Adriano Machado/Crusoé

PF entrega a Lula mensagens hackeadas de Moro e procuradores da Lava Jato

12.01.21 18:09

A Polícia Federal entregou à defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (foto) arquivo com as mensagens apreendidas na Operação Spoofing, que investigou ataques hacker a contas de Telegram do ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro e de procuradores da Lava Jato. O compartilhamento atende ordem do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal.

A informação sobre o acesso ao material foi repassada a Lewandowski pelos advogados de Lula e pela PF na segunda-feira, 11. Foram retirados dois HDs externos, com cerca de sete terabytes de informação, na Superintendência da instituição do Distrito Federal.

A defesa de Lula pediu acesso às mensagens roubadas pelos criminosos em uma investida para buscar provas que fortaleçam a tese sobre a suposta suspeição de Moro e de procuradores, facilitando anulações processuais favoráveis ao político.

Lewandowski deferiu o pedido em 28 de dezembro. Contudo, a defesa do petista recorreu à Corte novamente por não conseguir obter o material após o juiz Waldemar Cláudio de Carvalho receber a ordem e classificar o caso como sem urgência — segundo o magistrado, a questão não precisava ser analisada no plantão do Judiciário durante o recesso.

Devido ao descumprimento da decisão, o ministro reiterou a ordem e determinou a intimação de Waldemar Cláudio de Carvalho. Em 4 de janeiro, o juiz Gabriel Zago Capanema Vianna de Paiva atendeu Lewandowski, expedindo a notificação da Divisão de Contrainteligência da Diretoria de Inteligência da Polícia Federal para o compartilhamento dos dados.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Moro previa o contra ataque das ORCRINS assim como na Operação Mãos Limpas da Itália. São criminosos das elites em acäo. Que venha 2022. Faxina Geral

  2. Só mesmo no Brasil com ministros padrão Levandowsky é que correspondência obtida ilegalmente, hakeada, pode servir de prova judicial. Esses " advogados " do meliante, incompetentes pra provar sua inocência em 2 instâncias julgadoras, agora apelam por meios ilegais para condenar o juiz do caso. Inacreditável. Que conceito a comunidade juridica internacional estará fazendo do STF? PQP.

  3. Lewan e João Plenário atacam novamente a Lava Jato e demonstram o quanto faz mal a inveja entre os humanos. Nunca serão reconhecidos em orgãos internacionais pelo valor jurídico e despejam em Sérgio Moro suas enormes frustrações. Lewan nomeado por Marisia Letícia e Beiçola amiguinho de empresários, políticos e advogados representam o que há de pior na Suprema Tragédia Federal. Conluio é como eles mesmo. Provas não faltam

  4. Absurdo isso, Luladrao continua poderoso graças ao seu advogado particular de do partido do PT Lewan. Quem vai parar esses desmandos e decisões vergonhosas monocráticas no supremo federal? Alguém ajude a nação Brasileira, cade os patriotas?

    1. mais provavelmente eles estarão unidos! tudo é possivel.

    2. mais provavelmente eles estarão unidos! tudo é possivel.

  5. Todos contra o Dr. Miro. Todos? Todos os corruptos e corruptores. “Só” o povo brasileiro de bem a favor do Dr. Moro. Lewandovsky representando o interesse de “todos” menos do povo brasileiro de bem.

    1. Como é possível transformar um homem de bem que só julgou e prendeu vagabundo, em um vilão. A sociedade brasileira não pode deixar isso acontecer. Moro é um homem de honra

  6. Acho que é uma excelente notícia. Estava tudo guardadinho na PF. Em algum momento os jornalistas investigativos da CRUSOÉ terão acesso. E teremos grandes novidades. Têm muita gente tremendo.... Isso Lula !!!! Vais abrir mais ainda os cofrinhos do inferno !!!!

  7. Pronto! Gilmar Mendes tem a base para anular a condenação do Lula. E quem diria, o Marques será uns do que defenderão o Moro e isso só pq o Lula é desafeto do chefe. É esse arremedo de justiça desse país é que vai nos defender dos arroubos autoritários de 22? Tamo lascado!

  8. Santas e imaculadas provas para inocentar a alma mais honesta do universo das infâmias perpetradas contra ele. Aleluiaaaaa Aleluia. E fiquem longe da prole ou ele arrasta os supremos junto.

Mais notícias
Assine
TOPO