Adriano Machado/Crusoé

Por que a mãe de Ricardo Salles entrou na mira do STF

23.06.21 20:54

O inesperado pedido de demissão de Ricardo Salles (foto) do Ministério do Meio Ambiente, nesta quarta-feira, 23, foi precedido por uma decisão que causou enorme preocupação ao agora ex-ministro: a quebra dos sigilos bancário e fiscal da mãe dele, a advogada Diva Carvalho, e do escritório de advocacia que os dois têm em sociedade em São Paulo, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

A pedido da Polícia Federal, Moraes decidiu, no dia 15 de junho, estender a quebra de sigilo que antes estava restrita às contas bancárias de Salles depois que a instituição juntou extratos do Coaf mostrando movimentações financeiras atípicas do escritório de advocacia para a conta da mãe do agora ex-ministro. Ao todo, 3 milhões de reais saíram, entre janeiro de 2012 e junho de 2020, da banca para a conta de Diva Carvalho, de acordo com o relatório de inteligência financeira.

Segundo interlocutores de Salles, a devassa sobre a conta da mãe, que passou a figurar como investigada, foi um dos motivos que o levaram a comunicar o pedido de demissão do cargo ao presidente Jair Bolsonaro. Outros apontam uma manobra jurídica por trás da demissão, que seria tirar o caso das mãos de Alexandre de Moraes. Fora da Esplanada, Salles perde o foro privilegiado, o que deve levar seu caso à primeira instância da Justiça em Brasília.

O ex-ministro é suspeito de ter cometido crimes de corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e facilitação de contrabando de madeira na Amazônia, além de exportação ilegal para o exterior, o que ele nega. A PF suspeita que Salles tenha usado o escritório de advocacia que tem com a mãe para lavar dinheiro fruto de corrupção supostamente praticada quando integrava o governo Bolsonaro.

O escritório, cuja sede fica na casa da mãe de Salles, tem capital de 1,5 mil reais e faturamento mensal declarado de 350 mil reais. Mas, segundo o Coaf, apresenta “incompatibilidade” no volume de transações, “indicando movimentação de recursos não declarados“.

Apenas em março de 2020, afirma a PF, o Coaf comunicou ter sido noticiada operação suspeita no valor de 1,79 milhão de reais, sendo 898 mil de débito e 901 mil de crédito. A operação, de acordo com a investigação, sucedeu o período do despacho que beneficiou os madeireiros acusados de extração ilegal da madeira da Amazônia.

Alexandre de Moraes também determinou uma levantamento sobre imóveis adquiridos em nome do ministro, da mãe dele e do escritório de advocacia. No pedido, a PF menciona as transações imobiliárias reveladas por Crusoé no início deste mês, nas quais ele faturou 1 milhão de reais com uma compra e venda de um apartamento em seis meses e, depois, comprou uma casa de alto padrão em São Paulo, em janeiro deste ano.

A mãe de Salles, como Crusoé noticiou no ano passado, já teve o sigilo quebrado junto com o ministro e o escritório de advocacia em uma outra investigação, conduzida pelo Ministério Público de São Paulo, por suposto enriquecimento ilícito no período em que ocupou dois cargos públicos no governo de Geraldo Alckmin, entre 2011 e 2017.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Me preocupa ver muitos comentários aqui focados em Lula e JB, como se entre os mais de 210 milhões de brasileiros fôssemos obrigados a escolher entre o ruim é o péssimo. Fora o bolsopetismo. Entre a esquerda e a direita existem muitas alternativas. Chega de mais do mesmo. Moro22

  2. Alguém da operação lava-jato vai continuar acertando as contas com a justiça criminal? O único talvez seja o Cabral, caso não seja solto daqui a pouco. A esperança por um Brasil melhor se esvazia. Haja ânimo para conviver com essa realidade da justiça criminal que escancara a preferência por punir descamisados e não se importar com grandes mal feito dos poderosos. O cenário político de melhor mudança se inviabiliza dessa forma. Teremos os mesmos se retroalimentando dos crimes que cometem.

  3. Teria ficado mais bonito se nosso presidente "anticorrupção" o houvesse demitido já há bastante tempo, para se defender das acusações que lhe pesam fora do governo. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

  4. EM PRINCÍPIO DEIXO CLARO QUE NUNCA FUI DA ESQUERDA, NÃO SOU PETISTA e ODEIO O LULA. PENSO QUE AS PESSOAS DEVEM PARAR DE DECLARAR: E O LULA? E OS FILHOS DO LULA? SEMPRE QUE FALAMOS DO GOVERNO BOLSONARO. ELAS DÃO A ENTENDER SE O GOVERNO PETISTA ROUBOU O ATUAL GOVERNO PODE ROUBAR! GOVERNO NENHUM PODE ROUBAR! LULA DEVIA ESTÁ NA CADEIA E TEMOS QUE ACABAR COM A CORRUPÇÃO NO BRASIL! O MORO TEM RAZÃO, FAÇA A COISA CERTA!

    1. Moro SEMPRE teve razão!! Por isso JAMAIS vencerá uma eleição neste país de políticos do submundo…

  5. Para vocês não esquecerem. Hoje o Brasil teve 100 mil novos casos de coranovirus. Mortos foram quase 2300. Neste ritmo passaremos os Estados Unidos em breve. Lá a vida já voltou ao normal. Aqui, o genocídio continua cada vez mais acelerado.

  6. Bons eram os ministros do meio ambiente do luladrao né? Tão honestos! Bando de filho da puta que dava dinheiro do meio ambiente para sem-terra invadir propriedade produtiva. Esquerdalhas são os piores fdp que existem!

    1. Não, eu teria que saber dialogar no nível muar para entender. Felizmente não consigo decifrar a total falta de lógica e caráter em seus comentários.

    2. Palhaço,para o seu nível de comentários essa é a defesa que você consegue entender,percebeu??

    3. João café com leite, que defesa fraquinha. Precisa melhorar isso, do contrário o Bozo será impichado muito antes do previsto.

    4. Fábio , se o Palhaço palhaço pegar o Daniel Silveira na cama com a mulher dele, vai dizer batendo os pesinhos, :eu também quero… Kkkkkk

    5. Fabio, pelo seu comentário cretino chego a seguinte conclusão. Você é tão tapado q se chegar em casa e pegar o Salles na cama com sua mulher, tenho certeza que botará a culpa no Lula. Só não me pergunte a logica disso, pois é um pensamento tão louco q acho q nem freud seria capaz de explicar a mente de um bozista.

    6. O Bozo está dando dinheiro público para grileiro ocupar e dilapidar terra pública. O custo deste roubo? 600 bi. Bozo e Bozistas são corruptos e degenerados,.

  7. Quantos eleitores isentoes que escondem mas estão loucos para ver o luladrao de volta…. Essa turma aqui capitaneada pelo Diogo mamata connection Mainardi. Bando de comunista disfarçado!

    1. PB, deve ser isso mesmo. Será que ele foi rejeitado pelo sapo barbudo?

    2. Percebesse que esse Fabio tem uma certa tara pelo Lula...rs... coitado.

    3. Fábio Bozista está tendo um surto. Coitado, deve ser um desses miseráveis que recebe as migalhas do gabinete do ódio. Fábio migalha, passa daqui, criatura nefasta!

    4. Muda para China ou Cuba seu Guilherme comunista fracassado. Esquerdalha invejoso. Vai cortar cana ou cortar tiririca. Vc não deve passar disso na sua capacidade.

    5. Não existe nada mais Bolsonarista que taxar os que pensam diferente deles de "isentões".Me faz lembrar petistas chamando os eleitores de JB de "fascistas" em 2018!!! As duas facções sempre foram e serão idiotas, pois não conseguem admitir opinião que não seja direita ou esquerda!

    6. Luladrão merece cadeia, não à presidência. O Genocida terá destino idêntico. Deixe de ser binário. Há vida longe desses dois corruptos

    7. Você ganhou o prêmio "comentário demência" de hoje. Obrigado por participar! Agora veja embaixo do travesseiro, antes de dormir, se não tem um comunista escondido, pronto pra "fazer a sua cabeça". Acorda, debilóide!!

  8. Salles sempre foi corrupto. Foi para o ministério para ser testa de ferro dos grileiros. Claro, com uma excelente compensação por debaixo dos panos. Este cara não terá vida fácil no Brasil. A cadeia se aproxima.

    1. Só não será solto como o Lula porque não é amigo da patota

  9. Incrível a imaginação de vcs, qualquer um só é culpado depois de julgado e condenado. Agora graças ao STF tem que ser condenado duas, três, quatro e mais algumas vezes para ser culpado.

    1. Ja li e reli seu comentário e confesso não entendi…

  10. Caro Leandro , tens razão , problema do brasileiro que ele vota e parece que o cara rouba e ele adora ladrao de estimação!!!!

    1. Zezinho diarreia que sabia de tudo desde 2019 ,devia saber que isso ia acontecer e ter me avisado,mas como eu contei pra todos que ele tinha sido estuprado pelo dono dele quando ainda adolescente e ter se apaixonado ,ficou com raiva de mim…..simples assim!

  11. Salles conseguiu o q muita gente procura - NOTORIEDADE MUNDIAL. Ele jamais será esquecido por tds os crimes cometidos. Sonho vê-lo julgado, condenado e preso. Se possível com a família sociopata junto. Moro22

  12. Pobre do nosso país , a mercê destes estelionatários, eles não tem mais escrúpulos, colocam mãe, filhos mulheres ……

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO