Fellipe Sampaio/SCO/STF

Kassio Marques autoriza Witzel a não depor à CPI da Covid

15.06.21 20:04

O ministro Kassio Marques (foto), do Supremo Tribunal Federal, permitiu que o governador cassado do Rio, Wilson Witzel, falte ao depoimento na CPI da Covid agendado para esta quarta-feira, 16, se assim desejar.

O magistrado atendeu pedido da defesa do ex-juiz. Os advogados alegaram que, caso Witzel fosse obrigado a comparecer à CPI, correria o risco de produzir provas contra si mesmo. 

Isso porque a convocação do governador cassado menciona que ele deveria prestar esclarecimentos sobre fatos relacionados às operações Placebo e Tris in Idem, nas quais figura como investigado ou denunciado. As apurações miram irregularidades na aplicação de recursos vinculados ao combate à pandemia.

Kassio Marques concordou com a defesa do governador cassado. O ministro sublinhou que a CPI poderia convocá-lo a falar sobre “variados fatos” em apuração, mas limitou-se a destacar que iria inquiri-lo sobre aqueles já investigados no âmbito judicial.

Witzel, porém, decidiu ir ao Senado. Conforme a decisão de Kassio Marques, ele poderá permanecer em silêncio, não precisará assumir o compromisso de falar a verdade e poderá contar com a assistência de um advogado.

Esse direito [ao silêncio] permite que réu, corréu, acusado ou investigado não
respondam a perguntas que possam incriminá-los, sem que o exercício de
tal direito possa ser utilizado em desfavor da defesa“, anotou.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Está na hora de acabar com as coisas escondidas e primar pela verdade não é? Me espanta ver esses Homens nos cargos de poder que o exercem em benefício próprio. Se fizer a coisa certa não precisa permanecer em silêncio.

  2. Isso é que é justiça brasileira. Por essas e outras do mesmo tipo que bandidos do tipo do luladrão tem torcida organizada.

  3. Ah há, uh hu! o Cacá e nosso! Quando se pensa que se chegou ao fundo do poço, descobre-se que o buraco pode ser muito mais fundo...

  4. O car é um bandidao dos grandes. E está comprometido até o cú com a roubalheira dele com a complacência do ex chefe quadrilheiro que atende pela alcunha de Bolsonaro!

    1. E assim os corruptos vão se safando com os aplausos de muitos...

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO