Universidade de Oxford

Anvisa decide no domingo se libera uso emergencial de vacinas contra a Covid-19

12.01.21 18:53

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, informou que a Diretoria Colegiada reúne-se no próximo domingo, 17, para decidir sobre os pedidos de autorização para o uso emergencial, temporário e experimental da Coronavac e da vacina de Oxford.

A autarquia ressaltou que “a data representa o penúltimo dia do prazo estabelecido pela própria Agência como meta para análise dos pedidos“. “Para tanto, faz-se necessária a entrega, em tempo hábil para análise, dos documentos faltantes e complementares“, completou, em comunicado divulgado na noite desta terça-feira, 12.

O Instituto Butantan, responsável pela Coronavac, e a Fundação Oswaldo Cruz, Fiocruz, à frente dos estudos sobre a vacina de Oxford no Brasil, submeteram os pedidos à Anvisa na última sexta-feira, 8.

No dia seguinte, após a triagem dos documentos, a autarquia considerou que as informações entregues pela Fiocruz atenderam as exigências. No caso do Butantan, a Anvisa requisitou dados faltantes, como as características demográficas e basais críticas da população do estudo, que incluem idade, sexo, raça, peso ou IMC, e outras características, a exemplo de função renal ou hepática e comorbidades.

Nesta quinta-feira, o Instituto Butantan informou que a vacina desenvolvida em parceria com o laboratório chinês Sinovac tem eficácia geral de 50,38% contra a Covid-19. Esse dado revela a capacidade da vacina de proteger as pessoas inoculadas em todos os casos – sejam eles leves, moderados ou graves.

O governo federal conta com as duas vacinas para iniciar a vacinação dos brasileiros ainda neste mês.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Das duas uma, ou Anvisa é engessada, obsoleta ou quer inventar a roda, qual a diferença destas vacinas às existentes e utilizadas em outros países ? Será que temos um DNA especial diferenciado ? Ou um governo obtuso e retrógrado ? Ou é incompetência mesmo?

    1. Essa anvisa é um bando de arrogantes e burocratas que ficam carimbando papel se achando melhor do que o resto do mundo. Enquanto isso mais de 1000 mortes por dia no país.

    2. O mais engraçado é que as duas vacinas, Sinovac e Oxford, foram pedidas aprovação para vacinação na ANVISA no mesmo dia, só que uma foi ministrada e testada no Reino Unido e outra teve todo o processo de testagem no Brasil, uma não teve o olhar criterioso da ANVISA diuturnamente, enquanto outra a ANVISA pode acompanhar de perto todo o processo. Mas essa outra é preterida na avaliação para aprovação, enquanto a do Reino Unido segue a toque de caixa para aprovação recorde? ANVISA aparelhada sim!

  2. Governo da Índia tratando de priorizar a vacinação de seu povo. Por aqui, interferência do governo bozista não permitirá que a vacina do Butantã seja a única possível para os brasileiros por nem um dia...é de chorar!

  3. Onde entra política e políticos a coisa vira zona. Há um interesse em publicar blá blá blá em detrimento de depoimentos oficiais. Onde entra política acabava a seriedade.

  4. Um "Bocó", falando de qualquer jeito, um "Espertalhão", se aproveitando da situação ... Quase sai besteira, mas vamos lá, mesmo que passe raspando, já serve.

  5. Eu se fosse o Dr. Barra Fortes proibia essa vachina imediatamente em todo o território nacional. É simples, se houver uma intoxicação em massa da população, uma das cabeças rolantes será a dele, que será considerado anuente do apertadinho nessa provável tragédia. Se liga Almirante.

    1. Nyco Penico, mas também conhecido como Nyco Dois Neurônios, um para a vomitar e outro para defecar. As vezes eles se enganam e misturam tudo. Pobre Nyco Penico!

    2. Nádia, sua sovacuda peluda, recolha-se em sua vil mediocridade e insignificância.

    3. Nyco, ainda bem q vc não é o referido Dr., ainda bem que é apenas um mortadela petista desiludido q se encantou com o bozismo delinquente. Essa fase vai passar, talvez se prolongue um pouco por causa da postura omissa e genocida de nosso presidente, mas quando passar seremos agraciados com a benção de ver o petismo e o bozonarismo sendo varridos para o lixo da história.

    4. Como não foi aprovada na origem estão desovando aqui mesmo.

    5. Paulinha (Zezinha) escute: Já fosse dar a tua meia horinha hoje? ... Se já foi, agora relaxado, me responda: cadê o Dorinho,... Dorinhoooo, UUuuhooo!! ...vem com o papi, eu não deixo o bozo bobão te bater, ... kkkkkkkkkkk!!

    6. Paulo....lembre-se do sobrenome do Nyco! Penico! Não se pode esperar muita racionalidade de um ser deste tipo, né?

    7. Nyco, você é um bolsonarista muito burro. Suponha que a ANVISA não aprove a vacina do Butantan. É uma suposição ridícula, mas vamos trabalhar em cima da sua análise estúpida. Ocorrendo isso, o governo federal arcará com um baita prejuízo, pois assinou contrato adquirindo toda as vacinas que estão em estoque e mais as que serão produzidas pelo centenário laboratório. E BOLSONARO que gastou milhões em cloroquina que não consegue desovar, vai ter um estoque de vacinas que não poderá ser usada.

    8. Deve haver uma intoxicação em massa neste exato momento aí nesse teu cérebro.. envenenou-se mortalmente com os teus pensamentos.. pobre cérebro. Olha preocupadinho com cabeça de almirante.. e todo falando em jeitim.. e apertadim.. ai.. se liga.. almira.. kkkkkkk Nossa.. isso é.. verdadeiro. A gente pode sentir.

  6. Ah.. Hoje é terça. Eles vão usar de hoje até domingo pra???????? Eles só podem decidir em domingo..?? É uma característica específica da espécie deles?? Eles entendem o q é urgência? E EMERGÊNCIA? MAIS DE MIL MORTES/DIA seria urgência... ou emergência.. ou será q eles só poderiam pensar e decidir a resposta tbém em um domingo.. ???

    1. Tião, não pode. Nossa argumentação é para que se dê a devida atenção da ANVISA para aprovação da vacina. Diferente dos Bozistas, acreditamos na ciência e na importância de especialistas e técnicos para confirmar a eficácia e segurança da vacina. Mas somos contra o aparelhamento da ANVISA para prejudicar e aumentar o número de mortes de brasileiros. Somos contra o plano genocida do Bozo e das bozetes histéricas viúvas do PT.

    2. PAULO pode ser aplicada a vacina sem comprovação científica? Vocês são contra a cloriquina e a ivermectina pq a ciência não aprovou, mas a vacina pode?

    3. Ana, pedimos agilidade para salvar vidas. Não se pode admitir que questões burocráticas sejam desculpas para demorar na análise Se eu fosse um técnico da ANVISA, estaria trabalhando cerca de 20 horas por dia, dormindo no local. Já fiz isso por cerca de 1 mês para ganhar dinheiro. Para salvar vidas meu incentivo seria ainda maior.

Mais notícias
Assine
TOPO