Lobão, a extravagância da corrupção e o helicóptero no quintal

12.01.21 18:15

A excentricidade é uma das marcas registradas da crônica político-policial brasileira. Em geral, essa característica é realçada quando políticos multimilionários são flagrados em casos de corrupção e suas extravagâncias – não raro, com dinheiro público – saem da penumbra e ganham definitivamente os raios solares. Em 2017, a PF encontrou na sala de estar de Eike Batista uma Lamborghini Aventator branca avaliada em 3 milhões de reais. Todos tinham conhecimento da fortuna de Eike amealhada por meios ilícitos, mas a imagem do carro esportivo italiano sendo exibido quase como peça de decoração de um dos ambientes da mansão do empresário ajudou a amplificar o escândalo.

Nesta terça-feira, 12, mais uma vez o exotismo com dinheiro supostamente fruto de corrupção deu as caras numa nova ação da PF. Em busca de mais elementos sobre o esquema de corrupção na Petrobras, cerca de 70 policiais federais e outros dez auditores da Receita saíram às ruas nesta manhã para cumprir mandados de busca e apreensão em endereços ligados à família Lobão, cujo patriarca, Edison Lobão, é uma liderança fulgurante do MDB, além de ter sido ministro de Minas e Energia no governo de Dilma Rousseff.

O objetivo dos investigadores era vasculhar as residências do clã em busca de informações sobre o paradeiro de mais de 12 milhões de reais em propina pagos por empresas ao grupo criminoso, segundo o MPF, integrado pela família Lobão. Uma das metas era encontrar cerca de 100 obras de arte cujas compras teriam por finalidade lavar o dinheiro ilegal.

Mas a PF se deparou na residência de um dos filhos de Lobão com algo ainda mais insólito até para os padrões brasileiros: um helicóptero, exposto em um cômodo da casa fechado por vidro, ao lado do quintal. A aeronave (foto abaixo) chamou a atenção até dos policiais mais experientes.

Nos endereços em São Luís, capital do Maranhão e terra natal dos Lobão, os policiais ainda flagraram na garagem da residência vários automóveis de luxo. A ação foi batizada de Operação Vernissage. Para além de examinar o que foi encontrado, a PF pretende com as diligências avançar na investigação sobre o uso de imóveis para lavagem de dinheiro. Segundo os investigadores, no período dos desvios na Petrobras e na Transpetro, a família Lobão comprou um imóvel por 1 milhão de reais e o revendeu pouco tempo depois por 3 milhões. A suspeita é de que a compra tenha sido subfaturada para mascarar o uso de dinheiro sujo – o mesmo que deve ter bancado o helicóptero ostentado no quintal da casa do filho de Lobão.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Vocês todos estão enganados, toda essa fortuna é lícita, oriunda do grande faturamento da padaria que Edinho 30 tinha no Estado do Pará kkkkk, cara de pau.

  2. Não se preocupem, nosso querido advogado de m.. Gilmar Mendes que tomou a toga do supremo pra si, também deve dar um julgamento justo, de acordo com a reputação do nome Lobão.

  3. Eles não estão preocupados pois o STF está aí para garantir suas impunidades. Se vocês têm boa memória, o Lobão (pai) quando era deputado foi flagrando como pianista votando por outro. A genética não falha.

  4. Que família perigosa tudo ladrão não escapa um. Se sociedade não tomar providência a geração dos netos serão ladrão também! Que vergonha para Maranhão!

  5. O Brasil está todo DOMINADO! Não temos mais saída, pois nosso "votinho" classe média não elege ninguém. Quem elege é o "votão" da classe pobre e ingênua, como o sofrido nordeste, os quais são descaradamente comprados com ações assistencialistas como o "Bolsa Família" e "Renda Cidadã". O Brasil só mudará para MELHOR OU PIOR quando houver novo golpe militar. Só força bruta para extirpar esses cânceres do país. Já aconteceu antes e poderá ser repetido. "A La Lanterne".

  6. os escritórios de advogados devem estar ligando agora para a família lobão, principalmente aqueles que tem , vamos dizer família nos tribunais ou amigos ou parentes próximos, tá tudo junto no judiciário , até a honrada OAB com suas manobras a favor dos escritórios e dos seus membros, e porque a Covid não leva toda essa gente o Brasil ficaria melhor

  7. Isso tudo da em nada quando for parar no STF saem livres enquanto essa gente não for extirpada da vida pública nunca conseguiremos mudar o Brasil

    1. Bando de VERMES da pior espécie. Essas famílias,LOBÃOS,SARNEYS,CALHEIROS,BOLSONAROS,BABALHOS etc,etc,assaltam os cofres públicos a décadas e nada acontece.Estamos nas mãos da MÁFIA. Será q a lei não vale pra essas RATAZANAS.Kd o judiciário???Td junto e misturado .Só o CAPETA nos livrará desse LIXO.

  8. todo o brasileiro sabe que o PMDB , só deixou de ser a maior organização do país depois que o PT virou mais ambicioso , mas infelizmente o PMDB esteve como a noiva do poder em todos os governos e sempre com os cargos onde o dinheiro do povo era quase infinito , só Deus consegue dimensionar o tanto que se rouba no Brasil , um país com riquezas infinitas , mas que se concentra numa elite de corruptos e de servidores e seus imensos privilégios , e todos se unem no rombo.

  9. Fica tranquilo, agora com o desmonte da Lava Jato aparelhamento da PF, uma forcinha do STF a alcatéia do Maranhão, e outros Clãs do Brasil, podem ter a certeza da impunidade

  10. PF não perca seu tempo... vai cair no STF e alguém lá vai liberar e ainda afastar quem autorizou a investigação. Alguém aqui dúvida disso?

  11. Logo irão precisar contar com a ajuda de algum urubu de capa preta dos tribunais superiores, para continuarem impunes e desfrutando os valores roubados

  12. O Brasil é um país católico, atrasado, analfabeto, perdulário, escravista, autoritário, corrupto, imoral com a coisa pública, genocida com negros, pobres e Índios, cínico, ojeriza aos livros, inimigo do mérito, paraíso de larápios poderosos... santa inquisição.

    1. e nos Raimundo, o que temos feito para mudar isso ?

  13. 1 2 3 4 5 6 7 8 ... Gilmar soltou!! STF vergonha nacional ja vai entrar em campo e soltar mais um criminoso corrupto. Pais da impunidade graças ao STF, STJ, OAB e politicos sem vergonhas. 2022 vamos votar e trazer a Lava Jato de volta e turbinada, vamos fazer essa corja toda ir para cadeia e para isso o povo tem que ir para rua e pressionar os politicos e togados.

    1. Aceite a verdade crua! Seu voto não vale nada, não muda nada...

  14. este povo e quem devia pagar imposto e não o trabalhador. Dos 81 senadores só 30 assinaram a CPI da Yoga 5i tem o rabo preso com os Ministro do Supremo

    1. um grupo de pessoas humildes que não tiveram oportunidades na vida devem pagar pelos crimes dos políticos corruptos?

    1. Concordo!! Mas não vamos esquecer do Rio de Janeiro hein!

    2. Nestor, que coincidência o Sarney ser do Maranhão (ou será que é um padrão?)

    1. Deveria ter denunciado.........ainda que anonimamente!

  15. Não por acaso o Maranhão é o estado mais rico da federação, graças aos Sarneys, Lobãos, e o povo continua votando nesta gente, afinal a vida do povo lá é um padrão sueco.

    1. Uma pena realmente, povo sofrido e político que aproveita eles pra encher os bolsos, tudo igual, ladrão.

    2. Lá o povo é tão pobre que ainda compram votos em cruzeiros

  16. A ALCATEIA CORRUPTA DO MARANHÃO SE ESBALDANDO COM DINHEIRO ROUBADO .MARANHÃO DOS SARNEYS UM DOS ESTADOS COM MENOR IDH DO PAÍS

  17. "Pequenas descobertas" pois no total devem ser multiplicadas ad eternum. Al Capone foi preso por pequenas fraudes nos impostos.

  18. LOBÃO é um dos lobos da politicalha de um dos estados mais pobres do Brasil _ o Maranhão. Lobão, embora tenha nome de líder é cria do Grupo Saney. E essa gente detém os meios de comunicação daquele estado. Sarney como a repetidora da Rede Globo e o Jornal Imparcial; Lobão, ex-senador que tinha o filhinho com suplente, detém o SBT local. Isso significa que a informações no Maranhão são ideologicamente controladas. Ricos com o dinheiro pública e agora descobrem “pixulexos” de 12 milhões do LOBÃO,

    1. Fico feliz em notar que as pessoas começam a entender que foram lesadas pelas "diretas Já". Após 1985, SOMENTE os politicos levaram vantagens, mas o povo.............ora, o povo.........oh, top, top, top. Geisel já falava que, os que lutavam pela tomada do poder só tinham interesses pessoais... "A la lanterne!"

    2. Saudades de regime militar? Sabe quantos milionários foram feitos com Itaipu, ponte Rio Niterói, Usina Nuclear De Angra, transamazônica? Ser humano é tudo igual, o que muda é a qualidade das instituições e isso vem da educação geral do povo, leva tempo... se militarizar o Brasil com o sargentão que está aí nem daqui a cem anos chegaremos lá.

    3. quando vejo essas coisas, me dá uma certa saudade do Regime Militar....todos esses notórios ladrões presos sumariamente....nada de terceira instância, Ministros do STF safados, destituídos e presos....é sonhar demais!!

Mais notícias
Assine
TOPO