Unidos no questionamento
Velhos adversários, PT e PSDB estão unidos no questionamento à medida provisória que extingiu o Conselho de Controle de Atividades Financeiras, o Coaf, e criou no seu lugar a Unidade de Inteligência Financeira, a UIF, ligada ao Banco Central. A comissão mista que analisa a MP realiza audiências na terça-feira, 1º de setembro, e quarta-feira,...
Velhos adversários, PT e PSDB estão unidos no questionamento à medida provisória que extingiu o Conselho de Controle de Atividades Financeiras, o Coaf, e criou no seu lugar a Unidade de Inteligência Financeira, a UIF, ligada ao Banco Central.
A comissão mista que analisa a MP realiza audiências na terça-feira, 1º de setembro, e quarta-feira, 2, com o ex-presidente do Banco Central Affonso Celso Pastore, o economista Rubens Sardenberg, o advogado Pierpaolo Bottini, o ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo e o advogado Antonio Pitombo.
Os convidados foram chamados pelo senador José Serra (foto), do PSDB de São Paulo, e o deputado federal Carlos Zarattini, do PT de São Paulo. O tucano quer discutir como assegurar o sigilo das informações e das comunicações de operações suspeitas, já que a UIF é subordinada ao BC, que formalmente ainda não tem autonomia própria.
As dúvidas de Zarattini são sobre as tarefas criadas para a UIF que não eram de competência do Coaf. Entre elas, o deputado do PT cita a produção e controle de informações de inteligência financeira visando a combater a lavagem de dinheiro e a colaboração com órgãos nacionais e internacionais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Uirá
2019-10-03 14:00:25Qual é a chance de uma PF ou empresa de acordo com seu perfil dar um calote? Qual é a chance de uma PF ou empresa de acordo com seu perfil dar um calote? Cruzando os dados dos bancos com as ocorrências que se converteram em condenações, seria possível aumentar a eficiência e reduzir o tempo para se detectar crimes de lavagem de dinheiro.
Uirá
2019-10-03 13:56:45Talvez a mudança até tenha sido para melhor, é possível se modernizar o processo e reduzir os pontos de atrito, assim como tb se eliminar brechas para que os CORRUPTOS se aproveitem delas. A peneira já poderia começar nos sistemas dos bancos, que separariam os indícios considerando todos os fatores disponíveis. Da mesma forma que eles utilizam uma série de informações para analisar o crédito para uma pessoa ou empresa, estas mesmas informações poderiam servir para obter padrões de lavagem.
Uirá
2019-10-03 13:50:31Mas com o tempo, deveria haver uma integração entre os apontamentos que demonstraram ser efetivamente crimes de lavagem de dinheiro. Desta forma, seria possível se estabelecer uma padrão e o processo passar a ser praticamente todo automatizado, havendo somente um alerta em nível incerto que iria requerer a intervenção de uma pessoa. Inclusive, não haveria como gente igual a Gilmar Mendes alegar que é vítima de perseguição e abuso.
Uirá
2019-10-03 13:46:31Todo o processo poderia ser feito com o mínimo de interferência humana. A partir do momento que um banco emite um apontamento, este simplesmente poderia gerar um alerta que poderia ser classificado de acordo com o nível de certeza. Aí entrariam os fatores que definiriam os níveis: montante, renda ou receita da PF ou PJ, frequência e por aí. Inicialmente as triagens poderiam ser feitas por pessoal treinado e enviadas às instâncias responsáveis.
Nisk
2019-09-30 17:09:52Qdo os contra o Pais e a favor do roubo, dá corrupção e falcatruas se juntaram e azedaram o coaf, atitudes governamentais estratégicas lhes deu xeque-mate criando UIF e transferindo-a ao Bacen longe da politicagem e independente. Agora se reagrupam novamente para se livrarem da responsabilidade,pois chegaram tarde visto que as soluções tomadas os colocarão no banco dos réus. A Justiça tem uma venda nos olhos,não que ela é cega mas sim, não se importa quem é.
Joséf
2019-09-30 13:12:31Adversários aonde e quando?
Vera
2019-09-30 10:52:34Serra e uma decepcao sem tamanho!!!
LUIZ
2019-09-29 22:47:11Muitas foram as críticas a essa medida q criou a UIF. Disseram q JB estaria dando um golpe no combate à corrupção. Ao contrário. Vendo essa matéria percebo q foi uma excelente medida e como dito pelo governo daria autonomia ao novo órgão nas fiscalizações financeiras. Se o PT e PSDB estao questionando então confirmo q a UIF vai sim ser um excelente órgão de combate à corrupção senão não estaria sendo questionado por essa gente bacana.
André
2019-09-29 20:36:24Se esses caras estão contra, então temos certeza que a mudança foi acertada! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Sifudemus
2019-09-29 18:59:27No Brasil lugar de bandido é na rua...no Congresso Nacional...no STF...ou no palácio do planalto .