Para Itamaraty, “Fuck you” de Janja no G20 não trouxe prejuízos à imagem do Brasil
Em novembro do ano passado, a primeira-dama atacou o bilionário Elon Musk durante painel do G20 Social, no Rio de Janeiro
Em resposta enviada ao deputado federal Marcos Pollon (PL-MS), o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que o ataque da primeira-dama Janja ao empresário Elon Musk durante painel do G20 Social, em novembro, não trouxe prejuízos à imagem do Brasil.
Em novembro do ano passado, Rosângela da Silva afirmou não ter medo de Musk e usou a expressão “fuck you”, o equivalente a “vá se foder” em português, para se referir ao bilionário. Na época, Janja discursava sobre regulamentação das plataformas digitais.
“Eu não tenho medo de você. Inclusive, fuck you, Elon Musk”, afirmou ela em meio a risadas.
Ao ser questionado pelo deputado Marcos Pollon, se esse tipo de comportamento poderia comprometer a relação do Brasil com os Estados Unidos ou se a fala poderia “trazer prejuízos econômicos ou afetar o interesse de investidores norte-americanos no país?”, o titular do Itamaraty foi enfático.
“O diálogo do Itamaraty com interlocutores no campo dos investimentos não sofreu alteração desde a declaração mencionada no Requerimento em tela”.
Apesar disso, Mauro Vieira afirmou ao parlamentar que “não cabe ao Ministério das Relações Exteriores externar opinião ou julgamento acerca de declarações de personalidades públicas, autoridades do Governo brasileiro ou de representantes designados pelo Presidente da República” em determinados eventos, mesmo aqueles sob o guarda-chuva do Ministério das Relações Exteriores.
“Em termos de investimentos mútuos, as relações entre Brasil e Estados Unidos seguem sendo de grande solidez. De acordo com as tabelas do mais recente relatório do Banco Central sobre investimentos diretos (2024 - ano-base 2022), os Estados Unidos são o maior investidor estrangeiro no Brasil, com cerca de U$ 228,8 bilhões em estoque, equivalente a 29% do total, e o 6º principal destino de investimentos brasileiros, com U$ 29,4 bilhões, ou 6,8% do total”, contextualizou o Itamaraty sobre as relações comerciais entre o Brasil e os Estados Unidos.
O momento do “fuck you” não foi o único protagonizado pela Janja em relação a Musk. Em dezembro de 2023, depois de ter sua conta no X hackeada, Janja defendeu a regulamentação das plataformas digitais por considerar que as redes sociais estavam “acima da lei” no Brasil.
Na ocasião, os hackers invadiram o perfil da primeira-dama no antigo Twitter e publicaram deboches a Janja, a Lula e ao ministro do STF Alexandre de Moraes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
MARCOS
2025-01-24 19:53:10CLARO QUE O ITAMARATI SÓ VAI DIZER O QUE O EX-PRESIDIÁRIO MANDA.
ALDO FERREIRA DE MORAES ARAUJO
2025-01-24 19:22:22Mostra apenas o nível da atual senhora Lula da Silva. Alguém consegue imaginar alguma antecessora dela (acho que nem dona Marisa) fazendo o mesmo papel?
Amaury G Feitosa
2025-01-24 17:03:21Para quem está cagado um peido nem fede .. Isbanja não por acaso é a musa dos ignorantes e imbecis ... enrabe sem cuspe estes manés madame.