O ‘método’ Bolsonaro

27.03.20

O ex-juiz Wilson Witzel, que ao lado de João Doria subiu no ringue com Jair Bolsonaro em plena crise do coronavírus, tem sido aconselhado a expor claramente o que seria o eixo central da estratégia de ação do Palácio do Planalto: mesmo antes da pandemia, no gabinete do governador fluminense assessores repetiam que as ações do presidente seguem um método, e o objetivo é sempre transferir responsabilidades. A atitude de Bolsonaro de jogar para os governadores o peso da quarentena geral e irrestrita é vista como parte dessa lógica. Quando vierem as consequências econômicas da medida, mais adiante, o presidente poderá dizer que avisou – e que o problema não é dele.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéWitzel: Bolsonaro usa como “método” a transferência de responsabilidades

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Não acredito no que eu li!!! O único nesta estória que desde o começo se expôs foi o presidente. Ele foi contra protocolos da OMS e tomou atitudes contra todos os "especialistas". Certo ou errado, não importa neste comentário, dizer que Bolsonaro transferiu responsabilidades é no mínimo um impropério senão uma safadeza.

  2. Dória e Witzel são tão oportunistas quanto o Boçalnaro. Quando se combate um "messias" impulsivo e despreparado fica fácil assumir o papel de mocinho salvador.

  3. Entrar em quarentena é fácil... Já sair, vai ter que ser mágico... Atitudes impensadas, tomadas sem um plano definido e principalmente, querendo jogar para a plateia, vai se mostrar um grande golpe de ariete, contra seus criadores... Ao invés de exigirem uma coordenação do governo federal, através do Ministério da Saúde, não, tomaram para si essa responsabilidade, que já nasceu limitada... Ninguém é uma ilha....

  4. Por isso temos que mudar para Republica Federativa Autonoma. Este modelo imperial esta mais que exaurido. Chega de poder central. Quero ver quem os eleitores vão eleger para seus governos. Se forem ruins, vao engolir e aprender.

  5. Governadores que contribuírem para aprofundar crises e quebrar seus estados serão julgados pelo conjunto da obra, o cidadão sabe diferenciar populismo de oportunismo. Não subestimem nossa inteligência!

  6. E é mesmo verdade. Os mortos pela DENGUE serão mais numerosos que os do Corona vírus e ninguém vai questionar se são suficientes ou não as campanhas contra o mosquito. Enquanto o brasileiro se deixar levar pela polêmica da moda sem enfrentar seriamente os problemas seremos o país do atraso.

  7. O que os governadores querem? Apenas o bônus. Se acertarem em suas decisões serão aclamados como heróis e se errarem, a culpa e o problema é do Presidente da Republuca. Assim fica fácil governar não acham?

  8. A Crusoé está ficando uma merda! Depois que deram cartaz para o discurso de gabinete do ódio, estão em franca decadência? Será que alguém do grupo queria ter recebido algo do Governo e está se vingando por não ter recebido? Será que alguém tem interesse na queda de Bolsonaro ou na eleição de alguém do Centrão em 2022? Por que Ana Paula não escreve mais para a Revista? Será por ser a única direitista? Estou de saco cheio! Muito melhor baixar o aplicativo do Conexão Política?

    1. Parabéns Rafael, concordo plenamente com seu comentário. A Crusoé está ficando muito chata de ler, Está parecendo a Folha de São Paulo, a IstoÉ. Que jato.

  9. Crusoé, a estratégia é dos governadores, foder a Economia para o povo não reeleger Bolsonaro. Não finjam que não sabem disso! Fica muito feio.

  10. O Presidente é um estrategista militar. A princípio, parece perder, mas no futuro, quando a conta da quarentena horizontal chegar, quem irá para o limbo, serão seus principais antagonistas: Witzel e Dória.

  11. Tá difícil de ver que esse incompetente rachou a direita? Precisa desenhar? Do mesmo jeito que a esquerda nojenta e parasita colocou ele lá, a esquerda vai acabar voltado.no rastro de sua inabilidade e imbecilidade!!!

  12. Só pensam em si. Egos inflados até a lua. Se acham os reis. Maquinam em causa própria dia e noite. Esses políticos de merda só pensam na própria barriga. Doria, Pretzel, Chino, Ruim Bosta e outros só querem o poder.

  13. Se o Presidente, Governadores e Congresso parassem de fazer politicagem rasteira pensando na eleição municipal desse ano e 2022 e se unissem com a maturidade e responsabilidade que seus cargos exigem, para debater e encontrar uma estratégia contra o inimigo comum, indubitavelmente o resultado seria bem melhor. Nem uma pandemia que assola o mundo é capaz de sensibilizar essa classe de "humanos".

  14. É muito importante avisar aos navegantes que a casa da moeda não imprime dólares americanos. A farra com recursos para calamidade já começou com contratos de publicidade "para divulgar ações sanitárias", entende?

  15. A luta contra os oportunistas de plantão e os vendilhões da pátria, como o baby face que abriu escritório do governo de SP em Pequim para vender seu estado pra a China será árdua. Jogo de xadrez com espada e escudo. Mas sabedor a que veio, está preparado e ciente. Força Presidente💪

  16. Vocês PARASITAS são ordinários. Brincaram de carnaval sabendo do corona e vcs, são criminosos, com dolo! Porquê Não cancelaram o evento? O lucro era altíssimo né? agora paguem! PARASITAS VAGABUNDOS!

    1. E não cancelaram também porque a única emissora que transmite o carnaval para vender tudo a ele relacionado para o mundo todo não permitiu que isso acontecesse e quem vai contrariar a Globo diante do valor que ela oferece aos organizadores e órgãos públicos? Este carnaval com blocos de até 500 mil pessoas como o Bola Preta, Bloco da Anita banda de Ipanema e Simpatia é quase amor, aí eu pude imaginar que entre salvar o povo e ganhar dinheiro eles preferem o segundo item VAGABUNDOS .

    2. Faço minhas as palavras de Ailton sem tirar nem pôr. Precisamos acabar com esses ladrões da Nação que começou com Fernando Henrique, o presidente que chamava os aposentados de "vagabundos" vagabundo é ele que em seu governo inventou um tal cartão corporativo para viajar pra Paris onde passa o maior tempo da sua vida gastando por nossa conta o Luladrão quando entrou fez um decreto tornando o cartão sem limites de gastos e estendendo a todos parlamentares também com gastos ilimitados

    3. E quanto ao asno que levou a cúpula de seu governo aos EUA?

    1. Liderados, obviamente, por quem foi eleito para o cargo mais alto. Caso não fosse, assim como Witzel, inepto, mentiroso e boçal.

    2. A ideia é q todos trabalhem juntos, presidente, governadores e prefeitos. Responsabilidade de todos!!!

    1. Em última análise, a responsabilidade pelos erros ou acertos, é do presidente da República. Afinal é ele o Chefe se Estado.

  17. Bolsonaro e seu governo estão trabalhando com seriedade, enquanto alguns governadores estão jogando para a torcida, Witzel e Dória à frente. A PTralhada acéfala e inútil não consegue ver; a imprensa marrom finge que não vê.

    1. Crusoé sua últimas reportagens: são dissimuladas, a idéia de ser uma revista imparcial deixou td igual à qualquer revistinha. Só fofoca de ministro sendo fritado. Nem tenho mais interesse neste “folheto”

    2. Você que é bem informado, me explica, por favor, qual é a estratégia do MS, com diretrizes e parâmetros para o isolamento social? Eu adoraria conhecer.

    3. Boas as suas colocações..pura verdade que não enxergam.

    4. existem duas revistas Crusoé, uma de direita outra de esquerda. Recebo notícias das duas. No meu email só notícias ruim de Bolsonaro. Quando vou conferir com a revista o cunho da notícia é outra. Muito estranho, tem um detalhe, desde 2015 sou contra o PT e petistas, mas já fui filiado a este partido e contínuo, não consegui me desfiliar ainda. Será que vocês entendem? Já cancelei a assinatura dessa revista devido as notificações no meu email. essa revista a minha opinião hj em dia é fake

  18. A lógica do Bolsonaro, de culpar os governadores, é perversa. Por mais que ele insista, algumas pessoas terão medo de sair de casa, mesmo que não sejam multadas. Outras obedecerão aos que realmente mandam em suas comunidades: fiquem em casa, essa doença é de que quem foi esquiar no inverno europeu. Esses medo e obediência, talvez, consigam segurar a velocidade da contaminação permitindo que, ao final, o louco repita "viu, não disse que era uma gripezinha".

  19. A lógica dos governadores Witzel, Doria e Agora o Caiado é uma do TRAIÇÃO. Só foram eleitos pq lucraram com a “onda” e a militância Bolsonarista. Agora desdenham dos mesmos que os elegeram. São safados e não merecem mais os nossos votos e nem a nossa confiança.

    1. Caiado é médico, mas os Carluxo-boys são Drs. infectologistas, rs.

    2. Lealdade cega e incondicional é coisa de cachorro (me desculpem meus totós).

  20. Parabéns ao Presidente Bolsonaro, eles queriam fazer politica nas costas do Sr. Bolsonaro, vão tomar uma invertida que vão lembrar o resto das suas vidas. Continuo apostando no Sr. Bolsonaro.

    1. aonde vão arrumar jente pra por nesses hospitais os urubulinos estão entrando em pânico isso aí cura com remédio da década da 40 políticos ladrão não perde tempo

  21. O Witzel parece ter muita credibilidade na Crusoé. Apoiar um político oportunista e desastrado como o Witzel para atacar o presidente, mostra o nível ao que a Crusoé chegou! Defensores do grande Witzel, parece piada!!

    1. Johannes, todos temos discernimento, raciocínio, para perceber quando algo é falso ou não. Julgue as ideias, a lógica do que se diz, não o mensageiro.

  22. não esqueçam que esse governador é aquele que disse que o problema da criminalidade do Rio são as fronteiras por entram droga e armas e não sua policia e politica totalmente corruptas.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO