Divulgação

MP junto ao TCU pede suspensão de troca do comando da Petrobras

23.02.21 16:08

Procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União, Lucas Rocha Furtado pediu que a Corte de Contas proíba, em caráter cautelar, a Petrobras de realizar qualquer atividade relacionada à troca do comando da estatal até que os ministros julguem se o presidente Jair Bolsonaro interferiu na petrolífera.

Furtado acionou o TCU após Bolsonaro anunciar a indicação do general Joaquim Silva e Luna à presidência da Petrobras, no lugar de Roberto Castello Branco. A palavra final sobre a mudança cabe ao Conselho de Administração da petrolífera — o colegiado está reunido desde a manhã desta terça-feira, 23.

Bolsonaro investiu na troca em razão da insatisfação com a escalada do preços dos combustíveis. A interferência provocou forte queda da bolsa de valores brasileira, puxada pelo do tombo nos papéis da Petrobras.

Na avaliação do procurador, há indícios de “sobreposição de interesses particulares com fins eleitoreiros ao interesse público e desvio de finalidade do ato administrativo, com ofensa aos princípios constitucionais da legalidade e da moralidade“.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Todas as autoridades preocupadíssimas com a Petrobrás! Onde estavam quando o Lula saqueava a empresa ? O quê essa gente estúpida estava fazendo que não viu ?

    1. Vera, possivelmente participando do saque, além do que o mandato do atual presidente da estatal está no fim e é prerrogativa do Presidente indicar o sucessor ( além do atual, segundo notícias lá não ia a 11 meses ) Esse cara quer é aparecer, para o que existem outros meios, sendo um deles pendurar uma melancia no pescoço.😛

  2. Isso pra dizer o mínimo. O que a CVM deve investigar, junto ao Ministério Público, é se alguma ou algumas corretoras venderam ações da PETR4 em volume muito acima do habitual. SE aconteceu, identificar os investidores, os novos milionários do Brasil.

    1. Jaime, o negócio funciona assim: existem os profissionais que nessas oportunidades vendem as ações dos otários medrosos a preço de banana pagando com dólar supervalorizado, para na semana seguinte subirem as ações e desvalorizaram o dólar.Entendeu a jogada? O otário perdeu na ação, vendeu barato, e perdeu no dolar, recebeu supervalorizado. E a Petrobrás? Continua igual pois se valor está no PATRIMÔNIO físico. E os especuladores? Cada vez mais ricos. É isso.😄😄😄

  3. Tudo que está acontecendo com a Petrobras não é para proteger ninguém. É tudo populismo eleitoreiro de um conservador liberal fake

  4. Alguém poderia informar qual a constituição do conselho de administração da petrolífera e qual o tempo de duração do mandato do presidente da estatal? E também se o colegiado em sua maioria é indicação da União, ou seja, do Presidente da REpública. Ou mudou e o povo não sabe.

  5. A Petrobras é uma empresa de capital misto. Se o Bolsonaro quer afundar ela, deveria antes negociar a compra das ações dos demais acionistas. Uma empresa séria, toma às suas decisões, levando em conta os interesses dos stakeholders. Qualquer ingerência indevida, que cause prejuízos a empresa, deve ser alvo de investigação. O Presidente da República pode muito, mais não pode tudo. Um país em que os investidores não confiam, não é um país e sim uma republiqueta das bananas.

  6. PQP , estão esticando a corda de maneira absurda , querem fustigar o Presidente a qualquer preço , qualquer coisa serve , até dizer que a intenção dele é prejudicar o povo . Daqui a pouco eles vão chegar ao fator detonante , e parece que querem isso mesmo , só pode ser ...

    1. Fator detonante... Então a estratégia é afundar o país cada vez mais, colocar cada vez mais generais capachos no governo e dar o tão propagado golpe? Criar o caos e resolvê-lo com mais caos. Mas me responda uma coisa, num eventual golpe militar, seria o capitão o comandante em chefe e não um general?

  7. É preciso que alguns entendam o papel dos TCUs, MP e demais instituções. O mal neste país foi criado com o surgimento da reeleição para presidente. 5 anos seria ótimo sem direito a reeleição, não valendo para o presidente do momento.

    1. Concordo. não deveria haver reeleição. ela gera distorções. o mandatário, no afã de se reeleger, vende o país.

  8. País de palhaços. Isso aqui não é um país de verdade. Vocês que são letrados, mim respondam, MP quer impedir o presidente da República de mudar o gestor de uma empresa que tá sacaniando o povo com os aumentos abusivos nos combustivéis, e que só tá visando o lucro exorbitante para os grandes acionistas. Mim poupe, e poupem o povo Brasileiro.

    1. José é contra o mercado. Você então quer o comunismo? Mas não era o PT que queria implementar no Brasil, a ditadura do proletariado? Não é o Maduro que forjou um novo Socialismo na Venezuela? Bolsonaro realmente é um fascista. E é esse fascismo que fascina o gado bolsonarista.

  9. a Imprensa Brasileira ( aquela que perdeu +ou - 15 BILHÕES em anúncios) não quer que o Presidente da República exerça o seu legítimo direito de indicar o Presidente da Petrobrás que será ou não empossado se o Conselho assim permitir. MÁS A NOSSA IMPRENSA NÃO QUER E PRONTO.

    1. Bolsonaro peitou o presidente da Petrobras para liberar 100 milhões para a Record e o SBT. uma estatal apenas. Multiplica esse valor, faz algumas ponderações, do que deve ter sido liberado pelos executivos capachos. Quantos bilhões seriam? O presidente da Petrobras não concordou e caiu um desgraça. 100 milhões para o canal do bispo pilantra e do sogro do ministro. Por isso que a Crusoé é diferente. Ñ recebeu deste governo e nem do outro. Muda o circo de Lula para Bozo. O palhaço continua o povo.

  10. Mas não é possível, o Brasil não é para amadores! Quer dizer que o Presidente não tem a prerrogativa de trocar o comando? Como interferiu se estamos pagando o mesmo preço dos combustíveis nas bombas?? Foi alterado algum preço desde o anúncio da troca? País de ....!!!!! Jamais tamanha polêmica numa troca de Presidência da Petrobrás!!! É quanto pior melhor! Cambada de .....

    1. Investigar? Porque a empresa perdeu valor de mercado? E o que isso tem a ver com o Tribunal de Contas? Já não basta o STF?

    2. Uma empresa de capital misto perder mais de 100 bi em dois dias é realmente coisa "pouca", como se diz no interior. Investidores que colocaram o seu dinheiro na empresa, são surpreendidos pela intervenção de um presidente que cantava para os quatro ventos, que era liberal e jamais iria intervir. Tem quw investigar sim.

  11. É ato privativo do Presidente, moçada. Em última análise, se o Conselho de Administração tem que referendar a indicação. Caso os membros do Conselho rejeitem o nome indicado, o Presidente da República tem a prerrogativa de substituir os membros do Conselho de forma a prevalecer o nome indicado, no caso, do General Luna. Não dá para entender como gente assistiu impávida a desgraceira do PT na Petrobras e agora se assusta com o General. Saudade de Gabrielli, Cerveró , Paulo Roberto e Renato Duque

    1. A desgraceira do PT voltou na Petrobras. Bolsonaro exigiu 100 milhões da Petrobras para mandar para os seus comparsas, a Record e o SBT. O presidente atual não aceitou e foi trocado. O outro vai aceitar? É um general capacho? Bolsonaro é um presidente que destrói valor. Sua ingerência causou perdas bilionárias. Daqui a pouco devem mudar às sinalizações nos aeroportos, para avisar os gringos incautos. BEM VINDOS A VENEZUELA 2, ANTIGO BRASIL.

    2. A desgraceira do PT voltou na Petrobras. Bolsonaro exigiu 100 milhões da Petrobras para mandar para os seus comparsas, a Record e o SBT. O presidente atual não aceitou e foi trocado. O outro vai aceitar? É um general capacho? Bolsonaro é um presidente que destrói valor. Sua ingerência causou perdas bilionárias. Daqui a pouco devem mudar às sinalizações nos aeroportos, para avisar os gringos incautos. BEM VINDOS A VENEZUELA 2, ANTIGO BRASIL.

    1. A Lava Jato acabou com a corrupção na Petrobras. Agora Bolsonaro acabou com a Lava Jato, através do seu PGR, aparelhou a PF, dominou o legislativo e fincou o pé no STF. O presidente atual da Petrobras, se negou a liberar 100 milhões para a Record e o SBT. Não precisa ser muito inteligente, para deduzir o que ocorrerá com a Petrobras agora. Desconfio que a primeira coisa que o general fará, é assinar o cheque para os canais chapa branca.

    2. Parece que tem saudade da Petrobras nas garras do PT, de Gabrielli, Cerveró, Paulo Roberto Costa, Renato Duque - o cara do Zé Dirceu na arrecadação -, Jaques Wagner, codinome Pólo na Lava Jato, construção da Torre Pituba apenas para gerar dinheiro para o PT, compra de Pasadena, Sete Brasil, Odebrecht, Queiroz Galvão, OAS, Engevix, Andrade Gutierrez. Bandido também tem nostalgia, senhor Lucas.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO