Por que as eleições nos EUA são sempre às terças?
Diferentemente de outros países, nos quais os eleitores vão às urnas no domingo, os americanos votam no dia útil desde o século XIX
Tradicionalmente, as eleições federais nos Estados Unidos são realizadas sempre às terças-feiras.
Em boa parte do mundo, como no Brasil, as votações ocorrem aos domingos, no dia considerado de "descanso" à população.
A regra, que estabeleceu o dia útil para a votação foi criada em 1845, levou em consideração o povo rural.
Diferente de outros países, o domingo nunca foi considerado uma data viável para a realização do pleito por se tratar de um dia de eleitores irem à Igreja.
A segunda-feira foi vetada, pois os cidadãos teriam que ocupar parte do dia "sagrado" para viajarem de carruagem, desde o domingo, das suas casas aos centros de votação que ficavam nas cidades.
As quartas-feiras eram reservadas para o comércio, como a venda de produtos agrícolas colhidos na semana.
Desta maneira, a terça-feira acabou sendo definida, e mantida até hoje, como o dia da semana para a realização da eleição federal.
Este ano, os eleitores vão às urnas definir se o candidato republicano, Donald Trump, retorna à Casa Branca ou se a democrata, Kamala Harris, ocupa o cargo pela primeira vez. O povo irá escolhe ainda os 435 membros da Câmara dos Deputados e 35 dos 100 senadores.
ONG tenta mudança
A escolha pelo dia útil gera discussão há bastante tempo nos Estados Unidos.
O ex-congressista democrata Steve Israel, que foi membro da Câmara dos Deputados entre 2011 e 2017, se posicionou contra a decisão da eleição seguir ocorrendo durante a semana:
"A razão para essa decisão é que a sociedade americana era rural. No século XIX, a maioria dos eleitores vivia em fazendas. Isso era justificado naquela época, mas não agora, na era da internet", disse.
Existe ainda uma ONG chamada "Why Tuesday?" (Por que terça-feira?) destinada exclusivamente a promover uma mudança no dia de votação para o fim de semana. Os integrantes acreditam que, no domingo, a participação será mais efetiva.
Desde a pandemia de Covid-19, em 2020, já existem outras formas de votação nos Estados Unidos, como o voto por correio, voto antecipado ou até mesmo, como em alguns estados, o voto online.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)