No paralelo

01.05.20

A decisão de Jair Bolsonaro de nomear Alexandre Ramagem para o comando da Polícia Federal colocou agentes da área de inteligência da corporação no rastro do passado do delegado. Antes de a nomeação ser suspensa por decisão do ministro Alexandre de Moraes, policiais estavam em campo, extraoficialmente, à caça de passagens importantes da carreira de Ramagem — em especial, do período em que ele trabalhou na superintendência da PF em Roraima e foi acusado de favorecer o então governador do estado, Anchieta Júnior, em uma investigação eleitoral. O caso, por sinal, mostra um traço curioso do perfil de Ramagem que o aproxima ainda mais da família Bolsonaro, que não gosta nada do trabalho da imprensa: ele foi à Justiça contra jornalistas que fizeram reportagens relatando as suspeitas sobre sua atuação na apuração que envolvia o governador.

Tomaz Silva/Agência BrasilTomaz Silva/Agência BrasilAlexandre Ramagem: passado vasculhado

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Crusoé, confesso-me decepcionado e arrependido por ter renovado a assinatura da revista. Se Bolsonaro erra, é normal que a imprensa repercuta os fatos e não ter mudado, $sabe Deus por quai$ argumento$ a editoria. O mesmo Alexandre de Morais que usou seu poder de aprendiz de deus para impedir a nomeação do Ramagem, é o mesmo Alexandre que lhes censurou, mas para vcs, aquilo foi normal Que tal agora, fazer comparativos de preços de respiradores comprados pelos Governadores? Vamos, coragem! Duvido.

  2. De forma firme e destemida, o Min. SÉRGIO Moro fez o que lhe cabia fazer em defesa da independência e moralidade da Policia Federal e das instituições democráticas; de igual modo, agiram Maurício Valeixo e o Min. Alexandre de Morais. Agora, chegou a vez dos delegados da PF também resistirem e denunciarem as manobras do BOÇALnero e seus paus-mandados que querem transformarem a PF em uma Gestapo, uma KGB a serviço da paranoia autoritária dos milicianos que se instalaram no Palácio do Planalto.

  3. Eu gostaria de fazer comentários era nas publicações diárias, onde o tendencioso Jornalista IGOR GADELHA , o Maior MANDETTISTA da Crusoe, faz a festa. Mas, infelizmente é censurado.

  4. O LULA O Maior ladrão do MUNDO, colocou para ser Diretor da PF justamente quem trabalhou na campanha dele e ninguém falou nada.

    1. Todos temos o direito de recorremos à justiça para defendermos os nossos direitos. Ou será proibido acionar jornalistas?

  5. Mais um alpinista de cargo público, é aquele que adora um saco de chefe, que por sinal deve ser o lema dele, pois o saco do chefe é o corrimão do sucesso.

  6. Ramagem, Ramagem.... O teu passado não nega sua VASSALAGEM a políticos... Falta-te envergadura para o peso desse cargo.... É melhor mesmo, ficar abrindo e fechando porta de Range Rover..

  7. Polícia Federal escolher patrão, não concordo. Porém dar uma olhadinha na vida do pretenso chefe para ver, ao menos, se nada grave há contra ele, uai... Só que isso teria que ser feito pelo próprio governo. Na peneira do passado de quase todo político brasileiro, sobra cascalho e do grosso mesmo. A quem interessar possa, que pesquise! Só que a régua com que é medida a vida do futuro comandante tem que ser muito reta. Bons tempos a época do Moro, viu? PF era muito eficiente! Tomara que continue!

  8. Diogo Mainardi está apoiando Maia. Caio Coppolla @caiocopolla A quem serve Rodrigo Maia? Ou você acha mesmo que um deputado sem representatividade alguma, que mal fez 70 mil votos, é o cabeça em alguma articulação do submundo político?

  9. Nos, o povo , que pagamos impostos sem o devido retorno, estamos cansados de tudo o que acontece no país. Não vejo saída. Todos os tapetes têm sob a brancura o odor da putrefação.

    1. Até onde sei, o Aécio já tem sua podridão toda revelada. A mulher do Moro? Deveriam ir mesmo, mas façam o mesmo com os mimadinhos do Bozo! De quem serão encontradas sacanagens? “Das filhinhas da mamãe bolsonara” 10 contra 1! Só Bolsominio p/ fazer um comentário sem o menor nexo c/ a matéria. E outros p/ concordar! Que falta de argumento!

    2. tb acho seria menos tempo perdido tem mais coisa a ser investigado.

  10. Será por que estão com medo do Ramagem. Decisão absurda de Moraes, diz que ele vai interferir, sem ao menos ter assumido, uma impossibilidade jurídica e fática.

    1. Nossa! Fico comovido com tanta ingenuidade, hein?! Realmente o Bolsonaro queria indicar um cara cujos únicos predicados são ser amigo de balada dos filhos dele enrolados em mutretas e ser puxa-saco do embrião de ditador por patriotismo e amor ao Brasil. Quase chorei agora! Coitadinho do injustiçado e homem dos pastores que, by the way, preside esse país.

    2. pois é fico abismada com a régua que medem TOOODOS sem excessão,que são do lado do Presidente atual. AH se isso fosse feito com os políticos anteriores e ainda muitos atuais, AH BRASIL, NÃO TERIAS SIDO ROUBADO,VENDIDO, DESMORALIZADO, ADOECIDO. MAS AINDA HÁ TEMPO PARA MEDIR TODOS COM A MESMA RÉGUA VAMOS SER MAIS IMPARCIAIS!.. OLHEMOS A SAÚDE SEGURANÇA E EDUCAÇÃO QUE NIS DRIXARAM.

    3. O próprio presidente admitiu que queria intervir, pra poder "ligar pro cara" ter os relatórios de inteligência, etc. Como sempre morreu pela boca, e os lambe-saco ainda com essa conversinha.

    4. Helio, olha o tamanho da barbaridade que vc acaba de falar. A posse do Carniça foi impedida para ele obter foro privilegiado e assim ficar livre dos processos nos quais era réu. O Presidente não tem qqr processo contra si. Achar que por ser amigo do Ramagem ele vai interferir na PF , nada mais é do que achismo. Pra mim, essa corja do "stf" tem medo de alguma coisa vir à tona. E podeter certeza de que se procurar direito vai achar. E aí a casa cai pra todos eles.

    5. Ué, você não gostou quando o Gilmar Mendes impediu a posse do Lula na Casa Civil, pela Dilma? Pois é: agora é o mesmo caso.

  11. O dogma é: "A imprensa é sagrada." Qualquer processo contra um jornalista será punido com a fogueira. Inquisição no Século XXI?

    1. OPA HÉLIO O MESMO CASO? VC LER NOTÍCIAS, OU APENAS OUVE O SEU LADO? LULA ESTAVA CHEIO DE PROCESSOS,COMO AINDA ESTÁ. E OS PROCESSOS DE RAMAGEM? ELE ESTAVA NA ABIN NADA CONTRA ELE ATÉ ENTÃO. E AGORA? É CÔMICO SE NÃO FOSSE TRÁGICO.

    2. Polícia investigando "extraoficialmente"; que estranho!

    3. Por que um agente da PF não pode mover uma ação contra jornalista? Se o Bolsonaro ou alguém de sua família moveram uma ação contra um jornalista isso foi DENTRO da lei! Daí o tom inquisitorial da notícia! Percebeu?

  12. Vcs são covardes!!! Cadê meus comentários?!?! Censores do inferno. Depois reclamam que o STF mandou fechar a matraca de vcs! Vcs fazem o mesmo com quem paga essa merda.

    1. Verdade André, só colocam os comentários de quem aprovado que dizem ou de quem se acha intelectualoides como eles,!

    2. Vou ensinar uma simpatia. São 4 minutos. Conte, pausadamente, até 240 e, shazam!!!, seu comentário aparece. Tenha fé! Funciona.

  13. Policiais a campo extraoficialmente? Isso é montagem de dossiê ilegal e parece que essa revistinha porca adora isso. Mas é bom quando provam do mesmo veneno que destilam. A relação de vcs com a empiricus e com a vítreo do filho do leman explica muita coisa.

  14. Jornalistas não estão acima da lei, vários são os casos de jornalismo pago, acusa-se ,difama-se e fica por isso mesmo,a lei é pra todos por mais que vocês se achem especiais ,qualquer um que se ache prejudicado por matéria jornalistica têm o direito de recorrer a justiça.

    1. Jornalistas, façam a coisa certa na primeira vez para evitar retrabalho. Com as dúvidas nas publicaçoes; não distorçam os fatos, pois se assim continuarem,/ sua profissão na certa vai acabar, novos métodos virão e vcs, na certa, terão suas profissões jogadas pelo escanteios . Uma profissao de dezenas e dezens de anos serão dominadas pelas redes socias. Pensem nisto!

    2. E daí? Paulo não é messias, muito menos, faz milagres.

    3. Acima da lei estão os corruptos que tem parte do STF e a maioria dos políticos em suas mãos, graças temos a Crusoé e O Antagonista para se contrapor a esses.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO