Reprodução

Termina contagem no Peru: Castillo tem vantagem de 0,25 ponto percentual

15.06.21 20:37

O Órgão Nacional de Processos Eleitorais (Onpe) do Peru terminou nesta terça, 15, a contagem dos votos do segundo turno da eleição presidencial.

Com 100% das urnas apuradas, o professor de escola rural Pedro Castillo (foto) teve 50,12% dos votos. Keiko Fujimori conseguiu 49,87%. A diferença foi de 44 mil votos, que representam 0,25 ponto percentual.

A declaração do vencedor ainda depende de análise das impugnações solicitadas por Keiko. Ela pede a revisão de 300 mil votos e a anulação de 200 mil.

O resultado praticamente repete o da eleição de 2016, quando Keiko perdeu por 0,24 ponto percentual para Pedro Pablo Kuczysnki, conhecido como PPK.

Naquela ocasião, PPK obteve 8,6 milhões de votos. Este ano, Pedro Castillo teve 8.8 milhões. Ambos venceram fazendo oposição ao fujimorismo. “O antifujimorismo deu o impulso final a Castillo. No Peru, é comum que muita gente decida o voto nos últimos dias, ou até mesmo na fila de votação. Esses indecisos, mais uma vez, acabaram se colocando contra Keiko“, diz o cientista político peruano Jose Alejandro Godoy.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Coitados dos peruanos. Entre um despreparado e uma corrupta. Desde que eles deixaram de eleger o Vargas Llosa e optaram pelo Fujimori, o país nunca mais teve jeito. Deve ser castigo dos deuses incas.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO