Tribunal de Cabo Verde aprova extradição de laranja de Maduro para os EUA
Um tribunal de segunda instância do arquipélago de Cabo Verde decidiu que o empresário Alex Saab (foto), detido pela Interpol em junho do ano passado, pode ser extraditado para os Estados Unidos. Saab é considerado laranja do ditador Nicolás Maduro que, para evitar sua extradição, chegou a nomeá-lo embaixador da Venezuela na União Africana na...
Um tribunal de segunda instância do arquipélago de Cabo Verde decidiu que o empresário Alex Saab (foto), detido pela Interpol em junho do ano passado, pode ser extraditado para os Estados Unidos.
Saab é considerado laranja do ditador Nicolás Maduro que, para evitar sua extradição, chegou a nomeá-lo embaixador da Venezuela na União Africana na semana passada. O empresário, de origem colombiana, fechou contratos com a ditadura para distribuir cestas básicas para a população e construir casas populares. Contudo, nas operações de importação, em que tinha direito a uma taxa de câmbio especial, ele embolsou parte do dinheiro. Os produtos não eram comprados ou eram trocados por outros, de pior qualidade. Estima-se que Saab tenha transferido 700 milhões de dólares para contas no exterior.
"Saab era muito importante para o governo, porque armou toda uma rede de empresas com o fim de driblar as sanções americanas e fazer negociações ilícitas", diz o advogado venezuelano Alí Daniels, diretor da ONG Acesso à Justiça, em Caracas.
Caso Saab colabore com o Departamento de Justiça dos EUA, os americanos poderão descobrir de que forma as somas de dinheiro foram transferidas para outros países. "Dependendo do que os promotores americanos encontrarem, novas acusações poderão surgir e comprometer Maduro e sua esposa, Cilia Flores", diz Alí Daniels.
Saab foi detido a caminho do Irã, quando seu avião desceu em Cabo Verde para reabastecer. Os advogados de Saab podem apelar da decisão para a Suprema Corte de Cabo Verde, mas por ora sua extradição parece certa. Um avião do Departamento de Justiça dos EUA foi enviado para pegá-lo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Nádia
2021-01-06 15:00:00Nossa... esse aí lembra muito o tal wassef.. não? Pode até q só eu veja.. mas vejo mesmo.. deve ter algum parentesco.. parentesco moral.. hihiii ao menos..
Odete6
2021-01-06 05:33:40COMO PROLIFERAM CANALHAS DE TODOS OS MATIZES NESSE MUNDO QUE PARECE JÁ TER SE TORNADO UMA BAGUNÇA AMORFA... É IMPRESSIONANTE, É CHOCANTE... REPRODUZEM-SE COMO BARATAS, SEM QUERER OFENDÊ-LAS, É CLARO.
Jose
2021-01-05 22:29:17Bozista = Petista = Chavista = Madurista = Trumpista = Ser Bestial, medíocre e delinquente.
Carlos
2021-01-05 21:28:01Cara Burro, devia ter vindo ao Brasil. Os esquerdistas brasileiros que se dizem democratas, apoiam, financiaram e doaram para todas essas ditaduras. Aqui os funcionários do 9 dedos garantiriam a ele uma boa estadia.