De casa nova, PF aposenta o mítico ‘Máscara Negra’ depois de 44 anos

10.04.21 09:18

A Polícia Federal iniciou nesta semana a mudança de sua sede nacional, em Brasília, para um prédio novo em folha. O velho “Máscara Negra”, apelido do edifício com vidros fumê que abrigava a corporação desde os tempos da ditadura militar, está sendo trocado por um complexo mais moderno e confortável.

O aluguel do novo prédio, o MultiBrasil (foto), custará aos cofres públicos 1,4 milhão de reais mensais. Ao longo de cinco anos, período de vigência do contrato, os gastos vão chegar a 72 milhões de reais. O período pode ser prorrogado.

Com a fachada decorada em preto e branco, o edifício recém-construído pertence à empresa MultiBrasil Construção Ltda, da família Baracat, tradicional no mercado imobiliário da capital.

O complexo de três torres abrigará, além da direção-geral e das demais diretorias da PF, unidades da corporação que antes funcionavam fora do “Máscara Negra”, em outros prédios alugados em Brasília.

“O prédio é mais moderno, recém-inaugurado e possuí várias novas tecnologias em relação à sede atual”, afirmou a corporação, por meio de nota.

O “Máscara Negra” é parte integrante da história da Polícia Federal. A PF funcionou no local por nada menos que 44 anos. De lá partiram decisões cruciais que definiram o rumo dos principais casos em que a instituição atuou nas últimas décadas, como as investigações do caso Collor e do mensalão petista. Antes disso, foi palco de parte dos conhecidos abusos da ditadura, quando a polícia era usada como um dos braços do regime.

Para anunciar a mudança, a PF divulgou um vídeo em que exibe helicópteros e viaturas a caminho da nova sede (veja abaixo). Um grupo de policiais do Comando de Operações Táticas, a tropa de elite da corporação, aparece transportando as bandeiras do Brasil e da própria polícia do antigo prédio para o novo, até chegar às mãos de Rolando Alexandre, o diretor-geral substituído nesta semana por Paulo Maiurino.

Foi Rolando Alexandre quem assinou o contrato de aluguel do complexo. “As pessoas passam, mas as instituições ficam, somos tijolos na obra e no legado de futuras gerações. Nossa contribuição foi dada com dedicação”, diz o delegado ao final do vídeo, no qual aproveita para desejar sucesso a Maiurino, seu sucessor.

Tanto o “Máscara Negra” quanto a nova sede ficam na região central de Brasília, a cerca de 4 quilômetros da Praça dos Três Poderes.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. São 1.400.000 mensais e 72.000.000 mensais. QUANTO gostávamos, em aluguel, usando o "Máscara Negra"? Nada? Era da União? Rapaz, me diz: QUANTO custaria ao Brasil construir um prédio pra PF? Pq os Prefeitos alugam carros de empresários, governadores alugam helicópteros de empresários, e o governo federal, q todo ano licita imóveis, PRECISA estar alugando imóveis por valores milionários? Quem construiu o mega prédio, pensava em aluga-lo ou JÁ construiu na certeza de q seria alugado ao PAÍS?

  2. Tô nem aí. Quero saber é das operações grandiosas prendendo bandido do colarinho branco. O testo é secundário. Moro2022. MS

  3. O que falar, da habitual prodigalidade dos barnabés com o dinheiro público? Prevejo novos tempos para a Polícia Federal, o retorno ao status de instituição mal vista, como foi na época da ditadura, em que se dedicava ao amedrontamento da população, porque fazia e acontecia, ao sabor dos desmandos cometidos à revelia da decência, por seus dirigentes. Prevejo que vai gastar todo o crédito que acumulou nas operações anticorrupção, se lambuzando também na farra com o dinheiro da população.

  4. NÃO MUDARÁ EM NADA O DESEMPENHO PÍFIO DA PF NOS DIAS ATUAIS E ISSO SE DEVE É CLARO AO APARELHAMENTO DA INSTITUIÇÃO. AS GRANDES OPERAÇÕES DOS TEMPOS EM QUE ESTAVA EM CURSO A OPERAÇÃO LAVA JATO FORAM PLANEJADOS ESTRATEGICAMENTE NO ANTIGO PRÉDIO ENTÃO NÃO FAZ O MENOR SENTIDO EM TERMOS ATUAIS QUE O PAÍS PASSANDO POR UMA DAS PIORES CRISES ECONÔMICAS ARCAR COM UM GASTO DESTA PROPORÇÃO. REITERO QUE EM TERMOS OPERACIONAIS NÃO MUDARÁ EM NADA A ATUAÇÃO VERGONHOSA DA PF MAS ISSO MUDARÁ EM BREVE. MORO 2022

  5. Parabéns à PF por reunir em um só endereço os vários setores, hoje espalhados, facilitando e barateando os aluguéis, além de proporcionar uma melhor condição para o aperfeiçoamento e unicidade dos diversos níveis de administração e o merecedor conforto e segurança do seu efetivo. É o resultado de uma administração competente, séria e honesta. BOLSONARO 2022.

    1. Porra nenhuma! Sacanagem, perdularismo com o dinheiro público, isso sim! O endereço novo é ABSOLUTAMENTE INADEQUADO para uma organização policial, principalmente com as características de federal, com atuação em toda federação e principalmente NAS FRONTEIRAS. Brasília é o lugar para burocratas e comandos políticos, não é para militares e policias, além daqueles que dão segurança local. EU ESTOU CANSADO DE SUSTENTAR GENTE QUE NÃO TARABALHA E SÓ FAZ ARENGA!

  6. Uma vergonha. Sair de um prédio próprio para pagar aluguel. O dono do prédio, com certeza amigo de alguém com caneta poderosa. Nos, o povo os trouxas vamos pagar a conta. Onde está a venda dos prédios públicos , a desocupação dos que não mais deveriam estar nos apartamentos funcionais que BOZO prometeu...

  7. O que isto significa? Nada. Talvez mais despesas para a união. Em época de crise, despesas extras deveriam ser evitadas para dar o exemplo. Como todos sabem a PF está hoje a serviço do Bozismo esdrúxulo?

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO