Adriano Machado/Crusoé

Guedes diz que Brasil estuda acordo de livre-comércio com a China

13.11.19 12:37

O ministro da Economia, Paulo Guedes (foto), disse nesta quarta-feira, 13, que o Brasil está estudando um acordo de livre-comércio com a China.

“Estamos conversando com a China sobre a possibilidade de criarmos uma área de livre-comércio também com a China, ao mesmo tempo que falamos em entrar na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)”, disse Guedes durante um seminário do Novo Banco de Desenvolvimento dos Brics (NDB, na sigla em inglês).

“Eu não me incomodo se, de uma situação de superávit com a China, nós nos equilibrarmos ali na frente, aumentando as exportações em 50% e as importações dobrando ou mesmo triplicando. O que nós queremos é mais integração ainda”, disse Guedes.

Nesta quarta-feira, 13, tem início a Cúpula dos Brics em Brasília. O grupo inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. Se você é tão esperto pra criticar, porque não se candidata a um cargo público e vai lá fazer alguma coisa?

  1. Jose das 12.57 h.; para aqueles comentaristas: O que gira o mundo de hoje (e sempre) é o comércio. A economia internacional manda. A globalização uniu os mercados. O celular é o exemplo disso, como a garrafa de Coca-Cola foi um dia; e as placas da Esso e da Shell. Se o Brasil não vender muito e bem para fora, ele não terá, apenas com o mercado interno, torque para crescer muito. E precisa de muita tecnologia. Somos atrasados e periféricos. Temos que inovar e fazer business com todos, e logo.

    1. Tino. Passando por aqui depois de esfriar a conversa. Minha opinião sobre Kissinger é das mais desfavoráveis possível, e compartilho o sentimento de repulsa de Van Thieu pela política dos EUA com relação ao Vietnã. Política esta toda orientada e posta em execução por Kissinger. Ao assinar o Tratado de Paris, em 1975, que ratificou a entrega do Vietnã aos comunistas vietcongs, Van Thieu atirou a caneta ao chão. Era o único protesto que ainda podia fazer pela traição dos EUA... e de Kissinger.

    2. Leiam o livro e depois conversamos; vocês saberão um pouco como os mandarins chineses pensam e o que á a China de fato. Kissinger negociou a saída dos USA do Vietnã, pois a guerra fora perdida à opinião pública ocidental, manipulação criada por Le Duc Tho e outros norte-vietnamitas. Os socialistas franceses ajudaram a inflamar o mundo contra os USA, os hippies americanos idem, Woodstock, Beatles, etc... O Vietnã era mantido pela URSS, não pela China, que invadiu o país em 1979 e o surrou pesado.

    3. Segundo os chineses o capitalismo de estado e apenas uma estratégia para promover o comunismo. Lembrem-se que o Brasil teve capitalismo de estado com o Geisel e outros militares onde as estatais dominavam tudo. Lembrem-se também que o Brasil é um clepto-capitalismo gerenciado por políticos de qualidade duvidosa.

    4. Segundo Lenine e Staline, não há diferença entre Capitalismo de Estado e Comunismo, mas talvez a opinião deles seja discutível.

    5. Tino. Isto é tese para pós-graduação em política. Temos opiniões diferentes, acredito. A começar por Kissinger, que "costurou" a capitulação do Ocidente frente ao comunismo. Ele só teve sua trajetória política alterada depois do inigmático "choro" de Salzburgo.

    6. Cati; recomendo o livro de Kissinger: "Sobre a China". O assunto é mais complexo, sem fazer parte de manuais. Penso eu que o regime econômico da China seja o da iniciativa privada consentida (capitalismo autorizado), mais o de empresas estatais, sob o controle do Estado. O regime político é o de partido único, controlado no topo por um Politburo. A China não mais é comunista. Poderia ser chamado de Capitalismo de Estado (é impossível dar abertura política para 1,4 bilhões de pessoas díspares).

    7. A China e o comunismo-capitalista chinês é uma incógnita política e económica. Mas em se tratando de relacionamento internacional (incluído o viés econômico) o Brasil não tem porque não aumentar seu comércio com a China.

    8. Jose; terceiro, porque o Bozo é o Bozo. É único na sua "vasta amplitude" cognitiva... .....kkkkkk......

    9. É isso mesmo Tino. Sem tecnologia seremos um eterno país extrativista que não agrega valor aos seus produtos. Estamos na época da economia do conhecimento. Infelizmente, com o Bozo, não sairemos do lugar. Primeiro, porque ele persegue cientistas. Segundo, porque ele é cercado de terraplanistas e olavistas. Terceiro, porq

    10. Rachid; obrigado pela defesa. Geralmente os ignorantes têm ódio dos que têm um pouco mais de estudo e tirocínio. Como não conseguem argumentar, eles xingam, zurram, escoiceiam. Certamente a assinatura dessa besta é paga por terceiros, para ele ser um mercenário bozista; a vanguarda do atraso. Uma ralé.

    11. O Cretino das 16:02 é o FAKE. Pelo linguajar na sabe quem é o próprio pai; nasceu de chocadeira, de ovo botado por uma "galinha", é claro.

    12. Imaginem o Brasil como um mercadinho de bairro, necessitando crescer para sobreviver à cada vez maior concorrência. Teria que tornar-se um supermercado do grande. O dono teria que arrumar grosso capital, que não tem; teria que treinar seus fracos funcionários; criar tecnologia própria ou comprar fora; modernizar tudo. Para isso precisará de investimentos de outros. Onde: mercado externo. Se o dono não mostrar capacidade de gestão e for confiável, ninguém botará um tostão no negócio. Falirá.

    1. Bozistas são tristes mesmo. Não sabem nada de história. Sabe quem fechou os mercados brasileiros? Os militares que o Bozo tanto elogia. Sabe porque o Brasil ficou atrasado décadas em tecnologia? Por causa dos militares que tanto o Bozo elogia. Sabe quem mais estatizou empresas no Brasil? Os militares, que o Bozo tanto elogia. Por fim, sabe quem tentou abrir o mercado brasileiro? O Collor. Sabe o que aconteceu? Foi deposto pela cleptocracia tupiniquim, aquela que o Bozo e o Lula tanto elogiam.

    2. como tem esquerdalhas aqui, hem? O Brasil sempre foi fechado para o mercado exterior. Há 20 anos o PIB da China era igual ao PIB brasileiro. A China depois da morte de Mao Tsé Tung, abriu seu mercado com seu capitalismo de estado. hoje é a segunda economia mundial, em poucos anos será a primeira. Nós precisamos abrir nossa economia para o mundo capitalista. Somos uma economia muito fechada ainda.

    3. Frota nunca foi a Austrália. Além disso, ele já é michê exclusivo do Carluxo e do Bozo.

    4. Este xará deve estar fazendo a dança do canguru com o Frota... Vocês são totalmente compatíveis... kkkkkkkkkkkkkk.....

    5. Mais uma prova de que o xará anda se excedendo no Lexotan. Sobre a rua genitora, ela está bem. Estou ensinando ela o canguru perneta que aprendi com na Austrália. Adivinha com quem?

    6. Lexotan tomou tua mãe pra te parir em forma humana. Imbecil!

    7. Adoro ler os comentários dos bozistas desesperados com o derretimento do governo. Coitados! Não há tanto estoque de Lexotan no Brasil para curar estes doentes.

    1. como esta sendo conduzido pelo mito, entregaremos para os bandidos novamente, como na Argentina.

    2. Os estragos foram muitos provocados pela maior ORCRIM do mundo liderada pelo nove dedos, mas com muito trabalho em talvez 20 anos consigamos nos recuperar.

  2. Isto não pode acontecer, é muito perigoso, entre o Brasil e a China há um abismo e neste abismo quem vai cair é o Brasil, Não sejas idiota Guedes, não falsa isso !!!!

  3. Hábil negociador... Depois da negativa dos Estados Unidos na carne crua... Uma notícia de "livre comercio" ... Jogo bem jogado pelo Brasil...

  4. Kkkkkkkkkkkkkkkl. Não pode Guedes. Os comunistas chineses são amigos do Lula, pois sem eles o Brasil não teria crescido na época do lularápio. Como você vai explicar para os Bozistas que você fará parceria com um país que quer destruir o capitalismo,não permite liberdade de imprensa, espalha as ideias de Marx pelo mundo inteiro e, pior, afronta o Trump, o amor principal do Bozo? Não pode Guedes, não pode. Kkkkkkkkkkkkkk.

    1. Marcos -- Este é o meu objetivo. Deixar os bozistas (e os lulistas, se houver algum por aqui) babando de raiva e, principalmente, sem argumentos. Eu nunca pensei que seria tão fácil. Eles não conseguem nem elaborar uma sentença, kkkkkkk. O nosso grupo (você, Tino e Cati, etc) é o verdadeiro grupo de patriotas neste espaço.. Pelo fim da mediocridade!

    2. Está triste hoje. Creio que o meu celular virou bozista de vez. Além dos erros está agora mudando o meu nome.

    3. Jose Joao você é um gozador Kkkkkkkkkkk. Deixa os bozistas enlouquecidos, babando de ódio.

    4. Xará. Concordo com você. Por isso não gosto dos lularapistas. O Brasil perdeu uma grande chance de crescer. O que nós temos agora? Nada também! O preço das commodities não estão baixos. A perspectiva era de crescer 2% ano ano em 2019, 3% em 2020 e depois decolar. Qual o resultado do Bozo até agora? menos de 1% em 2019, menos de 1% previsto para 2020 e sem nenhuma perspectiva para decolar até o fim do mandato. Bozo matou a economia por sua falta de credibilidade mundial.

    5. João, se houve crescimento da economia no governo Lula foi apenas devido ao fato dos preços das comodites estarem altos no MUNDO TODO naquela época. E só... Burro, usou o dinheiro pro próprio bolso e dos seus asseclas, além de fazer populismo. Um PTista fazendo o que sabe fazer, NADA, além de roubar e gastar. Não consegue produzir riqueza. É INCOPETENTE. No máximo consegue dar aulas de curso superior pouco concorrido.

    6. O meu celular além de bozista está mudando o meu nome também. A mensagem abaixo é minha. Aproveitando. O Paulo Renato continua um dependente de Lexotan e de outras droguinhas mais. As vez eles escreve coisas coerentes (quando eswtá sóbrio). Outras vezes ele pira com o bozismo alucinógeno. Sai do armário rapaz.

    7. Tino e Marcos -- Estava sendo irônico, kkkkkkkk. Claro que sou a favor do livre comércio, incluindo o nosso maior parceiro comercial. Eu escrevi para provocar os bozistas com suas ideologias e preconceitos arcaicos e sem sintonia com o mundo moderno. Para os bozistas que não conhecem história, o PIB do Brasil cresceu sim durante parte do governo Lula. Ele pegou com 1.1% de crescimento por ano em 2003 e entregou com 7.5% em 2010. Tudo, claro, devido às importações dos comunistas chineses.

    8. Detesto ter de discordar, Jose. Se esse acordo vier a se concretizar, Guedes terá feito uma jogada de mestre. Golaço! E, aqui entre nós, desde quando a China está querendo destruir o capitalismo? Ao contrário, está adorando fazer negócios cada vez mais com o mundo capitalista.

    9. Quanto os PTralhas estão te pagando para você participar aqui na Crusoe? Cuidado, olhe bem de onde está vindo essa grana! Você poderá ser acusado de receptador.

    10. Para mim o Jose está sendo irônico. Não mais estou levando o texto acima ao pé da letra.

    11. Quem tem restrição e conceito de fechamento é seu chefe, o Presidiário. Esse seu comentário típico de um comedor de mortadela. Melhor assinar o G1.

    12. Esse Jose, é mesmo um porra louca, mostra total desconhecimento do que seja interesses comerciais, talvez fique transtornado pelo simples fato do Guedes estar fechando bons negócios com os Chineses, o que pode resultar bons ventos para este atual governo. Devemos relevar, pois o coitado ainda está sob efeito de drogas peruanas. P.S.: A fronteira com a Bolívia já foi reaberta, logo logo, chega mercadoria de qualidade aí para você. Tranquilize-se, take easy brother.

    13. jose seus comentários são bobinhos, sabe nada inocente!

    14. Tira os antolhos, José, aí talvez você amplie os horizontes da sua visão e, quem sabe, da sua mente...

    15. mas José... quem falou que o Brasil cresceu no tempo do Lula?

    16. Jose, o desespero de ver as coisas andando bem com o Guedes (pinochista malvadão) está exalando de você, disfarça cara. Pelo menos tenta disfarçar sua torcida contra a geração de empregos e crescimento econômico, nesse governo que se opõe à suas idéias.

    17. Jose; discordo. Estrategicamente, o Brasil necessita ampliar seus negócios mundo afora e a China é o grande mercado do presente e do futuro. Dinheiro não tem ideologia, é "business as usual", e ela tem muita grana. Não é à toa que a Apple e outras empresas mundiais estão lá. A questão é, se JB irá pedir permissão ao seu "love", o Tio Donald, que rejeitou nossas carnes, enquanto a China autorizou nossos frigoríficos. O Brasil precisa vender muito lá fora, para gregos e troianos.

  5. Geralmente acordos de livre comércio entre dois países funciona muito melhor, todos ganham. Quando é algo tipo Mercosul, sempre tem algum paiséco que joga areia nas engrenagens...

Mais notícias
Assine agora
TOPO