Divulgação/Codesp

O processo bilionário que une governo e empresário que discursou para Bolsonaro

10.04.21 08:05

O Tribunal de Contas da União vai analisar na sessão de 28 de abril um processo que mobiliza empresários com interesses bilionários no Porto de Santos e o próprio governo federal.

Em maio do ano passado, o TCU expediu uma ordem cautelar que garantiu a prorrogação do contrato da empresa Marimex, operadora que atua no porto. A medida foi tomada após a corte receber uma denúncia de que o governo havia decidido não manter o contrato baseado em “interesses privados e não critérios técnicos”.

O governo atua para cassar a cautelar, acelerar a saída da Marimex e autorizar o início de novas obras na área do Porto de Santos, que incluem a criação da chamada “pera ferroviária”, uma área de manobra para os trens que chegam ao local. A nova ferrovia interna do Porto de Santos tem investimentos previstos de 2 bilhões de reais entre obras de viadutos, pátios de manobra e novas linhas férreas.

Além do projeto, o governo também pretende ampliar a capacidade de armazenagem e de movimentação de granéis no porto, com foco em fertilizantes. Um dos grandes interessados nas obras é o empresário Rubens Ometto, da Cosan, que discursou na semana passada durante o jantar realizado entre empresários e o presidente Jair Bolsonaro.

O problema é que o julgamento no TCU já tem dois votos em favor da empresa que opera hoje no Porto de Santos – além do relator, Vital do Rego, o ministro Bruno Dantas também votou a favor da Marimex. A sessão será retomada no dia 28 após pedido de vista do ministro Aroldo Cedraz.

Há, no entanto, um plano B” caso o governo perca no tribunal. É que a decisão, se mantida pela corte, garante que a Marimex permaneça na área formalmente até o fim do contrato com a Portofer, que é quem gerencia os ramais ferroviários dentro do Porto de Santos. O negócio tem validade até 2025, mas a própria Portofer pode pedir a rescisão do contrato, o que abriria caminho para o novo empreendimento bilionário.

Em nota, a Autoridade Portuária de Santos e o Ministério da Infraestrutura afirmam que a nova ferrovia interna do Porto de Santos “é uma obra de infraestrutura de interesse público e não privado”. Segundo o governo, o arrendamento da área à Marimex para a movimentação de containers, assinado em 2000, perdeu a validade em maio do ano passado. “O arrendamento foi rigorosamente cumprido pelo poder concedente”, diz a nota.

“O prazo não foi prorrogado pelo ministério por não ter sido vislumbrada vantajosidade em fazê-lo diante da necessidade de ampliação da capacidade para granéis minerais e da necessidade de ampliação da ferrovia para atender à crescente demanda de carga geral e granéis nos próximos anos”. Segundo a Autoridade Portuária e o Ministério da Infraestrutura, a Marimex tem a opção de assinar contrato de transição e poderá permanecer na operação até o início das obras da pera ferroviária ou do terminal – o que ocorrer primeiro.

Informações oficiais indicam que o sistema ferroviário do Porto movimenta aproximadamente 45 milhões de toneladas anuais, número bem próximo à sua capacidade atual, de cerca de 50 milhões de toneladas anuais. “Com a nova ferrovia interna do Porto de Santos será possível ampliar a movimentação ferroviária em 91%, para 86 milhões de toneladas até o ano 2040”, afirmam a Autoridade Portuária e o Ministério da Infraestrutura.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Está é o tipo de matéria que precisa ser melhor apresentada e investigada para se saber o que é melhor para o interesse público. Um fato comprovável é que o Porto de Santos precisa de modernização e investimentos privados para isso. Ora, contar com um terminal ferroviário no Porto é imprescindível ao escoamento da produção de grãos e outros produtos similares (granéis). O que não dá é para parar no tempo às custas de perda da competitvidade e encarecimento do preço das exportações.

  2. Me causou estranheza quando o Bozo convidou o Drácula para chefiar a missão no Líbano, mesmo ele tendo que ter o aval da justiça. A sujeirada dos portos ainda vai continuar pelo andar da carruagem.

  3. GOVENO SOCIOPATA NÃO ROUBA NEM DEIXA ROUBAR... A conta sempre vem no final do evento...No interim é só alegria e desfaçatez..E agora sem uma força tarefa como a Lava Jato que está desfeita e seus heróis desmoralizados, graças ao ACORDÃO do quel o Jair fez parte importante.

    1. No governo LULA demorou quase 10 anos para levantar o tapete da sujeira fétida que estava sob o mesmo. Caso mito será a mesma coisa. Mas agora com Centrão, pf, prg, tudo sob controle dos homens "do bem".

  4. O BOZO SEGUE OS PASSOS DE OUTRO ÍDOLO 'O CONDE DRÁCULA' QUE VIVIA ENROLADO COM ESQUEMAS NA DOCAS DE SANTOS: (COMO OS PROBLEMAS DE TEMER COMEÇARAM NO PORTO DE SANTOS Separação litigiosa de um casal, que deu início à investigação contra possíveis desvios nos portos, expôs os nomes do ex-presidente e de Coronel Lima) RESUMO: O GENOCIDA ALÉM DE ASSASSINO É OUTRO PILANTRA QUADRILHEIRO QUE VAI SER DESMASCARADO EM BREVE. TODA VERDADE SERÁ REVELADA. MORO 2022🚔⚔🔪☠

    1. Dois bozistas delinquentes zurraram e gemeram aqui. Como são lindas estas duas bonecas!

    2. Não sei se Jose é ele ou ela, mas que tem uma paixão descarada pelo Flávio Bolsonaro isso é evidente nos comentários que posta.

    3. O ideal é que quem estivesse nesse jantar fossem as forças produtivas do país , como: MST,CUT,ONGS,CNBB,LULA, etc, que são segundo o Zezinho os que realmente geram renda e emprego! Vai curtir seu recalque e sua inveja na Venezuela seu ignorante!!!

    4. Verdade Maria. Todos tem boquinha ou querem uma boquinha. Esta é a razão pela qual este país não progride!

    5. A cleptocracia de Bolsonaro tem muitos aliados e apoiadores . basta olhar os participantes deste jantar

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO