Marcos Oliveira/Agência Senado

Em lados opostos no STF, Kassio e Gilmar também duelam nos bastidores

10.04.21 10:04

Os ministros Gilmar Mendes e Kassio Marques (foto) não estão em trincheiras opostas apenas nos julgamentos polêmicos do Supremo Tribunal Federal. Nos bastidores, os dois têm travado uma disputa para emplacar seus candidatos a vagas abertas no Superior Tribunal de Justiça e no Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Para o lugar de Napoleão Maia, que se aposentou no STJ em 2020, Gilmar defende abertamente o nome de Ney Bello, do TRF-1 — o magistrado já atuou como juiz auxiliar no gabinete do ministro. Já Kassio trabalha pelo desembargador Carlos Pires Brandão, seu conterrâneo do Piauí, com quem cultiva uma amizade antiga.

A disputa entre os dois ministros do Supremo também envolve a vaga deixada pelo próprio Kassio no TRF-1 depois que foi escolhido por Jair Bolsonaro para o STF.

Gilmar Mendes quer emplacar Flávio Jardim, sócio do escritório do advogado Sérgio Bermudes. A banca também tem a mulher do ministro, Guiomar Mendes, no quadro societário. Kassio, por sua vez, atua nos bastidores em favor de Willian Guimarães, ligado ao governador de Brasília, Ibaneis Rocha, do MDB.

Nessa contenda, em particular, o ministro piauiense aparece em vantagem: Guimarães também conta o apoio de Frederick Wassef, advogado da família Bolsonaro.

No Supremo, Gilmar Mendes e Kassio Marques tiveram duros embates recentemente. O maior deles foi no julgamento da suspeição do ex-juiz Sergio Moro em um dos processos da Lava Jato contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Depois, Gilmar votou para derrubar a liminar concedida por Kassio que permitia a reabertura de templos religiosos fechados por ordem de governadores e prefeitos para tentar conter a pandemia de Covid-19.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Isso explica o nível dos nossos magistrados nas cortes superiores. Indicação puramente política, sem qualificação para os cargos mais importantes do judiciário brasileiro. Infelizmente não dá mais para acreditar no nosso judiciário.

  2. Até que enfim Gilmar Mendes, o supremo bandido do Judiciário, encontrou um que o enfrenta, pois Kassio Marques não deve ter medo e nem o rabo preso com ele.

  3. Ficar contra Gilmar Mendes é quase garantia de estar do lado certo. Especialmente quando se tratar daqueles mandados de segurança para soltar políticos corruptos.

  4. O que fizeram com a instituição estes advogados de toga, jogaram o pouco de credibilidade que restava na lama. É lamentável ter em nosso país um tribunal composto por algumas figuras deploráveis, sem nenhuma compostura e que denegriram a imagem da instituição.

  5. Nada mais importante e urgente do que a mudança da forma de nomeação de membros dos tribunais superiores; a melhor forma seria através de concurso público interno dentre aqueles que preenchessem determinados quesitos: conduta ilibada, saber jurídico (o que poderia ser aferido no concurso), antiguidade e, por último, nomeação. Simples! Mas a politicalha...!!!

    1. ...que agora está sendo loteado pelo presidente néscio...

    1. Meneses88, pelo feito o novato não se sugeita a ser capanga do sapão nem é frouxo como o Levandowsky, Tofolli, Morais, Carminha, que fazem o que o coronel de MS manda.

    1. Solange, a bandidagem está em toda parte! Sugiro que leia o livro: As leis fundamentais da estupidez humana, de Carlo M. Cipolla. Leitura rápida, são cerca de 90 páginas.

  6. Os dois esquecem que dependem do Bolsonaro? Briga de maricas, no final, o Bolsonaro escolhe quem lhe dá na telha e concorde em manter o rabo preso. Afinal, é um empregão vitalício.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO