Reprodução

Os dois enganos na mais recente fala de Macron sobre a Amazônia

12.01.21 18:28

O presidente da França, Emmanuel Macron (foto), voltou a falar sobre o desmatamento da Amazônia nesta terça, 12. Mais uma vez, ele cometeu deslizes. “Continuar a depender da soja brasileira seria apoiar o desmatamento da Amazônia. Nós somos coerentes com nossas ambições ecológicas. Estamos lutando para produzir soja na Europa“, disse o presidente francês.

A fala de Macron tem ao menos dois problemas. “Esse comentário é tipicamente protecionista. A soja não desmata o bioma amazônico e a Europa não tem capacidade de suprir suas necessidades sozinhas porque não tem área para isso“, diz o engenheiro agrônomo Leonardo Sologuren, presidente do Comitê Estratégico Soja Brasil. “É o típico comentário de quem desconhece a realidade da produção agrícola, incluindo de seu próprio país.”

Em agosto de 2019, o francês tinha publicado uma mensagem nas redes sociais dizendo erroneamente que a Amazônia era o pulmão do mundo. “Nossa casa está queimando. Literalmente. A Amazônia, o pulmão do nosso planeta que produz 20% do nosso oxigênio, está em chamas. É uma crise internacional“, disse Macron.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Duda Teixeira, um bolsonista que ainda não saiu do armário. Macron tem interesses, mas prá plantar soja, sulistas na década de 70 acabaram com florestas, e desde lá a vegetação do cerrado e parte da floresta amazônica desaparece.

  2. Olá Twitter, Instagram, Youtube e redes sociais em geral! Tem mais um chefe de Estado ignorante e dissiminador de fake news para vocês bloquearem.

  3. Nunca vi movimento contra pizzaria, churrascaria, fogão a lenha ou lareira, na região de SP. O problema ambiental mundial deve ser mesmo culpa do povo da Amazônia. Tanta fumaça de queimada, que chega em SP, na França, na Alemanha. Nunca vi nenhuma bandeira do Macron impedindo vôos para Paris. Aeronaves francesas não poluem, assim como as pizzarias e churrascarias de SP!!! Aliás, o ar de SP seria outra coisa, se não fossem as queimadas na Amazônia. E o de Paris, então. kkkk

  4. Para quem quer ter uma visão deste problema baseada em ciência, favor ler o artigo publicado na Science, uma das revistas mais importantes do mundo e disponível aqui: https://www.amazoniasocioambiental.org/wp-content/uploads/2020/09/[email protected] O resto é blá, blá, blá de bozista terraplanista.

  5. O Macron tinha acabado de tomar posse em 2017 quando ocorreram vários incêndios em Pinhais e Eucaliptos de Portugal que é abastecedor de celulose p/ Europa. O que o Macron fez? NADA !

  6. Ele voltou à carga pq, agora, terá o apoio de Biden. O desprezo que Trump demonstrava em relação ao cara, e os ataques dos coletes amarelos, fizeram o bicho amansar. Ficou empolgado com Biden. Deve estar p da vida pq o pai de Angeli Jolie, o ator Jon Voight, afirmou ter havido fraudes nas eleições. Jogou maos lenha na fogueira. Atores esquerdista (como aquele que atuou em Máquina Mortífera, q vistou Lula na cadeia e pediu sua soltura) já sairam em campo pra defender a legalidade das eleições...

  7. Claro que o Macron faz a sua demagogia particular tendo como alvo o público francês e não o brasileiro. Mas parece que ninguém por aqui percebe isso. E também desconhecem que o Macron não fala pela União Europeia (embora ali exerça muita influência). Quem fala pela EU é o Presidente do Conselho Charles Michel ou também a Presidente da Comissão Europeia (o braço técnico da EU), Ursula van der Leyen.

  8. Se as afirmações do Macron são ruins, tão ruim quanto é um engenheiro agrônomo tupiniquim disparar por aí que “...a Europa não tem capacidade para suprir suas necessidades sozinha porque não tem área para isso”. Demonstra total desconhecimento das origens da criação da UE, das dimensões do atual território e da política alimentar comum que por lá estabeleceram. A EU não abre mão de sua segurança alimentar e é por isso que é tão difícil negociar exportação de produtos do agrobusiness com eles.

  9. Mania de país que foi colonizador...acabou com Africa e Asia. Acha ainda que tem protagonismo... e fala besteira. Toma Europa !

    1. Ora! Da mesma maneira que temos um imbecil governando o Brasil! Definitivamente a inteligência, a cultura e o bom senso não são prerrogativas de presidentes dos países, vide Trump, Maduro, Sadam dentre outros estúpidos que estão ou já estiveram no poder!

  10. Infelizmente para o Brasil, dois fatos interessam de verdade: 1) Os cidadaos europeus apoiam maciçamente essa postura 2) Produtos "tropicais" europeus ou de paises com maior aceitaçao pelos europeus ja estao destronando aqueles oriundos do Brasil 3) A postura brasileira de acusar a Europa é inutil 4) O Brasil precisa mais da Europa do que a Europa do Brasil, ninguém aqui vai passar fome se os produtos brasileiros sumirem das prateleiras Pragmatismo, boca fechada e cabeça abaixada costumam ajudar

    1. Recai na categoria pragmatismo....fazer o que é necessario para os clientes nao chutarem seu traseiro....os clientes sempre tem razao. Sinto muito por quem pensa diferente, a imagem do Brasil e do governo brasileiro esta numa baixa historica aqui na Europa.

    2. Responsabilidade ambiental do governo também ajudaria muito, né?

  11. O que desmata Amazônia é o gado! Depois repassam para as fazendas legais e aí os frigoríficos compram. Simples assim. E todo os políticos do governo do Pará estão dentro da cadeia, claro, quero dizer cadeia logística.

    1. Parcialmente verdade, mas a soja tem uma grande contribuição também. Basta olhar os artigos científicos publicamos sobre o assunto.

  12. Os Franceses consomem soja da Guiana Francesa, isto é plantada na Amazônia.A produção de soja francesa é contabilizada em conjunto com a da Guiana Francesa. Então plantar soja na Amazônia só será permitido aos franceses.Venezuela e Bolívia também plantam soja na Amazônia.Os mercados franceses boicotam nossa soja mas seus seguranças podem espancar dentro dos mercados no Brasil como diretriz da empresa. É o Brasil colônia.

  13. Eles consomem soja da Guiana Francesa e não sabem que é da Amazônia.????? Ou é ignorante ou mal intencionado. Só os franceses podem plantar soja na Amazônia, seria isso??????? Pois quando se fala em produção francesa de soja está incluída a da Guiana.

  14. Ele não está preocupado com a Amazônia mas com o preço da soja que aumentou 50 % nos últimos meses. Produzir soja na França somente a base de substanciais subsídios, dinheiro que não lhes sobra hoje. Se não comprarem farelo de soja terão que comprar carne pronta visto seus estoques estarem à zero. Se plantarem soja terão de deixar de plantar outro grão. Mera tentativa de fazer preços caírem.

  15. Até quando os anti -patriotas brasileiros que se dizem de centro esquerda como fhc vai continuar repetindo os equivocos de macron?

  16. O Brasil tem dois agronegócios. Um é o agronegócio bozista, baseado em grilagem, subsídios, destruição ambiental e mediocridade. O outro é o agronegócio moderno, baseado em tecnologia, responsabilidade social e ambiental, e visão global. O segundo é um modelo global e promove o país. O primeiro é um antro de corruptora que destrói a reputação dos produtos brasileiros. Adivinhem quem dá as cartas no Ministério da Agricultura?

    1. Fernando — além de voce ser bozista e medíocre, você mostra que não conhece o seu país. MST grilando terra, kkkkkkkkk. Como é idiota o Fernando. O Bozo é o maior patrocinador dos grileiros na Amazônia. Gente com muito grana que invade terra pública e depois paga para os corruptos liberarem as terras para eles. Eles pegam a terra , vendem e invadem outra. E assim a fortuna se acumula. O Bozo é o patrono dos grileiros.

    2. José, como vc é imbecil, quem faz grilagem e destruição ambiental em 90% dos casos são os baderneiros subsidiados pelo famigerado MST, que já destruiu até mais de 10.000 mudas da Embrapa prejudicando justamente o pequeno produtor que carecia destas mudas, além de serem uns covardes, pois mandaram suas mulheres fazerem a bagunça. O presidente nada tem com isso. O presid. francês quer é aparecer, mas só fala merda.

    3. Claro, claro, honrada e capaz de defender a Banda podre do setor agrícola brasileiro.

  17. O François devia concorrer à presidência do Clube dos Narigudos... Síndrome de Pinocchio ou o nariz cresce porque mente muito ou mente muito porque sofre do Mal do Boneco de (cara de) Pau?

  18. Louco pra substituir a Merjel na liderança da UE. Só que tanto na vida pessoal quanto na vida política o bacana aí é um blefe.

  19. E porque não cobra os comunistas chineses que estão matando seu povo? Aliás a França ajudou e muito o holocausto provocado por Hitler.

  20. É ridículo pois ele SABE que soja não é plantada na Amazônia, está jogando para seu eleitorado, o agricultor francês que vive eternamente de subsídios. Dá em nada, pois é rudimentar que Europa vá produzir soja, mas excita todos que nos veem como vilões do mundo, por culpa do Bozo.,

    1. Além de Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul, outros estados brasileiros também se destacaram na produção de soja, como: Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, São Paulo, Maranhão,Tocantins, Piauí, Santa Catarina e Pará

    2. Deixe de besteira. É claro que a soja é plantado na Amazônia. Você não conhece nem o seu país?

    3. A imprensa dizendo q Macron " cometeu enganos" ? O mundo gira ,gira......

  21. O agrônomo está errado. Ha sim milhares de hectares de soja na Amazônia, muitas dos quais em áreas que foram griladas no passado. Pior, muitas destas fazendas não cumprem nem mesmo o código florestal. Há bastante espaço no Brasil pars produzir soja de forma correta no Brasil. Entretanto, isto não será possível com o Bozo, Salles e os mafiosos grileiros que sujam o nome do agronegócio brasileiro atuando nos bastidores do ministério da agricultura.

    1. Interessante sua observação. Sinceramente não sabia.Obrigada!

  22. Le petit enfant adora uma polêmica. Está em campanha p 2022 e vale falar as bobagens de sempre. Caramba, até a Crusoé adorou a produção de soja francesa.

  23. Este Macron é no mínimo mentiroso ou mal intencionado. O pior é que temos o Bolsonaro que tem zero de diplomacia só sabe polemizar. Assim uma questão que seria resolvida com diálogo assume contornos de crise.

Mais notícias
Assine
TOPO