Renan: relatório da CPI 'com certeza' vai propor indiciamento de Bolsonaro
O relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (foto), afirmou na manhã desta terça-feira, 5, que o relatório da comissão "com certeza" vai propor o indiciamento do presidente Jair Bolsonaro. O senador confirmou que mais de 30 pessoas devem ser implicadas no documento. "Nós não vamos falar grosso na investigação e miar no relatório. Ele...
O relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (foto), afirmou na manhã desta terça-feira, 5, que o relatório da comissão "com certeza" vai propor o indiciamento do presidente Jair Bolsonaro. O senador confirmou que mais de 30 pessoas devem ser implicadas no documento.
"Nós não vamos falar grosso na investigação e miar no relatório. Ele com certeza será indiciado pelo que praticou", disse o parlamentar ao chegar à sala da comissão para tomar o depoimento de Raimundo Nonato Brasil, sócio da VTCLog.
Além do presidente, segundo Renan, devem integrar a lista de indiciados ministros e “aquelas pessoas que tiveram participação efetiva no gabinete paralelo, no gabinete do ódio e todos aqueles que tiveram responsabilidade no desvio de dinheiro público e da roubalheira”.
“Essas pessoas serão responsabilizadas. Nós utilizaremos os tipos penais do crime comum, do crime de responsabilidade, do crime contra a vida, do crime contra a humanidade e estamos avaliando com relação a indígenas a utilização do genocídio”, prosseguiu.
Renan antecipou que, em 15 de outubro, estará com o relatório pronto em mãos e, então, deve conversar individualmente com todos os membros da CPI. "Até lá, continuamos os debates, ouvindo juristas, caracterizando situações e escolhendo os tipos penais que vamos utilizar", comentou.
De acordo com o relator, além da Procuradoria-Geral da República, receberão o relatório final o Ministério Público Federal no DF e em São Paulo, o Tribunal de Contas da União e as Comissões Parlamentares de Inquérito instaladas na Câmara Municipal e na Assembleia Legislativa paulistas para investigar a prática de crimes na pandemia.
A cerimônia de encerramento da CPI está prevista para 19 de outubro. Após a solenidade com familiares e amigos de vítimas do novo coronavírus, Renan lerá o relatório final no colegiado. O documento deve ser votado no dia seguinte.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
André
2021-10-05 19:25:30Uma CPI que o relator tem 17 processos de todo tipo de crime financeiro, e o presidente da mesma tem irmãos e esposa presos por roubar da saude, esse relatório não serve nem pra limpar a bunda…
Nyco
2021-10-05 17:46:27Será que o Ruinan vagabundo vai incluir a "krépito moeda" e o "bit cóio"?
Ivaldo
2021-10-05 17:09:28Como é que pode um marginal e ladrão do dinheiro público, pedir indiciamento de quem quer que seja? Só no Brasil isso pode acontecer.
Antoni Ferreira
2021-10-05 13:01:20Uma coisa é certa: Temos que acabar com essa “culturinha” de somente punirmos “pretos, pobres e putas” como dizem alguns juristas. Na verdade, os maiores índices de presos nos estados são constituídos dos chamados “pombos-correios” que vendem pacotinhos de drogas e dos ladrões de celulares de outros pobres. Até nisso somes preconceituosos, pois os bandidos de elite e milionários ou de prestígio político sempre têm proteção da lei, direta ou pela mão de seus intérpretes.
Mário
2021-10-05 12:42:35Meio mozzarella , meio calabresa .
Paulo I
2021-10-05 11:48:52E o circo da CPI continua com a palhaço relator. Se tivessem encontrado condutas que se enquadravam no tipo legal (características de determinado crime previsto no Código Penal), não precisariam de juristas para "escolher" qual tipo legal utilizar. Fizeram o caminho inverso de qualquer investigação: escolheram os crimes (tipo legal) e os supostos criminosos e só depois foram procurar as provas. Não encontraram o que queriam, daí a confusão agora e o fiasco que será ao final.
FRANCISCO AMAURY GONÇALVES FEITOSA
2021-10-05 11:33:07QUANDO este ctiminkdo correto ladraum com 17 processos dormindo nas gavetas da Corte Solta Ladrão será julgado? um país que permite um vagabundo destes investigar alguém ESTÁ PODRE . vergonhoso o Braziu virou o khu do mundo.
ANTONIA
2021-10-05 11:26:15Sabendo que indiciamento e nada é a mesma coisa.
Marcos
2021-10-05 11:23:37Me arrependi tanta de assinar essa revista!! O mesmo que ter votado em lula em 2006🤮🤮🤮
Reg
2021-10-05 11:18:13Espero que REALMENTE a justiça seja feita e TODOS os envolvidos punidos