DiogoMainardina ilha do desespero

Quem comanda é o vírus

27.03.20

Matei 7.300 americanos. O triplo de Pearl Harbour. Não dava para matar menos. A tabela interativa publicada por Nicholas Kristof permitia apenas 90 dias de quarentena contra a Covid-19. Movendo a seta para a direita e para a esquerda tentei salvar também o resto da humanidade, mas devo ter cometido algum erro – o dedo escorregou – e acabei matando 35 milhões de pessoas. Perdão.

As tabelas sobre a epidemia de Covid-19, com suas curvas de infectados e de mortos, sugerem que os governantes podem fazer escolhas: quarentena de 15 dias ou de 90 dias, isolamento vertical ou horizontal, testes em massa ou localizados, colapso da saúde ou colapso da economia. Mas não é assim que funciona. Nas epidemias, quem comanda é o vírus – ou a bactéria.

Jair Bolsonaro, por exemplo, planeja liberar o comércio para resgatar a economia e, com isso, tentar salvar seu mandato. Se ele fizer isso, a epidemia vai voltar mais mortal. Ele pensa que está no comando da tabela interativa e que pode alongar ou encurtar a quarentena, calculando suas perdas. A realidade, porém, é outra: é o vírus que vai alongar ou encurtar o mandato dele, independentemente de sua vontade.

A conta da Covid-19, que acompanha a tabela interativa de Nicholas Kristof, é impiedosa. Num período de dois meses, uma pessoa com gripe contamina outras 386 pessoas. Quase nenhuma vai parar no hospital. Um doente com Covid-19 contamina 99 mil pessoas, e aproximadamente 20 mil precisam ser hospitalizadas. Quem desafiar esse vírus vai perder, porque ele é mais forte.

O medo de epidemias é atávico. Está impresso em nosso DNA. Jair Bolsonaro pode fazer seus discursos, mas os brasileiros vão escapar apavorados assim que a TV mostrar o primeiro corredor lotado de hospital, com doentes arfando em seus respiradores. Nossa espécie só sobreviveu por causa disso: ela sabe quando é o caso de lutar e quando é o caso de fugir. Diante do novo coronavírus, é o caso de fugir.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. No que depender de mim, Diogo vai arranjar um outro afazer. Só sabe ser inteligente quando ataca o Lula. No resto, é só um palpiteiro metido a erudito.

  2. não adianta o presidente querer combater a irracionalidade do vírus com a sua..não interessa qual é maior..mas o vírus infecta mais, a cada um infectado , este pode infectar mais seis em escala exponencial. O presidente só conseguiu infectar 30% da população brasileira e a tendencia é que diminua pois cada dia ele promove a autofagia.

  3. Diogo, quanto você afima "Se ele fizer isso a epidemia vai voltar mais mortal". Isso é especulação e uma afirmação dessa é desonestidade intelectual.

  4. Diogo. quem está certo nesse dilema. se a própria ciência está dívida, se os países estão divididos. ok a China está certa. máscara pra quem quiser, desde que seja chinês. por favor.

  5. A DilmANTA dizia que, para ganhar as eleições, era capaz de fazer o diabo. E, de fato, fez ! O resto, todos sabemos... Agora, o capitão (mais conhecido como "cavalão", nos tempos da caserna) também quer ganhar as próximas eleições de qualquer jeito e acha que a economia é mais importante do que as vidas humanas. Parafraseando Luis F. Veríssimo, aqui, são as farsas se repetem como história !

  6. Brasil não é Europa. O clima no Brasil é quente e vários infectologistas já disseram que o vírus tem dificuldades para sobreviver abaixo de 22 graus. Suécia aplicou o isolamento vertical e o resultado é o mesmo da Dinamarca que aplicou o isolamento horizontal. Agora Dinamarca resolveu copiar a Suécia.

  7. A Itália vai entrar na posição da Grécia. É melhor voltar para o Brasil. Vovó Europa está em quarentena econômica cheio de velhos e velhas vulneráveis. Ninguém lê você aí.

  8. Perfeito seu comentário. Não existe a possibilidade de uma economia se sustentar em paralelo ao colapso Social. A hora é de ficar na moita. Nosso presidente está cavando o buraco onde ele, seus filhos, e muitos olavistas irão ser enfiados pelo eleitorado. Tudo indica que será deposto ou impichado.

    1. O eleitorado não são os leitores da Crusoé. E os jornalistas vão entrar em extinção. A tecnologia vai transformar a espécie. O velho mundo sucumb e por uma série de acontecimentos interativos. Quem viver verá.

  9. Por que colocar inverdades? Bolsonaro não está só pela liberação do comércio em geral. Ele quer liberar algumas, tentando atacar os dois problemas, de saúde e econômico. É uma contradiçã o se preocupar apenas com o lado da saúde. A questã o é que ainda não se calculou o número de mortes pelo colapso econômico e ainda assim são mortes provocadas pelo vírus. Então, a dicotomia vírus/economia não existe, é tudo uma coisa só é as consequencias são nefastas. Essa a preocupação do Presidente.

    1. o Diogo está equivocado. Mais uma vez. Lembra da candidata dos democratas? A Hilary? .... Já estava eleita! Os jornalistas querem impor a realidade da cabeça deles. Total falta de estilo.

  10. Perfeito, mas tem outro lado nisso. O rato foge de seu algoz, mas, quando encurralado, ele luta pela sua sobrevivência. Já estamos na fase da fuga. Em pouco tempo (aqui em banânia) estaremos passando necessidade e a luta vai começar. Saques e invasão de domicílios estão contratados para bem breve.

    1. Puxa, ainda bem. Ser a favor do Bolsonaro contra Haddad não significa bater palma pras merdas que ele faz, como você faz.

  11. Bolso Nero não está nem aí para os Brasileiros. Bolso Nero só se preocupa com ele mesmo e sua campanha eleitoreira para 2022. Bolso Nero usa o cargo de presidente da república para atacar a imprensa, atacar jornalistas, proferir mentiras e desinformação. Bolso Nero é incapaz de uma palavra de solidariedade e respeito aos Brasileiros que perderam seus entes queridos por causa do coronavirus. Bolso Nero NUNCA MAIS.

    1. Ela é um caso típico das técnicas da engenharia social. Vive da "realidade construída." Maquiavel pedagogo explica.

  12. Vergonhoso seu jogo de palavras e esses números que colocou aqui no seu artigo. Lamentável. Você é quem está espalhando o medo. É plausível que quem dita alguma coisa no primeiro momento é o vírus chinês, porém como ele vai se comportar pode ser muito bem controlado. A realidade é que eu e muitos aqui não gostaríamos de estar na pele de nenhum líder mundial nessa hora. É preciso fazer escolhas, às quais vão desagradar alguns é agradar outros. Trade-off, acho que conhece bem essa expressão.

    1. Silvana já já você será voluntária dos eco-suicídas. Vão concluir que é melhor se matar para limpar o planeta.

    2. Vírus Chinês? Por favor, mais compaixão pela raça Humana. Todos Nós somos responsáveis pelo que está acontecendo. O desmatamento das florestas; a extinção de inúmeras espécies; a matança de animais selvagens por prazer, esporte, ganância, ignorância, maldade, indiferença, têm como consequência o contato cada vez mais próximo e direto de humanos com animais silvestres hospedeiros de vírus e bactérias. O planeta Terra sobreviverá, mas os humanos podem vir a ser extintos.

  13. Muito triste ver os apoiadores do JB, ficarem neste joguinho de esquerda e de direita. Perdendo o bom senso, meu lema é a vida a questão economia vem depois. Nesta semana fiquei orgulhosa da Igreja católica, em manter_ se fechada mesmo JB autorizando abri_la. Enfim é hora de nós unirmos e não viver na beligerancia de JB E SEUS bananas( filhos)

    1. Os direitos humanos erraram quando protegiam apenas os bandidismo, os políticamente corretos como voce erram ao qualificar mortes, mortes iIMPIRTANTES sao as da pandemia, o resto haaa o resto e apenas mortes, gripe, suicídio,motocicletas haaa isso nao causa um golpe no Jb...

  14. Bolso louco quer matar todos os Brasileiros e salvar esse seu mandato meia boca!!! Jesus nos ajude neste momento de regeneração do planeta Terra!!!Que assim seja!!!

  15. Alguns números para entender porque tantas mortes na Lombardia: mais de 200.000 chineses vivem e trabalham em fábricas. E centenas foram para Wuhan em Janeiro

  16. NÃO ME INTERESSA SUA OPINIÃO. VOCÊ VIVE NA ITÁLIA, E NÃO CONSEGUE DETECTAR A PULSACÃO DO POVO.DEPOIS DE ILUDIR A TODOS, MARCANDO SUA POLITICA, APROVEITOU A OPORTUNIDADE DE CRIAR A REVISTA, GANHANDO DINHEIRO, JUNTANDO AOS TROCADOS DO MANHANTTAN. A PROPÓSITO, NÃO CONSEGUI CANCELAR A REVISTA. ALGUÉM ME AJUDA

  17. Correta a análise, é uma decisão muito difícil para qualquer governo, é uma doença nova, a propagação é diferente em cada população, é influenciada pela temperatura ambiente, pela umidade do ar, hábitos sociais etc.

  18. Vc está errado ! Qdo vc escreveu o livro “ minha anta é o Lula “ achei por um instante que vc fosse do nosso lado , o da direita . Me enganei . Aqui no Brasil quem comanda não eh o vírus , aqui no Brasil quem comanda eh à esquerda. Aqui quem comanda é a política suja e globalista . Vc virou a casaca , jamais assinarei novamente essa sua tendenciosa esquerdalha

  19. Ahh, Diogo! Por que é que a Crusoé não informa aos leitores a folha corrida do "doutor: Assad Hafeez, chairman da OMS. Integrante do Partido Marxista da Etiópia, um dos países mais corruptos do mundo. Nada menos que um capacho do Partido Comunista Chines e que demorou para declarar Pandemia permitindo que a mesma se alastrasse. Cadê o jornalista que aprendi a respeitar quando corajosamente combateu o Carniça. Será que vc é o novo Reinaldo Azevedo? Qual foi o seu preço, Diogo?

    1. Essa foi boa. O Velho Reinaldo Azevedo. Pode ser...o sinismo pode estar levando à acídia. Não disfarçam o SACO CHEIO.

  20. Diogo Mainardi, eu continuo querendo saber o que aconteceu com vocês todos de O Antagonista e de Crusoé: quem, de esquerda, chegou ao preço de vocês? Mas, seja quem for, quero de volta, por isso, todo o meu dinheiro que eu investi vocês. Que falta de patriotismo!

    1. Bolsominions... Estou cercado de bolsominions! Não tem como discutir com eles! Qualquer discordância com o bolsonaro é vista com mais alta traição!!! Para eles bolsonaro está acima de deus! Completamente infalível .... Tenha paciência... cada dia os bolsominions estão mais iguais aos petistas.... adorando cegamente um líder e tentando destruir tudo que se opõe

  21. jogo de mentiras, hipocrisia... tudo isso só está acontecendo pq covid19 mata rico de país rico. se estivesse matando rico de país pobre nada de quarentena, nem esse boom na tv. Lombardia é a região mais rica da Itália, logo da Europa. Lá os idosos morriam de velhice, hj, morrem de covid19. morrem na vdde pais de gente importante, e o covid19 mata rápido. não tem vacina. Qm pede quarentena, pede pq tem reserva $. já o pobre, nada muda. sistema de saúde sempre esteve colapsado, TD como antes...

    1. É verdade. Gosto muito da Ana Paula. Cadê a Ana Paula! Volte Ana Paula. Ou a Crusoé será também uma ejaculação precoce na Ilha do Jornalismo. ...Aliás.

    2. seguindo sua lógica, conclui que esse vírus é esquerdista também kkk

    1. Não. Ele não consegue disfarçar o SACO CHEIO. Deveria se aposentar. Criou a Crusoé com o Mário e se perdeu na leitura da realidade. O mundo mudou e ele não acompanhou. Leia o Alexandre Garcia.

  22. Devem-se respeitar a posição científica, médica. Os governos têm que dar condições para que a epidemia passe, inclusive a econômica.

    1. Aqui em casa sao treis médicos, minha esposa e meus dois filhos, porque será que todos devem pensar de acordo com articulistas das esquerdas, os tres bons cientistas daqui, juntos a mim que sou médico veterinário pensando em mortes em geral, e atribuindo as mesmas o mesmo peso social, somos favoráveis ao isolamento vertical. O saldo com certeza será menor. Questão MATEMÁTICA

  23. O que nenhum jornalista no planeta fala é quanto tempo o povo consegue viver sem comida moro em Porto Alegre acabou a comida o prefeito pretende quem sai de casa acho que vai dar uma M enorme.

  24. Por que não se verifica o que ocorreu em 2009 com a primeira pandemia da gripe suína? Somente o Sul e Sudeste concentraram 90% dos casos. Por que? Porque o vírus gosta de temperaturas baixas e o pico foi no inverno.

  25. Amigo desculpe, você não sabe fazer conta. Pela sua projeção bastarão 2mil casos para infectar a população inteira do Brasil, considerando-se a razao de 1 pessoa contaminar 99mil. Creio que você é mais um profeta do caos, irmanado com sínteses de catástrofes sem embasamento lógico sustentável! Te liga brother!

  26. Vamos ser sinceros, o cara lá do TALKEI entende de alguma coisa na vida? Fala a verdade! De braços com a Dilma, vão pra galera! Eita! Estamos fritos, isso sim!

    1. Tá certo que é tosco, mas de fato foi ele que comandou a sua (dele) vitória eleitoral e a correspondente derrota do PT Nenhum dos candidatos isenções chegou nem perto. Fique esperto pois desse jeito ele vai bater os fisiológicos de novo.

    2. Não esqueça que foi esse cara que quebrou o toma lá d cá na nomeação do seu ministério e montou o mais competente ministério que esse país já viu

  27. Sim, quem comanda é o vírus! Onde surgiu e como todos sabemos e já existiam alertas e estudos sobre o comércio de animais vivos/exóticos da possibilidade de um vírus ser espalhado . As práticas continuarão? Ninguém será punido ? O mundo globalizado ficará a mercê de uma prática cultural específica? Uma nova ordem mundial surgirá? Tenho inúmeras perguntas e nenhuma resposta......

    1. Amigo, quem sobreviver ao caos talvez venha a discutir como evitar a repetição de um desastre como esse. Agora, neste momento, é hora de discutir a sobrevivência. Ou vc ainda não percebeu?

    2. em tempo.... Será que essa 1° pandemia da era digital manterá a fé nas religiões ?

  28. O Brasil não é São Paulo. O problema dessas previsões é que ignoram muitos dos fatores quem não contribuem para a proliferação desse vírus. tire São Paulo e vemos o que fica. É muito pouco para parar um país. Vejam Israel e Austrália, estão bem diferentes da Europa ou de parte dos EUA. Como você Diogo está na Itália, pior situação disparado, seja sendo sensibilizado pelo entorno.

    1. Essa merda desse isolamento, esta e a aumentar o tempo de pico dessa merda, ai chega o frio e ele arrebentar

    2. O problema é que quando o fenômeno começa ele é sempre o mesmo. Os picos em diferentes lugares vão se dando espaçados no tempo. Se no Nortr e Nordeste está mais atrasado, não que dizer que não esteja para acontecer, mais cedo ou mais tarde.

    3. José, parabéns por sua análise. O que me revolta é ir em rede nacional e generalizar. Isto é um puta atestado de ignorância e inconsequência...

  29. Parabéns Diogo!!! Tô de saco cheio de escutar fanáticos por Bolsonaro ou PT. Aliás, fanático é fanático né? Pode ser PT, ou até quem elegeu Bolsonaro que nem eu né? O momento é de bom senso, coisa que falta a este animal que elegi...

    1. Concordo plenamente , não é hora de debate partidário . Infelizmente , os devotos de JB , parece que estão em campanha. O mito segue vivo.

    2. Completamente de acordo. Foco minha leitura na ciência internacional e em instituições como OMS para não me irritar com o rasteiro comentariat tupiniquim e a fala de seu guru mais perdido que cachorro caído de caminhão de mudança. No Brasil fico com o Antagonista por conta da sua visão linkada com o mundo.

  30. Excelente matéria . O certo é ; os mandatários que seguirem as orientações da OMS sobreviverão politicamente o resto deixarão de existir . Não tenho dúvida disso

  31. Crusoe, cadê a Ana Paula? Acho que os assinantes merecem uma explicação para o sumiço da mesma ou a redação transformou-se num Politburo?

    1. Sim, que falta faz a Ana Paula. A Crusoé é bem condescendente com os bajuladores do regime comunista chinês, aquele que persegue jornalistas independentes e controla a imprensa com mão de ferro. Parece que não há mais clima para jornalistas independentes neste pasquim.

    2. Diogo é a decepção derradeira dos brasileiros de bem. Lamentável sua postura, ultimamente . Antes adorava seus artigos. Agora não consigo passar do segundo parágrafo. Nojo.

    3. Escreve para a revista Oeste. Não sei se esta exclusiva para lá ou ainda poderá enviar seus textos para cá. Só sei que estou mudando para a Oeste. Cansei daqui.

  32. Uma pergunta que não quer calar: por que a China ao invés de divulgar vídeos de obras faraônicas para exibir seu desenvolvimento ao mundo, não divulga vídeos de combate ao comércio de animais vivos e exóticos nas diversas feiras no seu país, que são os causadores das últimas duas pandemias e milhares de mortes no mundo?

    1. Amigo, se vc não percebeu, a China, diante do sério problema que criou para si mesmo, não brincou em serviço. Está resolvendo a situação de forma muito mais eficiente que muitos dos líderes falastrões ocidentais. Tem hora para fazer propaganda e hora para agir. Os chineses estão mostrando que sabem discernir quando é o momento certo para cada coisa.

    2. Chineses sendo chineses.Cada vez mais, mundo afora... Quem sobreviver não verá.

  33. Quando leio certos articulistas, penso que o mundo vai acabar, e além do mais, não somos nada parecidos com a Itália, não se pode esperar muito de quem elegeu Berlusconi.

    1. Não somos nada parecidos com (a baderna, a corrupção e a inconsequência da) Itália? Kkkkkkkk

  34. o velhíssimo ditado se aplica: se correr o bicho pega... É meio estúpido mas já que não se pode fazer nada vou continuar vivendo sem alterar um pingo da rotina. Afinal vou morrer ou do vírus, ou de fome, ou de sei lá o que. Mas isso é definitivo...

    1. Melhor síntese da situação! Mas entre o gado bozonista essa ficha ainda não caiu. Por outro lado o guru deles já começa a dar sinais de que diante desse vírus não vai ter como "mitar". Ou ele entende e reage como adulto ou pode definitivamente dar adeus a 2022.

  35. Mais um na torcida pelo vírus.Histeria. 10 ciência e credibilidade 0.Os números citados são fantasiosos, a fonte deve ser o motorista do ubet

  36. Eu estou começando a entender que esse vírus veio para ficar. É um amiguinho novo no playground que a gente vai ter que aprender a conviver com ele porque ele não vai embora não! Estúpido, grosseiro, adora judiar dos indefesos mas não tem jeito. Ele está aí adaptado. Se nós não tivermos a vacina, véio, eu, por exemplo estou condenado a viver de quarentena, senão eu pego ele com meu pulmãozinho de merda... Um dia desses, mais cedo ou mais tarde, eu serei infectado ...

  37. O melhor para Bolsonaro seria ordenar o isolamento total de acordo com as orientações dos "especialistas", mas deixar claro que sua posição pessoal é contra. O vírus não vai parar mesmo.

  38. Diogo, estou na dúvida, vocês não têm ideia do que ocorre nos EUA (incompetência) ou estão, deliberadamente escondendo, para preservar Donald Trump, republicanos e FoxNews (desonestidade)? Como vocês podem proteger aqueles fascínoras?

    1. Mario Sabino. Você não usa o seu sobrenome, mas já descobri que é você .Quem escreveria tão sabiamente aqui nos comentários?????

    2. Concordo, Mário. As máscaras inevitavelmente cairão, uma por uma.

    3. Um dos efeitos positivos desse vírus parece que será a "linha de terra" que estabelecerá no mundo, reduzindo essa absurda alavancagem de "verdades virtuais" forçada durante a última década por sinistros gurus desse mundo virtual.

    1. mas ele não vai embora! Veio pra ficar. É o "novo" corona virus. uma hora ele vai nos pegar....

  39. Infelizmente a verdade verdadeira, incrível mas isso existe, só saberemos de fato, talvez, anos após cessar todo esse embroglio criado por essa criatura invisível. Que até lá, possamos continuar vivendo...

  40. Você está se deixando levar pelo que ocorre na Itália. Só que o clima é diferente, a faixa etária média da população é diferente e o principal: os chineses ainda não compraram regiões do Brasil.

  41. Sim, os vírus estão no comando, tanto o corona como o comuna. Sobre este último, nenhum jornalista toca no assunto; é a auto-censura, além da censura ao vivo e a cores (que também não é noticia para nossos jornalistas isentos). No Brasil, o comuna-vírus já infectou consciências de políticos, empresários e jornalistas. Mas a obsessão é o presidente da república. Parabéns, Mainardi! Você está ajudando a matar o jornalismo também.

    1. Falidos também entram em depressão, podem ficar dependentes de álcool ou outras drogas, se suicidam. Eu fico com com a imagem perfeita do Winston Ling, do avião em pane que precisa reacomodar os passageiros para ganhar estabilidade e evitar a queda quando os motores forem religados. Como ninguém aceitava a sugestão o comandante disse "Continuem discutindo mas devo avisar que abaixo de mil pés não adianta mais religar os motores".

    2. Eu fico com a síntese da Maria, acima, que resumiu bem o pensamento do Mainardi: -"Falidos se reerguem. Mortos ficam deitados eternamente". Escolha o seu lado!

  42. Para Mainardi, tenho 67 anos sou fumante tenho renite, desde Dezembro sai para um monte de lugares, moro no litoral encontrei com várias pessoas moro com minha irmã que é pouco mais nova e estamos super bem, esta semana por conta desta merda de informação dirigida para acabar com manifestações no mundo todo, fui fazer compras e estocar comida, mas não tenho medo acho que é uma grande mentira!

    1. Falta só abraçar Diogo e Mário, pra fechar o circuito.

  43. A orientação é colocar a culpa no covid, toda e qualquer morte. Na realidade existe um pänico geral associado que precisa ser enfrentado. Medidas sensatas farão menos mal as pessoas do que o covid.

  44. O título diz tudo. Quem comanda é o vírus. Quem sofrerá com as milhares de mortes é o POVÃO. A casta dos 3 poderes absolutistas terão leitos e respiradores. Certo ?

  45. Obviamente que a tua mente brilhante sabe que as Mortes decorrentes do caos economico e social , decorrente de uma quarentena total por mais de duas semanas , em um Pais pobre como o nosso , sao infinitamentes maiores que as mortes decorrentes do virus chines.

    1. Será? Diante das mais catastróficas situações o Homem sempre se reergueu. Mas depois da morte, nenhum homem normal jamais se levantou novamente.

    2. Duas semanas? O Guedes tem caixa para dois meses, no mínimo. Preste atenção ao que têm sido dito pelos Ministérios. Estão todos desfazendo a maluquice da quarentena vertical! O PR está falando sozinho, quando se trata de manobra política.

  46. Alguns numeros da entrevista coletiva do Ministerio da Saude: 3,417 casos 92 obitos - 2,7% Taxa de Mortalidade: RJ - 2,00% SP - 5,6% PR - 1,7% SC - 0,7% RS - 1,0 % Dos 92 obitos, 35%eram mulheres e 65% eram homens. Faixa etaria; 20 a 30 anos - 3 40 a 59 anos - 6 Acima de 60 anos - 76 (86%) Abaixo de 20 anos, não morreu ninguem. 85% apresentavam doenças pré -existentes 47 - Cardiopatia 34 - Diabetes 40 - Pulmão 10 - Rim 9 - Imunodepressão 6 - Neuropatia 3 - Asma 3 - Figado Na ultima seman

    1. Paulo, você não entendeu, ou finge que não entendeu que, quando o sistema colapsar, unha encravada vai matar?

    2. Acho que o melhor indicador é o percentual de hospitalizações entre os casos registrados. Ontem passava um pouco de 10%. Este percentual, se for muito alto, é que pode levar ao colapso.

  47. Diogo, pelamordeDeus, vc é sensato. Essas simulações de mortes de milhões são furadas. Veja o www.dailywire.com. entrev bom Neil Ferguson. Outra na Spectator com John Lee, também disponível na Dailywire. POR FAVOR LEIA AS 2 DIOGO. VC É DOS ÚLTIMOS HONESTOS. Não caia na onda vermelha contra o capitalismo ocidental.

    1. O problema meu amigo é que o Diogo Mainardi é um assalariado da Globolixo.

  48. Eu até acreditei no Bolsonaro quando ele falou para pensar na economia, mas quando vi na TV morrer 969 italianos em 24 horas, mudei de ideia. Melhor comer baratas e gafanhotos no Natal, do que perder tios, pais e avós num mês meus e de todos meus vizinhos numa temporada só . E a gente estava acostumado com inflação diária e preços subindo, outrora, seguidamente nos mercados, nos adaptamos a pobreza novamente mas não a morte por tonelada.

  49. excelente, mas para lembrar nossos corredores sempre estão lotados, no Brasil sempre foi e será assim, nem político vai resolver problema da saúde.

    1. Sábias palavras. O pior vírus é o da manipulação das massas.

  50. "Salvar vidas e destruir a economia ou salvar a economia e deixar a população morrer'...e assim caminha a humanidade, um passo a frente e três pra traz!

  51. eu, na mão do vírus? eu mesmo, não... mas tudo bem por vc pensar diferente... afinal, somos todos diferentes... agora, dar valor à uma curva teórica da tabela interativa , criada em lab é pra poucos... 1 pessoa contaminar 99mil é chocante... Vc está entre esses poucos. Eu, não...

  52. Fica na Itália Diogo, faça as suas previsões para eles, os brasileiros terá capacidade de sobreviver nesses momentos de crise do vírus chinês, a sua sabedoria não pode omitir que superamos H1N1, SARS, e outros. Deus é brasileiro?

  53. Não sei o que dizer! Estou mais para IMBECIL e apavorado pelo VÍRUS e pela ECONOMIA. Este é o caso de " SE CORRER O BICHO PEGA SE FICAR O BICHO COME!" Estamos nas mãos de Deus. O s ateus diriam nas mãos do virus.Simples assim. Resseta passa o antivírus, não dá! FAIÔ TUDIN

  54. Falou o vidente azarão! O Brasil é completamente diferente da Itália Veja o RJ que a saúde é o caos, mais faz calor e SP está situação muito pior! Vc está torcendo para quanto pior melhor!

  55. Fugir pra onde???? Se o governo passado não tivesse nós roubado tanto , nós teríamos uma economia mais sólida e ficar mais tranquilos na quarentena!

    1. Exatamente, cadê os viloes? Zé Dirceu, lulaladrao, hadadi, Ciro. Jaquesvagner,.... TUDO escondido tomando seu vinho de milhões enquanto nòs desempregados buscamos forças em Deus para enfrentarmos esse vírus e sustentarmos nossas familias.

  56. Voces já pararam pra pensar na quantidade de mortos pela quebradeira que teremos neste país? Será que dá para alguém propor visões diferentes para o Brasil que não é uma Italia, nem EUA, nem China, nem Brasil? Já pensaram que na hipótese de um caos civil por falta de empregos, saques de supermercados etc. O que a OMS propõe ao mundo não será a mesma da piada da média em que 0 graus na cabeça e 74 gras nos pés estamos na média em 37 graus e está tudo certo. Permitam o contraritório e o seu debat

  57. "Quem tem fome tem pressa”, dizia Betinho, irmão do cartunista Henfil, não há contestação a essa realidade. Onde todos se acham "çábios"(sic), vamos aguardar então os resultados finais da pandemia. Acredito que o Osmar Terra, que enfrentou o H1N1 como secretário de saúde do RS em 2008, tenha mais experiência que a maioria, pra não dizer que todos esses jornalistas de achismos, governadores e prefeitos atuais. Aguardemos o final da pandemia da COVID-19.

    1. Muito correto Paulo. Todos sabem que se deve separar o grupo de idosos dos não idosos. Neste caso de manipulação do DNA, com produção de quimeras, já em 2005 se sabia do alto risco face a grande mutabilidade. Mas quem manda é o sistema imunológico receptor. De achismos estão repletos os jornais. A eles, a curva de Gaus.

    2. Não dá para se comparar a taxa de contágio e letalidade do H1N1 com o que já se sabe do Covid.

  58. Diogo , sua bola de cristal desta feita não funcionará ! Brasil não e' Itália , somos um país de jovens , temperatura quente e vocês tem o papa Argentino mais fajuto impossível e nós temos DEUS QUE E' Brasileiro sim senhor !

    1. o Brasil é grande por natureza e ainda tem muito a ensinar para o mundo... quer alguns poucos brasileiros continuem que temos a síndrome do vira-lata ou não... o importante é que a maioria já sabe: Somos Grandes! Somos o país do presente.

    2. Se Deus existisse, seria bom. iria deixar todos os meus problemas nas mãos Dele.

    3. Esse é eleitor de carteirinha do Palhaço Gripinha

  59. Continuo com o raciocínio do Ministro da saúde, quando chegar a hora de fechar tudo vamos fazer, Sao Paulo vai reabrir 7 de abril, Será? Brasília fechou tudo em princípio de março, quando vai reabrir. Teremos que fechar tudo , Governadores e Prefeitos afoitos por votos atropelaram tudo.Teremos o que reabrir? A Federação ainda existirá de fato ou teremos só o Governo Central pagando a conta?

    1. Com os políticos que temos no momento (governadores, deputados, senadores e governo federal), estamos todos ferrados, vai morrer gente a rodo. Espero que após essa pandemia o povo acorde para o fato de que não existe salvador da pátria. Seja de esquerda ou direita.

  60. O governo e carreira de Bozo acabaram, em 15/3. A sandice de querer abrir o comércio não produzirá grandes danos à saúde, pelo simples fato de que ninguém vai sair pra comprar, seja por medo do vírus ou da crise que está por vir. Mas, ele vai ter que matar no peito uma crise muito maior do que a que a anta legou a Temer. Histórico de atleta não resolverá nesse caso.

  61. Já que a coluna menciona comando, em breve veremos: EXCLUSIVO! Diogo Mainardi assume comando do semanal Manhattan Connection na GloboNews diretamente de Veneza na Itália, tendo ao seu lado Mario Sabino falando sobre todos os livros e autores que leu. Em conexão simultânea, direto de Cuba, Felipe Moura ex-Brasil falando sobre políticos e regimes que deram certo. Por este motivo, o semanário Crusoé será extinto, mas toda a equipe de reportagem passará a integrar a equipe da GloboNews.

  62. A taxa de hospitalização não está em 20%, está mais pra 3%. Sobe entretanto para 53% par pessoas acima de 75 anos. Próximo de zero para pessoas com menos de 19 anos.

    1. Sr Palhaço Bozo, tua conta está completamente furada. Tx de hospitalização quer dizer quantos ficam internados dos que FORAM AO HOSPITAL E TESTARAM POSITIVO. A grande maioria nem pega nem apresenta sintomas . Matemática básica mas não interessa pra vc pois não gera pânico

    2. Tens razão, mas ainda sim é deverás preocupante. façamos um calculo: 200 milhoes de habitantes no Brasil, vamos torcer para só metade disso se contaminar (100 milhões), então temos 3 milhões de hospitalizações num período curto de 30 dias? Qual será a mágica para resolver o problema?

    1. Peste Negra (50 milhões de mortos), Tuberculose (1 bilhão de mortos de 1850 a 1950) , Tifo (3 milhões de mortos entre 1918 a 1922), cólera (centenas de milhares de mortos) Lepra, febre maculosa, meningite, ..............., etc.

  63. Sério Diogo!? ...”mas os brasileiros vão escapar apavorados assim que a TV mostrar o primeiro (risos) corredor lotado de hospitais...” Por onde você andou nos últimos anos? É só uma pergunta.

    1. Ele não conhece os corredores dos hospitais de Sergipe kkkkk

    2. Brincadeiras a parte, o fato dos hospitais já estarem lotados só aumenta o tamanho do nosso problema.

    3. Ele não conhece os hospitais do Rio de Janeiro e outras capitais?

  64. Se fizer isolamento dos idosos com problemas respiratórios a sério e deixar os mais jovens trabalhar vamos vencer esta epidemia. O problema de quem não isolar seus idosos doentes será a morte deles. O Brasil tem os motoristas de caminhão, a policia, os médicos, enfermeiros, pessoal de apoio dos hospitais, etc todos trabalhando e ao mesmo tempo tentando se proteger do vírus, e os que não conseguiram ou relaxaram essa proteção estão infectados e uma pequena parte deste grupo morreu. E as favelas?

    1. Acabou de ser divulgada a morte de uma adolescente de 16 anos.

    2. Idosos, diabéticos, hipertensos... e vai isolar como, cara-pálida? Trancar o vovô no banheiro pra não ter contato com quem chega da rua? Como você bem colocou, como fica na favela onde moram 10 pessoas em 2 ou 3 cômodos? Ser do contra é fácil, na prática tem que deixar com quem é especialista!

  65. O povo está intranquilo, não vai trabalhar sossegado com os vírus à espreita. O Bolsonaro entende que é mais importante salvar a economia, do que salvar vidas, mas quando as primeiras mortes começarem a ocorrer nas pequenas cidades deste País enorme, onde não há infraestrutura hosp. adequada nem p/ atender os casos do dia-a-dia, a informação vai circular rapidamente c/ tristeza e palavras de revolta, de boca em boca, s/ subterfúgios. Aí, ele vai ser execrado como nenhum presidente jamais o foi.

  66. Discordo do seu raciocínio. Todos os vírus podem ou não ser letais, isto irá depender do individuo. Só o sistema imunológico é capaz de vencer qualquer vírus até que haja uma vacina. Neste caso, levará no mínimo 2 anos! Segundo a OMS, 90% da população será contaminada. Será impossível manter uma população confinada por muito tempo. A fome chegará e o caos se instalará, somos animais! É a sobrevivência da espécie, fortes e preparados irão sobreviver, simples assim. O SUS sempre foi um colapso

    1. JUMENTO! O confinamento se deve para que o número de pessoas buscando auxilio médico seja de uma intensidade suportável pelo sistema de saúde do país. Esse vírus tem alto grau de contagio e um numero maior de casos graves. Se metade da população pegar o vírus em um único mês haverá milhares de mortes NÃO pelo vírus, mas sim por falta de atendimento, leitos, respiradores, uti's e etc... capiche?

  67. ciranda cirandinha vamos todos cirandar vamos dar a meia volta volta e meia vamos dar o anel que tu me deste era vidro e se quebrou o amor que tu me tinhas era pouco e se acabou!

  68. Meu delírio bacaninha: já pensou se eu acordasse amanhã e soubesse que todos os mandatários vagabundo do meu país tipo Collor Sarney própolis de seus nulas juízes desembargadores todos esses lixos desses mandatários que desviaram dinheiro que fizeram corrupção que fizeram injustiça estivessem todos mortos. aí ai ai ahhhh ahhhh !

    1. A fila é longa e extensa....a alma mais desonesta do mundo vai primeiro

    2. Esqueceu do bolsoasno, seus filhos e seus amigos milicianos

  69. TEXTO CHATO E IMBECIL. Por isso cancelei essa porcaria, mas obrigam a gente a pagar até fechar o ano. Vejam se isso é uma análise decente da situação...um monte de bobagens, exageros, emoção boçal. Medíocre!

    1. Aí burrão, se cancelou porque não gostas, o que fazes por aqui? Te manda, saí fora, passa.

  70. Concordo. Estamos numa guera contra inimigo invisível. A melhor forma de combater é recuarmos aos nossos bunkers... Sucede que bilhões de pessoas não terão bunkers para sobreviver.

  71. Quer dizer que países como a Suécia, os Países Baixos, o México, os EUA querem matar sua população, tipo eliminação seletiva, sobrevivem os mais fortes... O vírus é oportunista mas não mata por si só! O que mata são as comorbidades, a debilidade do sistema imunológico. O que salva é a imunidade adquirida por exposição ao vírus.

    1. Ok,mas vamos nos infectar em um ritmo mais lento , que vai ser menos trágico

    2. EDOUARD. Trump é bem parecido com o Bolsonaro em uma coisa, vive arrotando A mas acaba sempre seguindo na linha do B. Lá ele menosprezou o vírus igual o Bolsonaro, mas está seguindo firme na aceitação de 4 a 6 semanas de isolamento social horizontal e ainda liberou um pacote de 2 trilhões de dólares que irá custear os trabalhadores e empresários por um período de 1 a 2 meses. Nosso presidente fez o mesmo aqui? pois até agora não me parece q seja o caso.

  72. "Isolamento preventivo, mas solidariedade. Temos que sair da crise ainda humanos, se não, não vale a pena sobreviver" (Leando Karnal). Muita gente está se esquecendo disso, e rumando para aquilo que Einstein preconizou seria a Quarta Guerra mundial , na base de pedras e paus!

  73. O futuro que se avizinha me causa emoções conflitantes. Tristeza profunda pela morte e dor de milhares de inocentes e um prazer enorme de ver inúmeros boçais desmascarados. Não vai demorar.

  74. Pois é, Diogo, até agora os únicos 3 países cujos líderes alardearam descobrir a cura pra Covid são a Coréia do Norte, Cuba e Brasil.

    1. puta qui o paril se a gente não se é católica numa hora como essa

  75. Larga de ser desonesto Mainardi. Esses painéis estatísticos cheios de erros, assim como o IPCC só trazem a desesperança com dados imaginários. Como calcular mortalidade se não testamos todo mundo? Claro que o vírus mata menos do que se imagina pois o número de infectados é muito maior do que o número de testados. Vc só manifesta seu ódio pelo presidente e pelos brasileiros que não querem ser subordinados as loucuras e mentiras da OMS.

    1. Ok André. Todo o mundo, especialistas inclusos, estão errados. Você e o Presidente estão certos. O que mais dizer?

  76. Concordo com você, Mainardi, mas tomara que estejamos enganados. Sou católica e rezo muito por nós todos. Fique bem, junto à família, todos quietinhos em casa.

  77. quem é o culpado disso tudo não é o povo não é o jair---o chefe da guerra usa essa arma virus há muito tempo e, foi aprimorando--a--gripe h1n1 nessa época estava fazendo um curso sobre literatura infantil na unesp--sala lotada e muitas pessoas gripadas - não peguei nas muitas pessoas foram internadas e morreram--e ai???

    1. E aí que você é mais uma ignorante, provavelmente mal-intencionada, também.

  78. Brilhante análise: é o vírus definindo o ciclo de vida dos mandatos, amei! Torço que também chacoalhe os ciclos dos outros Poderes! A propósito, sua Boa análise acaba de alongar a curva da minha disposição com a imprensa.

  79. Caro Diogo, faltou você considerar que quem manda no planeta somos nós. O vírus sem dúvida é muito perigoso, mas nossa espécie não chegou até aqui à toa.( embora o número de imbecís aumente todo ano) Acho que se merecermos continuar aqui não tenho dúvidas que encontraremos uma vacina ou medicação.(Embora eu te admire vc não é o único se pensante) tem muita gente boa trabalhando para resolver isso é tenho fé na raça humana. Quem não tem que suma.

    1. Quem manda no planeta é a natureza. O tempo de sobrevivência da espécie, para a natureza, é insignificante. Um pouco mais de humildade seria bom para todos nos.

  80. Diogo, estas acovardado diante da pandemia na Itália, onde resides. Nós não precisamos de fujões: nós precisamos de capitães da indústria ou generais se alguns preferirem. Está faltando álcool gel em todas as grandes redes de supermercados e farmácias, onde está o esforço de guerra para evitar isso no maior produtor de álcool dos arredores. Ventilador pulmonar para UTIs do SUS - precisamos importar da China. Máscaras precisamos importar da China em um dos países maiores produtores de celulose.

  81. Concordo com quase tudo. Agora, com quarentena ou sem quarentena, o vírus vai cumprir seu papel. Ele se dissemina. Ele se multiplica. Com ou sem quarentena. "Quem comanda é o vírus".

  82. Diogo, capitão bozomerda já sabe que o "governo" já vai para o espaço com as rachadinhas. Aparecerão dezenas de depósitos na santa do pau oco amasiada com o Capitão Aberração. Grande filho da puta

    1. A França é melhor? Desde quando? Vá estudar, imbecil, e ver que onde eles puseram a mão só virou merda. Mude-se para lá, é o lugar perfeito para socialistas.

    2. Ô Teta, não seja ignorante. A França é muito melhor que o Brasil.

    3. Simples, mude de país, vá para a França onde todos os socialistas se encontram

    1. Edilza. E torço para esse vírus 🦠não gostar de políticos.

    2. nossa esperança é que ele não goste de pagode nem de baile funk

    1. Tem muita gente com fome é em Brasília, fome de poder e do dindim do povo!

    2. O que mata mais é a defesa de uma ideologia. As medidas restritivas em São Paulo começaram a três dias, e os defensores do presidente falam em fome generalizada.

    1. Diante dessa pandemia o pânico é natural. Se tivéssemos um líder, caberia a ele passar segurança e tranquilidade à população e não ficar gritando que o mundo vai acabar se não matarmos nossos entes queridos.

  83. Ninguém sabe as reais intenções desse virus. Talvez a matança em massa seja só um disfarce para um revolução dos costumes , idéias e teorias no mundo.Todas as eras da Humanidade sempre tiveram marcos separatórios, o vírus pode ser o agente de uma nova era para uma humanidade que não consegue sair do circulo vicioso.

    1. Acho que você está confundindo o Sócrates que pensava e refletia com o Sócrates que chutava, normal, mas não Descartes a oportunidade de conhecer também o primeiro, assim não vai mais ficar tão Confúcio!

    2. Desculpe, Maria, não quis menosprezar seu comentário. Mas conjecturar é "chutar", ou não?

    3. Rodrigo , não se trata de chute, mas acho que não adianta explicar para você o que é reflexão e o que é metáfora, acho que você nunca passou nem perto de um livro de filosofia!

    4. O vírus não tem intenção nenhuma, quem tem intenção são as pessoas.

    5. Se for para entrar no campo do "chute", então chuto que o vírus foi o álibi para instaurar o pânico. E o pânico o meio para induzir medidas cujas consequências podem ser desastrosas. Estas medidas sim podem causar mudanças em escala global e o advento de uma "nova era". Parece que pouca gente, até agora, se atentou para as possíveis consequências da enxurrada de dinheiro que EUA e G20 decidiram despejar na economia. Já existia um excesso de liquidez e resolveram despejar ainda mais dinheiro.

  84. O ser humano só acredita naquilo que vê. Óbvio que não dá pra ver o vírus. Neste caso, vê-se as consequências do vírus. E é aí que está a questão: trancafiar na marra uma população que não está vendo consequências nenhuma do vírus: nem parentes doentes, nem conhecidos doentes. Nada! Chamou [a minha] atenção a fala do governador do MT de que cidades pequenas sem nenhum infectado estão paradas. Pra quê?! Isso é loucura! Ou uma tentativa de instaurar o terror na sociedade.

    1. Fernando, o que deveria ser feito é justamente aquilo que não está sendo feito: testes. 🤷‍♂️

    2. Há 15 dias a Covid matava centenas na Europa e os presidentes de dois países faziam pouco da doença. As pequenas cidades podem ir pro mesmo caminho, fazer pouco da doença e correr atrás depois, ou já ir adotando medidas pra se precaver.

    3. Se eles nãlo estão vendo consequências nenhuma do vìrus, devem morar em outro planeta. Agora, se não conseguem aprender vendo o sofrimento de outras pessoas, que não parentes, aí é outra coisa.

  85. Brilhante seu artigo Diogo! Se correr o bicho pega e você morre, se ficar o bicho come, e você morre. Nao há luz hoje no fim do túnel!

    1. Não há como evitar a crise econômica. Alguém acha que se o comércio abrir todos irão correndo fazer compras. Os funcionários não terão medo de ir trabalhar? Vamos comprar carros, roupas,? Não há como evitar a crise econômica. Todos temos medo do futuro.

  86. Siga seu raciocínio, Diogo, e diga quantas pessoas deveriam ter sido mortas na China? Perdeu, malandro. Vai espalhar pânico na italia. Fique aí mesmo. Não fuja pra cá.

  87. Estas projeções e extrapolações estão apoiadas em hipóteses não comprováveis. Para se tornarem verdadeiras (e confiáveis) se faz necessário testar TODA população, o que é impossível. Não se pode comprovar a taxa de transmissão do vírus, que pode ser muito maior (ou menor) e portanto concluir seu grau de letalidade.

    1. E o que significa o colapso da rede hospitalar nos países já atingidos? E fake? Não se viu isso com H1N1.

    2. Se, vendo na itália quase mil mortes por dia, não provou a letalidade do vírus, não sei o que provaria.

    3. Como não fizemos os testes necessários e nem iremos fazer, sua sugestão é deixar rolar para testarmos as hipóteses em tempo real? Sugiro vc pegar sua familia toda e de todos que pensam como vc e irem para as ruas. Depois vcs contam os seus mortos e nos dizem se a projeção estava certa ou errada.

  88. Muito bom, Diogo. O isolamento social é fundamental. Agora, imagine ter que lutar contra certa burocracia que coloca a economia, a qualquer custo, à frente da vida e da saúde pública. Bolsonaro dá a impressão de viver numa bolha ou universo paralelo. O momento não é para discursos vazios, mas para ação pronta e eficaz.

    1. Não existe ação pronta e eficaz para o caso, infelizmente.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO