Reprodução

Foco do orçamento secreto, entrega de tratores tem presença de Bolsonaro e ministro do TCU

17.09.21 11:29

O presidente Jair Bolsonaro embarcou na manhã desta sexta-feira, 17, para o município mineiro de Arinos, onde participou da cerimônia de entrega de 371 máquinas e equipamentos agrícolas comprados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, a Codevasf. O maquinário vai atender 24 municípios da região.

Vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, a empresa pública está no centro do escândalo do orçamento paralelo, com a destinação de recursos de emendas para a compra de tratores e máquinas agrícolas com indícios de superfaturamento.

Além de ministros, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, também participou da cerimônia em Arinos e foi aplaudido pela claque bolsonarista. O ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, discursou no evento e disse que estava no local “mais como produtor rural do que como ministro do TCU”. “Estou aqui para, juntamente com o presidente Jair Bolsonaro, deixar um legado para o Brasil. Nós, produtores rurais, alimentamos mais de 1 bilhão de pessoas no mundo”, disse Nardes. Em junho, ao analisar as contas do governo de Jair Bolsonaro, o TCU afirmou que o orçamento secreto trouxe “perplexidade”.

Um relatório da Controladoria-Geral da União mostrou a existência de sobrepreços milionários na compra desses equipamentos com recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional, pasta comandada por Rogério Marinho. Os auditores identificaram indícios de superfaturamento de 130 milhões de reais.

Além de entregar o maquinário, Jair Bolsonaro lançou o projeto Pró-Águas Urucuia, que integra o Programa Águas Brasileiras. Bolsonaro participará do lançamento de 10 mil peixes no Rio Urucuia. Os alevinos também foram comprados pela Codevasf. À tarde, o presidente da República irá ao município goiano de Mara Rosa para a cerimônia de início das obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Será que esse país não verá um governo honesto em sua existência. É pedir demais? Sai um ladrão e entra outro pior. Esse é o nosso destino.

  2. Só numa república das bananas um ministro do TCU, que suspeita desses contratos, vai a entrega desses mesmos produtos contratados. Não tem um pingo de decência.

  3. A Corrupção é sistêmica! O que mais impressiona é que o Brasil alimenta mais de 1 bilhão de pessoas no mundo, enche de dólares os cofres do agronegócios e mata seus compatriotas de fome! 43% da população com insegurança alimentar! Terrível!

    1. Zabelita. A agricultura industrial brasileira só alimenta os porcos chineses. O resto é propaganda enganosa do pop. Quem alimenta o brasileiro, quando deixam, é a agricultura familiar.

    2. Sim, registrei os termos para usá-los exclusivamente contra o bozistas, tal como o Joãozinho Necrófilo.

    3. Gilnei,psicopata é termo já registrado em marcas e patentes pelo Zezinho diarreia,assim como genocida e zurra……….

    4. É uma colossal contradição. Mas isso não afeta os corruptos e/ou psicopatas.

  4. O problema deste governo é não ter opção, ou seja, tem que inaugurar até ponte de 3 mts de comprimento, eles não trabalham só fazem fake News e tramam roubalheira, pobre pais que está quebrado e com as esquinas lotadas de pedintes , e os gados ter que defender o indefensável!!!A Gadolandia vive em uma bolha que só está acordando quando vai no posto de gasolina!!!(Ainda tem alguns que querem arrumar culpar terceiros!!!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO