Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara via FlickrLuizianne, durante sessão na Câmara dos Deputados em 2018

O climão com Luizianne Lins na visita de Lula ao CE

22.01.24 14:22

A deputada Luizianne Lins (PT-CE; foto) é uma dos cinco nomes que o partido tem ventilado para concorrer à prefeitura de Fortaleza nas eleições deste ano. Ela, no entanto, é a que teve os maiores holofotes durante a visita de Lula ao Ceará, na última sexta-feira, 19. Isso porque ela foi a única a não ir.

Nome histórico do partido na capital cearense — onde foi prefeita duas vezes durante os anos Lula e Dilma — ela  alegou ter sido barrada no acesso às autoridades do evento onde Lula assinou a criação de um novo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) na cidade.

Além disso, sobraram críticas de Luizianne Lins ao ministro da Educação, o também cearense Camillo Santana, indicou uma reportagem do jornal cearense Diário do Nordeste. Apesar disso, o Palácio do Planalto contesta a fala da deputada: ao jornal O Povo, a Secom disse que a deputada havia sim sido convidada, e estaria no palco — se tivesse comparecido.

O PT parece ter sentido o sangue na água causada pelo desarranjo do PDT, partido do atual prefeito José Sarto. Desde o início do ano, nomes ligados ao partido começam a campanha para se cacifar a uma candidatura ao cargo.

A disputa eleitoral em Fortaleza

Há duas semanas, o presidente da Assembleia da Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão (PT), oficializou seu nome como pré-candidato à prefeitura de Fortaleza. Ainda estão na disputa o assessor especial de assuntos municipais do Ceará, Artur Bruno, e os deputados estaduais Larissa Gaspar e Guilherme Sampaio.

Hoje, no entanto, a cidade tem uma tendência à direita. Em pesquisas mais recentes, o ex-deputado federal Capitão Wagner (União Brasil) lidera as sondagens com 38% das intenções de voto na capital cearense. Em segundo lugar, aparece o atual prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), com 21,8%, seguido por deputado federal André Fernandes (PL), com 9,1% — a preferência dos bolsonaristas na capital cearense —, Evandro Leitão (6,5%), e senador Eduardo Girão (Novo), 5,3%. Os demais candidatos não atingiram 1%.

Em um segundo cenário, com Luizianne no lugar de Evandro Leitão, Capitão Wagner lidera com 35,6% das intenções de voto, seguido por Luizianne, com 20,8%, José Sarto, 17,5%, André Fernandes, 9,3%, e Eduardo Girão, 4,8%.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO