo na Presidência da República em 2022. É a minha esperança. Minha gratidão pelo seu trabalho como juiz da Lava Jato e Ministro da Justiça e Segurança.

  236. Que decepção!! -Responsabilizar o executivo pela prisão em 2a inst? é esse o papel dele? -Por que vc não explica o que o STF tem feito e do papel que o senado tem em nos defender 'impedindo' esses ministros, para q, então, eles sejam devidamente processados criminalmente? Por que vc não explica porque só agora um politico do psdb foi pego na L-J? qto a sua perg: Embora até os corruptos e simpatizantes da esquerda possam dizer o contrário - é óbvio que todos preferem viver em Nogales, EUA.

  237. Sr. ex juíz e ex ministro Sergio Moro, muito obrigado pelos momentos de lucidez que o sr. nos brinda em meio ao caos. Gostaria de ter só a metade do seu otimismo. Infelizmente não espero mais nada de bom do governo que ai está. Combater a corrupção seria como combater a si mesmo. Em relação a condução dos demais assuntos, somente serão endereçados aqueles que convergirem om agendas pessoais deste ou aquele aliado. Este ano e o próximo estão perdidos. Que venha logo 2022.

  238. Tem seres humanos que marcam a história por sua integridade , honestidade e inteligência. Moro é um desses.... aonde está faz toda diferença... parabéns por sua coluna !

  239. A diferença existente entre uma cidade é o sistema político: do lado americano, Capitalismo e do lado mexicano, Socialismo. Estado com dimensão adequada, tributação baixa e liberdade para empreender do lado do Tio Sam. Agora, do lado mexicano, vemos Estado inchado, tributação alta e dificuldade para empreender. Esta diferença se aplica ao Brasil. Enquanto não for realizada a Reforma Administrativa (ou do Estado), a Reforma Tributária, Desestatização... vamos continuar do lado da cucaracha ..

    1. Acredito nessas reformas mar. Helio, reforma política com esse congresso ai não vai dar em nada, primeiro tem que amadurecer o eleitor.

    2. Funcionário público concursado não tem cartão corporativo e nem faz rachadinha. O problema é a gestão que infelizmente é feita por políticos. A reforma política é ao meu ver a mais urgente de todas!!

    3. Suécia, Noruega, Finlândia, que regime político têm?

  240. Grande Juiz. Grande Ministro e agora grande colunista. Concordo com as mudanças. Que tal a população escolher, por plebiscito ou iniciativa popular a refundação do Estado Brasileiro? Nada de revolução ou volta de militares. Falo em convocação de nova assembléia constituinte. Prezado, gostaria que comentasse sobre esta possiblidade. Obrigado por ser homem digno e probo.

  241. Moro, Seja bem vindo e parabéns pela e excelente coluna. Semana passada nem consegui comentar pq a página travou. Qto ao Brasil, regredimos 40 anos em 18 meses. Reformas são urgentes e acreditava serem possíveis qdo o governo não tinha maioria. Os Bolsonaro destroem tudo que tocam e agora que se aliaram ao Centrão... Enquanto estivermos em meio à Pandemia só podemos contar com o STF que unido tem resistido às loucuras do déspota, mas assim que pudermos voltaremos às ruas.

  242. Para quem já compreende a diferença entre seguir fielmente alguém e fazer a coisa certa , a resposta é caminhar para viver na Nogales, Arizona. Parabéns ! O senhor sempre magnífico .

  243. Mais uma vez gostei e apreciei a sua exposição. Tenho confiança que seus esforços não foram inúteis. Sempre segui minha consciência e independente de nem sempre agradar a todos, posso dormir tranquilamente! O mesmo não posso dizer dos que optem pela harmonia versus verdade!

  244. Parabéns, ótima coluna. Realmente o Brasil precisa de harmonia, reformas, coragem, líderes com capacidade de unir os brasileiros. E mais do que nunca, o império da lei.

  245. Muito boa a sua coluna. Escrita impecável e objetiva. Concordo que o Brasil caminha a passos largos rumo à Nogales mexicana. É muito triste assistir o que o atual (des)governo tem feito com a nação. Sem rumo, sem metas, a não ser as que envolvem a permanência no poder e o resguardo da própria família. Tempos sombrios esses. Não vejo a hora dessa pandemia acabar para que o povo pensante volte às ruas para clamar pelo fim da corrupção. Não podemos deixar essa luta morrer.

  246. Excelente coluna Dr. Moro. O Sr. está se reinventando com muita facilidade. Parabéns à Crousoé por ter conseguido incorpora- lo ao grupo de colaboradores da Revista. Com relação aos HATERS, imagino que o Sr. já esperasse por isso. Afinal, o senhor conseguiu unir JUMENTOS e GADO numa mesma luta, qual seja, destruir sua reputação a fim de impedir sua possível candidatura em 2022. Seu caminho não será fácil mas, como o sr. mesmo disse: "Faça a coisa certa, sempre!"

    1. Gadolândia, deixe de pastar um pouco e tente aprender algo.

    2. Qual vc prefere, trair o capeta do Bolsonulo (depois de descobrir suas reais intenções )ou ser fiel ao que eh certo ?

    3. >> É uma referência a você, Izeliana? Acertei na "mosca" --- você!! ---, ou no sociopata ??? >>> Arriscando: Izeliana é uma mutação das deliciosas Traíras que pesquei no Rio Araguaia ?? Não, não ... você é uma mosca.

  247. Parabéns ao competente Dr. Sergio Moro pelo artigo. Com muita clareza, nos mostrou a triste realidade brasileira.

  248. Me surpreendeu o nível de suas colunas. Não que eu duvidasse da sua capacidade diga-sede passagem. Linguagem agradável e profundidade no texto. Ótimo p.s. Imagino como deve ser difícil viver sob ataque.

  249. Estamos carente de lideranças que personifiquem as reformas necessárias. Os nossos representantes no congresso, não representam nossos anseios.

  250. Dr. Sérgio Moro, muito obrigada pela grande contribuição que deu e dá para o Brasil e para o povo brasileiro. A batalha é dura, mas com perseverança a vitória é certa. Que Deus te abençõe grandemente.

  251. Doutor Moro, com todo o respeito, sou apaixonada por sua trajetória. Onde mais se encontra tamanho conhecimento, experiência, sabedoria, sagacidade, generosidade, capacidade, nobreza, inovação...? Só vemos esse monte de gente de sempre, discursos batidos, corrupção. Você é pérola entre os porcos. AGORA SEREMOS 1° MUNDO ☝️ IN MORO WE TRUST👪👨‍👦👨‍👩‍👦‍👦👨‍👧‍👦👩‍👧 SÉRGIO MORO 2022 💪

    1. Concordo com sua análise sobre Sérgio Moro, personalidade brasileira. Grande homem público, sério, honesto e inteligente. Será um Presidente em 2022. Aguardem.

    2. Concordo plenamente com você June, In Moro we trurt! Moro 2022!

  252. Gostei do fato de ter lido poucos comentários ofensivos, talves uns 3 ou 4. Em outros veículos tem muitas ofensas e uso de palavras de baixo calão. Aqui vi até alguém discordar, mas usou de respeito para externar seu ponto de vista. Isso é bom e necessário para se chegar a bons resultados.

  253. Parabéns Dr.Moro, excelente essa sua matéria, muito atual e de interesse da nação. Creio que o Sr. acertou quando solicitou a suspensão dos pagamentos, mesmo tendo direito a recebê-los, até que esse impasse seja resolvido.

  254. Excelente matéria Dr.Moro, muito bem escrita, abordando temas de grande interesse para a nossa nação. Obrigada por esse presente. O Sr. como sempre muito correto, fez muito bem em optar por não receber, mesmo tendo direito, até que o TCU se pronuncie. 👏👏👏👏👏

  255. O eleitor brasileiro precisa entender que: o caminho para Nogales Arizona necessita de pavimentação. Não é necessário conflitos e afrontas, mas, precisa de boas escolhas. É preciso FAZER A COISA CERTA SEMPRE. Obrigado Sérgio Moro, e Crusoé, essa coluna gratuita pena que me foi de um enriquecimento enorme.

  256. Parabéns, Dr. Sérgio MORO! Toda vez que leio um artigo seu, fico encantada com sua inteligência, com sua ética e com sua elegância na exposição das ideias! Fique bem! Um abração fraterno.

  257. Dr Sérgio, como sempre, texto incrível! O que mais me toca na sua pessoa é o seu caráter e transparência. Amei esta aquisição da Crusoe!

  258. É com muita satisfação que leio a Crusoé, revista seria, com colunistas sérios...Moro veio para abrilhantar ainda mais esta revista. Parabéns futuro presidente.

  259. Parabéns pelo artigo! Claro e objetivo... Que bom saber que seus dons estão sendo colocados a serviço do bem comum... continue assim, “ Faça o que é certo..” e continue sendo exemplo para a sociedade.

  260. Caro Sérgio Moro! Concerteza que muitas vezes posso discordar e achar que é pura utopia o que é e aonde quer chegar contudo este tema lembra-me que há mais 40 anos um dos números que mais me chamou a atenção e que depois de todos os governos de todas as matizes que tivemos mantemos aproximadamente o mesmo percentual ...mais de 50%dos Brasileiros não usufruem de saneamento básico.(os números naquela época eram da ONU ...não de partido de oposição.Bom saber que apesar de poder ...não recebe.

  261. Sr. Sérgio Moro A esperança de contar com sua continuidade na vida pública da forma que ainda vai se desenhar torna o futuro bem mais promissor.

  262. Quem dera estivesse o Brasil sob sua liderança desde já... Clareza e inteligência no alinhavar de um roteiro óbvio e urgente para o Brasil, enchem o povo decente de esperança para 2022...

  263. Dr Moro Excelente a justaposição das diferenças das duas Nogales gêmeas (apesar "e por causa de"pais distintos) para o enroscado Brasil de hoje. Certamente que a maioria dos brasileiros querem o caminho que os leve a Nogales, Arizona. Precisamos de um GUIA e este é V.Exa Dr Sérgio Moro.

    1. Será que podemos contar com Dr. Moro pra 2022 ser nosso presidente? Queira Deus que sim.

  264. Parabéns Dr.Sérgio Moro! Ler seus artigos é muito prazeroso e enriquecedor. Continue firme , estamos com você!! Avante Moro!!!!

  265. 🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏🤝🤝🤝🤝🤝✌️🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝🤝👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏... (cont)

    1. ✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️✌️

  266. Todo trabalho merece ser recompensado, especialmente o trabalho especial. Se há dúvida sobre a possibilidade de contrapartida financeira por esse trabalho, e a prudência conduziu o autor para o "pro bono", que ele continue, porque é um serviço que se tornou caro a muitos leitores. Certamente há outras recompensas.

  267. Um enriquecimento do saber, para mim, essa coluna de Moro. E súbito, me sinto envergonhada vendo meus defeitos. Mas posso ser melhor. O incentivo está aí. Obrigada, Moro!

  268. Se o senhor for candidato a qualquer cargo público ( espero q para a presidência da república), serei seu cabo eleitoral “pro bono”.

    1. MELHOR COMENTÁRIO 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏 EU TAMBÉM!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  269. Parabéns à Crusoé. Gostei da coluna do Dr. Sérgio Moro, um guerreiro entre tantos outros. Porém, em um país comandado a décadas por ladrões, está difícil manter a esperança. Falta caráter e "espírito público" nos q lá no poder estão. Cada um pensando em si e nos seus, bandidos de colarinho branco apoiados por outra corja q usam toga no mais alto nível do poder Judiciário; para ser mais expecífico, no STF. Homens como o Dr. Moro é q ainda fazem q enxerguemos uma luz bem fraquinha no fim do túnel.

  270. Nogales nem dos EUA e nem a do México. Bom seria se pelo menos chegássemos a ser a Passárgada. Excelente texto “Presidente Moro”

    1. Vera, parabéns pelo comentário. Mas permita-me acrescentar uma informação: nós já vivemos na Passárgada do Bolsonaro, onde a Covid-19 é apenas uma "gripezinha" inventada na China, a terra é plana e a Polícia Federal e um órgão da família do mandatário.

  271. O tal procurador do TCU não entendeu. O problema é a falta de capacidade para se igualar. Em frente Dr. Sergio Moro, contamos com a sua dignidade para termos esperança.

  272. Uma andorinha só não faz verão, tem que combinar com os carcarás e os urubus do STF e do Congresso Nacional. Simplesmente discurso demagógico, os eleitores estamos cansados disso. Aproveite a coluna pra discutir os problemas institucionais do Brasil, não apenas para se apresentar como opositor de Bolsonaro e do PT e candidatíssimo, por sinal demagogo. A maioria dos brasileiros está esperando algo diferente disso.

    1. Demagogo foi BOLSONARO , que através da estratégia da fuga ao confronto de idéias nos debates( utilizando - se de apelo emocional vivido por seu atentado) , nos direcionou para uma votação às escuras , no desespero em que nos encontrávamos , de uma fuga da esquerda petista !!

  273. Vou divulgar suas ideias onde eu puder! Nunca desistir dos seus sonhos e o meu é deixar um melhor Brasil para os que amo. Obrigada Moro.

  274. Acrescento a Negales ideal não pode admitir - além da corrupção - a traição, a hipocrisia e a ambição pessoal de seus governantes.

  275. Poderemos ser a Nogale do Arizona, mas precisamos que vc entre na politica, precisamos de gente que tem palavra ,honra e ético. Com esse governo em que votei ou da esquerda, seremos Nogale do México.

  276. Enfrentar O MECANISMO não é fácil. Tenho acompanhado as diversas iniciativas visando o calar. Força nesta guerra. Tenha a certeza que a maior parte dos brasileiros esclarecidos está do seu lado.

  277. Um prazer ler a sua coluna e apesar de considerar um presente da CRUSOE ao assinante, espero que logo possa receber pelo trabalho.

  278. Belo texto Moro, parabéns! Só não consigo entender como você pode abandonar 22 anos exemplares de Magistratura para ser funcionário de um mau caráter. Infelizmente, depois de muito fazer para irmos pra Nogales EUA, você acabou ajudando nosso caminho rumo ao México.

  279. Obrigada Dr Moro pela sua coluna pro bono. Sempre bom ouvir palavras de otimismo numa época de discórdia completa. Gostaria de poder ajudar mais pela prisão em 2a insância, pela institucionalização da lista tríplice na escolha do PGR, na blindagem da PF e em outras reformas. Escrevo muito aos senadores, aos deputados, aos ministros do STF, aos ministros e todos os ministros . É o que posso fazer. Vamos ver se chegamos a algum lugar digno. Atenciosamente Patricia Lobo

  280. Exmo. Dr. Sérgio Moro. Fiz minha inscrição aqui na Crusoé p ter o prazer de ler seus artigos, assim como o fiz no Twitter. Foram cartadas certeiras. Obrigada por mais estar sendo a nossa voz perante esse desgoverno. No qual apostei de verdade. Mas, sua saída foi de igual tristeza e decepção p mim. Continue a nos oferecer através de todos os veículos de comunicação, suas importantes ideias centradas e assertivas. Obrigada mais uma vez!

    1. *retificando... Obrigada por mais uma vez estar sendo...

  281. Parabéns Sérgio Moro, matéria muito bem escrita e análise ainda melhor do Brasil que estamos vivendo. Pró Bono ou não, ler sua coluna é sempre um presente.

  282. Gosto muito de ouvi-lo.... Não perco as lives... Fiquei feliz por poder ler seus artigos!!! Parabéns! Força! Coragem! Que Deus o proteja!!!

  283. PARABÉNS DR. SERGIO FERNANDO MORO. NOVAMENTE BRILHANTE SUA COLUNA. POSTURA INVEJÁVEL. SEMPRE PONDERADO, CORRETO E SABEDOR DOS PROBLEMAS DE NOSSO PAÍS. ABORDA OS TEMAS SEMPRE COM MUITA SABEDORIA E CORREÇÃO. POR FAVOR NÃO DESISTA. CONTAMOS COM O SR. PARA PRESIDENTE EM 2022. NÃO SE PREOCUPE COM O LADRAR DOS CÃES - NOSSA CARAVANA PASSA. CHEGAREMOS LÁ.

  284. sou maria do socorro quirino escoda. Boa reflexão Moro! Assinalo que somos uma só Nogale fruto do desenv. tardio,desigual e combinado pelo atraso da cultura política. Reformas citadas são fundamentais se aliadas ao avanço dessa cultura que trava o real conceito de progresso: o acesso à grandes parcelas da população ao consumo da produção de bens. Faltam anos luz pra não derraparmos, seg. Levy Straus: "Brasil vai da barbárie ao declínio, sem conhecer a civilização".

  285. ...Somos as duas Nogales , Moro. Facetas do modelo de desenv. desigual, atrasado e combinado, incidentes. Dai, a distância em anos luz de progresso em conceito real . Do acesso aos bens da produção, para grandes parcelas da população. Reformas estruturantes ue voce lista são fundamentais, se aliadas ao avanço da atrasada cultura política...

    1. nesse atraso de cultura política , receio que Levy Strauss tenha razao: Brasil vai da barbárie ao declínio, sem conhecer a civilização..

  286. É, creio que estamos em Nogales desde o descobrimento do Brasil até os dias de hoje. Lamentável, mas os poderes desde Executivo, Legislativos, Judicial, desde federal, municipal e estadual e que estão fora de Sonora. Aqui in Brazil estamos 80% do povo in "miserável" cidade/ País do Império do Brasil. Corrupção e impunidade é o que impera por estas bandas!

  287. Meu Presidente penso que estamos a caminho de ser a Nogales.Sonora, por favor não aguento mais ouvir esta corrupção desenfreada, e ver todas os líderes d partidos fazendo de tudo pra acabar com a lava jato, vampiros s chamar o povo q realmente quer o combate à corrupção , conte comigo.

  288. Dr Moro, o Sr é um grande estadista e um homem íntegro. Não vai ganhar nota 10 pq parafraseou o Chico Buarque. mas fica minha nota 9,9999 para o sr. Um grande abraço!

    1. Excelente contribuição ao debate Nacional em torno de agenda CONSTRUTIVA ! Fala de estadista! Perfil reto e agregador! Tendo pretensões p 2022, o acesso será dificílimo, governar mais ainda, Legislativo, subjugado p caciques, mudaria pouco, e mazelas das cúpulas Judiciárias dificultam. Gostaria de artigo do Sr em torno de propostas do Dr Modesto Carvalhosa p/ o Executivo, Legislativo e Judiciário, expressas no livro "Da Cleptocracia à Democracia em 2019 : Um projeto de Governo e de Estado" .

  289. Que mentalidade do TCU, querendo inibir um trabalho educacional, informativo e até de jornalismo a nós brasileiros que pagamos impostos absurdos pra não ter direitos a nada... Nada deve ser gratuito, tudo tem seu valor econômico $$. Parabéns pelo conteúdo histórico e moderno sobre a evolução de um povo... Quero e exijo um Brasil moderno e humanizado com sua população!!

  290. Excelente artigo!👏👏👏 Numa breve passada de olhos nos comentários, chego a conclusão que por aqui, graças a Deus não tem robôs! Tem alguns que pensam diferente, os quais torço para que deixem de ser alienados, e passem a ter uma visão mais ampla do nosso cenário político brasileiro. Se o Sr. Moro candidatar em 2022 terá com certeza absoluta meu voto, e ainda serei um cabo eleitoral “gratuito”. #somosMORO

  291. Muito bem colocado. Esperamos que haja realmente a vontade política do governo, que tanto tem faltado. parabéns pela coluna e obrigada por todos os serviços muito bem prestados até aqui!

  292. Excelente, pensamento retilíneo. Moro, você tinha uma carreira brilhante. O Bolsonaro te enganou assim como a grande parte dos que votaram nele. João 8.32 não deve estar na boca dele. Vá aplicar, dividir e multiplicar conhecimentos trabalhando para empresas sérias, ministrando aulas e palestras, e escrevendo colunas excelentes como esta.

  293. Bora la colocar a bandidagem nas grades.... 3 poderes estão podres e dominados por quadrilhas infiltradas nos poderes tentando de tudo para se safarem da Lava Jato...

  294. Alfredo Jorge Dr Sérgio Moro, realmente precisamos de várias reformas em nosso País. Mais para que isso aconteça precisa que o eleitor se conscientize em quem votar, para eleger um Congresso Nacional com homens de Moralidade e Honestidade em respeito ao povo Brasileiro.

  295. kkkkk, realmente tem gente que não tem o que fazer...não vejo nada demais nem fora da lei uma pessoa inteligente nos brindar com seus pensamentos e ser pago por isso... incrível.. pior do que isso é darem espaço para um condenado falar em uma rádio o que bem entende, totalmente alterado digno de uma camisa de força, realmente o melhor cabo eleitoral do Dr. Moro para Presidente é o famigerado condenado.

  296. Lastimo apenas que sua coluna seja quinzenalmente, pois suas ideias e seus ideais são combustíveis para uma esperança em dias melhores!!

  297. Rsrsrs...Ótimo texto, obrigada pelo otimismo, cenário com muitas turbulências, vamos acreditar que dias melhores virão! A Lava Jato é como a Fênix!

    1. MORO terá o meu voto para deputado, senador, prefeito. Governador. Mas acho que para ser presidente do Brasil com sucesso ele precisa de experiência administrativa e/ou política. Senão será engolido pelos opositores de má fé.

  298. Não é de graça, Sr Moro. Eu paguei por isso. Quanto à falta de liderança, quem sabe, no futuro, o Sr. possa resolver isso? Mas não conte com meu voto.

    1. Ele escreveu de graça, menos inteligente. Deixe um pouco seu umbigo de lado.

  299. Cada vez mais acho que o sr. Moro caiu no "conto do vigário" ao deixar de ser Juíz... Juíz este que está fazendo muita falta na operação lava jato... Apesar que acho que o intuito era esse... tirar vc de la.... mas 2022 ta aí.... tomara que se candidate!!

  300. Excelente texto! Claro, objetivo e crítico. Como sempre, seu raciocínio sagaz nos leva a um certo desespero com a atual situação política em nosso país. Infelizmente, o Congresso só funciona sob alta temperatura e pressão das ruas. Que os inquéritos e processos andem a passos céleres pra nos ajudar nessa empreitada por um Brasil melhor!

  301. ACESSEM O CANAL TERÇA LIVRE NO YOUTUBE! MELHOR CANAL CONSERVADOR DO BRASIL! E TAMBÉM O DO RODRIGO CONSTANTINO, KIM PAIM E COMUNICAÇÃO & POLÍTICA!

  302. OSwaldo Eustáquio é JORNALISTA Registrado (Preso injustamente por Alexandre Tirano de Moraes), mas O Antas e a CU$OÈ insistem em chamá-lo de Blogueiro! Esse é o Jornalismo PORCO da Cu$OÈ e ANTAS!!!

  303. Moro é avis rara. Cidadão honrado que nos enche de orgulho, enaltece nosso pobre país. Miseravelmente pobre de grandes homens públicos, para deixar bem claro aos políticos e magistrados medíocres, rasos e impróprios que infestam os poderes desde sempre. Por sua honradez e coragem, Moro enlouquece seus opositores. Avante, Moro!

  304. Parabéns Moro, mais uma vez BRILHANTE. Aguente firme existem milhões de pessoas que torcem e oram por você. Quem é honrado está ao seu lado, sempre!

  305. As publicações não ferem a Lei 12.813/2013 , mesmo se remuneradas. Houve consulta e autorização ( art. 8º, V ). A América ( graças a Lincoln ) preservou a economia agro-pecuária e desenvolveu a ciência , a tecnologia e aplicou-as à Indústria de transformação. A história Americana é inspiradora. Desde Toccqueville Democracia na América. Benjamin, Lincoln e os Roosevelts deixaram exemplos. Não seguimos Bonifácio , estamos mais para Nogales- Mexico.

    1. Notaram a ausência dos robôs e amestrados? Caminho sendo aplainado com inteligência,lucidez e extrema competência por Sérgio Fernando Moro rumo a Nogales/Arizona. Em tempo: Ao leitor que disse que "não é de graça"não é mesmo,Sérgio Moro está pagando muito caro por ser resiliente em favor do Brasil. Parabéns Dr.Sergio Moro! Juntos chegaremos à nossa Nogales!

  306. Será que o Eminente Senhor LUCAS ROCHA FURTADO - o "ESPINHO" do TCU - consegue dormir tranquilo depois de obrar com aparente mesquinharia e perversidade contra um cidadão chefe de família?

  307. BRILHANTE , MORO!!!👏👏Sua integridade ética desperta nos políticos uma inveja e temor tão fortes, que não vêem outra solução para a sobrevivência deles , tentar promover DESESPERADAMENTE o seu assassinato de reputação , como bolsonaristas , petistas e adjuntos vêm fazendo. Não vai resolver!!!! Você é uma potência , e até 22 teremos revertido esse quadro . Tem meu apoio e minha gratidão! Texto elegante , didático e muito claro. Queremos você nos reconduzido aos trilhos!!!!👏👏👏👏👏👏👏

    1. Faço minha suas palavras. Parabéns Moro pelo excelente artigo, amei!!!

  308. Moro, estamos já nos distanciando de Sonora, a caminho de mais retrocesso.E este governo está sepultando os benefícios trazidos pela Lava Jato. Realmente elegemos uma facção.

  309. Muito boa esta coluna. Parabéns por sua atitude a respeito do pro labore e pelo posicionamento ideológico, que combina mais com o Moro que se tornou famoso e respeitado pela luta anti-corrupção. Foi acesa novamente a luz que brilhava no final do túnel. Chegaremos lá!!!

  310. Outra excelente análise sobre o que precisamos fazer. Será uma tarefa difícil, mas se começarmos a trilhar esses caminhos “sem malícia E com caridade” pode ser mais fácil do que parece. Precisamos de lideranças virtuosas!

  311. Integridade é rara e causa espanto no Brasil! Bolsonaro subiu nas suas costas e te traiu. Até os fanáticos sabem disso. Continue firme para 2022. Você terá o apoio de uma fatia importante do eleitorado.

    1. Em tempo, excelente trabalho da Crusoe. Vale cada centavo.

  312. "Não sai da 'Justiça' para fazer política, entrei na política para fazer Justiça". Essa frase ecoa em meu cérebro desde o dia em que foi dita. Mais um ótimo texto!

    1. Infelizmente nossos últimos governos trabalham ferozmente para que corrupção e impunidade caminhem soltas no país.O desespero e pressa mostrados por ambas as seitas ,que vivem nos extremos da linha da sensatez , em desconstruir o trabalho das pessoas que nos deram um pouco de sentimento de justiça prevalente só demonstram o quanto estamos certos , porém distantes da construção de uma sociedade em evolução. Regredimos décadas em meses na desinfecção do sistema

  313. Parabéns pela lucidez. Infelizmente a cultura nacional como um todo é de retrocesso. Tristr país que já foi o país do futuro e agora não passa de um país que não sai do lugar, nunca chegando ao futuro.

  314. Parabéns...de novo! Como sempre, um alívio ler alguém lúcido, esclarecido e corajoso, em meio à tantas mentiras tendenciosas e oportunistas. Um consolo e uma esperança em dias melhores, embora eu não deseje para o Sr, a quem temos tantos motivos para sermos gratos, ve-lo lançado às feras, caso seja candidato vitorioso nas eleições de 2022. Repito: o Brasil dos corruptos, dos caudilhos , dos populistas , não merece o Sr.

  315. Ótimo texto, ótimas colocações, como sempre, Dr Sérgio Moro. Eu fico aqui, como dizemos em Minas, entre a cruz e a caldeira; gostaria de votar no Sr em 2022 e, ao mesmo tempo, continuo achando que o Brasil dos populistas, dos caudilhos, dos corruptos, não lhe merece. Torço muito para que o Sr e sua família

  316. Caríssimo, reverencio cada vez mais o cidadão, o profissional, o ser humano que és. O senhor é de suma importância para esta nação e tomara que, em algum momento, faça a escolha de conduzi-la.

  317. Moro, gosto muito de sua coluna, um pouco de leis e de história numa linguagem atual e crítica à sociedade. Que absurdo não poder receber por escrever artigos! Conte com o povo que te respeita como profissional e ser humano. Parabéns!

  318. Moro, se precisar de uma ajuda até passar a quarentena, é só passar o nº da conta. Nossa dívida com você é icomensurável e eterna.

  319. Parabéns pela garra e pelo conteúdo! Não vamos desistir! O primeiro passo é mitigar a corrupção por assegurar que o crime não compensa!

  320. Em meio ao pandemônio, natural e provocado pelo Governante déspota e insano, ler um espírito pacificador nos alivia o fardo e nos anima a elevar a esperança. Gratidão, reconhecimento e respeito.

  321. Muito bom, principalmente porque conheço não só as duas Nogales e posso confirmar as diferenças que também se repetem nas cidades de San Diego-Tijuana e El Paso-Juarez. Por observar o Brasil de longe, há muitos anos, posso dizer, sem medo de errar, que precisamos voltar no tempo. Precisamos de Educação basica que forme cidadãos. Precisamos de Universidades que formem profissionais e não apenas candidatos ao Serviço Publico. Um povo melhor educado faz escolhas melhores e o resultado se vê.

  322. Espero que o futuro nos traga pessoas na função da política com a honestidade de Moro. Com mais experiência e com uma possível renovação no congresso que possa dar condições a uma mudança substancial sócio econômica e cultural, Moro poderá se habilitar a ser candidato ao cargo de presidente do Brasil e sendo eleito, se tornar um verdadeito estadista.

  323. Certamente será o meu candidato em 2022. Espero que seja pelo Partido Novo, o único partido que é pautado por valores com os quais me identifico.

  324. Ótimo texto! Realista, muito bem escrito! Digno do homem que escreveu! Enquanto houver pessoas devendo seus princípios como ele, ainda tenho esperança....

  325. Moro, belo texto e palavras esclarecedoras, como sempre. Quanto a sua observação, o senhor, mais uma vez, dá o exemplo para país. Vamos continuar a fazer o certo. Obrigado.

  326. Excelente artigo. Como sempre competente e equilibrado em suas colocações. O País tem uma dívida imensurável, com o Juiz Sérgio Moro . Fez o que muitos na mesma posição, por dever de função, deveriam mas por falta de coragem, omissão, capacidade, comodismo, conivência não o fizeram. E assim o País se tornou um terreno fértil para a corrupção e tudo que dela advém. Parabéns Sérgio Moro pelos feitos e pelo que representa para o País, independente de onde e cargo que ocupe.

    1. Sempre te admirei! A primeira pessoa neste Brasil a encarar os " famosos colarinhos brancos", era assim que denominação os corruptos influentes. Que venha 2022.

  327. Como é bom se deliciar com a escrita sempre elegante, sem ofender ninguém do já personagem nacional Dr. Sérgio Moro. Por outro lado, vemos a cara de pau de personagens, como Gilmar Mendes, dar salvo conduto diariamente a corruptos de carteirinha. Está distante a opinião emitida por Sérgio Moro do pais real leniente e em geral propenso ao conflito politíco,que visa sempre à abertura sem freios do cofre púbico. O Centrão que o diga.

  328. Sr. Moro, não deixe de lutar pelas suas convicções. É muito importante para nós brasileiros, expor de forma imparcial, suas experiências como magistrado e ex ministro de Estado.

    1. Sr. Moro tenho 84 anos e acompanho a política desde jovem. Sou gaúcha e amo minha pátria. Quando o sr. Fez suas declarações sobre a PF e o presidente eu disse para os meus:" o Moro não mentiu. Se ele disse isto é pq é verdade." se o sr. for candidato em 2022 conte com o meu voto. Deus lhe abençôe sempre. Um abraço. Beatriz Rocha Soares. POA. RS.

  329. Nosso Colunista continua sendo um baluarte na luta contra a corrupção e o desmando dos poderosos a que tanto estávamos acostumados. Sou de uma geração acostumada a grandes Empresários e políticos se safarem das penas da lei. Portanto continua tendo todo meu apoio e respeito .

  330. Doutor Moro, sua classe e elegância não cansam de me surpreender, assim como vasta cultura. Pro Bono ou não, ainda estamos rumo a Nogales... Esperando que seja a correta.

  331. Tenho apreço e admiração pela sua postura e elegante condução dos debates já enfrentados, assim como em sua coluna. Espero que não se cale, pois como dizia Martin Luther King: “ No final, não nos lembraremos das palavras dos nossos inimigos, mas do silêncio dos nossos amigos.”

  332. Sérgio Moro, sempre ponderado e brilhante. Além de interessante como colunista! Pena q as circunstâncias do país levaram a sua saída do governo, q agora vemos, não tinha intenção alguma de acabar com a corrupção de fato. Ainda q reconheça a validade de algumas opiniões, de parte a parte, sobre este governo, vejo a Nogales do Arizona cada vez mais distante, graças à classe política q domina todos poderes, mesmo onde não deveria estar, como no Judiciário. Mas como resolver a questão?

  333. Quanto ressentimento! Claro que o governo tem falhas, mas ele não acabou depois que o senhor saiu, como faz crer esse artigo. No mais, só há projeções, nenhum fato. Péssimo!

    1. Uma lástima tentar justificar com comentários ressentidos , a excelente e corretíssima análise de alguém que tem como lema a retidão , seriedade , honestidade e integridade. Moro saiu do governo pois viu seus projetos serem boicotados e pior, ver sua excelente trajetória no combate à corrupção ser usada como uma bandeira contra a velha política!!!! Precisamos de pessoas como Moro no nosso cenário político!!! Tem minha total admiração e apoio para a presidência em 22!!

    2. João você é o Joãosinho passo certo marchando no contra pé de um batalhão de mil homens, vê se te reciclas cara!

    3. Ressentimento ficou evidente na ridícula tentativa de desconstrução da imagem do Sr. Sérgio Moro. E por favor, respeite também nossa língua; o correto é "intitulado". Na dúvida não tenha vergonha de usar o Google.

    4. Poderia ser entitulado: Projeções pessimistas de um ex-ministro ressentido. Seria mais adequado.

  334. A energia cívica das manifestações do estão latentes . O povo de bem estão vendo a lava jato sendo atacada a cada dia e q a agenda contra corrupção esvaziada . E só pandemia diminuir que povo mostra seu poder nas ruas !

  335. Excelente o artigo! Um grande problema dos atuais tempos do país é encarar a vida política e as agendas como um jogo de futebol, um "nós contra eles", deixando de pensar nos direitos da população e objetivos do país, traçando os caminhos para tanto. Parece que a evolução dos tempos, em vez de trazer progresso, está atraindo o regresso e a mesquinharia.

  336. Parabéns Dr Sérgio Moro. Eu adoraria acreditar que pudéssemos ir para a Nogales do Arizona, mas sinto que estamos muito mais próximos da do México e, provavelmente, ficaremos muito piores que ela. O Bolsopetismo destruiu o Brasil.

  337. Ao contrário de muitos, eu tive a oportunidade de ler a obra "Why Nations Fail", quando ainda não era "moda", rs. Excelente, mesmo sabendo que transita da profunda realidade ao devaneio utópico. Ela começa, justamente, com a comparação citada no artigo do sempre coerente e brilhante orador Sérgio Moro. Novamente, no entanto, como no artigo da última quinzena, acho que faltou parte importante do contexto no texto do autor - que louvavelmente o fez gratuitamente - até para fazer justiça ao todo

  338. Parabéns Dr., todos queremos um Brasil melhor, mas quando leio as notícias e vejo os movimentos políticos!! É desanimador.

  339. Excelente coluna! Me impressionou a colocação “ A política atual não parece ser o debate de ideias, mas sim a do embate de facções.” Enquanto isso não mudar continuaremos vítimas dos desastres causados por esse embate criminoso.

  340. Não me canso de parabenizar o Dr. Moro por, entre tantos outros motivos, a capacidade de manter o foco nos grandes temas que interessam ao país, sem demonstrar qualquer fragilidade mesmo nos momentos mais turbulentos da sua trajetória, seja como juiz ou ministro. E lendo hoje seu texto, fica ainda mais claro por que alguns o temem, por que tentam atingi-lo (sem sucesso): a canalhada anda tremendo nas bases. E querem saber, nisso eles estão certos.

  341. Parabéns pelas reflexões Moro!!! Sempre sensato e cirúrgico!! Aguardo com paciência o momento certo do seu retorno às politica! Nesta luta, que é uma maratona, tem o momento certo para a arrancada. Estaremos juntos. A maioria dos brasileiros de bem já deu sinais evidentes que quer limpar esse país!!!! Estamos juntos!!

  342. Parabéns Dr Sérgio Moro, um texto muito bem escrito sempre que da vontade de ler, saboreando ...O Sr e o Dr Bretas( RJ) são os grandes heróis do Poder judiciário brasileiro atual!! Obrigada!!

  343. Sua forma literária e fraca; trás um chamado e volta a comparações pessoais de prestação de serviço que, sinto muito, o senhor jogou fora; Não vejo grandeza no texto; Simplório demais; ..... realmente foi mau....consiga um consultor faça um curso, se aprimore...não e sua área.... não, não e mesmo... abraço.

    1. És um Robô ANALFABETO, que não tem concordância gramatical e verbal, só sabe ofender as pessoas. Isso te faz apequinado senhor Robô do mal..

    2. O resultado da sua mediocridade é o Brasil que estamos tendo nas últimas décadas. Uma rápida passada de olho no seu comentário percebe-se a sua limitação intelectual, imagina do português ou literatura. Esse é o que conhecemos como "homem de um livro".... Triste!!!

    3. Como vc escreve mal...Que tristeza, precisa fazer um curso de língua portuguesa com o Dr Sérgio Moro, urgente!!!

  344. O problema, dr Moro, é que a Nogales para a qual eu gostaria de ir depende pouco de mim ou de minhas ações. Acho que não será durante a minha existência que as coisas ae modificarão

  345. Dr. Sérgio, a guerra civil institucional no Brasil, entre as forças da bandidagem no poder e as dos que, por índole e por dever do ofício, as combatem, está a um passo de vitória total daquelas - quem tem olhos para isso? - a Máfia-no-poder, parte4.

    1. Com sua permissão, faço minhas, as suas palavras, Leila.

  346. Estou gostando muito de saber sua opinião (Sérgio Moro). Sou um simples cidadão brasileiro e a única coisa de que disponho é do meu voto. Confiei no atual governo e depositei meu voto nele. Como me arrependo do que fiz!!! O pior é que também confiei no anterior, Presidente Lula, e sinto que no final fracassei, quando surgiu o escândalo do mensalão. Sim, quero ir para Nogales, Arizona. Porém, com o atual governo estou certo não será.

  347. Gostei do seu otimismo. Porém, pelo rumo que tomam agora nossos representantes no poder, não creio que o 2°semestre, nem o pós pandemia, sejam alviçareiros. Tudo aponta para um retorno à antiga e lamentável esbornia. Temo que tenhamos nadado tanto para retornaremos ao lugar de onde partimos.

  348. É muito bom ler análises com esse grau de amplitude e profundidade. Vamos ver quantos outros sábios coelhos sairão dessa cartola!

    1. Chato tb é ter pessoas agressivas como vc, Lúcio. Permita o contraditório ou mesmo discorde sem agredir, sem xingar, por favor!

    2. Chato é a ignorância, iletrado. Chato é a corrupção que rouba o futuro dos adolescentes. Chato é endeusar personalidade em detrimento às atitudes. Chato é ter medíocres como você.

  349. pago a Crusoé, havia cancelado a assinatura, mais pq estava sem tempo e cansado da política nacional. Voltei a assinar para ler a sua coluna e tb a do Diogo e do Mário, qdo dá eu leio o restante.

  350. Sergio Moro ,tô contigo na luta por um País melhor...!!! Moro em Brasília e espero conhecê-lo pessoalmente. Obrigado pelo " de graça ", mas pagarei futuramente...

    1. A coluna mostra o óbvio com palavrório rebuscado, mais do mesmo!

  351. Sempre fui otimista e desde 2014 (nem preciso dizer porque) comecei a achar que o Brasil tinha jeito sim. Mas hj, parafraseando o antagonista, com a fusão de forças de “Bolsonaro, Lula, OAB, PGR, Centrão e empreiteiros”, perdi a esperança ...

    1. Precisamos sim aprender a pensar. Precisamos gostar de ser tratados com dignidade e respeito. Esse aprendizado passa por colocar na presidência um brasileiro de respeito. Presidente Dignidade 2022 Dr SÉRGIO MORO.

    2. Lindo de ler.O orgulho brasileiro está renascendo!Força, MORO

    3. Assino seu comentário e completo com: tenho a oportunidade de deixar o Brasil, desisti da idéia qdo o PT saiu do poder e parecia que teríamos um destino diferente. Agora volto a pensar em ir novamente. Pq eu sinceramente acho que não temos jeito mesmo. Esse governo está pior que o PT de outrora no quesito desmantelar as Instituições.

  352. Parabéns a Moro e a delícia de texto com que tem nos premiado. Espero que o TCU se despolitize e escolha a Nogales que esperamos deles...

  353. As reformas propostas pelo autor são de implantação viável, sem dúvida, e são claramente benéficas ao Brasil A oposição às mesmas ocorre porque uma gestão eficiente é uma agenda em si mesma contra a corrupção. E ter uma agenda anticorrupção é uma escolha política. Se o governo insiste na gestão nebulosa e ineficiente, é porque recebe gordos dividendos desta escolha

  354. Creio que ainda há esperança! MORO 2022. Precisamos de atitude e ação para influenciar o bom eleitor e o bom político. O brasileiro, sua grande maioria, não suporta mais a CORRUPÇÃO. Teremos eleições este ano de 2020, já é um bom momento para praticarmos e chegarmos a 2022 com MORO na cabeça.

    1. Chego a pensar que Sérgio Moro não vai se adaptar a ser político e se inscrever em um dos partidos existentes. Mas se isto vier ocorrer o habilitará a concorrer a uma vaga em cargos majoritários. Ele tem grande chance de vencer, quiçá ao cargo de Presidente da República, e sem dúvidas um ficha limpa. Governar é uma engenharia política, se faz necessário muita habilidade, e nesta que entra mentir para o povo. Ele seria um bom candidato. Pense nisto

  355. Parabéns:Dr.Sergio MORO,NOSSO ÍCONE DA JUSTIÇA BRASILEIRA, pensa: candida-se , é a nossa única esperança..A corrupção é a morte de uma nação. Sabemos, que o senhor é combatido pela dieita e a esquerda, é porque é bom, ninguém atira pedras em árvores que não dá frutos.Deus, abençoe o senhor nessa caminhada contra a corrupção.

    1. Precisamente, Professor! Nenhum de nós pode perder essa conduta de vista!

  356. Sonho com um lider com esse equilíbrio para meu país. Mas não está fácil manter o sonho vivo. A minha Nogales do Arizona talvez nao esteja no Brasil.

    1. Também!!! Sempre tão claro e tão correto. Estamos com você, Moro!

  357. No primeiro texto, uma declaração de democrata (gesto importante nestes tempos de Lulobolsonarismo. No segundo, uma declaração de reformista. O autor quer ser eleito no primeiro turno? Aliás, fica a reflexão: Num cenário onde Sergio Moro seja eleito em primeiro turno ou indo pro segundo turno, que perfil de congresso a população elegeria? É possível fazer esta análise?

  358. Caminhamos para um cenário semelhante à Venezuela. Esse seria o melhor momento para promover a união do país, mas o Presidente fracassou e dividiu ainda mais o Brasil. É desanimador.

  359. Vc me emociona!!! Pagaria o que fosse preciso para que continuasse escrevendo. Minha esperança é no seu governo. Esse só piora. Não dá pra esperar 2022. O estrago vai ser grande!!! Vc não está só!!! Grande abraço!!!

  360. Bolsonaro percebeu que não consegue se manter no governo baseado no seu discurso inicial, ou no discurso que adotou após a posse. Ele não tem estofo, seu capital político se desvaneceu. Como para ele só vale o poder, aderiu ao modus operandi lulopetista. Bolsolula apoiado pelos bolsolulonaristas.

  361. Moro será nosso futuro presidente se ele for candidato. Bolsonaro e seu clã não servem para nada, são pessoas vazias e fúteis que só sabem agredir. O PT não consegue outra agenda, está amarrado ao Lula e vai se afogar. Moro só tem que melhorar em sua agenda social e econômica. Tem que dar um tempo na luta contra corrupção e prisão. Se prender todos os corruptos, a pobreza vai continuar. Temos que ter um planejamento para cuidar melhor do povo, com emprego, salário digno, moradia, saúde, etc.

  362. Impressionada!!! Chocada!!! Para qual Nogales estamos indo? Que autoridades, como o ministro do TCU, coloquem a mão na massa e ajudem a construir alguma coisa que impeça este maldito governo de nos levar, compulsoriamente, ladeira abaixo, Impedindo que realizemos o sonho, de pelo menos, chegarmos mais perto do modelo governanental de Nogales, Arizona. Parabéns Moro! Avançe! Tenho 74 anos. Passei por muitos governos. Sei e sinto do que estou falando.

  363. Muito grata, ilustre brasileiro! Espero ver seu nome na urna em 2022. Terá o meu voto! Parabéns pelo artigo inteligente e elegante, como sempre. #MORO2022

  364. Moro, mal posso esperar para vestir minha camisa verde e amarela e ir às ruas em apoio à sua candidatura! O senhor sempre foi a preferência do povo que luta contra corrupção. Ontem no almoço, meu filho de 22 anos estava devaneando se Joaquim Barbosa e a equipe da Lava Jato, tivessem ocupado o mesmo espaço no tempo! Obrigada por tudo! Para béns, (rsrs) à equipe da Crusoé e ao senhor enquanto aguardamos o senhor dar positivo para sua candidatura! \o/

  365. Dr. Sérgio, aguardando 2022, para que possamos,(o senhor presidente, e o povo) juntos, transformar o país, numa Nogales com justiça, paz e harmonia!

  366. Moro ,votarei em vc na proxima eleição. Enquanto isso tenha paciencia e resiliencia contra o BOLSOPETISMO inclusive TCU . o PR não passa de um CAPITÃO CUECA.

  367. Parabéns a Crusoe por disponibilizar este artigo a não assinantes, todos merecem ler e refletir que país queremos para nós . Parabéns Dr Moro , reflexão necessária para os dias conturbados de hoje.lLendo seu artigo me lembrei do livro de Charles Dickens -Um conto de Duas Cidades -Londres e Paris no início da revolução francesa . Leitura imperdível .abraco

  368. Eminente juiz Sérgio Moro - para mim V.Excia será sempre um JUIZ - nós, o povo brasileiro, só temos a agradecer pela sua atividade cívica, pela sensatez e temperança que demonstra em todas as suas ações, ao mesmo tempo impregnadas de coragem cívica. Imagino os sacrifícios que tem imposto à sua família por exercer essas atividades, mas tenho certeza que a posteridade o reconhecerá e agradecerá. Continue esse caminho de liderança para aquela porção do Brasil que quer um país próspero e livre.

  369. Pelo que tenho visto, nas últimas décadas, até a Nogales, Sonora, virou utopia para nossa Terra Brasilis. É muito triste ver a sociedade se permitir viver de pão, vinho e circo. Tenho dois filhos: uma menina (21) e um menino (13). Ela sempre se esmerou nos estudos e ontem a estava olhando corrigir alguns trabalhos de IA para uma empresa americana (ganha alguns U$$ via Pay Pal). Já ele, é resistente às leituras. Posso aqui observar as duas Nogales. Espero conseguir que ambas sejam Arizona.

  370. Estou adorando a coluna ! O Sr é um lorde, nos convida à reflexão sobre o nosso esculhambado país , com sabedoria , clareza e bom senso . Obrigada

  371. Lucidez, equilíbrio, ética, probidade, plena consciência dos fatos e de seus significados, capacidade de contextualização abrangente, profundo apreço à verdade, boa vontade edificante e isenta, análise inteligente... obrigada pelo presente de hoje que nos leva a diversificadas, consistentes, profícuas reflexões e reformulações, DR. SÉRGIO FERNANDO MORO! O BRASIL O MERECE (E PRECISA DE V.EXCIA.) COMO PRESIDENTE e VOSSA EXCELÊNCIA MERECE PRESIDIR O BRASIL!

    1. Assim teremos também boas nomeações para o stf, que comporão com o MINISTRO DR. LUÍS ROBERTO BARROSO, um futuro STF.

    2. Assim teremos também nomeações de excelência para o stf, que o transformarão em um futuro STF, compondo com o Ministro LUÍS ROBERTO BARROSO.

    1. Tenho Esperança! Fazendo a coisa certa sempre chegaremos la...

  372. Parabéns pela coluna, Sérgio Moro e Crusoé. Muito lúcida e sem pobreza de espírito. Parafraseando Zagalo: vão ter que aturar você e a sua grandeza.

  373. Excelente artigo. Se tem o panorama do que não fizemos, O que estamos deixando de fazer, é o que é preciso fazer Dr. Moro, seu lugar ê no STF. Vamos torcer para que em 2022 elejamos um presidente decente que o ponha lá.

  374. O senhor é um lorde !! Estou adorando a coluna , um estímulo ao bom senso, à reflexão política do nosso sofrido e esculhambado Brasil !!! Avante

  375. Parabéns Sérgio Moro por nos presentear com essa excelente coluna. Milhões de Brasileiros tem esperança de um dia ver o Senhor na cadeira de Presidente da República, pela sua honestidade, competência e inteligência. Pense nesta possibilidade!!!

  376. Perfeita reflexão! Recebo seu presente com sincera gratidão e reafirmo meu grande apreço por sua coragem inabalável em seguir expondo suas convicções, mesmo sob fogo do obscuro extremismo de parte, minúscula felizmente, dos leitores. Os virtuosos, submetidos ao crisol moral, dele emergem sempre maiores, pois são as vicissitudes que forjam seu grande caráter.

  377. O inimigo maior é o PT, por isso abstenho-me de críticas a Sérgio Moro. Porém, o derretimento de sua popularidade (de 57% quando deixou o governo para 34% hoje, mostrado em pesquisas do Atlas Político, vide matéria do El País de 01 de julho), configura um quadro em que o candidato do Brasil de bem em 2022 será Bolsonaro.

  378. Ótimo artigo, isento e inteligente. Sabemos exatamente pra onde estamos indo, com essa fé cega na dicotomia esquerda raivosa x direita retrogada.

  379. Moro bom dia, eu acompanhei muito de perto seu trabalho árduo frente a lava jato como Juiz Federal e cheguei acreditar que esteva ali um início forte de mudança séria rumo a grandes mudanças. Com sua ida para o Governo eleito, fiquei ainda mais feliz e tendo a certeza que as mudanças necessárias iriam acontece e confesso que cheguei até acreditar que você podia ser a continuidade pós Bolsonaro para um Brasil de primeiro mundo. Me enganei e vi você sair p. Porta dos fundos, se apequenou.

    1. Juvelino, quem se apequenou ao trair seus eleitores por não cumprir as promessas de campanha chama-se Jair Bolsonaro. A melhor coisa que o Moro fez foi pular fora desta barca furada chamada de Governo Bolsonaro que se aliou aos bandidos do Centrão, aprovou o tal Juiz de Garantias, colocou o ARAS na PGR, não move uma palha para aprovar a Prisão em Segunda Instância. Seu governo hoje se resume a dois coisas, evitar o impeachment e proteger seus filhos enrolados na justiça.

    2. Herói da Lava Jato, grade esperança como ministro, inesperadamente péssimo quanto ao modo de deixar o governo. Concordo totalmente com a crítica.

  380. Parabéns. Precisamos conhecer seus pensamentos sobre outras áreas. Se possível detalhes de quais seriam seus projetos. Sei que não se assume como candidato, mas se o mesmo passa pela sua cabeça, peço que em algum momento bem antes do pleito, comece a expor quais seriam os projetos encampados por cada área. Hoje são eleitos completamente nos escuro. Somente palavras.

  381. Dr. Moro sua coluna retrata de forma fiel o atual cenário político extremista que estamos vivendo no Brasil. Extremismos nunca serão searas seguras para trilhar em qualquer momento, que dirá nesses, de incerteza mundial. O atual presidente e seus filhos não souberam dosificar a embriaguez que produz poder e de maneira infantil, e inconsequente perderam todo o capital político angariado durante o processo eleitoral. Hoje, estou profundamente decepcionado e triste com o rumo do nosso país.

  382. “Faça a coisa certa, pelos motivos certos, do jeito certo”. Seu Post Scriptum confirma sua coerência e integridade. Parabéns!!

  383. Sou assinante há pouco tempo, mas acompanho desde sempre " O Antagonista". Mais satisfeita agora com as Colunas do Brilhante Sr. Moro. Prossiga Dr. Moro em prol do Brasil neste momento difícil da Nação. Precisamos de homens públicos verdadeiramente comprometidos com o bem governar. Obrigada!!!

  384. Parabéns Sergio Moro, que suas palavras possam estar a cada dia, nos caminhos da verdade e da justiça. Voce sim sempre foi e sempre será exemplo de cidadão honrado e digno de nossa confiança.

  385. Mais uma excelente obra para reflexão. A comparação foi perfeita. Não tenha dúvidas de que sua coluna é importante para termos uma luz no fim do túnel. Muito obrigado pelo trabalho “pro Bono “!!!

  386. Pensaram que retirando a (justa) retribuição financeira pela produção da (excelente) coluna iriam calar Sérgio Moro. Como diz o brocardo popular: "deram com os burros na água". Aprendam: pessoas íntegras não agem por dinheiro. Obrigado Moro pelo "pro bono".

  387. Eterno Juiz o senhor é Ótimo,e termina com humor!!Parabens meu querido !uma senhora de 83 anos é sua admiradora desde sempre!!bjss

  388. Parabéns, Dr. Moro. Na minha opinião, as doses necessárias de crítica, sem a arrogância de dizer que nada possa ainda ser feito pela nação. Estimular a reflexão e o debate é sempre uma arma poderosa na democracia.

    1. Robson, vc é um robô?!! Pois já falou isto antes heim?!.. que canseira

  389. Durante um bom tempo, apenas lendo pequenos trechos de matérias divulgadas na Crusoé e O Antagonista, eu não me decidia em assinar a revista. Mudei de opinião e assinei a revista para ter o privilégio de ler o que tem a dizer o Sr. Sérgio Moro. Até agora não me decepcionei. Gostei deste texto. Pode não ser um clássico da comunicação, de um escritor experiente ou do jornalismo habitual, mas vale pelo estilo franco e corajoso do ex-ministro e ex-juiz. Sucesso, Sr. Sérgio Moro.

  390. Muito triste perceber o nosso caminho para o fracasso através da defesa cega de políticos ou da miopia com o atual populismo e as atitudes autoritárias...