Adriano Machado/Crusoé

Kassio Marques nomeia ex-sócio em construtora como assessor no STF

09.11.20 19:16

O ministro Kassio Marques (foto), do Supremo Tribunal Federal, nomeou seu ex-sócio em uma construtora brasiliense para compor a equipe de assessores em seu novo gabinete na corte.

A nomeação de Antilhon Saraiva dos Santos Filho foi publicada nesta segunda-feira, 9, no Diário Oficial. Analista judiciário de carreira, ele foi cedido pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal para ocupar um cargo comissionado no gabinete de Kassio, que tomou posse no último dia 5 na vaga do decano Celso de Mello, que se aposentou.

Kassio e Antilhon foram sócios da Lamark Construções, construtora fundada em 2012 para a construção de seis apartamentos no Gama, cidade satélite de Brasília. Ao Senado, o ministro informou que deixou o quadro societário da empresa em 2013. Hoje, a empreiteira está registrada em nome da mulher e da irmã dele.

Como Crusoé mostrou há um mês, a empresa tem sede em um prédio ocupado por uma faculdade em Águas Claras, cidade vizinha a Brasília. Antilhon é amigo de infância de Kassio — ambos cresceram juntos no Piauí — e disse que deixou a sociedade da construtora tempos depois do ministro.

“Foi um período muito curto. Foram feitas duas pequenas construções. Logo a gente viu que não dava muito resultado, que era trabalhoso”, afirmou Antilhon. “Sou servidor público de carreira há 27 anos e estou indo lá auxiliar o ministro”, completou o assessor, que disse ter sido convidado junto com Kassio para a construtora pelo empresário Luiz Neto Saraiva, dono de uma concessionária de automóveis.

Um dos filhos de Saraiva disse a Crusoé que Kassio tinha uma “pequena” participação no negócio e que “o cabeça mesmo era o Antilhon”. “Ele (Antilhon) é que sempre corria pra visitar obra, coisa que a gente não tinha muito tempo”, contou.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Faz muito sentido um amigo do Kopia e Kola reclamar de trabalho... Deve ser mais um adepto do lema degenerado da nobre Lei de Lavoisier: Na natureza, nada se faz, nada se cria; tudo se copia...

  2. Não vislumbro nenhum fato atípico o ministro NUNES MAIA (assim é que se escreve seu nome, segundo normas estatutárias do STF) ter nomeado um amigo de infância para exercer em seu gabinete um cargo comissionado, desde que preenchidas as normas legais, inclusive se trata de servidor da Justiça por mais de 27 (VINTE E SETE) anos. Também o fato de ser amigo de criança desde os tempos de infância não tem qualquer impedimento legal. É preciso ser de confiança e de lealdade comprovada.

  3. DE ONDE MENOS SE ESPERA AÍ MESMO QUE NÃO VEM NADA. o que esperar do ministro tubaina-ministro ctrl c ctrl v-???-o nefasto QUINTO constitucional.

  4. Alguém esperava algo diferente? Um comportamento digno é correto? Esta gente faz o que quer... e fica por isso mesmo.. a lei permite.

    1. É. Ótimo “gestor” é o Bolsonaro (boca dura) e os filhos dele. E o Lula e a Dilma.

    2. Tenha dó. Mouro pode ter sido um bom juiz, mas foi péssimo gestor. Um boca mole.

    3. Se for para mudar de verdade, o homem certo é Moro!!!

  5. O servidor do TJDFT de carreira, se competente, se legal, não há o que falar, ruim seria se fosse os filhos, a indicação cruzada. No presente caso, natural, até, se já trabalha com vc, vc leva quem vc confia. Pra quem estranhar, eu não era favoravel à indicação dele

    1. Correto, Gislene! Até agora tudo certo com ess indicação. Se não aparecer nada contra o cara no futuro, não vejo nada de errado também.

  6. Poucas palavras: Parabéns, sendo analista judiciário, está no lugar certo. Não entendi a repercussão. Cruzoé vai fazer reportagem de todos os assessores que os políticos nomeiam? Qual é.......

  7. Normal né, bandido nomeando camarada. E quem colocou esse bandido lá foi a maioria de SENADORES. Estes senadores são tão Bandidos quanto o Kassio Kopia e Kola.

  8. Não gostei da nomeação do kkkássio, mas nesse caso não há problema por si só. O cidadão já é servidor e foi requisitado pelo “sinistro” (que, por sua vez, tem assessores mesmo em função do cargo... aí é questão de confiança... não há problema por si só).

  9. Aprendi na minha vida profissional que devemos trabalhar com a filosofia 2Cs, os quais significam "Confidence and Competence", e em português também 2Cs, zoo Confiança e Competência, espero do fundo da alma que seja esse o caso, vamos acompanhar

  10. Êta nóis. Estamos ferrados. Não espero mais nada decente que venha direta ou indiretamente desse governo que só quer defender familiares, amigos e ele próprio dos crimes que cometem. Além de se manter no poder. PQP, aonde vamos parar? Já estamos pertinho do brejo, que vai atolar a boiada e a Vaca.

  11. Como se a gente não soubesse que a maioria dos ministros do STF usam os inúmeros cargos a que têm direito pra nomear chegados? Pior, fazem cruzamento de nomeações nos escritórios de advocacia, inclusive pra ter parentes e amigos por perto? Solução: todos os cargos existentes no STF preenchidos por concurso público. Só assim acaba a festa.

  12. QUE NOJO DESSA JUSTIÇA BRASILEIRA . AINDA TEM A DESMBARGADORA QUE PODE SER ABSOLVIDA PELA PGR. ELA FALOU MENTIRAS SOBRE A VEREADORA MORTA DO RIO . É SÓ SACANAGEM COM A POPULACAO.

    1. O inacreditável, quando se repete com frequência, continua inacreditável?

    1. Nada a ver essa reportagem! Como se "sócio de construtora" fosse sinônimo de bandidagem. Tem muita gente séria no setor da construção desse país.

    1. O decente seria abrir vagas por competências para cada função e um processo seletivo aberto pra escolher os mais capacitados pra desenvolver essas funções, assim como todos os parlamentares do Partido Novo fazem. Mas, quem é decente, não mente no currículo...

  13. Ele tem razão era trabalhoso ser empresário, agora é só ganhar muita grana e enrolar que está trabalhando. Coisas da republiqueta dos e das bananas!

Mais notícias
Assine agora
TOPO