Exército Brasileiro/Flickr

MPF abre 20 apurações sobre compra de picanha, bacalhau e cerveja por quartéis

10.04.21 12:06

Pelo menos 20 representações do Ministério Público Federal nos estados já abriram investigações próprias para apurar se houve superfaturamento ou desvio de finalidade nas compras de picanha, bacalhau e cervejas puro malte feitas pelas Forças Armadas.

Em despacho obtido por Crusoé, o MPF diz que gestores do Exército, Marinha e Aeronáutica, responsáveis pelas compras, poderão responder nas esferas administrativa e penal por possível prática de improbidade administrativa e superfaturamento de preços.

As procuradorias foram acionadas depois que parlamentares do PSB denunciaram as compras de 714 mil quilos de picanha, 9,7 mil quilos de filé de bacalhau, 438,8 mil quilos de salmão, 1,2 milhão de quilos de filé mignon e 80 mil cervejas para abastecer os quartéis.

Ao analisar a denúncia, apresentada inicialmente na Procuradoria da República do Distrito Federal, o procurador Anselmo Henrique Cordeiro Lopes entendeu haver “possível violação aos princípios da administração pública, especialmente o da moralidade”, além de “superfaturamento em alguns dos certames”.

O procurador também critica as compras feitas no período da pandemia, boa parte sem processo licitatório: “Para além dos supostos casos de superfaturamento, em um cenário de grave crise econômica, potencializada pela emergência em saúde pública de importância internacional decorrente da Covid-19, revela-se, no mínimo, questionável a intenção de aquisição, em grandes quantidades, de carnes nobres e bebidas alcoólicas, algumas de marcas especiais”.

Anselmo Lopes fatiou a denúncia sugerindo que as procuradorias investigassem as licitações nos estados onde ocorreram as compras. Somente em São Paulo, o MPF abriu cinco procedimentos de investigação. Todos estão em fase inicial. No Rio Grande do Sul, foram abertas investigações nas cidades de Porto Alegre, Bagé, Santa Maria e Rio Grande. “Aqui em Rio Grande consta que a Marinha comprou picanhas. Cervejas, não. Preciso entender, saber o que eles têm a dizer a respeito. Se houve festa, o porquê”, afirma o procurador Daniel Luiz Dalberto.

“É um tapa na cara da sociedade que o governo federal gaste milhões com itens como picanha, cerveja, bacalhau, filé e salmão, que não fazem parte do cardápio da maioria dos brasileiros. O povo, que come ovo frito, paga pelo luxo das Forças Armadas. Além da imoralidade, ainda encontramos indícios de superfaturamento”, afirma o deputado Eliaz Vaz, do PSB, um dos autores da denúncia.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Concentrado exclusivamente no seu desejo de ser reeleito, Bolsonaro faz agrados sem fim aos militares. Mas, na prática, desmoraliza as Forças Armadas, desmascarando hábitos nocivos - como o gosto por mordomias. Assim, empata o jogo com o outro lado, recentemente mais associado à corrupção. Para o cidadão honesto, fica a certeza de que o Brasil não tem mais jeito...

  2. QUE INDECÊNCIA, QUE ABERRAÇÕES, QUE VERGONHA, QUE CASO DE POLÍCIA!!!! A GENTE PENSANDO QUE PODERIAM TER EVOLUÍDO COM UMA MODERNA FORMAÇÃO E, NA VERDADE, INVOLUÍRAM, TORNANDO-SE AINDA MAIS ATRASADOS E CLONES DA CORVOLÂNDIA!!!! NÃO SE SALVA INSTITUIÇÃO ALGUMA DA MALDITA PRAGA ASSASSINA DA CORRUPÇÃO!!!!

    1. PRESIDENTE DR. SÉRGIO FERNANDO MORO E SEU TIME DOS SONHOS 2022, PARA POR ORDEM, TRAZER EVOLUÇÃO, CIVILIDADE E PROGRESSO, MORALIZANDO O VERGONHOSO E HUMILHANTE "BORDEL" EM QUE SE TRANSFORMOU, JÁ HÁ 2 DÉCADAS, O NOSSO PAÍS!!!!!

  3. Quando o EX-Comandante do Exército, Pujol, ofereceu o COTOVELO quando o Presidente lhe ofereceu a mão amiga, pensei comigo: "Esse generais de hoje não serviriam nem pra lamber as botas dos "duros" de 1964".

    1. Pura tolice nesse teu comentário. Os militares de 64 também fizeram a festa com o dinheiro público!

  4. Comprem o mesmo para os professores, para os caminhoneiros, os pedreiros , etc... Se não é privilégio pago com o dinheiro do povo.

  5. O orçamento do ministério da defesa foi o que mais aumentou no Brasil, enquanto os dos outros ministérios que prestam assistência a população despencaram. Tudo bem que o Brasil está em uma guerra, mas uma guerra o de os soldados são os cientistas e os trabalhadores da saúde e não os bonequinhos que batem continência e apoiam um genocida. Se as forças armadas cumprissem o seu dever constitucional de defender a população brasileira, elas já deveriam ter deposto o Bozo por traição à pátria.

  6. ELES PENSAM QUE ESTÃO NA DITADURA. MAIS UM MOTIVO PARA QUE JAMAIS SE PENSE EM UM ROMPIMENTO CONSTITUCIONAL E AS FORÇAS ARMADAS NO PODER NOVAMENTE. PREVALECE NESTES REGIMES A LEI MORDAÇA MAS ISSO É ALIMENTADO APENAS NA CABEÇA DE UM DELINQUENTE COMO O GENOCIDA PQ O ESTADO MAIOR NÃO EMBARCOU NESSA LOUCURA, ENTÃO O IMBECIL TENTA APARELHAR AS FORÇAS PARA REALIZAR SEU SONHO TIRANO. NÃO IRÁ ACONTECER MAS TEMOS QUE FICAR VIGILANTES AOS DELÍRIOS DO PSICOPATA EXTREMISTA QUE POR ENQUANTO ESTÁ NO PLANALTO.

    1. IDIOTA É QUEM ACREDITA QUE EXISTE ALGO NESSE DESGOVERNO QUE NÃO PASSE PELO CRIVO E A ANUÊNCIA DO PALHAÇO FAMIGERADO BASTA ACOMPANHAR A FORMA COMO ELE SE COMPORTA OU ESQUECEU DA CÉLEBRE FRASE DO PANÇUELO "UM MANDA OS OUTROS OBEDECEM" ABRA O OLHO E ALIENADO É VC FILHA DA PUTA QUE ACREDITA NAS MENTIRAS DE UM PSICOPATA QUE FELIZMENTE ESTÁ COM OS DIAS CONTADOS. TUDO SERÁ REVELADO E A CONTA DESSE GENOCIDA ESTÁ AUMENTANDO A CADA DIA. NÃO FAÇO COMENTÁRIO SOBRE OUTROS COMENTÁRIOS ENTÃO FAÇA O MESMO.🚔☠

    2. Meneses88, Vc é um idiota alienado. As compras das forças armadas são solicitadas pelos comandantes de cada região e autorizadas pelo chefe das forças armadas, o Presidente nada tem com isso. Vamos fiscalizar mas com isenção.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO