Lula rebate críticas por encontro com MDB e explica ausência em protestos contra Bolsonaro
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (foto) minimizou nesta sexta-feira, 8, as críticas pelo encontro com lideranças do MDB e declarou que, em nome das tratativas por 2022, "vai conversar com todo mundo". A reunião despertou incômodo tanto em setores do PT quanto no MDB. Alas emedebistas preocupam-se com a mensagem transmitida, uma vez...
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (foto) minimizou nesta sexta-feira, 8, as críticas pelo encontro com lideranças do MDB e declarou que, em nome das tratativas por 2022, "vai conversar com todo mundo".
A reunião despertou incômodo tanto em setores do PT quanto no MDB. Alas emedebistas preocupam-se com a mensagem transmitida, uma vez que o partido está engajado na construção da terceira via. Na outra ponta, entre petistas, o aborrecimento remete a 2016, quando o MDB capitaneou o movimento pelo impeachment de Dilma Rousseff.
"Estou numa fase de conversar com partido político, com movimentos sociais. Em algum momento, vou conversar com os empresários, vou conversar com intelectuais e vou conversar com a sociedade brasileira, porque consertar esse país não é tarefa de um partido político. Consertar esse país é uma tarefa de muita gente", disse, durante coletiva de imprensa.
A despeito da intensificação da articulação política, Lula repetiu não ter definido se será candidato, embora reconheça que a versão é comprada por poucos. "Vocês riem com os olhos, porque é impossível alguém que tem 2% [nas pesquisas de opinião] querer ser presidente e alguém que tem 40% não querer. Mas é verdade. Eu ainda não decidi, porque vou decidir no momento adequado".
Lula iniciou a articulação para a campanha após o Supremo Tribunal Federal declarar a incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba para julgar os processos da Lava Jato que miram o petista e anular as condenações do ex-presidente.
O ex-presidente rebateu também as críticas pela ausência nos protestos contra Jair Bolsonaro. O petista disse não ter comparecido às manifestações por não se sentir seguro em razão da pandemia do novo coronavírus e para não transformar os protestos em "atos políticos".
"Dizer que o PT é contra o impeachment é de uma insanidade. A pessoa que fala que o PT é contra o impeachment poderia perguntar por que o [Arthur] Lira não coloca em votação. Não é a Gleisi Hoffmann que pode colocar em votação. Ela está magrinha de tanto gritar 'impeachment' e 'Fora Bolsonaro'", declarou.
Durante a coletiva de imprensa, o petista ainda afirmou que Bolsonaro "não governa o país" e criticou o modelo de negociação do presidente da República de emendas parlamentares. Para Lula, o adversário perdeu o controle sobre o orçamento.
"Vocês já perceberam que quem está governando esse país é, de um lado, o presidente da Câmara, e, do outro, o presidente do Senado? Que as emendas impositivas e as emendas do tal do orçamento secreto, do relator, é que estão fazendo com que os prefeitos não conversem mais com governadores -- os prefeitos vão direto em deputados e senadores. Vocês já se deram conta da gravidade do que está acontecendo nesse país, onde o presidente não tem nenhuma força sobre o orçamento? Ele não o executa", pontuou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Odete6
2021-10-29 05:02:18Volta pra sua tumba, marginal zumbiluladrão!!!! Vá arrastar suas correntes nos quintos dos infernos!!!!
FRANCISCO AMAURY GONÇALVES FEITOSA
2021-10-09 11:37:30este criminoso ladraum delator acusado de mandar assassinar companheiros imagina que calado se dará bem . o povo é ignorante mas cansou de ladrões.
PAULO
2021-10-09 11:34:09Ainda tenho a esperança que este VAGABUNDO desistirá da candidatura. É muita cretinice. MAS ELE TERÁ O QUE MERECE, SE POR VENTURA ACHAR QUE PODE VOLTAR AO PODER, depois de sistematizar o MAIOR ESQUEMA DE CORRUPÇÃO DA HISTÓRIA. Ele quer enfrentar o Moro 🇧🇷? Então terá a chance, pois o ex-juiz vai ser candidato. Será a disputa entre a virtude do Moro e o vício do corrupto. "Carpe diem" VAGABUNDO petista. Por enquanto é treino. O jogo será diferente. Moro Presidente 🇧🇷.
Stefano
2021-10-09 09:48:38Esse é o resultado da nossa democracia. Todo mundo finge que tem o direito de votar em quem quiser. Hehehehehehe. #wakeupdeadman
Emilio Cêdo
2021-10-09 07:17:47Além de tudo, equivocado e invertido. A democracia representativa requer que o político converse primeiro com a sociedade, intelectuais e empresários, para só depois ir falar com outros políticos sobre o que ouviu da sociedade. Nada aprendeu.
Humberto
2021-10-08 22:58:48Este é puro sangue vagabundo , vamos sair da Milícia para entrar no PCC, só o que faltava!!!!Por favor se ficar entre estes dois criminosos , sou tentado a contratar os coiotes mexicanos para passar para os EUA , prefiro arriscar morrer no deserto , do que ver o inferno em estilo espelho,ou seja mais 4 anos de terror e roubalheira!!!
JDarcy
2021-10-08 20:51:34É muita cara de pau. Está querendo enganar os desinformados de sempre. Eu não compro nada do que ele fala. Picareta.
Odete6
2021-10-08 16:26:59Que um milhão de vírus letais o carreguem sabemos pra onde.
FRANCISCO AMAURY GONÇALVES FEITOSA
2021-10-08 15:39:01MDB e Lula puro lixo.
maria s.q.escoda
2021-10-08 14:48:01Tá fedendo o azeite queimado com água podre...Água meus netinhos! Azeite safada vovó...