Adriano Machado/Crusoé

STF forma maioria para autorizar importação de vacinas sem aval da Anvisa

23.02.21 16:08

O Supremo Tribunal Federal formou maioria na tarde desta terça-feira, 23, para autorizar estados e municípios a importarem vacinas que já tenham sido registradas junto a agências internacionais, mesmo sem o aval da Anvisa. A medida só vale para vacinas que tenham registro nos Estados Unidos, na Europa, no Japão e na China.

A decisão foi tomada pelo plenário virtual do STF, que referendou uma liminar emitida pelo ministro Ricardo Lewandowski em dezembro do ano passado. O magistrado garantiu a governadores e prefeitos o direito de comprarem os imunizantes diretamente caso a Anvisa não conceda a aprovação dentro de 72 horas após o pedido. Acompanharam o voto do relator os ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Marco Aurélio, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Cármen Lúcia.

Em sua liminar de dezembro, Lewandowski considerou “a saúde de toda a população brasileira, em tempo de grande angústia e perplexidade, agravado por uma inusitada falta de confiança nas autoridades sanitárias com o nefasto potencial de abalar a coesão e harmonia social”.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Essa resposta do STF se tornou necessária dada a incrível paralisia e incompetência do Governo Federal sobre o assunto.

  2. Se aprovada pelas instituições científicas de controle (as “Anvisas”) dos EUA, Japão e Europa não há a mínima lógica ficar ‘amassando barro’ aqui, pois já passa da hora de TODAS as autoridades envolvidas - a começar pelo boquirroto inepto e PR Bolsovid-22, cúmplice do SARS-CoV-19 - acordarem para o fato de que o país está sendo ATACADO por um Vírus Assassino.

    1. José, o problema, se ou quando das vacinas surgirem, será fácil resolver: é só o STF botar a culpa no Presidente como fez ao delegar a competência de gerenciar o combate ao covid 19 aos Estados e municípios. Assim é mole: deu certo, viva o STF, deu errado? a culpa e dos outros. É phoda.😎

    1. Parece que as Castas usam a ciência quando convém à elas.

  3. Precisamos urgente de uma intervencao, antes que esses 11 acabem com o país. São os principais responsaveis por toda essa ladroagem do nosso país. Nunca puniram ninguem e agora falam em bem da população? Merecem não só perderem seus cargos como serem condenados pelos crimes que cometeram e estao cometendo. Por ultimo, estão tentando derrubar o governo a mando do patrão Lula. Vergonha.

  4. 72 horas é curto. A agência pediu 5 dias mas não foi atendida. Enfim, é uma excepcionalidade. A única solução para uma volta a normalidade é a vacinação em massa.

  5. Pra mim, triste é ver uma FAs de braços cruzados, acovardadas. Tivemos uma ditadura militar de direita; agora, uma ditadura judiciária de esquerda levando o país para a anarquia.

  6. Que assumam todas as responsabilidade da decisão tomada, pois pode ocorrer algum problema com vacina que não passou pela Anvisa.

    1. Não passou pela anvisa mas passou pelas autoridades de países que possuem organismos mais equipados e preparados para avaliar essas e outras questões.

  7. Já que o STF manda em tudo mesmo, melhor extinguir logo o Congresso, a presidência, os ministérios e economizar alguns bilhões, ou seriam trilhões?

  8. O que significa a palavra "renomado"? Se existe desconfiança, fecha a Anvisa e pronto. E manda seus técnicos e cientistas mudarem de profissão.

  9. Agora vai ser a " farra do boi!!" 5570 Prefeitos e seus 5570 Vice-prefeito dos quais mais de 200 não sabem ler . Centenas deles nem moram nas respectivas cidades. Nossa quanta gente vai ficar rica e vai morar nos EUA E EUUROPA.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO