Adriano Machado/Crusoe

Mandetta confirma falta de convite para reunião sobre cloroquina no Planalto

01.04.20 21:02

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, tentou minimizar a falta de convite para uma reunião entre o presidente Jair Bolsonaro e médicos nesta quarta-feira, 1. No encontro, o chefe do Executivo tratou do uso da cloroquina no tratamento do novo coronavírus. 

Em coletiva realizada no Palácio do Planalto, o chefe da Saúde alegou que a situação não o “ofende em nada”. “Só trabalho com critérios técnicos e científicos. Só trabalho com academia. Só trabalho com o que é ciência. Agora, existem as pessoas que trabalham com critérios políticos, que são importantes. Deixe que eles trabalhem”, disse.

Mandetta acrescentou que “as pessoas são livres para se reunir, conversar”. “Eu não proíbo reunião de ninguém”, cravou. O ministro, no entanto, ressaltou que sugestões levadas a ele devem deter embasamento comprovado. “Seja do lado A, B ou C, traga com ciência, pesquisa e referendamento do Conselho Federal de Medicina, que é quem vê questões de medicamentos”, complementou. 

O presidente e seus familiares defendem de forma enfática o uso da cloroquina. Na última semana, o Ministério da Saúde a liberou para o tratamento de pacientes internados em estado grave com Covid-19 sob supervisão médica.

À imprensa, nesta tarde, Mandetta ressaltou que a medicação, própria para malária, não pode ser usado para prevenção à doença, tampouco em casos leves. “Este remédio causa arritmia cardíaca. O coração em vez de bater certinho, ele sai do ritmo. Se a pessoa já tiver uma pequena obstrução, vai acabar tendo uma parada cardíaca. Não temos segurança para falar ‘pode usar a cloroquina todo mundo, que é bom.’”

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Esquerdalha , cleptocrapatas e extrema imprensa , " empirica" , não disfarçam a torcida pelo virus chinês, e mortes, ficam contra até do remédio....

  2. O discurso do Mandetta já não é o mesmo de quando iniciou a crise. Só não vê quem é cego. Até pediu desculpas pelo que disse da imprensa - e se referia a globo. Fraqueza. Ele não é insubstituível. Tem gente que viveu crise semelhante na prática, que pode fazer o seu trabalho sem problemas. Está ressentido, como político, que perdeu o protagonismo na condução das coletivas de imprensa. É bastante deselegante com seus auxiliares na condução da apresentação dos dados, sempre interrompendo-os.

  3. Tem uns engraçadinhos petistas aqui tentando desqualificar quaisquer comentários sobre o remédio cloroquina. Estão dizendo que ninguém é médico e está desqualificado para comentar. Então vamos combinar assim, quem não é economista não fala de economia, quem não é político não fala de política e por aí. E quem é esquerda e petista não dê palpites sobre democracia, pois não sabem o que é isso. Só tem engraçado aqui....

  4. O Ministro Mandetta mostra um equilíbrio e se revela um exímio jogador de xadrez, para desespero da ala que quer sua exoneração. Ele sabe do custo político de exonera-lo e sabe que a pandemia multiplicou a visibilidade na área. Isso em ano eleitoral é um chamado aos oportunistas sem escrúpulos. Caso o Presidente queira colocar alguém que defenda sua tese sobre o combate ao COVID-19, terá que arcar com o custo político de exonera-lo em plena crise. Bela jogada. Ainda bem que é competente.

  5. Mandetta não “minimizou” a falta do convite, ele simplesmente é inteligente o suficiente pra saber que não é momento de desviar o seu foco, e conhece bem o chão onde está pisando. Enquanto ele caminha, nada impede de outros buscarem atalhos, que com certeza será levado até ele se for melhor. Não é hora de ficar achando pelo em ovos, gente!

  6. MANDETA. BOTA A BOCA NO TROMBONE. EXPLICA A REAL PARA OS BRASILEIROS. POR FAVOR. SEJA HEROI DESTA NAÇÃO. SAIA DESSA CORJA. DESSE GABINETE DO ÓDIO. SAIA POR O VIRUS DA IGNORANCIA E DA MENTIRA INVADIU O PALÁCIO E ESTA SE ESPALHANDO PELA CABEÇA DOS MILITANTES.

  7. O DESAFIO DE CADA GOVERNO: - Itália = Vencer o vírus - Espanha = Vencer o vírus - EUA =Vencer o vírus - Brasil = Vencer o vírus, a imprensa, a oposição, os traidores, o sistema corrupto, o estamento burocrático, os abutres, o gadelha, o jose.,.........

    1. Minha vaquinha mococa atacando com seus desvarios novamente. Acorda gadinho inocente, não é momento de atacar raivosamente os seus adversários políticos.

    1. Para o seu dono, todo dia é 1º de abril. Incrível como vocês, retardados ideológicos, insistem em acusar os outros daquilo que fazem diariamente. Vá comer capim Miguel!

  8. O Ministro da Saúde está de parabéns pela sua atuação perante essa situação de pandemia que assola o nosso país, o Ministro age de forma técnica, responsável, com muita prudência e demonstra preocupação com todos, seja jovem ou idoso, cumpre certinho o seu juramento de médico, que é o de tentar salvar vidas. Parabéns a Crusoé pela cobertura, como sempre, independente.

  9. Os idiotas, além de irem aos EUA se contaminarem pelo "trampo agente-laranja", ainda seguem as "diretrizes do crápula idiota genocida de lá" que já causou a morte de mais de 50.000 americanos!!!

  10. Força, apoio e reverentes agradecimentos pelo seu profícuo e edificante trabalho, Ministro DR. LUIZ HENRIQUE MANDETTA!!! Os BRASILEIROS, os quais se orgulham da sua atuação e, também a História, jamais se esquecerão!!! Chega a ser desumano arcar com tão árdua missão, tendo que, ao mesmo tempo, lidar com o quarteto de mentecaptos ignóbeis e genocidas sabotando o seu esforço salvador!!! O BRASIL está vendo tudo e de olhos bem abertos!!!

  11. Ou seja: estamos despendendo preciosa verba do erário c/ medicamentos que não procedem p/ lidar de forma adequada, eficaz e objetiva com o coronavírus, porque o néscio acéfalo segue a acefalia dos "3 patetóides doutores em lambanças em geral"!! Ocupa o Exército na dispendiosa produção, joga fora verba útil p/ os cidadãos ao invés de p/ ex. destinar verbas para nossos cientistas trabalharem na vacina, ou p/ ajudar os aposentados, muitos deles arrimos de família e que são o grupo de maior risco!!!

    1. Os idiotas, além de irem aos EUA se contaminarem pelo "trampo agente-laranja", ainda seguem as "diretrizes do idiota genocida de lá" que já causou a morte de centenas de americanos!!!

    1. Creio que essa comparação só serve para aliviar sua consciência pesada. Voto útil não resolve. Na próxima, anule.

  12. Para mim o cidadão brasileiro que faz parte da equipe de governo que tem demonstrado maís conhecimento e respeito com o povo brasileiro na condução das ações sobre o COVID-19, para eke eu tiro o chapéu.

  13. O Bozo, que não acredita em ciência pois é terraplanista e charlatão, quer criar uma narrativa para tentar limpar a sua barra com a população. Não adianta. Suas falas, atos, e outras sabotagens que você fez contra a saúde da população brasileira estão muito bem documentados. Você foi um irresponsável, mentiroso e delinquente. A população não esquecerá. Assim que terminar a crise vamos as ruas para mandar o genocida para o esgoto, um lugar que ele nunca deveria ter saído.

    1. Ele olha é a floresta de lambanças que ele e seus 3 crápulas patetóides cultivam, mimi migué!!!

    2. Olha porra nenhuma, gadinho retardado. Agora o presidente demente e seus filhos aloprados tem doutorado em medicina? Sabem mais que os especialistas? Vá comer capim e deixa os leitores daqui em paz!

    1. Estamos péssimos. A sorte é q foi feito o isolamento social desde o inicio. Se fosse pela vontade de nosso mentecapto presidente, agora estaríamos bem mais fod*.

    2. Existe uma grande diferença em notificar e ter resultado positivo para o covid. Tem gente morrendo a rodo nos hospitais e o resultado do exame só sai após a morte do indivíduo.

    3. As informações são muito ruins, de todos os lados. segundo um estudo da London School of Economy, através de um algoritmo, eles concluíram que o Brasil notifica 11% dos casos, os EUA, 13%, a França 9% e o Reino Unido, apenas 5,7%....ou seja, todo mundo mete o pau no Brasil, sem dados. Não estamos ruo s em notificação, estamos entre os mais confiáveis.

    4. Complementando: acho a questão que levantaste muito inteligente. Já deve ter alguns médicos a pesquisa-la, principalmente reumatologistas. Mas demora.

    5. Manuel: não tem nenhum estudo sobre isto. Então a resposta é: ninguém sabe. Aliás sobre o que é certo ou errado na condução desta epidemia só saberemos em 2 ou 3 anos. Os epidemiologistas conjecturam sobre os dados que tem. Pior, alguns dados não são confiáveis ( os da China por exemplo).

  14. Com esta reunião está clara a falta de entrosamento entre o Presidente e o Ministro que ficou chateado ao saber por terceiros. Mandetta tenta fazer o que manda o protocolo e o Presidente vai contra, com 50% por teimosia e os outros 50% por burrice mesmo.

    1. A verdade é que bolsonaro nao manda mais em porra nenhuma..rs.. Nem demitir seus subordinados ele consegue mais..rs... Virou um "Napoleão de Hospício", todos sabem que não passa de um louco, só ele acredita ser o imperador. Os ministros estão trabalhando em conjunto com os generais, todos está ignorando o Palhaço Gripinha.

  15. o ministro da saúde já deveria ser da saída. está queimado pelo narcinazi boçalnero.creio, que quando alguém (como o moro)aceita participar de um desgoverno ,sabendo da história do ainda presidente, apenas para ter um título,está vendendo sua alma para o diabo travestido de messias.está emparedado nas entrevistas ( das que deixam participar), sendo descaradamente censurado por uma simples dj de panaceia enroladora. deveria sair.o inferno está cheio de boas intenções.ficou pendurado na brocha.

  16. a cloroquina realmente tem ajudado na cura. pois ela neutraliza o vírus de alguma forma. qual não se sabe. desde que associada a azitromicina. deveria sim usar em larga escala. pois a arritmia que ela causa e pequena e não e em todos. ela nesse momento só teria a ajudar não tem efeitos danosos. os benefícios podem ser enormes e achatar a curva. neste período não dá para esperar estudos que levam tempo demais. além do mais. e dia em farmácia par qualquer um. agora não pode ????

    1. Outra figura pitoresca. Agora esses comentários estão cheios de bolsonaristas retardados que sabem tudo de medicina e farmacologia. Aposto que fizeram o doutorado estudando com o Olavo de Carvalho pela internet. Na boa, esse capim que o Alvaro ta comendo deve ter maconha estragada...

  17. As pessoas que usam a cloroquina por outros motivos, precisam de acompanhamento médico? Já que se prega um risco no seu emprego? E mais, existe algum caso de corona em alguém que já tomava cloroquina?

    1. Vá num fórum de medicina, aqui só tem achismo igual ao que vc tentará pregar.

  18. A reunião não foi aberta a todos,porque um certo ex Presidente insistiu em participar, para ver se conseguia articular a palavra "hidroxicloroquina" e uma certa ex presidAnta queria ir para explicar os efeitos do medicamento... Afinal estão livres da quarentena, ao que parece.

    1. Vixi, o corona está atacando os neurônios das pessoas!

  19. Assinei a Revista OESTE, pois ainda ñ foi comprada ideologicamente, e vai ser difícil, pois cada um deles tem belas histórias de vida, e ACREDITO ñ serão cooptados. Tem que incluir família? É só fofoca essa revista "contigo"

    1. Eu nao sentirei saudade, podem ir ser felizes no velho oeste. Estou muito bem com a minha ilha.

    2. Boa leitura da OESTE para vocês. Sentiremos saudades.

    3. Gostei da Revista Oeste. Parece um "Novo Velho Oeste", sem o pateticamente correto, sem alinhamentos "amanteigados" com currículos decentes e opiniões descontaminadas dos comunavírus. E como bônus, traz a lucidez de Ana Paula Henkel, afastada de Crusoé por incompatibilidade ideológica, parece.

    4. Vou ver essa revista OESTE, porque Crusoé já era! Valeu pela informação...

Mais notícias
Assine agora
TOPO