Adam Schultz/ The White House

Carta de Biden a Bolsonaro tratou de clima, Covid e relações bilaterais; confira a íntegra

10.04.21 14:12

A embaixada do Brasil em Washington encaminhou para Jair Bolsonaro, no início do mês passado, uma versão traduzida para o português da carta que o mandatário dos Estados Unidos, Joe Biden, escreveu ao presidente brasileiro. Crusoé obteve a íntegra do documento. Na carta, Biden trata de temas como mudança climática, Covid-19 e relações bilaterais entre Brasil e EUA.

A carta foi traduzida pela própria embaixada brasileira em Washington e transmitida ao Brasil pelo embaixador Nestor Forster no dia 2 de março. Já sua versão original chegou às mãos de Bolsonaro por meio de mala diplomática. No dia 18 de março, alguns trechos do documento foram tornados públicos pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência, mas sem incluir a passagem em que o presidente dos Estados Unidos cobra de Bolsonaro “compromisso com metas ambientais”.

“Congratulo-me com a oportunidade de que nossas nações possam trabalhar juntas para enfrentar esses desafios históricos, tanto na esfera bilateral quanto nos foros multilaterais com vistas à COP-26 e mais além. Esperamos ver compromissos de seu governo no aumento da ambição climática em antecipação da Cúpula dos Líderes do Clima que sediarei em 22 de abril de 2021, ao mesmo tempo em que trabalhamos para proteger nossos recursos naturais e retirar milhões de pessoas da pobreza de maneira sustentável”, escreveu o presidente americano.

Biden ainda afirmou que seu governo “está agindo rapidamente” para combater a pandemia de Covid-19 e para responder com urgência à “ameaça global” representada pela mudança do clima.

A carta foi uma resposta à mensagem enviada por Bolsonaro no dia da posse do democrata, em 20 de janeiro. Bolsonaro foi o último presidente do G-20 a reconhecer a vitória de Biden.

Confira a carta na íntegra:

“Sua Excelência, Jair Bolsonaro
Presidente da República Federativa do Brasil, Brasília

Agradeço sua carta por ocasião de minha posse. Como o senhor bem sublinhou, compartilhamos muitos objetivos e desafios comuns. Eu viajei inúmeras vezes ao Brasil como vice-presidente, porque realmente acredito não haver limite para o que nossas nações podem realizar se trabalharem juntas. Ao longo de nossas histórias, nossos dois países se aproximaram em nossa luta pela independência, pela defesa da democracia e da liberdade religiosa, pelo repúdio derradeiro à escravidão e pelo longo caminho para a aceitação plena das características diversas de nossas sociedades. Como líderes, também somos unidos por uma responsabilidade compartilhada de tornar nossos países mais seguros, saudáveis e sustentáveis para nossas crianças e gerações futuras. É por isso que meu governo está agindo rapidamente, tanto internamente quanto com nossos parceiros internacionais, para combater a pandemia de COVID-19 e para responder com urgência à ameaça global representada pela mudança do clima. Congratulo-me com a oportunidade de que nossas nações possam trabalhar juntas para enfrentar esses desafios históricos, tanto na esfera bilateral quanto nos foros multilaterais com vistas à COP-26 e mais além. Esperamos ver compromissos de seu governo no aumento da ambição climática em antecipação da Cúpula dos Líderes do Clima que sediarei em 22 de abril de 2021, ao mesmo tempo em que trabalhamos para proteger nossos recursos naturais e retirar milhões de pessoas da pobreza de maneira sustentável. Minha administração espera trabalhar de perto com o senhor e com o Brasil para fazer da região e do mundo um lugar melhor. Meus calorosos cumprimentos, senhor presidente, e ao povo brasileiro, no momento em que iniciamos este novo capítulo em nosso relacionamento bilateral.”

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. "...repúdio derradeiro à escravidão..." Se Biden, democrata, escrevesse isso no Congresso americano ANTES da Guerra de Secessão, seria execrado pelos pares democratas. Só ignorantes da História americana dizem desconhecer que os DEMOCRATAS eram FAVORÁVEIS à escravidão. Os Republicanos, como Abraham Lincoln, foram os caras q lutaram contra a escravidão e foram às armas pra erradica-la. Se fosse pelos democratas, até hoje negros e índios seriam escravos. Então, Biden, seu discurso engana tolos.

    1. Há quanto tempo foi isso? Será que nada mudou deste então? Que carta idiota!

    2. O mundo muda, os partidos mudam, etc. A única coisa imutável é a ignorância dos bozistas!

  2. Gente que tem classe é outra coisa, né? Pena que o capitão cloroquina não tenha capacidade cognitiva para entender nada. MS

  3. Manda 50 milhoes de Pfizer para começar Biden !!! A gente somos inutil !!!Aqui nao sabemos nem escovar os dentes / muito menos escolher Presidente

    1. Brasil saiu da lista. As vacinas serão doadas para a OMS distribuir entre os países mais pobres.

  4. UMA DAS MAIORES DECEPÇÕES FOI VER SEU AMANTE CARA DE ABÓBORA PLATINADA DEIXAR A CASA BRANCA, ISSO FERIU DE MORTE OS SENTIMENTOS DA ARLEQUINA VERDE OLIVA. O BIDEN VAI COLOCAR AS COISAS NO SEU DEVIDO LUGAR EM RELAÇÃO AS QUESTÕES CLIMÁTICAS, E A PRIMEIRA QUEDA FOI DAQUELE IDIOTA QUE RESPONDIA PELO ITAMARATY Q AO SE DESPEDIR ESCREVEU AO CHEFE BOZO CHAMANDO DE "QUERIDO CHEFE"🤡🤡 E A BOLA DA VEZ SERÁ O OUTRO VERME QUE ESTÁ ACABANDO COM TODOS OS AVANÇOS DE COMBATE AOS CRIMES CONTRA O MEIO AMBIENTE🚔☠

  5. A resposta do maluco para esse assunto foi o ministro do passar boiada, demitir 4 Diretores Regionais do Ibama, sem nenhum motivo

    1. Boa José....gente estúpida, gente hipócrita... vão marchar pela liberdade de morrer.... a idiocracia venceu!!!

    2. Joãozinho..Eu sabia que você era burro por ser bozista, mas nunca imaginei que a tua burrice chegasse ao ponto de escrever seguracemos. Eu realmente subestimei a burrice dos bozistas.

    1. Kkkkkkkkkkkkkkkkk. Não precisa pedir desculpa Joãozinho. Todos sabemos que você é bruto mesmo. Não há explicação alguma para alguém ser bozista além de burrice genética consolidada por anos de preguiça e tempo gasto em coisas irrelevantes. Por fim, não tente transferir para os outros a tua história. Com a tua confissão pública sobre o teu passado, sabemos agora a razão pela qual você se apaixonou pelos Bozismo. Coitado!

    2. Zezinho recalcado,diarreia e professor, assim como tive a humildade de reconhecer que erro muito quando escrevo,tenha você a grandeza de reconhecer sua revolta contra o mundo por ter sido abusado sexualmente por um bolsonarista,a culpa não foi sua Zezinho,procure perdoar. Sei que você não é uma má pessoa mas assim seu ódio vai te matar,....

    3. Professor Zezinho,desculpe por tanto eros,ademito que não sou bāo em gramatica,mas minha opinião sobre você não muda por isso. Você continua sendo um recarcado,abuzado e revortado,apesar de conhecer profundamente a “língua” como já dizia o Flavinho, E descurpe se cometi mais algum erro de gramática,mas de avaliação sobre você acho que tenho acertado,concorda?

    4. Biden tem 75% de aprovação no momento. Tomou, destraído?

    5. Mário, o que você tentou escrever? Basta olhar as sentenças incompreensíveis que você tentou vomitar aqui para descobrir que, tal como o Joãozinho, você não passa de um ser medíocre com baixa capacidade cognitiva. Nenhuma novidade para mim. Afinal de contas não se espera muita coisa de um bozista, não é verdade?

    6. José elabora frases inéditas muito inteligentes, mas até agora só sabe repetir mantas e adjetiva malcriada mente os outros provando que é um ignorante da pior espécie.

    7. “Nosso relacionamento....nunca foram bilaterais”. Cacete Joãozinho, hoje você está me assustando. Agora eu já sei porque você só escreve frases curtas e é incapaz de elaborar um argumento sequer. Além de bozista genocida burro, você é um idiota que nem domina a língua mãe. Patriota? Kkkkkkkkk? Nacionalista? Kkkkkkkkkkkk. PB, o Joãozinho é muito mais burro do que pensávamos! Acho que fugiu da escola para ser bozista! Faz sentido, né?

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO