Agência Senado

Unidos no questionamento

29.09.19 07:09

Velhos adversários, PT e PSDB estão unidos no questionamento à medida provisória que extingiu o Conselho de Controle de Atividades Financeiras, o Coaf, e criou no seu lugar a Unidade de Inteligência Financeira, a UIF, ligada ao Banco Central.

A comissão mista que analisa a MP realiza audiências na terça-feira, 1º de setembro, e quarta-feira, 2, com o ex-presidente do Banco Central Affonso Celso Pastore, o economista Rubens Sardenberg, o advogado Pierpaolo Bottini, o ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo e o advogado Antonio Pitombo.

Os convidados foram chamados pelo senador José Serra (foto), do PSDB de São Paulo, e o deputado federal Carlos Zarattini, do PT de São Paulo. O tucano quer discutir como assegurar o sigilo das informações e das comunicações de operações suspeitas, já que a UIF é subordinada ao BC, que formalmente ainda não tem autonomia própria.

As dúvidas de Zarattini são sobre as tarefas criadas para a UIF que não eram de competência do Coaf. Entre elas, o deputado do PT cita a produção e controle de informações de inteligência financeira visando a combater a lavagem de dinheiro e a colaboração com órgãos nacionais e internacionais.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Qual é a chance de uma PF ou empresa de acordo com seu perfil dar um calote? Qual é a chance de uma PF ou empresa de acordo com seu perfil dar um calote? Cruzando os dados dos bancos com as ocorrências que se converteram em condenações, seria possível aumentar a eficiência e reduzir o tempo para se detectar crimes de lavagem de dinheiro.

  2. Talvez a mudança até tenha sido para melhor, é possível se modernizar o processo e reduzir os pontos de atrito, assim como tb se eliminar brechas para que os CORRUPTOS se aproveitem delas. A peneira já poderia começar nos sistemas dos bancos, que separariam os indícios considerando todos os fatores disponíveis. Da mesma forma que eles utilizam uma série de informações para analisar o crédito para uma pessoa ou empresa, estas mesmas informações poderiam servir para obter padrões de lavagem.

  3. Mas com o tempo, deveria haver uma integração entre os apontamentos que demonstraram ser efetivamente crimes de lavagem de dinheiro. Desta forma, seria possível se estabelecer uma padrão e o processo passar a ser praticamente todo automatizado, havendo somente um alerta em nível incerto que iria requerer a intervenção de uma pessoa. Inclusive, não haveria como gente igual a Gilmar Mendes alegar que é vítima de perseguição e abuso.

  4. Todo o processo poderia ser feito com o mínimo de interferência humana. A partir do momento que um banco emite um apontamento, este simplesmente poderia gerar um alerta que poderia ser classificado de acordo com o nível de certeza. Aí entrariam os fatores que definiriam os níveis: montante, renda ou receita da PF ou PJ, frequência e por aí. Inicialmente as triagens poderiam ser feitas por pessoal treinado e enviadas às instâncias responsáveis.

  5. Qdo os contra o Pais e a favor do roubo, dá corrupção e falcatruas se juntaram e azedaram o coaf, atitudes governamentais estratégicas lhes deu xeque-mate criando UIF e transferindo-a ao Bacen longe da politicagem e independente. Agora se reagrupam novamente para se livrarem da responsabilidade,pois chegaram tarde visto que as soluções tomadas os colocarão no banco dos réus. A Justiça tem uma venda nos olhos,não que ela é cega mas sim, não se importa quem é.

  6. Muitas foram as críticas a essa medida q criou a UIF. Disseram q JB estaria dando um golpe no combate à corrupção. Ao contrário. Vendo essa matéria percebo q foi uma excelente medida e como dito pelo governo daria autonomia ao novo órgão nas fiscalizações financeiras. Se o PT e PSDB estao questionando então confirmo q a UIF vai sim ser um excelente órgão de combate à corrupção senão não estaria sendo questionado por essa gente bacana.

  7. Se esses caras estão contra, então temos certeza que a mudança foi acertada! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  8. Quanta decepção com Serra Que até hoje não vi qualquer boa ação como Senador de SP.Julgo como aSUPagiaLICY.SERRA SÓ PENSA NO PROPRIO BENEFICIO .PSDB nunca mais é irmão gêmeo do PT.

  9. PSDB, Partido Sociopata De Bosta juntou-se, embora já fossem amantes enrustidos desde FHC, com o PT, Partido dos Trambiqueiros... até aí nenhuma novidade!!

  10. O Serra está certo. Como ladrão dos olhos esbugalhados, tem de descobrir uma maneira de dificultar a divulgação de roubalheiras. Até agora, todos os seus roubos estão mais ou menos ocultos.

  11. 🇧🇷 O Gilmar Mendes foi um presente do ajuntamento de ladrões PSDB. 🇧🇷 PSDB = Gilmar Mendes vcs votaria no Gilmar Mendes? Já o toffoli = organização criminosa e terrorista PT.

  12. O PT e o PSDB não são adversários . Na eleição Lula X Collor , o PSDB apoiou o Lula . Na eleição Marta X Maluf , o PSDB apoiou a Marta . E na eleição Covas X Maluf , o PT apoiou o Covas . No segundo turno , PT apoia PSDB , e PSDB apoia PT . 🇧🇷

  13. PT e PSDB nunca foram adversários. Escondiam-se atrás de máscaras para enganar os brasileiros, mas as máscaras caíram com o peso do mar de lama da corrupção que ambos os partidos sempre se envolveram.

    1. Consultem o Jornalista Neumanne Filho que afirma a tempos "psdb: oposição de fancaria".

  14. Bandidos, infelizmente jb & filhos se uniram a essa banda podre e nos apunhalaram, como o mesmo foi. Aliancas escabrosas com KU lumbre, maia, tofoli, lesandovisk, mendes, morales & pgr.

    1. João, pensa bem! JB extinguiu o COAF e criou a UIF subordinada ao BC. Agora essa gente bacana tá vendo q o órgão está com muita autonomia q o COAF não tinha antes. Ou seja os corruptos estão mais vulneráveis com a UIF. Se PT e PSDB estão trabalhando a medida então é porque JB acertou! A UIF já está causando dor de cabeça aos corruptos. Esses caras sacaram q a UIF poder a ser uma pedra no sapato deles! JB e Guedes madadam bem. Por isso é sempre bom pensar e analisar antes de falar. Abs

    2. Alianças escabrosas... Como é fácil fazer a cabeça dos incautos.Esqueceu de mencionar Fernandinho Beira Mar, o Hezbollah, os traficantes de mulheres e os marcianos.

  15. É a bandidagem de sempre que até a Lava Jato fingiam-se de adversárias (PT x PSDB) procurando salvar seus rabiosques e fortunas roubadas do dinheiro público. É o Brasil descendo a ribanceira. A Lava Jato cada vez mais parece um rio que passou na vida do país. E se foi, com a ajuda dos Bolsonaro's Family. Que limparam a bunda com os votos dos crédulos e inocentes no combate à corrupção através do capitão falastrão.

  16. É nisso que dá deixarmos os raposões tomarem conta do galinheiro! Que os eleitores se lembrem de nunca mais os reelegerem!

  17. Quem está muito preocupado em "resguardar" o sigilo financeiro mostra que quer esconder alguma coisa!! Aliás, esse sr. me lembra a Marina: só de quando sai do limbo para opinar...

  18. A comissão mista que analisa a medida provisória, se reuniu nos dias 1º e 2 de setembro do ano corrente? Mas essas datas já passaram em quase um mês, estamos em 29/09, não perceberam? Que confusão este texto! Isso é reportagem de arquivo?

    1. Parece que sim, pois 02/09, caiu numa 2ª feira e 02/10, cairá de fato numa quarta feira. Valeu!

    2. A Crusoé errou. A reunião será nos dias 1º e 2 de outubro.

    1. este é o nosso congresso,boa parte dele e nefasto ao país

Mais notícias
Assine agora
TOPO