Governo do Sudão cai pela segunda vez com golpe militar em menos de três anos
Militares dissolveram o governo do Sudão em um golpe de estado nesta segunda, 25. Pela televisão, o general Abdel Fattah Burhan (foto) anunciou estado de emergência. O primeiro-ministro Abdalla Hamdok, sua esposa e outras autoridades foram detidos. A internet foi bloqueada. Este é o segundo golpe de estado em menos de três anos. Em abril de...
Militares dissolveram o governo do Sudão em um golpe de estado nesta segunda, 25. Pela televisão, o general Abdel Fattah Burhan (foto) anunciou estado de emergência.
O primeiro-ministro Abdalla Hamdok, sua esposa e outras autoridades foram detidos. A internet foi bloqueada.
Este é o segundo golpe de estado em menos de três anos. Em abril de 2019, militares depuseram o ditador Omar al-Bashir, que estava há 30 anos no poder.
Um governo provisório, liderado pelo Conselho Soberano, foi formado, com civis e militares dividindo o poder. Em setembro, eles conseguiram repelir uma tentativa de golpe de aliados de Omar al-Bashir.
Pelo acordo feito em 2019, o general Burhan comandava o Conselho, enquanto Hamdok, o primeiro-ministro, cuidava do governo. Mas Hamdok pretendia completar a transição de poder dando início a um governo totalmente civil no próximo dia 17 de novembro, o que gerou resistência entre militares.
“Isso fez com que os militares, como os responsáveis pela fase de transição, e decorrente da responsabilidade nacional, protegessem a segurança deste país”, alegou o general Abdel Fattah al-Burhan.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Edgar Ferreira Gomes
2021-10-25 14:02:24Este é o sonho de alguns por aqui. A diferença é que já tem nome certo para assumir o posto. Estejamos vigilantes, pois o sonho não acabou. Lembremos do que foi dito: "quem decide se uma nação vai viver numa democracia é sua força armada".