MarioSabino

Moro, atire pedra em todo cão que ladra

01.05.20

Nesta segunda-feira, Crusoé comemora dois anos de existência. A capa da sua primeira edição foi uma longa entrevista com Sergio Moro, então juiz da Lava Jato, feita pelo diretor da revista, Rodrigo Rangel. Um ano depois, já como ministro, ele sofreria ataques virulentos do Partido dos Trabalhadores e de boa parte da imprensa. Tentaram assassinar a sua reputação a partir de mensagens hackeadas do celular do procurador Deltan Dallagnol. Alardearam que Moro direcionou a investigação do Ministério Público sobre Lula. Uma tremenda balela que ensejou, no entanto, um pedido de suspeição que está com o julgamento suspenso no STF.

Dois anos mais tarde, Moro viu-se obrigado a pedir demissão do Ministério da Justiça. Não tolerou, em respeito à sua própria biografia, que Jair Bolsonaro fizesse uma indicação política para o cargo de diretor-geral da Polícia Federal. Os ataques contra ele agora partem de todos os lados — a milícia digital bolsonarista o transformou em “traidor”; petistas e assemelhados, liderados por um advogado que disse que “a condenação de Lula é uma loucura histórica”, apresentaram uma denúncia contra Moro na Comissão de Ética Pública da Presidência da República. Os aloprados da esquerda dizem agora que o então ministro violou o Código de Ética do Servidor, ao não relatar a “reputada conduta criminosa” de Bolsonaro. Ele também teria feito um escambo, com base na fala mentirosa do presidente de que Moro lhe disse que aceitaria trocar o diretor-geral da PF, mas no final do ano, se fosse nomeado para o Supremo Tribunal Federal. Os aloprados da esquerda também querem que seja investigado o pedido de Moro, revelado pelo próprio, para que fosse garantida uma pensão à sua família, se acontecesse algo com ele como titular da pasta da Justiça. O Centrão, novo companheiro de infância de Bolsonaro, assiste embevecido ao espetáculo deprimente.

Para completar, o próprio procurador-geral da República, Augusto Aras, no pedido de investigação sobre as circunstâncias da saída de Moro do ministério, inventou que o ex-ministro pode ser acusado de denunciação caluniosa, caso se comprove que nunca houve tentativa de interferência política na PF da parte de Bolsonaro. É uma invenção porque denunciação caluniosa só é aplicável quando há requisição formal contra alguém que o denunciante sabe ser inocente. Moro não denunciou Bolsonaro, apenas explicou o motivo da sua demissão — e provou o que disse com a troca de mensagens com a deputada Carla Zambelli mostrada no Jornal Nacional. Aliás, o presidente também corroborou Moro, ao dizer que queria mesmo um diretor geral da PF que lhe fornecesse relatórios diários e indicar Alexandre Ramagem para o cargo, um policial que, como segurança de Bolsonaro durante a campanha, “dormia em casa, tomava café comigo, trocava informações”, nas palavras do presidente.

Em meio a esse atropelo de fatos, fui reler a entrevista que Moro deu a Crusoé há dois anos. Destaco alguns trechos abaixo:

Os frequentes ataques que o senhor sofre, especialmente na internet, incomodam em que medida?

Não raramente o que tentam não é um ataque físico, mas sim um ataque à reputação. Tentam retirar a minha legitimidade e a minha credibilidade. Eu acho muito deplorável isso. Não vejo condições de vir publicamente, a cada momento, refutar as fake news que aparecem em sites ou, às vezes, até por supostos jornalistas. Eu acho que não vale a pena. Não se deve dar atenção a quem não merece. Tem um velho ditado que diz que não se deve atirar uma pedra em todo cão que ladra. É muito difícil lidar com isso porque não tenho bem presente até que ponto vale refutar explicitamente ou simplesmente ignorar. Na maioria dos casos, eu tenho simplesmente ignorado. Mas, como eu disse, acho isso deplorável. Claro que, em relação à Operação Lava Jato, existem críticas que são construtivas, existem críticas que a meu ver muitas vezes são injustas, mas que se encontram dentro do âmbito da liberdade de expressão e opinião. Algo diferente são as fake news.

O que mais o agrediu?

Eu já fui ofendido pessoalmente, até no sentido de que teria prevaricado e participado de crimes contra a administração pública. Fizeram isso também com a minha esposa, algo que a meu ver revela o baixo calão desse tipo de ofensor. Chegaram até ao extremo de ofender amigos e mães de amigos meus. É uma coisa extraordinária. Esse é um problema que o mundo tem que debater. Como lidar com essa questão das fake news e a distribuição dessas fake news nas redes sociais. Mas é um problema bastante complexo: como lidar com isso sem abrir oportunidade para censura prévia ou censura à liberdade de expressão. Há uma afirmação, por exemplo, de que a Operação Lava Jato seria seletiva. Mas as operações em Curitiba são focadas nos contratos com a Petrobras, que segundo os casos já julgados era usada para enriquecimento de agentes da própria Petrobras e de agentes políticos que controlavam a empresa na época. Então, é natural que os agentes políticos que aparecem na investigação em Curitiba sejam aqueles vinculados à coalizão governamental de então, e que hoje não necessariamente se encontram do mesmo lado. Temos agentes condenados de vários partidos. Temos gente do PTB, do PP, do PT e do PMDB. Por outro lado, se você for pensar nos desdobramentos da Operação Lava Jato, e a maior parte deles corre em outros juízos, fora de Curitiba, porque não estão centrados apenas nos crimes que envolvem os contratos da Petrobras, eles afetaram todo o espectro político brasileiro. Cada juízo tem sua velocidade, tem sua prática, e tem que ser avaliado. São casos em andamento. As pessoas precisam ter um pouco de paciência.

O que falta para o combate à corrupção no Brasil ser mais efetivo?

Até o momento existe um esforço muito grande por parte do que eu chamo de sistema de Justiça criminal. Estou falando da polícia, do Ministério Público e do Poder Judiciário, mais alguns órgãos que vêm dando contribuição relevante, como a Receita Federal. Mas o enfrentamento da grande corrupção, disso que a gente tem chamado de corrupção sistêmica, essa corrupção disseminada, exige mais do que processos judiciais. Os processos são importantes, tem que haver resposta institucional, as pessoas que cometeram crimes têm que ser punidas, mas é preciso fazer reformas mais amplas que eliminem incentivos e oportunidades para a corrupção. Estamos cuidando apenas do aspecto patológico da corrupção, e não de suas causas, embora a impunidade seja também uma causa. Tenho a firme crença de que só enfrentar os casos na Justiça não é suficiente.

Era de se esperar que num momento como esse houvesse um engajamento maior dos demais poderes, como o Executivo e o Legislativo, em favor do combate à corrupção?

Houve algumas iniciativas interessantes, para ser bastante justo, como a Lei das Estatais aprovada no ano passado, que melhorou a governança das estatais e foi louvável. Mas diante do tamanho do problema revelado pelos casos já julgados (na Lava Jato), era de se esperar, com todo o respeito, tanto do governo quanto do Legislativo, mais iniciativas para fortalecer a Justiça criminal e para diminuir incentivos e oportunidades para a corrupção. Não é só questão legislativa. Muitas vezes são questões de prática, do dia-a-dia da administração pública. O que se faz ainda no Brasil, por exemplo o loteamento de cargos públicos, é algo que está na raiz dos crimes que surgiram na Petrobras. A Lei das Estatais foi um avanço, mas a meu ver não é totalmente suficiente. Além disso, embora se tenha fechado o cerco nas estatais, as regras não valem para a administração pública direta. As restrições saudáveis que valem para nomear um diretor na Petrobras não se aplicam para a nomeação de ocupante de um cargo importante em um ministério, por exemplo. As regras deveriam ser estendidas para nomeações em toda a administração.

Na ocasião, Moro cogitava tirar um ano sabático nos Estados Unidos ou na França, uma vez concluídos os julgamentos que lhe cabiam na Lava Jato. Seis meses depois da entrevista, ele aceitou integrar o ministério do novo governo, para declaradamente tentar fortalecer o combate à corrupção de dentro do sistema político e diminuir a criminalidade violenta no país — na “firme crença de que só enfrentar os casos na Justiça não é suficiente”. Tomou uma invertida de parlamentares, que desfiguraram os projetos enviados ao Congresso — e, ao final, do próprio Bolsonaro, que se elegeu para o Palácio do Planalto com a pauta do combate sem tréguas à corrupção e traiu a maior parte dos seus eleitores.

Moro tinha desde cedo o diagnóstico para a doença nacional da corrupção sistêmica e afecções similares, como também disse na entrevista a Crusoé: “as restrições saudáveis (depois da Lei das Estatais) que valem para nomear um diretor da Petrobras não se aplicam para a nomeação de ocupante de um cargo importante em um ministério, por exemplo. As regras deveriam ser estendidas para nomeações em toda a administração”. Pois é. Ele acreditou, como dezenas de milhões de brasileiros, que Bolsonaro poderia representar o início da cura. Foi defenestrado porque o presidente quer um amigo subserviente no comando da PF — um amigo subserviente que se esforce para deter as investigações sobre a atuação dos seus filhos na difusão de fake news e sabe-se lá o quê.

O atual presidente revelou-se uma recidiva da doença nacional. Talvez Moro chegue à conclusão de que o início da cura possa ser ele próprio no Palácio do Planalto, mas sem messianismo, espera–se, com o perdão do trocadilho voluntário. Como a sua popularidade permanece inabalável e tende a não sair de patamar elevado, os ataques raivosos a ele continuarão até 2022, de qualquer jeito. O meu conselho é que Moro atire pedra em todo cão que ladra, ao contrário do que disse na entrevista de dois anos atrás. A matilha é perigosa e não tem coleiras que a prendam. Outro conselho: lembre-se sempre de que inimigos jamais serão amigos. Mas amigos podem virar inimigos.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Sinto muitíssimo pelas injustiças e grosserias dos repetidores de refrão acéfalos. Moro é um homem que merece todo nosso respeito, por milhões de motivos.

  2. Excelente Mario Sabino! Esta coluna deveria estar estampada em outdoors. MORO carrega em si riqueza imensurável e é generoso, simples e bom. Os princípios que pautaram seu ofício de juiz serão raízes de mudança positiva em todas as áreas do Brasil que se pretende reconstruir.

  3. Difusão de Fake news ? Milícia digital bolsonarista ? Mario Sabino já abraçou uma narrativa sem base na realidade. Aconselho o vídeo do professor Olavo de Carvalho: Signo, Significado e Referente. Campanha descarada pra Moro Presidente cedo demais. Já pensava em não renovar assinatura por causa do diogo, agora com o Sabino também vejo que a melhor coisa é deixar de financiar esse tipo de jornalismo preguiçoso.

  4. Excelente artigo!!! maravilhoso o o resgate da entrevista com Moro! Ela deixa tudo mais claro ainda! Pior cego é aquele que não queR ver....

  5. Essa historia que ele saiu por mudança na PF só engana os menos ligados. Ele sairia de qualquer modo, pois ele e sua esposa já tinhas outros planos. Quanto será que eles e a globo ganharam na bolsa com essa encenação? Crusoé também deve ter sido avisada né. rsrsrs

  6. Mário vc é uma pessoa que tem sensibilidade .Não se contamine pela “estranha ”frieza do Mainardi , que opina baseado totalmente na antipatia ,visível , que tem ao conservadorismo e , não sei porque , se finge de ignorante Qto a pandemia. É visível que o Mainardi está mais dedicado a sua raiva do que ao destino do Brasil Sai fora disto querido !

  7. Recordar é viver. Lendo a entrevista do Moro há dois anos, nota-se que ele não se moveu um milímetro sequer da sua linha moral, já o presidente, quanta diferença! Discordo um pouco da forma (não dos motivos) como se deu a saída do Moro, principalmente da apresentação do print da conversa com a Carla Zambelli (acho que ela poderia ser poupada do entrevero). Gostei ainda do comentário sobre a possibilidade do Moro tornar-se o novo início de cura sem MESSIANISMO (importante). Excelente texto!

  8. Quero que voces opinem sobre a veracidade destes 3 fatos. 1- moro recusa aperto de mao a Bolsonaro em Aeroporto. 2- moro solicita visita ao candidato no Hospital em Juiz de Fora. 3- moro foi ao Rio de Janeiro visitar o eleito.

    1. Cara, que pedido mais sem pé nem cabeça. Tem mais o que fazer não?

  9. SABINO vc como criador, diretor e redador da CRUZOE, estou solicitando que minha assinatura atravez desta coluna seja cancelada , oposicao por oposicao nao concordo, voces ganharao leitores que sao favOraveis a corrupcao. SERGIO GALVEAS

  10. Fui assinante da Veja por muitos anos e, quando vi que mudou de lado, cancelei a assinatura. Desejo agora fazer o mesmo quanto à revista Crusoé. Esta revista não me representa.

  11. Desde o início sabia-se que, a principal intenção do Bolsonaro era, tirar o Moro de onde ele estava, pois ficando lá poderia ser prejudicado com suas futuras investidas, para tentar destruir sua reputação e futuras intenções à presidência. O pior disso tudo, foi que o Moro acreditou na honestidade e na palavra desse PR, que lhe deu CARTA BRANCA para fazer a “coisa certa”, desde que não chegasse a ele sua família.

  12. Esse idiota, que tem palhaço até no nome, não consegue se manifestar sem ofender os outros. Acho que ele faz parte da redação da Crusoé.

  13. Excelente matéria, concordo em gênero, número e grau com tudo dito aqui e, continuo admirando o Moro, pena ñ ter mais pessoas na vida pública deste país , com a invernadora moral deste senhor.

  14. Moro conheceu de uma maneira extremamente traumática, os meandros do que é a política neste país. Conheceu também o comportamento vil do ser humano, através de uma puxada de tapete que o Presidente lhe deu. Havia prometido carta branca para que ele exercesse sua função da maneira mais digna possível e depois de algum tempo tentou interferir no seu trabalho bem exercido como ministro. O pior foi tirá-lo de uma carreira brilhante de 22 anos e agora deixá-lo sem eira e nem beira. Lamentável ...

  15. A liberdade de imprensa e fantástica nos permite ver se ha lucidez e ética neste meio. A banda continua a tocar a mesma musica enquanto uns atiram pedras uns as recebem. TER EXECUTADO SUA FUNÇÃO COM LOUVOR só era obrigação, Ministro não e Juiz e O Brasil e mais importante que todos os Moros e Bolsonaros. Brasil acima de Tudo e Deus Acima de Todos. Nao ha necessidade de ídolos e lideres ha necessidade de mais gente proba e ética,

    1. Não vejo o presidente trabalhando pelo "Brasil acima de tudo e muito menos pelo Deus acima de todos". Se puder, elucide melhor seu raciocínio pois ficou confuso.

    1. Ele usou os meios disponíveis para mostrar para o maior público possível que o Bolsonaro mentiu descaradamente naquela coletiva de imprensa dele após a saída do Moro, ou você acha que o "lobo travestido de cordeiro" Edir Macedo iria deixar o Moro desmentir seu maior aliado que é o Bolsonaro por meio de sua emissora? Outra coisa é a vista grossa da tentativa de aparelhamento da PF para fins claramente ilícitos e escusos. Menos gadinho, menos... já conseguiram se igualar aos mortadelas petistas.

  16. Boa reportagem. Parabéns Mário Sabino! Moro é Herói Nacional e já entrou para a história com a Lava jato.

  17. Investigacao sobre difusao de fake news. A mesma que censurou a Crusoé. Eu comecei a assinar esta revista apos esta censura e acho que merecemos saber qual a posicao da revista em relacao a esta investigacao.

    1. A liberdade de imprensa é pilar da democracia, ato contra as instituições e difusão de fake news são ataque à democracia.

  18. Moro se portou magnificamente bem até assumir o ministério. As conclusões sobre o atentado, são difíceis de engolir. Parte porque a conclusão foi que não houve crime algum: Apenas um louco ensandecido. Até pode ser, mas não foi nada convincente sobre os contatos e toda sorte de ajuda que recebeu, da OAB e STF inclusive. Too much ado for nothing. Agora, a maneira que escolheu para sair, para mim, absolutamente execrável. Para apimentar: Divulgar para a GLOBO... Depois, 15 meses de conciliábulo...

    1. Concordo plenamente com você MÁRCIO! Agora esse palhaço que está comentando é um DESQUALIFICADO!

    2. Gadinho fica alimentando a cortina de fumaça levantada sordidamente pelo Bolsonaro. Todos sabemos que a real intenção do Bolsonaro em colocar pessoas de confiança dele na PF (interferência e aparelhamento) é para tentar dificultar as investigações sobre a própria família, sobre as milícias do RJ que claramente tem algum tipo de conluio nefasto com o filho Senador, ajudar a melar com investigações de aliados políticos e criação de dossiês contra os desafetos políticos. Gado é uma merda mesmo!

  19. É trágico, mas é verdade. Mas creio que apesar de seu pessimismo de sempre Mário, o senhor deverá considerar uma coisa muito importante: "A cura está sempre com o fim da doença, e antes do fim a dor é sempre mais aguda" (alguém disse isso aí). E considerando este pseudoanônimo, gostaria de salientar outra coisa: as três coisas mais importantes que Moro fez na vida dele foi 1)condenar Lula, 2) entrar no governo Bolsonaro e 3) sair do governo Bolsonaro. O quem vier depois disso é lucro para nós...

  20. "olho por olho, dente por dente"...infelizmente busca-se um ídolo, felizmente aqui não existe, essa colonia vai existir por muitos anos ainda, salve quem puder, exploração e que não falta, a ratazana esta solta, quem pagar mais leva, as cartas estão na mesa, quem mente mais leva, eita povinho besta...gosta de ser enganado, por uns trocados!

  21. Moro, vc tem + d 2 anos p/ ser presidente do Brasil. P/ tanto vc precisa decidir c/ antcdência, se prep. p/ debater c/ qlquer outro candidato e se unir a políticos que tenham a mesma retidão moral que vc mostrou aos brasileiros. E também c/ educad. cient e empresár c/ caráter ilibado. Inteligência e cultura vc tem. Muito esforço e trabalho duro, vc já mostrou q tem. Sua bela esposa tbém demonstra perspicácia e inteligência, mãos à obra! Um chinês disse: 1 caminhada de 1000 km começa c o 1º passo

  22. Se eu estivesse nos sapatos no Moro, ja teria desembarcado dessa barca furada que é o Brasil. Passamos por esse processo duro da lava jato, que custou caro especialmente para o povo, com a expectativa de que trouxesse bons frutos, e olha do que deu. Surgiu o lulo-bolsonarismo. Difícil ter esperança nesse país

  23. Sei q Moro admira um grande líder da 2 Guerra Mundial, Winston Churchill. Em 10/05/1940, Churchill aceitou a delegação de poderes feita pelo rei inglês, p/ formar um novo governo p/ combater os nazistas. Em suas memórias, Churchill naquela mesma noite pensou:"Senti como se estivesse caminhando com o destino e que toda minha vida passada não tinha sido senão uma preparação para esta hora e para esta experiência". Espero que Moro sinta o mesmo chamado e seja eleito p/ presidente do Brasil em 2022!

  24. E O FATO DE MORO AGORA USAR MENSAGENS DE CELULAR E DIVULGAR CONTRARIANDO O QUE DIZIA A ÉPOCA DO VAZAMENTO DE SUAS MENSAGENS. SERÁ QUE ELE ENTREGA PARA PERICIAR O SEU CELULAR COMO ELE PEDIA E A CRUSOÉ TAMBÉM PARA FAZER COM AS MENSAGENS HACKEADAS.

    1. Entregar suas proprias mensagens como prova é completamente diferente de invadir mensagens de terceiros por meio ilícito. Vamos usar a cabeça para pensar.

  25. Infelizmente a culpa pela corrupção e maus políticos existentes em nossa nação é o STF pois caso fosse imparcial e julgasse como manda a lei o Brasil não estaria nesse lamaçal sem fim onde presidente de senado, câmara e todos com processo estariam fora da vida pública.

  26. Jornalista na defesa de Moro afirma que Presidente mentiu. É fato ou opinião? É jornalista ou palpiteiro? Ao final Vcs são todos iguais!

    1. Fato: disse que daria carta branca a Moro e não deu. Fato: enviou mensagem a Moro, dizendo que era preciso trocar o DG da PF, por causa da investigação de deputados bolsonaristas (mensagem registrada) e depois disse que era "fofoca".

    2. JB não precisa de Jornalista ou Oposição para derrubar. Basta ele mesmo e os 3 filhos e alguns patetas. Lembra de LULA ,? Roubou , , foi preso, e ainda PETISTAS que acreditam que ele é o cara mais honesto do mundo.. Infelizmente é isso que esta acontecendo com os Bolsonaros. Votei nele pois nunca iris voltar num Ladrão.... Mas isso não me tira o direito de Criticar sua burrice e falta de dialogo.

  27. Bolsonaro teve a chance e “Lulou”. Agora vai ter que aguentar as consequências. Uma delas, Moro no cangote. Melhor correr...

  28. Moro foi mordido pela abelha azul do poder e da vaidade. Se alinhou aos de pautas socialista. Vai cair logo no anonimato. Uma pena, pois acreditava em sua moral ilibada.

  29. Eu gostaria de fazer comentários era nas publicações diárias, onde o tendencioso Jornalista IGOR GADELHA , o Maior MANDETTISTA da Crusoe, faz a festa. Mas, infelizmente é censurado.

  30. Até concordo que "amigos" podem virar inimigos, mas, me pergunto se só atirar pedras seria o suficiente. Acho que precisa mais que isso. Uma "carrocinha"? Talvez.

  31. BOÇALnero tem DNA de TRAIDOR: TRAIU a farda com atos de indisciplina e terrorismo; TRAIU seus eleitores, por 27 anos, sendo um inútil e irrelevante deputado do baixo clero; TRAIU os brasileiros de bem que acreditaram nas suas "promessas" de combate à corrupção e à violência: TRAIU o Juiz SÉRGIO MORO ao prometer-lhe CARTA BRANCA para combater a corrupção e apoiar a LAVA JATO; agora, TRAI a Constituição e a Pátria, com desídia, genocídio, agressões e badernas ! TRAIDOR, DNA de TRAIDOR !

    1. Prezado LUIZ, com todo respeito, não estamos falando da "legalidade" e sim da ÉTICA que, na essência, sustenta e legitima as ações humanas, dignas desse nome.

    2. .... legalmente não existe “carta branca” ... a ignorância acredita em conversas de botequim !

  32. Parabéns Mario pelo excelente artigo. Sinto-me recompensado com a lucidez e coerência da Crusoé, apesar da imensa decepção com a quebra de promessa deste governo que só age contra a lava-jato, contra o combate ao crime do colarinho branco. Por quê????

  33. Uma ova que foi em respeito a sua biografia. Minha teoria: viu que não seria indicado para ministro do Supremo, desesperou e saiu atirando. Isto sim, maculou a biografia dele!!

    1. Acertou em cheio no comentário. Além disso, será sempre lembrado como um traidor que, ainda no cargo, convocou a imprensa tendenciosa para dar entrevista.

  34. Obrigada, CRUSOÉ’s Team , pelo Respeito no compromisso de informar sempre c Independência e a Verdade dos Fatos. Viva C+ll ❗️🤝✊🎂

    1. Eu não votei em Moro. Quem tem o direito de escolher Delegado da PF é o Bolsonaro, tem que ser da confiança dele e não de Moro ou Alexandre de Moraes. Moro agiu como um espião do PSDB dentro do Governo. A Crusoé força a barra porque quer derrubar Bolsonaro e colocar o PSDB no poder. Vocês são lixo!

  35. Que decepção, sr Mário Sabino! Quer dizer que as declarações de Moro, sem lastro algum o sr tem por verdadeiras, mas as de B o senhor já afirma que são mentirosas? UM ESPANTO! Pensei que lia a FOLIXO OU GLOBOSTA. E que era condição de Moro a manutenção do seu indicado na Sup da PF ele mesmo sempre disse. E, por óbvio, depois que ele saísse, não poderia exigir mais esse compromisso. A QUE LIXO VCS SE REDUZIRAM! ESTOU PASMO!

  36. Pouco a acrescentar em mais esse artigo irretocável, porem , se conselho fosse bom , ninguém daria de graça. O Moro, se presidente quiser ser, teria que escolher ou fundar desde já, um partido sem a folha corrida e a mediocridade que impera nos atuais. Talvez o Novo e/ou o Podemos seriam os únicos.

  37. Sabino, acho que está com síndrome de Esto colmo. Bem sabe você o que é mais o que. Lembro aqui que esta revista foi censurada pelo amigo do amigo do meu pai. E a esposa dele está envolvida em um inquérito sigiloso que esta revista levantou. ESQUECERAM dos fatos. Incorporaram a auto censura? O que será que ocorre na intervenção da dupla dos ministros amigos dos que os colocaram lá. ORA POR FAVOR SEJAM COERENTES.

  38. BOLSONARO, COMO LULA, TRAIU O POVO BRASILEIRO. SEU FUTURA VAI SER IGUAL DO LULA. BEM COMO SEUS FILHOS. É UMA QUESTÃO DE TEMPO. QUANTO AO MORO, SEMPRE SERAR NOSSA SALVAÇÃO.

    1. Gadinho pira na cloroquina..rs.. 1) A saída do agora ex-ministro Moro foi solicitada por ele mesmo. 2) Bolsonaro perdeu muito capital político com a saída do Moro, mas quem mais perdeu com a saída foi o povo brasileiro sedento de justiça no combate a corrupção. Pior ver gadinho usando sofismas mentirosos e dissociados da realidade para tentar desesperadamente defender o Napoleão de Hospício e genocida.

    2. Moro não disse um “ahh” a favor de Bolsonaro na campanha eleitoral e nem Bolsonaro prometeu nomear antecipadamente ninguém. Assim sendo exonerar um ministro fuxiqueiro representa uma satisfação aos seus eleitores. E o autor do comentário não votou no Bolsonaro e sim é um dos derrotados na eleição!

  39. Quando Bolsonaro convidou Moro para ser ministro, torci muito para que ele não aceitasse pois sabia que sendo ele tão exigente no cumprimento da lei, não daria conta de ficar no governo. Foi ingenuidade deixar 22 anos de magistratura para acreditar em político em quem a arte de mentir, é a alma do negócio na política. Agora, ao pedir demissão mostrou que mais do que uma vaga no STF, defendeu seus princípios mesmo sabendo que teria que começar do zero sua carreira. Sérgio Moro fala a verdade.

  40. Parabéns Sabino. Concordo 100% com seu pensamento. A polarização é prejudicial , é preciso analizar os fatos sem paixão! Não vou me permitir desacreditar de todos os fatos q Moro protagonizou , só por comentários xenófobos dos simpatizantes bolsonarista. Estou com Moro!

    1. A revisão esqueceu alguns detalhes que permanecem ocultos.

  41. Mário, você talvez seja a última cabeça pensante da Crusoé/Antagonista. Orwell criou a imagem da Novilingua e do Duplipensar no 1884. Vocês que até pouco eram ameaçados de censura pelo Moraes, de repente, num Duplipensar típico, embarcam como manada para a volta da cleptocracia petista ao poder. Sua opção pode ser a maior catástrofe para o Brasil. Pensem, se ainda são capazes.

  42. Mário, você talvez seja a última cabeça pensante da Crusoé/Antagonista. Orwell criou a imagem da Novilingua e do Duplipensar no 1884. Vocês que até pouco eram ameaçados de censura pelo Moraes, de repente, num Duplipensar típico, embarcam como manada para a volta da cleptocracia petista ao poder. Sua opção pode ser a maior catástrofe para o Brasil. Pensem, se ainda são capazes.

  43. Moro foi convidado para o Ministério por Bolsonaro após a eleição e teve carta branca para conduzir suas ações. Não sei o real motivo de sua saída, mas me parece claro agora que tinha um plano montado para se fortalezer como candidato em 2022. Fez isso como um ídolo imaculado, como pensam os Antagonistas, ou como uma raposa política muito bem assessorada? Saberemos no tempo certo.

    1. Raposa seduzida pela possibilidade de ter um galinheiro só para seu desfrute!

  44. O Moro tem bastante competência. Infelizmente ele, com boa fé, acreditou no Bozo. Não é fácil pensar que deixou uma carreira de 22 anos de Juiz Federal, onde tinha salário, convênio médico para a família, plano de aposentadoria, etc... por acreditar em um politico chamado Bolsonaro.

    1. moro agiu de má fé...pois no depoimento a PF em Curitiba entregou 15 meses de gravações e conversas com bolsonaro...agora quando deu o rolo dele das conversas e acomodamentos do processo da lava jato em que conversavam sobre o processo com os procuradores da república e policiais federais ele disse que não tinha nada guardado.

  45. Bolsonaro, um ex deputado baixo clero, que não sabe o que fazer no cargo de Presidente! Traiu seus eleitores e não merece mais credibilidade!! 2022 está logo ali! Quem é esse Bolsonaro para dizer que o Moro o traiu???

    1. Concordo em parte. Moro tem muuuiito mais serviços prestados à nação q Bolsonaro, q convenhamos, sempre foi um político medíocre. Mas acho q os dois ainda tem condições de prestar um serviço relevante ao nosso país. A merda é essa polarização, na qual é tudo ou nada!! A vida não é assim. A vida tem q ser regida pelo bom senso! Não existe o absolutamente certo nem o absolutamente errado, como acham alguns!

    1. continue fumando, bebendo e sonhando! Assim a vida passa inutilmente!

  46. Votei no PR Bolsonaro e votarei novamente se for para manter o PT longe do poder, más é lastimável a sua mudança em relaçãos às promessas de campanha. Faz tudo ao contrário do que prometeu. Infelizmente sou obrigado a concordar integralmente com o editorial em comento. Se seguir no msm caminho, dificilmente o PR vai concluir o seu mandato. Que 2022 chegue logo e que tenhamos opções não extremistas capazes de unir o país. E Moro parece um ótimo nome.

    1. Decepção total e tem o apoio velado do PT que o elegeu o candidato favorito. É um psicopata também votei nele. Teremos que construir uma opção liberal de centro e equilibrada, o país precisa de paz loucos como Dilma e Bolsoraro nunca mais

  47. Deplorável foi o que aconteceu com o Delegado da Polícia Federal Sr. Gerson Machado, isso sim ! Deplorável foi a seletiva investigação barrada contra o PSDB por Deltan com anuência do tão endeusado Juiz. A verdade está vindo à tona e breve teremos mais notícias !

    1. ... mas ele se interessava pelo caso e claramente não queria se “indispor” com os tucanas ...

    2. Carlos Pesquise nem estava nas mãos dele, vc fica parecendo um desses idiotas escravos de políticos, Moro fez a obrigação dele, se todos fizessem nós nem precisaríamos estar aqui discutindo

  48. Excelente texto para reflexão. Moro, o eterno herói da Lava Jato, um dos homens mais corajosos do país. Bolsonaro, o presidente eleito democraticamente pela maioria dos brasileiros. Um cara que não mede as palavras mas que é patriota e igualmente corajoso por enfrentar a esquerda obsoleta e doentia, o establishment vigente dos corruptos, o combalido e suspeito STF, à imprensa vendida e o poder paralelo e nefasto do Brasil, a rede Globo de televisão. Duas biografias, Moro e Bolsonaro.Fico c PR

    1. >>> Triste do país que precisa de heróis. Não vejo e nunca vi o Dr. Sergio Moro como Herói Nacional. O típico herói nacional é o cavador de Pênaltis e não os que fazem Gols de Placa; os delinquentes que roubam e ficam "limpos", segundo nossa "cultura". >>> Vejo-o simplesmente como um Cidadão que foi um Servidor Público Exemplar na terra de Macunaíma e dos Feriados "facultativos" para parasitas. >>> Sempre ficarei com ele. >>> Nunca com o BolsoVírus. >>> Quanto ao que irá fazer, isso é com ele.

  49. perfeito. votei briguei fiz campanha pro Bolsonaro. agora a traição que ele nos fez como principal. bandeira de sua campanha o combate a corrupção foi dolorido. traidor tem que ser denunciado SIM

  50. Mário, você está supondo que o Bolsonaro, vai querer saber sobre os processos dos filhos, né, é uma suposição sua. Agora, sobre o processo do STF, é aquele processo sigiloso que também estava incluida a crusué, ou vocês se esqueceram? PORQU~E VOCÊS ESTÃO FORA DO PROCESSO, MESMO ELE SENDO INCONSTITUCIONAL, PODE CONTINUAR?

    1. Estamos fora do processo? Obrigado pela informação, porque não fomos comunicados disso no âmbito do processo sigiloso e inconstitucional. Aliás, não fomos comunicados de nada.

    1. Os comentários são as cópias dos editoriais, nada de novo para nos deliciar com novidades; já foi tempo q a cada edição ficávamos sem respiração com atos e palavras diretas, tantos dos protagonistas qto dos editores e as diferenças entre os comentaristas. Hj só temos um nome q está no noticiário, não se falam em pt, psol, roubo nas “bras”e corrupção. Ou somos umas “bestas” ou algo mudou e nem nos demos conta, não sei se está bom ou ruim, sei q seguimos em frente com os políticos e td mais.

    1. ... para o leigo o juiz é sempre brilhante mas perguntem a advogados que militam pelo direito para saberem a vdd sobre a personalidade e cinismo de juízes!

    2. >>> Sergio Moro se enrolar, Paulo?? >> Eu assisti vídeos de inúmeras Audiências com o mesmo Presidindo e tendo que aguentar os Advogados Bandidos de Delinquentes tentando a todo momento ouvir: 'o senhor está desacatando o Juízo; o senhor está preso" ... E o mesmo sempre se saiu com Maestria e Talento. >>> Sim, Dr. Sergio Moro tem talento de sobra e está sempre aprendendo. >>> >>> Como Ministro 'mediano', Maria? ... Dá a entender que seria um Ministro Master se comportasse como os demais.

    3. De acordo, Maria. Não comprovou nada ainda. 8 horas de depoimento, de duas uma: ou o Bolsonaro pecou e muito ou o Moro se enrolou até o pescoço, fico com a segunda opção.

  51. Mário esse finalzinho aí dos amigos que podem virar inimigos, me lembrei de Lula num depoimento ao juiz Moro, onde ele disse "os q te apoiam hoje, vão te jogar pedra amanhã".... o malaco entende de manipulação, não se pode negar. Vejo com perplexidade as pessoas q estão fazendo isso hoje.

  52. Sabino sendo coerente como sempre. Vou replicar o que já externei no instagram: Moro, na minha opinião cometeu 3 erros cruciais:1º) trocar sua cadeira de Juiz probo por uma aventura sem futuro, como se revelou. 2º) permitir-ser ser escanteado,desautorizado cabalmente pelo seu Chefe, sem reagir à altura, no momento certo. 3º) seu "bom mocismo" de achar que,mesmo assim, ainda gosta do seu ex-chefe, e dizer que não se arrependeu em nenhum momento.Não confronta como deveria. Alvaro Costa

  53. JB és um traidor de 56 milhões de eleitores... Fechou pacto com o lado negro do Brasil: Toffoli, Alcolumbre e Maia... com apoio ainda de Gilmar e Lewan.... Agora em 2022, tal como um cão sarnento, serás retirado para a entrada de quem faça aquilo que promete!!!

  54. Crusoé ajudou a botar o Bolssanaro no poder! quanto ao Moro, ele errou quando aceitou integrar o Governo Bolssanaro "o Idiota".. não podia dá certo e não deu

  55. Muito boa sua matéria recordando s entrevista anterior. O Dr Sérgio Moro continua com meu apoio total e maior Admiração e respeito.

  56. Sair do MJSP atirando já foi um demostração de partir para o ataque. Neste sentido, sua integridade de expor o ilícito ao publico, poderá ser sua bandeira contra o Fisiologismo Patrimonialista que é cultural neste país e precisa de comando central para ataca-lo.

    1. ... é fácil falar ... um sonhador ... quero ver tratar com o sistema existente e um congresso (que é realmente quem detém o poder) com maioria corrupta e patrimonialista! Esses corruptos e patrimonialistas lá estão por obra do voto popular!

    1. Qual é a tua noção? O Moro saiu do governo pra ser candidato da Globo e isso não será mérito pra ele. Essa ilhota de revista querendo fazendo o papel de isenta e agora está se igualando ao lixo da Folha de São Paulo. NÃO renovarei a assinatura.

  57. Alguém chegou a ouvir um vídeo do falecido jornalista Paulo Henrique Amorim? O vídeo conta exatamente o que o Moro foi fazer no Governo Bolsonaro. Acesse TV Afiada no YouTube. É na veia.

  58. Excelente matéria. Narra fatos com clareza. Até o presente, todas as ações do então Juiz Moro se mantém no estrito parâmetro da legalidade. Contra fatos não há argumentos! Vale torcer, mas não distorcer a biografia de Sérgio Moro!

  59. Moro não precisa de advogado, basta contratar Sabino para defendê-lo. Se ele sabia de uma ilegalidade que o presidente fez e pretendia fazer, deveria denunciar de imediato, e não no dia da saída, ainda no cargo.

  60. Moro ou mentiu nas várias entrevistas que deu de que não havia intervenção de Bolsonaro, ou está mentindo agora quando diz que está saindo por Bolsonaro tentar intervir, última entrevista em janeiro ele diz que desde o ano passado o diretor da PF vinha sofrendo assédios por parte de JB, acho que Moro recebeu o mesmo telefonema que Quedes recebeu.

  61. Bom comentário. Apesar de achar que Moro será engolido pelas hienas políticas. Um ótimo coadjuvante. Não saberia lidar com essa corja canalha que só entende e se dobra ao linguajar xulo e obstinado desse valoroso guerreiro contra todos os moinhos reais e fantasiosos. Não soube esperar. Seria um ótimo presidente quando as feras estivessem dominadas e enjauladas. O timing é precioso..... Uma grande pena. Dividiu a força e as hienas aplaudem...

  62. O importante é restabelecer a verdade, apesar da tendência que temos em acreditar em fakes, é o nosso viés ideológico, unanimidade nacional, a fofoca, tanto na direita como esquerda.

  63. Bela análise! Moro se juntou a este governo para construir políticas de Estado contra o crime organizado, os crimes violentos e a corrupção. Claramente, este governo não está comprometido com esta pauta.

  64. Brilhante artigo. Foi por análise e reflexão como está que me tornei assinante e admirador da Crusoé. Pena que estão se tornando cada vez mais raras

    1. Belzebu, você está louco, não se pode comparar Jesus Cristo com nenhum homem. Moro pode ter seus méritos, mas é pecador, como eu, como você, como todos os homens!

  65. Quanta coerencia do Ministro. Temos que defende-lo desses caes raivosos. Ele merece. Tem meu voto mas se não for candidato tem minha admiração.

  66. Felicitaciones por el artículo. Ser periodista independiente cuesta mucho. Sigan así. enseñan a pensar y tener capacidad crítica. Triste es el pueblo que se deja llevar como ovejas. Feliz aniversario a la revista!!!!

    1. Edgard, periodista de la prensa Bolivariana de Maduro! Es verdad?

  67. Isso aqui virou uma revista de fofocas mesmo. Qual é o problema de se investigar a denunciação caluniosa? Moro morreu politicamente e agora vai ganhar a vida defendendo quem ele botou na cadeia.

  68. Vamos deixar claro uma coisa: o texto do Mário Sabino é, de longe, o melhor do Brasil! Pode-se discordar de suas ideias, achar que o defende não merece defesa ou que está sendo injusto com quem ataca, mas como escreve bem!

  69. Acho que Moro agiu politicamente, o que considero um acerto, como quando fodeu o PT com a divulgação de áudios obtidos com quebra de sigilo telefônico, mas nesse caso, fez mal! Com todos os defeitos de Bolsonaro, seu enfraquecimento fortalece os bandidos que o tentam derrubar.

  70. crusoe começou escancarando para seus leitores os MALEFICIOS que os governos socialistas desde FHC, fizeram ao Brasil e desde seu 1º numero está alinhado com o combate à corrupçao. Espero que se mantenha nesta linha!!! Votei em Bolsonaro pelo seu discurso de "nova politica" e acirrado combate à corrupção. E o que assistimos foi ele tentar "atrapalhar " quem investiga seus bandidos de estimaçao :,filhos e politicos !!! Quem nele votou exige que ele cumpra o prometido.. ou "vá para casa" !!!

  71. Carla Zabenlli printou Moro falando ok pra ficar se fosse suspensa a portaria de demissão do Sr Valeixo. Aprendeu rápido pra quem era o padalino da lei. Também cancelei a assinatura, mas vou ter q aguentar até agosto.

  72. Nosso sistema político é feito sob medida para que ladrões, bandidos e assemelhados ajam com desenvoltura. Todos sabemos disso, e o próprio Sr. Moro reconhece. Portanto, o mais virtuoso homem que já viveu, ou ainda está por nascer, nada conseguirá sendo um presidente eleito. Antes da reforma política, a mentalidade desta nação precisa ser reformada! Como?!! Nem o diabo tem essa resposta.

    1. Perfeito, Jorge. Mudar a mentalidade de nosso povo. Como?? Falamos de políticos como se eles viessem de Marte. Esquecemos que nascem em nosso meio e apenas refletem o espírito de Lei de Gerson. Haja vista o auxílio quarentena que está sendo usado (por alguns) para churrascos e festa que se gabam na internet. A desonestidade é um mal que se espalhou como o coronga, mas este certamente será neutralizado por uma vacina...

  73. Parabéns pelo dois anos da revista, mas acho que, devido a militância dos antagonistas, esse pasquim também não vai durar muito, haja vista a desistência das assinaturas que vêm ocorrendo. Eu mesmo cancelei a minha, mas sou obrigado a continuar assinante e pagando, até o mês de junho, que está logo aí, graças a Deus!

    1. Pode assinar carta capital. Q julgo seria bom para contrapor os extremos

    2. É só não lê, cumpra o seu contrato de pgto e se pique, não fará falta, gado bozista🤮🤮🤮

  74. Parabéns ao jornalista: texto primoroso. Qto ao Dr. Moro, o passado (e o presente) de seus inimigos os define. Entre eles, esquerdopatas saqueadores dos cofres públicos, Centrão oportunista e aliciador, milícia digital, procurador incompetente. Que venham. O futuro os espera, todos com o rabicó entre as pernas.

  75. Coincidentemente ao tempo de existencia de Cruzoé , como narra o texto ,após quase 2 anos , não renovarei a assinatura . E vou comemorar.....

  76. Se Moro aceitasse a ida de Ramagem no lugar de Valeixo, ai sim estaria concordando com as falcatruas de Bolsonaro. Ele saiu na hora certa para denunciar as intenções do presidente. Moro sempre trabalhou com transparência e não podia engolir mais esse sapo. Agora só resta Moro 2022.

  77. Sabino é um dos colunistas que mais admiro nesse meio tão infestado de medíocres e radicais de todos os matizes, mas lamento o tom raivoso deste artigo. Sempre admirei o juiz Moro pela sua biografia e pelo trabalho realizado na Lava Jato, mas sua saída intempestiva e voluntária (ele não foi “defenestrado”), num momento tão delicado para o país, me entristeceu e decepcionou. Mas isso não faz de mim parte de uma “milícia digital bolsonarista” nem de uma “matilha perigosa”. Simples assim.

  78. Pra mim grande parte da credibilidade do ex-ministro se foi junto com suas atitudes imaturas na saída do governo. Marcar coletiva, mostrar mensagenzinha de whatsapp e sair atirando em meio a uma crise de saúde como essa foi um desrespeito enorme com o cidadão brasileiro que elegeu este presidente. Lamentável, Moro!

    1. Igualmente achei errada a atitude de entrevista coletiva e pior, divulgação de mensagens via TV Globo, obviamente opositora de Bolsonaro. Nao apaga, entretanto, a falta de alinhamento do Presidente com seu discurso de campanha e compromissos assumidos com seu eleitor e nomeados. a atitude no meu entender deveria ter sido sair sem fazer barulho e apresentar informações somente se demandado. A assinatura de Moro na primeira exoneração, é falsidade ideológica sim!

    2. Desrespeito foi o que o Bolsovid-17 fez com o Moro ao longo de todo o período. Patifaria da grossa. Tem de denunciar, mesmo. Ficar calado é compactuar com a canalhice.

  79. Muito bom trazer de volta essas coisas porque tem gente que se comporta como se o Brasil tivesse sido inventado em 2019, outros em 2015. Só discordo com "os inimigos jamais serão amigos", pois estamos vendo o Bolsonaro cheio de amigos do "centrão só tem ladrão". Amizade é sempre condicional e situacional, e não é só em organizações criminosas que a amizade é um elo muito forte. Até em muitas empresas, a competência vale menos que o "bom relacionamento".

  80. Preciso como sempre, Sabino faz uma leitura dos acontecimentos exatamente como eu penso. Leio a Crusoé desde o primeiro exemplar e ñ costumo me manifestar, mas hoje ñ me segurei. Perfeito, Sabino!

    1. gostei muito dessa retrospectiva...parabéns pela matéria!👏👏👏👏

  81. Considero seu texto uma homenagem ao nosso grande ilustre Sergio Moro. Que Deus (e a justiça, se houver) protejam a vida e a honra do eterno juiz Moro.

  82. Comecei a acompanhar O Antagonista e classificava Diogo como "o zangado", Claudio Dantas como "o sério" e Sabino como "o irônico", principalmente durante as reuniões de pauta. Aqui, na Crusoé, Sabino é a clareza, como era também a Paula, cujos artigo fazem falta.

  83. Bolsonaro continuará sendo Presidente e Moro, de um super ministro virou motivo de comentários de todo o tipo, a maioria pejorativas. Não precisava ser assim porque a sua biografia já estava garantida e é ímpar. Quiz ele sair por cima e acabaou saindo pela porta dos fundos...

    1. Maioria?!... Sabe nada, inocente. Há pesquisa de instituto norte americano que o coloca na crista da onda. Espere e verá.

    1. Lucidez magnânima , contra fatos esvairam se argumentos odiosos.

  84. Mário, se a eleição fosse hoje, sem dúvida, Moro seria o preferido, seria páreo duro para quaisquer outros candidatos. Mas não sei o que acontece no Brasil que o presidenciável estando fora, a maioria só vê qualidades e estando dentro, os defeitos pululam e levam todo eleitor a sentir pejo e raiva! Contudo, se Moro se garante, que prossiga e espante mesmo os cães vadios que andam por aí. Uns com pedras e outros no grito! Só que isso já é outra história; já é briga de cachorro grande.

  85. Ótimo texto Sabino. Coerente, traz à tona a decepção de muitos de nós com o atual governo. Só não compreendo como, um jornalista do seu quilate, divide “bancada” com um beócio como o Mainardi.

  86. Muito bem, Sabino. Moro tem que sair atirando, pois esta é sua única defesa. Os cérebros doentes, que até outro dia o chamavam de herói, vão atacar com muita saliva no canto da boca e com dentes enormes. As pessoas de bem estarão sempre com Sérgio Moro. O resto é barulho de lunático.

  87. Aos limitados de conhecimento jurídico, como eu, cada dia mais confuso. Os 3 Poderes que deveriam se respeitar e trabalharem em harmonia, como a CF dispõe, confunde esse sofrido e descrente povo brasileiro. Simples: o Judiciário legisla e executa, o Legislativo, mais exposto, impõe um parlamentarismo enviesado e o Executivo a dar trombadas! Não é tempo de respeitarem o país e por ele trabalhar com equilíbrio, bom senso e mais responsabilidade? Ou vamos virar psicopatas enxergando conspirações?

  88. Bacana, Sabino. Sempre admiraremos Moro por sua honestidade, determinação e educação. Os ataques contra ele mostram quão atrasado e combalido está o Brasil

  89. Já escrevi neste espaço mas repensei: Governo, Congresso, STF, Igreja Universal, Rede Globo, (não necessariamente nessa ordem)... Honestamente prefiro o COVID-19, é mais democrático e menos letal!

  90. Há males que vem para o bem! Sérgio Moro sai purificado do episódio da demissão do MJSP do atual governo. Se já era imune às esquerdas por ter levado à prisão seus principais líderes por saquearem os cofres públicos e expor seu projeto de poder, acaba de ser imunizado contra a extrema direita, tão nociva quanto, haja vista seu constante flerte com o retorno do autoritarismo. O Brasil precisa de líderes honestos e justos,porém sensatos e com pleno domínio de suas faculdades mentais; um Estadista!

  91. Torço pro Moro conseguir organizar suas idéias, se defender da corja, e faço o seu, o meu recado. Se cuide MORO. Estou com vc.

  92. O combate à corrupção é fundamental mas não pode se tornar pauta única. Na política não há mitos, heróis. Já caímos nessa armadilha varias vezes. Um país não sobrevive sem um projeto amplo. Para sairmos da doença corrupção é preciso investir maciçamente em EDUCAÇÃO de qualidade. Merecemos pra ontem uma frente ampla de notáveis que ao lado do Moro, tenhamos gente como a Priscilla Cruz. Mas o comandante do grupo além de honesto tem que ter carisma e poder de mobilização para reconstrução da nação.

  93. Parabéns à Crusoé! Desejo longa vida! Sou assinante de primeira hora e não me arrependi em nenhum momento. Também sou leitor de primeira hora dO Antagonista. Ao qual também desejo longa vida. Obrigado a todos pelo excelente trabalho! Continuem firmes! O povo brasileiro de bem esperam do jornalismo o que vocês fazem aqui. Parabéns, mais uma vez!

  94. Excelente. Moro presidente do Brasil em 2022, lutando contra a impunidade, e “sem messianismos “. A luta será feroz, mas a matilha de cães raivosos será vencida.

  95. Ufa! Até que enfim uma opinião NÃO imprestável cpmo as outras desse gibizinho em adiantado estado de pasteurização!... salvou a edição, Sabino!

  96. Kkkkk Moro prevaricou ou o crime não aconteceu? E porque o “Sr Justiça do PSDB” não quer aceitar aquilo que é constitucionalmente função do presidente ao nomear o diretor da PF. Quem é o mandante do Adelio? O PCC do Ney Santos amigo do Alckmin e do Moraes? De desarmamentistas e abortistas estamos cheios. Fora Moro Trairão, aquilo que queria o “prestígio” do FHC pra lavajato.

    1. Teria prevaricado se tivesse “ficado de cócoras” para o pai de Eduardo, Carlos e Flávio Bolsonaro. Poucos teriam a atitude que Moro teve.

  97. É totalmente deplorável alguém ser atacado porque não coaduna com mal feitos . Dr.Sergio Moro é um cidadão brasileiro íntegro , justo e que realmente coloca o interesse público acima dos interesses pessoais . Não reconhecer seus valorosos atributos de caráter , seu valoroso trabalho na lava jato e o excelente trabalho que vinha realizando a frente do ministério com resultados demostrados , é saber que estamos muito longe ainda de um país melhor . Perplexo com a ignorância da maioria .

    1. Eu também me sinto desolada com fanatismo de pessoas que imaginava com certa lucidez.

  98. Na verdade o governo Bolsonaro acabou, daqui pra frente ele vai repetir Dilma, se alinhar com centrão e lotear cargos. Lula/Dilma e Bolsonaro eram tão diferentes que acabaram sendo iguais...

    1. Disse tudo. Aliás, Felipe Moura Brasil escreveu um artigo muito bom explicando o que é esquerda, o que é direita e que, nos seus extremos mais radicais, esquerda e direita se encontram... e faz o mesmo que o cleptopestismo fez.

  99. Excelente artigo Mario! Resumiu com precisão didática todo o enredo envolvendo a saída de Moro do governo, sem argumentos ideológicos ou políticos. Parabéns mais uma vez!

  100. Mário obrigada pela melhor definição do momento: " O atual presidente revelou-se uma recidiva da doença nacional". Simples assim.

    1. Maria e Pedro, vocês é que são burrros, e gado de manada. Va lamber as bolas do Bolsonaro então.

    2. Isso é um artigo de opinião, não uma notícia ou reportagem.

  101. Conforme disse Naro ( Roma teve Nero): 'Minha especialidade é matar.' Então estamos bem servidos com Naros e Bispos na Neverland.

    1. Aham... viu algum político do PSDB preso? Viu a denúncia do Maia andar? Acorda filhão.

  102. O que se sabe é que Bolsonaro não manda no governo, Moro não mandava na Justiça, quem manda no País é o Congresso, é o Maia, o David, o Pimenta, enfim essa corja imoral e inútil que foram eleitos por todos nós. O Brasil não tem jeito.

    1. E o Supremo. Não deixa Bolsonaro governar. O PT podia roubar

    1. Rubens, na realidade vc lembrou a tempo o maior entrave a qualquer governante no Brasil: o nosso Supremo que só permite o que lhe interessa. Como Rui Barbosa que se inspirou na Constituição americana pra elaborar a nossa, os nossos " supremos " deveriam se espelhar na Suprema Corte americana para seus procedimentos. Fora disso, excelente artigo que mostra que existe profissionais inteligentes em nossa imprensa (poucos, é verdade ).

    1. Somos nós, cidadãos de bem, que devemos nos manter firmes em apoiar Sergio Moro para elegê-lo presidente em 2022!

  103. O problema nacional, a corrupção, não será extirpado com a eleição de um presidente honesto. Mais que um presidente honesto, precisamos eleger um congresso com representantes sem máculas processuais e com vontade de fazer a coisa certa pelo país é seus eleitores.

  104. Acredito que as pessoas sensatas única deixarão de reconhecer a firmeza, honestidade e competência de Sérgio Moro. Espero vê-lo eleito presidente da República em 2022.

  105. Excelente matéria !! Exatamente o que penso ! Moro saiu como entrou no governo , GRANDE! Inteligente em divulgar tudo pela Globo , ficou com toda imprensa opositora de Bolsonaro do seu lado . Seria maravilhoso para Bolsonaro uma simples carta de demissão ! Não fez denúncia , apenas explicou o porquê de sua saída do governo !!! Íntegro e honesto em suas convicções!👏👏👏👏👏👏👏

    1. Moro fez bem deixar o governo da forma que fez. Era exatamente o que eu esperava dele diante da atitude do PR.

  106. Só pra entender .POR QUÊ Moro deu para o JN da rede Globolixo, que é arquiinimiga do presidente, o diálogo com a Carla Zambelli. Por que não outra emissora ?

    1. Porque a Globo tem mais abrangęncia e atinge todos os cantos do país. Depois eleiria escolher quais o SBT e a Record que recebem uma grana preta do Bolsonaro? A Band que é mais esquerdista que a própria Globo? Até a Jovem Pan é financiada por ele, jornalistas como Augusto Nunes, Zé Maria e Rodrigo Constantino mudaram totalmente o seu discurso, comprados pelo Mitö. Vcs sabem qual é a diferença entre Lula e Bolsonaro? NENHUMA .

    2. Porque a Globo foi quem pediu e tem audiência. Só isso.

    3. Porque a Globo paga bem a pessoa vendidas e sorrateiras como o Moro. Ele vai ficar muito bem para 2022, fora do pais e escondido como o traidor nacional que e’.

    4. Qual emissora Vera? Basta ver a audiência e abrangência do JN para responder sua pergunta...

  107. Fomos traídos, sim, por Bolsonaro. Votamos nele confiando num combate sem tréguas à corrupção, mas não durou muito. Estamos num beco sem saídas, pessoas honestas e determinadas são destruídas pelo Gabinete do Ódio. Não sabemos que caminho tomar, infelizmente.

  108. 👏👏👏👏👏👏👏👏 Mantenho o meu apoio total e incondicional ao Excelentíssimo, sempre juiz , Sérgio Moro. E serei um cabo eleitoral caso ele aceite o novo desafio : candidato a Presidente da República.

  109. Sabino, o Presidente não pode ter nenhum "amigo" indicado para qualquer cargo,né? Mostre para mim a lei onde isso está escrito. Mas o Toffoli pode ser indicado para o "stf" por ter sido advogado do PT. O Lewandowski pode ser indicado para o "stf" porque ia comer frango com polenta junto com a Marisa no restaurante em SB do Campo. O Marco Aurélio, porque é primo do Collor. E o A. de Moraes porque é amigo do Temer. Vão lamber sabão, vcs da Crusoé?

    1. O que vocês não estão entendendo é que a decisão do Alexnadre de Moraes é simplesmente absurda. Leiam a coluna do Guzzo na revista Oeste. https://revistaoeste.com/o-presidente-vai-continuar-presidente/

    2. Havia razão para a mudança do Diretor Geral da PF? Se havia, qual? Lula prometeu carta branca a algum desses ministros que você mencionou? O Collor fez isso? O Temer? A desinformação que vocês promovem não funciona muito bem quando a realidade é nua, crua e evidente.

    3. A CRUSOÉ ESTÁ IGUAL À JOICE E O ALEXANDRE FROTA. AGORA FAZ CAMPANHA CONTRA O BOLSONARO. QUANTO PIOR, MELHOR ??? Hilton

    4. SÉRGIO MORO, O HOMEM QUE MUDOU O MODO DE VER, DO POVO BRASILEIRO!!!!!!

    5. Mas Bolsonaro foi eleito para mudar isso e se perdeu....Está loteando os cargos com o centrão, abraçando Gilmar e Toffoli, enfim , voltamos a estaca zero no combate à corrupção

    6. Bolsonaro só precisa responder uma pergunta. Porquê mudar o diretor da PF durante essa crise humanitária

    7. Mas o combinado com Moro para ele largar 22 de magistratura e assumir o ministério, era carta branca para formar sua equipe e Bolsonaro não honrou. Pior, queria a troca claramente para acobertar sua prole. Votei em Bolsonaro, mas temos que ser justos, pois mais claro que isso impossível, Parabéns Mário, Moro precisa muito do nosso apoio.

    8. Caro Alberto, o ponto não é a indicação de uma pessoa de confiança e amigo, mas sim os interesses por trás disso.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO