Ricardo Stuckert/ PR via Flickr

Lula e Petro estão na mesma onda

20.02.24 16:03

Gustavo Petro e Lula estão com o discurso afinado novamente. Após as danosas falas do petista comparando a morte de palestinos na Faixa de Gaza ao Holocausto no final de semana —e todas as reprimendas nacionais e internacionais que seguiram a sua fala— o presidente colombiano resolveu sair em defesa do brasileiro.

“Expresso minha solidariedade integral ao presidente Lula do Brasil”, escreveu Petro. “Em Gaza há um genocídio e se assassina covardemente a milhares de crianças, mulheres e idosos civis. Lula disse a verdade e a verdade se defende, ou a barbárie nos aniquilará.

O presidente colombiano continuou com um chamado para a América Latina. “Toda a região deve se unir para que cesse a violência de imediato na Palestina. A sentença da Corte Internacional de Justiça sobre Israel deve gerar aplicação e consequências nas relações diplomáticas de todos os países do mundo.”

Entre todos os chefes de Estado que poderiam apoiar Lula nesta questão, Petro é sem dúvida um dos mais próximos no tema. Isso porque, desde o início da guerra na Faixa de Gaza, o presidente colombiano é um dos que mais se indispôs com Tel Aviv, chegando às raias do antissemitismo.

“Se há que se suspender as relações exteriores com Israel, as suspenderemos”, escreveu Petro em novembro, usando palavras igualmente fortes ao país. “Não apoiamos genocídios. Ao presidente da Colômbia não se insulta.”

O chanceler de Bogotá, Álvaro Leyva, chegou a pedir até a saída do embaixador de Israel, Gali Dagan.

“A história da diplomacia universal registrará como marco a insensata arrogância do embaixador israelense na Colômbia para com Gustavo Petro, presidente da República. Vergonha. Devia no mínimo pedir desculpas e ir embora”, escreveu Leyva na rede social X.

Como publicamos, Petro não só não condenou explicitamente os ataques terroristas do Hamas, que mataram centenas de civis israelenses, como ter comprado briga com Israel foi visto com irritação pelos próprios colombianos, que enxergam nisso uma tentativa de Petro para escapar de um governo com dificuldades.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. É um caso típico e clássico: ""um gambá cheira outro", né, mesmo, gugú petro?!!! Esse é outro ""perfeito idiota latino americano""", que aqui prolifera e se comporta que nem carrapicho!!!!

    1. Apenas cortina de fumaça para esconder fatos reais acontecendo, os dias e a história contará!

    2. Uéh , gado não são os do clã, não? Entendendo nada.

    3. Já pensou... um país com um ""presindecente"" ladrão, burro, ignorante, néscio, perverso e pinguço!!!! Com o perdão pelas redundâncias, como pode alguém ""almejar"" uma aberração dessas para a presidência do seu próprio país??????

    4. Esse gado petralhaladralha só pode ter fumado maconha estragada - também - durante as eleições!!!! Porque, mesmo em se tratando deles, esse fato é surreal e absurdamente espantoso!!!!!

    5. O quê é de impossível explicação: o gado petralhaladralha, essa subespécie da POPULAÇÃO BRASILEIRA, ter - de novo (!!!!!!) - colocado na presidência da república um acéfalo ignóbil desses, depois dele ter comprovado a sua própria demência e ignorância exponencial dizendo que a ""mãe dele ""nasceu analfabeta"""" e, em acréscimo, ter sido condenado por ter roubado o POVO BRASILEIRO, entre o qual a própria subespécie incluída!!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO