Na CUT, Dirceu propõe 'rede de inteligência' de esquerda e fala que militantes devem aprender 'espionagem'
O ex-ministro e ex-presidiário José Dirceu defende a criação do que chama de Rede Nacional de Inteligência Cidadã, formada por militantes de partidos de esquerda, integrantes de movimentos sociais e qualquer um que se identifica com as causas socialistas e comunistas. Destinada ao monitoramento de informações e contraespionagem, essa organização serviria para contrapor os órgãos...
O ex-ministro e ex-presidiário José Dirceu defende a criação do que chama de Rede Nacional de Inteligência Cidadã, formada por militantes de partidos de esquerda, integrantes de movimentos sociais e qualquer um que se identifica com as causas socialistas e comunistas. Destinada ao monitoramento de informações e contraespionagem, essa organização serviria para contrapor os órgãos equivalentes das forças armadas e das polícias, além de fazer frente às ações dos militantes de direita nas redes sociais.
Dirceu falou do plano em um lotado auditório da Central Única dos Trabalhadores, a CUT, em Brasília, na noite desta quinta-feira, 5. Na plateia, estavam, entre outros, sindicalistas, estudantes e diplomatas de Cuba, da Bolívia (da administração de Evo Morales), da Nicarágua e da Venezuela (fiéis ao ditador Nicolás Maduro e não reconhecidos pelo governo brasileiro).
Dirceu ministrou uma palestra de quase uma hora de duração em meio ao lançamento de um livro sobre "inteligência estratégica aplicada à defesa do Estado, à proteção da sociedade e à segurança dos movimentos sociais". "Esse livro vem em boa hora, quando corremos riscos com um sistema de inteligência voltado para espionar e reprimir os movimentos sociais", destacou Dirceu, autor do prefácio da obra.
O autor é o advogado e também ex-guerrilheiro Acilino Ribeiro, que participou da luta armada no Brasil ao lado de Dirceu e de missões de grupos guerrilheiros em outros países da América Latina, Ásia, África e Europa. Ele também fez treinamentos em vários países, incluindo na Líbia governada por Muammar Khadafi.
Zé Dirceu não poupou elogios ao amigo de armas. A uma atenta plateia, o político petista condenado por liderar esquemas de corrupção ensinou a "importância" de militantes de esquerda estudarem inteligência e espionagem e criarem mecanismos para colocarem o que aprenderam em prática, principalmente se o PT voltar ao poder. "Não quero cometer um segundo erro e me arrepender como fiz no governo do presidente Lula, quando me recusei a acompanhar as questões da inteligência e contrainteligência da Abin e no Gabinete de Segurança Institucional", afirmou, lembrando do período que foi ministro da Casa Civil.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Uira
2019-12-12 23:56:51O primeiro adversário de qq indivíduo é ele mesmo, pois não se supera o inimigo sem que para isto se supere a si mesmo. Quem quer superar o inimigo sem superar a si mesmo está no máximo adiando a derrota inevitável. De que adianta se descobrir os pontos fracos do inimigo e não corrigir os próprios? De que adianta descobrir os pontos fortes e não fazer nada para compensá-los ou sobrepujá-los? Do contrário, somente se anda em círculos correndo atrás do próprio rabo.
Uira
2019-12-12 23:48:27O tempo que a esquerda perdeu tentando chegar ao poder e depois se agarrar a ele poderia ter sido integralmente utilizado para que suas ideias fossem refinadas e ajustadas à realidade. Ao invés disto, tentaram moldar a realidade à suas ideias, gastando tempo e recursos sem sair do lugar. Se é para obter informações, não seria melhor que fosse acerca de como efetivamente se transformar a realidade em oposição a distorcê-la para se chegar ao poder?
Uira
2019-12-12 23:41:16Não é preciso vigiar as pessoas e obter informações sobre elas para saber como se comportarão, não é preciso monitorar governos para saber como eles se comportarão. Quando a tempestade se aproxima, qq um que não seja cego e seja capaz de olhar para o céu será capaz de perceber que ela está chegando. O ser humano vive de semear vento e colher tempestade, semear a injustiça e colher a maldade. Portanto, cedo ou tarde, quem semeia vento e injustiça colherá tempestade e maldade.
Uira
2019-12-12 23:28:41Se hj a informação está disponível em quantidade abundante, é realmente necessário que se utilize mecanismos censura, repressão e coerção física? Não é mais barato manipular e continuar a oferecer verdes pastos para o GADO? Não é mais produtivo fazer o cidadão acreditar que vive no melhor dos mundos, a verdadeira MATRIX? O poder é uma ilusão, pq se alguém conhece a realidade, então pq ele precisa manipulá-la sob o risco de errar a mão e pagar o preço?
Uira
2019-12-12 23:18:13E sem dúvida alguma, o melhor gado que existe é aquele que pasta sem perguntar, questionar ou reclamar. No entanto, na era da informação, do conhecimento e da tecnologia, quem quer se limitar a pastar está perdendo a sua utilidade. Não basta somente ter acesso à informação, é no mínimo necessário saber utilizá-la. Mas, sobretudo, o processo de adaptação e evolução a partir de agora são constantes, se quem não acompanha o desenvolvimento tecnológico está ficando para trás, imagina quem o nega.
Uira
2019-12-12 23:13:10Se o cidadão não tem personalidade própria e precisa que os outros digam o que ele deve fazer, então ele essencialmente tem uma EXISTÊNCIA BOVINA, aceita o capim que lhe dão e, se este acabar, se junta ao ESTOURO DA BOIADA. Os grandes líderes da história da humanidade não passavam de VAQUEIROS MAIS SOFISTICADOS, uma vez que juntavam o gado, bastava garantir a pastagem. O problema é que tem sempre algum LADRÃO DE GADO tentando tomar as suas reses.
Uira
2019-12-12 23:06:31Além do mais, se as informações estão disponíveis para quem quiser acessá-las, isto acaba por fazer com que mais do que nunca a REALIDADE acabe por se impor, pois quem quiser distorcê-la só será capaz de enganar quem quiser ser enganado. Não se deve subestimar a estupidez humana, mas quando foi em toda a história da humanidade que os ESTÚPIDOS não viveram somente de se iludir? De modo geral, o ser humano sempre se comportou como gado e, como tal, seguiu para o abate sem questionar.
Uira
2019-12-12 23:01:19O que torna o indivíduo previsível não é que os dados dele estão disponíveis para quem quiser acessar, mas que ele é incapaz de se comportar diferentemente do que se espera dele. E não há nada mais previsível do que um CORRUPTO, pois ele não tem disciplina, perseverança, boa vontade, ponderação, bom senso, sempre cai nas mesmas armadilhas, inclusive pq a corrupção implica uma incapacidade de aprender com os próprios erros, pois o CORRUPTO jamais erra.
Uira
2019-12-12 22:55:29Uma das coisas que o Estado fez desde sempre foi criar maneiras de bisbilhotar a vida de seus cidadãos, mas talvez em toda a história da humanidade isto se tornou desnecessário, sem perceber os cidadãos estão entregando tudo sem que seja necessário nenhuma tortura ou coação, é só botar um celular, tablet ou computador na frente deles para que revelem até o que eles mesmos não fazem a menor ideia, sobretudo pq o ser humano sofre de um problema de deficiência de personalidade.
Uira
2019-12-12 22:50:54Pode parecer que é um prato cheio para governos totalitários, mas é uma faca de dois gumes. Em uma sociedade onde o indivíduo tem que se esconder e fingir o que não é, ele será capaz de alcançar seu potencial máximo? Além do mais, se o sujeito tem que ficar se policiando para não fazer ou dizer a coisa errada, como é que a criatividade emergirá e fluirá para criar riqueza? Seguir é mais fácil do que liderar, sob o capitalismo, regimes totalitários são bons para correr atrás.