A campanha contra Mandetta

27.03.20

Uma ala do Planalto olha atravessado para o ministro Luiz Henrique Mandetta por entender que ele é mais afinado com o Centrão e com Rodrigo Maia do que propriamente com Jair Bolsonaro. Esse é o pano de fundo do estresse na relação na semana passada. Até hoje não falta quem buzine essa história no ouvido do presidente. A campanha parte, especialmente, dos que trabalham para que a cadeira do ministro, filiado ao DEM, seja assumida pelo presidente da Anvisa, o contra-almirante Antonio Barra Torres, visto como mais alinhado às ideias de Bolsonaro. Sentindo o bafo, nos últimos dias Mandetta já tratou de equalizar seu discurso para não parecer que está batendo de frente com o chefe.

Carolina Antunes/PRCarolina Antunes/PRMandetta: entre Bolsonaro e o Centrão

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Deve estar fazendo uma grande ginástica, pois é muito difícil equalizar o discurso e ter que manter as ações (cientificamente recomendáveis). Este assunto não é futebol, onde qualquer um se julga técnico.

  2. Bolsonara fala algumas Bobagens, mas não é burro e muito menos idiota como vcs da imprensa. Mandetta e Moro não serão demitidos , esses dois são o carro guia deste governo e da futura reeleição do presidente. Então parem de postar bobagens, deixem as bobagens para o presidente.

  3. Eu creio que este Ministro é uma pessoa equilibrada, sensata, em princípio honesta e que tem feito um trabalho brilhante a frente da pandemia que estamos vivendo. Faz parte do governo onde existem outros tão significativos quanto ele.

  4. Muito tititi , muita fofoca contraproducente . Toda hora existe estas histórias , Bolsonaro frita , Mouro , Guedes agora Mandetta , amanhã serão outros ministros . Parece mais matéria daquela revista "CARAS " acho que nem existe mais rs , espero que não . No meio desta baita crise , não tem sentido mandar o ministro da saúde embora . Deixa o pessoal trabalhar e produzam matérias mais interessantes . Obrigado

  5. Especulações sobre crises e demissões ministeriais povoam desde sempre o imaginário da imprensa brasileira. O ministro Mandetta exerce suas funções com extrema dedicação e competência e passados dois ou três dias os jornais nunca reconhecem o erro de suas previsões malucas. Ou seria torcida?

  6. Nã está muito difícil para saber o que está acontecendo: Bolsonaro montou um ministério extremamente competente.......Quando seus ministros começam a aparecer , parece que ele fica enciumado..... Já bateu com o Paulo Guedes, com o Moro , e agora com o Mandetta.... Muito triste isso......!!!!! Burrice acima de tudo ......!!!!

  7. Nem acredito. Espero que o presidente demita estes incompetentes que fazem estas tiradas. Nunca houve um Ministro da Saude tao competente no Brasil.

  8. Qual é a experiência de Mandetta como gestor em crises epidêmicas ????????? De outra parte, outro ex-Ministro que hoje retornou à Câmara e sempre foi alinhado com o governo, poderá voltar. Ele é medico e foi o gestor como Secretário da Saúde do Rio Grande do Sul em várias crises anteriores, entre as quais o H1N1. Se saiu muito bem. Conhece mais do que Mandetta os caminhos históricos destas epidemias. Seria o técnico certo para o Ministério da Saúde !!!

    1. Mandetta está fazendo um excelente trabalho.Nao vejo nem porquê a necessidade de comentar sobre a possibilidade de um outro Ministro em seu lugar.

  9. A despeito que concordo, em parte, com Bolsonaro, sobre a análise pontual das restrições de circulação, impostas à população, mas não é hora de se falar em alinhamento com A, B ou C. Mandetta não faz parte do Ministério Técnico de Bolsonaro???? Então, sigam a orientação do Ministro .Se fizerem disso uma guerra política e Mandetta tiver que sair, também tô fora. Deixarei de defender Bolsonaro. Parece coisa dos três patetas ( os filhos)

    1. Concordo plenamente ,agora é hora de pensar nos brasileiros e nas consequências que um passo mal dado pode ocorrer , o ministro tem se mostrado coerente, vejo agora que muitos estão se preocupando com as eleições de 2022 ,vejo isso uma demonstração de quão canalhas eles são !!!

  10. Caso alguém próximo ao Pres. leia os comentários: deixem o Min Mandetta trabalhar em paz! Ele tem feito um excelente trabalho, a clareza e objetividade de suas falas nos acalmam. O Pres. só tem a ganhar com esse belo desempenho. Afinal, foi dele a indicação. Eh só baixar a guarda! A luz de um jamais vai apagar a do outro. Se tem que ouvir alguém, que ouça a voz da experiência!

  11. Ministro altamente competente . Bolsonaro estará dando um tiro no peito , nem no pé , se retirar justamente quem entende , tem bom senso , valoriza a ciência e tem a coragem de falar que a solução para um Brasil tão complexo e diferente não é a mesma em todos os estados e municípios . O problema é que tanto Bolsonaro como diversos Governadores quem assumir um protagonismo que neste momentos é do Ministro da Saúde !!

    1. Insubstituível. Melhor e mais competente ministro da história.

    2. Sim, insubsttuivel. Melhor e mais competente Ministro da história. Nao gosto do DEm, mas do ministro sim. Ser filiado nao tem nada demais!

  12. É um Ministro competente. Lidar com esta turma de Brasília é uma carga muito pesada para qualquer cristão. Se diverge do Bolsonaro ou não é outra conversa porque afinal o Mandetta é médico !!!

  13. Vocês imaginam uma situação. Publicam. Só se tiverem um quinta coluna dentro do Palácio, o que seria imoral. Que tal um espião maldoso dentro da casa de vocês?

  14. manterá começou a cair no dia q um jornalista perguntou a Bolsonaro na sua saída do Palácio se ele achava q o ministro, pelo seu trabalho estava se tornando mais importante do q ele. Ai a mérda comecou.

  15. Olham atravessado para o Ministro Mandetta porque ele é competente e 'normal'. Tonho da Lua, por ser tatã e incompetente, tem pavor de gente que não é fofoqueira e que mostra serviço.

  16. Esse pessoal não aprende. No começo do ano passado, para a extrema imprensa, o grande inimigo do Mito era o Mourão, depois passou a ser o Mouro, agora é o Mandeta. Basta alguém do governo se destacar para virar, segundo a extrema imprensa, adversário político do presidente. Será que vocês não perceberam que esse tipo de jogada não deu certo?

    1. Concordo tbem. Sempre achando alguém contra. vão te catar.

    2. Concordo. Parece ser informação em baixa, criatividade em alta, jornalismo em falta.

    1. Parem com essa conspiração maçônica de Mourão já é vamos pensar no que fazer para ajudar a população e fazer com que a economia volte ao normal.

  17. O Ministro é talentoso, mas, Bolsonaro é bem informado, sabe classificar as fontes e driblar as intrigas, aproveitando, amenizando ou extirpando.

  18. não há riscos: nosso povo é acostumado a nadar no esgoto e tem histórico de atleta. Força mito! Manda esse povo que não quer trabalhar para Cuba e Venezuela. Orando pelo Messias! OMS, 157 países errados, Mandetta errado. Mito certo....

  19. existem duas revistas Crusoé, uma de direita outra de esquerda. Recebo notícias das duas. No meu email só notícias ruim de Bolsonaro. Quando vou conferir com a revista o cunho da notícia é outra. Muito estranho, tem um detalhe, desde 2015 sou contra o PT e petistas, mas já fui filiado a este partido e contínuo, não consegui me desfiliar ainda. Será que vocês entendem? Já cancelei a assinatura dessa revista devido as notificações no meu email. essa revista a minha opinião hj em dia é fale.

  20. existem duas revistas Crusoé, uma de direita outra de esquerda. Recebo notícias das duas. No meu email só notícias ruim de Bolsonaro. Quando vou conferir com a revista o cunho da notícia é outra. Muito estranho, tem um detalhe, desde 2015 sou contra o PT e petistas, mas já fui filiado a este partido e contínuo, não consegui me desfiliar ainda. Será que vocês entendem? Já cancelei a assinatura dessa revista devido as notificações no meu email. essa revista a minha opinião hj em dia é fale.

  21. pessoal, existem duas Crusoé, ou uma que escreve para simpatizantes do governo vde direita e outra que escreve para o pessoal da esquerda. eu recebo as duas, kkkk, acho que porquê sou filiado ao PT (não consegui e desfiliar vai dá) e quando assinei a revista foi porque eu apoio Bolsonaro. essa semana cancelei minha assinatura pois estou recebendo no meu email só coisas ruins de Bolsonaro, aí vou checar na revista e o papo é outro. fiquem ligados.

  22. todos deveriam é trabalhar mostrar serviço. Tenho certeza se toda esta corja fizessem seu trabalho seríamos um país de primeiro mundo!!!!

    1. Maria, em Brasília não existem anjinhos. Que os abilolado olhem para a articulação e fluidez do Ministro e sintam inveja não seria de duvidar muito menos de admirar. MAS! Que o Ministro e seu grupo político viram nessa crise uma grande oportunidade para angariar capital político isso é um fato dado. Só não vê quem não quer.

  23. Mais do que ser ministro do JB, ele está fazendo um bom trabalho, ou estava pois se for se curvar para a política aí melhor sair e Deus salve o Brasil.

    1. Simples? Ele é o MINISTRO DA SAÚDE; sua responsabilidade é com o PAÍS, a SAÚDE DOS BRASILEIROS, e não com a família Bolsonaro, seus asseclas, e as opiniões desse bando de leigos ignorantes.

    2. Nada simple resolverá o problema complexo q submerge o mundo agora.

  24. Pra não parecer, não, meu caro. Ele não quer é perder a boquinha pra logo mais sair candidato a alguma coisa e ser eleito. Pq não há dúvidas de que isso vai acontecer.

    1. A desculpa é a imprensa. Não leiam a imprensa esquerdista ou direitista. Leiam de tudo e tire sua próprias conclusões, sem culpar ninguém.

    1. Falavam o mesmo para o MORO. O governo é constituído do PRESIDENTE e seus ministros. Todos do mesmo governo. E felizmente Bolsonaro escolheu por critério técnico e nào por pressão partidária, como antes era feito.

  25. Essa nota de sexta feira mais parece fofoca do que outra coisa. Com esse mesmo tipo de discurso já tentaram derrubar o Moro, depois Paulo Guedes, o ministro da Educação e agora chegou a vez do Mandetta. O imprensa fofoqueira.

    1. Raimundo, muitas vezes o jornalista não pode divulgar suas fontes para não expô-las. Geralmente têm o cuidado de confirmar, com outros interlocutores, a veracidade das informações. Por isso, parece fofoca.

    2. Então não pode "fofocar" [a palavra correta é DIVULGAR] o que algumas pessoas que cercam o Presidente querem ou fazem? Na sua opinião o que eles querem ou fazem deve ser mantido oculto? Interessante...

  26. É tudo muito lamentável. Ninguém se importa com as vidas, a nossa melhor geração está sob risco. Nos últimos dois dias perdemos um maestro do Teatro Municipal de SP e a maestrina da OSESP enquanto o Presidente da República aposta no caos social e um Contra-almirante deseja a cadeira do Ministro da Saúde. Essa gente não está nem aí e podem fazer milhares de cadáveres só pra se manter no poder.

    1. E se o nosso clima tropical, se as medidas de isolamento vertical, se os testes de detecção precoce chegarem e se os medicamentos em análise surtirem algum efeito, mesmo assim não haverão louros às equipes. Pois se alguns dos itens citados surtirem efeito, certamente estará minimizado o imensurável trauma social, no qual já estamos. Se pudermos com parcimônia, bom senso e critérios pós analises, caminharmos para o bem da população sem os vieses políticos que brotam dos oportunistas, será bom!

    2. Infelizmente, teremos que ver cadáveres empilhados, como na Itália, para começarmos a entender quem está do lado do povo.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO