Falha a tentativa de Cunha de mandar recurso para as mãos de Gilmar Mendes
Falhou a tentativa da defesa de Eduardo Cunha (foto) de colocar nas mãos de Gilmar Mendes um recurso que busca a anulação da sentença na qual a 13ª Vara Federal de Curitiba condenou o emedebista a 15 anos e 11 meses de prisão pelo recebimento de 5 milhões de dólares em contratos de construção de navios-sonda da...
Falhou a tentativa da defesa de Eduardo Cunha (foto) de colocar nas mãos de Gilmar Mendes um recurso que busca a anulação da sentença na qual a 13ª Vara Federal de Curitiba condenou o emedebista a 15 anos e 11 meses de prisão pelo recebimento de 5 milhões de dólares em contratos de construção de navios-sonda da Petrobras.
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, decidiu, na última quinta-feira, 6, que o processo, distribuído automaticamente para o relator da Lava Jato, Edson Fachin, deve mesmo ser analisado pelo ministro.
O recurso contesta a condenação de Cunha sob o argumento de que a Justiça Federal de Curitiba era incompetente para julgar o caso, porque os relatos de dois delatores indicam que os valores foram, em tese, pedidos e pagos para campanha eleitoral.
Ao defender que a reclamação fosse julgada por Gilmar Mendes, os advogados alegaram que o processo contra Cunha tem conexão com um inquérito que mira Ricardo Pessoa, ex-presidente da UTC Engenharia, o qual, por decisão da Segunda Turma do STF, foi remetido à Justiça Eleitoral.
A defesa de Cunha disse que, pela relação entre os processos, os dois deveriam ter recebido o mesmo tratamento, ou seja, o reconhecimento da competência da Justiça Eleitoral. Afirmam também que, como Gilmar foi relator do acórdão do caso de Ricardo Pessoa, consequentemente, precisava ficar com a relatoria do recurso de Cunha.
Diante do imbróglio, a decisão sobre a distribuição do recurso coube a Fux. O presidente do STF destacou que Cunha "não figurou como investigado" no inquérito que a defesa usa como trunfo para colocar o recurso nas mãos de Gilmar e, assim, não há que se falar em prevenção. "Restituam-se os autos ao gabinete do eminente relator [Edson Fachin]", despachou.
Nesta quinta-feira, 6, o Tribunal Regional Federal da Primeira Região revogou a última ordem de prisão domiciliar do ex-deputado. A cautelar havia sido determinada no âmbito da Operação Sépsis, que investigou um esquema de pagamento de propina em troca da liberação de recursos do FGTS, gerido pela Caixa Econômica Federal.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Lucia
2021-05-11 01:11:45Mais um que se livrou de todos os processos com o auxílio de GM! Mas esse crápula não se elege mais, todo mundo sabe quem é EC!
ANTÔNIO
2021-05-10 11:24:46Tá muito avacalhado esse negócio de políticos contarem sempre com Gilmar Mendes para conseguirem seus objetivos. Não há o menor constrangimento!
Silvino
2021-05-10 10:58:03Qual o motivo para todos procurarem abrigo nas atuações em plenário do STF - Sistema Frouxo Federal do aclamado artista por 11 entre 10 brasileiros, o Sr. João Plenário. Seria por causa da sua eterna benevolência com a corrupção endêmica reinante no país? Obviamente pelo grau de popularidade do personagem responde-se à essa questão com certeza absoluta. Dessa forma, não vai poder chorar junto com os o advogados do Cunha, e declarar que o coitadinho não merecia tal condenação.
Maria
2021-05-09 10:52:44Que vergonha ser um ministro que todo bandido escolhe para chamar de seu. MS
NDA
2021-05-08 12:21:25Duas coisas se depreende da tentativa: 1) a curiosa preferência de certa classe de gente pelo tal ministro; 2) o STF perdeu a marca de "instituição" por permitir que ministros e "Tchurmas" ditem as decisões e "justiça" de forma individual, causando inaceitáveis "distorções", comprometendo todo o Judiciário. Perde a nação. Perdemos todos os honestos. Perdem todos a noção apropriada de "justiça". Sentar e chorar!
Lasier
2021-05-08 11:43:00Kkk Cunha sifu ladrão salva ladrão dessa vez não deu.
Sônia
2021-05-08 10:15:37O conhecido lacto purga do STF , é procurado por todos marginais encrencados
Antonio
2021-05-08 08:45:35Porque todo bandido, todo corrupto quer seu processo c gilmar?? 🤡
MARCOS
2021-05-07 20:19:47Mais um bandido solto. Parabéns justiça brasileira.
Julio
2021-05-07 17:08:19Já passou da hora de investigar, formalmente, porque todos os recordistas no aspecto corrupção, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, mamadores nas tetas do País, sempre querem ser julgados por um ministro específico do Supremo e ou por uma turma, também específica. Pareceu-me que tudo é feito, tudo é montado, estruturado, para funcionar assim…beneficiar os criminosos. Os juízes apenas “carimbam” o passe livre. Só para os políticos, os ricos e os poderosos!