Agência Estado

Juiz federal absolve Temer, Cunha e Geddel do ‘quadrilhão do MDB’

05.05.21 19:43

O juiz da 12ª Vara Federal do Distrito Federal, Marcus Vinícius Reis Bastos, absolveu o ex-presidente Michel Temer, seus ex-ministros Moreira Franco e Eliseu Padilha, além dos ex-deputados Geddel Vieira Lima, Eduardo Cunha, Henrique Alves e Rodrigo Rocha Loures da acusação do “quadrilhão do MDB”.

A acusação havia sido feita pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot após a delação premiada do empresário Joesley Batista, em 2017. Segundo Janot, o então PMDB, hoje MDB, teria loteado cargos na administração pública com o objetivo de arrecadar recursos ilícitos.

O juiz Marcus Vinicius Reis Bastos é o mesmo que absolveu em dezembro de 2019 os petistas Lula, Dilma Rousseff, Antonio Palocci, Guido Mantega e Edinho Silva do “quadrilhão do PT”.

Na sentença envolvendo os expoentes do MDB, o magistrado diz que houve “abuso do direito de acusar” e que a acusação contribui para criminalizar a política — o argumento é idêntico ao que ele tinha utilizado para livrar os petistas do delito de organização criminosa.

“A denúncia apresentada, em verdade, traduz tentativa de criminalizar a atividade política. Adota determinada suposição, a da existência de ‘organização criminosa’ que perdurou entre ‘meados de 2006 até os dias atuais’,  apresentando-a como sendo ‘a verdade dos fatos’, sequer se dando ao trabalho de apontar os elementos essenciais à caracterização do crime de organização criminosa”, afirmou o juiz.

Já é assinante?
Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Assine a Crusoé

*válido até 30/06/2021

Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Estão sempre esticando a corda. Uma hora o caldo entorna. Depois destes retrocessos não acredito mais em solução pacífica neste país. Acho que muitos concordam. Então, além de escrever aqui, vamos fazer algo prático? Vamos nos movimentar? Como fazemos para ummovimento ganhar escala?

  2. Tá tudo dominado! País de corruptos em todas as instâncias dos poderes. Depois do episódio de acabar com a prisão em 2ª instância, o escândalo do caso Lula, o fim da Lava Jato, os casos das rachadinhas, interferência do Bozo na Polícia Federal,Queirós , Micheque e etc. O que esperar mais?

  3. Aqui em nosso país a corrupção é Estrutural ! Melhor lugar p ser ladrão não há....e ainda tem gente q acha q isso aqui vai dar certo um dia!! Não tem como...

  4. Pelo julgamento parece que tal magistrado faz parte do aparelhamento pró-corrupção. As vítimas (os pagadores de impostos) merecem ser indenizadas por esses corruptos, a começar por esse tal juiz. A corrupção mata!

  5. E assim conituamos como o paraíso da impunidade , e o país da corrupção eterna e tranquila , os bons juízes , procuradores e servidores do judiciário que tentam combater os grandes criminosos vão ficando cada vez mais desestimulados , e o povo cada vez mais sem esperança de ver os que realmente destroem e nos roubam, sempre impunes.

  6. E passa a boiada da impunidade! Não à toa deverá ir pra lá o inquérito fajuta, só pra inglês ver, do lulinha injustiçado.

    1. só faltou enfiar o dinheiro na banda pra ficar mais atual o assunto

  7. Tudo dominado e com as bênçãos do papai Bozo. Não será surpresa nenhuma se uma das malas do gedel for parar nas mãos da milicia do RJ. Papai Bozo tem se esforçado muito para o desmonte dos órgãos de investigação e aparelhamento dos mesmo. Se depender do Bozo, vamos caminhar em direção a uma ditadura chavista no brasil que o entrone como novo ditador tupiniquim, para delírio do gado idiota que se diz de "direita" mas não sabe nem qual das duas mãos é a direita.

    1. só falta ele participar de uma reunião interpelar ele com um "PORQUE NAO TE CALAS" vou morar em Candahar de vergonha.

    2. Uma das malas poderá ser doada senador 01 para pagar o financiamento da mansão ...

  8. Esse Marcus Vinícius tem tudo para ser, em algum momento, ministro do STJ ou STF, o que ele escolher. No Brasil está provado e, agora, comprovado, que o crime compensa. Como assim, não há provas? Mala com 500 mil escondidas na casa de mamãe, caixas e malas com 52 milhões escondidos em um apartamento de terceiros não provam nada?

    1. Agora, no Brasil, o costume é absolver por "excesso" de provas. Uma vergonha.

    2. Agora, no Brasil, a jurisprudência é absolver por Excesso de provas!

  9. Cada povo mereça os politicos que tem rsp. elega esse lixo. Se algo assim (corrupçao e incompetencia sem limites) = o Brasil nos ultimos 30 anos - acontecer aqui na Suiça, o povo vai a rua e quebra tudo. Nunca iria tolerar; nem de pau! O Brasileiro e bom demais, gosta de ser gado, ser enganado, pisado e muito mais. Nao reage e pelo jeito nunca reagera. E uma pena porque e uma grande Pais. Partido politico la incl. parte do judiciario e emptresariado se parecem mais com mafias >COISA NOSSA BRASIL

  10. Parece que não mas a culpa é nossa ou do povo. Anos nós todos correndo com nossas vidas deixando de participar melhor da política e interesses do povo. Agora estes marginaismarginais estão por todo lado inclusive no judiciário.. triste realidade. cabe ao povo mudar isto agora para melhorar para nossos filhos e netos. temos que passar a cultura de participar para eles..

    1. Este é o Brasil que nos, eleitores, estamos entregando aos nossos filhos e netos.

  11. Absolvição por tonelada agora!!! Toneladas de dinheiro roubado e toneladas de dinheiro investido na maior força tarefa do planeta pra acabar em nada! Esse sujeito merece o nosso mais total desprezo!

    1. As castas se uniram pra se proteger. Nós o povo , vistos como gado, não teremos voz.

  12. Depois ficam chamando o Presidente de Genocida porque não dá o exemplo de usar mascara enquanto isso esses políticos roubam o erário público e mata o povo de fome e falta de saúde, e culpam o Governo Federal. Pobre Brasil.

    1. Sebastião, os políticos em sua maioria são corruptos a patrocinadores da miséria no Brasil. Já o seu MINTO, não foge a regra e é algo mais, genocida patrocinador da morte dos brasileiros pelo vírus covid.

  13. Esses caras corruptos roubaram tanto dinheiro do povo honesto que agora eles compram todo o Judiciário, tal qual fez o PT do cachaceiro de nove dedos.

    1. Concordo em gênero, número e grau com você Sra. Solange. Com certeza esse Juiz será indicado para o STJ ou STF a pedido dos corruptos do Congresso.

  14. A “boa” é ser julgado pela Justiça em Brasília. É um festival de impunidade togada. O Poder Constituinte está sendo desrespeitado. Escarram nas leis, das Varas ao STF.

  15. Lamentável! Enquanto tivermos juizes como este, o país continuará nesta lama. Precisamos urgente de uma justiça honrada e com credibilidade, não esta que temos hoje.

  16. Mais um bandido de Toga. Logo logo vira ministro do stfzinho...e o legal é que eles não fundamentam as decisões em nada do ordenamento jurídico. Simplesmente dizem que é isso e aquilo é pronto! Pobre Brasil!

  17. Compartilhe esse conteúdo utilizando as ferramentas de compartilhamento oferecidas na página ou pelo link: https://crusoe.com.br/diario/o-que-representa-para-o-governo-a-convocacao-de-wajngarten-ernesto-e-pfizer/. Nossos textos, fotos, artes e vídeos são protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo da revista em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Mare Clausum Publicações Ltda.

  18. Independente da decisão do juiz de tornar inocentes políticos suspeitos de corrupção , é difícil crer que sejam todos inocentes .

  19. Tudo isso acontece porque somos uma nação de frouxos. Abaixamos a cabeça para tudo que eles fazem. Vamos dar um basta chega de camisetas brancas.

  20. Temos justiça neste país??? É vergonhoso as aberrações produzidas por figuras de toga do judiciário. A melhor saída pra este país é o aeroporto, aqui reina a impunidade para os criminosos do colarinho branco, acabaram com o país.

    1. Diga pra vazarem daqui, irem pra um pais que respeite o cidadão honesto. Aqui não tem futuro pra gente honesta, aqui o banditismo tomou conta com a proteção de alguns togados.

    1. Já somos uma ditadura disfarçada de democracia. Estamos fudido.

  21. Justiça, política e ladrões são todos sinônimos da vergonha que se tornou esse lixo de país. Um desgraçado como Gedel era pra pegar prisão perpétua mas cumpre pena em prisão domiciliar na mansão comprada com dinheiro do povo, aliás como bem disse uma reportagem aqui em Salvador a família Vieira Lima é uma verdadeira quadrilha.

  22. O Juiz está corretíssimo. onde já se viu levantar suspeita sobre essas pessoas que passaram a vida ajudando os brasileiros.

  23. Viva o país da impunidade! O judiciário nunca desaponta o mecanismo. Sabemos bem como aquelas malas são distribuídas entre os amigos.

    1. Cacete !!!! Porque não sai meus comentários . São nomes fictícios esses comentários .

    2. Juizinho vagabundo . Ele escrevendo e um burro cagando tem o mesmo valor

    3. Cabe a nós os eleitores extirpá-los da vida pública. O nosso judiciário é seletivo quanto a atingir os poderes político e econômico.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO