Renato Alves/Crusoé

Na CUT, Dirceu propõe ‘rede de inteligência’ de esquerda e fala que militantes devem aprender ‘espionagem’

05.12.19 22:12

O ex-ministro e ex-presidiário José Dirceu defende a criação do que chama de Rede Nacional de Inteligência Cidadã, formada por militantes de partidos de esquerda, integrantes de movimentos sociais e qualquer um que se identifica com as causas socialistas e comunistas. Destinada ao monitoramento de informações e contraespionagem, essa organização serviria para contrapor os órgãos equivalentes das forças armadas e das polícias, além de fazer frente às ações dos militantes de direita nas redes sociais.

Dirceu falou do plano em um lotado auditório da Central Única dos Trabalhadores, a CUT, em Brasília, na noite desta quinta-feira, 5. Na plateia, estavam, entre outros, sindicalistas, estudantes e diplomatas de Cuba, da Bolívia (da administração de Evo Morales), da Nicarágua e da Venezuela (fiéis ao ditador Nicolás Maduro e não reconhecidos pelo governo brasileiro).

Dirceu ministrou uma palestra de quase uma hora de duração em meio ao lançamento de um livro sobre “inteligência estratégica aplicada à defesa do Estado, à proteção da sociedade e à segurança dos movimentos sociais”. “Esse livro vem em boa hora, quando corremos riscos com um sistema de inteligência voltado para espionar e reprimir os movimentos sociais”, destacou Dirceu, autor do prefácio da obra.

O autor é o advogado e também ex-guerrilheiro Acilino Ribeiro, que participou da luta armada no Brasil ao lado de Dirceu e de missões de grupos guerrilheiros em outros países da América Latina, Ásia, África e Europa. Ele também fez treinamentos em vários países, incluindo na Líbia governada por Muammar Khadafi.

Zé Dirceu não poupou elogios ao amigo de armas. A uma atenta plateia, o político petista condenado por liderar esquemas de corrupção ensinou a “importância” de militantes de esquerda estudarem inteligência e espionagem e criarem mecanismos para colocarem o que aprenderam em prática, principalmente se o PT voltar ao poder. “Não quero cometer um segundo erro e me arrepender como fiz no governo do presidente Lula, quando me recusei a acompanhar as questões da inteligência e contrainteligência da Abin e no Gabinete de Segurança Institucional”, afirmou, lembrando do período que foi ministro da Casa Civil.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O primeiro adversário de qq indivíduo é ele mesmo, pois não se supera o inimigo sem que para isto se supere a si mesmo. Quem quer superar o inimigo sem superar a si mesmo está no máximo adiando a derrota inevitável. De que adianta se descobrir os pontos fracos do inimigo e não corrigir os próprios? De que adianta descobrir os pontos fortes e não fazer nada para compensá-los ou sobrepujá-los? Do contrário, somente se anda em círculos correndo atrás do próprio rabo.

  2. O tempo que a esquerda perdeu tentando chegar ao poder e depois se agarrar a ele poderia ter sido integralmente utilizado para que suas ideias fossem refinadas e ajustadas à realidade. Ao invés disto, tentaram moldar a realidade à suas ideias, gastando tempo e recursos sem sair do lugar. Se é para obter informações, não seria melhor que fosse acerca de como efetivamente se transformar a realidade em oposição a distorcê-la para se chegar ao poder?

  3. Não é preciso vigiar as pessoas e obter informações sobre elas para saber como se comportarão, não é preciso monitorar governos para saber como eles se comportarão. Quando a tempestade se aproxima, qq um que não seja cego e seja capaz de olhar para o céu será capaz de perceber que ela está chegando. O ser humano vive de semear vento e colher tempestade, semear a injustiça e colher a maldade. Portanto, cedo ou tarde, quem semeia vento e injustiça colherá tempestade e maldade.

  4. Se hj a informação está disponível em quantidade abundante, é realmente necessário que se utilize mecanismos censura, repressão e coerção física? Não é mais barato manipular e continuar a oferecer verdes pastos para o GADO? Não é mais produtivo fazer o cidadão acreditar que vive no melhor dos mundos, a verdadeira MATRIX? O poder é uma ilusão, pq se alguém conhece a realidade, então pq ele precisa manipulá-la sob o risco de errar a mão e pagar o preço?

  5. E sem dúvida alguma, o melhor gado que existe é aquele que pasta sem perguntar, questionar ou reclamar. No entanto, na era da informação, do conhecimento e da tecnologia, quem quer se limitar a pastar está perdendo a sua utilidade. Não basta somente ter acesso à informação, é no mínimo necessário saber utilizá-la. Mas, sobretudo, o processo de adaptação e evolução a partir de agora são constantes, se quem não acompanha o desenvolvimento tecnológico está ficando para trás, imagina quem o nega.

  6. Se o cidadão não tem personalidade própria e precisa que os outros digam o que ele deve fazer, então ele essencialmente tem uma EXISTÊNCIA BOVINA, aceita o capim que lhe dão e, se este acabar, se junta ao ESTOURO DA BOIADA. Os grandes líderes da história da humanidade não passavam de VAQUEIROS MAIS SOFISTICADOS, uma vez que juntavam o gado, bastava garantir a pastagem. O problema é que tem sempre algum LADRÃO DE GADO tentando tomar as suas reses.

  7. Além do mais, se as informações estão disponíveis para quem quiser acessá-las, isto acaba por fazer com que mais do que nunca a REALIDADE acabe por se impor, pois quem quiser distorcê-la só será capaz de enganar quem quiser ser enganado. Não se deve subestimar a estupidez humana, mas quando foi em toda a história da humanidade que os ESTÚPIDOS não viveram somente de se iludir? De modo geral, o ser humano sempre se comportou como gado e, como tal, seguiu para o abate sem questionar.

  8. O que torna o indivíduo previsível não é que os dados dele estão disponíveis para quem quiser acessar, mas que ele é incapaz de se comportar diferentemente do que se espera dele. E não há nada mais previsível do que um CORRUPTO, pois ele não tem disciplina, perseverança, boa vontade, ponderação, bom senso, sempre cai nas mesmas armadilhas, inclusive pq a corrupção implica uma incapacidade de aprender com os próprios erros, pois o CORRUPTO jamais erra.

  9. Uma das coisas que o Estado fez desde sempre foi criar maneiras de bisbilhotar a vida de seus cidadãos, mas talvez em toda a história da humanidade isto se tornou desnecessário, sem perceber os cidadãos estão entregando tudo sem que seja necessário nenhuma tortura ou coação, é só botar um celular, tablet ou computador na frente deles para que revelem até o que eles mesmos não fazem a menor ideia, sobretudo pq o ser humano sofre de um problema de deficiência de personalidade.

  10. Pode parecer que é um prato cheio para governos totalitários, mas é uma faca de dois gumes. Em uma sociedade onde o indivíduo tem que se esconder e fingir o que não é, ele será capaz de alcançar seu potencial máximo? Além do mais, se o sujeito tem que ficar se policiando para não fazer ou dizer a coisa errada, como é que a criatividade emergirá e fluirá para criar riqueza? Seguir é mais fácil do que liderar, sob o capitalismo, regimes totalitários são bons para correr atrás.

  11. Hj o indivíduo está exposto de todas as formas possíveis, celular, computador, tablet, dispositivos inteligentes. Ele não pode fazer uma compra que não seja em dinheiro sem que alguém fique sabendo, se sair em público haverá câmeras por todos os lados, públicas e privadas. O sujeito não precisa ficar se exibindo nas redes sociais e na internet para que cheguem até ele, para ele ser detectado e monitorado basta estar respirando. Isto implica uma forma diferente de agir e se comportar.

  12. Na era da informação, o problema não é mais obter acesso à esta, mas em como interpretá-la. Com base no comportamento de um único indivíduo é possível se realizar inferências sobre outros que compartilhem os mesmos atributos e comportamentos. À medida que o número de dados disponíveis aumenta, as predições melhoram, Claro que ainda há informações sensíveis e que não estão disponíveis ao público geral e aos leigos, mas elas estão cada vez mais escondidas atrás de barreiras digitais.

  13. Subversivo da ordem pública e destruidor das instituições democráticas. Comunista iludido e iludindo incautos. Fora! Vai para a Cuba que o pariu.

  14. Subversivo da ordem pública e destruidor das instituições democráticas. Comunista iludido e iludindo incautos. Fora! Vai para a Cuba que o pariu.

  15. Eu não estou surpreso. O Dirceu é pior que o Lula, pois além de ser criminoso assumido e cínico, é inteligente, ao contrário do barba.

  16. Como é que se permite um vagabundo desses provocando e incitando luta armada? Tem de se aplicar a lei de segurança nacional. O STF e o STJ (ambos cheios de corruptos) são culpados.

  17. essa declaração nao cabe na lei de segurança ? esta incitando a população á pegar em armas,,, alo alo autoridades, vamos fazer algo ai

  18. Será que sou somente que eu que penso ser a coisa mais estranha do mundo um condenado em Segunda Instância estar aliciando militantes para aprenderem espionagem e outras disciplinas correlatas. Seu curso deve ter aulas de tiro, de propaganda comunista, de como montar uma greve com graves consequências para o Brasil, de como assassinar reputações para impedir o crescimento da nação, etc. O judiciário não toma conhecimento do que está ocorrendo, mas se tocar na palavra AI 5 é um Deus nos Acuda !

  19. Esse terrorista, que foi beneficiado pelos recursos infrigentes do amigo Celso de Melo (lembram-se?) está pensando que o Brasil agora é o mesmo. De onde vem o dinheiro para financiar a campanha que agora inicia? As Forças Armadas continuam de olho nêle, sem dúvida.

    1. Reparem na quantidade de homens de cabelos brancos..esses velhinhos parecem os generais de pijama, falam, falam e nada acontece. O Brasil não está no fundo do poço pelas ideias idiotas do Zé Dirceu e ou do cachaceiro Lula, o Brasil está assim porque o povo não lê, não se interessa é por isso vota mal!

    2. É a ideia, mas quem disse que petista estuda qualquer coisa?

  20. Ele só pode ser conselheiro de Thofoli, Mendes e os Melo, mais acho que vão todos juntos curtirem uma praia. Tudo farinha do mesmo saco.

  21. Graças ao STF, esses facínoras, condenados, estão todos de volta à cena. Inacreditável o que foi feito no Brasil. Agora, rumo a atordoar o Brasil e a América Latina com as farsas de sempre. Socialismo com muito dinheiro no bolso e nas contas. O acordão foi essencial para esse descalabro.

    1. Pois é, o Acordão capitaneado pelo Planalto. Parece que Bolsonaro quer essa corja livre e radicalizando pra poder radicalizar de lá e ganhar votos.

  22. Será que o Zé esqueceu que deu aula neste quesito para a turma do PT antigo, que provocou Cassação do Collor com os Arapongas dos anos 90. vai querer fazer o mesmo com Bolsonaro , esquece que ele também esta sobe vigilância Háhá há aí o Bicho vai pegar seu Zé !!!!!!!!!

  23. Isso q da esse vergonhoso stf liberar criminosos. Isso ainda vai dar m e o tofoli e gilmar vao estar curtindo em alguma praia particular com despesas pagas pelos idiotas brasileiros

    1. KKK. O único jeito é estabelecer o trabalho forçado a presidiários, mas nem isso eles são mais...

  24. quais os motivos que as forças armadas não tomam nenhuma providência ? estãp esperando acontecer o caos para depois agirem ?

    1. Infelizmente amigos; estamos num mato sem cachorro.. proteção aqui no Brasil só a Divina. Que o bom Deus nos proteja..

    2. Não João, Eles só estão esperando os Vermelhos Começarem a atacar, já estão de prontidão, se eles "Exercito" atacarem primeiro , eles vão dizer o que eles sempre dizem , que o Governo é Fascista !

  25. 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂 Como se houvesse alguma possibilidade da MARGINALHA ESQUERDALHA PETRALHA ter alguma modalidade de inteligência!!!! É deprimente mas, é também inevitável a gente morreeeeerrrr de rir!!!!!😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂

    1. Isso ai é pra “vender” 100 livros e “lavar grana” dizendo que vendeu 1 milhao.... kkkkk

  26. Falando em" rede de inteligência ", alguém da Crusoé poderia confirmar se é verdade que o Evo Morales assistirá a posse do POSTE da Madame K e permanecerá definitivamente na Argentina para continuar organizando seus " tráficos " ? Confirmar ou desmintir por favor.

  27. O mentor da maior Orcrim do mundo liderada pelo nove dedos deveria estar atrás das grades e não falando mer... para sua platéia de doutrinados de um neurônio apenas, não conseguem amplitude intelectual para enxergar um país livre das amarras comunistas, é nojento.

  28. Grande serviço prestado pelo STF facilitando a liberdade deste guerrilheiro terrorista, que deve estar sendo pago para palestrar pelo país...disseminando este tipo de ideia!

  29. Depois do "Verdevaldo" receber a Ordem de "nãoseioquê" na Câmara Federal, juntamente com Gilmar Vendes "et caterva", não consigo me surpreender com essa manifestação de indivíduo (Zé Dirceu) que só quer o mal para o Brasil, tudo filmado para o brasileiro ver !!! Nós somos um povo que - desde que não me incomode -, aceitamos com a maior desfaçatez o ingresso de gente que quer o sistema gramscista no nosso País... Depois que tudo acontecer, não se arrependam...

  30. Que platéia seleta! Bandidos de toda ordem, brasileiros, cubanos, venezuelanos e toda a escória latino-americana reunida em um só lugar. Em qualquer país minimamente sério, isto aí seria enquadrado como formação de quadrilha.

    1. Difícil? Ele foi o principal responsável pela tomada de poder do PT. E será novamente aquele que tentará tornar o Brasil comunista. Ele é muito bem treinado por Cuba e oitroa países comunistas. Menosprezar esse vagabundo é colocar o Brasil em risco.

  31. Por falar nisso: quando o militante aí volta pra cadeia? Ainda falta devolver o que ele e o partido roubaram. Ah! Mas tem o Gilmar no meio do caminho...

  32. A presença desse agitador comunista e corrupto no seio da sociedade demonstra além de qualquer dúvida a importância fundamental que o atual STF representa de bom para as ditaduras comunistas e para tornar incerto o futuro do Brasil. Seis sujeitos que nunca receberam um único voto, ameaçam por a perder o que foi conquistado nas urnas.

  33. A inteligência do pt é estilo dilmes! Me poupe, só no Brasil que um bandido condenado está solto e dando palestra pra incentivar guerrilha e baderna! Tem que descer a borracha nestes bandidos ladões do nosso dinheiro

  34. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Inteligência petista? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk. O Dirceu está tomando alucinógenos, kkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Seria o mesmo dizer que há inteligência bozista, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Bozismo e petismo são sinônimos, pois ambos grupos são apenas um aglomerado de néscios medíocres.

    1. Exatamente Gilnei. Eles precisam um do outro para sobreviverem. São gêmeos univitelinos. Basta lembrar que o Bozo sempre foi da base do Lularápio.

  35. Será que seus amigos de toga concordam com isso? Autorizam, fecham os olhos, viram para o outro lado? Se a resposta for afirmativa, o caso é ainda mais grave.

    1. Sim meu amigo a situação não é grave, é GRAVÍSSIMA.

  36. soltaram o cara para isso? parabéns Tofolli seguiu as ordens do mestre . Prendam logo está tralha novamente cada a lei de segurança nacional?

  37. "rede Nacional de Inteligencia Cidadâ" para "defesa do ESTADO !!! Qual Estado ??? o Estado socialista /comunista que eles querem implantar no BRASIL!!! passou a hora de outro AI-5 e que os militares "nÃo COMETAM um 2º ERRO deixando estes ex-terroristas vivos !!! que façam como LENIN e STALIN : eliminem TODOS !!!

  38. Parece brincadeira, coisa do outro.mundo de louco. Estão achando que conseguirão dominar a América Latina. Que é só uma questão de estudar e se organizar. O livro com.a introdução do.José Dirceu é a bíblia leitura obrigatória pela ceita. E acreditam mesmo. Eles não conseguem ver o Brasil a um.palmo.do. nariz enquanto.os brasileiros NUNCA foram tão politizados.

  39. Com a extinção da prisão de segunda instância, o STF concluiu a obra de sua criação chamada: José Dirceu, o exterminador do futuro versão 06 - que somente poderá ser eliminada pela Ronda Extensiva Tobias de Aguiar (ROTA) únicos que têm culhões, porque o resto são todos uns molengas!

  40. vai tomar no meio do uc esses petistas... temos que nos unir contra esse mal que procura roubar o poder do povo... o povo escolheu bolsonaro e esses caras querem ir contra criando movimentação de rua que nem existe... querem criar reivindicação para quebrar as lojas nas ruas e saquear supermercados e alegar que é movimentação pacifica... temos que tirar o imposto sindical e todos os votos do PT

  41. O STF libertou esse condenado do Zé para ele ficar livre e sacanear todos os brasileiros. Tocar na palavra AI 5, mesmo que seja para censurá-la não pode, mas tramar guerrilha da esquerda pode. Que país é esse ?

  42. Se fosse Do Presidente Bolsonaro essa proposta já teria virado escândalo nacional !!! Mas da esquerda petista pode !!??? Onde estão os críticos de carteirinha?????

  43. Militantes, que militantes? Hoje o PT só tem o MST e alguns sindicatos que podem ser chamados de militantes. Esse canalha do Zé Dirceu e o bêbado ladrão não podem andar na rua, ir a um restaurante, ou num bar, no caso do bêbado, sem serem admoestados pelo povo que não aguenta nem olhar a fotografia desses dois e dos demais canalhas da cúpula do PT. Graças a Deus esses vermes já estão agonizando. É o fim do PT e dos seus capachos da esquerda brasileira.

  44. Ao menos nos países civilizados, ninguém sairia às ruas com camisetas ostentando à suástica, sob risco de está cometendo crime. Entretanto não apenas o símbolo do nacional-socialismo de Hitler foi banido mundo a fora, mas também o do comunismo, o qual já matou mais de 100 milhões de pessoas ( fonte: Portal Conservador ). Nossos políticos, intelectuais, imprensas,juristas, fazem um barulhão quando alguém fala bem do regime militar, ou menciona o tal do AI-5, pergunto: e sobre esta reportagem?

  45. É, cambada(!), o efeito Bolsonaro faz coisas de arrepiar. kkkkkkkkkkkkk Dá pena vê um fim tão triste. E pensar que o Brasil conseguiu sobreviver durante 33 anos. Sim, isso tudo começou com o Grande Canalha, FHC. A nova geração não vai acreditar que passamos por tudo isso.

  46. Somando a isso a tentativa de criação de uma “república sindicalista” , há uma tentativa clara de criar um governo paralelo e realizar o sonho de tomar o poder sem ganhar eleições.

  47. “Seu” Dirceu bem que poderia nos dar umas dicas sobre a maneira mais segura de transferir muito dinheiro do caixa das estatais, através de empreiteiras, para os nossos próprios bolsos, saindo impunes. É disso que ele entende.

  48. Seriam os estudantes na platéia aqueles que no passado foram mal avaliados no PISA? Os bem avaliados não se deixarão enganar pelo discurso de quem fez Mensalão e Petrolão.

  49. Essas canalhas do PT, JOICE HASSELMAN, centrão, vem acusar os eleitores do presidente Bolsonaro de milícia virtual, mas não falam nada desses planos dos petistas da esquerda de organização criminosa para combater as instituições do Estado democrático de direito. Isso é crime.

  50. Foi condenado duas vezes, em duas instâncias, como pode estar solto e tramando contra a democracia? Lava Toga já, para o bem do Brasil.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO